ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 25/01/2020

GLOBO EM FOCO – 25/01/20

- JUSTIÇA BARRA RESULTADO DO SISU ATÉ MEC PROVAR CORREÇÃO NO ENEM

-SANTA CATARINA É O TERCEIRO ESTADO QUE MAIS GEROU EMPREGO EM 2019

- PRESTAÇÃO DE CONTAS DO BLOCO DE PRODUTOR RURAL VENCE NO FIM DO MÊS

-TUNÁPOLIS REALIZA VÁRIAS LICITAÇÕES

-SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DEFINE CURSOS EM CINCO MUNICÍPIOS

-ITAPIRANGA DESTINA MAIS DE 80 MIL REAIS PARA A CULTURA

- CASA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO EM ANCHIETA

-ACIDENTES DE TRÂNSITO DEIXAM DUAS PESSOAS FERIDAS EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Um incêndio em um canavial em Aragua, na Venezuela, deixou ao menos 11 jovens venezuelanos mortos. Eles tentavam caçar coelhos e encontrar comida em meio à escassez generalizada sofrida pelo país que vive sob o regime de NICOLÁS MADURO. O incêndio começou na tarde da última quinta-feira ainda no distrito rural de Cagua, nos arredores da cidade de Maracay. Autoridades estão investigando se o incêndio foi acidental ou provocado. Todos os jovens tinham idades entre 10 e 18 anos e morreram de queimaduras de segundo e terceiro graus. Dois ainda permanecem hospitalizados.

O novo coronavírus chegou à Malásia e a Oceania. Três casos da doença respiratória foram confirmados neste sábado no país do sudeste asiático, e outro na Austrália. Com isso, já são 12 os países em quatro continentes afetados pela infecção que surgiu na China e já matou 41 pessoas desde o início do ano. As três pessoas com a doença têm nacionalidade chinesa e são a mulher e dois netos de um homem de 66 anos que foi diagnosticado com a infecção em Singapura. Na Austrália, o caso confirmado é de um homem. Ontem os Estados Unidos confirmaram o segundo caso da doença no país e a França o terceiro. Também há casos no Nepal, na Tailândia, Vietnã, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Japão.

--:--/--:--

O governo interino da Bolívia anunciou ontem a suspensão das relações diplomáticas com Cuba. A determinação, que começa a valer imediatamente, foi publicada no site do ministério de Relações Exteriores boliviano. O texto diz que "o governo cubano afetou de maneira sistemática a relação bilateral baseada no respeito mútuo, os princípios de não ingerência em assuntos internos, a autodeterminação dos povos e a igualdade soberana dos Estados, apesar da disposição do governo da Bolívia de sustentar relações cordiais".

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, JOÃO OTÁVIO DE NORONHA, suspendeu a tramitação de uma ação penal em São Paulo onde o ex-presidente MICHEL TEMER é acusado de lavagem de dinheiro pela reforma na casa de uma das filhas. A suspeita é de que o dinheiro tenha sido desviado das obras de Angra três./O processo vai ficar parado até que a Quinta Turma do tribunal decida se esse processo pode se juntar a outro, que tramita na Justiça Federal de Brasília. Nesse, TEMER é acusado de participar do chamado “quadrilhão do MDB”.

O presidente da República, JAIR BOLSONARO, negou nesta sexta-feira a possibilidade de criação de um imposto sobre produtos que podem fazer mal à saúde, apelidado de “imposto do pecado”. Em sua chegada ao hotel em Nova Délhi na Índia, BOLSONARO disse que o país não terá qualquer aumento na carga tributária de qualquer produto, muito menos na cerveja. A declaração do presidente foi dada após o ministro da economia, PAULO GUEDES anunciar que sua pasta analisava um aumento no tributo em produtos como cigarros, bebidas alcoólicas e alimentos açucarados.

