ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 25/04/2019

-FACHIN PRORROGA INQUÉRITO QUE INVESTIGA CALHEIROS E JUCÁ POR CORRUPÇÃO
-STF DERRUBA OBRIGATORIEDADE DO ESTADO INVESTIR 15% EM SAÚDE
-PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE CEDRO CONTARÁ COM EVENTOS NO INTERIOR
-PRODUTORES PARTICIPAM DA 2ª ETAPA DO “SUSTENTABILIDADE LEITEIRA”
-PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA DEFINE FOCOS DA NOVA GERÊNCIA DA EPAGRI
-COMITIVA DO CONDER CONHECE SISTEMA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
-VEREADOR SUGERE CONSTRUÇÃO DE CAPELA MORTUÁRIA ECUMÊNICA
-SJCEDRO DEVE ARRECADAR 22% DE RECEITAS PRÓPRIAS NESTE ANO
-MOTORISTA FICA FERIDO AO COLIDIR CARRO NO TREVO DE GUARACIABA
-CONDENADO POR MATAR POLICIAL E QUE ESTAVA FORAGIDO É RECAPTURADO

O tempo é nublado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Oito dos autores das explosões em hotéis e igrejas católicas do último domingo foram identificados por autoridades do Sri Lanka e dois deles eram filhos de um rico empresário do país. 290 pessoas morreram. Dois homens que detonaram explosivos no hotel Shangri-La eram filhos de MOHAMMED IBRAHIM, um comerciante de especiarias da capital Colombo. As investigações preliminares revelaram que o que ocorreu no Sri Lanka foi em represália aos ataques contra os muçulmanos na Nova Zelândia. Em 15 de março, um homem fortemente armado invadiu duas mesquitas e matou 50 pessoas.

A polícia francesa encontrou sete bitucas de cigarro nos andaimes de restauração onde começou o incêndio que devastou parte da Catedral de Notre-Dame de Paris. Alguns operários que trabalhavam na restauração do pináculo, uma espécie de torre, admitiram aos investigadores que, descumprindo as ordens de segurança, fumavam nos andaimes. Apesar disso, os investigadores trabalham mais com a hipótese de que o incêndio começou devido a um curto-circuito. Foram reveladas irregularidades nas instalações elétricas, especialmente no cabo para alimentar um jogo de sinos que estava na torre.

O presidente norte-americano, DONALD TRUMP, prometeu nesta quarta-feira lutar contra qualquer esforço de parlamentares democratas para abertura de um processo de impeachment contra ele. O presidente afirmou que levará qualquer ação nesse sentido para a Suprema Corte. A presidente da Câmara dos Deputados, NANCY PELOSI, disse que o relatório de um procurador especial sobre a Rússia apontou que o comportamento do presidente dos Estados Unidos foi altamente antiético e inescrupuloso. A oposição não definiu se vai, de fato, pedir impeachment de TRUMP pelo conteúdo do relatório.

A Polícia Federal enviou ao Ministério Público de Juiz de Fora o inquérito relacionado ao atentado contra o presidente JAIR BOLSONARO. No mesmo dia do ataque em Minas Gerais, a polícia prendeu ADÉLIO BISPO DE OLIVEIRA, que, segundo a Polícia Militar, disse ter sido o autor da facada. A partir de agora, ao receber o inquérito, o Ministério Público analisará, entre outros pontos, se atende ao pedido da polícia para prorrogar o prazo das investigações. Até o momento, as investigações permanecem apontando para a atuação de Adélio sem ajuda de outras pessoas. O agressor já foi diagnosticado com transtorno delirante grave.

O ministro LUIZ EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por mais 30 dias um inquérito no qual o senador RENAN CALHEIROS e o ex-senador ROMERO JUCÁ, ambos do MDB, são investigados. Ao prorrogar o prazo, FACHIN atendeu a um pedido da Procuradoria Geral da República. Ele também determinou que, ao final dos 30 dias, seja enviado pelos órgãos de investigação um relatório detalhado sobre a apuração. Além de JUCÁ e RENAN, mais 13 pessoas são alvos do inquérito, incluindo ex-dirigentes da Odebrecht e supostos intermediários de pagamento de propina. Desde o início das investigações, eles negam recebimento de propina e também negam envolvimento em irregularidades.

