ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 24/10/2018

-MINISTRO DO STF MANTÉM INDICIAMENTO DE TEMER POR CORRUPÇÃO
-SANTA CATARINA PERDE 312 LEITOS DO SUS EM UMA DÉCADA
-ASSOCIAÇÃO PADRE ROMUALDO TRABALHA COM DOIS PROJETOS SOCIAIS
-JOGOS DA TERCEIRA IDADE DEVEM REUNIR CEM IDOSOS EM PRINCESA
-PROJETO CARAVANA DA ARTE ENTRA NA ETAPA FINAL COM PRODUÇÃO DE FILME
-SAÚDE DEFINE PROGRAMAÇÃO PARA HOMENS NO “NOVEMBRO AZUL”
-DNIT ANUNCIA OBRAS EM DUAS RODOVIAS FEDERAIS DA REGIÃO
-LIBERAÇÃO DE 3 LOTEAMENTOS MOVIMENTA O SETOR DA CONSTRUÇÃO
-PM PRENDE FORAGIDO E RECUPERA CARRO FURTADO DURANTE OPERAÇÃO
-AGRICULTOR É BALEADO NA CABEÇA POR VIZINHO

O tempo é de chuva. A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A Organização Internacional de Polícia Criminal anunciou nesta terça-feira a apreensão de 500 toneladas de remédios ilegais disponíveis na internet em 116 países. A operação da Interpol que aconteceu entre nove e 16 de outubro, levaram a 859 detenções em todo o mundo. O material apreendido foi avaliado em cerca de 14 milhões de dólares. Entre os medicamentos, estão drogas contra o câncer, analgésicos falsos, anti-inflamatórios, drogas para o tratamento do HIV, Parkinson e diabetes

O vice-presidente americano, MIKE PENCE, disse nesta terça-feira que o presidente de Honduras lhe informou que a caravana de migrantes que partiu do seu país em direção aos Estados Unidos foi organizada por grupos de esquerda financiados pela Venezuela. A caravana de migrantes, que é composta, de acordo com a ONU, por cerca de sete mil pessoas, e saiu de San Pedro Sula, em Honduras, em 13 de outubro. O governo hondurenho acusou a oposição política de convocar a caravana para provocar "ingovernabilidade" no país.

Mais de 500 crianças estão abrigadas em barracas perto de Tornillo, no Texas, nos Estados Unidos, de acordo com documentos de advogados de direitos civis e defensores da imigração apresentados a uma corte federal de Los Angeles. Em uma ficha técnica de 12 de outubro, o governo federal disse que o abrigo temporário é necessário por causa da quantidade de menores desacompanhados sob seus cuidados para que a "Patrulha de Fronteira possa continuar com sua missão de segurança nacional”.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal , decidiu nesta terça-feira manter o indiciamento do presidente MICHEL TEMER pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. No último dia 16, a Polícia Federal informou ao Supremo ter encontrado indícios de que TEMER e mais dez pessoas integraram um suposto esquema para favorecer empresas específicas na edição de um decreto sobre o setor portuário. Os advogado de TEMER pediram a anulação do ato, mas BARROSO considerou que indiciamento é um ato previsto em lei para qualquer pessoa. Acrescentou, ainda, que não pode haver privilégios.

A Polícia Federal instaurou nesta terça-feira inquérito a pedido da procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, para investigar a publicação na internet de um vídeo com ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal, entre os quais ROSA WEBER, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. DODGE informou que quer apurar se houve crimes de calúnia, difamação, injúria e ameaça. A Procuradoria solicitou ainda que a PF faça a identificação do autor do vídeo e ouça o depoimento dele. No vídeo, uma pessoa que se intitula coronel CARLOS ALVES faz ameaças ao TSE.

