ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sabado 24 06 2017

-PERÍCIA CONCLUI QUE NÃO HÁ EDIÇÃO EM ÁUDIO DE TEMER E JOESLEY

-REFINARIA PODE TER USADO PETRÓLEO FURTADO PARA PRODUZIR COMBUSTÍVEIS

-FAISMO INTENSIFICA PREPARATIVOS PARA ESCOLHA DA RAINHA DA FEIRA

-PROBLEMA EM MOTO BOMBA AFETA ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE

-CRÉDITO FUNDIÁRIO TEM JURO DIFERENCIADO PARA AGRICULTORES DE ATÉ 29 ANOS

-POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTO FURTADA NO MUNICÍPIO

-POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA ADOLESCENTE SUSPEITO DE TENTATIVA DE FURTO

Tempo bom no Extremo-Oeste. A previsão para as próximas horas é de tempo estável, sem chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus.

A Bolsa de Valores encerrou a semana em baixa. O dólar fechou em alta, a três reais e 34 centavos, o peso a 20 centavos e o Euro a três reais e 74.

Um deslizamento de terra em uma província do sudoeste da China causou o desabamento de quase 50 casas. Pelo menos 141 moradores morreram soterrados. Trezentas pessoas estão no local para o resgate das vítimas.

Um atirador das forças especiais do Canadá matou um extremista do Estado Islâmico com um tiro disparado a três quilômetros e meio de distância. É um recorde na história militar mundial. Segundo o jornal canadense Globo and Mail, o soldado atirou do alto de um edifício. A bala teria demorado cerca de dez segundo para atingir o terrorista. O jornal afirma que o disparo foi registrado em um vídeo.

O último dia da viagem de MICHEL TEMER à Europa, ontem, foi marcado por uma gafe do presidente. O episódio aconteceu em Oslo, capital da Noruega. TEMER chamou o rei norueguês de rei da Suécia. Mais cedo, durante um encontro com a primeira-ministra da Noruega, o presidente ouviu de ERNA SOLBERG que as investigações da Lava Jato são motivo de preocupação para ela e que é preciso achar uma solução para a corrupção no Brasil.

O laudo da perícia da Polícia Federal que analisou a gravação da conversa do presidente MICHEL TEMER com o empresário JOESLEY BATISTA aponta que não houve edição de conteúdo. O que os peritos encontraram foram pontos de descontinuidade, que são variações no áudio provocadas por questões técnicas, sem sinais de fraude. Outra conclusão é a de que a conversa de TEMER e JOESLEY tem coerência e uma sequência lógica. O documento da perícia já está com o delegado responsável pelo inquérito contra o presidente. A conclusão dos peritos da Polícia Federal contesta a perícia contratada por TEMER, que apontou entre 50 e 60 pontos de obscuridade e mascaramentos na gravação.

Pesquisa do Datafolha, divulgada pela Folha de São Paulo neste sábado, mostra que apenas sete por cento da população avaliam o governo de MICHEL TEMER como bom ou ótimo. Para 23 por cento o trabalho do presidente é regular. 69 por cento consideram ruim ou péssima a gestão dele. Dois por cento não souberam responder. O desempenho de TEMER na pesquisa é o pior já apurado pelo Datafolha em 28 anos. Em 1989 JOSÉ SARNEY tinha menos de cinco por cento de aprovação.

O presidente do Conselho de Ética do Senado arquivou um pedido de cassação do senador AÉCIO NEVES, do PSDB. Ele era de autoria do PSOL e da Rede, que alegavam quebra de decoro parlamentar. O senador JOÃO ALBERTO SOUZA, do PMDB, afirma que decidiu arquivar o pedido porque não achou elementos convincentes para que o senador tucano fosse processado. Para SOUZA, o que parece é que AÉCIO NEVES foi vítima de uma grande armação, inclusive com a participação da Polícia Federal.

A Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal realizaram uma operação em uma empresa de reciclagem de resíduos químicos em São Francisco do Sul. A Ilhéu é alvo de uma investigação que apura o furto de petróleo de tubulações da Petrobras. O produto estaria sendo usado no processamento de combustíveis, sem autorização da ANP. O proprietário da empresa foi preso por armazenagem e transporte irregulares de produtos perigosos. Ele também foi multado pelo Ibama em mais de 110 mil reais por irregularidades nas licenças de funcionamento da estrutura. A sede da companhia está embargada.