Uma decisão liminar da Justiça Federal determinou que o processo do Sistema de Seleção Unificada, Sisu, seja suspenso assim que as inscrições forem encerradas, o que na prática significa que os resultados não poderão ser divulgados na próxima terça-feira. Além disso, a decisão determina que o governo comprove que o erro na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 foi totalmente solucionado. A decisão provisória é da oitava Vara Cível Federal de São Paulo e foi obtida em ação movida pela Defensoria Pública da União.

O homem de 55 anos detido e depois liberado por ter pendurado uma camiseta com uma suástica na janela do apartamento onde vive na Grande Florianópolis, foi indiciado por apologia ao nazismo. O inquérito do caso foi finalizado nesta semana. O suspeito vai responder pelo crime em liberdade. O caso ocorreu na noite do último domingo. Uma pessoa que passava na frente do apartamento viu a camiseta com o símbolo nazista e chamou a Polícia Militar. O homem foi preso em flagrante. Em depoimento, ele se declarou nazista e se disse um "lobo solitário". O homem falou ainda à polícia que teve prejuízo em São Paulo por causa de um sócio que era judeu e que por isso começou a simpatizar pelo nazismo. Ele disse ainda que odeia policiais.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso de febre amarela em um humano no estado em 2020. O paciente tem 47 anos e é morador de São Bento do Sul. Ele está internado no Hospital Nereu Ramos em Florianópolis. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública na tarde de ontem. O paciente não tem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Em 2019, o estado teve dois casos de febre amarela em humanos. Os dois pacientes morreram. Eles eram moradores de Itaiópolis e Joinville.

Santa Catarina foi o terceiro estado que mais gerou empregos com carteira assinada em 2019. Os dados foram divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados. Ao todo, foram 71 mil 406 novas vagas. O estado catarinense ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Em todo o país foram criadas 644 mil 079 novas vagas. Em Santa Catarina foram admitidas um milhão 67 mil 335 pessoas e demitidas 995 mil 929 no ano passado. O setor que mais contratou trabalhadores no estado foi o de serviços, com 33 mil 617 novos postos de trabalho. Na sequência, indústria da transformação, com 18 mil 256 novos empregos, seguido de comércio, com 11 mil 876 novas vagas. De oito setores avaliados pelo Caged, sete tiveram saldos positivos no estado.

Prestação de contas do bloco de produtor rural vence no fim do mês. Agricultores precisam estar atentos para revalidar notas de 2019. Segundo a coordenadora da unidade conveniada da Fazenda Estadual em Itapiranga, PAULA WELTER, é preciso fazer a revalidação das notas que não foram utilizadas em 2019. O prazo final será 31 de janeiro. Notas em branco precisam de carimbo para terem validade em 2020. Salienta que o bloco é entregue gratuitamente aos produtores rurais como forma de incentivo à produção agrícola. O sistema com prazo de 60 dias para a prestação de contas após a emissão das notas facilitou o trabalho, pois não ocorre mais acumulo no atendimento. PAULA WELTER destaca ainda que a nota eletrônica é a tendência para o futuro.

O cadastro é simples e deve ser feito na unidade conveniada da Fazenda Estadual. A coordenadora observa que o relatório é enviado para as instituições bancárias facilitando o controle com praticidade a partir do uso de nota eletrônica com informações online. PAULA salienta ainda que o relatório final será emitido somente a partir de abril para definir oficialmente o movimento agropecuário de Itapiranga. No momento o atendimento é rápido sem formação de filas. A coordenadora alerta os produtores rurais para não deixarem prestação de contas para os últimos dias do prazo.