O candidato do PSL à Presidência, JAIR BOLSONARO, passou esta terça-feira no Rio de Janeiro e recebeu apoio de prefeitos de todas as regiões do país. BOLSONARO disse que, se eleito, vai trabalhar na prevenção da violência e, para isso, defendeu endurecer a legislação. Ele também prometeu criar um cadastro único para atendimento no SUS. Já o candidato do PT a presidente da República, FERNANDO HADDAD, passou esta terça-feira no Rio de Janeiro e teve encontros com representantes de cristãos evangélicos, de católicos e de judeus. O petista disse que o estado laico deve ter uma relação harmoniosa com todas as crenças. O candidato também defendeu mais rigor na lei contra a corrupção.

Os vereadores de Florianópolis rejeitaram nesta terça-feira as contas do ex-prefeito CESAR SOUZA JUNIOR referentes a 2016. Com 18 votos favoráveis e quatro contrários para o parecer pela desaprovação da Comissão de Orçamento, ele foi o primeiro chefe do Executivo a ter uma prestação barrada pelo Legislativo municipal. No Tribunal de Contas do Estado, em 2017, os conselheiros aprovaram as contas, apesar do parecer pela rejeição. Após a votação, o ex-prefeito disse que pretende recorrer à Justiça já que “ficou flagrante que a derrubada do parecer do TCE foi um processo eivado de nulidades”.

O total de pacientes em lista de espera em Santa Catarina chegou a 468 em setembro de 2018. O número é menor que a fila de mil 688 pessoas que aguardavam por um transplante em 2010 e está abaixo do registrado no ano passado, de 555 pacientes. Em dados consolidados, significa que nos últimos oito anos houve queda de quase 70 por cento na lista de espera por um órgão entre o fim da década passada e 2017. O SC Transplantes afirmou é muito difícil chegar ao índice zero porque mesmo que a cada dia sejam realizados novos transplantes, ao mesmo tempo surgem novos pacientes.

Em dez anos, Santa Catarina perdeu 312 leitos mantidos pelo SUS. É o que aponta um estudo da Confederação Nacional de Municípios, divulgado nesta terça-feira. Já no Brasil, a queda foi de 41 mil leitos, o que corresponde ao fechamento de 11 vagas por dia. No Estado, em 2008, eram 11 mil 276 vagas de internação em hospitais públicos. Já em 2018, caiu para 10 mil 964, o que representa uma redução de dois vírgula sete por cento. Se considerados também os leitos privados, Santa Catarina teve aumento de vagas. Em 2008, eram 14 mil 923, e agora são 15 mil 262.

A associação Beneficente Padre Romualdo Zimmer foi criada há cerca de sete anos em SJCedro. No início o trabalho se concentrou na confecção de túnicas para os ministros. Em seguida foram ampliados os trabalhos com confecção de roupas para doação dentro de alguns projetos. Nesta semana, a associação entregou fraldas confeccionadas pela entidade dentro de um, dos dois projetos realizados atualmente. A presidente, LUCIA VIVIAN lembra que há um ano o grupo conseguiu comprar a máquina para confecção dos materiais. São cerca de 20 famílias cadastradas e que recebem a doação. Há pacientes de todas as idades, mas a maioria são idosos e acamados. LUCIA explica que a associação conta com ajuda de voluntários. A mão de obra é feita pelos integrantes da ONG que se reúne todas as segundas-feiras. As entregas serão feitas na penúltima segunda-feira do mês. A última ocorre no dia dez de dezembro. Além disso, na outra iniciativa são confeccionadas mantas para cadeirantes e roupas de lã para recém-nascidos.

Cras de Princesa realiza atividade socioeducativa com crianças do Serviço de Convivência. O tema foi comportamento em sociedade. Os trabalhos foram conduzidos pela Assistente Social ANNE CASAGRANDE e a Psicóloga SILVANA STUANI. Segundo ela, foram feitas apresentações em power point, visando esclarecer quais são os comportamentos tidos como bons e aqueles não aceitos no convívio em sociedade. Elas deram ênfase à convivência entre as crianças e adolescentes atendidas pela entidade. Foram abordadas questões de cuidado com o corpo e higiene pessoal. Ocorreu ainda a reprodução de um vídeo educativo, sobre "palavras mágicas" que devem ser usadas no cotidiano.

