ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 24-10-2018 Quarta-Feira

-MINISTRO DO STF MANTÉM INDICIAMEMNTO DE TEMER POR CORRUPÇÃO

-SANTA CATARINA PERDE 312 LEITOS DO SUS EM UMA DÉCADA

-CIER DE ESPERANÇA IRÁ INAUGURAR SALÃO MULTIUSO NESTA SEXTA-FEIRA

-CARTÓRIO ELEITORAL ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE VOTAÇÃO NO SEGUNDO TURNO

-IPORÃ DO OESTE IRÁ SEDIAR MAIS UM MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA

-AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA REGIÃO IRÃO DISCUTIR TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS

-POLÍCIA CIVIL ORIENTA SOBRE RESTRIÇÃO DE VENDA DE BEBIDA ALCOÓLICA NA ELEIÇÃO

-POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO EM REPRESSÃO AO COMÉRCIO ILEGAL DE ANABOLIZANTES

-JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR CONTRA EMPRESA POR ASSÉDIO ELEITORAL


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.


A Organização Internacional de Polícia Criminal anunciou nesta terça-feira a apreensão de 500 toneladas de remédios ilegais disponíveis na internet em 116 países. A operação da Interpol que aconteceu entre nove e 16 de outubro, levaram a 859 detenções em todo o mundo. O material apreendido foi avaliado em cerca de 14 milhões de dólares. Entre os medicamentos, estão drogas contra o câncer, analgésicos falsos, anti-inflamatórios, drogas para o tratamento do HIV, Parkinson e diabetes.


O vice-presidente americano, MIKE PENCE, disse nesta terça-feira que o presidente de Honduras lhe informou que a caravana de migrantes que partiu do seu país em direção aos Estados Unidos foi organizada por grupos de esquerda financiados pela Venezuela. A caravana de migrantes, que é composta, de acordo com a ONU, por cerca de sete mil pessoas, e saiu de San Pedro Sula, em Honduras, em 13 de outubro. O governo hondurenho acusou a oposição política de convocar a caravana para provocar "ingovernabilidade" no país.


Mais de 500 crianças estão abrigadas em barracas perto de Tornillo, no Texas, nos Estados Unidos, de acordo com documentos de advogados de direitos civis e defensores da imigração apresentados a uma corte federal de Los Angeles. Em uma ficha técnica de 12 de outubro, o governo federal disse que o abrigo temporário é necessário por causa da quantidade de menores desacompanhados sob seus cuidados para que a "Patrulha de Fronteira possa continuar com sua missão de segurança nacional”.



O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal , decidiu nesta terça-feira manter o indiciamento do presidente MICHEL TEMER pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. No último dia 16, a Polícia Federal informou ao Supremo ter encontrado indícios de que TEMER e mais dez pessoas integraram um suposto esquema para favorecer empresas específicas na edição de um decreto sobre o setor portuário. Os advogado de TEMER pediram a anulação do ato, mas BARROSO considerou que indiciamento é um ato previsto em lei para qualquer pessoa. Acrescentou, ainda, que não pode haver privilégios.


A Polícia Federal instaurou nesta terça-feira inquérito a pedido da procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, para investigar a publicação na internet de um vídeo com ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal, entre os quais ROSA WEBER, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. DODGE informou que quer apurar se houve crimes de calúnia, difamação, injúria e ameaça. A Procuradoria solicitou ainda que a PF faça a identificação do autor do vídeo e ouça o depoimento dele. No vídeo, uma pessoa que se intitula coronel CARLOS ALVES faz ameaças ao TSE.


O candidato do PSL à Presidência, JAIR BOLSONARO, passou esta terça-feira no Rio de Janeiro e recebeu apoio de prefeitos de todas as regiões do país. BOLSONARO disse que, se eleito, vai trabalhar na prevenção da violência e, para isso, defendeu endurecer a legislação. Ele também prometeu criar um cadastro único para atendimento no SUS. Já o candidato do PT a presidente da República, FERNANDO HADDAD, passou esta terça-feira no Rio de Janeiro e teve encontros com representantes de cristãos evangélicos, de católicos e de judeus. O petista disse que o estado laico deve ter uma relação harmoniosa com todas as crenças. O candidato também defendeu mais rigor na lei contra a corrupção.


