ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 25/01/2020

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol e calor. A mínima das últimas horas foi de 15 graus e a máxima deve ficar acima dos 32 graus na região. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Um incêndio em um canavial em Aragua, na Venezuela, deixou ao menos 11 jovens venezuelanos mortos. Eles tentavam caçar coelhos e encontrar comida em meio à escassez generalizada sofrida pelo país que vive sob o regime de NICOLÁS MADURO. O incêndio começou na tarde da última quinta-feira ainda no distrito rural de Cagua, nos arredores da cidade de Maracay. Autoridades estão investigando se o incêndio foi acidental ou provocado. Todos os jovens tinham idades entre 10 e 18 anos e morreram de queimaduras de segundo e terceiro graus. Dois ainda permanecem hospitalizados.

O novo coronavírus chegou à Malásia e a Oceania. Três casos da doença respiratória foram confirmados neste sábado no país do sudeste asiático, e outro na Austrália. Com isso, já são 12 os países em quatro continentes afetados pela infecção que surgiu na China e já matou 41 pessoas desde o início do ano. As três pessoas com a doença têm nacionalidade chinesa e são a mulher e dois netos de um homem de 66 anos que foi diagnosticado com a infecção em Singapura. Na Austrália, o caso confirmado é de um homem. Ontem os Estados Unidos confirmaram o segundo caso da doença no país e a França o terceiro. Também há casos no Nepal, na Tailândia, Vietnã, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Japão.

--:----:--

O governo interino da Bolívia anunciou ontem a suspensão das relações diplomáticas com Cuba. A determinação, que começa a valer imediatamente, foi publicada no site do ministério de Relações Exteriores boliviano. O texto diz que "o governo cubano afetou de maneira sistemática a relação bilateral baseada no respeito mútuo, os princípios de não ingerência em assuntos internos, a autodeterminação dos povos e a igualdade soberana dos Estados, apesar da disposição do governo da Bolívia de sustentar relações cordiais".

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, JOÃO OTÁVIO DE NORONHA, suspendeu a tramitação de uma ação penal em São Paulo onde o ex-presidente MICHEL TEMER é acusado de lavagem de dinheiro pela reforma na casa de uma das filhas. A suspeita é de que o dinheiro tenha sido desviado das obras de Angra três.O processo vai ficar parado até que a Quinta Turma do tribunal decida se esse processo pode se juntar a outro, que tramita na Justiça Federal de Brasília. Nesse, TEMER é acusado de participar do chamado “quadrilhão do MDB”.

O presidente da República, JAIR BOLSONARO, negou nesta sexta-feira a possibilidade de criação de um imposto sobre produtos que podem fazer mal à saúde, apelidado de “imposto do pecado”. Em sua chegada ao hotel em Nova Délhi na Índia, BOLSONARO disse que o país não terá qualquer aumento na carga tributária de qualquer produto, muito menos na cerveja. A declaração do presidente foi dada após o ministro da economia, PAULO GUEDES anunciar que sua pasta analisava um aumento no tributo em produtos como cigarros, bebidas alcoólicas e alimentos açucarados.

Uma decisão liminar da Justiça Federal determinou que o processo do Sistema de Seleção Unificada, Sisu, seja suspenso assim que as inscrições forem encerradas, o que na prática significa que os resultados não poderão ser divulgados na próxima terça-feira. Além disso, a decisão determina que o governo comprove que o erro na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 foi totalmente solucionado. A decisão provisória é da oitava Vara Cível Federal de São Paulo e foi obtida em ação movida pela Defensoria Pública da União.

O homem de 55 anos detido e depois liberado por ter pendurado uma camiseta com uma suástica na janela do apartamento onde vive na Grande Florianópolis, foi indiciado por apologia ao nazismo. O inquérito do caso foi finalizado nesta semana. O suspeito vai responder pelo crime em liberdade. O caso ocorreu na noite do último domingo. Uma pessoa que passava na frente do apartamento viu a camiseta com o símbolo nazista e chamou a Polícia Militar. O homem foi preso em flagrante. Em depoimento, ele se declarou nazista e se disse um "lobo solitário". O homem falou ainda à polícia que teve prejuízo em São Paulo por causa de um sócio que era judeu e que por isso começou a simpatizar pelo nazismo. Ele disse ainda que odeia policiais.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso de febre amarela em um humano no estado em 2020. O paciente tem 47 anos e é morador de São Bento do Sul. Ele está internado no Hospital Nereu Ramos em Florianópolis. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública na tarde de ontem. O paciente não tem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Em 2019, o estado teve dois casos de febre amarela em humanos. Os dois pacientes morreram. Eles eram moradores de Itaiópolis e Joinville.

