ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 24-08-2019 Sábado

-NA TV, BOLSONARO PROMETE TOLERÂNCIA ZERO CONTRA CRIMES AMBIENTAIS

-SC GERA MAIS DE TRÊS MIL E 300 VAGAS DE EMPREGO EM JULHO

-ESCOLA MADRE BENVENUTA SE DESTAQUE NA FEIRA REGIONAL DO CONHECIMENTO

-DESFILE DE SETE DE SETEMBRO EM TUNÁPOLIS TERÁ COMO TEMA 65 ANOS DA ESCOLA BALDUÍNO RAMBO

-SETOR DO CADÚNICO ALERTA SOBRE IMPORTÂNCIA DE MANTER CADASTRO ATUALIZADO

-SEMINÁRIO ESTADUAL DEFINE PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DO SETOR LEITEIRO

-PRESO ESTELIONATÁRIO QUE ENGANAVA AGRICULTORES NA COMPRA DE RESFRIADORES DE LEITE

-SEPULTADO EM ITAPIRANGA CORPO DE JOVEM QUE MORREU EM CHAPECÓ


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.


A Finlândia, que tem a presidência rotativa da União Europeia, afirmou nesta sexta-feira que pretende encontrar uma forma de fazer o bloco banir a importação de carne brasileira por causa da devastação causada por incêndios na Amazônia. O ministro de Finanças MIKA LINTILA condena a destruição da floresta amazônica e sugere que o bloco e a Finlândia devam urgentemente rever a possibilidade de banir as importações de carne bovina brasileira. Também nesta sexta, a França ameaçou se opor ao acordo entre o Mercosul e a União Europeia.


A agência espacial americana disse que 2019 é o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira desde 2010. Segundo texto publicado na noite desta sexta-feira e divulgado em sua conta no Twitter, a Nasa diz que é "perceptível o aumento de focos de queimadas grandes, intensas e persistentes ao longo das principais rodovias no centro da Amazônia do Brasil". As estatísticas da Nasa reforçam os dados do Inpe e apontam que no Pará e no Amazonas os principais focos estão localizados às margens das rodovias.


As queimadas na Amazônia, a Rússia e a economia global devem ser alguns dos temas a serem debatidos no G7, cúpula de potências econômicas que começa neste sábado e vai até a próxima segunda-feira em Biarritz, na França. Participam das reuniões os mandatários de sete grandes economias democráticas mundiais: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, além do presidente do Conselho Europeu, DONALD TUSK. Este ano, o evento tem como convidados o presidente de Ruanda e os primeiros-ministros da Espanha, Austrália e Índia.


-NA TV, BOLSONARO PROMOTE TOLERÂNCIA ZERO CONTRA CRIMES AMBIENTAIS


A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu ao Supremo Tribunal Federal para arquivar um inquérito no qual o senador FERNANDO COLLOR é investigado na Operação Lava Jato. A investigação foi aberta em abril de 2017 com base em delações de ex-executivos da Odebrecht. Segundo delatores, COLLOR recebeu 800 mil para defender interesses da empresa na área de saneamento básico. O dinheiro foi repassado como doação de campanha e não houve declaração à Justiça Eleitoral. Conforme RAQUEL DODGE, porém, já se passaram mais de dois anos de investigação e não foi possível obter elementos concretos de crimes que justificassem denunciar o senador.


O ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, disse nesta sexta-feira que há uma "crise falsa" na Amazônia. O comentário, feito em uma rede social, ocorre depois que líderes europeus manifestaram preocupação com os incêndios na região amazônica. WEINTRAUB atribuiu o que chamou de "crise amazônica falsa" a uma suposta reação de "agricultores europeus diante da iminente invasão de produtos brasileiros" dentro do acordo entre União Europeia e Mercosul. Além disso, ele também citou que ONGs, esquerda e "artistas", revoltados com o fim da mamata, ajudam a criar essa “falsa crise” que pode prejudicar os brasileiros.


