-MINISTRA AFIRMA QUE GUERRA NÃO VAI PROVOCAR FALTA DE TRIGO NO BRASIL
-SC VAI ADOTAR MODELO MUNICIPALIZADO DE MAPA DE RISCO DA COVID
-ENTREGUE ORDEM DE SERVIÇO PARA CALÇAMENTO SENTIDO A SÃO VENDELINO
-MUNICÍPIO EXECUÇÃO CONSTRUÇÃO DE PRAÇA E GINÁSIO DE ESPORTES
-TRANSPORTE ESCOLAR É SUSPENSO DEVIDO AOS ESTRAGOS NAS ESTRADAS
-RECADASTRAMENTO DE IMÓVEIS ELEVA ARRECADAÇÃO DE IPTU EM R$ 300 MIL
-PREFEITO AFIRMA QUE GUARACIABA ESTÁ EM EPIDEMIA DE DENGUE
-ENTREGA DOS PRODUTOS DO TERRA BOA DEVE OCORRER POR COMUNIDADES
-CARRO COM GALÕES DE GASOLINA E DE AGROTÓXICOS É APREENDIDO
-APÓS DENÚNCIAS, HOMEM É PRESO POR MAUS-TRATOS A ANIMAIS
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 18 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 79 centavos. O euro está valendo cinco reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O presidente do Estados Unidos, JOE BIDEN, está reunido nesta quinta-feira em Bruxelas com os líderes dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte e o secretário-geral da aliança militar em Bruxelas, na Bélgica, para uma cúpula extraordinária da Otan sobre a guerra na Ucrânia. A intensa agenda diplomática de BIDEN se concentrará na confrontação com o presidente russo VLADIMIR PUTIN, que quer forçar a Ucrânia a renunciar a seu posicionamento pró-Ocidente. Ontem, o Grupo dos Sete países mais ricos do mundo divulgou comunicado, após reunião de Cúpula para tratar da guerra na Ucrânia, em que afirma que trabalhará de forma conjunta para juntar evidências de que a Rússia cometeu crimes de guerra durante o conflito no Leste Europeu.
O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY pediu aos líderes mundiais presentes na cúpula extraordinária da Otan que fornecessem "ajuda militar irrestrita" ao país para o combate com a as tropas russas. Apesar do apoio recente de alguns países à Ucrânia, o líder do país subiu o tom ao criticar a forma como isso vem acontecendo. Ele pediu que os países cedam um por cento dos seus tanques de guerra para enfrentar os ataques sofridos. Na visão de ZELENSKY, a Otan e os países envolvidos na cúpula podem ajudar mais ainda no combate à Rússia.
A tripulação da Eastern China Airlines manteve comunicação normal até o momento da queda. A informação é da administração de Aviação Civil da China. O chefe do centro de investigação de acidentes da entidade disse em entrevista coletiva que os controladores mantiveram contato com o avião durante todo o percurso. De acordo com os registros em terra, eles deixaram de receber informações do Boeing 737-800 no momento em que foi registrada uma perda repentina de altitude. Ele disse ainda que o tempo estava normal e não havia condições climáticas perigosas quando o avião com 132 pessoas a bordo caiu no sul da China.
A ministra CÁRMEN LÚCIA, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta quinta-feira a abertura de um inquérito para apurar suspeitas de que o ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, estaria favorecendo pedidos de pastores na liberação de recursos do ministério para prefeituras de aliados. A ministra atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República. O pedido para abertura de inquérito foi feito na quarta-feira e teve como base a suspeita de que o ministro teria favorecido pedidos de pastores na concessão de verbas públicas. Segundo a procuradoria, o inquérito vai apurar "se pessoas sem vínculo com o Ministério da Educação atuavam para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, vinculado à pasta".
A ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, afirmou nesta quinta-feira que a guerra entre a Rússia e Ucrânia não provocará a falta de trigo no Brasil e que o "problema" é o aumento do preço do alimento. Ao participar de uma audiência no Senado na qual foram discutidos os efeitos da guerra, ela afirmou que o Brasil não é autossuficiente na produção de trigo e que Rússia e Ucrânia são responsáveis por 14 por cento de todo o trigo produzido no mundo. O Brasil, contudo, importa o insumo principalmente da Argentina. Também durante a audiência, a ministra afirmou que o Brasil vem adotando a "diplomacia dos fertilizantes" para manter o fornecimento do produto. Segundo ela, os volumes importados entre janeiro e abril não foram afetados.
A Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quinta-feira, por 307 votos a 64, a urgência de um projeto de lei que cria um subsídio federal para custear a gratuidade de pessoas com mais de 65 anos em ônibus de transporte coletivo por três anos. O impacto previsto é de cinco bilhões de reais. Ao aprovar urgência, a matéria tramita com maior celeridade na Casa. O texto foi aprovado no Senado em fevereiro deste ano. O projeto se trata da criação do Pnami, Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas, que visa garantir a gratuidade a idosos que utilizam o transporte coletivo no país. O texto menciona que a verba sairá dos royalties do petróleo e será repassada aos municípios de forma direta.
O consumidor de diesel em Santa Catarina vai pagar 55 centavos de ICMS por litro nos próximos 12 meses. A informação é do secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI. A decisão foi tomada após participar da reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária nesta quinta-feira. O governo decidiu manter o valor que estava sendo cobrado no Estado abaixo do fixado pelo conselho que foi de um real por litro. ELI disse que Santa Catarina pratica a menor alíquota do país que é de 12 por cento para o diesel. Em Santa Catarina, o valor congelado do ICMS da gasolina ficou em um real e 44 centavos por litro porque o valor da gasolina, desde outubro, está congelado em cinco reais e 77 centavos para efeitos de cobrança do imposto por parte da Fazenda.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica informou, nesta quinta-feira, que municípios de Santa Catarina que tiverem estoque de vacinas contra Covid-19 podem iniciar a quarta dose em idosos com mais de 80 anos. Após uma reunião realizada na tarde desta quinta, publicou uma nota que confirma a recomendação e conta que orientou as unidades regionais de saúde para o início desta etapa da vacinação. No Estado, 111 mil 831 idosos com 80 anos ou mais já receberam a terceira dose, isso representa 75 por cento da população nessa faixa etária, o que é abaixo do recomendado, de 85 por cento. A nota explicou que, de acordo com o Ministério da Saúde, "estudos apontam a diminuição da efetividade das vacinas neste público, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação".
Santa Catarina vai adotar um modelo municipalizado de mapa de risco contra a Covid-19. A informação é do superintendente de Vigilância em Saúde, EDUARDO MACÁRIO. A nova proposta pretende diminuir o número de níveis para três situações: alto, médio e baixo. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o projeto está em fase final de conclusão e será apresentado na próxima semana. Com a mudança, a avaliação de risco passa a se chamar "Matriz de Alerta Epidemiológico". O novo modelo de alerta vai especificar a situação epidemiológica nas cidades do Estado. De acordo com o superintendente, o relatório será composto pela taxa de incidência semanal de Covid-19, casos de hospitalização e leitos ocupados de Unidade de Tratamento Intensivo.
O Serviço de Alistamento Militar está disponível até o dia 30 de junho em São José do Cedro. Os jovens do sexo masculino nascidos no ano de 2004, possuir ou estar completando 18 anos em 2022, devem ser alistar para o serviço militar. Conforme a responsável pela junta militar CARINA CERIOLI, o alistamento pode ser feito online. Para a inscrição online é necessário CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. Os jovens que não conseguirem se alistar no site, podem estar efetuando o alistamento militar juntamente no setor da Junta Militar, localizado na prefeitura, é necessário possuir em mãos certidão de nascimento, identidade, CPF e comprovante de residência.
A secretaria de Assistência Social de Palma Sola iniciou as atividades do grupo de Idosos da cidade e também do Distrito Cerro Azul, neste ano de 2022. Após um grande período com as atividades paralisadas, devido a pandemia do coronavírus, a secretaria resolveu pela retomada dos trabalhos com os idosos já que mais de 90 por cento estão vacinados com três doses da vacina. Além da abertura dos trabalhos, também foi empossada a nova diretoria para os próximos dois anos e implantada uma equipe de oração dentro do grupo. Objetivo é de que esse grupo puxe os cânticos e orações, além de realizar a benção dos alimentos durante os encontros. Os idosos estão contentes por voltar às atividades, sendo que na cidade são aproximadamente 300 participantes e no Distrito de Cerro Azul cerca de 60 idosos. No dia 31 na Progresso, cinco de abril em Santa Teresinha e no dia seguinte na Linha Brasil. Sagrada Família no dia sete de abril. Os encontros ocorrem toda a semana na cidade e a cada 15 dias nas comunidades.
