ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 24-10-2020 Sábado

-EX-PRESIDENTE LULA VIRA RÉU PELA QUARTA VEZ NA OPERAÇÃO LAVA JATO

-CARLOS MOISÉS É AFASTADO E VICE ASSUME COMANDO NA PRÓXIMA SEMANA

-USINA DE ENERGIA SOLAR DE MONDAÍ ENTRA EM FUNCIONAMENTO

-ESCOLA PADRE VENDELINO SEIDEL REALIZA CAMPANHA DE MATRÍCULAS NA PRÓXIMA SEMANA

-ESCOLA ESPECIAL RETOMA ATENDIMENTOS PRESENCIAIS COM PROFISSIONAIS DO SUS NA PRÓXIMA SEMANA

-TERCEIRO DEBATE NA RÁDIO OESTE RECEBE CANDIDATOS A PREFEITO DE DESCANSO

-APÓS VÁRIAS INFRAÇÕES PM APREENDE CARRO COM MAIS DE DEZ AUTUAÇÕES DE TRÂNSITO

-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ESTUPRAR ENTEADA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


A porta-voz da Organização Mundial da Saúde, MARGARET HARRIS, afirmou nesta sexta-feira que a entidade escolhe as vacinas que apoia com base em critérios científicos, e não pela nacionalidade da empresa que as desenvolvem. Em entrevista, a vice-diretora-geral da OMS, MARIÂNGELA SIMÃO, disse que das 10 vacinas em estados avançados de pesquisa, quatro são chinesas, uma é russa e cinco outras são de multinacionais. Ela disse que a ONU escolheu a ciência e os países devem escolher a vacina mais segura.


Israel e Sudão concordaram nesta sexta-feira em adotar medidas para normalizar as relações, em um acordo mediado com a ajuda dos Estados Unidos que faz do país africano o terceiro governo árabe a descartar as hostilidades com Israel nos últimos dois meses.O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, que buscará a reeleição em três de novembro, selou o acordo em um telefonema com o primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, o premiê sudanês, ABDALLA HAMDOK, e o chefe do Conselho de Transição, ABDEL FATTAH AL-BURHAN.


A França superou nesta sexta-feira a marca de um milhão de casos de Covid-19 desde o início da pandemia. A situação piorou ainda mais quando o país registrou mais de 40 mil novos contágios da doença em apenas 24 horas. No total, 42 mil e 32 novos casos foram registrados nesta sexta-feira, 310 a mais do que na véspera. O número de mortos também foi alto, com 298 novos óbitos registrados em 24 horas. Desde o início da pandemia, são ao menos 34 mil 508 mortos. A França é o segundo da União Europeia a contabilizar mais de um milhão de casos.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou nesta sexta-feira a importação de seis milhões de doses da CoronaVac, vacina chinesa que deverá ser produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A decisão não trata do pedido feito pelo governo paulista para que também seja permitida a importação dos insumos necessários para a produção de outras 40 milhões de doses no Brasil. A Corona Vac está atualmente na terceira fase de testes. A Sinovac, farmacêutica chinesa responsável pela vacina, ainda não obteve o registro para aplicação do imunizante, que não pode ser utilizado na população.


O ministro do Supremo Tribunal Federal RICARDO LEWANDOWSKI decidiu, nesta sexta-feira, que vai levar diretamente ao plenário três ações que discutem a realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas no combate à pandemia de Covid-19. O ministro aplicou o chamado rito abreviado, que permite o exame do caso diretamente pelo colegiado da Corte. Com isso, ele abriu mão de emitir uma decisão individual a respeito do tema. O STF reúne atualmente quatro ações que tratam do tema, três favoráveis à vacinação mais ampla e/ou obrigatória, e uma que pede a proibição da vacinação compulsória. A decisão de LEWANDOWSKI, nesta sexta, só faz referência às três primeiras.


O ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o ex-ministro da Fazenda, ANTÔNIO PALOCCI e o presidente do Instituto LULA, PAULO OKAMOTTO, viraram réus nesta sexta-feira pelo crime de lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato. Conforme o Ministério Público Federal, o crime envolveu doações da Odebrecht ao Instituto LULA para disfarçar repasses no total de quatro milhões, entre dezembro de 2013 e março de 2014. Dois ex-executivos da Odebrecht também tiveram a denúncia aceita pelo juiz federal LUIZ ANTÔNIO BONAT, da décima terceira Vara da Justiça Federal de Curitiba, no fim da tarde desta sexta. Eles se tornaram réus pelo mesmo crime. A defesa de LULA afirmou que a decisão é um ato de perseguição e que a ação penal é descabida.


Santa Catarina chegou a 243 mil 116 casos confirmados de Covid-19 nesta sexta-feira. Desse total, 230 mil 522 são considerados recuperados e nove mil 579 estão em acompanhamento. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, também foram registrados três mil e 15 óbitos pela doença desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de um vírgula 24%. De acordo com o levantamento, o município com maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville com 23 mil 902 casos, seguido por Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Criciúma, Balneário Camboriú, Palhoça, Chapecó e Brusque.


O Tribunal de Julgamento aceitou na madrugada deste sábado a denúncia contra o governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, no caso do aumento salarial dado aos procuradores do estado em 2019. Com isso, ele será afastado do cargo a partir de terça-feira por até 180 dias. A denúncia contra a vice-governadora, DANIELA REINEHR foi rejeitada pelo tribunal. Por essa razão, ela assume interinamente o cargo de MOISÉS quando ele for afastado. No caso do governador, foram seis votos a favor do recebimento da denúncia e quatro contra. Porém, houve empate no caso da vice-governadora. Por essa razão, o presidente do tribunal de julgamento, desembargador RICARDO ROESLER, precisou fazer o voto de minerva arquivando a denúncia contra DANIELA.


A vice-governadora DANIELA REINEHR atualmente sem partido será a nova governadora em exercício de Santa Catarina. DANIELA foi a primeira mulher eleita vice-governadora no estado catarinense e agora será a primeira a assumir o governo do Estado, ainda que de forma temporária. Ela já havia governado por 10 dias em janeiro, durante férias de CARLOS MOISÉS. DANIELA deve receber posse oficialmente como governadora em exercício após o agora governador afastado ser notificado da decisão do tribunal de julgamento. Ela segue no cargo pelo menos até que o tribunal misto faça o julgamento do processo de impeachment de MOISÉS, em um prazo máximo de 180 dias. Depois disso, ela volta a ser vice caso a denúncia contra o até então chefe do Executivo seja arquivada ou permanece como governadora em definitivo se o impedimento de MOISÉS for confirmado.


-USINA DE ENERGIA SOLAR DE MONDAÍ ENTRA EM FUNCIONAMENTO

-ESCOLA PADRE VENDELINO SEIDEL REALIZA CAMPANHA DE MATRÍCULAS NA PRÓXIMA SEMANA

-ESCOLA ESPECIAL RETOMA ATENDIMENTOS PRESENCIAIS COM PROFISSIONAIS DO SUS NA PRÓXIMA SEMANA

-TERCEIRO DEBATE NA RÁDIO OESTE RECEBE CANDIDATOS A PREFEITO DE DESCANSO


Banco do Brasil de Iporã do Oeste mantém atendimento alterado desde o início da pandemia. Segundo o gerente da agência local do Banco do Brasil, FRANCIS MALDANER, o atendimento é das dez às 14 horas, e a normalização do horário estendido até as 15 horas deve ocorrer no próximo mês. Ele explica que a redução do horário foi uma determinação da Federação Nacional dos Bancos, com o objetivo de reduzir o número de pessoas nas agências bancárias. O gerente lembra que o expediente interno continua normal, das oito às 17 horas. MALDANER enfatiza que o banco do Brasil não dispõe de número de telefone fixo para os atendimentos, somente o 0800 4003 3001. Por meio deste número a pessoa pode fazer contato das nove às 16 horas, informando o número da agência e da conta. O gerente lembra que o banco possui todos os dados do associado, por não solicita essas informações por telefone.


