ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 24 10 2018

-MINISTRO DO STF MANTÉM INDICIAMEMNTO DE TEMER POR CORRUPÇÃO

-SANTA CATARINA PERDE 312 LEITOS DO SUS EM UMA DÉCADA

-PRIMEIRA REUNIÃO DE COMBATE A DENGUE REÚNE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS

-FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS TERÁ 35 TRABALHOS EM EXPOSIÇÃO

-OUVIDORA ABRE PROCESSO PARA APURAÇÃO DE DENÚNCIA CONTRA VEREADORES

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE DE TRABALHO

-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE COMÉRCIO ILEGAL DE ANABOLIZANTES

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A Organização Internacional de Polícia Criminal anunciou nesta terça-feira a apreensão de 500 toneladas de remédios ilegais disponíveis na internet em 116 países. A operação da Interpol que aconteceu entre nove e 16 de outubro, levaram a 859 detenções em todo o mundo. O material apreendido foi avaliado em cerca de 14 milhões de dólares. Entre os medicamentos, estão drogas contra o câncer, analgésicos falsos, anti-inflamatórios, drogas para o tratamento do HIV, Parkinson e diabetes.

O vice-presidente americano, MIKE PENCE, disse nesta terça-feira que o presidente de Honduras lhe informou que a caravana de migrantes que partiu do seu país em direção aos Estados Unidos foi organizada por grupos de esquerda financiados pela Venezuela. A caravana de migrantes, que é composta, de acordo com a ONU, por cerca de sete mil pessoas, e saiu de San Pedro Sula, em Honduras, em 13 de outubro. O governo hondurenho acusou a oposição política de convocar a caravana para provocar "ingovernabilidade" no país.

Mais de 500 crianças estão abrigadas em barracas perto de Tornillo, no Texas, nos Estados Unidos, de acordo com documentos de advogados de direitos civis e defensores da imigração apresentados a uma corte federal de Los Angeles. Em uma ficha técnica de 12 de outubro, o governo federal disse que o abrigo temporário é necessário por causa da quantidade de menores desacompanhados sob seus cuidados para que a "Patrulha de Fronteira possa continuar com sua missão de segurança nacional”.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal , decidiu nesta terça-feira manter o indiciamento do presidente MICHEL TEMER pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. No último dia 16, a Polícia Federal informou ao Supremo ter encontrado indícios de que TEMER e mais dez pessoas integraram um suposto esquema para favorecer empresas específicas na edição de um decreto sobre o setor portuário. Os advogado de TEMER pediram a anulação do ato, mas BARROSO considerou que indiciamento é um ato previsto em lei para qualquer pessoa. Acrescentou, ainda, que não pode haver privilégios.

A Polícia Federal instaurou nesta terça-feira inquérito a pedido da procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, para investigar a publicação na internet de um vídeo com ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal, entre os quais ROSA WEBER, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. DODGE informou que quer apurar se houve crimes de calúnia, difamação, injúria e ameaça. A Procuradoria solicitou ainda que a PF faça a identificação do autor do vídeo e ouça o depoimento dele. No vídeo, uma pessoa que se intitula coronel CARLOS ALVES faz ameaças ao TSE.

O candidato do PSL à Presidência, JAIR BOLSONARO, passou esta terça-feira no Rio de Janeiro e recebeu apoio de prefeitos de todas as regiões do país. BOLSONARO disse que, se eleito, vai trabalhar na prevenção da violência e, para isso, defendeu endurecer a legislação. Ele também prometeu criar um cadastro único para atendimento no SUS. Já o candidato do PT a presidente da República, FERNANDO HADDAD, passou esta terça-feira no Rio de Janeiro e teve encontros com representantes de cristãos evangélicos, de católicos e de judeus. O petista disse que o estado laico deve ter uma relação harmoniosa com todas as crenças. O candidato também defendeu mais rigor na lei contra a corrupção.

