ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 24-09-2019 Terça-Feira

-SENADO ADIA VOTAÇÃO DA PEC DA PREVIDÊNCIA PARA AMANHÃ

-TCE COBRA INSTALAÇÃO DE OUVIDORIAS EM MUNICÍPIOS E CÂMARAS DE VERADORES

-CASAL DE SANTA HELENA PRODUZ DE FORMA ORGÂNICA QUASE TODOS OS ALIMENTOS QUE CONSOME

-POLÍCIA MILITAR DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA DA PRAÇA DOS IMIGRANTES

-EPAGRI INCENTIVA MAIOR ADESÃO AOS PROGRAMAS DE GOVERNO PARA INVESTIMENTO EM ÁGUA

-SÃO JOÃO DO OESTE IRÁ RETOMAR PROGRAMA MUNICIPAL DE CIRURGIAS ELETIVAS

-CRIANÇA ATEIA FOGO EM VIVEIRO DE PÁSSAROS EM DESCANSO

-POLÍCIA ENCONTRA DROGAS EM VEÍCULO DURANTE OPERAÇÃO NA SC 283


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos e meio para a compra e oito centavos para venda.


A Suprema Corte do Reino Unido decidiu nesta terça-feira que foi ilegal o pedido feito pelo premiê BORIS JOHNSON para a rainha ELIZABETH II de suspender o Parlamento britânico até o dia 14 de outubro, poucos dias antes da data para a saída britânica da União Europeia. A decisão foi tomada de maneira unânime pelos 11 juízes que compõe a corte. Anteriormente, o mais alto tribunal da Escócia já tinha considerado a suspensão ilegal. Logo após a decisão judicial, o líder do Partido Trabalhista fez um apelo para que o Parlamento retome suas funções imediatamente.


GLOBO – TERÇA – 24.09. A sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, abrigou nesta segunda-feira a chamada Cúpula de Ação Climática. Este encontro foi convocado pelo secretário-geral da ONU, o português ANTÓNIO GUTERRES, em maio de 2018. A reunião, da reuniu cerca de sessenta líderes, além de representantes de grandes empresas e de cidades comprometidas com o combate às mudanças climáticas. Na reunião, o presidente francês, EMMANNUEL MACRON anunciou a liberação de cerca de 500 milhões de dólares em ajuda financeira para proteção de florestas tropicais, inclusive a Amazônia.


Começou nesta terça-feira o debate da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O presidente JAIR BOLSONARO discursou no final da manhã, após a abertura da sessão pelo secretário-geral. Este é o momento em que os líderes têm a oportunidade de discursar sobre seus países e sobre temas que julguem relevantes para a comunidade internacional. BOLSONARO falou sobre a Amazônia e a proteção da soberania nacional. No total, há previsão de pronunciamentos de 37 representantes nesta terça – entre eles, presidentes, primeiros-ministros, reis e líderes de governo.


O juiz federal RICARDO LEITE, da Vara da Justiça Federal de Brasília, atendeu nesta segunda-feira ao pedido feito pela Polícia Federal e renovou as prisões temporárias de investigados na Operação Spoofing. THIAGO ELIEZER MARTINS DOS SANTOS e LUIZ MOLIÇÃO foram presos na última quinta-feira em nova fase da Operaçã. Na decisão desta segunda, o juiz federal renovou as prisões temporárias, que têm prazo de cinco dias. Segundo as investigações, os dois são integrantes do grupo que interceptou os celulares de procuradores da Lava Jato e autoridades como o ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO. Todos os quatro alvos da primeira etapa da operação continuam presos em Brasília, após a prisão temporária ser convertida em preventiva, sem prazo para acabar.


O vice-presidente HAMILTON MOURÃO afirmou nesta segunda-feira que as versões de familiares e da Polícia Militar do Rio de Janeiro para a morte da menina ÁGATHA FÉLIX são a "palavra de um contra o outro". ÁGATHA, que tinha oito anos, foi baleada nas costas, na sexta-feira, enquanto voltava para casa em uma Kombi no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Familiares e testemunhas contestam a versão da PM sobre a morte e afirmaram que a menina foi atingida por um tiro de um policial. Em nota, a PM disse que policiais revidaram após serem atacados por criminosos na comunidade. Segundo MOURÃO, um dos fatores para as versões contraditórias é que, se o tiro tiver partido de traficantes da região, os moradores da comunidade, por medo, preferem não falar.