O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA determinou nesta quarta-feira a criação da comissão especial que irá discutir a proposta de reforma da Previdência. O colegiado, que ainda será instalado, terá como responsabilidade discutir o conteúdo do texto aprovado na noite de terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O colegiado só começará a funcionar a partir do momento em que for realizada a primeira reunião, quando deverá ser eleito o presidente da comissão. No total, a comissão terá 49 integrantes titulares e 49 suplentes. A data para a sua instalação só poderá ser marcada quando pelo menos 25 deputados já tiverem sido indicados.

A segunda audiência pública para discutir a reforma administrativa proposta pelo governo do estado ocorreu na tarde desta quarta-feira na Assembleia Legislativa. Os temas debatidos foram saúde, infraestrutura, agricultura, pesca, Epagri, Cidasc, segurança pública e administração prisional e socioeducativa. No total, serão três audiências públicas. A primeira ocorreu na terça-feira e discutiu a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, que o governo pretende extinguir. Nesta quinta, haverá a terceira e última audiência pública, que vai debater Casa Civil, Administração, Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado, controladoria e integridade, Iprev, Defesa Civil e os órgãos com proposta de extinção pelo projeto.

Em votação na manhã desta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal derrubou a emenda constitucional que prevê 15 por cento do investimento da receita líquida de Santa Catarina para a Saúde em 2019. Por maioria, os ministros consideraram a emenda inconstitucional. A proposta aprovada pela Assembleia em 2016 aumentava de forma escalonada o repasse de um percentual da receita líquida do estado para a área da Saúde até chegar a 15 por cento. Com a decisão, Santa Catarina deve investir 12 por cento em saúde, que é o que prevê a Constituição Federal. Quem moveu a ação de inconstitucionalidade na Justiça foi o próprio Governo do Estado.


O Conselho Estadual da Saúde de Santa Catarina demonstrou preocupação com a decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a emenda constitucional que previa 15 por cento do investimento da receita líquida de Santa Catarina para a Saúde em 2019. O presidente do conselho, JORGE CORREA afirma que o dinheiro seria necessário para aumentar a capacidade de internação e a atenção primária. Ele disse que a saúde pública tem problemas no estado e agora a situação vai piorar. O governo informa que deve cumprir a lei orçamentária deste ano, que prevê repasses de quase quatro bilhões para a Secretaria de Saúde, o que representa 13 vírgula sete por cento do orçamento estadual.

Programação de aniversário de SJCedro terá novidades nesse ano. Apesar de menos eventos que o ano passado quando foram 60 festividades em alusão ao sexagenário, foram pensadas opções diferentes para 2019 e manter algumas desenvolvidas pela primeira vez em 2018. A diretora de cultura LUCIA MALDANER lembra que a programação começa com o tradicional baile da escolha da senhorita cedrense que será no dia 11 de maio. O arraial ocorre no último final de semana de junho com festival da canção no sábado. Em seguida, no dia dois de julho acontece a noite cultural no distrito da Padre Réus, no dia três em Mariflor e dia quatro na comunidade de São Vendelino. No dia seis acontece uma corrida rústica. No dia 13 de julho ocorre um passeio ciclístico. Para dia 20 ou 21 está sendo organizada a mateada na praça que ocorria tradicionalmente no dia de emancipação. Mas, como no dia 27 será realizada a Expo Cedro, a mateada e os concursos de fotografias, chimarrão e loto pé serão antecipados em uma semana.

Abertas inscrições para interessados em disputar eleição do Conselho Tutelar de Princesa. O presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, CLAUDINEI MORSCH explica que as inscrições abriram ontem e vão até o dia 24 de maio, no centro administrativo de Princesa, em horário de expediente. Ele afirma que aqueles, que tiverem seu registro de candidatura homologado, vão concorrer a cinco vagas titulares de conselheiro tutelar. A escolha será feita em outubro pelos eleitores de Princesa, por meio de voto secreto, mas facultativo. O mandato será de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2020 a 9 de janeiro de 2024. MORSCH especifica que os requisitos, documentações e todas as informações necessárias aos interessados constam no edital publicado no site e fixado no mural da prefeitura de Princesa. Em São José do Cedro e Guarujá do Sul também há inscrições abertas para interessados em participar da eleição de conselheiros tutelares.

