ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 24 09 2020

-SENADORES PROTOCOLAM PEDIDO PARA CPI DA CRISE AMBIENTAL

-COMISSÃO MISTA QUE VAI JULGAR GOVERNADOR DEFINE RELATOR NESTA SEXTA-FEIRA

-UNOESC FAZ MAIS DE 700 EXAMES DE HEPATITE C NA POPULAÇÃO

-ACISMO LANÇA PROJETO PARA INCLUSÃO DE JOVENS DE COMUNIDADES CARENTES

-MORADORES RECLAMAM QUE ESTÃO HÁ TRÊS DIAS SEM ÁGUA NA CIDADE

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

-OPERAÇÃO DA DIC PRENDE TRES SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS NA VILA BASSO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 59 centavos. O euro está valendo seis reais e 61 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira um novo pacto para tentar atenuar a crise migratória na região. Uma das medidas anunciadas é o reforço do controle nas fronteiras do bloco. A iniciativa foi criticada pelas ONGs de direitos humanos antes mesmo da divulgação oficial do texto. Cinco anos após o início da crise migratória de 2015, os 27 países do bloco lançaram um novo “Pacto Europeu sobre Migração e Asilo”. Um dos elementos centrais do texto é a repartição da responsabilidade sobre os refugiados entre os membros do grupo.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, recusou-se nesta quarta-feira a se comprometer com uma transferência pacífica de poder em caso de derrota nas eleições de três de novembro. Durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, um repórter perguntou se o presidente firmaria naquele momento esse compromisso, mas TRUMP afirmou que é preciso ver o que vai acontecer em novembro. JOE BIDEN reagiu de maneira imediata aos comentários do republicano e disse que isso “é uma piada”.

A Justiça do Equador ordenou nesta quarta-feira a captura de RAFAEL CORREA, que vive na Bélgica, após confirmar a condenação do ex-presidente equatoriano a oito anos de prisão por corrupção. A resolução judicial determina a execução da decisão, confirmada em última instância há duas semanas, que inclui a perda dos direitos políticos e a desqualificação vitalícia de CORREA para desempenhar cargos de eleição popular. O ex-presidente deseja participar das eleições de fevereiro. CORREA, que governou entre 2007 e 2017, foi condenado por suborno.

A Advocacia Geral da União recorreu nesta quarta-feira da decisão da Justiça Federal que suspendeu o retorno de médicos peritos do INSS ao trabalho presencial e também suspendeu o corte de ponto de quem não retornar. A decisão foi tomada pelo pelo juiz federal MÁRCIO DE FRANÇA DE MOREIRA, do Distrito Federal, que analisou uma ação movida pela Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social. A entidade argumenta que as agências do INSS, reabertas depois do fechamento em razão da pandemia do novo coronavírus, ainda não cumprem as especificações de segurança sanitária. No último dia 18, o governo determinou a volta dos peritos ao trabalho presencial, mas a ANMP, não quer retomar as atividades.

Senadores protocolaram nesta quarta-feira o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Crise Ambiental. A instalação da CPI depende agora da autorização do presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE. O recolhimento das assinaturas foi capitaneado pela senadora ELIZIANE GAMA do Cidadania do Maranhão, coordenadora da Frente Ambientalista no Senado. Segundo ELIZIANE, o objetivo é investigar o "desmonte da governança ambiental" no Poder Executivo, além das queimadas na Amazônia e no Pantanal. O número de 27 assinaturas do documento corresponde a um terço dos 81 senadores com mandato, mínimo necessário para a abertura de uma CPI.

O ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI, afirmou nesta quarta-feira que o calendário de pagamento do Auxílio Emergencial para as pessoas que não fazem parte do Bolsa Família deverá ser divulgado até o início da próxima semana. O anúncio ocorreu durante uma reunião em Palmas, onde foram liberados recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos do estado do Tocantins. O anúncio de que o Auxilio Emergencial seria prorrogado para mais quatro parcelas de 300 reais ocorreu ainda no início de agosto, mas até então não havia sido divulgada uma previsão de quando os pagamentos começariam. Nesta segunda-feira, a primeira parcela de 300 reais começou a ser para um milhão e 600 mil beneficiários do programa.

Pelo terceiro mês consecutivo, Santa Catarina continua com índices acima da média nacional em relação ao emprego. O estado registrou a menor taxa de desocupação do país com oito vírgula dois por cento em agosto, enquanto o Brasil registrou 13 vírgula seis por cento. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios pelo IBGE. Em relação a pessoas ocupadas na informalidade, Santa Catarina também sustenta o menor percentual entre os estados: 20 por cento. Quando se trata da população fora da força de trabalho, Santa Catarina teve o menor percentual entre todos os estados e o único abaixo de 10 por cento. O Estado registrou nove por cento.

