ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quarta-feira - 24 09 2025

-CCJ DO SENADO DEVE ANALISAR PEC DA BLINDAGEM NESTA QUARTA-FEIRA

-GOVERNO DE SC ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE 11 CENTROS DE ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA

-PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO E CONCURSO PARA CADASTRO DE RESERVA

-CÂMARA APROVA PROJETO QUE INSTITUI O SELO “EMPRESA AMIGA DA JUVENTUDE”

-PROGRAMA “FALA SÃO MIGUEL” COMEÇA HOJE COM ENCONTRO NA LINHA BELA VISTA

-POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS AS MARGENS DA BR 158

-HOMEM É ESFAQUEADO DURANTE BRIGA NO BAIRRO ESTRELA E VAI PARAR NO HOSPITAL

A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 11 graus. A máxima pode chegar a 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 30 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0036 centavos.

O tufão Ragasa, o ciclone tropical mais poderoso do mundo em 2025, tocou terra no sul da China na manhã desta quarta-feira, após matar 17 pessoas em Taiwan e atingir Hong Kong com ventos fortes e chuvas intensas. O supertufão, que tem ventos sustentados de até 195 quilômetros por hora, tocou o solo chinês no estado de Guandong, no sul do país, pouco após as seis horas da manhã no horário de Brasília. Segundo a mídia estatal chinesa, mais de 770 mil pessoas foram evacuadas de casa por conta da chegada do tufão, e o governo chinês enviou dezenas de milhares de tendas, camas dobráveis, equipamentos de iluminação e outros suprimentos de resgate para Guangdong na terça-feira.

O presidente LULA abriu nesta terça-feira a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas com um discurso em defesa do multilateralismo e críticas indiretas ao protecionismo comercial dos Estados Unidos. Na fala, ele apresentou a visão brasileira sobre a crise comercial global, agravada pelas tarifas impostas por Washington. Segundo o governo, essas medidas fragilizam economias emergentes e distorcem o comércio internacional.

LULA defendeu ainda reformas estruturais na Organização Mundial do Comércio, com “bases modernas e flexíveis” capazes de enfrentar práticas unilaterais. o presidente defendeu que a comunidade internacional redirecione suas prioridades para Reduzir os gastos com guerras e aumentar a ajuda ao desenvolvimento; aliviar o serviço da dívida externa dos países mais pobres, sobretudo os africanos; e definir padrões mínimos de tributação global, para que os super-ricos paguem mais impostos que os trabalhadores.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta terça-feira, durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, que se reunirá na semana que vem com o presidente LULA para debater as tarifas que vêm aplicando ao Brasil em reação ao julgamento do ex-presidente JAIR BOLSONARO. Durante o discurso, no qual ele também exaltou seu próprio governo e criticou a ONU, TRUMP disse que teve "uma química excelente" com o presidente brasileiro, "que pareceu um cara muito agradável". Mesmo assim, ele acusou o Brasil de promover censura, repressão, armamento, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos nos Estados Unidos. O presidente americano ainda criticou organizações internacionais, acusando-as de perder relevância e de falhar diante das crises globais.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou, nesta terça-feira, um processo contra o deputado federal EDUARDO BOLSONARO do PL por condutas incompatíveis com o cargo. A análise pode levar à cassação do deputado por quebra de decoro, que está nos Estados Unidos desde fevereiro e tem se reunido com lideranças americanas. O processo acontece após a apresentação de um representação do PT contra o deputado, que alega que EDUARDO vem trabalhando em defesa de sanções dos Estados Unidos para “desestabilizar instituições republicanas” do Brasil. Para a escolha da relatoria da representação contra EDUARDO, foram sorteados os deputados: PAULO LEMOS do PSOL, Delegado MARCELO FREITAS do União-MG) e DUDA SALABERT do PDT. A partir da lista tríplice, o presidente do Conselho, deputado FABIO SCHIOCHET do União definirá o relator.

