ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - Quarta-Feira - 24-04-19

-STJ REDUZ PENA E LULA PODE IR PARA O SEMI-ABERTO EM SETEMBRO

-AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA DISCUTE REFORMA ADMINISTRATIVA

-PREFEITURA VAI DESCENTRALIZAR COLETA DE PNEUS PARA OS BAIRROS

-MINISTRO GARANTE LIBERAÇÃO DE 35 MILHÕES PARA OBRAS DA BR 282

-ESTADO E UNIÃO ATRASAM REPASSE DE RECURSOS SOCIAIS PARA O MUNICÍPIO -POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE 320 QUILOS DE MACONHA NA SC 157

-HOMEM ELETROCUTADO AO TROCAR CHUVEIRO ELÉTRICO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

As forças de segurança do Sri Lanka permanecem em alerta diante da ameaça de novos ataques, após a série de atentados coordenados a igrejas e hotéis de luxo, no domingo de Páscoa. Segundo o vice-ministro da defesa do país, o governo teme novos atentados. O número de mortos passou de 321 para 359 nas últimas 24 horas. Os primeiros elementos da investigação sobre os atentados apontam para represálias pelo massacre em duas mesquitas na Nova Zelândia. O Estado Islâmico reivindicou a autoria dos ataques.

Policiais mexicanos detiveram 367 integrantes de uma caravana de migrantes da América Central na segunda-feira. De acordo com a agência Associated Press, o grupo tinha mais de três mil pessoas de países como Honduras e tentava chegar aos Estados Unidos após atravessar o México. Autoridades fronteiriças dizem que essa foi a maior operação policial contra caravanas de migrantes desde o início delas, no ano passado. Segundo a agência Reuters, o governo do México estima que cerca de 300 mil migrantes tentaram chegar aos Estados Unidos pela fronteira mexicana.

O ministro das finanças da Rússia, ANTON SILUANOV, afirmou à agência EFE que a Venezuela quitou uma prestação de dívida que estava em atraso de alguns dias. No começo deste mês, o ministro russo havia tornado público que o país latino-americano não tinha depositado um pagamento de cerca de 100 milhões de dólares que estava programado para março. No fim de 2017, os dois países firmaram um protocolo para entre os dois governos sobre a reestruturação da dívida venezuelana.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou no fim da noite desta terça-feira a admissibilidade da reforma da Previdência, ou seja, deu aval à tramitação da proposta. A sessão durou cerca de nove horas e foi marcada por embates entre os deputados. Coube à CCJ analisar se a proposta do governo JAIR BOLSONARO está de acordo com a Constituição. O parecer do deputado MARCELO FREITAS, favorável à reforma, foi aprovado por 48 votos a 18. A análise sobre o conteúdo da reforma começa a partir de agora com a criação de uma comissão especial na Câmara, o que pode ocorrer ainda nesta quinta-feira.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, afirmou no início da madrugada desta quarta-feira, que o governo precisa participar mais da articulação política para garantir a aprovação da reforma da Previdência. Para MAIA, o Poder Executivo "não pode se omitir" e ainda está "um pouco desorganizado". a partir de agora, caberá a uma comissão especial discutir o tema e, depois, ao plenário da Câmara. De acordo com RODRIGO MAIA, a comissão especial pode ser instalada já nesta semana, mas, para isso, os líderes partidários precisam indicar os representantes.

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu nesta terça-feira manter a condenação, mas reduzir a pena imposta ao ex-presidente LULA no caso do triplex no Guarujá. O relator, FELIX FISCHER, e os ministros JORGE MUSSI, REYNALDO SOARES DA FONSECA, presidente da turma, e MARCELO NAVARRO concordaram em reduzir para oito anos, 10 meses e 20 dias de reclusão a pena de 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro imposta pelo Tribunal Regional Federal da quarta região. Como LULA já cumpriu cerca de 13 meses, em setembro ele pode reivindicar a transferência para o semiaberto, regime pelo qual é possível deixar a cadeia durante o dia para trabalhar. LULA responde a mais oito processos na justiça.

O faturamento da exportação de soja em Santa Catarina registrou crescimento de 65 por cento no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Em 2019, 396 mil e 300 toneladas de grãos de soja e seus derivados saíram dos campos catarinenses para o mundo. Isso resultou em 147 milhões de dólares que entraram na economia de Santa Catarina. Os principais destinos das exportações foram a China, Vietnã e Rússia. O estado tem uma produção estimada em dois milhões 420 mil toneladas de soja, cultivados em 669 mil hectares.