O presidente JAIR BOLSONARO prometeu nesta sexta-feira, em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, "tolerância zero" com crimes ambientais. O pronunciamento foi motivado pelas queimadas na Amazônia, que ganharam repercussão internacional, com protestos e manifestações de líderes mundiais. BOLSONARO também ofereceu ajuda aos governos estaduais da Amazônia Legal que solicitarem o emprego das Forças Armadas para conter as queimadas e disse que o govenro "vai atuar fortemente" para controlar incêndios na Amazônia.


-SC GERA MAIS DE TRÊS MIL E 300 VAGAS DE EMPREGO EM JULHO


A Diretoria de Vigilância em Saúde de Florianópolis solicitou que todas escolas públicas e privadas verifiquem se funcionários e alunos matriculados no segundo semestre de 2019 tomaram a tríplice viral. A vacina, além da rubéola e caxumba, previne contra o sarampo. A determinação faz parte dos trabalhos realizados para evitar a proliferação da doença no município. Florianópolis é a cidade do estado com maior número de casos confirmados de sarampo, dez ao todo neste ano, conforme boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Em Santa Catarina, já são 15 casos, com cinco em investigação.


Em 10 dias, Santa Catarina registrou 358 ocorrências de queimadas, segundo o Corpo de Bombeiros Militares. A estiagem prolongada e a prática irregular de atear fogo em terrenos tem corroborado com a situação. Desde o começo do ano já foram dois mil e 23 incêndios no estado. Por região, levando em conta os batalhões de atendimento, o Oeste tem o maior número de ocorrências. Juntos, os bombeiros de Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste e Xanxerê atenderam 618 chamadas de incêndio.


O emprego formal teve saldo positivo em julho em Santa Catarina. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgado nesta sexta-feira, foram abertas três mil 433 novas vagas com carteira assinada no último mês. O setor de serviços foi a principal responsável pelo desempenho, com a criação de mil 793 postos. Também tiveram desempenho positivo Construção Civil, Indústria de Transformação, Comércio, Administração Pública e Extrativista Mineral. No acumulado do ano, o estado tem um saldo positivo de 52 mil 114 vagas de trabalho abertas.

-ESCOLA MADRE BENVENUTA SE DESTAQUE NA FEIRA REGIONAL DO CONHECIMENTO

-DESFILE DE SETE DE SETEMBRO EM TUNÁPOLIS TERÁ COMO TEMA 65 ANOS DA ESCOLA BALDUÍNO RAMBO

-SETOR DO CADÚNICO ALERTA SOBRE IMPORTÂNCIA DE MANTER CADASTRO ATUALIZADO

-SEMINÁRIO ESTADUAL DEFINE PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DO SETOR LEITEIRO

Programa Porteira Adentro já beneficiou mais de 70 agricultores de Descanso. Conforme a secretária de agricultura, MARLISE LOVATEL, o programa consiste no subsídio aos agricultores nas melhorias ao redor de instalações agrícolas, como estrebarias, aviários e chiqueirões. A secretária comenta que o programa foi instituído este ano, e tem contribuído por meio do cascalhamento, na melhoria das infraestrutura das propriedades e na sanidade dos animais, bem como, na melhoria da qualidade de vida dos agricultores. O programa permite também ao agricultor receber serviços de terraplanagens e práticas de conservação do solo, como terraceamento e curvas de nível, desde que tenha acompanhamento técnico.

São João do Oeste registra alta voltagem de energia em propriedades agrícolas. Excesso de energia elétrica ocorreu principalmente em granjas de aves. Sistema instalado nos aviários controla a carga. Conforme o vice-prefeito e secretário da Agricultura, GENÉSIO ANTON, nesta semana os produtores rurais registraram até 254 volts. O normal para o sistema é de 220 volts. Ele explica que os geradores de energia nas propriedades estão programados para interromper o uso da energia fornecida pela Celesc quando supera 240 volts. De acordo com ANTON, a equipe de engenharia da Celesc já esteve no município para sanar o problema. Informa ainda que foi instalado uma Estação de Equilibro de Voltagem, na comunidade de Beato Roque para dar maior segurança ao sistema.