O homem que é suspeito de matar a tiros dois delegados da Polícia Federal obteve na Justiça o direito de responder ao processo em liberdade. NILTON CÉSAR DE SOUZA, que foi baleado na confusão, ficou internado até quinta-feira, quando foi levado para a cadeia. Ele deixou a prisão ontem. SOUZA é dono de um trailer de cachorro-quente que funciona na região dos crimes, em Florianópolis. Ele afirmou para aos policiais que os delegados atiraram primeiro e que, já baleado, revidou. O homem disse que disparou quatro ou cinco vezes dentro da casa de prostituição onde o desentendimento começou e voltou a atirar quando já estava fora do local, em fuga. ADRIANO SOARES, de 47 anos, foi baleado na cabeça e no peito e morreu na hora. ELIAS ESCOBAR, de 60, chegou a ser socorrido. Ele morreu no hospital. As mortes aconteceram na madrugada de 31 de maio.

Foi julgado ontem o homem acusado de assassinar o técnico de futsal feminino do time Kindermann, de Caçador. HENRIQUE KAERCHER foi morto com um tiro, dentro de um hotel da família dona da equipe. O crime aconteceu no final de 2015. O atirador, JOSÉ CORREA, invadiu o local, rendeu um funcionário e tentou levar cinco pessoas para dentro de um escritório. A vítima agiu para conter o agressor, quando foi atingida pelo disparo. CORREA havia sido despedido do cargo de treinador e, por isso, teria agido em vingança. Ele foi condenado a mais de 61 anos de prisão em regime fechado por homicídio duplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, cárcere, constrangimento ilegal e posse de arma de fogo.

Termina hoje à noite o circuito Sesc de música. A atração de hoje será o Show Miragem com música eletrônica orgânica. A apresentação do artista DIOGO DE HARO começa as oito horas e a entrada é franca. O circuito Sesc de Música foi aberto na quinta-feira com Os Forasteiros de Faraway. Ontem, foi a vez do Show Raiz Forte, com ANA PAULA DA SILVA de Joinville.

O Peperi Debates deste sábado fez uma reflexão sobre a contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento do município e da região. O programa analisou como as cooperativas, mas principalmente o espírito cooperativo das pessoas e entidades impacta na solução de problemas e sucesso das iniciativas empresarias. O debate contou com a participação do presidente da Sul Credi, DIRLEI BERTOCHI, do gerente da Cooperalfa, SEZER BELEI e do presidente do Sicoob, EDEMAR FRONCHETTI. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

A organização cooperativa é um dos melhores modelos empresarias que se conhece. A afirmação é do presidente do Sul Credi, DIRLEI BERTOCHI. Na visão dele, o que as pessoas fazem nas cooperativas nada mais é do que resolver problemas comuns. BERTOCHI disse que o estágio de desenvolvimento que a região obteve se deve, em parte, a presença das cooperativas. Ele comentou ainda que a modelo de gestão via cooperação deve ser melhor estudado e compreendido por toda a sociedade. Para BERTOCHI, é preciso estimular o cooperativismo entre as pessoa para que surjam mais lideranças e novos novos empreendimentos nessa área.

Sem o cooperativismo, a região não teria o mesmo estágio de desenvolvimento que tem. A declaração foi feita no Peperi Debates de hoje pelo gerente da Cooperalfa, SEZER BELLEI. Ele comentou que na Europa, 78 por cento das famílias são cooperadas e o índice também é muito alto na região. BELLEI comentou que as cooperativas não se limitam as atividades de compra e venda. Ele ressaltou que as consequências da atuação do sistema de cooperativa vai muito além do campo econômico. BELLEI entende que as cooperativas também contribuem para melhorias sociais e ambientais nas comunidades em que atuam.

O sistema cooperativo de uma grande contribuição para o desenvolvimento da região, principalmente no meio rural. A avaliação é do presidente do Sicoob, EDEMAR FRONCHETTI. Ele ressaltou que as cooperativas, independente do ramo em que atuam, não se limitam apenas aos negócios. FRONCHETTI disse que elas também tem uma responsabilidade social e ambiental muito grande. Ele ressaltou que as cooperativas não são criadas para ganhar dinheiro, mas para resolver problemas comuns das pessoas. O mais importante, segundo ele, é que o cooperativismo está preocupado com a melhoria das comunidades e por isso o sistema é fundamental para o desenvolvimento de um município ou região.

As candidatas a rainha da Faismo 2017 participaram nesta semana de uma série de entrevistas nas emissoras de rádio do município. De acordo com a coordenadora de eventos da CDL, GLEICE KOPP, as moças inscritas no concurso estiveram na Top 104 falando sobre o evento que vai escolher a corte da feira. O baile de escolha da rainha vai acontecer no sábado do dia oito de julho. Ela explicou que as entrevistas desta semana serviram para trabalhar a desenvoltura e a oratória das candidatas.