O governo de Santa Catarina anunciou na tarde desta quarta-feira a chamada imediata de 35 oficiais para a Polícia Militar e de mais 500 praças para a PM, além de 104 agentes e 68 escrivães para a Polícia Civil. Os praças, agentes e escrivães serão convocados em dezembro, conforme o governo, com início da formação previsto para janeiro de 2021. Todos os chamados foram aprovados por concursos públicos realizados em anos anteriores. O governador do estado, CARLOS MOISÉS disse que o número de novos policiais foi determinado pelos limites fiscal e legal. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel DIONEI TONET, disse que os novos quadros representam uma recomposição do efetivo da corporação.

Os 10 integrantes do tribunal misto que vai analisar o processo de impeachment do governador CARLOS MOISÉS e da vice-governadora DANIELA REINEHR foram definidos na tarde desta quarta-feira. Uma reunião às dez da manhã de amanhã deve escolher o relator e definir o roteiro do julgamento. Foram escolhidos nesta quarta-feira cinco desembargadores e cinco deputados estaduais para compor o tribunal misto. No TJ, foram sorteados os nomes dos desembargadores CLÁUDIA LAMBERT, RUBENS SCHULZ, SÉRGIO RIZELO, CARLOS ALBERTO CIVINSKI e LUIZ FELIPE SCHUCH. Na Alesc, a escolha foi por votação de KENNEDY NUNES do PSD, LAÉRCIO SCHUSTER do PSB, LUIZ FERNANDO VAMPIRO do MDB, MAURÍCIO ESKUDLARK do PL e SARGENTO LIMA do PSL.

O atraso no plantio das lavouras pode comprometer a segunda safra na região. De acordo com o agrônomo da Epagri, JONAS RAMON, a falta de chuva no período de plantio entre o final de agosto e setembro interferiu no plantio de várias culturas, principalmente do milho. Ele percebe que se houver muito atraso não será possível fazer duas safras como é comum em pequenas propriedades que precisam da silagem. Nas áreas onde é feito um manejo correto do solo, com cobertura e palhada,ainda existe umidade e o desenvolvimento das lavouras é satisfatório. O maior problema, conforme RAMON está na perda de qualidade e de produtividade. Ele estima que lavouras onde havia previsão de colher de 180 a 200 sacas de milho haja uma queda acentuada. Ele aponta o fumo como outra cultura prejudicada.

A Unoesc São Miguel do Oeste realizou, nas últimas semanas, 750 testes rápidos para diagnóstico de Hepatite C. Os cursos de Farmácia e Enfermagem realizaram a testagem e o curso de Psicologia disponibilizou plantão e orientação psicológica para enfrentamento das infecções emergentes como Hepatite C e Covid-19. Segundo a coordenadora de Enfermagem, professora ANA MOSER, além de realizar os testes rápidos, o curso passou orientações à população e esclareceu os potenciais mecanismos de transmissão da Hepatite C, auxiliando na prevenção de novos casos. A professora destacou a boa receptividade da população pelas ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.

A Hepatite C é uma doença silenciosa, que pode levar de 20 a 30 anos para começar a se manifestar. Por isso, a busca ativa de casos de infectados, com diagnóstico precoce, pode evitar danos graves e irreversíveis na saúde das pessoas. A observação é do professor coordenador do curso de Farmácia, EVERTON BOFF. Ele citou que campanhas desse tipo trazem inúmeros benefícios à população. A transmissão da doença pode ser sexual ou pelo uso compartilhado de objetos perfurocortantes, cuticuladores não esterilizados, seringa, aparelho de barbear e outros. O professor destacou que as pessoas devem fazer o teste, pelo menos, uma vez ao ano.

O Estacionamento Rotativo de São Miguel do Oeste conta com uma nova gestora desde o começo deste mês. RUBIA RAIHER assumiu a vaga deixada por JUNIOR OLIVEIRA. Ele estava à frente dos trabalhos há mais de dois anos no município. Conforme ela, a Serbet continua administrando o rotativo, porém foi incorporada a uma empresa multinacional denominada Valet.Além dessas alterações a empresa mudou a postura em relação aos veículos de imprensa e a partir de agora vai se manifestar sobre os fatos relativos ao rotativo apenas por meio de notas oficiais, não sendo mais possível entrevistas em áudio sobre os acontecimentos relacionados ao Estacionamento Rotativo.