O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, convocou para esta terça-feira uma sessão do Congresso Nacional, conjunta com senadores e deputados, destinada a analisar vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Legislativo, o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias e propostas que liberam créditos para vários ministérios. Os vetos ao projeto de lei sobre abuso de autoridade. Com isso, a votação em primeiro turno da PEC da reforma da Previdência, prevista para esta terça, foi adiada para amanhã. Também na quarta-feira está prevista a sabatina de AUGUSTO ARAS, indicado por JAIR BOLSONARO para o cargo de procurador-geral da República, na Comissão de Constituição e Justiça.


O Tribunal de Contas de Santa Catarina enviará a todas as 295 prefeituras e câmaras de vereadores do Estado ofício para que adotem medidas de implantação de ouvidorias públicas. Uma lei federal de 2017 obriga a oferta do serviço em todo o território nacional desde junho. Juntamente com o documento de alerta aos poderes Executivo e Legislativo municipais, o TCE enviou questionário com a finalidade de saber em qual estágio está a implantação do serviço de ouvidoria em cada unidade. A partir do recebimento das respostas, será possível fazer um diagnóstico mais preciso do cumprimento da lei e identificar, entre outros aspectos, quantas ouvidorias já foram criadas, se estão efetivamente em funcionamento e a qualidade da atuação delas diante da população.


A Epagri apresentou nesta segunda-feira, em Florianópolis, a estimativa da safra de verão 2019/2020 para Santa Catarina. De acordo com o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri, a previsão é de aumento na área plantada e no volume produzido da soja, na comparação com a safra mais recente. As plantações catarinenses de arroz devem produzir melhor na próxima safra, com perspectiva de crescimento de quatro vírgula oito por cento e de quatro vírgula 31 do volume produzido. O tomate é a cultura que deve apresentar os piores índices na safra 2019/20 na comparação com o ciclo anterior. O milho também deve sofrer uma queda de cerca de três por cento no volume produzido.


O número de mortes por gripe A e B em Santa Catarina em 2019 chegou a 57, duas a mais do que no boletim passado da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. No estado, 452 pessoas tiveram a doença este ano, conforme o boletim da diretoria divulgado nesta segunda-feira. Há casos em todas as regiões catarinenses. Dos 57 pacientes que morreram, 46 tinham algum fator de risco, como obesidade, mais de 60 anos ou doença crônica. Do total de 452 casos, 260 pacientes tinham algum fator de risco.


-CASAL DE SANTA HELENA PRODUZ DE FORMA ORGÂNICA QUASE TODOS OS ALIMENTOS QUE CONSOME

-POLÍCIA MILITAR DE IPORÃ DO OESTE ORGANIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA DA PRAÇA DOS IMIGRANTES

-EPAGRI INCENTIVA MAIOR ADESÃO AOS PROGRAMAS DE GOVERNO PARA INVESTIMENTO EM ÁGUA

-SÃO JOÃO DO OESTE IRÁ RETOMAR PROGRAMA MUNICIPAL DE CIRURGIAS ELETIVAS


Crianças e adolescentes atendidas pelo CRAS confeccionam lembranças para campanhas da saúde em Belmonte. Nos meses de outubro e novembro, a secretaria de saúde irá realizar as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, desenvolvendo ações de prevenção voltadas à saúde da mulher e do homem. Para contribuir com as campanhas, as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos confeccionaram enfeites de cuia para serem distribuídos aos munícipes que aderirem as campanhas. O secretário, VOLMIR GIUMBELLI, em breve será divulgada a programação direcionada para as campanhas, que visam conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata.


Animais de mais de 30 propriedades de Tunápolis são atendidos com exames de brucelose e tuberculose liberados pelo governo do estado. Tunápolis, referência regional e pioneiro no programa de controle de tuberculose e brucelose bovina, recebeu da secretaria de estado da agricultura, mil doses de tuberculina bovina e aviária. Os exames foram aplicados em rebanhos bovinos destinados à produção de leite de 32 propriedades que ainda não haviam aderido ao programa de controle e erradicação. Todos os animais testados apresentaram resultado negativo. Com isso, estas propriedades podem dar início ao processo de certificação onde, a partir de testes realizados por veterinário habilitado, terão ao final, o status de propriedade livre de tuberculose e ou brucelose. Com a certificação, a maior expectativa dos produtores é receber mais pelo litro do leite, além de garantir a sanidade do rebanho e de todos que trabalham na propriedade, considerando que tuberculose e brucelose são doenças que podem ser transmitidas para o ser humano.