Projeto Caravana da Arte entra na etapa final com produção de filme. O professor da Companhia de Teatro Arco Iris, VANDERLEI SILVA lembra que quatro municípios foram contemplados com as atividades com oficinas em São Lourenço do Oeste, Campo Erê, Guaraciaba e SJCedro. Em cada um deles será produzido um filme. Em Guaraciaba as gravações docurta metragem "Entardecer" iniciaram na linha Ouro Verde na segunda-feira. As atividades iniciaram as 14 e seguiram até as 22 horas. O curta será baseado em uma lenda que existe na comunidade. A próxima gravação deverá ocorrer ainda nesta semana em um morro cidade. Em SJCedro a equipe está ensaiando para as gravações que começam na semana que vem. O enredo e tema foram escolhidos pelos participantes. As cenas serão na praça do ginásio, em uma residência, no Colégio São José e ruas do centro. Cada filme terá cerca de 25 minutos. A finalização será em dezembro quando os curtas-metragens serão lançados.

Jogos da terceira idade de Princesa estão confirmados para novembro. A informação é da secretária da Assistência Social MÉRI BOLIGON. Ela explica que o evento esportivo ocorre anualmente, sempre no final de cada ano, reunindo os grupos da cidade e interior. A organização tem apoio do setor de esportes. Nesta semana aconteceu o Congresso Técnico na Câmara de Vereadores, quando foram definidos os rumos da competição. Na oportunidade ficou acertado que os jogos acontecerão na segunda-feira, dia cinco, no clube da sede. Serão disputadas as modalidades da bocha rolada, canastra e bolãozinho. Vinte e sete equipes se inscreveram na canastra em duplas, cinco times no bolãozinho misto e outras seis equipes na bocha rolada. MÉRI revela os jogos terão início as 9 horas da manhã, tendo uma pausa para o almoço. A tarde ocorre a retomada dos jogos com entrega da premiação. Aproximadamente 100 idosos estarão envolvidos. Conforme ela, o objetivo é proporcionar um espaço de integração, confraternização e lazer a melhor idade do município.

A secretaria de saúde de SJCedro está promovendo uma série de ações voltadas a prevenção do câncer entre as mulheres. O Outubro Rosa é um mês de conscientização, especialmente quanto a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. O secretário da pasta, FERNANDO WILL, na manhã do último sábado, aconteceu o Dia D de prevenção, na sede da Secretaria de Saúde, com a coleta de preventivos, Glicemia, Pressão Arterial, teste rápido e demais orientações. A programação especial segue hoje no posto de saúde central e no São Cristóvão com prioridade para mulheres que trabalham e não tem disponibilidade de buscar os serviços durante o dia. Na próxima semana novamente ocorrem atendimentos noturnos, na segunda-feira no interior e na quarta-feira, encerrando na cidade.

Maior incidência de óbitos em SJCedro são em decorrência de câncer. O secretário da saúde, FERNANDO WILL afirma que os casos são de pacientes que não buscaram o diagnostico precoce. Ele lembra que nestes dois meses são feitos trabalhos incentivando mulheres e homens a fazerem exames para o tratamento da doença que costuma ser efetivo quando realizado logo após a descoberta. O secretário revela que tanto o câncer de mama, como de colo de útero, tem tido resultados positivos. Ele percebe que a oferta de tratamento em SMOeste também facilita este processo de quimioterapia e radioterapia. WILL antecipa que para os homens a programação do mês que vem será parecida ao Outubro Rosa, quando as unidades de saúde da cidade ficarão abertas nas quartas-feiras das 17 as 21 horas. Os laboratórios locais também firmaram parceria para o custeio do exame do PSA. Aqueles que tiverem alteração serão encaminhados aos especialistas, intermediados pela secretaria. O secretário sugere que os pacientes aproveitem a oportunidade para buscar a prevençãonão apenas do câncer, mas outras doenças.