Os vereadores de Florianópolis rejeitaram nesta terça-feira as contas do ex-prefeito CESAR SOUZA JUNIOR referentes a 2016. Com 18 votos favoráveis e quatro contrários para o parecer pela desaprovação da Comissão de Orçamento, ele foi o primeiro chefe do Executivo a ter uma prestação barrada pelo Legislativo municipal. No Tribunal de Contas do Estado, em 2017, os conselheiros aprovaram as contas, apesar do parecer pela rejeição. Após a votação, o ex-prefeito disse que pretende recorrer à Justiça já que “ficou flagrante que a derrubada do parecer do TCE foi um processo eivado de nulidades”.


O total de pacientes em lista de espera em Santa Catarina chegou a 468 em setembro de 2018.O número é menor que a fila de mil 688 pessoas que aguardavam por um transplante em 2010 e está abaixo do registrado no ano passado, de 555 pacientes. Em dados consolidados, significa que nos últimos oito anos houve queda de quase 70 por cento na lista de espera por um órgão entre o fim da década passada e 2017. O SC Transplantes afirmou é muito difícil chegar ao índice zero porque mesmo que a cada dia sejam realizados novos transplantes, ao mesmo tempo surgem novos pacientes.


Em dez anos, Santa Catarina perdeu 312 leitos mantidos pelo SUS. É o que aponta um estudo da Confederação Nacional de Municípios, divulgado nesta terça-feira. Já no Brasil, a queda foi de 41 mil leitos, o que corresponde ao fechamento de 11 vagas por dia. No Estado, em 2008, eram 11 mil 276 vagas de internação em hospitais públicos.Já em 2018, caiu para 10 mil 964, o que representa uma redução de dois vírgula sete por cento. Se considerados também os leitos privados, Santa Catarina teve aumento de vagas. Em 2008, eram 14 mil 923, e agora são 15 mil 262.


-CIER DE ESPERANÇA IRÁ INAUGURAR SALÃO MULTIUSO NESTA SEXTA-FEIRA

-CARTÓRIO ELEITORAL ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE VOTAÇÃO NO SEGUNDO TURNO

-IPORÃ DO OESTE IRÁ SEDIAR MAIS UM MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA

-AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA REGIÃO IRÃO DISCUTIR TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS


Secretaria de saúde realiza palestra hoje com a ginecologista e mastologista CELINA POLETTO. A palestra será às 18 horas, no pavilhão evangélico. O tema será “cancer de mama, supere todas as barreiras”. Conforme a médica, o cancer de mama atinge uma parcela significativa de mulheres em todas as faixas etárias, principalmente a partir dos 50 anos. Na região Sul, para cada 100 mil mulheres, cerca de 60 são diagnosticadas com cancer. CELINA lembra que quando aparece em pacientes mais jovens, geralmente não há sintomas da doença e a mulher precisa aprender a se auto-conhecer para descobrir as irregularidades do corpo. Ela afirma que a única forma de reduzir o número de mortes por cancer de mama, e de prolongar a vida da mulher é o diagnóstico e o tratamento precoce. A médica avalia que a oferta de conhecimento as mulheres é importante para esclarecer dúvidas e contribuir para a auto proteção. No sábado, dia 27, haverá dia D de atendimento na unidade de saúde das oito às 16 horas para exames de preventivo.


