ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 24/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

A Organização Internacional de Polícia Criminal anunciou nesta terça-feira a apreensão de 500 toneladas de remédios ilegais disponíveis na internet em 116 países. A operação da Interpol que aconteceu entre nove e 16 de outubro, levaram a 859 detenções em todo o mundo. O material apreendido foi avaliado em cerca de 14 milhões de dólares. Entre os medicamentos, estão drogas contra o câncer, analgésicos falsos, anti-inflamatórios, drogas para o tratamento do HIV, Parkinson e diabetes.

O vice-presidente americano, MIKE PENCE, disse nesta terça-feira que o presidente de Honduras lhe informou que a caravana de migrantes que partiu do seu país em direção aos Estados Unidos foi organizada por grupos de esquerda financiados pela Venezuela. A caravana de migrantes, que é composta, de acordo com a ONU, por cerca de sete mil pessoas, e saiu de San Pedro Sula, em Honduras, em 13 de outubro. O governo hondurenho acusou a oposição política de convocar a caravana para provocar "ingovernabilidade" no país.

Mais de 500 crianças estão abrigadas em barracas perto de Tornillo, no Texas, nos Estados Unidos, de acordo com documentos de advogados de direitos civis e defensores da imigração apresentados a uma corte federal de Los Angeles. Em uma ficha técnica de 12 de outubro, o governo federal disse que o abrigo temporário é necessário por causa da quantidade de menores desacompanhados sob seus cuidados para que a "Patrulha de Fronteira possa continuar com sua missão de segurança nacional”.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal , decidiu nesta terça-feira manter o indiciamento do presidente MICHEL TEMER pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. No último dia 16, a Polícia Federal informou ao Supremo ter encontrado indícios de que TEMER e mais dez pessoas integraram um suposto esquema para favorecer empresas específicas na edição de um decreto sobre o setor portuário. Os advogado de TEMER pediram a anulação do ato, mas BARROSO considerou que indiciamento é um ato previsto em lei para qualquer pessoa. Acrescentou, ainda, que não pode haver privilégios.

A Polícia Federal instaurou nesta terça-feira inquérito a pedido da procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, para investigar a publicação na internet de um vídeo com ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal, entre os quais ROSA WEBER, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. DODGE informou que quer apurar se houve crimes de calúnia, difamação, injúria e ameaça. A Procuradoria solicitou ainda que a PF faça a identificação do autor do vídeo e ouça o depoimento dele. No vídeo, uma pessoa que se intitula coronel CARLOS ALVES faz ameaças ao TSE.

O candidato do PSL à Presidência, JAIR BOLSONARO, passou esta terça-feira no Rio de Janeiro e recebeu apoio de prefeitos de todas as regiões do país. BOLSONARO disse que, se eleito, vai trabalhar na prevenção da violência e, para isso, defendeu endurecer a legislação. Ele também prometeu criar um cadastro único para atendimento no SUS. Já o candidato do PT a presidente da República, FERNANDO HADDAD, passou esta terça-feira no Rio de Janeiro e teve encontros com representantes de cristãos evangélicos, de católicos e de judeus. O petista disse que o estado laico deve ter uma relação harmoniosa com todas as crenças. O candidato também defendeu mais rigor na lei contra a corrupção.

Os vereadores de Florianópolis rejeitaram nesta terça-feira as contas do ex-prefeito CESAR SOUZA JUNIOR referentes a 2016. Com 18 votos favoráveis e quatro contrários para o parecer pela desaprovação da Comissão de Orçamento, ele foi o primeiro chefe do Executivo a ter uma prestação barrada pelo Legislativo municipal. No Tribunal de Contas do Estado, em 2017, os conselheiros aprovaram as contas, apesar do parecer pela rejeição. Após a votação, o ex-prefeito disse que pretende recorrer à Justiça já que “ficou flagrante que a derrubada do parecer do TCE foi um processo eivado de nulidades”.

O total de pacientes em lista de espera em Santa Catarina chegou a 468 em setembro de 2018.O número é menor que a fila de mil 688 pessoas que aguardavam por um transplante em 2010 e está abaixo do registrado no ano passado, de 555 pacientes. Em dados consolidados, significa que nos últimos oito anos houve queda de quase 70 por cento na lista de espera por um órgão entre o fim da década passada e 2017. O SC Transplantes afirmou é muito difícil chegar ao índice zero porque mesmo que a cada dia sejam realizados novos transplantes, ao mesmo tempo surgem novos pacientes.

Em dez anos, Santa Catarina perdeu 312 leitos mantidos pelo SUS. É o que aponta um estudo da Confederação Nacional de Municípios, divulgado nesta terça-feira. Já no Brasil, a queda foi de 41 mil leitos, o que corresponde ao fechamento de 11 vagas por dia. No Estado, em 2008, eram 11 mil 276 vagas de internação em hospitais públicos.Já em 2018, caiu para 10 mil 964, o que representa uma redução de dois vírgula sete por cento. Se considerados também os leitos privados, Santa Catarina teve aumento de vagas. Em 2008, eram 14 mil 923, e agora são 15 mil 262.

