ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 24-11-2018 Sábado

- LULA, DILMA E MAIS TRÊS VIRAM RÉUS POR SUSPEITA DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

- ESTADO FAZ ACORDO COM MINISTÉRIO PÚBLICO PARA PAGAR DÍVIDAS DA SAÚDE

-CAMPANHA DE COMBATE A DENGUE TERÁ RECOLHA DE PNEUS E PANFLETAGEM

-PROGRAMAÇÃO DE NATAL INICIA NESTE DOMINGO EM IPORÃ DO OESTE

-PROJETO DE INTERCÂMBIO NA ALEMANHA TEM BOA ACEITAÇÃO NA REGIÃO

-RODOVIA SC 386 RECEBE O NOME DE LAINE DE NADAL

-HOMEM É PRESO POR DUPLA TENTATIVA DE HOMICÍDIO

-POLÍCIA CIVIL CONTESTA DECLARAÇÕES DE ARGENTINO


O tempo é de céu encoberto com chuva na região Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar aos 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro e 70 para a venda. Já o peso argentino está cotado a 11 e 50 para venda e 10 e 50 para a compra.


O Papa FRANCISCO nomeou uma equipe de religiosos, incluindo os dois maiores especialistas em pedofilia, o arcebispo MALTÊS CHARLES SCICLUNA e o jesuíta alemão HANS ZOLLNER, para coordenar a cúpula mundial sobre abuso sexual de menores na Igreja, a ser realizada em fevereiro no Vaticano. FRANCISCO quer que os líderes da Igreja entendam completamente o impacto devastador das vítimas de abuso sexual pelo clero. Os chefes das 113 conferências episcopais do mundo foram convocados pelo pontífice argentino para uma cúpula extraordinária que busca evitar o abuso sexual por parte do clero, um escândalo que desacreditou a instituição em todos os continentes. O evento, o primeiro desse tipo, acontecerá de 21 a 24 de fevereiro e quer ser uma resposta concreta ao escândalo da pedofilia dentro da igreja e a seu acobertamento.


A Turquia indiciou 28 pessoas nesta sexta-feira por suposta relação com o assassinato do embaixador russo em Ancara em 2016, identificando FETHULLAH GULEN, clérigo islâmico radicado nos Estados Unidos, como o principal suspeito do caso. ANDREI KARLOV foi morto a tiros por um policial de folga quando discursava na abertura de uma exposição em Ancara no mês de dezembro de 2016. O atirador gritou "AllahuAkbar" e "Não esqueçam Aleppo!" ao abrir fogo, aparentemente se referindo ao envolvimento da Rússia na Síria. Ele foi baleado pela polícia e morreu no local.


A polícia holandesa estava à procura de moradores irregulares em uma área do oeste de Amsterdã quando encontrou, dentro de uma residência suspeita, cerca de 350 mil euros, um milhão e meio de reais, no tambor de uma lavadora de roupas. Um homem que estava na casa no momento da batida policial foi detido por suspeita de lavagem de dinheiro. A polícia também confiscou vários telefones celulares, uma arma de fogo e uma máquina de contagem de dinheiro. O suspeito de 24 anos não foi identificado.


O juiz VALLISNEY OLIVEIRA, da décima Vara Federal do Distrito Federal, recebeu denúncia e abriu ação penal por suposta organização criminosa envolvendo integrantes da cúpula do PT. Passam a ser réus na ação os ex-presidentes LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e DILMA ROUSSEFF, os ex-ministros ANTÔNIO PALOCCI e GUIDO MANTEGA, além do ex-tesoureiro do PT JOÃO VACCARI NETO. O caso é conhecido como quadrilhão do PT, porque se originou de um inquérito no qual integrantes de diversos partidos eram investigados por organização criminosa. Em nota o Partido dos Trabalhadores disse que sofre uma forte perseguição judicial e que a ação penal é resultado de um delírio acusatório do ex-procurador-geral RODRIGO JANOT, sem qualquer base na lei.