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado neste mês de março, a administração municipal de Guarujá do Sul, juntamente com o Cras e secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, solicita a participação das mulheres para o Chá para Elas. O evento será realizado no próximo domingo a partir das 14 horas e 30 minutos, no Salão Paroquial Padre Chico. Neste dia haverá transporte passando pelas comunidades do interior, com retorno no final do evento. O roteiro vai iniciar na Linha Cembrani e região, seguida da comunidade Coronel e entorno. O roteiro segue pela Linha Barro Preto e comunidade Bela Vista. Para comemorarmos, haverá uma Palestra Show abordando vários temas que se relacionam com o empoderamento feminino. Após o evento será servido um delicioso Coffee Break.
Nesta semana foi realizado o lançamento do programa Terra Boa do governo de Santa Catarina. Neste ano, o programa oferece um aporte maior de recursos para aquisição de sementes de milho, calcário, kits para melhoria de pastagens e do solo, além do incentivo à apicultura, à meliponicultura e ao cultivo de cereais de inverno. Segundo o extensionista da Epagri de São José do Cedro CLEITON FURLANETTO, o município recebeu uma cota de 550 toneladas de calcário, além de outras 650 toneladas de calcário para retirada direta da mineradora. Esta modalidade, de retirada, o agricultor terá o custo do frete feito pelo terceirizado a sua escolha. Conforme o extensionista, a maioria dos trabalhadores rurais escolhe fazer a aquisição pela cooperativa, mesmo com a possibilidade da compra direta. Sendo que desta maneira a entrega fica a cargo da prefeitura. FURLANETTO destacou também que o calcário não é adubo para plantações, mas apenas um produtor corretivo visando deixar o solo numa condição melhor para fazer a absorção dos nutrientes.
Parte dos agricultores de São José do Cedro faz, todos os anos, uma organização por comunidades para participar do programa Terra Boa. O extensionista da Epagri CLEITON FURLANETTO, comentou que normalmente seria por ordem de inscrição. Mas como, praticamente todos os agricultores fazem no mesmo dia, a secretaria de Agricultura e Epagri precisam trabalhar de uma forma diferente e atender o maior número de agricultores possível. Isso também se deve a entrega dos produtos nas propriedades. Ele lembrou ainda que em anos anteriores o programa teve atrasos, mas neste ano as primeiras cargas devem chegar dentro de alguns dias. CLEITON enfatizou sobre a importância da análise correta do solo em virtude da adubação do terreno.
Foi liberada nesta manhã, por volta das dez horas e 50 minutos, o trânsito de veículos sobre a ponte do Rio Sargento, na SC-161, que liga os municípios de Romelândia e Flor do Sertão. O comunicado é da PMRv que, após informar a secretaria de Estado da Infraestrutura e realizar a limpeza do local, foi possível permitir o tráfego. Mas apesar disso, é solicitado atenção dos motoristas que irão passar pelo local. O fluxo de veículos tinha sido interrompido depois que a água do rio acabou deixando a ponte submersa com grande volume de chuva registrada ontem.
A prefeitura de Guaraciaba, devido aos transtornos causados pela chuva desta semana, vai mudar a forma de atendimento das máquinas. Foram mais de 200 milímetros que causaram muitos estragos em estradas, bueiros, pontes e cabeceiras. De acordo com o prefeito VANDECIR DORIGON, em conversa com os setores responsáveis foi decidido focar nos trabalhos públicos por pelo menos 30 dias. Ele explicou que os trabalhos particulares vão ter que esperar até que as estradas estejam recuperadas. O prefeito enfatizou que os levantamentos dos estragos ainda estão sendo feitos. As prefeituras de Palma Sola e Anchieta também se reuniram para debater solucionar rápidas e efetivas visando solucionar o que foi causado pelas enxurradas. Em Anchieta, no levantamento prévio de dados, foram registrados alagamentos de residências e estabelecimentos comerciais, desmoronamentos, quedas de árvores, várias pontes que foram levadas pela enxurrada, estradas ruas e passeios públicos danificados.
Ontem, a Defesa Civil de São José do Cedro, composta por representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, sindicatos, Epagri, Apae, instituições bancárias, Administração Pública e demais entidades de São José do Cedro, realizaram reunião a fim de resolver questões relacionadas aos estragos causados pelas fortes chuvas e ventos no município. Na ocasião ficou acordado que hoje às aulas retornam normalmente, sendo apenas suspenso o transporte escolar devido a problemas nas estradas, pontes e pontilhões. Os alunos que utilizam o transporte escolar não terão prejuízo educacional devido à falta. A comissão ainda lembrou que caso a situação de temporais e ventos agrave nas próximas horas as aulas podem ser suspensas. Caso isso aconteça, será comunicado nos meios de imprensa locais. Uma nova reunião deve acontecer na semana que vem.