A procura pelos ingressos para o baile de escolha da rainha e princesas da Faismo é muito grande. Segundo a coordenadora de eventos da CDL, GLEICE KOPP, as mesas foram praticamente vendidas. O evento que vai apontar a corte da feira vai acontecer no Clube Comercial. Ela explicou que a comissão julgadora já foi definida. São quatro jurados de fora e um de São Miguel do Oeste. GLEICE reforço que a rainha e as princesas terão um papel muito importante na divulgação da Faismo. A feira vai acontecer em novembro no parque de exposições Rineu Gransotto.

Termina neste domingo a primeira temporada do Palco Aberto na praça Walnir Botaro Daniel. De acordo com o diretor da Fundação de Cultura, CARLOS CHAVES, as apresentações serão interrompidas por dois meses, devido ao inverno. A iniciativa será retomada no mês de setembro. Neste domingo, o Palco Aberto terá atrações simultâneas nas duas praça da cidade. Na Walnir Bottaro Daniel, a apresentação será com a dupla DEDA e DAIELI. Também as três da tarde, mas na Praça Belarmino Annoni, o show será com a banda Velha Infância.

A Fundação de Cultura realizou nesta semana a primeira reunião de preparação para o desfile cívico de Sete de Setembro. O encontro aconteceu na sede da Funcultura e teve a participação da equipe de organização, secretaria e gerencia de Educação e instituições militares, como o Exército, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Uma das definições foi a escolha do tema. Neste ano, a Semana da Pátria será “Somos todos Brasil, Somos todos São Miguel”. A próxima reunião foi marcada para quinta-feira da semana que vem no auditório da Funcultura, a partir das duas e meia da tarde com todas as entidades, escolas, instituições e clubes de serviço que tiverem interesse participar da programação deste ano.

O comércio de São Miguel do Oeste teve alta de um vírgula 57 por cento nas vendas do dia dos namorados deste ano em comparação com o ano passado. Os detalhes do balança das vendas para a data foram divulgados pela CDL. A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do município, SOLANI BALBINOT disse que as campanhas e promoções para a data foram decisivas para o aumento dos negócios. Ela comentou que os comerciantes ofereceram produtos diversificados e com preços e condições atrativas para os consumidores. Para ela, essa postura fez a diferença e garantiu um resultado positivo para o comércio.

O valor médio gasto com o presente para o dia dos namorados deste ano ficou entre cem e 150 reais em São Miguel do Oeste. Segundo a presidente da CDL, SOLANI BALBINOT, os itens mais procurados foram os de vestuário e calçados. Depois, vieram os artigos de floricultura, joalheria e óticas. SOLANI comentou que bares e restaurantes também obtiveram um movimento expressivo com a data. O índice de aumento de vendas na cidade, que foi de um vírgula 57 por cento, foi um pouco menor do que o número estadual. As vendas em Santa Catarina subiram um virgula 83 no dia dos namorados deste ano.

O deputado MARCOS VIEIRA, do PSDB, é o autor de um projeto de lei complementar que regulamenta o orçamento impositivo. A proposta é tornar obrigatório para o estado o atendimento das demandas que são apontadas nas audiências do orçamento regionalizado, que é realizado anualmente. De acordo com VIEIRA, a cada cem prioridades que aparecem nas audiências, o estado atende entre 30 e 35 apenas.

Para o deputado MARCOS VIEIRA, o não atendimento de algumas demandas do orçamento regionalizado é compreensível porque parte delas costuma envolver valores financeiros expressivos. Só que o parlamentar observa que não é isso que predomina. Segundo ele, a maioria dos apontamentos feitos no orçamento regionalizado não é atendida por falta de interesse do governo estadual. É por essa razão que VIEIRA defende que o estado seja obrigado a cumprir com tudo que é incluído na peça orçamentária.

O projeto do orçamento impositivo estava na pauta de quarta-feira passada, mesmo dia em que matérias importantes foram analisadas e aprovadas pelos deputados estaduais, uma delas a que autoriza o estado a fazer um financiamento de um bilhão e meio de reais. Perto do final do encontro, quando a matéria de MARCOS VIEIRA seria votada, havia poucos parlamentares no plenário. VIEIRA afirma que, por precaução, solicitou a retirada do texto depois de ouvir os líderes de bancada.

