-QUINTA TURMA VOTA PARA MANTER PRISÃO PREVENTIVA DE BOLSONARO
-MAIS DE UM TERÇO DO VAREJO DE SC PRETENDE CONTRATAR TEMPORÁRIOS PARA O NATAL
-PROGRAMA NOVOS CAMINHOS FORMA TURMA COM 32 JOVENS NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA
-CCO DA FAISMO CONFIRMA PÚBLICO DE 125 MIL PESSOAS NOS CINCO DIAS DA FEIRA
-DANIEL DE SOUZA DEFENDE PROFISSIONALIZAÇAO DA FAISMO PARA AS PRÓXIMAS EDIÇÕES
-HOMEM É PRESO POR AMEAÇAR EX-COMPANHEIRA E DIRIGIR EMBRIAGADO
-PM APREENDE CARRO COM CARGA IRREGULAR DE VINHOS DA ARGENTINA
A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 15 graus. A máxima pode chegar a 25 graus.
Cinquenta dos 303 alunos sequestrados de uma escola católica no estado de Níger, no centro-norte da Nigéria, escaparam do cativeiro e já estão com suas famílias. Os alunos, com idades entre 10 e 18 anos, fugiram individualmente entre sexta-feira e sábado. No domingo, o PAPA LEÃO 14 pediu a libertação imediata dos alunos e funcionários que ainda permanecem na escola. Um total de 253 crianças em idade escolar e 12 professores ainda estão sendo mantidos em cativeiro pelos sequestradores. Nenhum grupo reivindicou a autoria dos sequestros e as autoridades nigerianas não divulgaram nenhuma atualização sobre os esforços de resgate.
Os Estados Unidos e diversos líderes europeus envolvidos em negociações em Genebra pelo fim da guerra na Ucrânia citaram progresso nas tratativas, porém deixaram a cidade suíça sem um acordo para finalizar o conflito.
O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, celebrou que "passos importantes" foram dados em uma cúpula com autoridades dos Estados Unidos neste fim de semana e disse ter sido possível discutir "pontos extremamente delicados", porém afirmou que ainda há muito por fazer para acabar com a guerra. ZELENSKY afirmou em discurso por videoconferência ao parlamento da Suécia nesta segunda-feira que este é “um momento crítico” e que ceder territórios é o principal problema atualmente. A Rússia exige anexar a região de Donbass, ao leste da Ucrânia e que inclui os estados de Donetsk e Luhansk, para encerrar a guerra.
Em uma escalada das tensões entre Estados Unidos e Venezuela, o governo de DONALD TRUMP pretende incluir nesta segunda-feira o regime do presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, na lista de organizações terroristas designados pelos Estados Unidos. A classificação, segundo Trump, daria aos Estados Unidos o poder de atacar alvos ligados a MADURO em território venezuelano. O presidente norte-americano já disse que não deve fazer isso, mas também afirmou que "todas as opções" estão sobre a mesa. Para o governo norte-americano, NICOLÁS MADURO é o chefe de uma organização criminosa chamada Cartel de los Soles, um poderoso grupo que atua no tráfico de drogas da América do Sul para os Estados Unidos.
Os economistas do mercado financeiro reduziram as estimativas de inflação para os anos de 2025 e de 2026. As projeções fazem parte do boletim "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, com base em pesquisa realizada com mais de 100 instituições financeiras na última semana. Para 2025, a projeção recuou de quatro vírgula 46 por cento para quatro virgula 45. A projeção do mercado para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2025 permaneceu estável em dois vírgula 16 por cento. Para o fechamento de 2025, a projeção permanece em 15 por cento ao ano, atual nível da taxa básica de juros.
Em sessão plenária que se estendeu por toda a tarde de sábado, os representantes dos países presentes em Belém aprovaram o texto político final intitulado “Decisão do Mutirão” da COP30, a Conferência do Clima da ONU, e dezenas de outros documentos discutidos ao longo das duas semanas anteriores como parte da agenda oficial do evento. A Decisão do Mutirão aborda quatro temas sensíveis que não entraram na agenda oficial de discussão: financiamento climático, a ambição das metas nacionais de descarbonização, maior transparência nos relatórios sobre emissões de gases e medidas unilaterais de comércio com base em critérios ambientais. Ficou de fora da Decisão do Mutirão ideia lançada pelo governo brasileiro de se construir um plano para o fim gradual do uso de combustíveis fósseis.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem dois votos para manter a prisão preventiva do ex-presidente JAIR BOLSONARO. O caso é analisado em plenário virtual, modelo no qual não há discussão entre os ministros, e se estenderá até as 20 horas para registro de votos. Até o momento, se manifestaram os ministros ALEXANDRE DE MORAES e FLÁVIO DINO. Ainda faltam os votos de CÁRMEN LÚCIA e CRISTIANO ZANIN. Com a saída de LUIZ FUX, única voz dissonante do colegiado, a decisão de manter BOLSONARO preso tende a ser unânime. Segundo o ministro ALEXANDRE DE MORAES, BOLSONARO é "reiterante" no descumprimento de medidas cautelares e violou de forma "dolosa e conscientemente" a tornozeleira eletrônica.
