ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 25/04/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Oito dos autores das explosões em hotéis e igrejas católicas do último domingo foram identificados por autoridades do Sri Lanka e dois deles eram filhos de um rico empresário do país. 290 pessoas morreram. Dois homens que detonaram explosivos no hotel Shangri-La eram filhos de MOHAMMED IBRAHIM, um comerciante de especiarias da capital Colombo. As investigações preliminares revelaram que o que ocorreu no Sri Lanka foi em represália aos ataques contra os muçulmanos na Nova Zelândia. Em 15 de março, um homem fortemente armado invadiu duas mesquitas e matou 50 pessoas.

A polícia francesa encontrou sete bitucas de cigarro nos andaimes de restauração onde começou o incêndio que devastou parte da Catedral de Notre-Dame de Paris. Alguns operários que trabalhavam na restauração do pináculo, uma espécie de torre, admitiram aos investigadores que, descumprindo as ordens de segurança, fumavam nos andaimes. Apesar disso, os investigadores trabalham mais com a hipótese de que o incêndio começou devido a um curto-circuito. Foram reveladas irregularidades nas instalações elétricas, especialmente no cabo para alimentar um jogo de sinos que estava na torre.

O presidente norte-americano, DONALD TRUMP, prometeu nesta quarta-feira lutar contra qualquer esforço de parlamentares democratas para abertura de um processo de impeachment contra ele. O presidente afirmou que levará qualquer ação nesse sentido para a Suprema Corte. A presidente da Câmara dos Deputados, NANCY PELOSI, disse que o relatório de um procurador especial sobre a Rússia apontou que o comportamento do presidente dos Estados Unidos foi altamente antiético e inescrupuloso. A oposição não definiu se vai, de fato, pedir impeachment de TRUMP pelo conteúdo do relatório.

A Polícia Federal enviou ao Ministério Público de Juiz de Fora o inquérito relacionado ao atentado contra o presidente JAIR BOLSONARO. No mesmo dia do ataque em Minas Gerais, a polícia prendeu ADÉLIO BISPO DE OLIVEIRA, que, segundo a Polícia Militar, disse ter sido o autor da facada. A partir de agora, ao receber o inquérito, o Ministério Público analisará, entre outros pontos, se atende ao pedido da polícia para prorrogar o prazo das investigações. Até o momento, as investigações permanecem apontando para a atuação de Adélio sem ajuda de outras pessoas. O agressor já foi diagnosticado com transtorno delirante grave.

O ministro LUIZ EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por mais 30 dias um inquérito no qual o senador RENAN CALHEIROS e o ex-senador ROMERO JUCÁ, ambos do MDB, são investigados. Ao prorrogar o prazo, FACHIN atendeu a um pedido da Procuradoria Geral da República. Ele também determinou que, ao final dos 30 dias, seja enviado pelos órgãos de investigação um relatório detalhado sobre a apuração. Além de JUCÁ e RENAN, mais 13 pessoas são alvos do inquérito, incluindo ex-dirigentes da Odebrecht e supostos intermediários de pagamento de propina. Desde o início das investigações, eles negam recebimento de propina e também negam envolvimento em irregularidades.

O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA determinou nesta quarta-feira a criação da comissão especial que irá discutir a proposta de reforma da Previdência. O colegiado, que ainda será instalado, terá como responsabilidade discutir o conteúdo do texto aprovado na noite de terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O colegiado só começará a funcionar a partir do momento em que for realizada a primeira reunião, quando deverá ser eleito o presidente da comissão. No total, a comissão terá 49 integrantes titulares e 49 suplentes. A data para a sua instalação só poderá ser marcada quando pelo menos 25 deputados já tiverem sido indicados.

A segunda audiência pública para discutir a reforma administrativa proposta pelo governo do estado ocorreu na tarde desta quarta-feira na Assembleia Legislativa. Os temas debatidos foram saúde, infraestrutura, agricultura, pesca, Epagri, Cidasc, segurança pública e administração prisional e socioeducativa. No total, serão três audiências públicas. A primeira ocorreu na terça-feira e discutiu a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, que o governo pretende extinguir. Nesta quinta, haverá a terceira e última audiência pública, que vai debater Casa Civil, Administração, Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado, controladoria e integridade, Iprev, Defesa Civil e os órgãos com proposta de extinção pelo projeto.

Em votação na manhã desta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal derrubou a emenda constitucional que prevê 15 por cento do investimento da receita líquida de Santa Catarina para a Saúde em 2019. Por maioria, os ministros consideraram a emenda inconstitucional. A proposta aprovada pela Assembleia em 2016 aumentava de forma escalonada o repasse de um percentual da receita líquida do estado para a área da Saúde até chegar a 15 por cento. Com a decisão, Santa Catarina deve investir 12 por cento em saúde, que é o que prevê a Constituição Federal. Quem moveu a ação de inconstitucionalidade na Justiça foi o próprio Governo do Estado.