Os vereadores de Florianópolis rejeitaram nesta terça-feira as contas do ex-prefeito CESAR SOUZA JUNIOR referentes a 2016. Com 18 votos favoráveis e quatro contrários para o parecer pela desaprovação da Comissão de Orçamento, ele foi o primeiro chefe do Executivo a ter uma prestação barrada pelo Legislativo municipal. No Tribunal de Contas do Estado, em 2017, os conselheiros aprovaram as contas, apesar do parecer pela rejeição. Após a votação, o ex-prefeito disse que pretende recorrer à Justiça já que “ficou flagrante que a derrubada do parecer do TCE foi um processo eivado de nulidades”.

O total de pacientes em lista de espera em Santa Catarina chegou a 468 em setembro de 2018.O número é menor que a fila de mil 688 pessoas que aguardavam por um transplante em 2010 e está abaixo do registrado no ano passado, de 555 pacientes. Em dados consolidados, significa que nos últimos oito anos houve queda de quase 70 por cento na lista de espera por um órgão entre o fim da década passada e 2017. O SC Transplantes afirmou é muito difícil chegar ao índice zero porque mesmo que a cada dia sejam realizados novos transplantes, ao mesmo tempo surgem novos pacientes.

Em dez anos, Santa Catarina perdeu 312 leitos mantidos pelo SUS. É o que aponta um estudo da Confederação Nacional de Municípios, divulgado nesta terça-feira. Já no Brasil, a queda foi de 41 mil leitos, o que corresponde ao fechamento de 11 vagas por dia. No Estado, em 2008, eram 11 mil 276 vagas de internação em hospitais públicos.Já em 2018, caiu para 10 mil 964, o que representa uma redução de dois vírgula sete por cento. Se considerados também os leitos privados, Santa Catarina teve aumento de vagas. Em 2008, eram 14 mil 923, e agora são 15 mil 262.

O Sesc de São Miguel do Oeste vai realiza amanhã à noite mais uma edição do Sarau Poético, Literário e Cultural. A atividade desta quinta-feira faz parte da programação da Semana do Livro e da Biblioteca. A partir das sete e meia da noite haverá a apresentação de poesia, música e atrações artísticas, como por exemplo, os Forasteiros de Faraway. Além do evento de amanhã, o Sesc também vai promover a Troca-troca de livros até quarta-feira da semana que vem.

A Prefeitura de São Miguel do Oeste abriu o prazo de inscrições para o processo seletivo simplificado emergencial para contratação de professor de Língua Espanhola. O edital está disponível no site da prefeitura e o profissional deve ter habilitação ou estar cursando Licenciatura em Letras – Espanhol. As inscrições podem ser efetuadas entre até a próxima segunda-feira na Secretaria de Gestão de Pessoas e Transparência. A divulgação do resultado será feita no site no dia 30 de Outubro.

A secretaria de Agricultura está organizando um curso de formação para jovens agricultores do município. Os detalhes foram discutidos em encontro nesta semana com a participação de entidades envolvidas com o meio rural.

O secretário de Agricultura, RENATO ROMANCINI, ressaltou que a intenção é trazer o curso e contribuir para que o jovem permaneça no campo. Nos próximos dias haverá um novo encontro para aprovação da proposta e definição das ações para a implantação do curso. A ideia inicial é ofertar 30 vagas e o tema principal da capacitação será a pecuária leiteira.

O Grupo Hiperdia do bairro São Jorge conta com mais um serviço para a população desde o último mês. A enfermeira MAIARA SCHOENINGER explicou que trata-se de uma técnica da medicina tradicional chinesa para o tratamento de disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha. Ela disse que a auriculoloterapia pode ser usada como tratamento complementar, ou mesmo como tratamento alternativo. Cerca de 50 pessoas participaram do primeiro encontro em que a técnica foi oferecida. A prática foi aplicada nos pontos relacionados à ansiedade e perda de peso. Outros atendimentos em grupo devem ser focados no público fumante, gestantes, com dores crônicas e transtornos alimentares.

Um empresário do centro da cidade fez uma série de reclamações sobre o transito de São Miguel do Oeste nesta terça-feira. ERVINO BAROSI procurou a Peperi para protestar contra as lombadas eletrônicas da Willy Barth. Ele reclamou da falta de sinalização adequada, especialmente em relação ao equipamento que fica nas proximidades da cerâmica Wunsch. BAROSI disse que a lombada é um caça níquel. Ele afirmou que foi multado duas vezes em poucos dias e relatou o caso de uma mulher que foi multada seis vezes no mesmo local. BAROSI disse que as pessoas estão sendo lesadas e as lombadas eletrônicas precisam de uma sinalização mais ostensiva.