A Polícia Civil contabiliza nove feminicídios cometidos ao longo do mês de novembro em Santa Catarina. O total de mortes faz deste mês o mais violento do ano na comparação com dados do Observatório de Violência contra a Mulher, que tem informações atualizadas até outubro. Antes, os meses mais violentos eram fevereiro, julho e setembro, com cinco mortes em cada período. De acordo com o Observatório de Violência contra a Mulher, já são 38 feminicídios confirmados até outubro de 2025. A projeção da Polícia Civil catarinense é de que o número de feminicídios no estado aumente neste ano na comparação com o ano passado.
Um levantamento realizado pela Fecomércio de Santa Catarina revela que 35 vírgula oito por cento das empresas varejistas pretendem contratar funcionários temporários para suprir a demanda extra do Natal e da temporada de verão no estado. Dentro desse grupo, 77 por cento dos empresários afirmam haver possibilidade de efetivação desses trabalhadores. Ainda segundo a pesquisa, as empresas do setor terciário planejam contratar, em média, quatro funcionários temporários, com contratos de trabalho que variam de 3 a 5 meses. De acordo com o presidente da Fecomércio, HÉLIO DAGNONI, o setor que mais deve contratar esse tipo de mão de obra é o de hotéis e pousadas, com média de 13 funcionários extras. Na sequência aparece o segmento de supermercados e mercados, com média de 11 contratações.
Nos últimos anos, a Secretaria de Estado da Saude registrou um aumento nos casos por doença meningocócicameningite em Santa Catarina. Até outubro de 2025, foram confirmados 36 casos da enfermidade no estado. De acordo com relatório recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a doença tem apresentado oscilações. Em 2021, foram registrados 14 casos; em 2022, o número subiu para 26; em 2023, chegou a 30; e, em 2024, Santa Catarina contabilizou 28 ocorrências. O aumento no número de óbitos também foi notificado: em 2024 foram registrados três, enquanto em 2025 o número subiu para sete. A faixa etária mais acometida é a de 30 a 39 anos com 27 por cento dos casos.
Lançado em outubro, o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher deu início às atividades levando a Unidade Móvel Saúde da Mulher no município de Dionísio Cerqueira. A carreta foi instalada em pontos estratégicos para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e ampliar a oferta de exames no sistema público. Com mamógrafo, aparelho de ultrassom e equipe multiprofissional, as estruturas atenderam mulheres que aguardavam na fila do Sistema de Regulação do Governo do Estado. Em Dionísio Cerqueira, houve mil e 98 marcações para mamografia e 469 para ultrassonografia bilateral. Nesta semana, uma unidade seguirá Palmitos.
Termina hoje o prazo de inscrições das empresas para a Campanha Natal de Oportunidades. A informação é da Secretária da Pasta, CINTHIA BORSATTO. Ela explica que a iniciativa visa o fortalecimento do comércio local durante o mês de dezembro, com a realização de descontos expressivos, horários diferenciados, além da padronização e identificação dos comércios que pretendem participar da Campanha que será realizada de 01 a 24 de dezembro. As empresas que desejam participar terão até o final do dia para confirmar a participação na iniciativa. Poderão participar empresas de qualquer ramo de atividade. Ela disse que o programa tem por objetivo movimentar o comércio local, por meio de ações promocionais e descontos oferecidos pelas empresas credenciadas.
A Secretaria de Agricultura alertou os produtores rurais sobre o prazo final para utilização dos créditos do Programa de Incentivo Econômico, Bônus Fiscal Agrícola. Os valores, liberados desde 13 de outubro, devem ser utilizados até o dia 30 de novembro. Após essa data, os créditos expiram e não estarão mais disponíveis. A Secretaria informa que não há mais prazo para solicitar a emissão de novos cartões. No entanto, alguns produtores ainda não retiraram o cartão que já está disponível na Secretaria de Agricultura. Esses beneficiários precisam retirar o cartão com urgência para garantir o uso dos valores dentro do prazo.
O Programa Novos Caminhos realiza, na próxima quarta-feira, a formatura de 32 jovens que vivem em serviços de acolhimento do Extremo-Oeste. A cerimônia marca a conclusão de mais uma etapa de formação cidadã e profissional, resultado de uma iniciativa que envolve a Fiesc e a Justiça de Santa Catarina. Durante o evento, também serão entregues os certificados de Empresa Amiga, destinados às organizações que apoiam os serviços de acolhimento com ações e doações, e de Empresa Cidadã, voltados às empresas que oferecem oportunidades de emprego, estágio ou aprendizagem aos jovens do programa. Pessoas voluntárias que contribuem com oficinas, atividades formativas e apoio contínuo também serão homenageadas.