Palma Sola busca aumentar em 20 por cento a produção com o programa "Sustentabilidade Leiteira". Conforme a extensionista social da Epagri VANESSA RAMOS o projeto ocorre em outras cidades, mas há um estudo com as características e análise dos números locais para então iniciar as palestras e orientações. Lembra que o leite não tem uma estabilidade de preço, por isso é preciso diminuir os custos de produção. Este é o objetivo principal do projeto que espera aumento de aproximadamente 20 por cento na produção dentro de dois anos. Prevê também a melhoria na qualidade do leite, redução das áreas de silagem e melhor qualidade de vida aos produtores que, consequentemente, irão lucrar mais e ter mais tempo livre. São 15 participantes que já estiveram na primeira etapa, do total de cinco.

Segunda etapa do programa de pecuária em Palma Sola acontece amanhã. A extensionista da Epagri, VANESSA RAMOS revela que o encontro será na Linha Progresso. Ela comenta que o primeiro dia da campo serviu para apresentação de metas, proposta dos técnicos quanto a produção de pastagens perene, sobre sombreamento e piquetes. Eles visitaram uma unidade de referência técnica em Princesa que apresenta bons resultados com conforto para família, redução de custos e agregação de valor a partir das mudanças sugeridas com a assistência técnica. Nesta semana será demonstrado o planejamento. VANESSA revela que a partir do quarto ano os resultados aparecem e por isso a meta é que no período os reflexos sejam também para o município. A atividade começa de manhã com a parte teórica no centro de idosos da localidade. A visita será na propriedade de CLAUDECIR GALIET.

Plano de ação estratégica define focos de atuação da Epagri na região. O novo gerente regional da empresa, agrônomo SIDINEI SIMON, assumiu a função do até então gerente JONAS RAMON no final de março. Ele é natural de Caxambu do Sul, atuava em Caibi, mas já realizava projetos de horticultura na região de SMOeste. Conforme o gerente da Epagri, nestes primeiros 30 dias de trabalho o objetivo inicial foi conhecer a realidade dos municípios com visitas aos escritórios. SIDINEI destaca que com base nas reuniões realizadas com os profissionais está sendo elaborado um plano de ação estratégica, que será encaminhado a diretoria executiva da Epagri prevendo novidades. Cita a ampliação do trabalho com a juventude rural. Lembra que Princesa, Palma Sola e Guarujá já estão promovendo cursos nesse segmento. Ele avalia que essa é uma preocupação de várias entidades parceiras, levando em conta que a agricultura representa maior parte da economia em toda região, e é preciso garantir a continuidade das propriedades.

Apesar do corte de gastos, o gerente afirma que a Epagri irá conseguir desenvolver todas as ações programadas. SIDINEI SIMON diz que nesse enxugamento da máquina pública a Epagri diminui de 23 para 16 gerencias regionais. Ele enfatiza que o foco dos trabalhos no extremo oeste continua sendo a pecuária leiteira, voltado a certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose, já de olho na exportação do produto. Além desta atividade, a atuação será voltada também ao desenvolvimento da fruticultura e apicultura. SIMON lembra que a Epagri também se destaca pelo trabalho desenvolvido pelas extensionistas sociais. O gerente se diz surpreso com a equipe de profissionais qualificados e vários especialistas em segmentos agrícolas. Ele chama atenção para o uso de tecnologias e a procura por assistência pelos próprios agricultores. SIMON enaltece também a parceria que a Epagri mantém com as prefeituras, que disponibilizam o espaço para atendimento dos extensionistas.

Comitiva de Guarujá do Sul visita SJCedro para troca de experiências sobre a promoção das feiras. Objetivo da reunião foi tratar da organização da Expo Cedro e da Expo Guarujá, prevista no segundo semestre. O prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER esteve acompanhados de servidores públicos e empresários na busca de informações sobre a organização da feira em Cedro, já que Guarujá pretende promover o evento. Junto a expo Guarujá ocorrerá a feira Saberes e dos Sabores. Ele esclareceu que não foi nomeada uma comissão oficial já que o objetivo é primeiro avaliar experiências em outras cidades vizinhas e então fazer um projeto que se adeque a realidade local. Além disso, evitar o choque de datas pois estão confirmadas a Facig, Expo Cedro, Faismo, além de outros municípios do Extremo Oeste. Haverá troca de experiências com outras comissões para fomentar a programação, definir a possível datas, shows e demais atrativos. CLAUDINHO percebe que é preciso avaliar conceitos para que a feira seja viável para o município, expositores e visitantes.