O projeto de lei complementar que trata da reforma administrativa proposta pelo governo de Santa Catarina, começou a ser discutido nesta terça-feira na Assembleia Legislativa em uma audiência pública. Os deputados elaboraram 129 perguntas ao governador sobre o projeto. Segundo a assembleia, o governo tem 15 dias para responder. O projeto prevê a diminuição de um terço dos cargos comissionados e funções de confiança, com a extinção de dois mil e 54 postos. Segundo o governo, a economia em 12 meses será de 124 milhões de reais. Serão três dias de discussão porque a reforma envolve várias áreas do governo.

O Tribunal Regional Federal da quarta região decidiu a favor da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina pela extinção do mandado de segurança a favor de ALEX SANTORE, que tentava assumir uma cadeira de desembargador no Tribunal de Justiça. Assim, segundo o presidente da OAB, RAFAEL HORN, o Conselho Estadual se reunirá na próxima sexta-feira para discutir se vai dar prosseguimento ao processo do Quinto Constitucional iniciado em 2017 e indicar um novo nome ao TJ-SC. Em 2017desembargador RODRIGO COLLAÇO, atual presidente do tribunal, pediu a suspensão da nomeação de SANTORE pelo suposto descumprimento de uma das imposições para a seleção de advogados interessados em atuar no órgão. Desde então, o caso está sendo analisado pela justiça.

A Rádio Cidade de São Miguel do Oeste, emissora afiliada da Rede Peperi, deve passar a transmitir na frequência de FM nos próximos dias. Tudo já aprovado pelo Ministério das Comunicações e pela ANATEL – Agencia Nacional de Telecomunicações, os técnicos estão fazendo os últimos ajustes. Não se tem dia certo para entrar em operação, mas já se projeta que na próxima semana a emissora esteja no ar no canal de FM 95,7. A emissora ainda vai operar com a mesma programação no canal 1560 no AM por mais seis meses. Neste período, a emissora poderá ser ouvida no AM e FM. Depois disso, só pelo FM. Em seguida a Rádio Peperi, também emissora afiliada a Rede Peperi,deve ter sua migração para o FM liberada.

O município de Barra Bonita vai receber um caminhão do corpo de Bombeiros cedido pelo governo do estado. A informação é do deputado estadual do PR e líder do governo, MAURICIO ESKUDLARK. O parlamentar intermediou junto ao Governador CARLOS MOISES, a liberação de um caminhão tanque que estava sendo usado pela corporação em Guaraciaba e que seria leiloado. O governo desistiu da venda e agora será repassado ao município de Barra Bonita. A justificativa, segundo MAURICIO, é que Barra Bonita não possui nenhum caminhão tanque e que o veículo vai ser importante para os trabalhos da prefeitura. O deputado afirmou que foi uma medida simples, sem custo ao Estado e que vai beneficiar a população.

O município de São Miguel do Oeste deve ter novas edições da Feira do Peixe ao longo desse ano. A informação é do diretor de Agricultura, NEDIO JEZIORSKI. Ele comentou que a secretaria de Agricultura juntamente com a Epagri realizou um projeto piloto na Praça Walnir Bottaro Daniel e o resultado foi expressivo. NEDIO lembrou que o objetivo da ação é fazer com que os agricultores tenham mais espaço e lucro em suas propriedades. Conforme ele, a venda de pescados está aumentando consideravelmente a cada ano e por isso é importante um incentivo do poder público nesse setor. Ele também anunciou ontem que o município deve lançar ainda neste ano um programa específico para capacitar e aumentar o número de piscicultores no município.

A escola do Legislativo da Assembleia de Santa Catarina vai promover na próxima semana o Seminário Estadual sobre Gestão Cultural em São Miguel do Oeste. O evento, que conta com o apoio da prefeitura e da câmara de vereadores será realizado na segunda-feira, dia 29 de abril, no plenário da câmara. O seminário vai abordar temas como a elaboração de projetos culturais, leis de incentivo à cultura, Sistema Nacional de Cultura, economia criativa e a Lei Federal que estabelece o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Escola do Legislativo: “escola.alesc.sc.gov.breventos”. O evento começa as oito horas e vai até o final da tarde.