O deputado MARCOS VIEIRA entendeu que havia risco de o texto que regulamenta o orçamento impositivo não ser aprovado na quarta-feira. Como o projeto é de lei complementar, o quórum exigido não é o de maioria simples, mas sim qualificada. São necessários 21 votos, independentemente da quantidade de deputados na sessão. VIEIRA acredita que em uma reunião com pelo menos 32 presentes ele garante a aprovação da proposta. A tendência é que ela volte à pauta da Assembleia Legislativa entre terça e quarta-feira próximas. Na entrevista que concedeu para a Peperi, nesta semana, o deputado confirmou que há resistência do governo e que o estado tem realizado ações junto à base de apoio para tentar impedir que o projeto seja aprovado.

A Casan está enfrentando dificuldades no fornecimento de água em São Miguel do Oeste. Na quinta-feira à noite, a equipe técnica da empresa constatou um problema em um dos três conjuntos de moto bomba instalados na estação de captação do rio Cambuim. A máquina parou de funcionar e houve uma redução no fornecimento de agua. A vazão, que era de 84 litros por segundo caiu para 60. O gerente regional da Casan, AMAURI SALLES disse que a quantidade é bastante expressiva e afetou o abastecimento de toda a cidade.

A equipe técnica da Casan passou a sexta-feira trabalhando na instalação de um novo conjunto de moto bomba. O gerente regional da empresa, AMAURI SALLES explicou que esses problemas são normais em razão do uso intenso dos equipamentos de captação de água para abastecer a cidade. Mesmo com o problema resolvido, ele voltou a pedir compreensão e economia por parte da população.

Terminou ao meio-dia desta sexta-feira o curso de capacitação de agricultores interessados em participar do programa de credito fundiário do governo federal. 150 produtores da região fizeram o treinamento. O financiamento para compra de propriedades rurais tem algumas novidades a partir deste ano, que na visão da Fetaesc, são positivas para os agricultores. De acordo com o diretor de jovem, política agrária e meio ambiente da federação, ADRIANO GELSLEUCHTER, a principal novidade é a alteração do valor financiado na região que passou de 80 para 140 mil reais.

Outra novidade do programa de crédito fundiário do governo federal é o aumento do desconto para quem pagar o financiamento em dia. Segundo o diretor de jovem, política agrária e meio ambiente da federação, ADRIANO GELSLEUCHTER, o abatimento passou de 20 para 30 por cento. Dessa forma, quem pegar 140 mil reais vai pagar no final, 139 mil com o rebate. O prazo para quitação é de 25 anos e os juros são de dois por cento ao ano. Se o contratante tiver menos de 29 anos, a taxa cai para um por cento.

Na visão o diretor de jovem, política agrária e meio ambiente da federação, ADRIANO GELSLEUCHTER, o programa de crédito fundiário ficou ainda mais atrativo para os jovens filhos de agricultores. Ele explicou que podem acessar o programa, agricultores com renda de até 30 mil reais por ano e patrimônio de até 60 mil reais. GELSLEUCHTER disse que o enquadramento favorece os jovens. Ele comentou que o programa já facilitou a compra da terra por muitas famílias e é um bom incentivo para quem quer permanecer no meio rural.

O programa de crédito fundiário não tem um limite ou cota por estado ou município. O diretor de jovem, política agrária e meio ambiente da federação, ADRIANO GELSLEUCHTER, disse que os agricultores que se enquadrarem nas regras e apresentarem toda a documentação tem grandes chances de obter o recurso. Ele admitiu que ainda existe uma certa burocracia e o curso que terminou ontem serviu exatamente para explicar todos os passos para participar do programa. GELSLEUCHTER destacou que os produtores devem buscar o sindicato para receber a ajuda necessária a fim de reunir todos os documentos exigidos pelo crédito fundiário.

A Polícia Militar recuperou nesta sexta-feira uma motocicleta furtada em São Miguel do Oeste. O veículo foi levado de uma casa no bairro Salete durante a madrugada. De acordo com a PM, o proprietário estacionou a moto no começo da noite na área da casa e percebeu o furto somente pela manhã. A polícia fez buscas pelo município e localizou a moto em um matagal na estrada de acesso à Linha Caxias. A moto estava com os fios do painel cortados. A suspeita é de que o ladrão tenha feito ligação direta para furta a moto que foi devolvida ao proprietário.

A Polícia Civil identificou um adolescente suspeito de

tentativa de furto em uma loja de São Miguel do Oeste. O crime aconteceu na madrugada do dia 29 de maio no centro da cidade. De acordo com a delegada LISIANE JUNGES, o adolescente utilizou pedras para tentar quebrar a vitrine de uma loja de confecções, mas não conseguiu ter acesso aos produtos que pretendia furtar. As câmeras de segurança ajudaram a polícia a identificar o suspeito. Os dados foram repassados a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso que deve concluir o procedimento de apuração do ato infracional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.