Santa Catarina foi o terceiro estado que mais gerou empregos com carteira assinada em 2019. Os dados foram divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados. Ao todo, foram 71 mil 406 novas vagas. O estado catarinense ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Em todo o país foram criadas 644 mil 079 novas vagas. Em Santa Catarina foram admitidas um milhão 67 mil 335 pessoas e demitidas 995 mil 929 no ano passado. O setor que mais contratou trabalhadores no estado foi o de serviços, com 33 mil 617 novos postos de trabalho. Na sequência, indústria da transformação, com 18 mil 256 novos empregos, seguido de comércio, com 11 mil 876 novas vagas. De oito setores avaliados pelo Caged, sete tiveram saldos positivos no estado, com exceção da extração mineral, com seis vagas a menos.

Pesquisa em São Lourenço do Oeste revela perfil de usuários dos aeroportos de Pato Branco e Chapecó. Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, a Acislo divulgou nesta semana o resultado da pesquisa online, lançada pela entidade no início de janeiro, que teve o objetivo de identificar o perfil e as demandas dos usuários de linhas aéreas que residem naquele município. Segundo a Acislo, a intenção era coletar informações para subsidiar as administrações aeroportuárias de Chapecó e Pato Branco no pleito de novas linhas aéreas.

Pesquisa tinha a função de contribuir na elaboração do perfil desses usuários. Segundo o gerente executivo da Acislo, GILBERTO WOHLFARTH, não foram solicitadas nenhuma informação de identificação, apenas foi pedido que os usuários respondessem as questões com fidelidade, para que a pesquisa pudesse expressar a realidade do município sobre a questão. Segundo WOHLFARTH, o levantamento dos dados vai permitir que São Lourenço do Oeste aponte quais são as suas demandas às administrações aeroportuárias de Pato Branco e Chapecó, já que a sociedade local tem utilizado muito esses dois aeroportos.

Como foi realizada de forma eletrônica, a pesquisa foi disparada via grupos de aplicativo celular, e-mail e redes sociais. As pessoas que utilizam essas linhas aéreas, no intuito de colaborar com o levantamento de dados, puderam participar de 6 a 17 de janeiro. De acordo com a entidade, foram ouvidas 180 pessoas, ou seja, uma amostragem baseada na população oficial da cidade, de 139 pessoas para cada grupo de mil pessoas. Os assuntos pesquisados para traçar o perfil dos usuários foram faixa etária, ocupação, faixa salarial mensal, frequência que utiliza o transporte aéreo, motivos pelo qual utiliza o transporte aéreo, qual aeroporto utiliza, quais destinos que voa com mais frequência, destinos que gostaria que tivessem nos aeroportos de Chapecó e Pato Branco, horários de decolagem e chegadas.

Faixa etária era uma das perguntas da pesquisa da Acislo. Foi identificado que os usuários dos aeroportos que responderam ao questionário se classificam em 18 por cento de 40 a 44 anos, 16,3 de 30 a 34 anos, 16,3 por cento de 35 a 39 anos, 15,1 de 25 a 29 anos, 12,2 de 50 a 54 anos, 11 por cento de 45 a 49 anos, 6,4 de 18 a 24 anos e 4,7 por cento de 55 ou mais. Sobre a ocupação dos usuários, se identificou que 35,5 por cento das pessoas de São Lourenço do Oeste que utilizam o transporte aéreo são empresários, 10 por cento funcionários públicos, 7,6 gerentes de empresas, 7,1 prestadores de serviços, e 5,3 por cento supervisores de equipes.

