ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - segunda-feira - 24 12 2018

-REPRESENTANTE DA NICARÁGUA NÃO SERÁ RECEBIDO NA POSSE DE BOLSONARO

- STJ CONCEDE HABEAS CORPUS A JOÃO RODRIGUES POR PRESCRIÇÃO DE PRAZO

-GRUPO PRESTA APOIO PARA PACIENTES COM CÂNCER NO HOSPITAL REGIONAL

-MUNICÍPIO FECHA NOVEMBRO COM SALDO DE 20 VAGAS COM CARTEIRA ASSINADA

-PREFEITO QUER ACELERAR PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DO AEROPORTO

-ACIDENTE DEIXA QUATRO PESSOAS MORTAS NA BR-163 EM GUARACIABA

-COLISÃO FRONTAL DEIXA CINCO FERIDOS NA BR-163 EM GUARACIABA

O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens com pancadas de chuvas entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e máxima pode chegar a 32 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

A Turquia começou neste domingo a reforçar suas tropas nos dois lados da fronteira com a Síria. O reforço ocorre em meio à retirada dos militares dos Estados Unidos que estão no território sírio, anunciada na semana passada pelo presidente norte-americano, DONALD TRUMP. Mais cedo neste domingo, TRUMP ligou para o presidente turco e ambos concordaram em estabelecer uma retirada "lenta e coordenada" das tropas dos Estados Unidos.A ação diplomática entre os dois países serviria para evitar um "vácuo de poder" na região.

A polícia do Paraguai prendeu neste domingo BISMAG SANTOS FIGUEIREDO, suspeito de integrar o grupo Primeiro Comando da Capital. Segundo o Ministério do Interior paraguaio, há uma ordem de prisão no Brasil contra ele por narcotráfico e por fazer parte da facção. A prisão ocorreu durante um controle da polícia em um bairro da cidade de Capitán Bado. SANTOS foi detido por transgredir supostamente a Lei Migratória. Ele possuía mandato de prisão no Brasil por tráfico de drogas e por pertencer ao PCC.

O balanço de vítimas do tsunami que atingiu a Indonésia no último sábado subiu para 281 mortos e mais de mil feridos. O anuncio foi feito pela Agência Nacional de Gestão de Desastres nesta segunda-feira. O tsunami foi provocado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa, que segundo a agência ainda está em erupção e pode provocar novos tsunamis. Milhares de soldados, policiais, funcionários do governo e voluntários estão trabalhando nas buscas de vítimas nas ilhas de Sumatra e Java.

O futuro ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, informou neste domingo que o Brasil não receberá representantes da Nicarágua na posse do presidente, JAIR BOLSONARO. A posse está marcada para 1º de janeiro, em Brasília. A Nicarágua enfrenta a maior crise política do país desde a Revolução Sandinista, em 1979. Segundo ARAÚJO, a posse de BOLSONARO marcará o início de um governo com postura firme e clara na defesa da liberdade e com esse propósito e frente às violações do regime Ortega contra a liberdade do povo da Nicarágua, nenhum representante desse regime será recebido no evento do dia primeiro de janeiro.

O médium JOÃO TEIXEIRA DE FARIA, mais conhecido por JOÃO DE DEUS, declarou à Polícia Civil que sua renda vem de sete fazendas em Goiás, que ele administra, e rendem 60 mil reais. Ainda no depoimento, ele disse ter várias casas e não sabe quantos carros possui. Durante buscas nos endereços ligados ao médium, a Polícia Civil encontrou 1,6 milhão de reais em espécie, além de pedras que aparentam ser esmeraldas, medicamentos e seis armas de fogo. Boa parte do material apreendido foi encontrada em um porão acessível por um fundo-falso de um armário. A defesa de JOÃO DE DEUS disse que muito do dinheiro encontrado tem a ver com antigas doações. O médium está preso suspeito de abusar de mulheres que o procuravam para tratamentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia. JOÃO DE DEUS nega as acusações.