Alunos da APAE de Descanso participam de sessão de fotos. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola especial Maurício Della Vechia, ALINE ADLER, alusivo a semana da pessoa com deficiência, ainda no mês de agosto, os estudantes da APAE participaram do dia da beleza na escola, que teve maquiagem e corte do cabelo. Após essa preparação, os alunos participaram de uma sessão de fotos. A professora destaca que o dia da beleza foi realizado em parceria com profissionais dos salões de beleza e maquiadoras do município, que realizaram o trabalho de forma voluntária. As fotos foram feitas pelas empresas Criativa Studio Fotográfico e MS Fotografias. Segundo ALINE, a ação trouxe resultados muito positivos, e contribuiu de uma forma significativa para a auto estima e motivação dos alunos. A professora lembra que da mesma forma, os profissionais que se dedicaram de forma voluntária para realizar a ação se sentiram satisfeitos e realizados ao verem a felicidade dos Apaianos.


Estado terá que criar sete leitos de UTI neonatal em São Miguel do Oeste. A antecipação de tutela foi concedida pelo Judiciário a pedido do Ministério Público de Santa Catarina. Na ação, o promotor ALEXANDRE VOLPATTO demonstrou que as UTIs de Chapecó e Xanxerê, que atendem todo o Oeste, encontram-se frequentemente superlotadas, havendo até mesmo episódios nos quais não foi possível a entrada de novos pacientes. VOLPATTO relatou, inclusive, a morte de um bebê ao ser transportado para ser internado em Chapecó, por causas que estão sob investigação. Informações da Sociedade Brasileira de Pediatria indicam que Santa Catarina tem um déficit de 179 leitos para atingir a proporção ideal de quatro vagas por mil nascidos vivos. O Estado possui uma taxa de apenas duas. Os sete leitos de UTI neonatal irão atender à demanda da população do Extremo Oeste.


Ameosc mantém equipe especializada para realização de concursos públicos. O secretário da associação AIRTON FONTANA afirma que praticamente todos os finais de semana existe acompanhamento de concursos públicos e processos seletivos para prefeituras e câmara de vereadores da região. Ele afirma que a equipe é capacitada e trabalha na preparação de editais, provas, organização de locais e fiscais para que o concurso tenha lisura. O secretário explica que existe um cuidado para cumprir a legislação e há acompanhamento de outros órgãos para fiscalização. Neste ano, até o dia 22 de dezembro, a Ameosc tem certames para cumprir em todos os finais de semana. Há municípios que já realizaram alguns concursos e ainda buscam por datas porque precisam preencher vagas. Neste ano a entidade é responsável por cerca de 60 editais entre concursos e testes seletivos. FONTANA lembra que as prefeituras do Extremo Oeste que são associadas têm direito até dois editais por ano sem valores adicionais.


Maiores demandas por vagas na região estão nas áreas da educação e saúde. O secretário da Ameosc, AIRTON FONTANA afirma que existem cargos para todos os segmentos da administração pública, mas na educação devido ao grande número de professores contratados a oferta e procura por vagas é maior. Para saúde também existe oferta devido à rotatividade em cargos, a exemplo dos agentes de saúde. Lembra que o concurso serve para efetivar o servidor no cargo e o seletivo, por sua vez, é para preencher vagas temporárias por atestado, licença ou exoneração. Ele explica que os concursos são importantes porque a avaliação do desempenho ajuda na contratação de pessoas preparadas. Há também situações com provas práticas como cargos de motoristas e operadores de máquinas. Além disso, estipula regras, cobra documentos e estipula salários.


Casal de agricultores de Santa Helena produz de forma orgânica quase todos os alimentos que consome. DORVALINO e MARILENE COMIN residem desde a década de 1970 na linha Cantina Alta, interior de Santa Helena. Os quatro filhos do casal não moram mais com os pais. Conforme DORVALINO, a produção de alimentos sem veneno é herança dos seus pais, que há muitos anos já prezavam pela produção mais orgânica possível. A família produz quase todos os alimentos que consome, como frutas, verduras, carne, farinha, arroz no pilão, vinagre, grãos e açúcar. Do mercado da cidade, MARILENE conta que é comprado apenas o azeite de oliva orgânico, óleo de coco e produtos de limpeza. Entre os produtos da propriedade, o único que é vendido é o mel, e os demais são para consumo próprio. Dos 12 hectares e meio da propriedade, DORVALINO destaca que cerca de dois hectares são utilizados para a produção agroecológica, com o uso sustentável dos recursos naturais em que a própria propriedade produz o que as plantas precisam, a exemplo da adubação. O restante da área é ocupado por reflorestamento de eucalipto e mata nativa.


