ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sexta-feira - 25 04 2025

-CONDENADO POR CORRUPÇÃO, EX-PRESIDENTE COLLOR É PRESO EM ALAGOAS

-EPAGRI GEROU QUASE 10 REAIS PARA CADA REAL INVESTIDO PELO GOVERNO DE SC EM 2024

-SECRETARIA DE SAÚDE ANUNCIA MUTIRÃO CONTRA A DENGUE NO BAIRRO SÃO JORGE

-VEREDORA QUER DISCUTIR PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇAO EM ESCOLAS DA CIDADE

-CÂMARA APROVA MOÇÃO PEDINDO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA WILLY BARTH

-DELEGADA ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE CUIDADOS PARA EVITAR O GOLPE DO AMOR

-HOMEM É ATINGIDO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO EM MUNICÍPIO DA REGIÃO

A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 15 graus. A máxima pode chegar a 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 66 centavos. O euro está valendo seis reais e 44 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0053 centavos.

A Ucrânia pode se ver obrigada a ceder territórios à Rússia para alcançar uma "paz temporária" no conflito entre ambos. A afirmação foi feita pelo prefeito de Kiev, VITALI KLITSCHKO, em uma entrevista à rede britânica "BBC" que foi ao ar nesta sexta-feira. O presidente ucraniano, VOLODIMIR ZELENSKY, que já foi criticado pelo prefeito de Kiev, pode ser obrigado a aceitar "uma solução dolorosa" para o país, com o objetivo de interromper os combates. VITALI citou ainda que a Ucrânia "nunca aceitará uma ocupação" do país por parte da Rússia. DONALD TRUMP afirmou esta semana que estava "muito perto" de um acordo com a Rússia e responsabilizou o presidente ucraniano pelo bloqueio das negociações.

Uma série de líderes políticos e religiosos, integrantes da realeza e celebridades confirmaram presença no funeral do papa Francisco, neste sábado, no Vaticano. Um total de 130 delegações, incluindo 50 chefes de estado e 10 representantes da realeza, estarão presentes, de acordo com as informações oficiais do Vaticano. Mais de 120 mil fiéis já visitaram a capela-ardente do papa FRANCISCO na Basílica de São Pedro até as três horas desta sexta-feira, no horário de Brasília para se despedir do pontífice. As portas da basílica foram abertas na quarta-feira de manhã para o velório público e fecharão na sexta-feira às duas horas da tarde no horário de Brasília, oito da noite no horário local de Roma.

O presidente DONALD TRUMP afirmou nesta quinta-feira que as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China estão em andamento, refutando as alegações chinesas de que não houve discussões para aliviar a guerra comercial em curso. A China afirmou nesta quinta que não havia realizado negociações comerciais com Washington, apesar dos comentários repetidos do governo norte-americano sugerindo que houve tratativas. TRUMP e o secretário do Tesouro, SCOTT BESSENT, indicaram nesta semana que pode haver uma diminuição nas tensões com a China.

O presidente da Câmara dos Deputados, HUGO MOTTA, afirmou nesta quinta-feira que decidiu adiar a análise do requerimento que prevê uma tramitação mais rápida para o projeto de lei que anistia os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. O líder do Partido Liberal na Câmara dos Deputados, SÓSTENES CAVALCANTE, protocolou em 14 de abril o requerimento de urgência para levar o projeto diretamente ao plenário. De acordo com MOTTA, a decisão de adiar a análise do requerimento não significa que o assunto está encerrado. O presidente da Câmara disse ainda que a decisão de adiar a análise não significa uma concordância com as "penas exageradas" que alguns condenados receberam.

O ex-presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO foi preso na madrugada desta sexta-feira, em Maceió, após o ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES rejeitar seus recursos contra a condenação a oito anos e 10 meses de prisão em um desdobramento da Lava Jato. MORAES determinou a prisão imediata de COLLOR e o início do cumprimento da pena. Em nota, a defesa do ex-presidente informou que a prisão aconteceu às quatro horas, quando ele se deslocava para Brasília "para cumprimento espontâneo da decisão do ministro ". COLLOR foi condenado em 2023 por corrupção e lavagem de dinheiro, acusado de receber 29 milhões e 900 mil reais em propinas por negócios da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, entre 2010 e 2014.

O ministro da Controladoria-Geral da União, VINICIUS MARQUES DE CARVALHO, anunciou nesta quinta-feira que o governo vai suspender todos os descontos mensais feitos por associações e sindicatos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social. Na mesma entrevista, a diretora de Orçamentos e Finanças e Logística do INSS, DÉBORA FLORIANO, afirmou que o instituto vai elaborar um plano para devolver os valores cobrados de forma indevida, mas o formato da devolução dependerá ainda de descobrir o tamanho da fraude. DÉBORA FLORIANO foi escolhida para comandar o INSS de forma interina. Ela assume o posto um dia após a demissão de ALESSANDRO STEFANUTTO, alvo de uma operação contra supostas fraudes em aposentadorias e benefícios.