4,7 por cento que usam serviço aéreo são diretores de empresas. Conforme BETO, a pesquisa ainda apontou que 4,7 por cento são colaboradores de empresas, 4,1 estudantes, 3,5 engenheirosarquitetos, 1,2 por cento líderes de setores, 0,6 representantes comerciais, 0,6 auxiliares de cartórios e 0,6 por cento bancários. A faixa salarial mensal dos usuários é entre dois mil até 20 mil reais. Em relação a frequência que utiliza o transporte aéreo, 33,3 por cento dos usuários disseram até seis vezes por ano, 21,1 apontaram uma vez por ano, 18,7 afirmaram duas vezes por ano, 11,1 disseram dez vezes por ano, 7 por cento apontaram uma vez por mês, 4,7 afirmaram três vezes ao mês e 1,2 por cento disseram mais de nove vezes ao mês.

Com base nas informações obtidas através da pesquisa, a Acislo destaca que os usuários argumentaram que “o aeroporto de Campinas (Viracopos), assim como o de Guarulhos, permite conexões para os mais variados destinos do país. Também são porta de entrada para o interior de São Paulo e Minas Gerais e permitem maior facilidade para os usuários do que o voo atual, com destino a Curitiba, que não permite tantas conexões, e quando permite, os horários são muito distantes. Com certeza, uma localidade do estado de São Paulo traria facilidades para os usuários, devido à quantidade de negócios e a potencialidade daquela região, e mais movimentação para o aeroporto de Pato Branco”.

Usuários destacaram que trabalham com comércio exterior e têm grande concentração de fornecedores de serviços no litoral de Santa Catarina, região de Itajaí. Assim, voos de Pato Branco a Navegantes, por exemplo, facilitaria muito para eles. Outro fator observado é o fato de que os voos em Pato Branco vivem lotados, se tornando imprescindível a implantação de mais voos para absorver a demanda. Segundo os usuários, é preciso muito de um voo que saia de Pato Branco pela manhã e retorne à noite, tendo como destinos Curitiba e São Paulo. É ilógico imaginar um aeroporto regional na região de Renascença, com orçamento superior a 400 milhões, sendo que o aeroporto de Pato Branco em uma ótima localização no Sudoeste, que está a um passo de se tornar regional, com orçamento de menos de 50 milhões.

Francisco Beltrão apresenta alto risco de dengue. A secretaria municipal de Saúde concluiu o primeiro Liraa de 2020 (Levantamento Rápido do Índice de Infestação) que mede a incidência do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A situação é preocupante porque o índice está em 5,7 por cento, considerado de alto risco e bem acima do último levantamento de 2019, realizado em novembro e que já foi elevado, de 4,1 por cento. De acordo com TÂNIA LISE, coordenadora do setor de endemias da secretaria, os principais focos estão em locais habitados, com predominância em pratos de vasos de flores, cisternas, bebedouros, materiais recicláveis e até vasos sanitários descartados de forma irregular.

De todos os focos localizados, somente 2,5 por cento estão em terrenos baldios. Neste ano nenhum caso foi confirmado no município, mas existem nove notificações, que ainda estão em análise. No Paraná, somente neste mês de janeiro, já são sete mil e seiscentos casos confirmados. Durante todo o ano passado foram notificados 459 casos em Beltrão e 15 confirmados, sendo 7 contraídos no próprio município e os demais importados. Outra preocupação relevante é que os focos estão espalhados em todas as regiões da cidade. Anteriormente estavam concentrados somente em alguns bairros.

Mutirões Técnicos serão feitos em Beltrão para controle da dengue. TANIA, destaca que administração municipal, por meio das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e de Viação e Obras iniciam na próxima semana os “mutirões técnicos” que visam ampliar o trabalho de conscientização e envolver ainda mais a comunidade nas ações de combate ao mosquito transmissor. Explica que os agentes irão visitar todas as residências do perímetro urbano para explicar aos moradores os riscos da doença, o que cada um pode fazer para colaborar, os materiais que devem ser descartados e pedir o apoio para que descartem de maneira correta.