O relator do projeto da “dosimetria”, deputado PAULINHO DA FORÇA do Solidariedade, começou nesta terça-feira uma sequência de reuniões com as bancadas dos partidos para discutir um texto alternativo à anistia ampla e irrestrita, como quer a oposição. O parlamentar manteve a disposição de construir uma proposta que reduza as penas dos crimes pelos quais os envolvidos nos ato de oito de janeiro foram condenados. Segundo Paulinho, o texto não vai prever o perdão completo das penas. Ontem, o deputado se reuniu com as bancadas do PL, Republicanos e MDB. Os parlamentares do PL ficaram contrariados com a fala do relator e disseram que vão trabalhar por uma anistia ampla e irrestrita. A deputada BIA KICIS disse que não é competência do parlamento reduzir as penas e o líder do PL, SÓSTENES CAVALCANTE, afirmou que a iniciativa seria inconstitucional.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vota nesta quarta-feira a PEC da Blindagem, que dá ao Congresso o poder de autorizar ou barrar a abertura de processos contra parlamentares. O relator, ALESSANDRO VIEIRA do MDB, pediu em seu parecer a rejeição da proposta de emenda à Constituição e alegou que o texto é inconstitucional. Ele disse que a PEC configura portas abertas para a transformação do Legislativo em abrigo seguro para criminosos de todos os tipos. Se a PEC for derrotada na CCJ, ela pode ser arquivada, de forma definitiva, ou ainda passar pelo plenário da Casa. Pelas regras do Senado, se o projeto for rejeitado pela comissão, desde que não seja de forma unânime, um recurso assinado por nove senadores pode pedir, dentro de até dois dias, que o plenário ainda vote o texto.

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais, que representa as universidades comunitárias de Santa Catarina, terá nova presidente a partir da próxima semana. A reitora da Universidade Regional de Blumenau, MÁRCIA CRISTINA SARDÁ ESPINDOLA, lidera a única chapa inscrita para participar da eleição da Acafe, na próxima quinta-feira, em Florianópolis. O candidato a vice na chapa é o reitor RICARDO ANTONIO DE MARCO, da Universidade do Oeste de Santa Catarina. MÁRCIA já fazia parte do Conselho Deliberativo da atual gestão, empossada em dezembro de 2024. Ela afirmou que vem conversando com os 14 reitores que fazem parte da Acafe. Segundo ela, a gestão, caso confirmada a eleição, será de continuidade e de alinhamento com o Estado, onde a ex-presidente LUCIANE CERETTA comanda a área de Educação. O foco principal da nova diretoria da Acafe deve ser o programa Universidade Gratuita.

Quase 400 representantes de Santa Catarina, entre delegados e conselheiros, participam em Florianópolis, da Sexta Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. No evento, que foi aberto ontem e que tem como tema o “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a secretária de Assistência Social, Mulher e Família, ADELIANA DAL PONT, anunciou a construção de 11 Centros de Atendimento à Pessoa Idosa, os Capi. O anúncio foi feito durante a abertura da conferência, quando ela citou o investimento de quase 80 milhões do Governo do Estado para essa construção, que já está em processo licitatório. Ela ainda explicou que os Capi vão contar com piscina para hidroterapia, uma estrutura com mais de mil metros quadrados e espaço para diversas oficinas e convivência e principalmente ações preventivas. Os locais de construção dos Capis não foram confirmados oficialmente.

A cada quatro meses a Secretaria de Estado da Saúde apresenta os números e investimentos realizados pela pasta, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Nesta terça-feira, o secretário de Estado da Saúde, DIOGO DEMARCHI destacou a marca de um milhão e cem mil cirurgias realizadas desde 2023 até agosto de 2025. Entre elas, 731 mil 259 mil cirurgias eletivas, sendo 279 mil oftalmológicas e 397 mil 975 mil cirurgias emergenciais. Em 2024, o Governo investiu 586 milhões de reais em cirurgias eletivas para hospitais filantrópicos e municipais. Desse valor, 486 milhões são do tesouro estadual e 99 milhões do governo federal. Além destes valores, a SES executou cirurgias eletivas nos hospitais próprios com valores absorvidos dentro de seu custeio, totalizando um investimento do tesouro do Estado em 2024 de mais de 500 milhões de reais, somente em cirurgias eletivas. Este ano, os hospitais filantrópicos e municipais estão recebendo do cofre do Estado cerca de 60 milhões de reais ao mês para a realização de procedimentos eletivos.