Representantes do Conder conhecem modelo de sistema para licenciamento ambiental. O presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN, esteve nesta semana em Timbó conhecendo o funcionamento do sistema de licenciamento ambiental daquela região, que é administrado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. A assessora jurídica, EDINA SPIRONELLO fez parte do grupo e conversou com a reportagem sobre a gente que visou buscar exemplos já consolidados para por em prática. A advogada percebe que atualmente, existe uma reclamação muito grande do setor produtivo em relação à demora na liberação das licenças ambientais que são incumbência do IMA e algumas prefeituras demonstram interesse em municipalizar parte do serviço. A ideia é absorver a demanda via consorcio regional para agilizar ainda mais e reduzir os custos que a criação do órgão vai gerar. Outra vantagem, segundo percebido na visita, está no âmbito econômico, já que os recursos provenientes das licenças ficariam nos próprios municípios, onde seriam reinvestidos em favor da população. Nesta sexta-feira deve acontecer uma reunião onde será avaliada a possibilidade de implantação do sistema pelos 19 municípios abrangidos pela Ameosc.

Vereadores mirins de SJCedro visitam centro administrativa e conhecem as funções do executivo. PLINIO DE CASTRO recebeu ontem a presidente da câmara ISOLDI WILL e os integrantes do Parlamento Jovem eleitos para essa legislatura, representando suas escolas. Na oportunidade, o prefeito falou sobre assuntos relativos à atuação do Poder Executivo Municipal, destacou as obras em andamento no município e colocou a administração a disposição dos vereadores que também podem intermediar reivindicações de seus bairros ou comunidade. O prefeito esclareceu sobre o papel que os poderes têm na sociedade, destacando que executivo tem por atribuição executar, governar e administrar os interesses públicos. Já o poder legislativo, da qual eles fazem parte, mesmo de forma simulada, tem as funções de aprovar e leis, fiscalizar, buscar recursos e representar a comunidade. Questionados pelo prefeito se todos gostam de política, os vereadores mirins responderam de forma afirmativa e falaram sobre as diferenças entre fazer o bem e a politicagem que visa interesses. A próxima sessão será realizada no dia cinco de junho as 14 horas.

Vereadores apresentam indicações para prefeitura de Guarujá do Sul. A vereadora MONICA TAUBE destaca que as solicitações feitas semanalmente ficam registradas em ata e são pedidos formais para o executivo, muitas vezes, a pedido de entidades, associações e moradores. Ela citou que nos últimos dias o vereador ANTONIO DE SOUZA reivindicou que a administração estude a viabilidade em adquirir uma máquina para limpeza das ruas. IRIA TAUBE pediu a prestação de contas sobre obra em um clube. O presidente ILÁRIO BAUMGARDT solicitou que a equipe estudo a possibilidade de oferecer transporte para os alunos do município que frequentam a Casa Familiar Rural de SJCedro nas idas nas segundas feiras e também nas sextas à tarde, no retorno para propriedades. MONICA, por sua vez, pediu informações sobre a destinação das lâmpadas da iluminação pública que foram trocadas recentemente por led. Ela ainda solicitou detalhes dos gastos com a empresa Polo que foi contratada por 50 mil reais para divulgações de ações públicas. O objetivo, conforme ela, saber os valores que já foram gastos e quais campanhas foram promovidas.

Vereador sugere construção de capela mortuária para todas as religiões. IVO SCHAEFFER lembra que a maioria dos municípios conta com criptas mortuárias para atos de sepultamento, porém, vinculados a igreja católica. Ele percebe, no entanto, a carência de um espaço para que pessoas de outras religiões possam velar seus entes queridos. O vereador lembra que antigamente os velórios eram feitos em clubes comunitários e até mesmo em casa, mas hoje em dia existe uma demanda por local adequado. Ele afirma ainda que no caso da igreja católica existe cobrança de taxa e por isso solicitou ao prefeito IVAN CANCI a construção de um local público que possa ser usado sem custos. Outra opção é firmar parceria com a paroquia Santa Lúcia para cedência da estrutura e que a prefeitura arque com o valor.

