ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 25-01-2024 Quinta-feira

-GOVERNO VAI EDITAR NOVA PORTARIA SOBRE TRABALHO EM FERIADOS COM EXCEÇÕES

-FALTA DE SANEAMENTO CUSTA ATÉ UM MILHÃO E 400 MIL REAIS EM INTERNAÇÕES EM SC

-DEFINIDA A DATA DO PRIMEIRO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE IPORÃ DO OESTE

-COM NOVIDADES, EXPO CONSTRUIR 2024 SERÁ REALIZADA EM ABRIL NO MUNICÍPIO

-CAMPANHA DA FRATERNIDADE TERÁ COMO TEMA FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL

-REGIÃO DEVE RECEBER DUAS NOVAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS DA EPAGRI

-VÍTIMA É SEQUESTRADA APÓS FAMÍLIA SER FEITA REFÉM NA REGIÃO

-HOMEM FICA FERIDO EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO NO CENTRO


O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 14 graus e a máxima hoje pode chegar a 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 24 graus. Umidade relativa do ar 70 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


Um tribunal japonês condenou na quinta-feira um homem de 45 anos à morte por atear fogo ao renomado estúdio Kyoto Animation em 2019. O ato deixou 36 mortos no pior assassinato em massa do país em quase 20 anos. O réu, SHINJI AOBA, foi acusado de homicídio e incêndio criminoso depois de dizer à polícia que seu trabalho havia sido plagiado e que ele usou gasolina para atear fogo ao estúdio. Ele foi considerado culpado pelo Tribunal Distrital de Kyoto na quinta-feira. Dezenas de pessoas estavam dentro do prédio de três andares no momento do incêndio, que se espalhou tão rapidamente que muitos não tiveram tempo de escapar. Todos os que morreram eram funcionários. 32 pessoas ficaram feridas.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte começou nesta quarta-feira a maior manobra militar da entidade em décadas. O ato inicial da manobra é a partida de um navio militar do estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Os exercícios vão durar até maio. Cerca de 90 mil soldados da aliança de defesa vão participar do evento. O exercício está desenhado para simular a resposta da aliança de 31 nações a um ataque de um rival como a Rússia, incluirá exercícios paralelos e se estenderá da América do Norte até o flanco oriental da Otan, perto da fronteira russa. Serão empregados cerca de 50 navios de guerra, 80 aviões e mais de mil e cem veículos de combate.

Nesta quarta-feira, uma juíza anulou seis artigos do decreto de necessidade e urgência que o presidente da Argentina, JAVIER MILEI, emitiu em dezembro, dias depois de assumir o poder. Os artigos anulados tratam de questões como contribuição sindical e negociação coletiva, indica a decisão. A juíza do Trabalho emitiu sua decisão em resposta a uma liminar promovida pela Confederação Geral do Trabalho da República Argentina, que considera que vários pontos do DNU afetam os direitos trabalhistas e sindicais. A juíza afirmou que não há justificativa para o Poder Executivo recorrer a um instrumento extraordinário para alterar essas regras sem antes passar pelo Poder Legislativo. No entanto, ela esclarece também que os artigos permanecerão em vigor caso o DNU seja ratificado pelos legisladores.

O Tesouro Nacional divulgou que a despesa do Governo Geral foi de quatro trilhões 630 bilhões de reais, equivalente a 45 vírgula nove por cento do Produto Interno Bruto em 2022. O dado consta da primeira edição do Boletim de Despesas por Função do Governo Geral. De acordo com o Tesouro, o Boletim de Despesas por Função do Governo Central contém dados sobre as despesas nas três esferas de governo. Segundo o relatório, a área de Proteção Social, que compreende gastos com benefícios previdenciários e programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família, apresentou o maior nível de despesas em 2022, cerca de 16 por cento PIB. No mesmo ano, o segundo maior gasto foi com a área de Serviços Públicos Gerais, que concentra despesas administrativas referentes aos juros da dívida pública com o equivalente a 10 vírgula nove por cento do PIB.

O PL, principal partido de oposição ao presidente LULA, quer a presidência da Comissão de Constituição e Justiça na Câmara dos Deputados neste ano. A deputada catarinense CAROLINE DE TONI é uma das cotadas para assumir o posto. O colegiado é tido como um dos mais importantes da Casa, pois é nele que se analisa se uma matéria, como um projeto de lei ou uma Proposta de Emenda à Constituição, é constitucional ou não. Inclusive, tem o potencial de acelerar ou atrasar a tramitação de matérias. O PL tem a maior bancada partidária da Câmara, com 95 deputados. Portanto, em princípio, tem direito a escolher primeiro qual comissão quer comandar.