São João do Oeste também tem mobilização para a prestação de contas. O diretor do movimento econômico da prefeitura, ROBERTO RAMBO, convoca os agricultores para realizar a prestação de contas do exercício de 2019 até 31 de janeiro. Conforme ROBERTO os produtoresdeverão apresentar o bloco das notas que ele emitiu, e a contra nota da empresa com a qual ele comercializou o produto. A prefeitura fará os lançamentos para a secretaria da fazenda do estado. De outra forma, os agricultores que já realizaram o CAEPF, o cadastro eletrônico, e emitiram nota de produtor eletrônica não precisam comparecer na unidade conveniada, pois a prestação de contas é feita online e o sistema fornece os dados necessários à prefeitura. Para quem ainda não realizou o cadastro CAEPF, ROBERTO convida o agricultor a vir até a unidade conveniada para realizá-lo, para tornar os trabalhos mais práticos e ágeis. Para tanto, é necessário trazer o titulo eleitoral, CPF e carteira de identidade.

Além do cadastramento, a secretaria também treina o agricultor individualmente para a emissão da nota no sistema. No momento, em SC o CAEPF ainda é opcional, mas ROBERTO alerta que em breve será obrigatório. SJOeste possui atualmente um mil 110 produtores ativos na produção agropecuária. Desses, 130 estão habilitados para emitir a nota eletrônica, sendo que a grande maioriaprecisa realizar a prestação de contas de forma manual na unidade conveniada. 70% dos agricultores efetuaram a prestação de contas na prefeitura. Os demais tem o prazo até 31 de janeiro para fazer, para não obter problemas para outros encaminhamentos, inclusive para a emissão de notas em 2020.

Administração realiza várias licitações para execução dos trabalhos projetados. Conforme DONATO LAUSCHNER, Secretário de Administração, Finanças e Planejamento de Tunápolis, o período de encerramento e início de ano, gera grande demanda de licitações para a continuidade aos trabalhos da administração. DONATO cita que são diferentes licitações de preços obrigatórias de material de consumo, produtos e serviços de variados volumes e valores. De valores maiores, ocorreu a licitação de britador móvel por seis meses, tubos de concreto para o ano inteiro, além da licitação de aquisição de dois rolos, um compactador e outro de arrasto que serão adquiridos através de emenda parlamentar e recursos próprios. Para a organização da 14.ª feira EFACITUS, houve a licitação de agencia de publicidade para a divulgação.

Administração projeta aquisição de carro pipa adaptado. De acordo com DONATO, a administração pretende abrir licitação para a compra de carro pipa com capacidade para 18 mil litros de água para a secretaria de obras, mas também adaptado para combate a incêndio, devido a distância de 18 quilômetros do atendimento pelo Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste. O recurso para essa aquisição será a partir de leilão de maquinas e caminhões liberados pela receita federal.

Epagri renova parceria com prefeituras e abre inscrições para capacitação de jovens agricultores. O gerente da Epagri no Extremo Oeste, SIDNEI SIMON, realizou durante os últimos dias um roteiro de visitas nos municípios de abrangência da regional de SMOeste para tratar sobre a renovação dos contratos que a entidade mantém com as prefeituras. Conforme o gerente, em Iporã do Oeste o contrato foi renovado na segunda-feira. Ele explica que a prefeitura cede a sala para o atendimento dos profissionais, e também presta o apoio aos eventos que são promovidos, a exemplo dos dias de campo. SIMON enfatiza que também foi entregue em cada município o plano de trabalho da Epagri para o ano de 2020, que tem como principal foco a pecuária de leite. Em Iporã do Oeste, o gerente cita que o atendimento é prestado por dois extensionistas rurais e uma auxiliar administrativa.

Também entre as prioridades da gerencia regional do Extremo Oeste, o gerente da Epagri cita a capacitação dos jovens rurais. Ele explica que já estão abertas as inscrições para jovens agricultores entre 18 a 29 anos, e os interessados devem procurar o escritório da Epagri no seu município. SIDNEI SIMON comenta que o curso inicia na segunda quinzena de abril, com oito etapas no Centro de Treinamento, sem nenhum custo aos participantes. Entre os temas abordados estão pecuária de leite, pecuária de corte, fruticultura, horticultura, apicultura e conservação de solo, além de viagens de estudo. Em relação aos programas governamentais, SIMON antecipa que todos terão continuidade este ano, a exemplo do troca a troca de sementes de milho a partir da metade do ano, além do troca a troca de calcário e kits forrageiras. As cotas ainda não estão definidas, mas o gerente garante que a quantidade irá atender a demanda dos municípios.