Cooperalfa realiza promoções em comemoração aos 51 anos. Segundo o gerente, JOVANI GREGOLIN, nesta semana haverá promoção no mercado, com ofertas na padaria. A partir de hoje até sábado o açougue estará com preços diferenciados. Do mesmo modo a linha de hortifrutigranjeiros. Ele explica que vários produtos terão preços menores para atrair e prestigiar os consumidores. No sábado, a partir das 9 horas, acontece uma mateada com apresentações, som ao vivo, cama elástica e degustação de alimentos. A partir das 10 horas ocorre o corte do bolo comemorativo. A programação segue até às 17 horas. GREGOLIN lembra que são centenas de associados na cooperativa, além de clientes que compram no mercado que são valorizados com ações semelhantes.

Perfuração de poços amplia abastecimento de água no interior de Princesa. O secretário da Administração, CLAUDINEI MORSH destaca que um deles fica na Linha Vista Alta onde a vasão foi de 6,8 metros cúbicos de água por hora. Já da Linha Marmeleiro ultrapassou 50 metros cúbicos. Ele explica que a partir de agora a administração está ajustando detalhes para instalação de ambos. O poço da Linha Vista Alta deve ser finalizado primeiro, já que fica próximo ao asfalto e a rede de energia trifásica. É necessário apenas instalação de um poste, e na sequência serão providenciados os controles, bombas e painel de comando. Também será definido o local para colocação dos reservatórios que precisam estar em pontos estratégicos para distribuição. Já a comunidade de Marmeleiro será atendida na segunda etapa. O secretário estima que a conclusão seja apenas no ano que vem. NEI revela que o poço dois, que abastece a cidade, será aprofundado para aumentar a vasão de água que hoje em dia não atende a demanda.

Administração de SJCedro promove encontro nas linhas Seis Barras, São Germano e São Vicente. O prefeito, PLÍNIO DE CASTRO; o secretário de Agricultura, PEDRINHO CASARIN e o secretário de Obras, VOLNEI DALLO estavam presentes na reunião que teve como assunto a execução do programa de cascalhamento nas propriedades. O secretário da agricultura relatou que nos outros anos a ação obteve um resultado positivo, por isso a opção de retoma-lo. Ele explicou que serão feitos serviços de cascalhamento de estradas de roça, acesso dentro das propriedades e abertura de silos e bebedouros. Em relação aos custos a equipe esclareceu que a prefeitura fará subsídio da metade do valor e o produtor rural pagará o restante.

Os números do censo agropecuário de 2017 divulgados recentemente pelo IBGE foram recebidos com surpresa pela Epagri. O comentário é do gerente regional da empresa, JONAS RAMON. Ele disse que esperava por uma redução de famílias no campo, mas não com a intensidade apontada pelo levantamento. De acordo com o censo agropecuário houve uma redução do número de estabelecimentos rurais e uma queda das pessoas ocupadas no campo. O estudo apontou para uma maior concentração fundiária e para a saída de famílias do meio rural. RAMON disse que os números são preocupantes. Nos 18 municípios de abrangência da Epagri foram fechados três mil 474 estabelecimentos rurais em 11 anos. De acordo com o agrônomo, o tamanho médio das propriedades passou de 19 para 24 hectares, ou seja, as áreas estão maiores e nas mãos de um número menor de agricultores. Outro problema citado é a saída de pessoas do campo. O censo mostrou que 21 por cento da população total ainda mora no meio rural. Em 2006, esse índice era de 30 por cento. Ele citou que de cada cem pessoas que moravam no campo, 30 deixaram o interior nos últimos 11 anos.

