ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 24/12/18

O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens com pancadas de chuvas entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e máxima pode chegar a 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 centavos para venda.

A Turquia começou neste domingo a reforçar suas tropas nos dois lados da fronteira com a Síria. O reforço ocorre em meio à retirada dos militares dos Estados Unidos que estão no território sírio, anunciada na semana passada pelo presidente norte-americano, DONALD TRUMP. Mais cedo neste domingo, TRUMP ligou para o presidente turco e ambos concordaram em estabelecer uma retirada "lenta e coordenada" das tropas dos Estados Unidos.A ação diplomática entre os dois países serviria para evitar um "vácuo de poder" na região.

A polícia do Paraguai prendeu neste domingo BISMAG SANTOS FIGUEIREDO, suspeito de integrar o grupo Primeiro Comando da Capital. Segundo o Ministério do Interior paraguaio, há uma ordem de prisão no Brasil contra ele por narcotráfico e por fazer parte da facção. A prisão ocorreu durante um controle da polícia em um bairro da cidade de Capitán Bado. SANTOS foi detido por transgredir supostamente a Lei Migratória. Ele possuía mandato de prisão no Brasil por tráfico de drogas e por pertencer ao PCC.

Twitter Ads info and privacy

O balanço de vítimas do tsunami que atingiu a Indonésia no último sábado subiu para 281 mortos e mais de mil feridos. O anuncio foi feito pela Agência Nacional de Gestão de Desastres nesta segunda-feira. O tsunami foi provocado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa, que segundo a agência ainda está em erupção e pode provocar novos tsunamis. Milhares de soldados, policiais, funcionários do governo e voluntários estão trabalhando nas buscas de vítimas nas ilhas de Sumatra e Java.

O futuro ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, informou neste domingo que o Brasil não receberá representantes da Nicarágua na posse do presidente, JAIR BOLSONARO. A posse está marcada para 1º de janeiro, em Brasília. A Nicarágua enfrenta a maior crise política do país desde a Revolução Sandinista, em 1979. Segundo ARAÚJO, a posse de BOLSONARO marcará o início de um governo com postura firme e clara na defesa da liberdade e com esse propósito e frente às violações do regime Ortega contra a liberdade do povo da Nicarágua, nenhum representante desse regime será recebido no evento do dia primeiro de janeiro.

O médium JOÃO TEIXEIRA DE FARIA, mais conhecido por JOÃO DE DEUS, declarou à Polícia Civil que sua renda vem de sete fazendas em Goiás, que ele administra, e rendem 60 mil reais. Ainda no depoimento, ele disse ter várias casas e não sabe quantos carros possui. Durante buscas nos endereços ligados ao médium, a Polícia Civil encontrou 1,6 milhão de reais em espécie, além de pedras que aparentam ser esmeraldas, medicamentos e seis armas de fogo. Boa parte do material apreendido foi encontrada em um porão acessível por um fundo-falso de um armário. A defesa de JOÃO DE DEUS disse que muito do dinheiro encontrado tem a ver com antigas doações. O médium está preso suspeito de abusar de mulheres que o procuravam para tratamentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia. JOÃO DE DEUS nega as acusações.

Criminosos fortemente armados explodiram três bancos e uma agência de crédito na madrugada desta segunda-feira na Vila Abernéssia em Campos do Jordão, São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, a ação começou quando os criminosos invadiram o primeiro banco e explodiram os caixas eletrônicos. Em seguida, eles invadiram as outras agências. O ataque durou cerca de 30 minutos. Após a ação, os criminosos se dividiram e fugiram em carros e para evitar a chegada dos policiais. Eles queimaram ao menos três carros no principal acesso para a cidade. Até o momento a quantia em dinheiro roubada não foi informada e nenhum suspeito foi preso.