Descanso coleta dois containeres de vidro em três semanas de campanha. Por organização da prefeitura e da Epagri, a campanha de recolha de vidros foi realizada do dia cindo ao dia 23 de outubro. Conforme o extensionista da Epagri, ZOLMIR FRIZZO, o período para coleta dos vidros já foi disponibilizado no ano passado, e o objetivo é realizar esse cronograma todo ano. O extensionista destaca que o consumo aumenta sempre mais, e é preciso pensar em alternativas para destinação correta do lixo que é produzido, e principalmente, que pode ser reaproveitado. FRIZZO comenta que nestas três semanas, dois containeres de material foram coletados. Os containeres ficaram na garagem da prefeitura, e todos que tinham vidros levaram até o local. O material foi coletado por uma empresa habilitada de Chapecó, a Cetric, que dará a destinação correta.


Histórico de estiagem deixa região Extremo Oeste em alerta. Com a falta de chuva e problemas no abastecimento de água o debate sobre recursos hídricos se acentua. Estão em pauta questões sobre perfuração de poços artesianos, cisternas, abertura de açudes e a necessidade de economizar água. Segundo o agrônomo CLÍSTENES GUADAGNIN, extensionista da Epagri e responsável pelo Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental no Extremo Oeste, a bacia hidrográfica sofre com ações inadequadas. Ele chama atenção que manejados com cultivos agrícolas e pastagens para a pecuária leiteira provocam diversos impactos na qualidade e quantidade dos recursos hídricos existentes. Com a forte estiagem as práticas de reservação de água surgem com maior frequência. O agrônomo destaca que esta situação não é nenhuma novidade, pois a região Extremo Oeste tem o maior histórico de estiagem nos últimos 30 anos em Santa Catarina.


O agrônomo da Epagri alerta que o problema pode se agravar com o fim da primavera e decorrer do verão com previsões de pouca chuva. O cenário provocado pelo fenômeno La Niña vai gerar mais dificuldades nos próximos meses. A Epagri possui programas que visam práticas para aumentar e conservar recursos hídricos para enfrentar períodos de estiagem. CLÍSTENES GUADAGNIN lembra que a região recebe em média por ano entre mil 800 a dois mil e 200 milímetros de chuva, porém enorme volume de água da chuva é desperdiçado. GUADAGNIN aponta como problema a falta de consciência de conservação de solo que causa compactação com práticas de ganância, falta de planejamento e de gestão da propriedade.


Cuidar do solo e guardar água são práticas que fazem toda a diferença. O agrônomo da regional da Epagri de São Miguel do Oeste também diz que é preciso reduzir ou eliminar as práticas de movimentação do solo como diferencial de quem deseja obter alto rendimento. De acordo com CLÍSTENES GUADAGNIN, a qualidade e quantidade das águas é preocupante diante do risco de diminuição de volume e poluição. Salienta que águas subterrâneas estão em situação preocupante devido as explorações clandestinas nas bacias hidrográficas dos rios das Antas e Peperi-Guaçu. O extensionista afirma que a exploração sem controle rigoroso expõe os reservatórios ao risco de contaminação e diminuição do volume. GUADAGNIN destaca que estudos apontam a necessidade de recuperar e conservar as matas ciliares e reservar água para os períodos de escassez em busca da sustentabilidade.


Sindicatos reivindicam socorro ao setor agrícola. Perdas com a estiagem geram preocupação no Extremo Oeste. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste, NESTOR HAMMERSCHMITT, o movimento sindical realiza encontro regional promovido pela Fetaesc, na próxima terça-feira, em São Miguel do Oeste. Ele destaca a necessidade de avaliar perdas em lavouras de milho e a dificuldade no abastecimento de água em granjas de suínos e aves, além da atividade leiteira. 11 sindicatos da região realizam levantamento de dados para apresentar para a federação como argumentos nas reivindicações aos governos estadual e federal. HAMMERSCHMITT destaca que o encontro inicia às nove horas e prossegue durante o dia com debate de vários assuntos. O presidente avalia que é preciso ter políticas públicas para evitar o desanimo em um momento que o setor agrícola registra alta no valor da produção.


Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais aponta perdas de até 75% em lavouras de milho. NESTOR HAMMERSCHMITT destaca ainda a perda de volume e de qualidade no milho destinado para silagem, que é a principal cultura na região. Ele chama atenção que os insumos a alto custo causam preocupação aos produtores rurais, pois algumas lavouras terão que ser plantadas novamente. Cita ainda que em diversas situações será possível apenas uma safra em áreas que ocorriam dois cultivo por temporada. Segundo HAMMERSCHMITT, é preciso apresentar números com dados de perdas na atual safra para tentar sensibilizar os governos sobre os recursos necessários e prorrogação de financiamentos. Reforça que além do prejuízo no plantio de milho existem perdas com soja e valor investido no transporte e tratamento de água que eleva o custo de produção em granjas de aves e suínos.


Prefeitos da Ameosc se reúnem em assembleia virtual e mostram preocupação com aumento de casos de Covid-19 na região. Conforme o secretário da associação, AIRON FONTANA, um dos primeiros assuntos tratados na reunião foi sobre o Dia do Servidor Público em 28 de outubro, para o qual foi decidido não fazer ponto facultativo. Em seguida, o secretário apresentou o mapa de risco para Covid-19, que inclui o Extremo Oeste no potencial grave. A classificação leva em consideração a mortalidade. Dos 19 municípios, nove totalizam atualmente 24 óbitos. Frente aos dados, os prefeitos ressaltaram a importância de reforçar as ações de conscientização sobre festas e eventos. AIRTON explica que, assim como na reunião de quinta-feira o presidente PLINIO DE CASTRO reafirmou a preocupação pela não renovação da habilitação dos leitos em Chapecó e de Xanxerê, ocasionando uma eminente superlotação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.


Celebração alusiva a oitava romaria das Santas Missões Populares será realizada neste domingo. Tradicionalmente, no mês de outubro, a paróquia de Iporã do Oeste realizava a romaria das Santas Missões Populares, com saída da cidade em direção a comunidade de São Lourenço, onde está localizado o marco das santas missões. O evento presencial não será realizado em 2020 devido à pandemia. De acordo com o padre da paróquia Nossa Senhora das Mercês, OSNI DE SOUZA, a romaria surgiu das santas missões realizadas de 2009 a 2013. Foi colocada uma cruz em cada comunidade, e implantado o marco na comunidade de São Lourenço, um local amplo e centralizado que anualmente reúne os fieis. O padre destaca que este ano a celebração será transmitida da igreja matriz, às oito horas e 30 minutos deste domingo. A missa pode ser acompanhada pelo facebook da paróquia e também será transmitida pela Rádio Oeste. Este ano o tema é “somos chamados para a vida”.


Usina de energia solar de Mondaí entra em funcionamento. A maior usina fotovoltaica de Santa Catarina, denominada de ARNO UM, entrou em operação na última semana. O investimento está sendo feito pela rede de farmácias Panvel. Conforme o acionista majoritário da empresa que fará o investimento, SIEGFRIED KOELLN, a área de terra, levando em conta vários critérios como a incidência do sol e a condição de instalação dos painéis, está localizada na linha Antas. Ele explica que a energia produzida é entregue para a rede da Celesc, e a capacidade de produção da usina é de cerca de um megawatts por hora. O investimento total na usina está estimado em quatro milhões de reais, valor financiado pelo BRDE.


SIEGFRIED KOELLN explica que o projeto da usina foi dividido nas etapas civil, eletromecânica e fotovoltaica. A parte civil contempla a subestação, os equipamentos de medição e proteção. A etapa da eletromecânica trata da montagem e da aprovação dos equipamentos. E a etapa fotovoltaica trata da montagem das placas, iniciando com as perfurações e a ancoragem no solo para fixar as estruturas. Todas as etapas passam pela aprovação da Celesc. O acionista majoritário ressalta que Mondaí foi escolhido para o investimento em função dos proprietários da empresa serem naturais do município. A usina inclusive receberá o nome de Arno UM, em homenagem ao pai dos idealizadores. Além de Mondaí, usinas semelhantes também foram idealizadasem Monte Negro e Rosáriodo Sul, as duas no Rio Grande do Sul, e Santo Antonio do Sudoeste, no Paraná. Destas, já estão em produção as usinas de Mondaí e Monte Negro.