Secretaria da saúde de Tunápolis promove Chá da Mulher nesta quinta-feira. A programação especial para as mulheres do município é alusiva ao Outubro Rosa, mês da conscientização sobre a prevenção dos cânceres de mama e do colo uterino. Nesta quinta-feira, haverá uma programação dedicada à autoestima das mulheres, com a participação da Rede Feminina de São Miguel do Oeste, de professores e alunos do curso de direito, e a médica ANDRESSA MITSUKO. O evento terá um chá com comes e bebes a partir das 19 horas e 30 minutos, no centro municipal de idosos. A secretária de saúde, CLARICE STAUB, lembra que durante todo mês estão sendo realizados exames preventivos na Unidade de Saúde, sendo que o dia D da campanha será no sábado, dia 27, das oito às 17 horas. As interessadas deverão entrar em contato com a unidade para agendar seu horário.


Obras nas BRs 282 e 158 devem iniciar em novembro. As obras de recuperação da BR 282, entre Chapecó e SMOeste, e da BR 158, entre Cunha Porã e Palmitos, iniciam em novembro, segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina, RONALDO BARBOSA. De acordo com matéria divulgada pela NSC Comunicação, o ministro dos Transportes deve liberar até o dia 15, nove milhões em emendas parlamentares para iniciar as obras. Barbosa comenta que a empresa vencedora da licitação já está mobilizando equipamentos e até o dia 19, quando o ministro deve visitar Santa Catarina, a intenção é estar com as máquinas na pista entre Pinhalzinho e Maravilha.


O superintendente do DNIT disse que pretende usar mais sete milhões de uma verba de manutenção e recuperar mais de 20 milhões de recursos do Governo Federal que foram retirados após a greve dos caminhoneiros para conseguir dar mais volume para a obra. Além da recuperação da pista estão previstos 33 quilômetros de terceira faixa e trevos em Pinhalzinho, Romelândia, Iraceminha, no distrito de Sede Figueira, em Chapecó, e Santa Lúcia, em Palmitos. Também em novembro há a expectativa de lançar o edital de continuidade das obras na BR 163, entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.


São João do Oeste implanta coleta permanente de lixo eletrônico. A secretaria de agricultura e meio ambiente facilitou a coleta de lixo eletrônico. Os munícipes podem levar o material ao longo de todo o ano, diretamente no ponto de entrega, que é o Viveiro Florestal. O material deverá ser entregue em horário de expediente da prefeitura, de segunda a sexta-feira. No local, haverá funcionários acompanhando a entrega. Posteriormente, todo o lixo eletrônico será encaminhado para reciclagem. Em anos anteriores ocorriam apenas campanhas esporádicas, em períodos determinados do ano. A partir de agora, o material será coletado de forma integral ao longo de todos os meses. Entre os materiais eletrônicos que podem ser entregues estão computadores, teclado, caixas de som, cabos diversos, impressoras, aparelho de DVD, telefones, placas, processadores, HD’s e máquinas fotográficas.


Vigilância epidemiológica de Iporã do Oeste alerta sobre uso de vasos de flores embalados com plásticos em cemitérios. O alerta é em função da proximidade do dia dos finados. De acordo com as agentes de combates a endemias, a chegada dos dias mais quentes e as frequentes chuvas são o clima propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. A orientação é que na ornamentação dos túmulos, ao invés do plástico, sejam usadas caixinhas de papelão, papel seda ou crepom, que se decompõe com o tempo. Somente neste ano foram registrados 80 focos do mosquito da dengue, sendo que o último encontrado em setembro.


Secretaria de educação de Mondaí lança edital de matrículas para o ano letivo de 2019. A secretária SANDRU SCHU explica que o período de matrículas será do dia cinco ao dia 16 de novembro. Ela comenta que na escola Elisabeth Raminger as matrículas são para crianças a partir dos três anos, na escola de Catres para crianças de quatro e cinco anos, na escola Gessy Spier Averbeck para alunos do primeiro ao nono ano, nas escolas de Taipa Baixa e Lajú as matrículas são para o pré-escolar até o nono ano, e na creche EMEI Sonho Encantado crianças de seis meses a três anos. Para os alunos que já frequentam as escolas as matrículas são automáticas. A matrícula é necessária para alunos novos ou transferências entre escolas. Nesse caso os pais devem apresentar os documentos pessoais dos filhos, a caderneta de vacinação e a declaração dos pais que trabalham, no caso da educação infantil. Na rede municipal de Mondaí estão matriculados mil 305 alunos.