Os levantamentos dos prejuízos causados pela intensa chuva em São José do Cedro ainda estão sendo feitos pela administração e Epagri. Segundo a coordenadora da Defesa Civil OLÍVIA LUNKES, não é possível mensurar o quanto os agricultores e a prefeitura terão de prejuízos com estes temporais, sendo que a região extremo-oeste está em alerta máximo devido a novas fortes chuvas que devem cair. OLÍVIA disse ainda que as equipes das secretarias estão trabalhando para deixar as estradas trafegáveis o quanto antes possível. Mas admite que isso poderá demandar de um período maior daquilo que a administração pretende devido aos estragos causados. Ela citou as comunidades de Monte Castelo e Chaleira que estão em situação precária.
A administração de Palma Sola está trabalhando na execução de uma praça de lazer no Loteamento Gritti. Como também na construção de um mini-ginásio na pré-escola Menino Deus, na Rua João Pauletti. No caso da praça, a equipe de Infraestrutura e de Obras está trabalhando na terraplanagem, calçada e nos próximos dias estará instalando os brinquedos. O espaço é de 233 metros quadrados e vai contemplar playground, caixa de areia, academia ao ar livre para adultos, bancos e arborização. O investimento é da administração com recursos próprios. O intuito é disponibilizar um local para as famílias confraternizar, além de incentivar os adultos à prática de exercícios físicos e disponibilizar espaço para as crianças brincarem. Já a construção do mini-ginásio é uma obra de 386 metros quadrados com investimentos de 475 mil reais, sendo 150 mil de emenda parlamentar e 325 mil reais de recursos da administração. A estrutura contará com quadra coberta, banheiros, vestiários, sala para guardar materiais, além de arquibancada.
O recadastramento de imóveis no município de Palma Sola elevou, sem aumento da alíquota, o imposto pago pelo contribuinte. A assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, comentou que muitos moradores estão procurando a prefeitura para solicitar informações sobre o aumento no valor pago no IPTU de um ano para o outro. A assessora explicou que isso se deve ao trabalho de regularização das residências do município, sendo que o levantamento aéreo realizado nos últimos meses demonstrou que muitos imóveis tiveram ampliação. Com isso, depois dos resultados do recadastramento, foi possível notar este fato e atualizar a cota do Imposto. Apesar disso, ela garantiu que a alíquota não foi reajustada, sendo feita apenas a regularização daquilo que está construído com aquilo que está sendo pago pelo contribuinte. IZABEL citou como exemplo uma residência de 400 metros quadrados, mas antes do recadastramento o valor do imposto pago era referente a 200 metros quadrados, faltando outros 200. Com o levantamento, a prefeitura de Palma Sola pôde verificar as construções e adequar o imposto conforme a área construída.
A prefeitura de Palma Sola vai arrecadar 300 mil reais a mais neste ano se comparado a 2021 com o pagamento do IPTU. Isso se deve ao recadastramento imobiliário feito pela administração para adequar todos os imóveis dentro da lei. Para a assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, este aumento é uma justiça fiscal, tendo em vista que o mapeamento mostrou a real metragem de cada edificação em Palma Sola. Segundo a assessora, este trabalho deveria ter sido feito há muitos anos em Palma Sola, sendo que o município não havia passado por este levantamento. Ela comentou ainda que esta arrecadação vai proporcionar novos investimentos no próprio município. Palma Sola arrecada anualmente cerca de um milhão e 200 mil reais, com uma inadimplência que chega a 27 por cento.
Se não houver a participação da população no combate contra o mosquito da Dengue, apenas ação do poder público a situação não vai melhorar. Esta é a declaração do prefeito de Guaraciaba VANDECIR DORIGON. O município conta com quase 135 casos confirmados de dengue. A saúde do município está realizando os trabalhos precisos pelos bairros, mas segundo o prefeito, a equipe não entra na propriedade de cada morador para verificar a situação. Isso ocorre quando há confirmação sobre a presença de larvas. Mas o pedido da administração, por meio do chefe do executivo, é que a população geral faça a retirada de materiais que possam acumular água e consequentemente criar larvas do mosquito Aedes aegypti, também causador da Chikungunya e Zika. Conforme o prefeito, o município de Guaraciaba já está vivendo uma epidemia de Dengue e espera que, com a contribuição de cada morador, os números comecem a cair nas próximas semanas. DORIGON disse que hoje era para ter sido feito um mutirão no Bairro Santa Terezinha, mas com a chuva o trabalho necessitou ser interrompido.