Criminosos fortemente armados explodiram três bancos e uma agência de crédito na madrugada desta segunda-feira na Vila Abernéssia em Campos do Jordão, São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, a ação começou quando os criminosos invadiram o primeiro banco e explodiram os caixas eletrônicos. Em seguida, eles invadiram as outras agências. O ataque durou cerca de 30 minutos. Após a ação, os criminosos se dividiram e fugiram em carros e para evitar a chegada dos policiais. Eles queimaram ao menos três carros no principal acesso para a cidade. Até o momento a quantia em dinheiro roubada não foi informada e nenhum suspeito foi preso.

O deputado federal JOÃO RODRIGUES do PSD de Santa Catarina conseguiu uma liminar, no último sábado para seguir em liberdade após ser condenado pelo Tribunal Regional Federal a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto por irregularidades em uma licitação na época em que foi prefeito interino de Pinhalzinho, no Oeste do estado. De acordo com a assessoria do parlamentar, ele estava em Brasília para se apresentar à Justiça e iniciar o cumprimento da pena no Complexo da Papuda. JOÃO RODRIGUES foi preso em fevereiro, mas, por meio de um habeas corpus, foi solto em agosto. Em junho, o político foi autorizado a retomar o mandato na Câmara Federal.Na decisão, o Ministro JOÃO OTÁVIO DE NORONHA diz basear-se no Supremo Tribunal Federal para conceder a liminar. Segundo ele, o prazo para prescrição era de oito anos, mas havia sido interrompido na condenação, em 2009.

Desde a saída dos cubanos do programa Mais Médicos, ainda há cidades em Santa Catarina sofrendo por falta de profissionais para atendimento. Os pequenos municípios são os mais atingidos. A decisão do país caribenho de sair do programa federal provocou no estado uma baixa de 260 médicos e nem todos já foram substituídos. Segundo o coordenador do programa, PAULO ORSINI, ao todo, são 28 municípios à espera de novos profissionais. Ele afirma que no momento não existe vaga em aberto, já que todas elas têm pretendentes, mas que é preciso esperar até o dia sete de janeiro pra ver se eles aparecem. ORSINI explica que as vagas foram reabertas para profissionais brasileiros, mas 61 delas no estado continuam sem ninguém.

Cerca de 400 pessoas que integravam o Sistema Fiesc foram desligadas na última semana. A grande maioria eram profissionais em cargos de gerência, coordenadoria e diretoria de unidades regionais de entidades como Sesi e Senai. O enxugamento faz parte de um plano de reestruturação liderado pelo presidente MARIO CEZAR DE AGUIAR. Conforme ele, com a modernização da legislação trabalhista, houve perda de receita para a Fiesc, o que acabou obrigando a federação a se adequar a essa realidade. AGUIAR destaca que uma das metas da nova gestão é recuperar essas receitas de uma maneira espontânea junto às empresas, reforçando a relevância dos serviços prestados à indústria catarinense.

A prefeitura de Paraíso recebeu na última sexta-feira uma escavadeira hidráulica. De acordo com o prefeito VALDECIR CASAGRANDE, a aquisição da máquina é fruto das viagens feitas a Capital Federal juntamente com o vice-prefeito. Os recursos para a compra da escavadeira são de uma emenda no valor de 320 mil reais do senador DARIO BERGER. A contrapartida foi de 36 mil 242 reais. CASAGRANDE disse que o equipamento será incorporado a frota da secretaria de Obras e será usado nos trabalhos de infraestrutura realizados na cidade e no interior.

O comércio de São Miguel do Oeste projeta um grande número de consumidores nas lojas nas últimas horas antes do Natal. As empresas da cidade ficarão abertas até as cinco da tarde nesta segunda-feira. De acordo com a presidente da CDL, SOLANI BALBINOT, muita gente costuma deixar o presente para a última hora. Ela disse que o movimento foi bom no sábado especial. SOLANI destacou ainda que a campanha de prêmios com o sorteio de mais de 40 vale compras também tem estimulando as venda de Natal.