Secretário da Agricultura diz que situação da energia elétrica não é comum. GENÉSIO ANTON observa que esta é uma situação atípica e que o estouro de voltagem é anormal, principalmente devido a estação que objetiva justamente manter uma regularidade. O secretário de agricultura considera que neste período reduz o consumo de energia elétrica por não ter necessidade de climatização de ambientes. GENÉSIO ANTON diz que as propriedades agrícolas estão cada vez melhor estruturadas. Cooperativas e agroindústrias exigem de seus integrados autonomia de água e energia elétrica. O secretário cita que as maiores granjas possuem fontes de água, construção de cisternas e até poços artesiano. Já a energia elétrica é garantida por geradores que são acionados em qualquer problema no sistema da Celesc.

Secretaria de educação de Mondaí inicia aulas de robótica. As aulas de robótica e iniciação tecnológica empreendedora são realizadas em parceria com o Serviço Social da Indústria, SESI, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI. O objetivo é desenvolver nas crianças e jovens, competências necessárias para o mercado de trabalho como criatividade, trabalho em equipe, raciocínio lógico, senso de responsabilidade, capacidade de pesquisa, resolução de problemas, dentre outros. As aulas estão sendo trabalhadas no contraturno escolar nas segundas, quartas e sextas-feiras, no laboratório de robótica da Escola Gessy Spier Averbeck, atendendo alunos de 10 a 16 anos das Escolas Gessy, de Laju e Taipa Baixa.


CTG Herança Pampiana de Iporã do Oeste define programação alusiva a semana farroupilha. De acordo com o patrão do CTG, CLEITON CONRAD, com a aproximação do mês de setembro, a patronagem tem discutido e definido nas ultimas semanas a programação da semana farroupilha. Este ano, toda programação será realizada em um único dia. No dia 14 haverá o acendimento da chama crioula, em parceria com o Clube de Cavalo. O patrão explica que a chama será trazida na sede do CTG, onde ocorre o culto crioulo, ministrado pelo padre de São João do Oeste. Haverá também a presença do tradicionalista PEDRO IVANOR que fará a apresentação de cânticos. CONRAD enfatiza que será realizado ainda um entreveiro de danças, da invernada artística local com invernadas de CTGs de municípios próximos. Ainda no dia 14, está prevista a formatura dos alunos do curso de dança de salão, encerrando com música gauchesca instrumental.


Santa Helena investe na construção de novos pontilhões no interior. Segundo o secretário de transportes e obras, JOSÉ GUERRA, os pontilhões foram construídos com tubos menores, de 60 e 80 centímetros. Mas devido ao aumento do tráfego nas estradas, o secretário comenta que os tubos estão sendo trocados por outros de um metro e meio, para melhorar o escoamento da água. Entre os locais que serão contemplados com novos pontilhões, JOSÉ GUERRA cita as comunidades de Cantinas e Aparecida. Também foi concluída há alguns dias a nova ponte na linha Pilão, onde o tráfego já está liberado. O secretário comenta que nos últimos o setor deu continuidade aos serviços de alargamento e cascalhamento das estradas gerais, além da colocação de tubos. O trecho contemplado nos últimos dias liga a comunidade de Três Encruzilhadas a linha Cantina. Recentemente o setor contratou dois novos servidores, aprovados em concurso, totalizando uma equipe de dez funcionários.

Setor de transportes e obras divide trabalhos nas estradas e parque da feira FAIC. O secretário de transportes e obras, MILTON WEBER, destaca que a organização do parque da feira demandou bastante serviço do setor, mas o trabalho mais pesado já foi concluído. Agora os trabalhos se concentram na ornamentação, o que também é de responsabilidade do setor de transportes e obras. Além da preparação do parque para a feira, no local a administração pretende aproveitar o investimento e implantar, por exemplo, um campo de futebol sete com grama sintética. WEBER comenta que a partir do momento que estes serviços estiverem concluídos o setor poderá voltar todos os trabalhos para os serviços nas estradas. O secretário cita que uma equipe está trabalhando no cascalhamento da estrada de Pirajú em direção a Faic. Concluído esse serviço, a equipe se desloca para a região de Vitória e Vorá. WEBER lembra que em Vitória já foi feita a detonação e alargamento, e agora será feito o cascalhamento.