O ministro do Trabalho e Emprego, LUIZ MARINHO, disse nesta quarta-feira que o governo vai publicar nas próximas semanas uma nova portaria sobre o funcionamento do comércio aos feriados. Farmácias e postos de gasolina farão parte da lista de exceção, ou seja, esses segmentos poderão funcionar nesses dias, mesmo sem prévia autorização de acordo coletivo. Segundo MARINHO, o texto da nova portaria — que ainda não foi publicado no Diário Oficial da União — vai discriminar quais atividades precisarão ou não de acordo coletivo para funcionamento aos feriados. Em novembro do ano passado, o governo publicou uma portaria restringindo o funcionamento do comércio aos feriados.

O governador JORGINHO MELLO assinou na manhã desta quarta-feira, o decreto que estabelece as novas formas de condução do serviço de segurança contra incêndio no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A corporação, alinhada com o Governo do Estado, no compromisso de desburocratizar e agilizar os processos dos empreendedores, realizou um estudo profundo nos seus procedimentos, e percebeu a necessidade da atualização da legislação. A nova metodologia de análise de projetos preventivos contra incêndio e vistorias, foca na segurança global da edificação, por meio da análise de risco e da continuidade de um único profissional acompanhando o processo até o fim. Ainda, o decreto garante a inalterabilidade das instruções normativas nos próximos 10 anos, o que é um ponto positivo para a sociedade de forma geral, pois garante uma continuidade do conhecimento por todos profissionais que trabalham com a segurança contra incêndio.

As rodovias federais em Santa Catarina voltaram a ter, em 2023, uma alta anual de mortes em acidentes de trânsito após quatro anos. Foram registrados 364 óbitos ao longo do ano passado. A Polícia Rodoviária Federal no Estado, que divulgou os dados nesta quarta-feira, ponderou, no entanto, que o volume foi, ainda assim, o terceiro menor ao menos desde 1996, período da série histórica. Em 2019, os trechos federais em Santa Catarina haviam tido 403 mortes em acidentes. Nos dois anos seguintes, marcados pela pandemia de Covid-19, ocorrem 382 e 357 óbitos, respectivamente. Já em 2022, ainda mantendo a tendência de queda, foram 350. Agora, houve aumento de quatro por cento no número.

A falta de sistema público centralizado de esgoto atinge famílias mais pobres em Santa Catarina e chega a custar mais de um milhão e 400 mil reais em internações hospitalares para tratar de doenças associadas a problemas de saneamento básico. O cenário aparece em um estudo do Tribunal de Contas catarinense, que aprovou, na última segunda-feira, uma série de orientações em busca de melhorias. O formulário do próprio tribunal revelou que ao menos 153 dos 296 municípios catarinenses não possuem sistema público centralizado de esgotamento sanitário, o que representa 52 por cento do total. Os dados do Painel do Saneamento Básico reunidos pelo tribunal também mostram que, ao menos em 2021, ano com consolidação mais recente, Santa Catarina teve duas mil 769 internações por doenças de veiculação hídrica, associadas à falta de saneamento básico, como a diarreia.

Parte dos trabalhos da Epagri na regional de São Miguel do Oeste foram destaques na manhã do último sábado durante o Rede Peperi Notícias Primeira Edição. Na ocasião, a reportagem conversou com o agente técnico de desenvolvimento, responsável pelo programa de pecuária de leite e corte e coordenador do Centro de Estudo e Pesquisa Agropecuária, VALMIR KRETSCHMER. De acordo com ele, o CEPA existe desde 1992 e visa divulgar os preços de atacado e varejo, como por exemplo, produções, preços de terras e similares. Conforme ele, a ação ocorre a nível estadual e qualquer pessoa pode acessar de forma gratuita, os preços que são levantados junto aos produtores, empresas, cooperativas, agroindústrias e similares, sendo que, a divulgação ocorre de forma diária, semanal, mensal, trimestral e anual.