O aspecto positivo do resultado do censo agropecuário é a confirmação da região com principal produtora de leite de Santa Catarina. O gerente regional da Epagri, JONAS RAMON disse que o levantamento do IBGE apontou que 21 por cento do leite produzido no estado vêm das propriedades do Extremo Oeste. Outro dado importante é o aumento da produtividade por animal. Enquanto que a média estadual é de seis vírgula 88 litros por dia, as vacas da região produzem 13 litros no mesmo período. RAMON comentou que esse número também é fruto do trabalho de assistência que a Epagri desenvolve. No ano passado, foram prestadas mais de 30 mil assistências para os agricultores de 18 municípios da regional da empresa.

Obras nas BRs 282 e 158 devem iniciar em novembro. As obras de recuperação da BR 282, entre Chapecó e SMOeste, e da BR 158, entre Cunha Porã e Palmitos, iniciam em novembro, segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina, RONALDO BARBOSA. De acordo com matéria divulgada pela NSC Comunicação, o ministro dos Transportes deve liberar até o dia 15, nove milhões em emendas parlamentares para iniciar as obras. Barbosa comenta que a empresa vencedora da licitação já está mobilizando equipamentos e até o dia 19, quando o ministro deve visitar Santa Catarina, a intenção é estar com as máquinas na pista entre Pinhalzinho e Maravilha.

O superintendente do DNIT disse que pretende usar mais sete milhões de uma verba de manutenção e recuperar mais de 20 milhões de recursos do Governo Federal que foram retirados após a greve dos caminhoneiros para conseguir dar mais volume para a obra. Além da recuperação da pista estão previstos 33 quilômetros de terceira faixa e trevos em Pinhalzinho, Romelândia, Iraceminha, no distrito de Sede Figueira, em Chapecó, e Santa Lúcia, em Palmitos. Também em novembro há a expectativa de lançar o edital de continuidade das obras na BR 163, entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. No entanto, como não há recursos garantidos no orçamento, mesmo com a definição da empresa, a ampliação pode demorar a ser retomada e consequentemente também para ser finalizada.

Liberações de loteamentos em SJCedro devem movimentar o setor da construção civil. O Loteamento Alta Colina e o Jacoski Dois foram liberados natotalidade. O Santa Rita dois, considerado de habitações populares, está em fase da conclusão da infraestrutura. Juntas as três áreas somam cerca de 500 lotes, onde vários proprietários pretendem edificar a casa própria. O gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, JEAN PAUL ORTMEIER destaca que os financiamentos habitacionais são amplamente procurados devido as condições de pagamento. Ele explica que existem duas linhas mais procuradas na instituição bancária, uma delas com maior adesão, continua sendo o programa Minha Casa, Minha Vida, no qual os juros são mais acessíveis. As taxas variam de acordo com a renda das famílias. O gerente observa uma crescente procura nos últimos dias por simulações de enquadramento. Ele lembra que há dois anos havia previsão de reduzir esse total, mas, a prorrogação é confirmada apenas até dezembro. A definição é do Ministério das Cidades.

Simulações de financiamento para linhas de crédito devem ser feitas em agências ou correspondentes em SJCedro. O gerente da Caixa econômica Federal, JEAN PAUL ORTMEIER esclarece que para o site o município é considerado região metropolitana de Chapecó e por isso consta como teto máximo o valor de 95 mil reais para o programa do governo federal. Ele explica que os interessados devem procurar a agência da caixa, lotérica ou a Forza Imóveis para fazer o procedimento correto, dentro da regra de transição que garantiu o montante maior para construções. JEAN salienta que há outras opções de financiamento para pessoa comprar um imóvel novo, imóvel usado, adquirir um terreno e construir ou então edificar em lote já comprado.Nestes casos as modalidades são para linha Pró Cotista para pessoas com carteira assinada e a carta de crédito SBPE, nas quais o juro é maior, mas o teto também cresce consideravelmente.

