ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 21/11/184

O tempo é de céu encoberto com chuva na região Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar aos 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro e 70 para a venda. Já o peso argentino está cotado a 11 e 50 para venda e 10 e 50 para a compra.

O Papa FRANCISCO nomeou uma equipe de religiosos, incluindo os dois maiores especialistas em pedofilia, o arcebispo MALTÊS CHARLES SCICLUNA e o jesuíta alemão HANS ZOLLNER, para coordenar a cúpula mundial sobre abuso sexual de menores na Igreja, a ser realizada em fevereiro no Vaticano. FRANCISCO quer que os líderes da Igreja entendam completamente o impacto devastador das vítimas de abuso sexual pelo clero.

Os chefes das 113 conferências episcopais do mundo foram convocados pelo pontífice argentino para uma cúpula extraordinária que busca evitar o abuso sexual por parte do clero, um escândalo que desacreditou a instituição em todos os continentes. O evento, o primeiro desse tipo, acontecerá de 21 a 24 de fevereiro e quer ser uma resposta concreta ao escândalo da pedofilia dentro da igreja e a seu acobertamento.

A Turquia indiciou 28 pessoas nesta sexta-feira por suposta relação com o assassinato do embaixador russo em Ancara em 2016, identificando FETHULLAH GULEN, clérigo islâmico radicado nos Estados Unidos, como o principal suspeito do caso. ANDREI KARLOV foi morto a tiros por um policial de folga quando discursava na abertura de uma exposição em Ancara no mês de dezembro de 2016. O atirador gritou "Allahu Akbar" e "Não esqueçam Aleppo!" ao abrir fogo, aparentemente se referindo ao envolvimento da Rússia na Síria. Ele foi baleado pela polícia e morreu no local.

A polícia holandesa estava à procura de moradores irregulares em uma área do oeste de Amsterdã quando encontrou, dentro de uma residência suspeita, cerca de 350 mil euros, um milhão e meio de reais, no tambor de uma lavadora de roupas. Um homem que estava na casa no momento da batida policial foi detido por suspeita de lavagem de dinheiro. A polícia também confiscou vários telefones celulares, uma arma de fogo e uma máquina de contagem de dinheiro. O suspeito de 24 anos não foi identificado.

O juiz VALLISNEY OLIVEIRA, da décima Vara Federal do Distrito Federal, recebeu denúncia e abriu ação penal por suposta organização criminosa envolvendo integrantes da cúpula do PT. Passam a ser réus na ação os ex-presidentes LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e DILMA ROUSSEFF, os ex-ministros ANTÔNIO PALOCCI e GUIDO MANTEGA, além do ex-tesoureiro do PT JOÃO VACCARI NETO. O caso é conhecido como quadrilhão do PT, porque se originou de um inquérito no qual integrantes de diversos partidos eram investigados por organização criminosa. Em nota o Partido dos Trabalhadores disse que sofre uma forte perseguição judicial e que a ação penal é resultado de um delírio acusatório do ex-procurador-geral RODRIGO JANOT, sem qualquer base na lei.

Jça Federal torna réus Lula, Dilma, Mantega e Palocci

Jornal Nacional

O desmatamento na Amazônia cresceu 13 vírgula sete por cento entre agosto de 2017 e julho de 2018. Os dados foram divulgados em nota pelos Ministérios do Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A área desmatada é de sete mil 900 quilômetros quadrados, contra seis mil 947 quilômetros quadrados perdidos no mesmo período dos anos anteriores. A taxa preliminar foi obtida pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O desmatamento registrado é o maior desde 2008, quando a área desmatada de floresta foi de 12 mil 911 quilômetros quadrados.

O ministro FÉLIX FISCHER, do Superior Tribunal de Justiça negou nesta sexta-feira um pedido da defesa do ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que tentava reverter a sua condenação. Em janeiro deste ano, LULA foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região em um processo da Lava Jato, e a defesa recorreu ao STJ.Após a decisão de FISCHER ser divulgada, o advogado de LULA, CRISTIANO ZANIN MARTINS, divulgou uma nota onde diz não reconhecer o teor da decisão proferida pelo ministro. A nota diz ainda que LULA sofre uma forte perseguição política.

Os representantes do governo catarinense aceitaram a proposta de acordo feita pelo Ministério Público de Santa Catarina em audiência judicial de conciliação para o pagamento parcelado de uma dívida de 81 milhões com o sistema de saúde pública dos municípios. A audiência de conciliação abrangeu seis das sete ações civis públicas ajuizadas pelo MPSC, referentes aos atrasos nos repasses aos municípios para custeio de diversos programas de saúde, como Saúde da Família, Centros de Atenção Psicossocial e Atenção Básica.