O Conselho Estadual da Saúde de Santa Catarina demonstrou preocupação com a decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a emenda constitucional que previa 15 por cento do investimento da receita líquida de Santa Catarina para a Saúde em 2019. O presidente do conselho, JORGE CORREA afirma que o dinheiro seria necessário para aumentar a capacidade de internação e a atenção primária. Ele disse que a saúde pública tem problemas no estado e agora a situação vai piorar. O governo informa que deve cumprir a lei orçamentária deste ano, que prevê repasses de quase quatro bilhões para a Secretaria de Saúde, o que representa 13 vírgula sete por cento do orçamento estadual.

Procura pela vacina da gripe tem aumentado nesta semana. A observação é da técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacina em Campo Erê CASSIANE DE LIMA. De acordo com ela, a Secretaria de Saúde do município, além do atendimento o dia todo na sala de vacina, está também com um cronograma nos bairros e interior. Ela frisa que nesta semana o movimento tem aumentado bastante. Reforça que para se imunizar o paciente precisa levar consigo o cartão do SUS e a carteira de vacinação.

Campo Erê tem mais de três mil pessoas que devem receber a vacina da gripe. CASSIANE, destaca que esse número faz parte dos grupos prioritários, que são: crianças acima de seis meses a menores de seis anos; gestantes; pessoas acima de 60 anos, mães com até 45 dias no pós-parto; profissionais de saúde e do sistema prisional, indígenas, pessoas com condições clínicas especiais, doentes crônicos, jovens sob medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade, além de professores de escolas públicas e particulares. A técnica conta que agora, por determinação do Ministério da Saúde, a vacina é liberada também para agentes da Polícia Civil e Militar.

H1N1 é um vírus de gripe Influenza que ficou conhecido em uma grande epidemia em 2005. A técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacina em Campo Erê CASSIANE DE LIMA, lembra que a partir daí, ele passou a ser incluído na vacina da gripe todos os anos. Reforça que a vacina precisa ser feita anualmente, pois o vírus sofre mutação e a cada ano a composição é diferente.

Dia “D” de vacinação contra gripe acontece começo do mês. CASSIANE, lembra que como de costume, todos os anos é trabalho um sábado especial para vacinação da gripe. Essa é uma medida que ajuda muitos pais e pessoas que não podem ir até a unidade durante a semana para a imunização. Será no dia cinco de maio das oito ás 17 horas sem fechar ao meio dia.

Mais de 30 agricultores são beneficiados com calcário em Campo Erê. Segundo CLAUDIR GILIOLLI – extensionista da Epagri no município, neste primeiro momento são 33 agricultores que tem todos os requisitos necessários para receber o produto. Para ter direito ao programa, o agricultor precisa ter aptidão ao Pronaf, fazer análise do solo e estar em dia financeiramente com a Secretaria de Agricultura do Município.

Limite de calcário é de até 20 toneladas para cada agricultor. Segundo GILIOLLI, o valor pago é de três sacas de milho por tonelada, o que equivale a 25 reais por saca, mais o frete que é de 12 reais e 50 centavos por tonelada. O extensionista ressalta que o Programa Terra Boa é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Epagri e Secretaria de Agricultura. Fazem parte desse programa três atividades: distribuição de calcário; troca-troca de semente de milho e o kit forrageira.

Calcário é utilizado para corrigir a acidez e melhorar a produtividade do solo. O extensionista da Epagri de Campo Erê CLAUDIR GILIOLLI, diz que dependendo da terra, o produto pode ser aplicado na mesma terra a cada três, quatro anos. Comenta que agora após a distribuição do calcário, inicia o processo do kit forrageira e em seguida o troca-troca de milho.

Bombeiro chama atenção para prevenção de acidentes em locais de trabalho. MARCIO FREITAS, bombeiro militar de Campo Erê afirma, que existem muitos atendimentos causados por acidente trabalho. Dá o exemplo de ocorrências envolvendo motosserras, quedas de nível e facas. O militar afirma que na maioria dos casos atendidos, houve falta de prevenção e cuidado no manejo com a ferramenta. Ele pede aos empresários ou responsáveis que orientem os funcionários.

Uso de EPI – Equipamento de uso individual é Fundamental. Afirmação é do bombeiro MARCIO FREITAS. A utilização destes equipamentos podem evitar muito acidentes. O profissional considera muito válido ter um mês dedicado ao alerta e intensificação de prevenção aos acidentes no trabalho. Reforça que o quartel de bombeiros militar realiza durante todo o ano ações com: Palestras, informativos e atividades em escolas, e grupos de pessoas, visando sempre a prevenção.