Polícia Civil orienta sobre restrição de venda de bebida alcoólica no segundo turno da eleição. A Polícia Civil informa que em todas as comarcas e respectivos municípios que integram a circunscrição daDelegacia Regional de São Miguel do Oeste, haverá restrição de venda de bebidas alcoólicas no domingo, dia das eleições,das seis as 18 horas, nos locais de votação e nas proximidades até 500 metros. A autorização para eventos e a suspensão de alvarás policiais que autorizam o funcionamento de bares, botequins e boates nas comarcas e municípios vinculados nos dias que antecede e no domingo, caberá a cada delegado de Polícia responsável, de acordo com as peculiaridades locais.

Polícia Civil deflagra Operação Narciso em repressão ao comércio ilegal de anabolizantes. A investigação, desenvolvida pelo Setor de Investigação de Maravilha, teve início há cerca de dois meses, após uma denúncia recebida pelo WhatsApp. A partir das informações, os policiais identificaram um homem de 29 anos, de Anchieta, que estava comercializando anabolizantes a consumidores locais. O suspeito adquiria os produtos, oriundos de São Paulo, pela internete os recebia via empresa de transporte. Devido a prática ilegal, foi representado por mandado de busca e apreensão. Na tarde de ontem, Policiais deflagram a Operação Narciso, a qual faz referência à mitologia grega onde o termo simbolizava o orgulho e a vaidade. Durante o cumprimento buscas no bairro Pioneiro, foram localizados vários medicamentos com origem lícita e nem certificação da Anvisa. Foram apreendidos vários medicamentos, seringas, agulhas e embalagens para possível comercialização dos produtos. O crime contra a saúde pública pode gerar pena de até 15 anos de cadeia. O investigado foi preso em flagrante e conduzido à Unidade Prisional de Maravilha.

Veículo carregado com contrabando é apreendido e homem é preso durante operação da PM. Foi realizada na tarde de segunda-feira, a apresentação dos 12 novos policiais que farão parte da companhia de Dionísio Cerqueira. Após apresentação dos agentes, as guarnições realizaram operações de em SJCedro, Campo Erê e Dionísio Cerqueira. Durante a ação, foi feita abordagem de um Monza de Princesa carregado com várias caixas de vinho oriundas da Argentina, sem nota fiscal, constituindo crime de descaminho. Também foi recuperado um Gol, placas de Barracão, com registro de furto. Já durante a noite foi realizado o cumprimento de um mandado de prisão na rua de acesso a Aduana de Cargas. No local foi realizada a abordagem de um homem em atitude suspeita que responde por furto. O detido foi trazido para Unidade Prisional de SJCedro. Já o motorista de Princesa, assim como o carro e mercadorias foi levados para Polícia Federal. Houve apoio da Receita Federal e do Canil Setorial que fiscalizaram veículos no pátio da aduana.

Homem é atingido na cabeça por disparos de arma de fogo no interior de Barracão. A polícia militar foi acionada para se deslocar até o Hospital de Dionísio Cerqueira, onde teria dado entrada um agricultor de 57 anos, vítima de disparos de arma de fogo. Um dos tiros atingiu a parte superior e outro a lateral de sua cabeça. A ocorrência foi registrada por volta das 8 da noite, em Linha Alegria. No local foi conversando com o médico plantonista, que informou que momentos antes teria dado entrada na emergência, um homem com dois ferimentos na cabeça, aparentemente provocados por disparo de arma de fogo. Os policiais conversaram com uma testemunha que relatou que os fatos teriam ocorrido na residência da vítima. O autor dos disparos seria o vizinho, no entanto não soube informar o motivo. Posteriormente foi deslocado juntamente com o investigador da polícia Civil, e patrulha rural até a Linha Alegria, realizado abordagem na residência onde ocorreu o fato e na casa do autor. Porém, o suspeito do crime havia fugido do local com o revolver.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.