Escola Padre Vendelino Seidel inicia campanha de matrículas na próxima semana. Conforme o diretor, PEDRO BAUER, o período de matrículas para alunos do primeiro ano das séries iniciais do ensino fundamental está sendo antecipada este ano. O diretor enfatiza que as matrículas, na próxima segunda e terça-feira, dias 26 e 27, serão exclusivas para os alunos do primeiro ano. Ele comenta que o objetivo é formar duas turmas, uma para cada turno. Para as demais turmas, PEDRO GAUER lembra que a escola aguarda as orientações do governo do Estado para divulgar sobre o prazo de matrículas. Ele lembra que na próxima semana a orientação é que venha para a escola somente uma pessoa da família, com uso de máscara, além dos documentos que são RG e CPF do aluno e dos pais, comprovante de residência e carteirinha de vacinação da criança.


Terceiro debate na Rádio Oeste do projeto Eleições 2020 recebe candidatos a prefeito de Descanso. Nos dois primeiros debates, apresentaram suas propostas os candidatos de Belmonte e Tunápolis. Por meio do projeto Eleições 2020 a Rádio Oeste FM fará cinco debates eleitorais neste ano. Hoje, logo mais, a partir das 13 horas e 30 minutos até as 15 horas e 30 minutos, o debate será com os candidatos a prefeito de Descanso. Foram convidados SADI BONAMIGO do PT, MARCOS BALDO do PSDB e LUIS CARLOS PEREIRA do PDT. No primeiro bloco os candidatos respondem perguntas da produção e sorteio de temas diversos. No segundo, terceiro e quarto blocos, os candidato fazem perguntas entre si. O quarto bloco ainda terá um espaço para as considerações finais. O debate será no estúdio da Rádio Oeste com a observação das normas de segurança. Será possível acompanhar o debate pelo Facebook da Rádio Oeste.


Escola especial de Iporã do Oeste retoma atendimentos presenciais com profissionais do SUS na próxima semana. De acordo com o presidente do CAESP Caminho de Luz, ROGÉRIO BERTI, a partir da próxima semana, dia 28 de outubro, será retomado o atendimento presencial pelos profissionais da equipe técnica do SUS, para os alunos que não fazem parte do grupo de risco. A equipe é composta por fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social. Os horários serão agendados, e a escola fará contato com as famílias para avaliar o interesse e a necessidade de trazer os alunos até o Caesp. BERTI lembra que os professores continuam com as atividades remotas, encaminhando o conteúdo para os alunos pelos grupos de WhatsApp e também as atividades impressas. A direção continua prestando o atendimento presencial, mas com horário reduzido.


O presidente da escola especial de Iporã do Oeste ressalta que apesar do prejuízo com a suspensão das aulas presenciais, o Caesp economiza um valor significativo com transporte e alimentação destinada para a merenda, sendo este o primeiro ano que o fechamento de contas será feito com tranquilidade. ROGÉRIO BERTI comenta que no último mês o Caesp foi contemplado com um veículo novo, adquirido por meio de uma emenda parlamentar. A escola conta ainda com um ônibus, uma Ducato e um veículo de passeio, o qual, o presidente afirma que o objetivo é fazer um leilão para venda deste carro, que não está sendo usado. Ele lembra que com a frota em dia, o objetivo da diretoria é investir em equipamentos para melhorar a estrutura interna da escola especial.