O deputado federal JOÃO RODRIGUES do PSD de Santa Catarina conseguiu uma liminar, no último sábado para seguir em liberdade após ser condenado pelo Tribunal Regional Federal a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto por irregularidades em uma licitação na época em que foi prefeito interino de Pinhalzinho, no Oeste do estado. De acordo com a assessoria do parlamentar, ele estava em Brasília para se apresentar à Justiça e iniciar o cumprimento da pena no Complexo da Papuda. JOÃO RODRIGUES foi preso em fevereiro, mas, por meio de um habeas corpus, foi solto em agosto. Em junho, o político foi autorizado a retomar o mandato na Câmara Federal.Na decisão, o Ministro JOÃO OTÁVIO DE NORONHA diz basear-se no Supremo Tribunal Federal para conceder a liminar. Segundo ele, o prazo para prescrição era de oito anos, mas havia sido interrompido na condenação, em 2009.

Desde a saída dos cubanos do programa Mais Médicos, ainda há cidades em Santa Catarina sofrendo por falta de profissionais para atendimento. Os pequenos municípios são os mais atingidos. A decisão do país caribenho de sair do programa federal provocou no estado uma baixa de 260 médicos e nem todos já foram substituídos. Segundo o coordenador do programa, PAULO ORSINI, ao todo, são 28 municípios à espera de novos profissionais. Ele afirma que no momento não existe vaga em aberto, já que todas elas têm pretendentes, mas que é preciso esperar até o dia sete de janeiro pra ver se eles aparecem. ORSINI explica que as vagas foram reabertas para profissionais brasileiros, mas 61 delas no estado continuam sem ninguém.

Cerca de 400 pessoas que integravam o Sistema Fiesc foram desligadas na última semana. A grande maioria eram profissionais em cargos de gerência, coordenadoria e diretoria de unidades regionais de entidades como Sesi e Senai. O enxugamento faz parte de um plano de reestruturação liderado pelo presidente MARIO CEZAR DE AGUIAR. Conforme ele, com a modernização da legislação trabalhista, houve perda de receita para a Fiesc, o que acabou obrigando a federação a se adequar a essa realidade. AGUIAR destaca que uma das metas da nova gestão é recuperar essas receitas de uma maneira espontânea junto às empresas, reforçando a relevância dos serviços prestados à indústria catarinense.

Feliz Natal Com A Rádio Atalaia. A programação especial está sendo elaborada para ir ao ar amanhã, o dia todo. Das 5 e meia da manhã as 23 horas, os comunicadores irão rodar músicas apropriadas ao Dia De Natal, com destaque para as mensagens das empresas, entidades representativas de classe, autoridades e lideranças. Feliz Natal Com A Rádio Atalaia tem como grande objetivo repassar aos nossos ouvintes a consciência do verdadeiro sentido da data: o nascimento de JESUS CRISTO.

Moradora da Avenida Getúlio Vargas faz trabalho voluntário na praça da igreja matriz. ADELINA PALUDO, que mora em frente à praça, relata que, inconformada com a sujeira, resolveu tomar a iniciativa na véspera do Natal. Acrescenta que não iria se sentir bem chegar uma data tão importante, com a praça precisando de cuidados. ADELINA com 85 anos, começou a limpeza as 7 da manhã e pretende terminar o serviço até a tarde. Segundo ela, essa é a segunda vez que, chegando o Natal, resolve fazer a limpeza na praça da matriz, por conta própria.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus tem programação especial para véspera e dia de natal. Segundo o pároco CILDO ROCHEMBACH de Campo Erê, os três municípios sede serão atendidos com missa hoje, ás 20 horas. A paróquia conta hoje com três padres, por isso será possível atendê-los no mesmo dia e horário. A celebração de véspera de natal ocorre em Campo Erê, na Igreja Matriz, em São Bernardino e em Saltinho. Toda população está convidada a participar e renovar seus votos de fé.

Padre chama atenção para o verdadeiro sentido do natal. CILDO, observa que é preciso dar maior atenção para importância do natal. A sociedade atual vive uma grande valorização de festas sociais, confraternização, reunião de famílias e troca de presente, esquecendo de homenagear quem merece, que é Jesus Cristo. Assim como todos fazem aniversário e comemoram, natal é tempo de vida, e de celebrar o nascimento do menino Jesus, diz o padre, e não apenas ter o lado do papai Noel e dos presentes

Igreja quer que o natal renasça no coração das pessoas. É para isso que os padres e toda a igreja trabalha, afirma o padre da Paróquia Coração de Jesus, CILDO ROCHEMABCH. Para isso, nesta época do ano a igreja tem muitas celebrações. O pároco lembra que além da missa de hoje à noite, às 20 horas, com encenação do natal, amanhã às 9 horas da manhã terá missa na Igreja Matriz.