Criado para garantir saúde, educação e formação profissional a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, o Programa Novos Caminhos atende pessoas que vivem temporariamente em serviços de acolhimento, encaminhadas pela Justiça em razão de medidas protetivas. De acordo com o vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST, muitos enfrentaram situações como violência doméstica, perda dos pais ou abandono e encontram no programa uma possibilidade concreta de reconstrução. O Programa oferece acompanhamento educativo, cursos de qualificação, apoio socioemocional e inserção no mercado de trabalho, preparando os jovens para a autonomia ao atingirem a maioridade. Como, ao completar 18 anos, eles precisam deixar o acolhimento institucional, a formação profissional e o acesso ao emprego se tornam essenciais para garantir condições dignas de vida.
Em 12 anos de atuação, o Novos Caminhos já atendeu nove mil e 200 crianças, adolescentes e jovens em Santa Catarina. O programa viabilizou 16 mil e 500 matrículas em educação básica e cursos de qualificação, com formações em áreas como informática, robótica, conserto de eletrônicos, costura, marketing e logística. De acordo com o vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST, outro dado de destaque são os 2 mil encaminhamentos ao mercado de trabalho, incluindo vagas formais, estágios e programas de aprendizagem industrial, combinando formação técnica e prática profissional. A formatura do Novos Caminhos em São Miguel do Oeste está marcada para quarta-feira, as cinco da tarde, no auditório do Sicoob.
Os grandes campeões do Concurso Leiteiro da Mercoleite da Faismo 2025 foram anunciados na tarde de sábado. A disputa reuniu 15 animais de alto padrão leiteiro, vindos de quatro propriedades dos municípios de São Miguel do Oeste, Tunápolis e Romelândia. A competição foi dividida em quatro categorias: Vaca Holandesa Jovem, Vaca Holandesa Adulta, Vaca Jersey Jovem e Vaca Jersey Adulta. Durante o concurso, foram realizadas cinco ordenhas por animal sendo descartadas a maior e a menor produção. As três restantes foram somadas para definir os vencedores. O destaque foi para a Fazenda Schweickert, que levou o primeiro lugar em duas categorias, incluindo o maior volume total de leite: 86 litros, com uma vaca holandesa adulta. Segundo o secretário municipal de Agricultura, ANDRÉ ZAPANNI, os animais mostraram qualidade genética e boa produtividade.
A Faismo 2025 encerrou neste domingo com recorde de público. De acordo com a Comissão Central Organizadora, 125 mil pessoas passaram pelo parque de exposições nos cinco dias do evento. O coordenador-geral da Faismo 2025, DANIEL DE SOUZA, fez um balanço ao final da feira, destacando a mobilização coletiva que tornou possível a realização da feira. Ele também reforçou o papel das entidades ACISMO e CDL, além do empenho direto da Prefeitura na infraestrutura e na logística do evento Mais de 300 empresas de diferentes setores participaram da Faismo deste ano ocupando 338 estandes. A Faismo foi encerrada oficialmente as seis horas das tarde de ontem com o fechamento dos pavilhões.
Logo após o encerramento da Faismo, a CCO encaminhou um formulário oficial aos expositores para levantamento dos dados da feira deste ano. De acordo com a Comissão Central, o documento é fundamental para o aprimoramento das próximas edições. O questionário é uma avaliação da feira por parte dos expositores e um dos questionamentos é o volume de negócios fechados durante a exposição. A CCO informou que esses dados são essenciais para prestar contas à imprensa e à comunidade sobre o impacto econômico real da feira. A Faismo deste ano apresentou estrutura ampliada, arena de shows renovada, estacionamento gratuito para mil 200 veículos, que teve cerca de 400 vagas extras criadas na sexta-feira, e aumento da oferta gastronômica, com expansão dos setores industriais e do comércio.
O prefeito EDENILSON ZANARDI anunciou mudanças estruturais no parque de exposições para as próximas edições da Faismo. Durante o Peperi entrevista de sexta-feira, ele disse que a ampliação do parque é uma necessidade diante do crescimento da exposição-feira. ZANARDI explicou que entre as possíveis alterações, está a mudança de local da pista de kart e da área de tiro de laço da Campeira. O objetivo da administração é levar esses espaços para os fundos do parque. A pista de kart pode ser transformada em uma Arena de shows e a área da Campeira pode ser nivelada para receber expositores do Agronegócio nas próximas edições da Faismo.