O desmatamento na Amazônia cresceu 13 vírgula sete por cento entre agosto de 2017 e julho de 2018. Os dados foram divulgados em nota pelos Ministérios do Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A área desmatada é de sete mil 900 quilômetros quadrados, contra seis mil 947 quilômetros quadrados perdidos no mesmo período dos anos anteriores. A taxa preliminar foi obtida pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O desmatamento registrado é o maior desde 2008, quando a área desmatada de floresta foi de 12 mil 911 quilômetros quadrados.


O ministro FÉLIX FISCHER, do Superior Tribunal de Justiça negou nesta sexta-feira um pedido da defesa do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que tentava reverter a sua condenação. Em janeiro deste ano, LULA foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região em um processo da Lava Jato, e a defesa recorreu ao STJ.Após a decisão de FISCHER ser divulgada, o advogado de LULA, CRISTIANO ZANIN MARTINS, divulgou uma nota onde diz não reconhecer o teor da decisão proferida pelo ministro. A nota diz ainda que LULA sofre uma forte perseguição política.


Os representantes do governo catarinense aceitaram a proposta de acordo feita pelo Ministério Público de Santa Catarina em audiência judicial de conciliação para o pagamento parcelado de uma dívida de 81 milhões com o sistema de saúde pública dos municípios. A audiência de conciliação abrangeu seis das sete ações civis públicas ajuizadas pelo MPSC, referentes aos atrasos nos repasses aos municípios para custeio de diversos programas de saúde, como Saúde da Família, Centros de Atenção Psicossocial e Atenção Básica. As sete ações foram ajuizadas por meio do grupo de trabalho formado por Promotores de Justiça para atuar de forma especial na área da saúde. A atuação foi provocada pela reiteração dos problemas constatados e pela inércia do governo do Estado, mesmo após recomendação do MPSC que apresentava medidas a serem adotadas em razão da crise na saúde.


O governador eleito de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS do PSL, anunciou no fim da tarde desta sexta-feira o nome de PAULO KOERICH para o cargo de delegado-geral da Polícia Civil. Ele assumirá o posto a partir de primeiro de janeiro. KOERICH é natural de Blumenau, tem 53 anos, e é delegado. Atualmente, é titular da Delegacia de Polícia e de Trânsito da Comarca de Gaspar mas já atuou nos municípios de Gaspar, Itajaí, Blumenau e Joinville, além de ter integrado o Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas,Gaeco. KOERICH também já foi delegado regional de polícia do município e titular das diretorias de polícia do Litoral e Interior.


A Universidade do Estado de Santa Catarina vai realizar neste domingo as provas do Vestibular de Verão 2019. As provas serão aplicadas em oito municípios catarinenses.. São mais de oito mil candidatos inscritos para mil 265 vagas de 47 cursos gratuitos de graduação presencial.A seleção, que será aplicada das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, terá cem questões de múltipla escolha e uma redação. As provas serão aplicadas nos municípios de Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento.


-CAMPANHA DE COMBATE A DENGUE TERÁ RECOLHA DE PNEUS E PANFLETAGEM

-PROGRAMAÇÃO DE NATAL INICIA NESTE DOMINGO EM IPORÃ DO OESTE

-PROJETO DE INTERCÂMBIO NA ALEMANHA TEM BOA ACEITAÇÃO NA REGIÃO

-RODOVIA SC 386 RECEBE O NOME DE LAINE DE NADAL


Secretaria de educação de Belmonte realiza campanha de prevenção a dengue nas escolas. A ação ocorre em parceria com a secretaria de saúde. Conforme a secretária de educação, MARLI BERTOLETI, durante esta semana ocorreu palestra do profissional da saúde para os alunos da educação infantil, e na próxima semana serão contemplados os alunos do colégio estadual. A campanha também contemplou recolha de lixo com demonstração prática aos alunos sobre atitudes que previnem o surgimento de focos, a exemplo de não deixar recipientes que acumulam água. A secretária lembra que nesta semana também ocorreu à formatura de 38 alunos do PROERD, programa de combate as drogas realizado em parceria com a Polícia Militar. O PROERD contempla alunos do quinto ano. MARLI lembra que além das crianças, o programa contemplou também uma palestra para os pais dos alunos.