No caso de materiais recicláveis, as equipes que coletam passarão nas casas para fazer a coleta. Já em relação a móveis, galhos e restos de construção civil domiciliares, os moradores deverão transportar para o descarte. A prefeitura disponibilizará um local para que isso aconteça. Será nas margens da PR-566, saída para Itapejara do Oeste, onde já são descartados galhos. TANIA LISE, diz que vao intensificar as orientações, mas ao mesmo tempo cobrar a participação de todos nesta batalha contra a dengue.

Homem picado por cobra passa por cirurgia e tem braço amputado. É grave o estado de saúde do idoso de 61 anos que foi picado por uma cobra nesta semana em AmpérePR. VITALIN COLETTO passou por cirurgia na quinta-feira, no Hospital Regional de Francisco Beltrão. Segundo o filho da vítima, JAIR COLETTO, o braço esquerdo teve que ser amputado em virtude da picada. Os médicos disseram que o braço estava inchando cada vez mais e precisava ser amputado. Agora, o idoso está sedado na UTI. JAIR disse ainda que após a realização de exames foi constatado que a cobra que picou seu pai foi uma cascavel.

Quando idoso chegou no regional já fizeram o soro antiofídico. Como não se sabia que espécie de cobra havia atacado ele, os médicos aplicaram um tipo de soro para jararaca, aranha e escorpião. Como não houve reação eles entraram com um soro para cascavel. Ainda de acordo com o filho, conforme os médicos informaram, seu VITALIN demorou demais para procurar socorro médico. Como ele não viu a cobra ele não foi no hospital. Ele achava que tinha se machucado em uma cerca de arame farpado e como ele tem ácido úrico achava que o inchaço da mão esquerda picada pela cobra fosse por isso. Só quando piorou que foi para o hospital.

Mulher prende a mão em cilindro elétrico. A vítima de 25 anos, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, ontem, no bairro Santa Catarina. Segundo os bombeiros, foi possível retirar a mão da mulher de dentro do cilindro e constatou-se esmagamento de dois dedos, com suspeita de fratura. Ela foi levada para atendimento médico.

Casa é destruída por incêndio. Os bombeiros de Anchieta e Romelândia foram acionados por volta das três horas da madrugada de hoje, para combate a um incêndio em residência. A ocorrência foi registrada no Loteamento Alto da Colina, em Anchieta. Na chegada de guarnição a casa já estava tomada pelo fogo. As chamas já haviam consumido todo interior da estrutura e ultrapassado o topo da edificação. A equipe realizou o corte da energia bem como realizou o combate com ataque direto.

Não havia ninguém no local no momento do sinistro. O proprietário chegou cerca de 15 minutos após a guarnição, com o incêndio já controlado. Vizinhos relataram que começaram a ouvir barulhos na casa e quando foram ver o incêndio já estava em estágio avançado. As causas ainda serão apuradas pela perícia. Foram utilizados quatro mil litros de água.

Polícia Civil indicia homem pelo crime de importunação sexual. A Polícia Civil da Comarca de Maravilha indiciou um homem de 26 anos pela prática do crime de Importunação Sexual. A vítima procurou a Delegacia relatando que um homem desconhecido foi até seu estabelecimento comercial e, após adquirir um produto, dirigiu-se ao banheiro da loja e, com a porta aberta, passou a masturbar-se. Depois do ato, o homem quis oferecer dinheiro à vítima. Conforme o delegado JOEL SPECHT, a Polícia Civil instaurou inquérito policial e identificou o suspeito, o qual ficou proibido de se aproximar da vítima, por determinação judicial.

Com a conclusão das investigações, o suspeito foi indiciado pelo crime de importunação sexual. Ele pode ser condenado até cinco anos de reclusão. SPECHT destaca que o inquérito policial, contendo as provas do caso, foi encaminhado ao Poder Judiciário para análise.

Mulher que estava desaparecida é encontrada morta. Foi na noite de ontem, no bairro São Roque em Pato Branco. De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada às 20 horas na Rua Marília onde o corpo de uma mulher foi encontrado em um matagal. Os Bombeiros foram acionados e realizaram a retirada do corpo que estava em um local de difícil acesso. Testemunhas informaram que o corpo seria extra oficialmente de FABIANA NUNES, 34 anos que estava desaparecida a cerca de uma semana. O local foi isolado para perícia e em seguida o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para a identificação oficial e apurar a causa da morte.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.