O atendimento do Conselho Tutelar nesse período de feriados. HÉLIO DOS SANTOS, que preside a entidade em São Bernardino, informa que amanhã haverá plantão e quarta-feira serão retomados os trabalhos, normalmente. Dia 31 atendimento até meio-dia e a tarde somente plantão. As atividades serão retomadas dia 2 de janeiro. O telefone para emergência é 9 9812 7923. A cidade tem 4 conselheiros e está em andamento processo para contratação de uma quinta-pessoa para fechar o quadro.

Conselho Tutelar deve ser acionado em casos de maus tratos e abandono. De acordo com HÉLIO DOS SANTOS, é comum nessa época do ano pais saírem para bailes e festas e deixarem os filhos pequenos sozinhos em casa. O conselheiro de São Bernardino relata caso de deixarem sozinhos até bebês. Uma pessoa que vai fazer uma denúncia ao Conselho ou mesmo a polícia não precisa se identificar.

Existem casos de separação de casal em que os filhos são espancados ou maltratados como forma de descarregar os problemas de um dos adultos. Conforme HÉLIO DOS SANTOS, casos assim são levados ao conhecimento do Conselho, que aciona a polícia Civil, que, por sua vez, remete ao fórum.

Operação Esteja Presente Neste Natal 2018 está sendo feita pela Polícia Rodoviária. Através do Comando de Policiamento Rodoviário, por meio dos seus 24 Postos Rodoviários articulados em todo território catarinense, a Polícia Rodoviária desencadeou desde sexta-feira, a Operação Esteja Presente Neste Natal, que se estenderá até às 08 horas de quarta-feira. A finalidade segundo o subtenente ANDRÉ DOS SANTOS, é proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais catarinenses durante o período.

Operação de Natal envolve todos os postos rodoviários do Comando de Policiamento Rodoviário. Conforme ANDRÉ, a ideia não é apenas as multas diante das irregularidades, mas sim desenvolver uma política de conscientização dos usuários, no sentido de prevenir ao máximo, a ocorrência de acidentes de trânsito, bem como possíveis infrações. A recomendação aos motoristas nestes dias, é que não dirijam após ingerir bebidas alcoólicas, utilizem o cinto de segurança, respeitem os limites de velocidade, bem como as regras gerais de circulação de trânsito.

Risco de acidentes aumenta nos períodos de feriados prolongados. os dados, segundo o subtenente ANDRÉ DOS SANTOS, são estatísticas da Polícia. Esse risco é maior devido ao aumento do volume de tráfego. Muitos deles, observa o subtenente, são motivados pela falta de atenção, e principalmente pelo descumprimento da regulamentação de trânsito por parte dos usuários que trafegam nas rodovias. Na Operação “Esteja Presente Neste Natal” do ano passado, aconteceram 92 acidentes, sendo 38, com vítimas e 54 sem vítimas; foram 146 veículos envolvidos, causando ferimentos em 76 pessoas, com 10 mortes.

Alguns cuidados são fundamentais antes de pegar a estrada. O subtenente ANDRÉ DOS SANTOS, da Polícia Militar Rodoviária Estadual, posto 17 de São Lourenço do Oeste, recomenda que os condutores verifiquem as condições do veículo, como: parte mecânica, freios, sistema iluminação e pneus; é preciso ainda, para evitar situações desagradáveis pelo caminho, verificar os documentos de porte obrigatório; motorista e passageiros, todos devem utilizar o cinto de segurança; crianças devem estar nos dispositivos de segurança, conforme a idade.

É obrigatório o uso do farol baixo, mesmo durante o dia. O subtenente ANDRÉ DOS SANTOS, relata que, muitos motoristas ainda trafegam pelas rodovias com ao faróis desligados, porém, alerta que isso pode gerar multas. Outra dica é só ultrapassar em locais permitidos e com segurança e manter a velocidade permitida por cada rodovia. Aos motoristas muita atenção e cuidado, principalmente no período noturno, quando transitarem por rodovias onde há trechos com grande movimento de pessoas circulando sobre os acostamentos, como também o trânsito de bicicletas e motos.