Escola Madre Benvenuta de São João do Oeste é destaque na Feira Regional do Conhecimento. Educandário conquistou o primeiro lugar de duas categorias. Conforme um dos coordenadores da Feira, LEANDRO MAYER, a escola de São João do Oeste garantiu vaga na etapa estadual com o primeiro lugar na categoria ensino fundamental, com o projeto tinta sustentável. A escola Madre Benvenuta também ganhou no ensino médio, com o trabalho desenvolvido sobre irrigação automatizada do horto medicinal que permite acionamento por celular a qualquer distância. De acordo com MAYER, no ensino profissionalizante, o primeiro lugar foi conquistado pela Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste com o projeto Aquaponia, voltado a criação de peixes consorciado com produção de plantas como tomate e alface.

Nona Feira Regional do Conhecimento teve o nível mais elevado de projetos entre todas as edições. A avaliação é do coordenador, LEANDRO MAYER. De acordo com ele, o evento que encerrou nesta sexta-feira, na escola de Pitangueira, interior de Tunápolis, teve 47 projetos de alta qualidade. MAYER diz que foram 20 avaliadores de outras regiões para garantir imparcialidade. Foram 47 professores avaliadores e 188 alunos representando 20 educandários, sendo 14 escolas estaduais do ensino regular, além do CEJA, Casa Familiar Rural e as quatro APAEs dos municípios de abrangência. LEANDRO MAYER informa que os primeiros colocados de cada categoria estão classificados para a Feira Estadual do Conhecimento que será realizada dias 29 e 30 de outubro, em Florianópolis.


Desfile de Sete de Setembro em Tunápolis terá como temática os 65 anos da escola Balduíno Rambo. A escola estadual é a responsável pela organização do desfile em 2019. Segundo a professora da escola de educação básica Padre Balduíno Rambo, CRISTIANE GRETZLER, no dia sete de setembro o desfile inicia às oito horas, na avenida Cerro Largo. A professora explica que estão sendo organizados vários pelotões que vão contar os 65 anos da escola, completados em fevereiro. Os estudantes, durante o desfile, irão apresentar o slogan e a logomarca criados pelos alunos, a história do patrono, o biólogo e padre Balduíno Rambo, e o porque da escolha do seu nome para o educandário, homenagens aos ex-funcionários, a história das entidades, como a APP atuante desde 1975, o grêmio estudantil fundado em 1976 e o conselho deliberativo fundado em 2000.

Outro pelotão contará a história da implantação do ensino médio, que já passou pelas modalidades regular desde 1990, depois técnico em contabilidade e agora ensino médio inovador. CRISTIANE GRETZLE enfatiza que a escola também é destaque nos esportes, a exemplo das Molecas e o handebol, equipes que já foram campeãs estaduais. Ela lembra que a APAE Renascer de Tunápolis e Santa Helena também participa do desfile, e haverá um pelotão de inclusão, pois vários alunos são atendidos pelas duas escolas. A professora enfatiza que haverá ainda um pelotão que irá apresentar a evolução do educandário, do processo ensino aprendizagem e dos equipamentos utilizados ao longo dos anos. O desfile abrange ainda uma apresentação dos projetos que a Balduíno Rambo desenvolve, entre eles o projeto de oratória, das profissões e o intercâmbio com estudantes da Alemanha, realizado no ano passado. A escola atende turmas do sexto ao nono ano, e ensino médios, nas modalidades regular e inovador.