O Estacionamento Rotativo de São Miguel do Oeste conta atualmente com 18 colaboradores e está em processo de seleção e recrutamento em andamento. A informação está na nota divulgada para a Peperi. No documento, consta que assim como as demais empresas, a Serbet também conta com a ausência de profissionais devido aos mesmos pertencerem ao grupo de risco do novo coronavirus. Questionada sobre possíveis mudanças no Estacionamento Digital, a empresa destacou que haverá em breve uma revitalização em algumas vias da chamada “Zona Azul”, como por exemplo, a pintura de algumas vagas em pontos da cidade.

A Serbet liberou recentemente a utilização do cartão de crédito para os usuários do Estacionamento Rotativo de São Miguel do Oeste. Conforme a nova gestora da empresa no município, RUBIA RAIHER, os monitores de trânsito já possuem equipamentos novos que possibilitam a compra para alocação, tanto no cartão de crédito quanto de débito. Ela revelou, porém que essa modalidade está disponível apenas com os monitores, sendo que nos parquímetros o modo de operação continua o mesmo. RUBIA lembrou ainda que outra forma de utilizar o estacionamento rotativo é por meio do aplicativo disponível para celulares android e smartphone.

O programa Boa Tarde Peperi abordou, na terça-feira, os impactos do projeto de alteração do Código de Trânsito Brasileiro aprovado pela Câmara dos Deputados. Uma das mudanças aumenta para até 10 anos o prazo máximo de validade da Carteira Nacional de Habilitação para motoristas de até 50 anos de idade. O texto também aumenta o número de pontos para suspensão, em razão de multas, da Carteira Nacional de Habilitação. O limite atual de 20 pontos passa para 40 desde que o motorista não tenha cometido nenhuma infração gravíssima em 12 meses. O programa de terça ouviu a opinião das pessoas nas ruas e as posições de autoridades da segurança pública.

A enquete do Boa Tarde Peperi mostrou que os moradores da cidade concordam com as modificações no Código de Trânsito Brasileiro. EDUARDO GABRIEL disse que as mudanças são positivas, mas podem gerar uma despreocupação dos motoristas e aumento das infrações. VOLMIR NEVES é motorista profissional e afirmou que a elevação dos limites de pontos na CNH é uma necessidade, especialmente para quem trabalha nas estradas. CLAUDINEI STURMER concorda com a alteração de 20 para 40 pontos como limite para ter a CNH suspensa, mas discorda da ampliação do prazo de validade da carteira de habilitação. CRISTIANO RICARDO comentou que o projeto é válido e as mudanças não vão resultar em mais infrações porque os motoristas terão mais liberdade, mas ainda assim precisam evitar o acumulo de pontos na CNH.

As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro são necessárias para atualizar e modernizar essa lei. A posição é do delegado de Polícia, RICARDO CASAGRANDE. Ele disse que o código é de 1997 e está sendo alterado agora, com 23 anos de vigência. O delegado comentou que as modificações não significam uma flexibilização perigosa para o transito. Na visão de CASAGRANDE, o projeto aprovado pelos deputados aumenta a liberdade dos motoristas, mas, ao mesmo tempo, transfere a responsabilidade para os condutores. Ele disse que para obter o benefício dos 40 pontos como limite, o motorista não pode ter nenhuma infração gravíssima. Por isso, segundo o delegado, as pessoas vão ter mais cuidados no transito.

Apesar da sensação de flexibilização, as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro não devem fazer tanta diferença no número de infrações e acidentes. A avaliação é do comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar, tenente coronel, JAÍLSON FRANZEN.

O sentimento de que as coisas ficaram mais fáceis

Impacto dos acidnets naõ

A Acismo e o Sebrae estão desenvolvendo o projeto “Parceiro Anjo” no município. A iniciativa tem o objetivo de despertar o espírito empreendedor em jovens das comunidades. A proposta tem como foco central trabalhar o empreendedorismo na juventude como estratégia para a inclusão social e acesso ao mercado de trabalho. De acordo com a diretoria da Acismo, o local onde um jovem mora jamais deveria ser tomado como referência ou requisito para uma oportunidade em emprego. No entanto, é isso o que ocorrer na prática. O projeto Parceiro Anjo pretende mudar essa situação e evitar a rotulagem que fecha as portas para muitas pessoas.

O Projeto Parceiro Anjo pretende dar oportunidades, abrir espaços e colaborar na educação de jovens de comunidades carentes do município. O trabalho de “garimpagem” destes talentos já iniciou e 22 jovens com idades entre 15 e 19 anos devem integrar o projeto. Eles vão participar de oito encontros presenciais totalizando 40 horas aula. A didática aplicada será a mesma usado no Projeto Crescendo e Empreendendo do Sebrae. Em nota, a Acismo reforçou que dar oportunidade e investir na educação de quem mais precisa deve ser uma premissa de todo cidadão em seu dia a dia, sob a certeza que de um pequeno ato pode mudar uma vida.