O Hemosc está necessitando com urgência de doações de sangue no estado. De acordo com o gráfico atualizado no site oficial da instituição, apenas a tipagem AB+ está em nível adequado de armazenamento. As tipagens A+, B+ e AB- encontram-se estáveis, mas ainda necessitam de reforço. Já os tipos A-, B- e O+ aparecem em amarelo, classificados como reduzidos e próximos de níveis preocupantes. O caso mais crítico é o do sangue O-, que está em vermelho, indicando alerta por baixo estoque. Na região, as doações de sangue devem ser feitas no Hemocentro de Chapecó.

Começou nesta segunda-feira o PROA, Programa Protetor Ambiental, um projeto ambiental voltado para alunos do interior de Guaraciaba. A ação é realizada pela Polícia Militar Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público. As atividades ocorrem nas escolas Nereu de Oliveira Ramos, Júlio Vicente e Ouro Verde, reunindo cerca de 30 estudantes. Durante o projeto, as crianças terão aulas semanais sobre temas como flora, fauna, água, poluição, queimadas e preservação ambiental. O objetivo é despertar, desde cedo, o senso de responsabilidade com o meio ambiente e incentivar o uso sustentável dos recursos naturais. A formatura dos alunos está prevista para o final de novembro

A prefeitura de São Miguel do Oeste abriu nesta segunda-feira, as inscrições para o Concurso Público que oferece vagas imediatas e cadastro de reserva para diversos cargos de nível médio, técnico e superior. Também ontem foram abertas as inscrições para o processo seletivo. Tanto o concurso quanto o processo seletivo são realizados em parceria com a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. O prazo final de inscrição pelo site da Ameosc é o mesmo: 22 de outubro. A prova objetiva dos dois certames também está marcada para o mesmo dia: nove de novembro. Além das provas objetivas, os candidatos ao cargo de Operador de Máquinas também passarão por prova prática.

O processo seletivo, que prevê contratações a título temporário e o concurso, para o preenchimento efetivo das vagas, será supervisionado por uma Comissão Organizadora da Prefeitura, com execução da AMEOSC. Todos os cargos previstos em edital são para cadastro de reserva, ou seja, não há previsão de contratação imediata. O valor da inscrição para o concurso público é de 110 reais para cargos de nível médiotécnico e 150 para nível superior. Para o processo seletivo os valores são menores: 70 reais para nível médiotécnico e 110 reais para curso superior. Os cargos, que são praticamente os mesmos, são de médico, arquiteto, operador de máquina, fonoaudiólogo, fiscal de tributos, nutricionista, orientador social, odontólogo, entre outros.

O programa Fala São Miguel, criado para aproximar a população da gestão municipal, começa hoje à noite. De acordo com o governo, a ideia é ouvir de perto as demandas de cada comunidade e transformar o diálogo em ações práticas. Nesta primeira fase, estão previstas mais de 30 reuniões em bairros e localidades do interior. O roteiro começa nesta quarta-feira, as sete horas da noite, na Linha Bela Vista envolvendo ainda os moradores da Linha Três Curvas. As oito horas, o encontro será na Linha Pinheirinho. Segundo o prefeito EDENILSON ZANARDI, o programa é um “pacto de diálogo e responsabilidade”. Ele destacou que, além de registrar as prioridades, a administração vai voltar a cada comunidade em 2028 para apresentar um balanço do que foi atendido.

A Secretaria municipal de Agricultura realizou nesta terça-feira, no Salão Nobre do Centro Administrativo, um encontro voltado a produtores e futuros criadores de ovelhas e cabritos. No evento, foi apresentado o Projeto de Desenvolvimento Territorial para a Ovinocultura e a Caprinocultura que tem como objetivo incentivar a produção no município, destinando os animais para o abate em frigoríficos e posterior distribuição no mercado consumidor. A exposição do tema foi conduzida pelo consultor do Sebrae, PAULO GREGIANIN. O evento contou com a presença de produtores, representantes de cooperativas e sindicatos, além de jovens interessados em ingressar na atividade e aumentar a renda nas propriedades.