Em pouco mais de três meses, o município de Romelândia já registrou mais focos do mosquito da dengue do que em todo o ano passado. Neste ano, a secretaria de Saúde confirmou 14 focos aedes aegypti. Em 2018. o total foi de 13 registros. De acordo com agente de combate às endemias, ANA LÚCIA SCANTAMBURLO, uma parte da cidade está infestada pelo mosquito. Ela explicou que a partir do momento que for constatada a infestação parcial do município é necessária a implantação de uma sala de situação. Essa estrutura envolvendo o poder público, entidades e a comunidade para traçar ações e medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue.

A população de Romelândia precisa colaborar e se conscientizar de que o avanço do mosquito da dengue é uma questão preocupantes. De acordo com agente de combate às endemias, ANA LÚCIA SCANTAMBURLO, os moradores devem ficar atentos e eliminar os locais que podem servir de espaço para a formação de novos focos do aedes aegypti. Ela explicou que a sala de situação do município contará com um coordenador que vai gerenciar as ações de combate ao mosquito da dengue. A sala contará ainda com a participação de representantes dos órgãos municipais ligados a diversas secretarias. O grupo vai se reunir mensalmente para a elaboração de estratégias de curto e longo prazo para eliminar o mosquito.

A prefeitura de São Miguel do Oeste vai descentralizar o trabalho de recolhimento de pneus, eletrônicos e móveis em desuso. A ação vai começar neste sábado e passará por todos os bairros da cidade até o mês de julho. De acordo com o secretário de saúde, LEONIR CARON, a ação está sendo organizada pela equipe da dengue e será realizada em todos os locais das sete e meia as 11 e meia da manhã no ponto mais central de cada comunidade. CARON disse que a ajuda e parceria das famílias que residem nos bairros será fundamental. Ele disse que o trabalho da saúde depende do empenho de cada um. Os moradores devem limpar seus terrenos, verificar materiais em desuso e leva-los até o local de descarte.

O cronograma de recolhimento de pneus, eletrônicos e móveis em desuso vai começar neste sábado, dia 27 de abril, pelo bairro São Sebastião. Os moradores devem levar os materiais até o salão da comunidade. A campanha será retomada no dia 11 de maio no bairro Estrela. Ainda no mês que vem serão realizadas mais três coletas nos bairros Agostini dia 18, Salete, Morada do Sol e Sagrado Coração de Jesus no dia 25. Em junho, serão cinco coletas em todos os sábados do mês: Jardim Peperi, São Jorge, Santa Rita e Linha Cruzinhas e Progresso. Em julho, o trabalho será no São Gotardo e no Andreatta.

O prefeito de São Miguel do Oeste e presidente da Ameosc WILSON TREVISAN e o presidente do Conder, GENÉSIO BRESSIANE estiveram em Timbó nesta semana para conhecer o funcionamento do sistema de licenciamento ambiental daquela região. A emissão de licenças foi municipalizada e o processo é administrado pelo CIMVI - Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. A intenção da Ameosc é implementar um modelo semelhante para os municípios do Extremo Oeste via consórcio de desenvolvimento, o Conder. TREVISAN disse que alguns processos levam até um para serem liberados pelo Instituto do Meio Ambiente. Ele acredita que esse tempo pode ser reduzido para menos de três meses sob a gestão de consórcios, como o Conder.

O Consórcio de desenvolvimento regional vai se reunir nesta sexta-feira e tomar uma decisão sobre a municipalização dos serviços ambientais. A informação é do presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN. A entidade está analisando a possibilidade de prestar os serviços para os municípios da associação. Ele disse que além da possível agilidade na emissão das licenças, outra vantagem está no âmbito econômico. TREVISA explicou que os recursos provenientes das licenças ficariam nos próprios municípios, onde seriam reinvestidos em favor da população. A decisão deve acontecer nessa sexta-feira.

O ministro de Infraestrutura, TARCÍSIO FREITAS, garantiu que os 35 milhões de reais destinados para as obras de revitalização da BR 282 serão liberados pelo governo federal. O anúncio foi feito durante audiência com os deputados e senadores do Fórum Parlamentar Catarinense. Alguns deputados estaduais da bancada do oeste também participaram do encontro. O valor está contingenciado desde o começo do mês. Sem a garantia dos recursos para este ano, a empresa que está executando as obras na rodovia entre São Miguel do Oeste e Chapecó suspendeu os trabalhos. O ministro prometeu tratar imediatamente da liberação dos recursos com a área econômica do governo federal. FREITAS também se mostrou ciente sobre a importância da rodovia e destacou a união da Bancada do Oeste e do Fórum Parlamentar Catarinense em priorizar as obras de recuperação da BR-282.