Segundo VALMIR KRETSCHMER, o trabalho abrange os 40 municípios da região e todas as informações podem ser encontradas através do endereço eletrônico: observatorioagro.sc.gov.br. Ele explicou que a ação é fundamental por servir de direcionamento para investimentos em Santa Catarina em diversas áreas, sendo principalmente, a voltada para a safra de grãos, haja visto, o acompanhamento mensal das informações técnicas das safras de milho, milho silagem, soja, feijão, trigo, fumo, aveia, mandioca e demais culturas, sendo esse trabalho realizado pelos escritórios municipais da Epagri, em parceria com cooperativas, agropecuárias e o próprio IBGE, visando a coleta das mais diversas informações. Ele detalhou que a estimativa na região é de colher 43 mil 320 hectares de milho safra, sendo oito mil e 500 quilos de milho por hectare.

VALMIR KRETSCHMER lembrou que a expectativa inicial era de 170 sacas por hectare, porém, foram registradas perdas devido ao excesso de chuvas, onde o fertilizante aplicado acabou sendo perdido nas lavouras. Ele citou que também houveram perdas no florescimento, ocasionando falhas na espiga, porém, mesmo assim, a perspectiva é de uma área plantada de milho para silagem de 113 mil e 500 hectares, proporcionando 42 toneladas de massa por hectare, sendo esse índice menor que o projetado inicialmente, porém, com uma maior qualidade que em anos anteriores, visto o período de estiagem enfrentado nos últimos três anos. Ele frisou a importância da parceria com os agricultores, para que as famílias comuniquem os escritórios locais da Epagri em casos de doenças e pragas nas lavouras, haja visto, que essas informações são fundamentais para os levantamentos que são feitos mensalmente pela Epagri e divulgados para a sociedade em geral.

Na entrevista ao programa Rede Peperi Notícias do último sábado, VALMIR KRETSCHMER detalhou ainda sobre as temperaturas na região de abrangência da Epagri e comentou que existem diferenças significativas entre os municípios. Ele disse por exemplo, que com base no clima, é possível afirmar que os produtores de Dionísio Cerqueira podem plantar feijão e milho, por exemplo, apenas em meados de setembro. Situação diferente de quem produz em Itapiranga, onde o plantio já pode ocorrer no final de julho. Ele ressaltou que essas diferenças são expressivas e por isso existe um trabalho para a instalação de duas novas estações meteorológicas na região Extremo-Oeste catarinense. VALMIR KRETSCHMER abordou ainda sobre o leite, que teve aumento de cinco a sete centavos para cada produtor. Ele assegurou que esse valor foi recebido com surpresa, haja visto que historicamente no fim e começo de cada ano, os valores não apresentam variações.

Bispo da Diocese de Chapecó destaca a importância de ampliar a vivencia da fraternidade. Para este ano a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, optou por um tema sem abordagem direta a um problema atual ou ligado a natureza. Dom ODELIR JOSÉ MAGRI salienta que a Campanha da Fraternidade de 2024 terá como Tema: Fraternidade e Amizade Social e o Lema: Vós sois todos irmãos e irmãs. Dom ODELIR diz que este é um tema bonito, pertinente e que procura os verdadeiros valores, além do bem comum, de viver juntos. Conforme o Bispo, há mais de 50 anos são estabelecidos temas da Campanha da Fraternidade. Historicamente a escolha tem foco em realidade temática social, de algum problema de injustiça ou ainda ligado a natureza.

Este ano a CNBB decidiu mudar e traz uma novidade, com foco na chamada tensão social. Dom ODELIR JOSÉ MAGRI considera que ocorreu uma polarização, que iniciou na política e transcendeu para as comunidades e famílias. Segundo ele, isso tem prejudicado a vivência social, familiar, em local de trabalho e a vida comunitária. O Bispo chama atenção que mesmo sabendo que cada pessoa é diferente e que cada um tem uma visão de mundo, nem por isso somos inimigos. Conforme ele, essa é uma dificuldade enfrentada ultimamente. A Campanha da Fraternidade visa justamente discutir a necessidade de um convívio mais harmonioso nos diferentes meios da sociedade, com a preocupação em ter paz e harmonia coletiva.