O encontro para estimular a produção de ovelhas e cabras em São Miguel do Oeste foi um passo estratégico para diversificar a produção rural. A afirmação é do prefeito EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a administração está trabalhando para abrir novas oportunidades aos agricultores, fortalecendo a economia local e criando alternativas sustentáveis de renda no campo. Já o secretário de Agricultura, ANDRÉ ZAPANI reforçou que a ovinocultura e a caprinocultura têm grande potencial de crescimento em nossa região e a pasta quer dar o suporte necessário para que os agricultores possam enxergar nessa atividade uma possibilidade concreta de desenvolvimento. Como próximo passo, será realizado um trabalho individual junto aos produtores, em parceria com o Sebrae, com foco em incentivar a produção.

A Câmara de vereadores aprovou, nesta terça-feira, o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Psicopedagogo em São Miguel do Oeste. A data, a ser celebrada anualmente em 12 de novembro, passará a integrar o Calendário Oficial de Datas Comemorativas do município. A proposta é de autoria da vereadora SILVIA KUHN do MDB. Com a aprovação em segundo turno, o projeto segue para sanção do prefeito para entrar em vigor. A vereadora justifica que, segundo pesquisas da Associação Brasileira de Psicopedagogia, aproximadamente 30 por cento das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem e a psicopedagogia, "contribui diretamente para a redução da evasão escolar, melhoria da qualidade de ensino e promoção da inclusão educacional". Ela disse que a criação do dia é um "ato de reconhecimento e valorização" desses profissionais.

Os vereadores aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira, o Projeto de Lei que institui o Selo "Empresa Amiga da Juventude". De acordo com a autora do projeto, vereadora CRIS ZANATTA do PSDB, o objetivo é incentivar empresas de São Miguel do Oeste a oferecerem oportunidades de primeiro emprego a jovens estudantes e recém-formados. O projeto foi aprovado por maioria, com votos favoráveis de ADILSON PANDOLFO do PT, ANA FLÁVIA MOREIRA do PT, CRIS ZANATTA do PSDB, MARLI DA ROSA do PL, SILVIA KUHN do MDB e SISSE ABDALLA VELOZO do PSD. Votaram contra o projeto os vereadores BUFO do MDB, DE MARCH do PL e DELEGADO ZANCANARO do PL. ANDREIA REBELATTO do PSD e BORGHETTI do PL não votaram. VIVI DE CARLI do Pode não participou da sessão.

O selo “Empresa Amiga da Juventude” é uma forma de reconhecimento às empresas que demonstram compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento dos jovens no município de São Miguel do Oeste. A afirmação é da vereadora autora do projeto, CRIS ZANATTA. A proposta prevê que empresas que mantêm jovens aprendizes entre seus colaboradores poderão receber o selo, como forma de valorização. Entre os critérios para concessão do certificado, estão a contratação de estagiários ou aprendizes, a não admissão de menores em condições proibidas por lei e o incentivo à frequência escolar dos filhos dos funcionários. CRIS disse que é fundamental investir na inserção de jovens no mercado de trabalho, criando oportunidades para que adquiram experiência, desenvolvam habilidades e contribuam com a renda familiar. A certificação poderá ser renovada a cada dois anos e a entrega do selo deverá ocorrer preferencialmente no Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, com cerimônia conjunta entre o Legislativo e o Executivo.

A Câmara de São Miguel do Oeste aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira, o Projeto de Lei que altera os programas de apoio social do Município. A proposta busca resolver conflitos gerados por alterações feitas por leis diferentes que acabaram sobrepondo dispositivos. Na mensagem que acompanha o projeto, o prefeito EDENILSON ZANARDI explica que houve "um conflito legislativo" devido à promulgação de duas leis em datas próximas, criando insegurança jurídica. As alteração envolvem questões do programa Pelotão Mirim e o Programa de Atendimento aos Clubes de Mães e Grupos de Idosos. A proposta aprovada consolida o conteúdo de duas leis em um texto único, preservando integralmente o mérito das políticas públicas já aprovadas.

A adesão a greve dos trabalhadores da Celesc está em 90 por cento. A informação é do diretor de comunicação do sindicato dos eletricitários, LEONARDO CONTIN. Ele explicou que as propostas apresentadas pela empresa não atendem os pedidos da categoria. Entre outros pontos, o servidores querem um ganho real nos salários, além da reposição da inflação, e uma equiparação entre os direitos dos trabalhadores, já que os servidores contratados nos últimos anos tem menos direitos que os funcionários antigos.