Instabilidade no tempo preocupa também setor da dengue. A informação é de VALDIR PEREIRA Agente de endemias no município de Saltinho. Afirma que as constantes chuvas, associado à chegada do verão, contribuem para a proliferação dos focos do mosquito da dengue.VALDIR ressalta ainda que os trabalhos se concentram nas armadilhas nos pontos estratégicos, além disso, a cada 60 dias são feitas visitas em todas as residências e terrenos baldios do município. De acordo com o agente, nos locais onde não é possível eliminar o volume de água, é realizado tratamento com larvicida, que não é prejudicial à saúde humana.

População deve contribuir na eliminação dos criadouros. Quem comenta é MARIONE MAZETTO Agente de endemias de Campo Erê. Ressalta que o município registra neste ano 58 focos do mosquito Aedes Aegypt. MARIONE afirma que as pessoas devem ajudar os agentes de endemias e fazer semanalmente vistorias em seus terrenos, eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito. Enfatiza que sem a colaboração da população, o trabalho do setor da dengue é inválido

Chuva tem atrasado plantio das culturas. Conforme o secretário de agricultura de São Bernardino ADEMIR CIMA, essa condição do tempo pode atrapalhar também no momento de fazer a silagem, pois muitos produtores ainda não conseguiram plantar. A cultura mais importante do município, segundo o secretário é a de leite. Apesar do volume de chuva ser bastante, os secretário afirma que não teve nenhum outro tipo de problema. Nesta época de final de ano, CIMA, comenta que existem muitos pedidos de trabalho com as máquinas nas propriedades. Porém, o tempo chuvoso está atrasando essas atividades.

Alguma estradas do interior estão com dificuldades de trânsito. Afirmação é do secretário de agricultura e DMER de São Bernardino, ADEMIR CIMA. Conforme ele, assim que o tempo melhorar as máquinas estarão dando atenção especial para esses trechos. Geralmente é feita uma programação por região, mas devido ao clima, a secretaria está atendendo os casos mais emergenciais primeiro. CIMA, pede a compreensão de todos, e que logo a pasta vai atender a todos que precisam dos serviços.

É comum está época ser mais de chuva. A observação é de ALAÉRCIO PELENTIR, o TATO – secretário de agricultura de Saltinho. Ele ressalta que nesses meses que antecedem o dia de São Miguel, o clima tende a ser mãos úmido e molhado. Diz ainda, que os agricultores já esperam por isso e a situação não é surpresa. No entanto, acredita que nos próximos dias o tempo mude e venha o sol, para que a pasta de continuidade aos trabalhos.

Gado de corte é a principal cultura em Saltinho. TATO, relata que depois vem o frango, o suíno e o gado leiteiro, que apesar de ter diminuído bastante as propriedades, a quantidade de produção permanece grande. Em 2014 o município tinha cerca de 400 produtores de leite, hoje o número de é em torno de 180. Porém, a quantidade em litros aumentou.

Volume de chuva vem atrasando plantios desde início de agosto. JOÃO ADROIR DA SILVA, o JUCA, que ´o coordenador de agricultura no município de Campo Erê, destaca que muitos agricultores estão se queixando que não conseguiram plantar as pastagens de verão e milho para silagem. O que mais preocupa no momento, é que muitos ainda não plantaram o pasto de verão.

Agricultura tem trabalho os doze meses do ano. O comentário é do coordenador JUCA. Ele ressalta que é constante a demanda de serviços com retro nas propriedades, assim como o de plantio de pastagens e milho para silagem, nesta época do ano. Depois já se pensa na colheita, e na confecção de silagem. Para dar conta de atender a todos, e também devido ao tempo, o coordenador conta que os funcionários estão atendendo os trabalhos de maior urgência nos finais de semana.

Somados são cerca de 30 dias de chuva. ANILSON SPRICIGO – secretário interino da Agricultura em São Lourenço do Oeste, relata que a situação é preocupante, pois o clima tem atrasado muitos os trabalhos da pasta. A secretaria está funcionando em turno único, pois o final de ano se aproxima e administração precisa fechar as contas, e agricultura tem sido prejudicada por causa disso também. A pasta está priorizando as urgências e emergências dos agricultores, os demais trabalhos ficarão para ano que vem.

São Lourenço do Oeste tem a segunda maior bacia leiteira do estado. SPRICIGO, lembra que um projeto que veio para auxiliar os agricultores que trabalham com leite no município foi o Cheque do Leite. Como estava na proposta já foram feitos os dois pagamentos do projeto, o terceiro deve acontecer em novembro. Essa ação, diz SPRICIGO, é um incentivo a mais para os agricultores permanecerem no campo.

Clima chuvoso tem atrapalhado plantio de diversas culturas. O Diretor do departamento de agricultura de Marmeleiro GUILHERME BAGGIO, relata que além de ter atrasado o plantio da soja, a chuva tem dificultado a colheita do trigo, e baixando muito a qualidade do produto, principalmente para panificação. Quanto a soja, BAGGIO, cita que muitos agricultores tem aproveitando os dias em que a chuva cessa para plantar o que dá, e assim estão fazendo aos poucos.