A Secretaria Municipal de Agricultura e a Epagri de São Miguel do Oeste, realizaram na última semana uma reunião de avaliação com as famílias do segundo grupo da Feira Itinerante. O encontro, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, serviu para analisar quais são os pontos fortes da Feira e o que pode ser adaptado para melhorar ainda mais o serviço. Durante o evento, o secretário de Agricultura, RENATO ROMANCINI destacou a importância das famílias trabalharem unidas para crescerem juntas. Ele lembrou que a feira Itinerante é mais uma ação do programa Novo Rural que é voltado para novas fontes de renda para as famílias que vivem no campo.

A Feira Itinerante deu certo e teve um duplo resultado positivo, tanto para os agricultores quanto para a população da cidade. O comentário é do secretário de Agricultura, RENATO ROMANCINI. De acordo com ele, a feira é mais uma alternativa de renda para as famílias do campo. Ao mesmo tempo, a iniciativa leva produtos de qualidade, cultivados e produzidos pelos agricultores para mais perto da população do centro e bairros da cidade. ROMANCINI disse que os agricultores que vendem na feira itinerantes foram organizados pela prefeitura e Epagri e todos os produtos estão dentro das normas de sanidade.

O município de São Miguel do Oeste tem dois grupos de Feira Itinerante. O primeiro leva os produtos todos os sábados à Praça Belermino Annoni. Além disso, a venda também ocorre de forma intercalada nos bairros Salete, Estrela e Agostini. O segundo grupo de feirantes atende todo sábado na Praça Walnir Bottaro Daniel e também nos bairros São Sebastião, São Jorge, Sagrado Coração de Jesus e no Jardim Peperi. Nas praças, o horário da Feira é das oito da manhã a uma da tarde. Nos bairros, das oito as 11 e meia. Nas tardes de sábado, a venda ocorre das três as seis da tarde.

O novo secretário de Educação vai priorizar a gestão da pasta e deixar as questões pedagógicas para a equipe de especialistas do município. PAULO RICARDO DRUMM vai assumir a secretaria a partir de primeiro de janeiro no lugar de ROSANI PELISSARI. A professora pediu afastamento por motivos particulares. DRUMM é o atual secretário de gestão de pessoas e tem formação em Direito. Mesmo não sendo da área de Educação, ele acredita que não terá problemas na nova função. O futuro secretário disse que foi escolhido pelo prefeito WILSON TREVISAN com o objetivo de fazer a gestão da secretaria e que a parte pedagógica vai continuar como está.

A equipe de diretores da parte pedagógica da secretaria de Educação não deve sofrer mudanças com a troca no comando da pasta. A garantia é do futuro secretário, PAULO RICARDO DRUMM. Ele disse que deve promover algumas mudanças no setor burocrático da secretaria. DRUMM comentou que a secretária ROSANI PELISSARI fez um bom trabalho na área, inclusive com a aquisição de materiais e apostilas que alavancaram a qualidade do ensino municipal. Ele citou que vai acompanhar a parte pedagógica, mas não deve promover intervenções ou alterações significativas nessa área.

As creches municipais respeitam o limite de alunos por metro quadrado, diferentemente do que foi alegado pelo Ministério Público na ação civil pública movida contra o município. O futuro secretário da Educação, PAULO RICADRO DRUMM disse que acompanhou o processo de adequação das vagas e houve a conferencia de todas as salas de aula que receberam cinco crianças a mais. Ele afirmou que não há superlotação e os alunos são muito bem cuidados nas creches. DRUMM reforçou que a ampliação do número de crianças por turma ocorreu depois de um estudo da legislação e as salas que receberam mais crianças também tiveram a contratação de um professor a mais.