Grave acidente envolve três veículos e deixa um ferido. A colisão ocorreu na madrugada de ontem, e envolveu três veículos, na Rua Rio de Janeiro, bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 4h15. Envolveram-se um Logan de Chapecó, um Gol de São Lourenço do Oeste e um Citroen C3, placas de São Lourenço do Oeste. Quando a guarnição chegou atendeu um jovem de 19 anos, que disse ser carona do Logan. Ele tinha ferimento corto contuso na região do supercílio. Os condutores e caronas dos outros veículos envolvidos não estavam mais no local do acidente.

Briga em evento deixa pelo menos quatro pessoas feridas. A Polícia Militar de Campo Erê, foi chamada por volta das 03 horas e 30 minutos da madrugada de ontem, para atender a uma ocorrência de briga no Tênis Clube, no centro de Campo Erê. No local, acontecia um baile de formatura, onde alguns homens teriam entrado com facões desferindo vários golpes contra os seguranças. Ao chegar no local, a PM, constatou que um dos seguranças apresentava um profundo corte no braço, e o outro com alguns cortes em ambos os braços. Uma terceira vítima também do sexo masculino, foi encontrado caído no chão todo ensanguentado.

Alguns homens teriam sido retirados de dentro do evento momentos antes da briga. Segundo relato colhido pelas vítimas e testemunhas, alguns homens, já haviam arrumado confusão e foram colocados para fora pelos seguranças. Minutos depois, acompanhados de pelo menos mais três homens, tentaram invadir o estabelecimento com vários fações desferindo golpes, que deixaram os três feridos. As vítimas receberam os primeiros atendimentos pelos brigadistas particulares do Tênis Clube, e depois pela guarnição do Corpo de Bombeiros, e levados ao hospital Santo Antônio.

Enquanto a Guarnição Policial Militar estava no hospital para fazer o boletim recebeu um novo chamado. Segundo a PM, um homem relatou que logo depois da briga generalizada teria pegado seu veículo e no deslocamento para sua casa na Rua Osvaldo Dário Daligna esquina com Avenida Bandeirante, um veículo parati de cor escura, colidiu atrás do seu. Ao sair para conferir o estrago, o condutor veio em sua direção com um pedaço de madeira acertando em sua cabeça, causando ferimento. O homem teria ainda golpeado seu carro, quebrando faróis e uma sinaleira.

Menor de idade envolvido em briga é identificado pela Polícia. A guarnição, qualificou os envolvidos, sendo um dos autores menor de idade. Foi comunicado o fato a seus pais, que compareceram no hospital. Em seguida foram realizadas diversas rondas nas proximidades dos fatos com o intuito de encontrar os demais envolvidos, porém nenhum foi localizado.

Acidente deixa quatro mortos na BR-163 em Guaraciaba. Um gravíssimo acidente na manhã de ontem, ocorreu na altura da Linha Guataparema, em Guaraciaba, por volta das 7h. A colisão frontal envolveu um Línea de Guarujá do Sul e um Prisma emplacado no Mato Grosso. O carro de Guarujá era ocupado apenas pela motorista, que morreu no local. Já o automóvel do Mato Grosso tinha três ocupantes que também foram a óbito. Devido ao impacto da batida, as vítimas ficaram presas nas ferragens e um dos veículos foi parar na margem da rodovia.

O trânsito ficou bloqueado no trecho entre São José do Cedro e Guaraciaba nas duas pistas. A PRF está no local para levantamentos e controle do trânsito e pede cautela aos demais condutores. IML identificou os três ocupantes do carro do Mato Grosso que morreram no local da colisão. As vítimas são: LUIZ PEREIRA, de 47 anos, IVANI DE LIMA DE 40 ANOS, além do filho do casal, LUIZ HENRIQUE LIMA PEREIRA, de 14 anos. A condutora do Linea de Guarujá do Sul, de 47 anos, que também morreu no acidente, foi identificada como INÊS MARTINS. Ela era professora atualmente e há dois anos esteve á frente da educação de Guarujá Sul, atuando como secretária municipal da pasta.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.