As sete ações foram ajuizadas por meio do grupo de trabalho formado por Promotores de Justiça para atuar de forma especial na área da saúde. A atuação foi provocada pela reiteração dos problemas constatados e pela inércia do governo do Estado, mesmo após recomendação do MPSC que apresentava medidas a serem adotadas em razão da crise na saúde.

O governador eleito de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS do PSL, anunciou no fim da tarde desta sexta-feira o nome de PAULO KOERICH para o cargo de delegado-geral da Polícia Civil. Ele assumirá o posto a partir de primeiro de janeiro. KOERICH é natural de Blumenau, tem 53 anos, e é delegado. Atualmente, é titular da Delegacia de Polícia e de Trânsito da Comarca de Gaspar mas já atuou nos municípios de Gaspar, Itajaí, Blumenau e Joinville, além de ter integrado o Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas,Gaeco. KOERICH também já foi delegado regional de polícia do município e titular das diretorias de polícia do Litoral e Interior.

A Universidade do Estado de Santa Catarina vai realizar neste domingo as provas do Vestibular de Verão 2019. As provas serão aplicadas em oito municípios catarinenses.. São mais de oito mil candidatos inscritos para mil 265 vagas de 47 cursos gratuitos de graduação presencial.A seleção, que será aplicada das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, terá cem questões de múltipla escolha e uma redação. As provas serão aplicadas nos municípios de Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento.

Secretaria de saúde promove ações do novembro azul. Conforme a responsável pelo setor em Campo Erê CRISTINA PAGLIOGLI, para hoje está marcado o dia todo de ações especiais voltadas a saúde do homem. A unidade do Bairro São Francisco abre pela manhã e também a tarde com mateada, roda de conversa e gaiteiros para animar o dia. A ideia, segundo a secretária, é fazer atividades descontraídas para chamar atenção do homem, que tem mais receio do que as mulheres para a prevenção.

Uma equipe de profissionais está disponível para esclarecimento de dúvidas, bem como atendimento. CRISTINA, observa que hoje, os homens tem se conscientizado mais sobre a sua saúde. Muitos têm medo pelo exame de próstata, mas a secretária, assegura que a prevenção apenas é uma conversa com os profissionais, e se diagnosticado alguma anormalidade, ai sim o médico encaminha para exames mais detalhados.

Secretária pede para que homens visitem unidade de saúde. CRISTINA PAGLIOCCHI reforça o convite para todos os homens da cidade e interior para que visitem a unidade do Bairro São Francisco. Quem não pode ir pela manhã, estará aberto a tarde também para atender exclusivamente o público masculino.

MEIS devem emitir nota fiscal eletrônica. Quem lembra é NELSON TRESSOLDI – responsável pela sala do empreendedor em Campo Erê. Segundo ele, os Meis do município tem prazo de dois anos para se adequar a legislação municipal, para fins de emissão da nota fiscal eletrônica. Porém, todos os novos MEIs formalizados são obrigadas a emitir a nota fiscal eletrônica, o prazo para adequação é apenas para os antigos micro empreendedores individuais.

MEIS devem ficar em dia com suas obrigações. A recomendação é de NELSON TRESSOLDI. De acordo com ele, a regularização não é difícil, basta se dirigir até a sala do MEI. Campo Erê, segundo TRESSOLDI, tem um diferencial neste atendimento, pois é o único município da região que faz esse serviço. Os MEIS não são obrigados a emitir nota fiscal atévalor anual de 81 mil reais.

Abastecimento de água está sendo normalizado em São Lourenço do Oeste. Segundo o gerente Local ELIAS BUFFON, o poço profundo já está operando normalmente depois que o problema da bomba foi resolvido e o abastecimento de água na cidade está normalizando. O poço está localizado junto a Estação de Tratamento de Água, na comunidade de Bela Vista.

Teste na bomba foi confirmado pelo gerente da Casan do município.ELIAS BUFFON lembra que o problema foi identificado na sexta-feira dia 16, e de imediato a equipe técnica realizou alguns testes, sem sucesso. Sem forçar o ligamento, outros testes foram feitos, mas a bomba não voltou a funcionar. Atualmente, o município usa do poço profundo até 30 por cento de sua capacidade, o que garante o abastecimento sem cortes.