O Hospital Regional de São Miguel do Oeste iniciou na última semana as atividades do Grupo de Apoio Onco Mais Vida. A ação é voltada para os pacientes que estão em tratamento quimioterápico. A principal atividade do projeto é o encontro mensal com os pacientes e familiares de pessoas em tratamento de câncer no hospital. A reunião contem músicas, comidas saudáveis e o repasse de informações sobre temas apontados pelos próprios pacientes. Atualmente, 27 pessoas estão fazendo sessões de quimioterapia no Hospital Regional.

O Grupo de Apoio Onco Mais Vida foi criado com o objetivo de integrar, informar sobre o dia a dia e repassar informações para superar os desafios do tratamento de câncer. A afirmação é da gerente de enfermagem, MARCIA DREHER. De acordo com ela, o diagnóstico da doença ainda tem um impacto muito grande sobre pacientes e familiares mais próximos. Ela explicou que o grupo é formado por uma equipe multiprofissional que vai dar suporte médico e psicológico para as famílias que enfrentam casos de câncer. O tema do primeiro encontro foi alimentação saudável e alimentos indicados para os portadores da doença.

O trabalho do grupo de apoio Onco Mais Vida atua para fortalecer os pacientes que vão enfrentar o câncer. De acordo com a gerente de enfermagem, MARCIA DREHER, o suporte prestado pela equipe do Grupo é fundamental, tanto para pacientes quanto para familiares. Esclarecer dúvidas e dar apoio pode ter um papel central no enfrentamento da doença.

A Ameosc é um canal importante para fortalecer os municípios e a região extremo-oeste. A declaração é do prefeito de São Miguel do Oeste e presidente eleito da entidade, WILSON TREVISAN. Ele foi escolhido para comandar a associação em 2019 na assembleia geral dos prefeitos na última semana. Em entrevista para a Peperi, TREVISAN disse que pretende executar o plano de trabalho que foi elaborado no primeiro do atual mandato dos prefeitos. Uma das primeiras ações da nova diretoria será uma audiência com o novo governador. TREVISAN disse que vai pedir a CARLOS MOISES DA SILVA que trate os municípios da mesma forma, sem distinção partidária para que a região possa ser atendida igualitariamente.

A nova diretoria da Ameosc também pretende mudar a forma de apresentar os pedidos dos municípios para o governo federal. De acordo com o presidente eleito da entidade, WILSON TREVISAN, as reivindicações serão protocoladas em nome dos 19 prefeitos. Ele disse que os pedidos coletivos tem mais força do que requerimentos individualizados das prefeituras. TREVISAN citou que a região ganha força quando vários prefeitos se reúnem e discutem as necessidades do extremo-oeste com ministros ou outras autoridades federais. Além disso, a nova diretoria vai pedir a Fecam que descentralize os cursos e qualificações para reduzir os custos das prefeituras.

O projeto de lei que autoriza a prefeitura de São Miguel do Oeste a repassar a gestão do aeroporto Helio Wassun para o Conder da Ameosc deve ser protocolada na câmara de vereadores no início do ano. O prefeito WILSON TREVISAN confirmou em entrevista para a Peperi que vai entregar o projeto pessoalmente na sessão de abertura do ano legislativo de 2019. Ele afirmou que como presidente da Ameosc pretende agilizar esse processo. Na visão de TREVISAN, a regionalização do aeroporto é o melhor caminho para a instalação de uma linha aérea entre São Miguel do Oeste e Florianópolis e outras capitais do pais.

São Miguel do Oeste fechou o mês de novembro com mais um saldo positivo na geração de emprego formal. O mês teve 20 postos de trabalhos criados na cidade. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, foram 412 trabalhadores contratados e 392 demitidos no mês passado. O comércio teve o melhor desempenho, com saldo de 34 vagas. Já o setor de serviços teve 22 contratações a mais do que demissões. O dado negativo foi a indústria que fechou 29 postos de trabalho em novembro. Na região, o saldo positivo foi de 168 vagas abertas.