A administração de Guaraciaba está bastante preocupada com este cenário, principalmente depois das chuvas registradas na cidade e no interior. O prefeito VANDECIR DORIGON, comentou que estas precipitações podem elevar o número de locais com água parada e ser propício para aumentar o número de casos confirmados do mosquito em Guaraciaba. Segundo o chefe do executivo, a equipe da saúde acreditava que depois de dois anos de agravamento da pandemia de Covid-19, as ações pudessem voltar a normalidade. Porém, deu início antecipado, e acima do que foi registrado em anos anteriores, o atendimento de pessoas com suspeita de Dengue em Guaraciaba. Ele comentou ainda que o comitê de crises, responsável por tomar decisões de enfrentamento ao coronavírus, voltou a se reunir depois desta onda de casos de Dengue. O objetivo também é evitar o agravamento do cenário no município, mas agora no que se diz ao mosquito. VANDECIR acredita que a população vai atender às solicitações do poder público e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Nesta manhã foi realizada a entrega da ordem de serviço do calçamento rural entre a cidade de São José do Cedro e sentido a Linha São Vendelino. Segundo engenheiro da prefeitura MARIEL PERIN, o processo foi bastante burocrático e demorado que, num primeiro momento, a empresa até então ganhadora do trecho não cumpriu o acordo e nem mesmo iniciou a obra. Em virtude disso, a prefeitura necessitou chamar a empresa que ficou em segundo lugar no processo de licitação para executar a obra. O engenheiro comentou ainda que a partir de hoje começa a contar o prazo de 11 meses para a entrega da obra. Por isso, a empresa deve começar efetivamente dentro de alguns dias. Ele informou também que a obra vai custar cerca de um milhão e 300 mil reais para pavimentar pouco mais de quatro quilômetros. A obra vai iniciar no final da Rua Salgado Filho até a Linha Santo Inácio. PERIN afirmou que a liberação de pagamentos vai ocorrer conforme a conclusão de cada etapa.
O subprefeito da Linha São Vendelino, comunidade de São José do Cedro, também esteve presente na solenidade de entrega da ordem de serviço. Em entrevista para a Rádio Cedro, ARI ANDREOLLI, comentou que este evento é um marco de desenvolvimento para a comunidade. Ele lembrou que este serviço foi bastante reivindicado pelos moradores da localidade. Para ele, a administração está empenhada em trabalhar em prol da população e acredita que outras ações similares serão feitas dentro do planejamento de execuções. ANDREOLLI comentou também sobre a ideia da prefeitura em pavimentar o trecho faltante entre a comunidade de São Vendelino até a Linha Santo Inácio, até onde vai esta primeira etapa. Segundo o subprefeito, este trecho de um quilômetro e meio aproximadamente já possui recursos disponibilizados pela administração. Mas, segundo ARI, a prefeitura aguarda os detalhes finais para dar início a esta obra.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de descaminho ontem, por volta das 18 horas em Romelândia. A Guarnição em rondas localizou um veículo Palio, emplacado no município de Dionísio Cerqueira, abandonado, com dez Galões de 20 litros de agrotóxico oriundo da Argentina. O veículo removido ao pátio conveniado, e não estava devidamente licenciado e o agrotóxico foi apreendido pela Polícia Militar.
A Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos na manhã desta quinta-feira pelo crime de maus-tratos aos animais em Dionísio Cerqueira. Após receber uma denúncia, a PM se deslocou até o local dos fatos e localizou um cachorro da raça Pitbull, que estava enroscado na própria corrente, e mal conseguia se mexer, segundo testemunhas o cachorro uivava e chorava há pelo menos dois dias. O cachorro ainda estava sem água, sem comida e exposto à chuva. Diante dos fatos, um homem de 24 anos, que se apresentou como dono do cachorro foi preso em flagrante delito, sendo conduzido e colocado à disposição da Justiça. O cachorro foi deixado aos cuidados de um responsável, que ainda na presença do policiais militares, já estava sendo alimentado e foi abrigado em lugar limpo e seco.