O bispo da Diocese de Chapecó lembra que a região conta com 46 paróquias e mil 488 comunidades atendidas. São 82 padres de diversas congregações. De acordo com Dom ODELIR JOSÉ MAGRI, atuam 52 padres diocesanos, além de 30 paróquias administradas pelos padres Jesuítas, Sagrada Família, Franciscanos, Capuchinhos, Missionários de São Francisco de Sales e a Paróquia de Romelândia, que é administrada pelas irmãs religiosas. Dom ODELIR reconhece a carência de novos vocacionados. Conforme o Bispo, o ideal seria um jovem com vocações pelo ministério sacerdotal para cada paróquia. Um total de 46. No momento, a Diocese de Chapecó possui apenas 10 jovens nesta caminhada para a vida religiosa.

Para o Bispo, as diferentes opções profissionais do momento são mais atraentes para os jovens e poucos seguem a vida sacerdotal. Dom ODELIR JOSÉ MAGRI menciona ainda a realidade atual, com menor número de filhos e ainda, grandes possibilidades de estudar e seguir diferentes profissões. O Bispo afirma que a igreja católica mantém o trabalho vocacional com jovens e adolescentes, que são acompanhados na região Oeste. Dom ODELIR segue otimista e mantém esforço para conquistar adolescentes e jovens para o caminho religioso.

A Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste realizou nos dias 20 e 21 de janeiro, uma grande Operação contra a pesca predatória no Rio Uruguai. Os trabalhos do último sábado e domingo ocorreram a partir da cidade de Itapiranga em direção a divisa com Mondaí e também na direção do Marco Três Fronteiras, em Linha Aparecida, no interior de Itapiranga. Conforme o comandante do segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental, tenente ALCENIR MINUSCOLI, foram apreendidos mais de mil e 700 metros quadrados de redes, além de diversas espécies de peixes. Segundo o comandante, não foi possível identificar nenhum pescador responsável pelos apetrechos apreendidos e também não teve apreensão de embarcações. Ele ressalta que o período da Piracema segue até 31 de janeiro. Novas operações serão realizadas para coibir a pesca irregular nos próximos dias.

O departamento de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Iporã do Oeste realizou uma reunião na tarde desta terça-feira, no auditório da Associação Comercial, para definir detalhes do primeiro Festival Gastronômico do município. De acordo com a coordenadora de turismo, LUCIMARA JUVER, o encontro contou com a participação de diversos empresários ligados ao setor, que em comum acordo, decidiram realizar o Festival durante todo o mês de agosto. Desta forma, os munícipes e visitantes poderão prestigiar mais de um espaço participante como bares, restaurantes, padarias, sorveterias e outros do gênero, já que cada empresa criará um prato exclusivo para o Festival. A ideia é resgatar receitas das culturas alemã, italiana e romena, com foco na gastronomia afetiva.

LUCIMARA JUVER destaca que agora o próximo passo é lançar o edital de chamamento público para que as empresas interessadas em participar do Festival façam a sua inscrição. A coordenadora de turismo de Iporã do Oeste lembra que no próximo dia 19 de fevereiro será realizada uma nova reunião sobre o Festival Gastronômico, na qual as empresas já irão apresentar os pratos que pretendem oferecer durante o mês de agosto. LUCIMARA enaltece a parceria firmada entre a administração municipal, associação comercial e as empresas do setor para a realização do primeiro Festival Gastronômico de Iporã do Oeste. O evento é viabilizado através do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae.

A Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste realizou uma reunião de planejamento das ações para 2024 na noite desta terça-feira. Dentre as definições está a realização de mais uma edição da Expo Construir, organizada pelo Núcleo da Construção Civil. De acordo com o presidente da entidade, MILTON JOSÉ MELZ, o evento será realizado de 12 a 14 de abril, no ginásio municipal de Iporã do Oeste. A novidade deste ano será o seminário de energias renováveis, que abordará não somente a produção de energia, mas sobre o seu uso de forma consciente e sustentável. MELZ enfatiza que além das placas solares, atualmente existem alternativas interessantes, como as usinas de biogás, que também vem ganhando espaço no município e região.