Economizar água é sempre importante, ainda mais no verão, quando o consumo de água é maior. O gerente dá algumas dicas: checar vazamentos em canos e não deixar torneiras pingando. Elias comenta que um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia. Aproveitar água da chuva para regar plantas e o jardim. Fechar a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. ELIAS BUFFOM – gerente local da Casan, diz que uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água. Outra dica é reaproveitar a água da máquina de lavar para lavar a calçada. Cinco minutos de banho são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

Câmara faz Sessão Solene para entrega de títulos de cidadão campoerense. Os homenageados com a entrega de título foram o segundo Sargento BM Dílson Stamm e o BM Coronel Luiz Carlos Balsan. A solenidade foi realizada na noite de ontem, na Câmara de Vereadores de Campo Erê. A concessão das honrarias foi feita pelos nove vereadores, como forma de reconhecimento pela atuação dos homenageados, que contribuíram com o desenvolvimento de Campo Erê com a instalação do Quartel do Corpo de Bombeiros no município.

Stamm e Balsan foram os protagonistas para a efetivação do bombeiro no município, que ocorreu em 17 de maio de 2012. STAMM, que recentemente passou o comando dos bombeiros de Campo Erê, está atuando em São Lourenço do Oeste. Ele agradece a homenagem e diz que se fosse preciso começaria tudo de novo pois é gratificante ver o reconhecimento da comunidade. O Coronel BALSAN diz que esse título de cidadão campoerense é uma das melhores homenagens que já recebeu em mais de 30 anos de profissão. Muito emocionado, o coronel ofereceu seu título a sua filha Samara Balsan (em memória).

Solenidade de entrega de título de cidadão honorário reúne autoridades e lideranças. A Sessão Solene contou ainda com a presença do prefeito ODILSON LIMA, secretários municipais, familiares dos homenageados, bombeiros militares e comunitários e comunidade em geral.

Foragido da justiça é preso no bairro São Francisco em São Lourenço do Oeste. A Policia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal, cumpriu ontem mandado de prisão, busca e apreensão no bairro São Francisco, em São Lourenço do Oeste. Através de denúncias anônimas, verificou-se que em uma residência do bairro existia uma pequena plantação de maconha e que, no mesmo local, estaria se escondendo um homem foragido da justiça.

Foi representado ao Poder Judiciário pelo mandado de busca e apreensão na residência. No local foi encontrado o homem de 30 anos, que tinha mandado de prisão por condenação definitiva pelo delito de roubo majorado. Ainda, foi encontrado no terreno, nos fundos da residência, um pé de maconha de aproximadamente 50 centímetros de altura, já em fase de floração. O preso foi conduzido ao Presídio Regional de Xanxerê.

Polícia Civil contesta declarações de argentino em entrevista. Após o jornalismo da Peperi fazer uma entrevista em vídeo com o argentino CLÁUDIO VALLEJOS, preso em Maravilha, nesta semana, a Polícia Civil emitiu uma nota de esclarecimento. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Maravilha, informa que, quanto à entrevista do argentino CLÁUDIO VALLEJOS, agiu totalmente dentro da legalidade. Além dos crimes hediondos cometidos na Argentina, o que resultou na extradição CLÁUDIO pelo Supremo Tribunal Federal em 2013, o argentino possui extensa ficha policial no Brasil, notoriamente no Estado de Santa Catarina, onde já passou por diversas unidades prisionais.

Pelos crimes cometidos no país, o argentino CLÁUDIO VALLEJOS foi expulso do Brasil, não podendo mais retornar ao território nacional. Na tarde quinta-feira, o estrangeiro foi conduzido pela Polícia Militar à Delegacia de Polícia de Maravilha, onde apresentou comportamento extremamente agressivo, ofendendo de várias maneiras os Policiais Civis, inclusive proferindo ameaças de agressão.

A Polícia Civil realizou contato com o Setor de Imigração da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. Foi informado que CLÁUDIO VALLEJOS encontrava-se na situação de estrangeiro expulso do Brasil conforme Certidão expedida pela Polícia Federal. Nessa situação CLÁUDIO VALLEJOS estava cometendo o crime previsto no artigo 338 do Código Penal - “Reingresso de estrangeiro expulso. Reingressar no território nacional o estrangeiro que dele foi expulso: Pena - reclusão, de um a quatro anos, sem prejuízo de nova expulsão após o cumprimento da pena.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão a CLÁUDIO VALLEJOS, o qual foi encaminhado à Polícia Federal de Chapecó, por tratar-se de crime federal. Contudo o Delegado da Polícia Federal entendeu por instaurar inquérito policial, sendo concedido o prazo de um dia para o Argentino sair do país. Ressalta-se ainda que, embora CLÁUDIO VALLEJOS apresente documentação que o autorizava sair da Argentina, ele não possui autorização para ingressar no território brasileiro. Inclusive poderá ser preso novamente, caso permaneça no Brasil.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.