Há cerca de três anos a família também implantou o sistema agroflorestal, em que a produção é feita de forma aliada a natureza, intercalando, por exemplo, alimentos e árvores. Segundo o casal, a qualidade de vida no campo e o consumo de alimentos saudáveis tem garantido aos dois uma boa saúde, e não há gastos com medicamentos. O sistema utilizado pelo casal no interior de Santa Helena tem chamado a atenção de muitas pessoas, e a propriedade recebe com freqüência visitantes e estudantes que vem para conhecer alternativas de produção mais saudável de alimentos. DORVALINO comenta que além do benefício que a produção orgânica e sustentável gera para o meio ambiente, os reflexos são significativos na saúde de quem consome os alimentos. Isso porque segundo o produtor, o veneno que é aplicado na planta acaba indo para o organismo de quem a consome. Um projeto futuro do casal é implantar nas divisas da propriedade, um sistema de barreiras com cana de açúcar, bananeiras e capim para minimizar a contaminação com agrotóxicos utilizados nas áreas vizinhas.


Polícia Militar de Iporã do Oeste organiza mutirão de limpeza da Praça dos Imigrantes. A ação é uma iniciativa do comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF. Conforme o sargento, ao participar do Dia Mundial da Limpeza no sábado, quando um grupo de voluntários realizou a recolha de lixo ao longo da rodovia e efetuou o plantio de árvores em área verde do município, foi percebido que a Praça dos Imigrantes, no trevo de acesso a Iporã do Oeste, está bonita e ornamentada, mas em seu interior, bancos, banheiros e estátuas estão sujos. Os banheiros inclusive estão interditados e fechados com ripas de madeira. Em função da situação que a praça se encontra, e por ser um local turístico do município, o comando da PM organizou para a noite de hoje, a partir das 18 horas, um mutirão de limpeza. Para participar da ação, o sargento lembra que os interessados devem trazer utensílios e material de limpeza.


Durante o mutirão de limpeza, será efetuado também um levantamento superficial do material necessário para reforma básica da praça. O local é patrimônio público, e cabe a prefeitura efetuar as melhorias na estrutura. Por parte da PM, o sargento afirma que será intensificada a fiscalização para evitar vandalismos. De acordo com o sargento MILTON WOLF, uma das missões da Polícia Militar é preservar a ordem pública, e espaços limpos e organizados contribuem para a segurança e a própria manutenção dos locais. Isso também se justifica, segundo o sargento, pela teoria conhecida pela polícia como “janelas quebradas”. Se uma janela de um edifício for quebrada e não receber reparo imediato, a tendência é que passem a arremessar pedras nas outras janelas e posteriormente passem a ocupar o edifício e destruí-lo.


Na postagem realizada pelo sargento, em sua página pessoal do Facebook, a administração municipal também se manifestou em relação aos motivos para o fechamento dos banheiros na Praça dos Imigrantes. Conforme o secretário de administração, JONAS KAISER, por várias vezes a administração tentou manter o banheiro aberto, mas semanalmente o local era danificado por vândalos. O secretário avalia que uma das soluções é a instalação de câmeras de segurança, porem toda a estrutura da praça precisa de reforma o que inviabiliza o investimento no momento. KAISER cita que a administração já possui um projeto concluído para reforma e ampliação da praça, e que está em fase de cálculo orçamentário e captação de recursos. O secretário lembra que outros espaços públicos já receberam investimentos, com reforma e ampliação, a exemplo dos banheiros do ginásio Artur Friedrich, do ginásio Poliesportivo, da praça Reinoldo Ruschel, do Centro de Múltiplo Uso e do Pré Escolar os Peixinhos.