São João do Oeste realiza final do concurso de oratória nesta sexta-feira. O concurso terá a participação de sete estudantes do ensino médio da escola Madre Benvenuta e mais quatro da Escola de Educação Básica Cristo Rei, que se classificaram na etapa escolar. Esta é a oitava edição e tem como tema “Como eu combato a corrupção?”. A final dia 26, será na câmara de vereadores, com início às oito horas e 30 minutos. A premiação será troféu e uma poupança, patrocinada pelo Sicoob. A primeira edição do concurso, realizada em 2008, teve como tema “água”. A segunda edição, em 2009, falou sobre “barragens”. A terceira, em 2011, com a temática “desenvolvimento sustentável”. Em 2012, a temática foi “ética e segurança na internet”. A quinta edição em 2013, com o tema “juventude”. A sexta, em 2015, com o tema “a responsabilidade no uso das ferramentas tecnológicas”. A sétima edição no ano passado com o tema: “desigualdade étnica e de gênero”.


CIER de Linha Esperança irá inaugurar salão multiuso nesta sexta-feira. A inauguração será às 19 horas e 30 minutos. Conforme a diretora da escola, ELIZABETE CÉ, a edificação de 320 metros quadrados conta com palco, servirá para auditório, jogos, além de abrigo para as crianças em dias de chuva ou frio. O investimento de aproximadamente 240 mil reais, recursos próprios do município, atende uma reivindicação antiga da comunidade escolar. A diretora enfatiza que anteriormente a escola usava o ginásio da comunidade, ou então deslocava as crianças para as atividades em espaços da cidade. O ginásio continuará sendo usado para esportes coletivos. Após a inauguração será realizada a tradicional Noite Cultural, com a presença da família na escola.


O salão multiuso será usado também em eventos da escola, a exemplo de formaturas. A diretora do CIER de Linha de Esperança ELIZABETE CÉ explica que no dia 24 de novembro está agendada a formatura de 22 alunos que cursaram o ensino fundamental pelo curso do Instituto Federal de Santa Catarina, campus de SMOeste. E em dezembro a formatura será dos alunos do nono ano do ensino fundamental. A diretora destaca que o CIER atende alunos de nove comunidades, sendo 140 do pré-escolar ao nono ano do ensino fundamental, 22 alunos do ensino fundamental pelo IFSC e a turma de 22 alunos do ensino médio pelo EJA, que iniciou as aulas este ano. Independente da quantia de alunos, ELIZABETE afirma que todos merecem uma educação de qualidade e espaços adequados para a prática das atividades.


Cartório eleitoral esclarece dúvidas sobre votação no segundo turno. Conforme o chefe do cartório eleitoral de Itapiranga, BRUNO MARRONI, quem não votou no primeiro turno, pode votar normalmente no segundo turno, pois uma eleição não interfere na outra. Outra dúvida dos eleitores, foi em relação a documentação necessária para votação. BRUNO MARRONI explica que o documento oficial com foto é obrigatório, sendo que o titulo é facultativo para o voto, mas necessário para o eleitor que não está no seu domicílio eleitoral e deseja fazer a justificativa no local da seção. Quem não votou no primeiro turno e não justificou no dia da eleição, tem 60 dias para justificar o voto pelo site do TRE ou no cartório eleitoral. O chefe do cartório eleitoral lembra que o motivo que justifique a ausência no voto deve ser relevante, como questão de saúde. Eleitor que não justificar pagamulta de três reais e 50 centavos.


