ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 24/03/2022

-DÓLAR CAI AO MENOR VALOR NO PAÍS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

-NÚMERO DE CIDADES EM EPIDEMIA DE DENGUE TRIPLICA EM SANTA CATARINA

-LIRAA APONTA RISCO MÉDIO DE INFESTAÇÃO DE AEDES AEGYPTI EM PRINCESA

-CHUVAS INTENSAS CAUSAM OBSTRUÇÃO E DESMORONAMENTO NA REGIÃO

-INVESTIMENTO EM SISTEMA DE CAPTAÇÃO GARANTE ÁGUA DURANTE SEIS MESES

-CENÁRIO ATRAVESSADO NÃO FAVORECE SUINOCULTORES CATARINENSES

-REGIONAL DE EDUCAÇÃO RECEBEM NOVOS INVESTIMENTOS DO ESTADO

-APAE ELABORA PROJETOS E BUSCA RECURSOS PARA REFORMAS E AMPLIAÇÃO

-HOMEM CHAMA PM APÓS CARRO ENGUIÇAR E ACABA PRESO

-POLÍCIA APREENDE CIGARROS ELETRÔNICOS E ENTORPECENTES

O tempo é de chuva. A previsão para as próximas horas é de intensa chuva com possibilidade de diminuir de intensidade à noite. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 81 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

Forças de resgate que fazem as buscas no local da queda do Boeing 737-800 da Eastern China Airlines encontraram nesta quarta-feira uma das caixas-pretas da aeronave. A informação foi anunciada pela Administração da Aviação Civil da China e pode indicar o que causou o episódio, na segunda-feira no sul do país. O estado da caixa-preta encontrada, no entanto, é ruim, informou a agência de aviação civil chinesa. A queda do avião, que despencou na vertical, ainda intriga especialistas. 132 pessoas estavam a bordo.

A Rússia disse aos Estados Unidos nesta quarta-feira que vai expulsar diplomatas americanos que trabalham em território russo. No mês passado, o governo dos Estados Unidos afirmou que expulsou 12 diplomatas russos que trabalhavam no prédio da ONU em Nova York. Os americanos disseram que essas pessoas não eram diplomatas, mas, sim, “operadores dos serviços de inteligência”. Os Estados Unidos devem anunciar nesta quinta-feira novas sanções contra "figuras políticas", "oligarcas" e entidades russas.

A invasão da Ucrânia pela Rússia completa um mês nesta quinta-feira. Após a "blitz" inicial com bombardeios de alvos por todo o país, os russos parecem ter dificuldades em impor seu poderio aos ucranianos, embora afirmem que tudo esteja transcorrendo como previsto. Após a primeira semana, os ataques estão concentrados em três frentes: Kiev, Kharkiv e o Litoral do mar Negro. Segundo a ONU, mais de três milhões e 600 mil pessoas deixaram a Ucrânia, a maioria em direção à vizinha Polônia. Oficialmente há uma estimativa de mais de 900 mortes de civis, mas a ONU alerta que o número deve ser bem maior.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma proposta de emenda à Constituição que eleva o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias para pelo menos dois salários-mínimos totalizando, atualmente, dois mil 424 reais. Hoje, o piso salarial das categorias é de mil 750. Agora, o texto segue para a análise do Senado. Durante a votação, os deputados decidiram analisar o texto original da PEC. Segundo essa versão, os recursos destinados ao pagamento do vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias serão consignados no Orçamento da União com dotação própria e exclusiva..

O dólar fechou em queda nesta quarta-feira, engatou o sexto dia de negócios seguido de baixa e chegou ao menor valor em dois anos. A moeda norte-americana recuou um vírgula 43 por cento e chegou a quatro reais e 84 centavos. Trata-se do menor patamar de fechamento desde 13 de março de 2020. Na terça-feira, o dólar fechou em queda de zero vírgula 60 por cento com quatro reais e 91 centavos. Com o resultado desta quarta, passou a acumular queda de seis vírgula zero seis por cento no mês. No ano, tem baixa de 13 vírgula 11 por cento frente ao real.

O Tribunal de Contas da União aprovou fiscalização extraordinária do Ministério da Educação. A Corte de contas quer saber o caminho percorrido pela verba desde o envio pelo órgão até a chegada aos municípios contemplados. A decisão ocorre em meio à acusação de que pastores atuaram junto ao ministro MILTON RIBEIRO para direcionar o envio de recursos repassados pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Além disso, a Procuradoria-Geral da República também pediu que o Supremo Tribunal Federal autorize abertura de inquérito para apurar as acusações contra o ministro e os pastores. A solicitação está no gabinete da ministra CÁRMEN LÚCIA.