São João do Oeste irá retomar programa municipal de cirurgias eletivas. Com a retomada do programa, o município volta a realizar as cirurgias na ala cirúrgica do hospital Santa Casa Rural. Conforme o prefeito, FERNANDO BISIGO, o anúncio está sendo feito pela gestão depois de sete anos de paralisação do programa de cirurgias eletivas. O prefeito destaca que serão onze tipos de cirurgias que serão oferecidas aos munícipes, coordenadas pela secretaria de saúde e realizadas no hospital da cidade. BISIGO ressalta que um dos principais objetivos do programa é reduzir a fila de espera pelos procedimentos, os quais o SUS não atende a demanda, além de agilizar os encaminhamentos e garantir maior conforto aos munícipes que não precisam se deslocar a outras cidades. O prefeito também chama atenção para a importância financeira que a realização das cirurgias representa para o hospital. Conforme a direção do hospital, a ala cirúrgica estava completa, mas não havia demanda e com isso, nem a possibilidade financeira de contratar equipe para a realização dos procedimentos.


O município já lançou o edital para o credenciamento dos profissionais que farão as cirurgias. O programa já havia sido instituído por lei, mas como não estava sendo realizado, o prefeito fez os ajustes por meio de decreto. Conforme o prefeito, a secretaria de saúde será responsável pelo encaminhamento dos pacientes. FERNANDO BISIGO ressalta que para este ano a prefeitura tem orçado até 80 mil reais para investimento no programa municipal de cirurgias eletivas. Os procedimentos terão continuidade no próximo ano. BISIGO cita que em outros momentos o município realizou parcerias para atendimento dos pacientes em hospitais de outros municípios. Com a retomada do programa, estes procedimentos podem ser realizados de forma mais cômoda, no hospital do próprio município. Hoje o prefeito participa de audiência na secretaria da saúde em Florianópolis, para tratar de encaminhamentos burocráticos, dos quais também depende o início do programa de cirurgias eletivas.


Gerente regional da Epagri demonstra preocupação com abastecimento de água. SIDINEI SIMON lembra que quatro municípios na região já decretaram situação de emergência. O gerente observa que as chuvas registradas nas últimas semanas resolvem os problemas para culturas e permite bom desenvolvimento das lavouras. SIMON lembra que o problemas está no abastecimento de água para animais e até na rede pública utilizada para o consumo humano e uso em indústrias. O gerente diz que reservatórios estão secando por falta de chuva mais intensa. De acordo com SIDINEI SIMON, a preocupação maior é para o futuro com a proximidade dos meses mais quentes que pode agravar a situação. O gerente diz que a estação meteorológica de Itapiranga registra maior volume de chuva em comparação a outras cidades da região.


Gerente regional da Epagri alerta para cuidados para evitar prejuízos com a falta de chuva. SIDINEI SIMON diz que os agricultores devem aproveitar as oportunidades de plantio. Cita a importância do seguro via Pronaf com o custeio de lavouras. O seguro é considerado essencial caso ocorra dificuldades por falta de chuva ou intemperes. SIDINEI SIMON destaca ainda problemas causados na criação de peixes devido a redução no volume de água em açudes e tanques de produção. Segundo o gerente é comum a mortandade de peixes em reservatórios com baixa oxigenação. A recomendação é proporcionar entrada de água se a propriedade oferecer condições. SIMON recomenda o uso de aerador artificial para proporcionar oxigenação e melhor qualidade da água.


Epagri registra redução na procura por programas de governo que incentivam investimento em água no interior. De acordo com o extensionista da Epagri de Tunápolis, TIAGO CARVALHO, as cisternas continuam sendo feitas, mas em um ritmo bem mais reduzido em comparação há dois anos. Uma das justificativas, é que no passado o governo disponibilizava de uma linha de financiamento exclusiva para construção de cisternas. Metade era pago pelo agricultor e o restante pelo estado. TIAGO ressalta que atualmente o governo disponibiliza de duas linhas de financiamentos para investimento em água, mas cada escritório da Epagri possui uma cota de recursos que pode liberar. O extensionista explica que pelo programa Menos Juros, o estado paga, no caso da cisterna, 2,5% de um total de 3% de juros. Pelo programa, o agricultor pode financiar até 100 mil reais, valor que pode variar conforme o que foi definido em cada município. Pelo Menos Juros o prazo de pagamento é de dez anos.


Pelo Fundo de Desenvolvimento Rural, o FDR, o extensionista explica que o valor do projeto para investimento em água pode chegar a até 15 mil reais. TIAGO CARVALHO ressalta que pelo FDR o empréstimo não tem juros, e o prazo para pagamento é de cinco anos. Em Tunápolis e na região como um todo, o extensionista ressalta que a maior procura é por financiamentos para investimento em energia solar e cisternas. Para ser contemplado, o extensionista explica que o agricultor deve procurar o escritório da Epagri do seu município, apresentar um orçamento para o investimento, e se houver recurso disponível, fazer o encaminhamento por meio do Pronaf. No caso do programa Menos Juros o projeto, após finalizado pela Epagri, é encaminhado ao banco, já o FDR é encaminhado ao governo do estado. TIAGO ressalta que além de investir na ampliação dos reservatórios para captação de água da chuva, o agricultor também deve se preocupar em garantir água em quantidade e por um período mais longo, por meio de cisternas. Se financiada com os incentivos do estado, uma cisterna de 500 metros cúbicos custa em torno de 40 mil reais.