Uma única aposta feita em Santa Catarina levou para casa o prêmio de R$ 25 milhões da Mega-Sena desta quinta-feira. O bolão feito em Balneário Gaivota, no Sul do Estado, foi o único jogo a acertar os seis números do concurso dois mil 855 da loteria. O bolão com sete números e nove cotas conquistou o valor total de 25 milhões 245 mil reais, equivalente a dois milhões 805 mil reais por cota. Curiosamente, o último sorteio da Mega-Sena, no sábado, também foi conquistado por uma aposta catarinense. Um bolão de Concórdia, no Oeste do Estado, faturou sozinho 52 milhões reais. As dezenas sorteadas ontem foram 12 – 51 – 31 – 55 – 24 – 16.

A cada real investido pelo Governo de Santa Catarina na Epagri em 2024, nove reais e 77 centavos retornaram para a sociedade catarinense. Esse é um dos principais destaques do Balanço Social 2024, apresentado nesta quinta-feira, pelo presidente DIRCEU LEITE, na sede da Epagri, em Florianópolis. Esse resultado é fruto do impacto econômico de 128 tecnologias desenvolvidas e disseminadas pela Epagri, que movimentaram 11 bilhões 720 milhões de reais no último ano. Ao longo de 2024, a Empresa executou 392 projetos de pesquisa e lançou 21 tecnologias. No ano, foram 307 mil ações de assistência técnica e extensão rural que atenderam 130 mil agricultores e pescadores.

A mudança no cálculo do ICMS da distribuição de combustíveis por terminais é o tema de um manifesto liderado pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina, Amunesc, entregue à Secretaria de Estado da Fazenda nesta quinta-feira. O documento tem adesão de 194 prefeituras catarinenses. A solicitação é para a metodologia seja revista e que a questão seja “prontamente resolvida”. A queixa é de que não haveria formação de valor adicionado nas operações dos três terminais de distribuição de combustíveis de Petrobras, instalados em Biguaçu, Guaramirim e Itajaí. Dessa forma, todos os municípios do Estado – e não somente as cidades-sede dos terminais – teriam direito ao retorno do ICMS dessa movimentação.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir como as mudanças no trabalho afetam as pessoas e as diferentes gerações que coexistem na sociedade. As modificações no conceito de trabalho com as novas tecnologias consequências econômicas, sociais e individuais que serão debatidas no programa de amanhã. O debate vai reunir o psicólogo e coordenador do Curso de Psicologia da Unoesc, MATIAS TREVISOL, o supervisor de aprendizagem industrial do Senai, SANDRO WIECHORK, a coordenadora do coletivo Sindical, LUCILENE BINSFELD e o professor e pesquisador, JULIANO DEOTTI. O Peperi Debate começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber a secretária de saúde de São Miguel do Oeste, CAMILA BERNARDI. Ela vai falar sobre o avanço da dengue e as ações para eliminar o mosquito e reduzir a transmissão da doença. O município tem cerca de 450 casos confirmados. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com a secretária de saúde de São Miguel do Oeste, CAMILA BERNARDI, está programada para as 11 e meia.

Diante do aumento preocupante nos casos de dengue no Bairro São Jorge, a prefeitura de São Miguel do Oeste anunciou um mutirão de limpeza. A ação vai acontecer a partir da próxima segunda-feira e visa eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o último boletim da vigilância epidemiológica o bairro conta com 101 registros só em 2025. O mutirão é organizado pela Secretaria de Saúde, com apoio do setor de Combate às Endemias e da Secretaria de Urbanismo. Além da limpeza dos terrenos, os gentes Comunitários de Saúde também vão participar do mutirão, reforçando orientações para os moradores do bairro São Jorge durante as visitas às residências.

O mutirão de limpeza no bairro São Jorge vai começar na próxima segunda-feira, dia 28 de abril. A partir de segunda, os moradores poderão colocar os materiais inservíveis, como pneus, móveis velhos, colchões, eletrônicos e estofados. Esses objetos deverão ser colocados nas esquinas das ruas. Na segunda-feira da semana seguinte, dia cinco de maio, as equipes da prefeitura farão o recolhimento e a destinação correta dos resíduos. Além disso, um container extra será instalado junto ao posto de saúde do bairro para o descarte de pequenas quantidades de entulho. A prefeitura reforça que combater a dengue é um dever de todos. Em nota, o município reformou que a participação da comunidade é essencial pra evitar novos focos do mosquito.