Show de prêmios das APAEs terá sorteio de três carros, moto e TV. O presidente do CAESP Caminho de Luz destaca que as cartelas para a campanha de prêmios estão disponíveis para a compra, ao valor de dez reais cada. As cartelas estão sendo vendidas pelos familiares dos alunos, profissionais da escola, madrinhas dos apaianos e demais colaboradores. ROGÉRIO BERTI cita que este ano serão cinco prêmios novamente. O primeiro é um Fiat Mobi vermelho, os segundo e terceiro prêmios são um Fiat Mobi branco cada, o quarto é uma Honda Biz e o quinto prêmio é uma TV LED 50 polegadas. 90% do valor das cartelas que são vendidas fica para a escola, e 10% é repassado a Federação das APAEs de Santa Catarina, que organiza o show de prêmios. O presidente lembra quea venda das cartelas ocorre até dia 20 de novembro, e o sorteio será no dia 12 de dezembro, pela loteria federal.


-APÓS VÁRIAS INFRAÇÕES PM APREENDE CARRO COM MAIS DE DEZ AUTUAÇÕES DE TRÂNSITO

-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ESTUPRAR ENTEADA


Polícia Civil apreende drogas e munições durante cumprimento de mandados de busca em Cunha Porã. A Polícia Civil de Cunha Porã, com apoio da Polícia Militar, cumpriu na tarde de ontem dois mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos de tráfico de drogas. Foi localizado em uma das residências porções de maconha e munições, apreensões que contribuem com elementos já coletados durante a investigação. O responsável pela droga e munição não estava na residência e irá responder por tráfico de drogas e posse de munição.


Bombeiros de Cunha Porã atendem dois acidentes nesta sexta-feira. O primeiro acidente ocorreu por volta das nove horas, na BR 158, próximo ao Posto Gauchão em Cunha Porã. No local ocorreu uma colisão entre um Crossfox de Alpestre, RS e uma moto YBR de Itapiranga. Os bombeiros atenderam uma mulher de 39 anos, passageira da moto, que relatava dores na perna esquerda com perda de mobilidade. Após atendimento dos socorristas a mulher foi conduzida ao hospital. No momento da chegada da guarnição a vítima estava sendo atendida por uma médica, condutora do veículo envolvido na colisão. O condutor da moto, um homem de 45 anos, estava com escoriação na face e recusou condução ao hospital. O outro acidente ocorreu pouco após as 20 horas na linha Sabiazinho. Segundo os bombeiros, uma caminhonete Ranger de Cunha Porã colidiu em um barranco. A motorista, uma mulher de 56 anos não se feriu e informou que usava do cinto de segurança.


Após cometer várias infrações PM apreende carro com mais de dez autuações de trânsito no interior de Iporã do Oeste. A ocorrência foi atendida no final da tarde desta sexta-feira, em Iporã do Oeste. A guarnição da Polícia Militar, em rondas no interior, suspeitou de um veículo Corsa ocupado por duas pessoas. Ao dar ordem de parada ao automóvel, o condutor iniciou fuga em alta velocidade pelas estradas do interior, passando pelas comunidades de São Vendelino, Preferido Alto, Preferido Baixo, Pavão, e Linha Vitória. Além de inúmeras infrações de trânsito, colocando em risco a segurança dos usuários, o condutor incorreu em alguns delitos criminais. Após cerca de 30 quilometros de acompanhamento, o veículo foi autuado e apreendido. Além das péssimas condições gerais, o veículo possuía mais de 10 autuações de trânsito cometidas nos últimos meses.


Polícia Civil prende suspeito de estuprar enteada. Na tarde de ontem a Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva de um homem residente em São Miguel do Oeste, investigado por estupro de vulnerável contra sua enteada adolescente. Em razão das suspeitas, que foram confirmadas durante a investigação, a Polícia Civil obteve mandado de prisão preventiva contra o investigado, que foi preso e encaminhado à Unidade Prisional Avançada, onde será interrogado ao final da investigação. O crime pelo qual o suspeito está sendo investigado prevê pena de até 15 anos de reclusão, agravado pelo fato de se tratar de prática criminosa de padrasto contra enteada. A Polícia Civil orienta que ninguém se cale diante de suspeitas de que alguém esteja sendo submetido a qualquer tipo de violência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.