Município destina recursos para incentivo a cultura. A Associação de Cultura, Exporte e Turismo de Itapiranga recebeu 84 mil reais da prefeitura para manutenção das atividades em 2020. A ACETI, também contribui nas atividades dos corais incluindo as despesas com o jantar do encontro da Assicor. Conforme o presidente da ACETI, LEONEI ROTHER, outro investimento será com o curso de regente para maestros como forma de incentivo a novos maestros, além das despesas administrativas. O presidente chama atenção para os gastos que envolvem os preparativos para a quadragésima segunda Oktoberfest. O evento terá lançamento oficial, no dia 13 de fevereiro no baile de aniversário do município. Será lançado o vídeo institucional e material de divulgação da maior festa germânica da região.

LEONEI ROTHER chama atenção para os cuidados com o plano de aplicação dos recursos e a correta prestação de contas . O município também repassou recursos para outras entidades como o Clube de Patinação Danúbio Azul, CTG Portão do Oeste e moto grupo Mongóis do Asfalto. A prefeitura também implantou em 2019 um programa para contemplar 40 associações com verba pública. O projeto foi amplamente debatido no ano passado seguindo orientações do Tribunal de Contas do Estado. A distribuição de recursos teve aprovação da câmara de vereadores para contemplar associações das comunidades do interior e bairros da cidade. O valor total do investimento é de até 400 mil para construção ou de reforma.

Parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Senar mantém cursos. A capacitação dos produtores rurais tem parceria garantida em 2020 em Itapiranga e municípios vizinhos. Vários cursos já estão confirmados e outros aguardando a definição do SENAR. Conforme a secretária Administrativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, MÁIRA SCHMITT, as principais atividades dependem da aprovação do SENAR que é o principal parceiro do sindicato. Ela salienta que alguns cursos já estão definidos com roteiro a partir do mês de fevereiro. Entre os destaques está o de Assistência Técnica e Gerencial com dois grupos em um total de 60 propriedades. De acordo com MÁIRA, um grupo de 30 propriedades está no segundo ano contanto com visita de técnicos para orientações em todo o ciclo produtivo de leite.

Em Itapiranga, na parceria com a prefeitura ocorre o curso de confeitaria nos dias quatro e cinco de fevereiro. Outro grupo nos dias seis e sete de fevereiro. A secretária aponta como novidade em 2020 o atendimento ao público idoso. Em março será realizado no município de São João do Oeste o curso qualidade de vida para a terceira idade. Salienta que é um público crescente e que merece atenção. Meta é expandir para os demais municípios de abrangência. Segundo MÁIRA SCHMITT, é comum atividades com jovens e adultos, agora é motivo de satisfação oferecer curso para os idosos de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Mondaí MÁIRA SCHMITT cita ainda a parceria com o ICASA, formando uma equipe pronta para atender o produtor rural.

Um homem foi preso após invadir uma residência no bairro Agostini em São Miguel do Oeste. O fato foi registrado por volta das 11 horas da noite de quinta-feira na Rua Olisses Long. No local, os policiais encontraram um homem trancado em um quarto no interior da residência. De acordo com os moradores, ele entrou na casa, subiu as escadas e se trancou no cômodo. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante.

Carro sai da pista e cai em barranco na Willy Barth. O acidente aconteceu na madrugada deste sábado, na Willy Barth, proximidades da Zappy Club em São Miguel do Oeste. Segundo informações, o carro, um Fox seguia sentido trevo quando saiu da pista e caiu no barranco. Ninguém teve ferimentos, apenas danos matérias. As causas que levaram a saída de pista seguida de queda em barranco são desconhecidas.