Associação de artesanato de Tunápolis tem forte atuação no município. De acordo com a vice-tesoureira, e integrante da Associação de Artesanato, JANICE BERWANGER, a entidade atua no município há 20 anos. Ela explica que a associação possui sede própria na avenida Cerro Largo, e contempla 23 artesãos sócios. JANICE destaca que além da venda de artesanato, a associação possui também a venda de panificados caseiros, com cozinha legalizada. Cada sócio contribuiu com uma mensalidade e a porcentagem que é descontada sobre a venda do artesanato. A vice-tesoureira enfatiza que no momento o foco dos trabalhos são os enfeites e panificados natalinos e a confecção dos artesanatos que serão expostos na vila natalina, durante a programação de Natal em Tunápolis. Uma das principais vendas durante o ano são os brinquedos de madeira produzidos pelos sócios.


Além dos artesãos sócios, a Associação de Artesanato de Tunápolis também possui o auxílio de sócios que não vendem artesanato, apenas contribuem para a manutenção da entidade. A vice-tesoureira e integrante JANICE BERWANGER comenta que este auxílio é tanto com o pagamento da mensalidade, ou por meio de trabalho voluntário sempre que a associação necessita. A associação também tem tradição na participação de eventos locais e regionais, a exemplo da semana de incentivo a leitura e a cultura, a vila Natalina e feiras de municípios vizinhos. JANICE destaca que a associação sempre está aberta para receber novos integrantes. No caso de artesãos, é feita uma avaliação do produto que será exposto e vendido. No dia oito de dezembro, a associação, em parceria com um orquidário de Pinheirinho do Vale, terá uma feira de orquídeas durante todo o dia.


Inicia montagem da estrutura temporária para a quarta Expo São João. Faltando duas semanas para a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de São João do Oeste os trabalhos estão sendo intensificados. Iniciou ontem a montagem das pirâmides e outras estruturas temporárias no parque de exposições. O trabalho contempla espaço para os expositores, praça de alimentação e arena de shows. A diretora de urbanismo, integrante da Comissão Central Organizadora, FABIANA WELCHEN diz que a mobilização é grande para totalizar 27 mil metros quadrados de área coberta em todo o parque de exposições. Salienta que o espaço físico será o mesmo da última edição que foi realizada em 2013. Destaca ainda o espaço destinado para a feirinha para comercialização de produtos locais de artesanato e da agricultura familiar.


Expo São João terá ambiente agradável com decoração especial. A informação é da diretora de urbanismo, FABIANA WELCHEN. Ela chama atenção para o paisagismo que está sendo implantado com inspiração em outros municípios e criatividade com o uso de diferentes plantas e flores que estão sendo produzidos no viveiro municipal. Valoriza a parceria da Associação Comercial e prefeitura de São João do Oeste que possibilita ações diferenciadas. A grande procura de empresas do município e da região possibilitou a comercialização de todos os espaços internos e externos totalizando 130 expositores. Conforme FABIANA, a expectativa é de grande público nos dias sete, oito e nove de dezembro pelas novidades no setor agropecuário, indústria e comércio e atrações de shows.


Ingresso livre e atrações geram expectativa de grande público nos três dias da feira. A Comissão Organizadora da Expo São João mantém acesso livre ao parque e também em duas noites na arena de shows. FABIANA WELCHEN lembra que terá acesso gratuito na sexta, dia sete de dezembro, com banda Barbarella e domingo com Brilha Som. A cobrança de ingresso será apenas para o show de Chrystian e Ralf, na noite de sábado, dia oito. O setor de urbanismo terá atuação marcante no paisagismo e estruturas em madeira em vários ambientes do parque de exposição. FABIANA destaca que há dois meses a equipe trabalha no preparo de madeiras que serão utilizadas na estrutura para a quarta Expo São João.