As vias de mão única só estão atrapalhando as pessoas na cidade. A reclamação é do empresário ERVINO BAROSI. Ele disse que mora há 40 anos na cidade e que a implantação de vias de sentido único gera dificuldades para os motoristas. BAROSI citou que as pessoas deveriam ter sido consultadas antes de instalar as vias de mão única. O empresário também comentou que o comércio está perdendo e que não era o momento de fazer a alteração. Ele reforçou que o trânsito não melhorou com as vias únicas e que a prefeitura deveria ter esperado mais tempo para fazer a mudança. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura que deve se manifestar sobre os pontos abordados pelo empresário.

A sala de situação de São Miguel do Oeste realizou nesta segunda-feira a primeira reunião da nova estratégia de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. O encontro foi realizado no CAIC e contou com a presença do prefeito WILSON TREVISAN, representantes das equipes de combate a dengue, associações de bairros, conselhos comunitários, APPs, grupos de idosos e demais lideranças dos bairros São Luiz e Sagrado Coração de Jesus. Nesta fase da campanha, também serão realizados encontros semelhantes nos bairros Salete, Estrela e Andreatta, que são os locais de maior incidência de focos do mosquito.

O objetivo dos encontros nos bairros da cidade é envolver as forças vivas da comunidade para ampliar o trabalho de combate ao mosquito da dengue. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que a intenção é mobilizar as lideranças para que atuem como agentes disseminadores das informações relativas ao assunto, auxiliando efetivamente na conscientização das pessoas. TREVISAN destacou que cada moradora precisa fazer a sua parte, eliminando água parada e as demais condições propícias para a proliferação do Aedes aegypti. São Miguel do Oeste é um dos municípios que está infestado pelo mosquito.

De acordo com o coordenador do setor da Dengue no município, Célio Silva, São Miguel do Oeste ficou sete semanas sem registrar nenhum foco do mosquito Aedes aegypti, mas nas últimas três, os focos voltaram a surgir. Nos últimos dias foram registrados 16. No total,já são 393 desde o começo do ano. O secretário de Saúde, LEONIR CARON, ressaltou que o cuidado deve ser redobrado a partir de agora, devido ao início da temporada de verão, onde as chuvas e o calor aumentam a possibilidade de proliferação do mosquito da Dengue.

A gerencia regional de Educação de São Miguel do Oeste vai promover amanhã mais uma edição da feira regional de Ciências e Tecnologias. O evento está previsto para começar as oito e meia da manhã no ginásio de esportes da escola São Miguel e vai até o final da tarde. De acordo com o coordenador da atividade, PAULO KOCHEN, esta será a decima segunda edição da feira regional de ciência que tem o objetivo de estimular a pesquisa e a busca do conhecimento por parte dos alunos da rede estadual de ensino. O evento de amanhã vai reunir os trabalhadores vencedores das etapas municipais da feira.

35 trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede estadual de ensino serão apresentados na feira regional de Ciências deste ano. A informação é do coordenador da atividade, PAULO KOCHEN. Ele explicou que os projetos são divididos em três categorias: ensino fundamental séries finais, ensino médio regular e ensino médio profissionalizante. Os vencedores vão receber premiação em dinheiro e ingressos para o Cine Peperi. Os valores são de cem reais para os primeiros colocados, 70 para o segundo e 50 para o terceiro. Este ano, não haverá a etapa estadual para economizar recursos em razão do fechamento das contas do mandato do governador.

Apesar do cancelamento da etapa estadual, a feira de ciências atingiu os objetivos mais uma vez. A avaliação é do coordenador da feira regional, PAULO KOCHEN. Ele disse que a proposta da ação é ressaltar a importância da pesquisa para a construção do conhecimento. KOCHEN destacou que todos os estudantes ganham com essa atividade, inclusive aqueles que fizeram trabalhos e não se classificaram para a fase regional desta quinta-feira.