Polícia Civil indicia homem por perturbação de serviço de utilidade pública. A Polícia Civil, através da Delegacia da Comarca de Maravilha, identificou um homem 34 anos que realizou ligação à Central de Atendimento da Polícia Militar quando passou a proferir ofensas. A Polícia Civil instaurou inquérito com objetivo de identificar o suspeito de ter realizado ligação à Central de Atendimento quando passou a proferir diversas ofensas à policial militar que realizou o atendimento, perturbando serviço telefônico de utilidade pública. Após a investigação realizada, foi identificado o responsável pela ligação. O suspeito foi indiciado pela prática do crime previsto no artigo 266 do Código Penal.

Casal é indiciado por manter relações sexuais na presença de criança. A Delegacia de Maravilha indiciou um homem e uma mulher por manterem relações sexuais na presença de uma criança de seis anos. A mãe procurou a Polícia Civil, relatando que seu filho começou a apresentar comportamentos estranhos. Segundo ela, o menor teria presenciado atos de cunho sexual, praticados por um casal próximo a família. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar os fatos. Durante a investigação, a vítima foi atendida por psicólogo capacitado, quando relatou detalhes. Os suspeitos foram indiciados pelo crime de satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente cuja pena pode chegar até quatro anos de reclusão. O Inquérito Policial, contendo as provas do caso, foi encaminhado ao Poder Judiciário para análise.

Mulher tem dedos esmagados em cilindro de fazer pão. O acidente doméstico aconteceu por volta das 9 horas da manhã de ontem no bairro Estrela, rua Arlindo Toral em São Miguel do Oeste. Segundo informações, a mulher estava sovando massa para fazer pão, utilizando o cilindro elétrico, quando em um descuido prensou os dedos da mão direita e ocorreu o esmagamento. O Corpo de Bombeiros foi acionado, fez a retirada da mão da mulher do equipamento. Em São Lourenço do Oeste foi registrado um caso semelhante ontem por volta das 11 hora. Uma mulher de 25 anos teve a mão presa em um cilindro elétrico no bairro Santa Catarina. Segundo os bombeiros, foi possível retirar a mão da mulher de dentro do cilindro e constatou-se esmagamento de dois dedos, com suspeita de fratura. As vitimas foram levada para atendimento médico.

Casa é destruída por incêndio em Anchieta. Os bombeiros foram acionados por volta das 3h da madrugada deste sábado, para combate a um incêndio em residência. A ocorrência foi registrada no Loteamento Alto da Colina. Na chegada de guarnição a casa já estava tomada pelo fogo. As chamas já haviam consumido todo interior da estrutura e ultrapassado o topo da edificação. A equipe realizou o corte da energia bem como realizou o combate com ataque direto. Não havia ninguém no local no momento do sinistro. O proprietário chegou cerca de 15 minutos após a chegada da guarnição com o incêndio já controlado. Vizinhos relataram que começaram a ouvir barulhos na casa e quando foram ver o incêndio já estava em estágio avançado. As causas ainda serão apuradas pela perícia. Foram utilizados quatro mil litros de água.

Acidentes de trânsito deixam duas pessoas feridas no interior de Itapiranga. O primeiro acidente atendido pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, ocorreu por volta das 9h30 da manhã de ontem, em Santa Fé Baixa. Foi uma colisão lateral entre uma Saveiro e uma moto Honda CG 125. O condutor da moto, de 38 anos de idade, sofreu escoriações e suspeita de fratura no braço esquerdo. Ele foi encaminhado ao Hospital Sagrada Família e transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Já por volta das 22 horasde ontem, em Linha Laranjeira, os bombeiros atenderam uma mulher, caroneira de uma motocicleta Yamaha Fazer 150, vítima de queda. Ela sofreu escoriações pelo corpo além de relatar dores na perna esquerda. A mulher foi atendida e encaminhada ao hospital Sagrada Família de Itapiranga.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.