Corpo de bombeiros participa de operação Tiradentes. A informação é do comandante do quartel dos bombeiros em Campo Erê, VANTUIR SCHOENINGER. Ele conta que a operação é nacional, abrangendo todas as guarnições do país. A operação tem objetivo de prevenir acidentes ou incidentes no dia-dia da população. Em Campo Erê, os bombeiros militares fizeram visitas em residências, escolas e também abordagens em veículos na rua.

Cerca de quatrocentas pessoas são orientadas pelos bombeiros. O comandante em Campo Erê agradece ao bom atendimento que a população teve para com os militares. Ele enfatiza a boaparticipação e interação entre sociedade e bombeiros. Conta que foram sanadas muitas dúvidas das pessoas atendidas na operação. SCHOENINGER, avaliaa operação Tiradentes positivamente e espera uma boa redução nos acidentes.

Cenário dos cem primeiros dias do governo do estado são instáveis. Avaliação é da deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI. Ela diz que o governo teve avanços e retrocessos. Um dos pontos positivos, de acordo com ela, é a redução dos cargos comissionados e o emprego de servidores efetivos nesses espaços. Afirma que o governo ainda precisa avançar mais para cumprir as promessas feitas. Destaca que o governador precisa comprovar de onde vão sair os 500 milhões que serão economizados com a reforma administrativa.

Parlamentar questiona valor de economia da reforma e chama pede cuidado onde os cortes serão promovidos para não prejudicar a população. Para LUCIANE CARMINATTI, a discussão sobre os benefícios fiscais para as empresas é outra ação interessante. A deputada ressalta que, apesar disso, o governo ainda não deslanchou em questões importantes, como por exemplo, as rodovias estaduais.

Governo precisa dar uma resposta mais adequada para os problemas das rodovias estaduais. Na visão da deputada do PT, LUCIANE CARMINATTI, a falta de ações na área de infraestrutura foi um dos pontos negativos dos cem primeiros dias do novo governo. Na última semana, o governador CARLOS MOISES anunciou uma parceria com as associações de municípios para instalar usinas de asfalto nas regiões. As estruturas seriam usadas para a recuperação e conservação das SCs. LUCIANE vê a medida com preocupação. Ela entende que o estado vai repassar a responsabilidade pelas rodovias para as prefeituras.

Polícia Civil de Maravilha realiza operação Posto Seguro. Uma operação no comércio varejista de combustível (postos e lojas de conveniência) resultou na fiscalização de nove estabelecimentos comerciais e no bloqueio de um bico de combustível em Maravilha. A Operação “Posto Seguro”, coordenada pela Delegacia de Maravilha, teve início na terça-feira, terminou ontem. Os trabalhos de fiscalização foram desenvolvidos juntamente com Agência Nacional de Petróleo de Brasília (ANP) e Instituto de Metrologia de Santa Catarina (INMETRO), escritório regional de Chapecó.

Dos nove postos fiscalizados, somente um teve uma bomba interditada por abastecer uma quantidade menor do que marcava, problema identificado como vazão de combustível. Outros quatro postos foram notificados por não apresentarem alvarás da Polícia Civil necessários para funcionamento. Os estabelecimentos notificados têm prazo para regularizar a situação e em caso de descumprimento poderão ter seus estabelecimentos fechados.

Delegacia de Polícia Civil de Maravilha informa que a Operação está sendo abrangente. Ela será realizada em todos os postos da cidade, e busca verificar a qualidade dos combustíveis, a integridade das bombas e checar a validade dos alvarás emitidos pela Polícia Civil, além de outros documentos. Todos os postos fiscalizados em Maravilha apresentaram combustível sem qualquer irregularidade.

Polícia Civil prende três pessoas e apreende armas e munições. A Polícia Civil de São Lourenço do Oeste realizou a Operação #PC27 em todo o Brasil. O objetivo foi cumprir mandados de prisão em aberto derivados de trabalhos investigativos, bem como combater outros delitos, promovendo a diminuição da criminalidade e do crime organizado. Na área de abrangência da 28ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em São Lourenço do Oeste, foram efetuadas três prisões, cumprido um mandado de busca e apreensão e apreendidas duas armas de fogo e diversas munições.

Região da Delegacia de São Lourenço é abrangida por 14 municípios. Das três prisões, uma foi decorrente de sentença penal condenatória por tráfico de drogas, em São Lourenço do Oeste, a outra foi cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de roubo, em Campo Erê, e uma em flagrante por posse irregular de armas de fogo, sendo duas espingardas, calibres 28 e 36, e munições de diversos calibres, em Irati. Conforme a Polícia Civil, os presos alvos dos cumprimentos dos mandados de prisão foram encaminhados para o Presídio Regional de Xanxerê. Já o homem que foi detido em flagrante, segundo a polícia, pagou fiança e foi posto em liberdade.

Na região de São Lourenço do Oeste participaram da operação 12 policiais civis com quatro viaturas. Segundo a Polícia,a Operação #PC27 tem este nome pois faz referência à união e padronização de atuação de todas as Polícias Civis do Brasil.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.