Um conto de Natal espetáculo de balé abre programação de Natal neste domingo em Iporã do Oeste. O evento será realizado no pavilhão católico, a partir das 19 horas e 30 minutos. A professora de balé, JUSSARA RIBEIRO, explica que a apresentação terá a participação de cerca de 90 bailarinas de Iporã do Oeste, Mondaí, Tunápolis, Santa Helena e de Cristo Rei, São João do Oeste. JUSSARA explica que devido à limitação do espetáculo e para acolher bem a todos, são disponibilizados ingressos limitados em pontos de venda nos cinco municípios, ao valor de 10 reais. A professora enfatiza que a companhia de dança de JUSSARA RIBEIRO surgiu há três anos em Iporã do Oeste, e como atendia alunos de outras cidades, o trabalho foi expandido para outros municípios.


A programação do Natal em Iporã do Oeste terá continuidade dia 28, com o acendimento das luzes e a caminhada das luzes saindo da praça central em direção a rua Sete de Setembro. A coordenadora de cultura, LUCIANE FLACH TREIN destaca que no espaço ao lado da farmácia Santa Inês, será realizado o concerto musical com as oficinas do INDACI e a chegada do Papai Noel. No dia cinco de dezembro, na praça Reinoldo Ruschel, o CTG Herança Pampiana fará o programa Rancho e Querência transmitido ao vivo pela Rádio Oeste. Neste dia haverá mateada e também serão realizadas apresentações culturais e o tradicional pastelaço do CTG.No dia nove, no ginásio poliesportivo, ocorre o tradicional show de patinação. Dia 16 está prevista uma cantata natalina com a encenação do nascimento de Jesus, e a chegada do papai Noel.


Campanha de combate a dengue será realizada na próxima semana em Iporã do Oeste. As ações fazem parte da semana de combate a dengue, de 26 a 29 de novembro. Conforme o secretário de saúde, MAURO BARELLA, a campanha ocorre em todo o estado, e será mais intensa nos municípios infestados pelo mosquito da dengue. O secretário enfatiza que dias 26 e 28 de novembro, na unidade de saúde, será realizada panfletagem e orientação a população com o repasse de informações sobre atitudes de prevenção ao surgimento de novos focos, bem como, casos da doença. Já nos dias 27 e 29, com apoio da Polícia Militar Rodoviária, será realizado um pedágio das oito e 30 as 10 e 30, também para o repasse de orientações por meio de um folder informativo.


Ainda fazendo parte da campanha, haverá um ponto de coleta de pneus, na unidade de saúde. O secretário MAURO BARELLA enfatiza que os pneus podem ser entregues durante toda semana, de 26 a 30 de novembro, das sete e 30 as 11 e 30, e das 13 às 17 horas, na unidade de saúde. Os pneus serão acondicionados na garagem da saúde, aos fundos da unidade, e depois destinados ao Eco Ponto de SMOeste. O secretário de saúde chama atenção para a destinação correta, pelo fato dos pneus serem um dos principais criadouros do mosquito transmissor de doenças. Ele lembra que os pneus devem estar limpos, para que sejam aceitos pelo Eco Ponto. Os agentes de endemias também estão estendendo os horários de trabalho, para visitar as famílias que durante o dia não estão em casa. Em Descanso também serão realizadas ações de panfletagem, teatro nas escolas, além do trabalho rotineiro de vistorias.


Projeto de intercâmbio cultural e histórico na Alemanha tem boa aceitação na região. A divulgação e os encontros já realizados tem despertado o interesse de muitas pessoas. Conforme a promotora do projeto, ARIELE BAUERMANN, o intercâmbio cultural e histórico de resgate de origens contempla uma viagem de duas semanas para a região de Hunsrück e arredores. Ela explica que devido a muitas pessoas terem descendência dessa região, a proposta do intercâmbio é levar os interessados a Alemanha, para conhecer suas origens e seus antepassados. ARIELE comenta que com base nas informações que o descendente tiver, será feita uma pesquisa com historiados para que a pessoa possa conhecer na Alemanha locais ou fatos relacionados aos seus antepassados. Além de conhecer a cidade dos antepassados, também serão agendadas entrevistas com pessoas da mesma família, para promover um encontro entre parentes mais distantes. A avaliação também é muito positiva das pessoas que já fizeram o intercâmbio.