Setor do CADúnico de Iporã do Oeste alerta sobre importância de manter cadastro atualizado. A agente administrativa, responsável pelo Cadastro único, MARÍLIA RECH, explica que o chamado CADúnico, abrange além dos beneficiados do programa Bolsa Família, os demais programas sociais do governo federal. Ela comenta que é um cadastro que permite aos municípios obter informações das famílias beneficiadas, como localização e situação financeira. Todos estes dados são confidenciais. MARÍLIA enfatiza que um dos critérios para participação nas oficinas que são disponibilizadas pelo CRAS, por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, é possuir o cadastro único. A responsável pelo setor esclarece que o cadastro gera um número para o beneficiário, e o cadastramento deve ser feito no setor localizado na prefeitura. MARÍLIA faz um chamamento as famílias que já são atendidas, mas que ainda não são cadastradas, que procurem o setor para regularização.

A responsável pelo Cadastro Único lembra que o CADúnico pode ser feito por todas as famílias, pois além dos programas sociais, o cadastramento também é útil para estudantes que cursam graduação. Tendo o cadastro os estudantes obtém uma carteirinha que permite desconto no acesso a eventos e desconto na inscrição de concursoS. MARÍLIA RECH cita que outro programas que o CADúnico abrange, é o benefício de prestação continuada. O BPC consiste em um benefício, no valor de um salário mínimo mensal, concedido para pessoas idosas, acima de 65 anos, que não contribuíram com a previdência e não tem outra forma de renda, ou pessoas com deficiência. A regra geral para ser beneficiado é que a renda familiar por membro da família seja de no máximo um quarto de salário mínimo. Em Santa Catarina é permitido que na mesma família mais de uma pessoa receba o BPC.

Seminário estadual define pauta de reivindicações do setor leiteiro. O seminário foi pautado no tema "atual cenário do leite e o que queremos para o futuro". A programação, realizada na tarde desta sexta-feira, lotou o CTG Herança Pampeana de Iporã do Oeste. Participaram em torno de 600 agricultores de Iporã do Oeste e região, autoridades locais e regionais, deputados e representantes de entidades ligadas à agricultura. De uma forma geral, a manifestação de todos que se pronunciaram, tanto de agricultores como de autoridades, foi em relação ao descontentamento na atividade leiteira, devido à desvalorização do produto e os baixos preços em comparação ao alto custo de produção. Aos participantes do seminário foi entregue um adesivo da campanha de incentivo ao consumo do leite, denominada de “beba mais leite, leite é saúde”.

Durante o seminário foi elaborada uma pauta de reivindicações que será entregue as autoridades. Os temas reivindicados são o descredenciamento de empresas importadoras de leite das licitações públicas nos municípios, estado e país; renegociação das dívidas referente aos contratos de crédito feitos por produtores de leite; aprimorar o Fundesa; apoiar as pequenas indústrias e cooperativas e facilitar o acesso a programas, como o fornecimento de alimentos para a merenda escolar e adequar a legislação sanitária para que pequenos empreendimentos se viabilizem na comercialização dos seus produtos e os tornem mais baratos para o consumidor. Também foi discutida a formação de uma comissão permanente do leite, composta por representantes da Ameosc e Amerios, da associação Três Fronteiras e Fetaesc, representantes dos agricultores e vereadores da região, do colegiado dos secretários municipais de agricultura, representante da agroindústria e um representante da Assembleia Legislativa.

A comissão permanente criada no seminário, irá discutir além do preço do leite, também sugerir a instituição de políticas públicas aos governos estadual e federal. A pauta de reivindicações será apresentada por uma comissão formada no seminário, para a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na quinta-feira da próxima semana, dia 29, durante a Expointer, em Porto Alegre - RS. O evento desta sexta-feira foi uma promoção da comissão dos produtores de leite, secretarias municipais de agricultura, prefeituras e câmaras de vereadores da região, sindicatos filiados á Micro Região Três Fronteiras que abrange 14 municípios e Fetaesc. Durante todo o evento, agricultores e lideranças ressaltaram a importância de se manterem unidos na luta por melhores preços e condições de trabalho. A categoria avalia que são muitas regras para seguir na produção de leite, como as normativas, mas a valorização não está de acordo com o que é feito nas propriedades.