-CRIANÇA ATEIA FOGO EM VIVEIRO DE PÁSSAROS EM DESCANSO

-POLÍCIA ENCONTRA DROGAS EM VEÍCULO DURANTE OPERAÇÃO NA SC 283


Idoso que estava desaparecido é encontrado por familiares em São Miguel do Oeste. Familiares encontraram na manhã desta segunda-feira, o homem de 72 anos que estava desaparecido desde o último sábado, em São Miguel do Oeste. GERALDO STANGUERLIN teria saído de um apartamento nas proximidades da fábrica da Diêlo após um suposto desentendimento com familiares e desde então não deu mais notícias. O homem foi localizado na casa de um irmão em São Miguel do Oeste. Ele passa bem.


Animal solto na pista causa acidente na BR 163. A ocorrência foi registrada na noite de segunda-feira em Dionísio Cerqueira. O acidente ocorreu nas proximidades da Cerâmica Wünch. Conforme os bombeiros, no local um bovino, que estava solto e perambulando pela rodovia, acabou sendo atingido por um veículo. No Corolla estavam duas pessoas, o condutor de 53 anos e sua acompanhante de 52. Apesar dos danos de grande monta no veículo, os ocupantes não se feriram. Já o animal morreu no local.


Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e moto na SMO 290. A colisão ocorreu na divisa entre o Bairro Morada do Sol e o interior da cidade nesta segunda-feira. As vítimas estavam em uma Honda CG 150 Titan KS de São Miguel do Oeste. O acidente ocorreu quando a motorista de um Peugeot 307, de São Miguel do Oeste, teria tentado acessar uma via secundária. Ela informou à reportagem que parou no acostamento e ao novamente tentar acessar a pista para efetuar a manobra não percebeu a aproximação da moto ocasionando o acidente. O piloto ainda tentou desviar, mas acabou se chocando com a lateral esquerda traseira do automóvel. Com o impacto ele e uma passageira sofreram queda e precisaram ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Conforme a corporação, as vítimas não sofreram lesões graves. Após os procedimentos de primeiros socorros eles foram encaminhados ao Hospital Regional. A Polícia Militar foi acionada, controlou o trânsito e registrou um Boletim de Ocorrência.


Polícia Militar Rodoviária encontra drogas em veículo durante operação na SC 283. Por volta das 23 horas da noite de ontem, na SC 283 em Palmitos, a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste realizava uma operação de trânsito quando abordou dois homens em um veículo, emplacado em Palmitos. Após revista dos envolvidos e do veículo, foi encontrado no carro, em torno de 10 gramas de maconha. Um dos ocupantes declarou ser usuário. Foi lavrado um termo circunstanciado, a droga foi apreendida e os dois ocupantes do carro foram liberados. Ainda na manhã de ontem, por volta das nove horas e 30 minutos, na SC 305 em Campo Erê, a PMR foi acionada para atender um acidente, saída de pista seguida de choque em cerca, de um veículo Kwid emplacado em São Lourenço do Oeste. O motorista, um homem de 37 anos, não se feriu.


Criança ateia fogo em viveiro de pássaros em Descanso. Uma brincadeira de criança terminou em susto e prejuízo na manhã desta terça-feira. Um menino de cinco anos manuseava um isqueiro no interior de uma construção de madeira e teria ateado fogo em um colchão. As chamas se alastraram rapidamente e atingiram toda a estrutura que abrigava pássaros e ferramentas. A ocorrência foi registrada em um imóvel do Bairro Novo, na saída para a comunidade de Linha Pratinha. A estrutura abrigava cerca de 30 pássaros e um cão. O cachorro e três pássaros foram resgatados. As demais aves fugiram e outras foram carbonizadas. Ao perceber as chamas, vizinhos acionaram os Bombeiros de São Miguel do Oeste. Antes da chegada dos combatentes, um caminhão pipa da prefeitura de Descanso auxiliou no combate às chamas. Ninguém se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.