A viagem para a Alemanha está agendada para setembro de 2019. O grupo será de no máximo 30 pessoas. ARIELE BAUERMANN lembra que o intercâmbio é marcado com meses de antecedência para facilitar a organização. Ela comenta que podem participar do intercâmbio não apenas pessoas que estão em busca de mais informação sobre o seu passado e de seus familiares, mas também outras pessoas que querem apenas conhecer mais sobre a Alemanha e praticar o idioma, considerando que várias cidades do país alemão serão visitadas. A viagem será acompanhada por interprete, e por isso, não há necessidade de saber o idioma alemão. ARIELE enfatiza que hoje será realizada a primeira das quatro reuniões preparatórias para a viagem. O grupo irá se conhecer e receber informações sobre a viagem. A reunião será hoje às 20 horas, na casa de ELI BAUERMANN, na rua Boa Vista, na entrada da Pinhal Máquinas. Mesmo quem não participou das reuniões anteriores, pode participar do encontro de hoje.


Rodovia SC 386 recebe o nome de Laine de Nadal. O descerramento da placa na SC 386, que liga Iporã do Oeste, Riqueza e Mondaí, ocorreu na manhã de ontem em Mondaí. A solenidade teve a participação do governador EDUARDO PINHO MOREIRA, do deputado MARCOS VIEIRA, autor do projeto que intitula a rodovia com o nome de Laine Maria Pietro Biasi de Nadal, esposa do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, HERNEUS DE NADAL, que também esteve presente no evento de ontem, acompanhado de um dos seus filhos. A solenidade teve ainda a participação de deputados estaduais e federais, autoridades locais e regionais. LAINE morreu de câncer e foi homenageada em função de ter realizado uma série de trabalhos na área social, a exemplo da rede feminina de combate ao câncer. HERNEUS DE NADAL agradeceu pela nomeação, e disse que é um reconhecimento gratificante do trabalho realizado pela sua esposa.


Sobre a transição de governo, EDUARDO PINHO MOREIRA disse que o principal desafio do novo governador, e os demais eleitos em outubro, será o a burocracia, a lentidão e o custo da máquina pública. O governador afirmou em entrevista a Rádio Oeste que com a mudança política em todo Brasil surge à oportunidade de mudar esse quadro, pois a qualidade dos serviços oferecidos não é proporcional a quantia de impostos que é arrecadada. PINHO MOREIRA avalia que o fechamento das Agencias de Desenvolvimento Regional é uma das alternativas para reduzir gastos, mas ao menos uma deve ser preservada na região, considerando a distância do Oeste da capital estadual. O governador disse também que precisa ser feita a reforma previdenciária, pois por mês, o governo paga 300 milhões de reais para o déficit da previdência social. Ele reforçou que a solução é que a economia continue crescendo.


-HOMEM É PRESO POR DUPLA TENTATIVA DE HOMICÍDIO

-POLÍCIA CIVIL CONTESTA DECLARAÇÕES DE ARGENTINO


Colisão entre veículos é registrada no interior de Descanso. O acidente na manhã deste sábado ocorreu em um cruzamento no interior, na linha Santa Catarina, Descanso. A colisão envolveu um Kadett de Descanso, e uma Strada Working com placa de Iporã do Oeste. Ninguém se feriu, e houve apenas danos materiais nos veículos. Como houve apenas danos materiais, a Polícia Militar não atendeu a ocorrência e na segunda-feira os envolvidos farão o registro do Boletim de Ocorrência na delegacia.


Colisão em cruzamento deixa quatro feridos no centro de SMOeste. O acidente envolvendo dois carros de passeio ocorreu pouco antes das 13 horas de ontem, no cruzamento das ruas Marechal Floriano e Almirante Barroso. Envolveram-se um Corsa, de Descanso, e uma Hilux, de São Miguel do Oeste. Conforme o condutor da Hilux, ele seguia pela Almirante Barroso, quando teve a frente cortada pelo Corsa, que trafegava pela rua Marechal Floriano. Com o impacto, pelo menos quatro pessoas se feriram. A caroneira da caminhonete, de 59 anos, apresentava cortes e sangramento devido as estilhaços de vidro. Já a ocupante do banco traseiro, de 21 anos, apresentava corte na face e ferimento no ombro. A filha dela, um bebê de três, também estava dentro do veículo e foi atendida e avaliada. Os bombeiros socorreram as vítimas, que foram conduzidas ao Hospital Regional.