-PRESO ESTELIONATÁRIO QUE ENGANAVA AGRICULTORES NA COMPRA DE RESFRIADORES DE LEITE

-SEPULTADO EM ITAPIRANGA CORPO DE JOVEM QUE MORREU EM CHAPECÓ

Dois homens são presos em Riqueza por embriaguez e ameaça. Nesta sexta-feira a polícia civil de Riqueza cumpriu dois mandados de prisão. O primeiro mandado de prisão foi de um homem de 37 anos, preso pela prática do crime embriaguez ao volante. O segundo foi expedido contra um homem de 51 anos, por condenação pelo crime de ameaça. Os presos ficarão à disposição do poder judiciário.


Homem fica ferido em saída de pista na BR 158. A guarnição de Cunha Porã atendeu um acidente de trânsito, uma saída de pista, no BR 158, bairro Industrial. A vítima foi encontrada consciente e orientada, sentada no banco do caroneiro do veículo. O homem apresentava ferimento cortante na região da face e relatava dor na perna esquerda. Após atendimento dos bombeiros a vítima foi encaminhada ao pronto socorro de Cunha Porã. O veículo, um Polo Sedan, estava ao lado da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal também foi acionada para atender a ocorrência.

Sepultado em Itapiranga corpo de jovem que morreu em Chapecó. O corpo da itapiranguense VANESSA DE SOUZA, de 18 anos, foi sepultado na manhã deste sábado, no cemitério da comunidade de Laranjeira, interior de Itapiranga. Ela morreu em um motel em Chapecó na madrugada de ontem. O corpo foi liberado por volta das 15 horas e trasladado para Itapiranga. VANESSA estava com o namorado em um motel quando passou mal. O namorado chamou atendimento médico. As causas da morte não foram divulgadas. A Polícia Civil investiga a morte e aguarda os laudos da pericia. O rapaz contou à polícia que estavam em um churrasco e em seguida foram para o motel e que haviam bebido. VANESSA tinha uma filha, que reside com a avó em Itapiranga.

Preso estelionatário que enganava agricultores na compra de resfriadores de leite. Na tarde desta sexta-feira Policiais Civis de Maravilha cumpriram um mandado de prisão preventiva e busca e apreensão expedidos pela Comarca de Descanso. O preso enganou duas famílias de agricultores que postaram em redes sociais a venda de resfriadores de leite. O criminoso monitorava grupos de compra e vendas na rede social do Facebook. Ele se mostrava interessado na compra. Em um dos casos, no dia 11 de julho, o estelionatário conseguiu carregar um resfriador de leite, de 300 litros, avaliado em quatro mil reais no interior de Santa Helena. Já no dia 13 de agosto, no interior de Descanso, ele se apropriou de outro resfriador de leite, este de 500 litros, avaliado em cinco mil reais. Nos dois casos o preso alegava que possuía um financiamento aprovado e que pagaria aos vendedores nos dias seguintes.

Após diversas diligências e troca de informações, os Policiais Civis de Descanso e Santa Helena identificaram o autor que se utilizava de diversos perfis no Facebook e números de celulares para fazer contato com as vítimas. Ele não exibia documento de identificação e não permitia ser fotografado, o que dificultou a investigação. A caminhonete Nissan Frontier, cor preta, utilizada pelo criminoso para carregar os resfriadores foi identificada. Os objetos ainda não foram localizados. Segundo a Polícia Civil, o autor já foi indiciado pelo crime de roubo, além de ser suspeito da prática de outros crimes de estelionato praticado nas cidades de Guaraciaba, Cunha Porã e Maravilha. A Polícia Civil lembra que a aquisição de qualquer produto que não tenha origem lícita, ou seja, sem notas fiscais ou com valores abaixo do mercado, poderá incorrer no crime de receptação, além de incentivar a prática de crimes de furtos e estelionatos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.