Nesta época agricultores não tem procurado muito agricultura. GUILHERME BAGGIO, relata que devido ao período ser de plantio e colheita, os produtores estão mais concentrados nisso, e não procuram tanto o setor para outros trabalhos com máquinas. O que aumenta é o trabalho do departamento técnico, que nos próximos dias começa a fiscalização para ferrugem na soja, e demais procedimentos da cultura. Atualmente o município tem duas culturas de maior relevância, a soja e o leite.

Plantio de pastagem de verão e silagem é prejudicado pela chuva em excesso. VOLNEI LUDWIG – diretor de agricultura de Santa Terezinha do Progresso, ressalta que o clima tem atrasado esses trabalhos, e os agricultores estão fazendo como podem. A Secretaria tem bastante serviço acumulado, devido a situação também, mas o diretor pede a compreensão de todos, que assim que o tempo melhorar todos serão atendidos.

Bacia leiteira é a cultura mais importante em Santa Terezinha. VOLVEI LUDWIG, responsável pelo setor de agricultura do município, comenta que é grande o número de agricultores que trabalham com gado leiteiro. Ele acrescenta que apesar da chuva, as estradas estão em boas condições, o que facilita o escoamento da produção. Algumas localidades precisam de manutenção, mas de um modo geral, LUDWIG cita que a infraestrutura das estradas estão boas.

Parlamentar é reeleita e reafirma compromisso com população. CARMEN ZANOTTO, do PPS, conta que se reelegeu com 84 mil 703 votos, destes, 27 foram no município de Campo Erê. Ressalta que irá continuar trabalhando para que a região receba mais recursos do governo federal para a saúde e aumentar a oferta de serviços aos catarinenses. Entre suas propostas, a deputada defende a não criação de novos impostos e a diminuição dos existentes, o pacto federativo, o fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância, o combate da violência contra a mulher, a diminuição das desigualdades sociais e a luta contra a corrupção.

Projeto de autoria de parlamentar aguarda aprovação. CARMEN, acrescenta que atualmente, uma de suas grandes lutas é pela aprovação de um projeto de lei de sua autoria, que garante, em 30 dias, a realização de exames que confirmem o diagnóstico do câncer no SUS. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família e no momento aguarda parecer da Comissão de Finanças e Tributação.

A intenção é que a proposta que garante, em 30 dias, a realização de exames que confirmem o diagnóstico do câncer no SUS seja levada o quanto antes para apreciação do plenário. A deputada federal CARMEN ZANOTTO, cita que a mobilização da sociedade é muito importante para aprovação dessa matéria. Quando a doença é diagnosticada em estágios iniciais, aumenta consideravelmente as chances de cura. Ela diz que segundo estimativas do Inca, o Brasil terá, ao final desse ano, cerca de 600 mil novos diagnósticos de câncer, mais de 10 por cento desses casos, serão de mama.

Homem com mais de cinco crimes por furto é preso pela PM. Em continuidade as diligências decorrentes dos furtos consumados e tentados ocorridos em Marmeleiro e Renascença nos últimos meses, através de denúncias anônimas, a PM, foi chegado a um homem que seria o autor dos furtos. A equipe deslocou até o endereço onde ele reside na cidade de Francisco Beltrão e após abordagem, verificou que possuía em seu desfavor um mandado de prisão por cinco crimes de furto qualificado. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia.

Homem tem ferimento na cabeça em acidente de trabalho. Por volta das 16 horas e 45 minutos de ontem, a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, deslocou-se ao até as imediações do frigorífico, saída São Lourenço do Oeste, na SC-305. Ao chegar no local, os socorristas encontraram um homem, consciente e confuso. Ele estava deitado na área externa do frigorífico, com corte contuso no crânio, proveniente de acidente de trabalho seguido de queda. Após procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi conduzida ao hospital Santo Antônio de Campo Erê.

Polícia Civil deflagra Operação Narciso em repressão ao comércio de anabolizantes. A investigação, desenvolvida pelo setor de investigação criminal da delegacia de Maravilha, teve início há cerca de dois meses, após denúncia recebida no WhatsApp. A partir das informações e de diligências preliminares, os agentes identificaram um homem de 29 anos, natural de Anchieta, que estava comercializando anabolizantes a consumidores locais. O suspeito adquiria os produtos pela internet, de SP, e os recebia via empresa de transporte.

Comércio de anabolizantes é ilegal. A Polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. Ontem, os policiais civis de Maravilha deflagram a Operação Narciso, a qual faz referência à mitologia grega onde o termo simbolizava o orgulho e a vaidade. Durante o cumprimento das buscas na residência do suspeito, no bairro Pioneiro, foram localizados vários medicamentos de uso controlado, os quais não possuem origem lícita e nem certificação da Anvisa. Também havia seringas, agulha e embalagens. A pena pode chegar de 10 a 15 anos, tratando-se de crime contra a saúde pública. Diante do fato, o investigado foi preso em flagrante e conduzido à Unidade Prisional.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.