A primeira alteração na estrutura do parque de exposições visando as próximas edições da Faismo deve ser a construção de um novo pavilhão. A informação é do prefeito EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a intenção do governo é construir um novo espaço na área do artesanato. ZANARDI disse que o pavilhão atual não corresponde a necessidade dos expositores. Outro objetivo do governo é a fechamento das laterais do Pavilhão da Merco Industrial. O prefeito destacou que essas mudanças vão qualificar o parque de exposições não só para Faismo, mas para outros eventos promovidos no local.
O prefeito EDENILSON ZANARDI também defendeu, durante o Peperi Entrevista de sexta-feira, a ampliação dos dias de realização da Faismo. De acordo com ele, o investimento feito pelas entidades e pelos expositores deve ser mais aproveitado por todos em uma feira de maior duração. Ele defendeu, por exemplo, uma Faismo de domingo a domingo, mas com horários diferenciados durante a semana. ZANARDI destacou que essa mudança deve ser discutida para edição de 2027. O tema chegou a ser debatido neste domingo entre a administração municipal e a Comissão Central Organizadora, mas o assunto não evoluiu.
O tempo de duração da Faismo pode ser discutido e ampliado para as próximas edições, mas para isso é preciso profissionalizar a feira. O comentário é do coordenador geral da edição deste ano, DANIEL DE SOUZA. Ele disse que essa medida permitiria por exemplo a contratação de equipes com remuneração, já que hoje o trabalho é voluntário. DANIEL comentou que também é preciso avançar na ideia de criar um CNPJ para a Faismo. Ele disse que é preciso pensar formas de melhorar a organização diante do crescimento da feira nos últimos anos.
Um homem ficou ferido em um acidente de transito na manhã de hoje na SC 492 em Maravilha. A colisão aconteceu por volta das sete horas da manhã e envolveu uma caminhoente Strada e uma motocicleta CG. O condutor da moto sofreu escoriações nos braços. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital São José de Maravilha.
A Polícia Civil de Itapiranga investiga um caso de vandalismo na madrugada de sábado a um varal de conscientização exposto nos canteiros da Avenida Uruguai, em uma campanha alusiva ao dia 25 de novembro, dia internacional pela eliminação da violência contra a mulher. Imagens de câmeras de segurança mostram, por volta da uma e meia, um homem de bermuda e camisa preta, danificando o varal com camisetas expostas. Foi registrado boletim de ocorrências e as imagens das câmeras de videomonitoramento foram encaminhadas para a Polícia Civil. Em nota, a Secretaria de Assistência Social reforçou que a campanha tem o intuito de gerar reflexão e conscientizar a comunidade sobre o tema. A Polícia Civil atua para identificar o autor.
Uma operação da Polícia Militar apreendeu, na tarde de sábado, um carregamento de vinhos importados ilegalmente na BR-163, em Dionísio Cerqueira. A mercadoria, de origem argentina, estava sendo transportada sem a devida documentação fiscal. De acordo com a Polícia Militar, os agentes suspeitaram de um veículo com a traseira visivelmente baixa durante uma barreira de fiscalização. Ao abordarem o carro, encontraram 10 caixas de vinho, somando 59 garrafas de diversas marcas, todas sem regularização aduaneira. O motorista contou que foi contratado para levar a carga até o Paraná. Os outros dois ocupantes confirmaram que também foram pagos para acompanhar a viagem, e um deles já tem passagens pela polícia por descaminho.
Um homem de 53 anos foi preso pela Polícia Militar na manhã de domingo ao tentar furtar um carro no centro de Maravilha. O caso aconteceu enquanto o proprietário do veículo estava em um restaurante com o filho. Segundo a Polícia Militar, a vítima, de 42 anos, relatou que havia deixado o filho de cinco anos dentro do carro, um Fiat Strada, enquanto foi ao banheiro. Ao retornar, flagrou um homem já sentado no banco do motorista, com o cinto de segurança afivelado, pronto para sair com o veículo. O pai interveio, retirou o suspeito e acionou a polícia. O suspeito foi localizado nas proximidades da praça central com uma mochila contendo roupas pessoais e 746 reais em dinheiro. De acordo com a Polícia Militar, ele foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia.
Um homem de 29 anos foi preso na tarde de sábado, no bairro Progresso, em São Miguel do Oeste, após ameaçar a ex-companheira e ser flagrado dirigindo sob efeito de álcool. Segundo a Polícia Militar, a vítima, uma mulher de 30 anos, relatou que o ex-companheiro foi até a casa dela e fez ameaças, inclusive dizendo que colocaria fogo na residência. Durante buscas pela região, os policiais localizaram o suspeito dirigindo um Renault Logan. Ele apresentava sinais de embriaguez e se recusou a fazer o teste do bafômetro. O homem foi preso pelas ameaças cometidas no contexto da Lei Maria da Penha e encaminhado à Delegacia de Polícia.