Para a eleição de domingo não haverá alteração nas seções de votação em Iporã do Oeste. Para a próxima eleição em 2020, será sugerida a redução das seções na escola Padre Vendelino Seidel em função do grande número de filas no maior colégio eleitoral do município. Haverá apenas a alteração na logística de distribuição de urnas, o que será comunicado aos delegados de prédio. BRUNO MARRONI acredita que por serem apenas dois candidatos, presidente e governador, a votação do segundo turno deverá ser mais rápida. Ele lembra que agora os eleitores também já sabem o seu local de votação, pois no primeiro turno houve alguns transtornos com as mudanças nos números das seções pelo fato de Iporã do Oeste passar a pertencer a comarca de Itapiranga.


Iporã do Oeste irá sediar mais um mutirão para cirurgias de catarata neste final de semana. O secretário de saúde MAURO BARELLA, acompanhou o prefeito LUCIO MALLMANN em audiência em Florianópolis na semana com o secretário de estado da saúde, ACÉLIO CASAGRANDE, onde foi confirmado um novo mutirão para esta sexta-feira, sábado e domingo. O secretário de saúde de Iporã do Oeste explica que é importante a realização do mutirão ainda antes do final do ano, porque no mutirão da metade do ano, alguns pacientes realizaram a cirurgia em apenas um olho, e agora precisam operar o outro para garantir uma boa visão. MAURO BARELLA enfatiza que serão 600 cirurgias, abrangendo 32 municípios da região da AMEOSC e AMERIOS. Deste total, 110 cirurgias contemplam pacientes somente de Iporã do Oeste.


O secretário de saúde de Iporã do Oeste lembra que neste final de semana serão atendidos somente pacientes que já agendaram o procedimento nos seus municípios de origem. MAURO BARELLA esclarece que o critério usado para atendimento dos pacientes que já estão na fila de espera é o sistema SISREG que regula as filas do SUS. Os procedimentos médicos na sexta-feira iniciam a partir das seis horas da manhã. O secretário comenta que a empresa responsável pelas cirurgias é a Cristalinc de São Paulo, que já atende no Paraná e Santa Catarina. No estado todo já foram 15 mil cirurgias, e somente em Iporã do Oeste a empresa já realizou mil e 700 cirurgias. O mutirão deste final de semana, no hospital Nossa Senhora das Mercês, será custeado com recursos do governo do estado.


Municípios agendam audiências públicas para definir taxas e adesão a unidade de tratamento de dejetos humanos na linha Campinas. Oito municípios da região assinaram os termos de cooperação técnica financeira ainda no mês passado. A unidade de tratamento está localizada na linha Campinas, Descanso. De acordo com o secretário de administração, PAULO LAUXEN, as audiências públicas realizadas pelos municípios que serão beneficiados com o tratamento dos dejetos humanos objetivam a adequação da legislação municipal em relação ao termo de cooperação, a discussão sobre as taxas e a necessidade da adequação das fossas. Inicialmente serão contempladas somente famílias do perímetro urbano. As audiências terão a participação do promotor MAICON HAMMES, responsável pela questão ambiental do Ministério Público da região, além dos promotores das três comarcas que terão municípios beneficiados.


O roteiro de audiências públicas inicia no dia 12 de novembro em Belmonte. No dia 13 o encontro será em Santa Helena, dia 14 em Descanso, dia 20 em Paraíso, dia 21 em Barra Bonita, dia 26 em Bandeirante e dia 27 de novembro a audiência será em Tunápolis. SMOeste não terá necessidade de realizar audiência por contemplar área pública. O secretário de administração avalia que este é um passo importante que os oito municípios da região estão dando na resolução de um problema grave que é o tratamento e a destinação dos dejetos humanos. PAULO LAUXEN lembra que no momento a unidade de tratamento está recebendo a instalação do sistema de monitoramento, para evitar novos furtos, já registrados no local. O município irá realizar ainda uma reunião com o Casan para tratar da possibilidade de incluir a taxa da recolha dos dejetos na mesma tarifa de cobrança da água.