SJCedro deve arrecadar 22% de receitas próprias neste ano. O controlador interno da prefeitura, RUDIMAR WINTER explica que as receitas municipais são compostas basicamente de recursos repassados pelo governo do estado e pela união, os quais as prefeituras recebem percentuais. Além disso, há fontes próprias como taxas, impostos e contribuições arrecadados diretamente pelo setor de tributação. As transferências estaduais correspondem a 30 por cento do montante total e são compostas do ICMS, IPI e o IPVA. Ele revela que 50 por cento do valor arrecadado com emplacamento dos veículos retornam aos municípios. As transferências de Brasília são compostas por programas federais, fundo especial de petróleo, o FPM, entre outros e equivalem a 40,2 por cento. O controlador destacou que 22,80 por cento de toda arrecadação prevista neste ano em SJCedro são de receitas próprias, compostas pelo IPTU e o ISSQN e do Semae. Ele avalia que o percentual é alto se comparado com outras cidades que são ainda mais dependentes das outras esferas.

Falta de emendas obriga prefeituras a buscar financiamentos para obras. O controlador interno da prefeitura RUDIMAR WINTER percebe que assim como SJCedro, os municípios vizinhos encontraram nos empréstimos uma alternativa para investimentos diversos. Lembrou que os valores dos impostos costumam ser gastos nos serviços básicos cujos percentuais a serem investidos estão previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, que estipula os percentuais mínimos. O município possui obras de pavimentação em execução sendo feitas com financiamentos. Há ainda busca de 5 milhões no Avançar Cidades também para infraestrutura. Ele revela que nestes quatro primeiros meses do ano não houve liberação de nenhuma emenda, o que gera dificuldades. Quanto aos valores dos repasses, RUDIMAR explica que há estabilidade em relação ao ano passado e meses anteriores, com reajustes baseados na inflação. Há um pequeno superávit. Ele acredita que a situação possa melhorar a partir do aumento do FPM, divisão dos impostos do cartões de crédito, questões relativas aos reajustes do Fundeb, e Pacto Federativos, anunciados pelo governo durante a mancha dos prefeitos nesse mês.

Motociclista sofre fratura em acidente no centro de SMOeste. Um homem foi socorrido com suspeita de fratura na perna esquerda após se envolver em um acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira na Rua Marcílio Dias, próximo a feira livre. Envolveram-se uma BMW, emplacada em São Miguel do Oeste, e a motocicleta Honda Broz, de Flor do Sertão. Segundo informações colhidas no local, os dois seguia na via de mão única sentido bairrocentro - o carro na esquerda e a motocicleta na direita. A colisão ocorreu quando o motociclista tentava fazer a conversão à direita. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu o homem, de 50 anos, para atendimento no Hospital Regional. A Polícia Militar também atendeu a ocorrência. A condutora do veículo, de 31 anos, não se feriu.

Mulher fica ferida em queda de moto na Willy Barth. Uma motociclista de 33 anos ficou ferida em uma queda de moto na noite desta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Ela conduzia uma Honda Biz de Camboriú quando “teria se assustado com a aproximação de um veículo” por volta das 19 horas. A informação é de populares. Eles apontam que a motociclista invadiu parcialmente um canteiro, perdeu o controle da direção e sofreu a queda. O Corpo de Bombeiros foi acionado, prestou os primeiros socorros e encaminhou à vítima ao Hospital Regional para atendimento médico. Conforme a corporação, a mulher teve ferimentos leves.

Polícia prende mais de 15 pessoas durante Operação PC 27. De acordo com a Polícia Civil, na região foram 15 prisões por sentença condenatória e 4 presos em flagrante. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e apreendidas 4 armas de fogo.53 policiais e 19 viaturas foram envolvidos.Em Itapiranga um homem foi preso no Rio Uruguai durante a ação. De acordo com o delegado, JOÃO WESTPHAL foram cumpridos dois mandatos de prisão, um deles é por furto e outro em desfavor de um homem no Bairro Santa Fé Baixo que foi capturado dentro do Rio Uruguai. WESTPHAL conta que procurou o fugitivo por cerca de dois quilômetros de mata e ele, ao perceber a presença da Polícia fugiu para o Rio. A equipe procurou o fugitivo por cerca de dois quilômetros de mata e ele, ao perceber a presença da Polícia fugiu para o Rio. Com a ajuda de um homem que estava com barco próximo, iniciou-se a perseguição pelas águas até a prisão do fugitivo de 38 anos que tem condenações por ameaças, vias de fatos, homicídio e tráfico de drogas, entre outros. Ele foi transferido para UPA de SMOeste.