O Projeto Parceiro Anjo já atendeu 83 jovens no Estado e beneficiou mais de 200 pessoas, incluindo os familiares. Em 2017, foram atendidos 25 alunos em São Miguel do Oeste e 22 em Princesa, além de ações em São José e Blumenau nos anos seguintes. De acordo com o vice-presidente administrativo da Acismo, ANTONIO DALTOÉ, o projeto foi um das práticas deferidas pela Equipe da décima quarta Edição do Premio Innovare 2017. A aula inaugural do projeto deste ano em São Miguel do Oeste está marcada para está quinta-feira as sete e meia da noite no Auditório das Entidades no Centro Empresarial Andrômeda.

A Peperi recebeu uma série de reclamações da população sobre a falta de agua na cidade. Na manhã de hoje, moradores do bairro São Jorge relataram que estão sem água deste terça-feira. Pessoas que moram no Andreatta e no Estrela informaram que estão sem abastecimento desde segunda-feira. Os moradores criticaram a Casan e contestaram a informação de que esses bairros estão recebendo água em uma parte do dia. A Casan está em sistema de rodízio no fornecimento de água deste a semana passada. Os moradores citaram que ligaram e fizeram contato pessoal com a empresa, mas não obtiveram nenhuma resposta. Ele também afirmam que falta água para as necessidades básica e que a situação chegou em um ponto insustentável.

O desabastecimento de água na cidade está ocorrendo devido a uma falha na adutora da Linha São Pedro. A explicação é chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO. Ele informou que a empresa deve adotar um novo esquema de distribuição para abastecer as partes altas da cidade que são as mais prejudicadas nesse momento. Os detalhes devem ser definidos na tarde de hoje. MELLO disse que o abastecimento deve ser normalizado em no máximo três dias. Sobre as reclamações quanto ao atendimento da Casan, o profissional esclareceu que a empresa só pode atender os clientes que realizarem agendamento. Os demais devem procurar os canais remotos da Casan no município.

A Polícia Civil de Maravilha verificou uma nova modalidade de golpe pelo Whatsapp que tem como alvos familiares e amigos de médicos e dentistas, além dos próprios profissionais. A fraude vem ocorrendo no Extremo Oeste, mais especificamente, nas cidades de Maravilha e São Miguel do Oeste. De acordo com a polícia, os criminosos visitam as redes sociais dos profissionais, extraem informações pessoais e, com esses dados, criam perfis fakes no WhatsApp. A partir daí, os golpistas pedem dinheiro para pacientes, amigos e familiares. A Polícia Civil emitiu um alerta para que as pessoas tenham cuidado com as informações, expostas em rede social de caráter aberto. Os casos estão sendo investigados pela delegacia de Maravilha.

A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa de um adolescente suspeito de tráfico de drogas em Dionísio Cerqueira. No local, os policiais encontraram cerca de 110 gramas de maconha, dinheiro e uma arma de fogo. A ordem judicial foi emitida a partir do pedido apresentado pela Polícia Civil e com parecer favorável do Ministério Público. O adolescente investigado foi conduzido à Delegacia de Polícia para ser ouvido. Ele responderá pelos atos infracionais de posse de arma de fogo e tráfico de drogas.

A Polícia Militar prendeu um homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu por volta das nove e meia da noite na rua Marechal Rondon, Bairro São Gotardo. A guarnição fez a abordagem de um veículo Golf e, em busca veicular, foi encontrado um revólver calibre 22, municiado com cinco munições. A arma estava em cima do banco do motorista. O proprietário do veículo relatou que comprou o revólver este ano no Rio Grande do Sul. A arma não tinha registro. O homem foi preso e levado para a delegacia de polícia.

A Divisão de Investigação Criminal deflagrou, na manhã de hoje, a operação Zip-lock com objetivo de prender os criminosos responsáveis pelo tráfico de drogas na comunidade Vila Basso, em São Miguel do Oeste. A operação decorre de investigação iniciada em junho deste ano, em razão de diversas apreensões de droga feitas pela Polícia Militar. Após o trabalho investigativo, foram identificados os adultos responsáveis pelo tráfico. Os suspeitos usavam adolescentes para a venda da droga. Hoje pela manhã, três pessoas foram presas preventivamente. Durante a operação também foram apreendidos entorpecentes como maconha, cocaína e dinheiro decorrente do tráfico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.