Acusado de tentar matar homem a facadas durante briga em SJCedro é condenado a nove anos de cadeira. MAURÍCIO DOS SANTOS esteve no banco dos réus ontem em um júri que durou cerca de sete horas. Ele respondeu por uma tentativa de homicídio registrada em maio em um bar na região do assentamento. Após uma briga, a vítima foi atingida com golpes de faca, desferidas por MAURÍCIO. A sessão do júri contou depoimentos das partes e de algumas testemunhas que não se fizeram presentes, mas tiveram os depoimentos passados em vídeo. MAURÍCIO foi condenado por homicídio qualificado. Uma das qualificadoras foi excluída. Os jurados decidiram pela condenação. O juiz proferiu a sentença de nove anos e quatro meses de prisão. O réu, agora condenado, já estava cumprindo pena desde o dia do crime, e voltará para Unidade Prisional de São José do Cedro, agora para iniciar o cumprimento da pena.


Homem é preso por dupla tentativa de homicídio. Na madrugada de sábado, dia 17, por volta das cinco horas, houve uma dupla tentativa de homicídio no bairro São José em Maravilha. Um homem tentou matar duas pessoas que frequentavam o local, as quais pertenciam a um grupo de amigos que estavam ouvindo música e consumindo bebidas alcoólicas. O suspeito estava próximo ao grupo e após discussão em razão de um vídeo feito no celular de uma das vítimas, saiu do local retornando após alguns minutos e com um facão atacou as vítimas, ferindo-as gravemente. Algumas pessoas que estavam no local fugiram durante o ataque, porém, dois homens foram feridos com vários golpes de faca. Mesmo feridas, as vítimas conseguiram se refugiar em um matagal. Nesta sexta-feira a Polícia Civil prendeu o suspeito, de 33 anos, natural de Campo Erê, no centro de Maravilha. O preso será interrogado e encaminhado a UPA de Maravilha.


Polícia Civil contesta declarações de argentino. Após entrevista do Portal Peperi com o argentino, CLÁUDIO VALLEJOS, que havia sido preso em Maravilha na quinta-feira, a Polícia Civil emitiu uma nota de esclarecimento. Na nota, a Polícia Civil, por meio da delegacia de Maravilha, informa que, quanto à entrevista do argentino, ele agiu dentro da legalidade. Segundo a polícia, além dos crimes hediondos cometidos na Argentina, o que resultou na extradição de CLÁUDIO VALLEJOS pelo Supremo Tribunal Federal em 2013, o argentino possui extensa ficha policial no Brasil, bem como em Santa Catarina, onde já passou por diversas unidades prisionais. Pelos crimes cometidos no país, o argentino foi expulso do Brasil, não podendo mais retornar ao território nacional.


Em nota, a Polícia Civil informou que na quinta-feira, o estrangeiro foi conduzido pela PM à delegacia de Maravilha, onde apresentou comportamento agressivo, ofendendo os policiais inclusive com ameaças de agressão. O Setor de Imigração da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira informou que CLÁUDIO VALLEJOS encontrava-se na situação de estrangeiro expulso do Brasil, conforme Certidão expedida pela Polícia Federal. Nessa situação, o argentino estava cometendo o crime de reingresso de estrangeiro expulso. VALLEJOS foi preso e encaminhado à Polícia Federal de Chapecó, por tratar-se de crime federal. O delegado da Polícia Federal instaurou inquérito policial, sendo concedido o prazo de um dia para o argentino sair do país. A Polícia informou ainda que embora VALLEJOS apresente documentação que o autorizava a sair da Argentina, ele não possui autorização para ingressar no Brasil. Inclusive poderá ser preso novamente, caso permaneça no país.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.