A estrutura da unidade de tratamento contempla os tanques de descarga, as máquinas que separam os dejetos da água e a lagoa de decantação. Após o tratamento a água é reconduzida para o riacho. Já o material do dejeto é destinado para compostagem, e transformado em adubo. A obra foi executada pela prefeitura de Descanso, com recursos do fundo estadual de preservação do meio ambiente e recursos do município. O investimento foi de cerca de 700 mil reais. O valor da tarifa que cada família irá pagar será definido pelos municípios. Inicialmente, será contratada por licitação uma empresa para operar a unidade durante dois anos em regime experimental. Esta empresa será responsável pelo transporte dos dejetos com caminhão credenciado no IMA, além do destino final da água após o tratamento. A capacidade de tratamento da unidade será de 30 cúbicos de lodo por dia. A unidade deve iniciar o funcionamento ainda este ano, ou no começo de 2019.


-POLÍCIA CIVIL ORIENTA SOBRE RESTRIÇÃO DE VENDA DE BEBIDA ALCOÓLICA NA ELEIÇÃO

-POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO EM REPRESSÃO AO COMÉRCIO ILEGAL DE ANABOLIZANTES

-JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR CONTRA EMPRESA POR ASSÉDIO ELEITORAL


Idosa perde cinco mil reais em golpe. O fato ocorreu nesta terça-feira, em São Lourenço do Oeste. A vítima, uma idosa de 68 anos, relatou que estava próxima a uma agencia bancária quando foi abordada por um rapaz, o qual não conhecia, alegando que precisava ir até um endereço sacar uma quantia em dinheiro que supostamente havia ganhado na loteria. Neste momento, outro rapaz chegou também no local dizendo que iria ajudar. Os dois convenceram a mulher a se deslocar ao banco e realizar um saque de 10 mil reais, sendo assim feito pela vítima. Segundo as informações repassadas pela PM, ela efetuou dois saques de cinco mil reais, os quais ficaram separados em dois envelopes e quando a vítima entregou aos rapazes o primeiro envelope, os mesmos pediram para que ela comprasse uma água em um comércio próximo. Ao regressar, a vítima não encontrou mais ninguém no local. Ela acionou a polícia, mas ninguém foi localizado.


Veículo carregado com contrabando é apreendido e homem é preso durante operação da PM. Foi realizada na tarde de segunda-feira, a apresentação dos 12 novos policiais em Dionísio Cerqueira. Após apresentação dos agentes, as guarnições realizaram operações de trânsito nos municípios de São José do Cedro, Campo Erê e Dionísio Cerqueira. Durante a ação, foi feita abordagem de um Monza de Princesa que transitava em atitude suspeita, sendo constatada que estava carregado com caixas de vinho da Argentina, sem nota fiscal, constituindo crime de descaminho. Já durante a noite foi realizado o cumprimento de um mandado de prisão de um homem que responde por furto. O detido foi trazido para Unidade Prisional de SJCedro. Já o motorista de Princesa, assim como o carro e mercadorias foram levados para Polícia Federal. Houve apoio da Receita Federal e do Canil Setorial que fiscalizaram veículos no pátio da aduana.


Princípio de incêndio atinge fábrica de maravalha no interior de Tunápolis. O fato ocorreu por volta das 12 horas e 25 minutos de ontem, em fábrica na Linha Pitangueira, interior de Tunápolis. Quando os bombeiros de Iporã do Oeste chegaram ao local o proprietário da edificação e seus funcionários já haviam realizado o combate e a extinção das chamas. O proprietário relatou que viu a fumaça no galpão e logo o som do sistema de alarme contra incêndio. Assim que chegou na edificação verificou a fumaça que se concentrava na esteira da máquina de enfardar a maravalha. Para o combate as chamas o proprietário utilizou mangueiras e o Sistema Hidráulico Preventivo. As máquinas ficavam próximo ao depósito da maravalha já enfardada, e em função disso a guarnição vistoriou o local para evitar o surgimento de novas chamas.