O município teve 369 postos de trabalho criados nos 11 primeiros meses de 2018. O número é a diferença entre as admissões e demissões com carteira assinada entre janeiro e novembro. O setor de serviços foi o que mais contribui para esse resultado com um saldo de 197 vagas. O comércio teve 85 contratações a mais do que demissões. Já a indústria teve 35 vagas abertas entre janeiro e novembro. Na região, o número geral é ainda melhor: mil 948 contratações a mais do que o total de desligamentos.

Um homem foi detido neste final de semana depois de tentar subornar um policial militar em Guaraciaba. O fato aconteceu por volta das oito horas da noite de sexta-feira na linha Ouro Verde em Guaraciaba. A guarnição da PM fazia rondas pelo interior quando um motociclista que estava trafegando sem capacete. Em consulta a central de emergência de São Miguel do Oeste, os PMs constaram que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação e a motocicleta estava com o licenciamento vencido. Durante a ocorrência, um familiar do condutor se aproximou dos policiais e pediu para "aliviar " a situação. Ele ofereceu 50 reais para os policiais liberarem o motociclista. O homem foi preso por corrupção ativa e levado paradelegacia.

A Polícia está nas buscas LEANDRO CORRÊA ARRUDA, de 36 anos. Ele é foragido da Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. Informações extraoficiais apontam que o detento teria embarcado em um Celta de cor prata na Avenida Salgado Filho, nas proximidades de uma indústria de confecções e não foi mais avistado. No momento da fuga ele estaria prestando serviços externos. O homem foi preso em janeiro de 2018 em Iporã do Oeste por envolvimento em um esquema de tráfico de drogas. O fugitivo é natural de Tenente Portela e há suspeitas de que ele possa ter deslocado ao estado gaúcho. Familiares do homem residiam até alguns meses em Iporã do Oeste, mas deixaram a cidade com destino ao estado vizinho.

Uma ação rápida a Policia Militar recuperou uma motocicleta furtada na noite deste domingo em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, uma guarnição, em rondas pela região central da cidade, quando foi abordada por um homem, o qual informou que sua motocicleta, uma Honda CG 150, de cor preta, havia sido furtada nas imediações da Gruta. Diante das informações e com a apoio da Central Regional de Emergências, em análise das câmeras de vídeo monitoramento, foi identificado um homem empurrando a motocicleta. Em menos de 30 minutos, em um terreno baldio na Rua Rui Barbosa, foi encontrada a motocicleta, em meio a uma vegetação.Após os procedimentos a mesma foi entregue ao proprietário.

Uma colisão deixou cinco feridos na BR-163. O acidente aconteceu na noite do último sábado próximo à Linha Daltro Filho, entre os municípios de Guaraciaba e São José do Cedro. A colisão envolveu uma Brasília de Romelândia e uma Belina de Guaraciaba. Os bombeiros de Guaraciaba, São José do Cedro e de São Miguel do Oeste foram chamados para atendimento das vítimas. Quatro delas, incluindo uma criança de nove meses foram encaminhadas ao Hospital São Lucas de Guaraciaba. Uma vítima que apresentava ferimentos mais graves foi conduzida ao Hospital Regional. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local fazendo levantamento da ocorrência. O trânsito ficou bloqueado no trecho, próximo ao trevo que dá acesso ao município de Anchieta. Houve formação de filas no local.

Um grave acidente na manhã deste domingo acabou tirando a vida de quatro pessoas. A colisão frontal ocorreu na Linha Guataparema em Guaraciaba e envolveu um Línea de Guarujá do Sul e um Prisma do Mato Grosso. O carro de Guarujá do Sul era ocupado apenas pela motorista, INÊS CAVALHEIRO MARTINS de 47 anos que morreu na hora. Já no automóvel do Mato Grosso havia três ocupantes, LUIZ PEREIRA, de 47 anos, IVANI DE LIMA, de 49 anos, e o filho LUIZ HENRIQUE DE LIMA PEREIRA, de 14 anos. Todos foram a óbito. Devido ao impacto da batida, as vítimas ficaram presas nas ferragens e um dos veículos foi parar na margem da rodovia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.