Ainda não há nenhuma informação precisa sobre quando o governo federal vai empenhar e liberar os recursos para garantir a continuidade das obras da BR 282. Durante a audiência de ontem com o fórum parlamentar catarinense, o ministro TARCÍSIO FREITAS disse que vai tratar o caso com prioridade e que vai discutir a liberação dos valores com a equipe econômica, mas não falou em prazos. O orçamento total da obra é de 158 milhões de reais. Até março deste ano, foram gastos 14 milhões nas obras de revitalização da rodovia. No começo do ano, estavam previstos mais 35 milhões, que acabaram sendo contingenciados, ou seja, cortados. O governo federal não explicou o que motivou a suspensão dos pagamentos às empreiteiras. Ontem, o ministro garantiu aos deputados que o dinheiro será liberado.

O repasse de recursos dos governos federal e estadual para o setor de assistência social de São Miguel do Oeste estão atrasados desde o ano passado. A informação é da assistente social da área de gestão da pasta no município, DAIANA MACHADO. De acordo com ela, os atrasos são relativamente comuns, mas se agravaram bastante nos últimos anos. No caso do governo federal, o município ainda aguarda pelos repasses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. Por ano, a união deve repassar aproximadamente 700 mil reais para São Miguel do Oeste. Neste ano, a secretaria recebeu apenas 70 mil, valor que sequer cobre o que ficou em aberto do ano passado.

Os repasses do governo federal são aplicados em políticas públicas de três blocos da assistência social. Os recursos são usados na proteção social básica e nos serviços especializados de média e alta complexidade. O dinheiro que vem da união vai, por exemplo, para o serviço à domicilio, Paif e também para o fortalecimento de vínculos. Além disso, o governo federal repassa valores para o abrigo institucional e outras ações. De acordo com a assistente social da área de gestão da pasta no município, DAIANA MACHADO, a prefeitura acaba investindo mais para garantir o atendimento da população mesmo com o repasse irregular por parte dogoverno federal. Anualmente, o município investe cinco milhões por ano no setor e a união apenas 700 mil com bastante atraso.

A prefeitura de São Miguel do Oeste ainda aguarda o repasse dos valores do governo estadual relativos a 2018. A assistente social da área de gestão da pasta no município, DAIANA MACHADO explicou que o estado deveria encaminhar 55 mil reais para o Cras e 41 mil para a o Creas no ano passado. Até agora, apenas os 55 mil da proteção social básica foram pagos. Ela disse que está na hora de pactuar os valores para este ano e quase a metade do ano passado ainda está pendente. Para DAIANE o quadro é grave e revela um certo descaso dos governos com a assistência social nos municípios.

Um homem ficou ferido em uma colisão envolvendo duas motos nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta da uma e meia da tarde de ontem na Waldemar Rangrab. Um dos motociclistas, um de homem de 45 anos, sofreu ferimentos nas pernas. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. O outro motociclista que se envolveu no acidente saiu do local sem prestar socorro ao homem que ficou ferido.

A Polícia Civil de Descanso prendeu uma mulher que tinha um mandado de prisão emitido pela Comarca de São Miguel do Oeste. A mulher, de 35 anos, foi condenada pelo crime de estelionato praticado no município. Segundo a sentença, ela fez compras no comércio local com cheques furtados. Ela não ofereceu resistência e foi entregue no Fórum da Comarca para início do cumprimento da pena em regime aberto.

A Polícia Rodoviária Estadual de São Lourenço do Oeste apreendeu 320 quilos de maconha nesta terça-feira na SC 157. A droga estava em um City emplacado no município de Porto Alegre. O carro, abordado em uma fiscalização de rotina, era conduzido por um rapaz de 20 anos. Durante a consulta no sistema de dados da polícia, foi contatado que o carro tinha registro de furto e roubo. O veículo, os mais de 320 quilos de maconha e motorista foram levados para a Delegacia de São Lourenço do Oeste.

Um homem morreu eletrocutado ao trocar um chuveiro no município de Dionísio Cerqueira. O acidente aconteceu por volta das sete horas da noite no bairro Aeroporto. GILMAR CORDEIRO DE ANDRADE, de 32 anos, fazia a substituição do chuveiro elétrico de casa quando sofreu a descarga elétrica. Os bombeiros e o Samu foram chamados. Quando as equipes chegaram na casa, a vítima estava amparada por familiares e inconsciente. Os profissionais fizeram manobras de reanimação no local e também durante a transferência ao Hospital municipal. O homem não resistiu e acabou morrendo na unidade de saúde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.