Começaram nesta semana os trabalhos de pavimentação da SC-305, entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste. A concretagem iniciou no trecho que parte da comunidade de Três Voltas em direção a Campo Erê. Segundo o engenheiro responsável, MARCOS TORRES, os primeiros 14 quilômetros devem ser concluídos em aproximadamente 60 dias. Em seguida, o maquinário retornará à comunidade de Três Voltas para iniciar a pavimentação no sentido contrário, rumo a São Lourenço. As obras de alargamento da pista e implantação de terceiras faixas já estão praticamente finalizadas na base. TORRES disse que a pavimentação está sendo feita com concreto de 23 centímetros de espessura, material com durabilidade estimada de 30 anos.

São Miguel do Oeste está promovendo, nesta sexta-feira, a conferência Nacional da cidade, etapa Municipal. O evento começou as oito horas da manhã e prossegue durante todo o dia no campo da Unoesc no bairro Agostini. O tema deste ano é "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". Este tema orienta os debates e proposições, que devem necessariamente atender os objetivos estabelecidos e os eixos temáticos”. O evento reúne entidades, órgãos públicos, universidades, associações e a população de forma geral. Além das propostas para as demandas locais, a conferencia terá escolha dos delegados do município para a etapa estadual do evento.

Um dos principais objetivos da Conferência das Cidades desta sexta-feira é ouvir a comunidade sobre as demandas e necessidades a respeito do desenvolvimento urbano de São Miguel do Oeste. Além das propostas para os temas de reflexão, serão escolhidos os delegados que vão representar São Miguel do Oeste na etapa estadual da Conferência. Entre os assuntos que estão em debates estão: Moradia: Enfrentar a falta de habitação adequada; Transporte: Melhorar a mobilidade urbana; Espaços públicos: Torná-los acessíveis e inclusivos; Segurança: Reduzir a violência e garantir ruas seguras e Desigualdades sociais: Reduzir disparidades que afetam mulheres, negros, idosos, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis.

Os vereadores aprovaram, nesta quinta-feira, uma moção de Apelo solicitando à Celesc e à Prefeitura, um mutirão de limpeza nos postes de iluminação pública, com a remoção de fios inutilizados. O pedido é das vereadoras ANDRÉIA REBELATO do PSD, MARLI DA ROSA do PL e SILVIA KUHN do MDB. As vereadoras justificam que o acúmulo de cabos abandonados compromete a estética urbana e representa risco à segurança da população. Elas citaram ainda que os fios soltos ou sem função aparente podem causar acidentes, especialmente em dias de vento ou chuva, além de dificultarem a manutenção dos serviços essenciais. O pedido será encaminhado à Celesc e ao prefeito EDENILSON ZANARDI.

A Câmara de vereadores aprovou ontem à noite um requerimento para realização de uma audiência pública sobre execução do Plano Nacional de Imunização. O pedido é de autoria da vereadora CRIS ZANATA do PSDB. A vereadora justifica o requerimento pela importância do assunto e a preocupação de pais, professores e demais envolvidos no processo. O objetivo da audiência é discutir o plano que prevê a imunização das crianças nas escolas. O requerimento foi aprovado por maioria, com abstenção de ADILSON PANDOLFO e ANA FLÁVIA MOREIRA. A data da audiência será marcada posteriormente pela mesa diretora do legislativo municipal.

Os vereadores também aprovaram na sessão desta quinta-feira uma moção de apelo sobre a avenida Willy Barth. O documento pede ao Ministério dos Transportes, ao Dnit, à Prefeitura bancada parlamentar federal de Santa Catarina que promovam estudo e elaborem projeto de revitalização da Avenida. A moção é de autoria dos 13 vereadores. Segundo os autores, a infraestrutura atual da via apresenta sérias deficiências, como pavimentação desgastada, falta de drenagem adequada, carência de redutores de velocidade e sinalização ineficaz. Eles sugerem a reestruturação da base e do asfalto, melhorias na iluminação, substituição dos canteiros centrais por muretas, sinalização completa e abertura de vias de acesso laterais, prevendo inclusive elevados, túneis e passarelas.

O Peperi Entrevista desta quinta-feira recebeu o presidente do Conselho das Entidades Empresariais de São Miguel do Oeste, RUDINEI ALMEIDA DOS SANTOS. Ele falou sobre a audiência desta semana com o prefeito EDENILSON ZANARDI. Durante a reunião, o Conselho das Entidades Empresariais e os clubes de Lions e Rotary de quatro cidades da região entregaram o pedido de instalação do centro de coletas e distribuição do HEMOSC em São Miguel do Oeste ao prefeito EDENILSON ZANARDI. RUDINEI disse que o conselho entende que a prefeitura pode reforçar a cobrança sobre o governo do estado para que ocorra a instalação dessa estrutura que vai atender toda a região.