O objetivo do seminário de energias renováveis é engrandecer a programação da Expo Construir, que já foi um sucesso nas edições anteriores. A expectativa é disponibilizar mais de 60 estandes para exposição dos produtos e serviços voltados à construção civil e para geração de energia. O presidente da ACIIO-CDL, MILTON MELZ, destaca que outra ação da entidade prevista para esse ano é a criação do Núcleo do Agronegócio, que terá foco em incorporar novos associados desse segmento tão importante para a economia do município. A criação do núcleo deve ocorrer em breve durante um encontro com avicultores, suinocultores, produtores de leite e de grãos. MELZ destaca que o foco do Núcleo do Agronegócio será oferecer alternativas para os sistemas de produção, facilitar a contratação de mão de obra, disponibilizar viagens para outras regiões em busca de novidades e ainda oferecer sistemas de gestão diferenciados para otimizar os resultados dos empresários rurais e diminuir os custos das atividades no campo.

A Polícia Rodoviária Federal flagrou, durante fiscalização de rotina na manhã de ontem, um automóvel Gol rebaixado, com altura de apenas seis centímetros acima do solo. O fato aconteceu na BR-158, próximo ao trevo de acesso ao município de Cunha Porã. Embora constasse no documento um registro de suspensão pneumática, a proprietária do carro utilizava suspensão fixa. Com isso, o veículo foi autuado e recolhido ao pátio conveniado para a regularização. Conforme a PRF, a suspensão pneumática é um dispositivo de alto valor, muitas vezes autorizado pelo Detran. No entanto, muitos entusiastas, após conseguir a certificação, revertem à condição do veículo para o sistema de suspensão fixa. A prática é ilegal e coibida pela Polícia Rodoviária Federal. O órgão ressalta que além de trafegar em velocidades bastante reduzidas, carros rebaixados trazem riscos à segurança viária, muitas vezes danificando sinalizadores refletivos afixados sobre a rodovia.

Policiais Militares de Santa Catarina que atuavam na operação “Protetor das Divisas e Fronteiras”, localizaram um galpão no interior de Dionísio Cerqueira, com produtos oriundos dos crimes de contrabando e descaminho. A ocorrência teve início na tarde de ontem, resultando na apreensão de 80 mil e 500 maços de cigarros e 29 mil 760 latas de energético, todos produtos oriundos do exterior. O prejuízo ao crime organizado é de aproximadamente 870 mil reais. No momento da chegada das viaturas, não havia nenhum responsável pela propriedade no local. Desse modo, as mercadorias foram apreendidas e levadas até a Receita Federal para os procedimentos cabíveis.

Um jovem de 26 anos foi sequestrado por criminosos que renderam uma família no início da manhã de ontem, em Pinhalzinho. Segundo a Polícia Civil, que classifica o caso como extorsão e sequestro, o jovem foi encontrado na noite de ontem. O crime ocorreu em uma residência localizada no interior de Pinhalzinho, pouco antes das seis horas da manhã, quando dois homens renderam uma das vítimas na parte de fora da casa com uma arma de fogo. Após amarrarem as vítimas durante buscas por dinheiro dentro da moradia, os criminosos utilizaram o próprio veículo da família, um Chevrolet Cruze, para fugir do local. Eles levaram junto o jovem de 26 anos. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o veículo foi encontrado abandonado durante a tarde de ontem, nas margens da BR-282, no município de Nova Itaberaba.

A Polícia Civil informou ainda que investigações foram realizadas ao longo de todo o dia de ontem, com a vítima encontrada em Nova Itaberaba, após ela ser liberada pelos sequestradores. O homem foi ouvido na unidade policial e submetido a exame médico, que não encontrou nenhuma anormalidade de saúde decorrente do sequestro. A ação teve um trabalho conjunto da Divisão de Investigação Criminal de Maravilha, delegacia da comarca de Palmitos e Divisão de Roubos e Antissequestros. A investigação continuará a cargo da Polícia Civil e maiores detalhes sobre o caso ainda não foram informados pelas autoridades.

Um motociclista ficou ferido em uma colisão na noite de ontem, no centro de Descanso. O acidente foi registrado por volta das oito horas, na esquina da Rua Santo Antônio com a Avenida Santa Helena. Se envolveram um Corsa com placas de São Miguel do Oeste e uma moto CB 300, emplacada em Descanso. O condutor da moto sofreu ferimentos leves na colisão e foi conduzido ao Hospital de Descanso pelo Corpo de Bombeiros. Já a condutora do carro não se feriu e dispensou atendimento. A Polícia Militar de Belmonte foi acionada para atender e registrar a ocorrência, bem como para controlar o trânsito. Esse foi o quarto acidente registrado só neste mês no mesmo local, no centro de Descanso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.