A Celesc afirmou que respondeu nesta terça-feira à correspondência enviada pelo sindicato na segunda-feira, onde a entidade havia comunicado a rejeição, em assembleia, da proposta apresentada pela empresa e deliberou pela continuidade da greve. De acordo com a Celesc, a proposta “contempla melhorias concretas nos benefícios e nas condições de trabalho”, incluindo: ampliação dos valores do vale-alimentação; concessão de um vale extra no início de 2026; reajuste salarial pelo índice de inflação; atualização dos demais auxílios pelo mesmo índice. Também ontem, o Ministério Público se reuniu com representantes da Celesc para se inteirar da situação, com informações sobre o número de atendentes em greve, o total de agências abertas e o impacto real no atendimento à população. De acordo com o órgão, a Celesc garantiu que não serão feitos cortes de energia durante a greve e que os atendimentos de urgência continuam.

As obras do viaduto de Guaraciaba, na BR 163, podem sofrer uma nova paralisação. Nesta semana, funcionários que trabalham no local informaram que estão em aviso prévio até o final do mês. De acordo com ele, a empresa se comprometeu a retirar o aviso caso os valores atrasados sejam repassados pelo governo federal. Se isso não acontecer, os trabalhadores serão demitidos. Os funcionários relataram que ainda há muito trabalho a ser feito no viaduto, como a derrubada de um barranco, aterro, compactação e asfaltamento de uma área de aproximadamente 300 metros. Recentemente, o deputado do PT, PEDRO UCZAI, disse que o governo havia descontingenciado recursos do orçamento federal para o DNIT SC e que o trabalhos seriam retomados normalmente para a conclusão das obra.

O assessor do deputado federal PEDRO UCZAI, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER se manifestou sobre a situação o orçamento para a conclusão das obras do viaduto de Guaraciaba na BR 163. De acordo com ele, o valro para as obras da BR-163 estava se esgotando entre julho e agosto, mas na virada da primeira para a segunda quinzena de agosto, foi empenhado um montante de 18 milhões de reais vinculados ao contrato com a empresa responsável pelas obras. CLAUDIO disse, no entanto, que esse valor não é suficiente para a conclusão, mas seria o suficiente para dar continuidade aos trabalhos até um novo empenho. A Câmara de Vereadores de São José do Cedro fez um pedido de informações ao deputado sobre a obra e aguarda uma resposta do governo.

Um homem foi preso por tráfico de droga na tarde desta terça-feira as margens da BR 158. O suspeito, de 27 anos, foi abordado na rodovia que liga as cidades de Caibi e Cunha Porã. De acordo com a Polícia Militar, o homem estava portando uma bucha de cocaína, cerca de 70 gramas de maconha, uma balança de precisão e uma pistola de ar comprimido. O homem foi preso em flagrante pela guarnição da Polícia Militar e conduzido a Delegacia de Polícia Civil do município de Palmitos.

A Polícia Militar prendeu um homem de 46 anos por furto, por volta do meio-dia desta terça-feira, em Bandeirante, no local onde foi realizada a Feira Agrocomercial e Industrial do município. O evento terminou no último domingo. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi flagrado saindo do espaço da Faciband com uma mochila. Dentro dela, os policiais encontraram diversos itens furtados, como fios e material elétrico, um refletor, ferramentas e até um cigarro de maconha. O homem afirmou que usaria os objetos em casa. Segundo a PM, o responsável pelos materiais reconheceu que os itens pertenciam à prefeitura. O suspeito foi detido em flagrante e levado à Delegacia da Polícia Civil para responder pelo crime.

Um homem foi esfaqueado durante uma briga na noite desta terça-feira em São Miguel do Oeste. O caso ocorreu por volta das dez horas da noite na Rua Loureiro da Silva, no bairro Estrela. O homem sofreu ferimentos no peito, no ombro esquerdo e em uma das pernas. Ele recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado ao hospital, consciente e orientado. A Polícia Militar apreendeu um facão e uma faca que teriam sido utilizados na agressão. O outro homem envolvido na briga fugiu antes da chegada da guarnição. A ocorrência foi registrada e o boletim será encaminhado à Polícia Civil, que dará sequência às investigações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.