A saúde foi o tema central do encontro desta semana do Conselho das entidades empresariais e dos clubes de serviço com prefeito EDENILSON ZANARDI. De acordo com o presidente do Conselho, RUDINEI ALMEIDA DOS SANTOS, além do Hemosc, as entidades reforçaram o pedido pela ampliação do hospital Regional Terezinha Gaio Basso. RUDINEI destacou que o Conselho tem preocupações com as questões ligadas ao bem-estar da população e o desenvolvimento da região extremo oeste. Ele citou que o encontro com o prefeito ZANARDI demonstra a união entre sociedade civil, entidades empresariais e o poder público na busca por soluções para São Miguel do Oeste e região, refletindo um esforço conjunto pelo bem-estar da população.

O Conselho das entidades empresariais vai intensificar a cobrança a respeito dos investimentos necessários para o desenvolvimento da região neste ano. O comentário é do presidente do Conselho RUDINEI ALMEIDA DOS SANTOS. Ele disse que pautas como as rodovias também estão entre os objetivos e prioridades do Conselho. RUDINEI destacou que o envolvimento das entidades pode fazer toda a diferença na busca de soluções para o problemas da comunidade.

O pontificado do Papa FRANCISCO influenciou profundamente a atuação da Igreja Católica no Oeste de Santa Catarina. A afirmação é do arcebispo da recém-criada Arquidiocese de Chapecó, DOM ODELIR MAGRI. Em entrevista à rádio Peperi, ele destacou que a liderança do Papa se refletiu não apenas em gestos simbólicos, mas em decisões concretas que tocaram diretamente a região. Ele afirmou que o papa FRANCISCO se conectou a fé com a vida real, com o sofrimento das pessoas e ensinou que o Evangelho precisa estar encarnado no cotidiano, nas dores e esperanças do povo. DOM ODELIR citou que entre os momentos marcantes dessa proximidade com a regiao, estão as mensagens enviadas pelo Papa após a tragédia com o time da Chapecoense, em 2016, e o atentado em Saudades, em 2021.

Outro gesto forte do Papa FRANCISCO em relação a região oeste de Santa Catarina foi a criação da Arquidiocese de Chapecó. De acordo arcebispo DOM ODELIR MAGRI, mudança de diocese para arquidiciose foi uma decisão do próprio Papa. Ele citou que esse ato mostra o quanto o Papa tem atenção e carinho pela realidade local. DOM ODELIR destacou ainda que o Papa também influenciou a atuação social da Igreja na região. Ele disse que o compromisso de FRANCISCO com os pobres, os excluídos, os imigrantes e os encarcerados inspirou as pastorais locais a reforçarem sua missão de servir quem mais precisa.

Um homem de 43 anos foi preso na tarde desta quarta-feira por dirigir sob efeito de álcool em São Miguel do Oeste. Ele foi flagrado pela Polícia Militar trafegando em zigue-zague com uma camionete na rodovia Leolino Baldissera, próximo à Linha Alto Guamerim. De acordo com a Polícia Militar, o condutor de um Pajero HPE 3.8 foi abordado por uma guarnição após ser denunciado por outros motoristas. Durante a fiscalização, os policiais constataram que o condutor apresentava sinais claros de embriaguez, como odor etílico, fala arrastada, olhos avermelhados e dificuldade para se equilibrar. O motorista se recusou a realizar o teste do bafômetro. O veículo também apresentava débitos de licenciamento e foi recolhido ao pátio. O homem foi preso em flagrante.

Um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio por arma de fogo nesta quinta-feira em Palmitos. O crime aconteceu na rua Castro Alves, no Bairro Progresso. Vizinhos ouviram disparos de arma de fogo e perceberam que um homem havia sido alvejado. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Palmitos foi acionada e se deslocou até o local. O homem sofreu duas perfurações por arma de fogo na região do tórax, além de uma perfuração na mão direita. Ele foi socorrido e enviado ao Hospital de Palmitos.

Uma moradora de São Miguel do Oeste, no Oeste de Santa Catarina, perdeu 30 mil reais em um crime conhecido como 'golpe do amor', ao acreditar que estava se relacionado com um soldado dos Estados Unidos pela internet. O caso foi divulgado pela Polícia Civil para alertar sobre crimes virtuais. A vítima tem 55 anos e acreditava que o homem iria à cidade para ter um relacionamento com ela. Segundo a Polícia Civil, o homem convenceu a mulher a fazer transferências para que ele conseguisse liberar uma caixa com 500 mil dólares que estariam retidos na Receita Federal do Brasil. A vítima foi levada até a delegacia de São Miguel do Oeste em 16 de março por funcionários de um banco na cidade onde a mulher estava e tentava fazer novas transações. Ainda de acordo com a investigadora, o caso não será investigado pois o crime depende da representação da vítima, que optou por não continuar com a apuração.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.