Carro da Secretaria de Saúde é destruído por incêndio na SC 163. Por volta das 4 horas da madrugada desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência na SC 163, linha Lagoa dos Patos, Iporã do Oeste. No local, um Siena pertencente à Saúde de Iporã estava tomado pelas chamas. Os bombeiros utilizaram aproximadamente 500 litros de água para o combate do fogo e rescaldo. Ninguém se feriu. A guarnição dos bombeiros contou com o auxílio na ocorrência da Polícia Militar Rodoviária. O motorista relatou que o incêndio teria iniciado no painel do automóvel. Segundo a Secretaria de Saúde, o carro havia realizado a transferência de um paciente para o hospital regional de São Miguel do Oeste e no retorno o motorista teria percebido o início das chamas após uma pane no sistema elétrico.

Homem é preso com cocaína durante operação da Policia Militar em Dionísio Cerqueira. A Polícia Militar realizava uma operação na com apoio do Canil e Guarnição Reforçada de Fronteira, quando por volta das oito da noite quando abordou um ônibus que chegava de Foz do Iguaçu, realizando revistas em seus passageiros bem como bagagem. Durante a revista aos ocupantes do coletivo, um homem residente na fronteira demonstrou nervosismo. Após uma revista minuciosa abaixo do acento que ele viajava foi encontrado um invólucro com cocaína. Foi constatado que o homem levava 40g de cocaína pura, cuja após preparada e embalada renderia até 180 pinos, rendendo na venda aproximadamente R$8 mil. A guarnição deu voz de prisão ao passageiro.

Motorista fica ferido em colisão em poste no trevo de Guaraciaba. A ocorrência foi registrada por volta das dez horas da noite de ontem e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Rodoviária Federal. De acordo com socorristas, o condutor, que não teve a identidade revelada, ficou preso às ferragens e precisou ser desencarcerado. Após os procedimentos de primeiros socorros ele foi levado ao Hospital São Lucas com ferimentos em uma das pernas. A suspeita é de que o motorista do Verona de São José do Cedro estivesse embriagado. Após contornar o trevo de Guaraciaba, no acesso à área industrial, o homem perdeu o controle da direção e se chocou com o carro em um poste. Com o impacto, a parte frontal do automóvel ficou destruída. O trânsito ficou bloqueado por aproximadamente 30 minutos em ambos os sentidos. A PRF orientou os motoristas e registrou um Boletim de Ocorrência.

Homem que matou policial em SMOeste e estava foragido é recapturado pela PM. MAICON MALLMANN, de 34 anos, foi recapturado pela polícia nesta quarta-feira. O homem estava foragido desde o dia 20 de outubro de 2018 quando conseguiu fugir da Unidade Prisional de São José do Cedro. Ele estava preso no regime semiaberto e um dia antes havia retornado à Unidade, depois de uma saída temporária de sete dias. No início da tarde de ontem o foragido foi abordado no centro de São Miguel do Oeste e preso novamente. Ele foi entregue na Unidade Prisional da cidade. MAICON foi condenado a 17 anos e 6 meses de prisão pela morte do policial militar LEVI BUSNELLO, que ocorreu em 2002, em São Miguel do Oeste, quando o policial tentou abordar o veículo que ele dirigia. O carro, em alta velocidade, atingiu o policial, que foi atropelado e faleceu. Em março de 2013 MALLMANN estava dirigindo um Gol, no Bairro Estrela quando a PM tentou fazer uma abordagem, momento em que ele jogou o veículo contra policiais que estavam fazendo a segurança preventiva de um evento, em uma nova tentativa de atingir os policiais. No dia 14 de março de 2017 o homem novamente empreendeu fuga de guarnições em SMOeste e só parou quando perdeu o controle e bateu o veículo em uma árvore. No carro em que ele estava a polícia encontrou drogas e uma arma de fogo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.