A câmara de vereadores aprovou nesta terça-feira uma a moção de apelo para que o município cumpra a lei que dispõe sobre normas para arborização dos passeios públicos em ruas e avenidas. A cobrança é de autoria do vereador CLAUDIO BARP. De acordo com ele, a lei foi aprovada há cerca de um ano e meio e até agora não foi feito “absolutamente nada”, nem por parte da prefeitura e nem por parte da população. Ele citou que as pessoas arrancam as árvores ao invés de plantar. O vereador cobrou as ações previstas na lei para melhorar a arborização do centro da cidade.

A questão ambiental envolvendo a área do Capeti também foi pauta da sessão de ontem a noite da câmara de São Miguel do Oeste. O vereador ODEMAR MARQUES, do PDT, apresentou requerimento de informação solicitando ao prefeito que informe qual a data prevista para a liberação da área para a instalação de um jardim botânico municipal. O vereador disse que essa é uma grande oportunidade para a cidade ter um ponto turístico com uma horta de plantas medicinais e área verde para o lazer da população. O pedetista cobrou mais agilidade do município na criação desse parque ambiental.

A ouvidoria da câmara de São do Oeste recebeu uma reclamação formal sobre o suposto uso indevido de assessores dos vereadores. De acordo com o presidente da ouvidoria, EVERALDO DI BERTI, a denúncia cita alguns problemas envolvendo a assessoria dos parlamentares municipais. Um dos questionamentos é sobre o emprego de assessores em escritórios e, até mesmo, na casa dos vereadores. O morador que encaminhou a denúncia também cita a possível retenção de parte do salário que ficaria com os vereadores. DI BERTI disse que a ouvidoria vai instaurar uma comissão para apurar os fatos e dar uma resposta para a comunidade.

O pedido para abertura de um procedimento investigatório administrativo na câmara de vereadores já foi protocolado pela ouvidoria do legislativo. A informação é do presidente da ouvidoria, EVERALDO DI BERTI. Ele explicou que a comissão de investigação será composta por três servidores efetivos. O grupo vai ouvir todos os vereadores, todos os 13 assessores e outras pessoas que podem esclarecer a questão.Ao final dos trabalhos será confeccionado um relatório apontando o que foi apurado. DI BERTI disse que se algum problema com o uso de assessores for confirmado, o vereador responsável poderá responder por quebra de decoro parlamentar e ter o mandato cassado.

A comissão que vai apurar supostas irregularidades com os assessores dos vereadores deve encerrar os trabalhos até o final do ano. A projeção é do presidente da Ouvidoria da câmara, EVERALDO DI BERTI. Ele disse que essa denúncia gerou um grande mal estar no legislativo e que os fatos são graves. DI BERTI comentou que a questão deve ser apurada com rapidez e precisão pela câmara de vereadores.

Um trabalhador sofreu ferimentos graves em um acidente de trabalho nesta terça-feira em Campo Erê. O caso aconteceu por volta das quatro e 45 da tarde em um frigorífico as margens da SC 305, na saída de São Lourenço do Oeste. Ao chegar no local, a equipe do Corpo de Bombeiros encontrou a vítima deitada na área externa do frigorífico com um corte no crânio. Segundo os bombeiros, ele sofreu uma queda. Após procedimentos de atendimento pré-hospitalar, o trabalhador foi conduzido ao hospital Santo Antônio de Campo Erê.

A Polícia Civil de Maravilha prendeu um homem suspeito de vender anabolizantes de forma ilegal na região. A investigação teve início há cerca de dois meses, após denúncia recebida no WhatsApp. A partir das informações e de diligências preliminares, os policiais identificaram um homem de 29 anos, natural de Anchieta, que estava comercializando anabolizantes a consumidores locais. O suspeito adquiria os produtos pela internet de São Paulo e os recebia via empresa de transporte. Ontem, a polícia apreendeu vários medicamentos de uso controlado, de origem ilícita e sem certificação da Anvisa na casa do suspeito. Também havia seringas, agulhas e embalagens. O homem foi preso e levado para a unidade prisional de Maravilha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.