Polícia Civil orienta sobre restrição de venda de bebida alcoólica no segundo turno da eleição. A Polícia Civil informa que em todas as comarcas e respectivos municípios que integram a circunscrição da Delegacia Regional de São Miguel do Oeste, haverá restrição de venda de bebidas alcoólicas no domingo, dia das eleições, das seis às 18 horas, nos locais de votação e nas proximidades até 500 metros. A autorização para eventos e a suspensão de alvarás policiais que autorizam o funcionamento de bares, botequins e boates nas comarcas e municípios vinculados nos dias que antecede e no domingo, caberá a cada delegado de Polícia responsável, de acordo com a peculiaridades locais.


Polícia Civil deflagra Operação Narciso em repressão ao comércio ilegal de anabolizantes. A investigação, desenvolvida pelo Setor de Investigação Criminal da Delegacia de Polícia de Fronteira de Maravilha, teve início há cerca de dois meses, após uma denúncia recebida através pelo WhatsApp. A partir das informações, os policiais identificaram um homem de 29 anos, de Anchieta, que estava comercializando fármacos com propriedades anabolizantes a consumidores locais. O suspeito adquiria os produtos, oriundos de São Paulo, pela internete os recebia via empresa de transporte. Devido a prática ilegal, foi representado por mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, o que obteve parecer favorável do Ministério Público e foi deferido pelo Poder Judiciário da Comarca de Maravilha.


Na tarde desta terça-feira, Policiais Civis de Maravilha deflagram a Operação Narciso, a qual faz referência à mitologia grega onde o termo simbolizava o orgulho e a vaidade. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, no bairro Pioneiro em Maravilha, foram localizados vários medicamentos anabolizantes de uso controlado, os quais não possuem origem lícita e nem certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Foram apreendidos vários fármacos, seringas, agulhas e embalagens para possível comercialização dos produtos. A infração penal descrita no Código Penal prevê pena de reclusão, de 10 a 15 anos, tratando-se de crime contra a saúde pública. O investigado foi preso em flagrante e conduzido à Unidade Prisional Avançada de Maravilha.


Justiça concede liminar contra empresa de Palma Sola por assédio eleitoral. A Justiça do Trabalho de SMOeste concedeu uma liminar contra a direção da empresa Fibroplast, de Palma Sola, com o objetivo de combater práticas ilícitas de assédio eleitoral na relação de emprego.


De acordo com denúncia do Ministério Público do Trabalho, o proprietário da empresa, LUIZ HENRIQUE CRESTANI, teria tentado induzir o voto dos funcionários ao colocar um cartaz na empresa em que prometia folga aos empregados caso o candidato a presidente JAIR BOLSONARO fosse eleito no primeiro turno. Além disso, gravou vídeos dentro da empresa mostrando cartazes do candidato. O juiz do Trabalho, OZEAS DE CASTRO, acatou o pedido da promotoria. Ele caracterizou a situação como ofensiva aos direitos fundamentais dos trabalhadores.


Para o magistrado, toda e qualquer conduta que venha a coagir os empregados a votar em determinado candidato ou a participar de atividade ou manifestação política sob promessa de vantagem ou desvantagem ligada ao contrato de trabalho é irregular. O juiz determinou que o empresário divulgasse a decisão judicial no local de trabalho e gravasse um vídeo com o teor da decisão, que determina a não adotar condutas que tentem influenciar o voto dos empregados, nem prometer vantagens. A multa é de 20 mil reais para cada item em caso de desobediência, além de processo criminal. O empresário LUIZ CRESTANI disse que foi surpreendido com a intimação. Ele afirmou que o cartaz foi apenas para alertar colaboradores e fornecedores, além de amigos, que a empresa estaria fechada caso a definição da disputa pela Presidência ocorresse no primeiro turno. Ele garantiu não ter coagido ninguém e que vai cumprir a determinação da Justiça.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.