Chapecó, no Oeste catarinense, decretou situação de emergência por causa da dengue no início da noite desta quarta-feira. O município tem 511 casos confirmados da doença e quase mil pessoas aguardam resultados de exames. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina prevê que, nas próximas cinco semanas, deve haver uma explosão de novos casos de dengue e o sistema de saúde vai sentir esse aumento na procura por atendimento. O número de municípios catarinenses em situação de epidemia por causa da doença aumentou de cinco para 14, todos na região Oeste: Belmonte, Seara, Iporã do Oeste, Itá, Romelândia, Chapecó, Maravilha, Guaraciaba, São José do Cedro, Abelardo Luz, Palmitos, Mondaí, Tunápolis e Xanxerê.

O boletim agropecuário de março, elaborado pela Empresa Epagri, mostrou que houve aumento dos preços pagos aos produtores catarinenses. No caso do feijão-carioca, por exemplo, o preço pago ao produtor teve alta de mais de 12 por cento. Para o agricultor que planta o feijão-preto, a variação positiva foi de 11 vírgula 24 por cento. Para os produtores de milho, o aumento foi de mais de 18 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Os preços pagos aos produtores catarinenses de trigo em fevereiro estavam 18 vírgula três por cento acima dos registrados há um ano. O boletim também a influência da guerra nas exportações de carne catarinenses.

O veto do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA à redução da alíquota do ICMS sobre produtos como leite, farinha de trigo vai a votação no plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça-feira. O veto em questão abrange cinco emendas apresentadas pelos deputados ao projeto ainda em 2021. Há uma pressão nos bastidores para que o governo faça um acordo em relação às alíquotas para evitar a derrubada do veto. Caso o veto seja derrubado, o governo de Santa Catarina deve ir à Justiça. O estado alega que as alterações são inconstitucionais e vão provocar uma renúncia de receita que soma 50 milhões de reais. A maior reclamação é do setor de bares e restaurantes.

Maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, Santa Catarina atravessou períodos de bastante dificuldade no setor ao longo do ano passado em virtude de safras frustradas pelas estiagens, quedas do valor pago pelo quilo do suíno vivo ao produtor e aumento de custo dos insumos, com destaque para o milho, fatores que fizeram com que os suinocultores e as agroindústrias trabalhassem com margem de lucro muito estreita. O último ano foi ainda mais desafiador para os produtores independentes, modalidade em que cada produtor arca com os custos da sua atividade. Para o presidente da Associação das Agroindústrias de Santa Catarina WOLMIR DE SOUZA, o setor vive situações agravantes no atual momento com preços poucos competitivos. Ele comentou que o cenário piorou com o conflito entre Rússia e Ucrânia que elevaram os insumos e gerando estoque de carne no mercado estadual. O presidente disse que não há sinais de melhoras para os suinocultores, mesmo com abertura de negócios com o Canadá.

O Conder reuniu nesta semana suinocultores e técnicos dos municípios consorciados no “Seminário LAC Suinocultura”. O encontro foi promovido por meio do Programa de Gestão Ambiental. Cerca de 100 pessoas de toda a região se inscreveram gratuitamente para participar do seminário. Conforme o diretor de Gestão Ambiental JOSÉ MORA, foi um importante momento de troca de conhecimentos após a alteração do Código Estadual do Meio Ambiente, que entrou em vigor no início de 2022. Atualmente, cerca de 30 por cento das licenças ambientais emitidas pelo Consórcio são da suinocultura. Nesse sentido, a capacitação visa orientar os técnicos externos que prestam assessoria para os produtores e os próprios produtores para que, a partir do mês que vem, comecem a emitir licenciamento através da autodeclaração na suinocultura. MORA explicou que o licenciamento, através da LAC, torna mais ágil a emissão da licença ambiental. As responsabilidades do produtor e do técnico externo continuam iguais.

Além da suinocultura, a avicultura é uma atividade onde a emissão de licenças já é realizada através da autodeclaração e a celeridade do processo já está comprovada. A informação é do diretor do Conder Gestão Ambiental JOSÉ MORA. Ele disse que na avicultura já é realizada há seis meses a emissão de licença por LAC, com uma média de emissão de seis horas. Após essa emissão, a equipe do Conder se desloca até a propriedade fazer uma vistoria e ver se está tudo certo. Na sequência da suinocultura, terão outras atividades que, possivelmente em maio, devem começar a licenciar por autodeclaração.

Um morador de São José do Cedro investiu, nos últimos 15 anos, num sistema de captação de água da chuva em sua residência na área urbana do município. Segundo VALMIR ZIMMER, que denominou o projeto de usina de água, explicou que a ideia veio diante dos poluentes presentes no solo e que acabam contaminando a água. Ele disse ainda que o projeto oferece sustentabilidade com fornecimento de água durante longos períodos de chuvas abaixo da média. Desde 2020, todas as atividades desenvolvidas dentro do terreno são com a água proveniente desta usina. Diariamente são usados mil litros de água. O morador salientou que esteve estudando formas de tratar a água para deixá-la potável para uso geral, como para regar as plantas. Ele lembrou do período de estiagem atravessado pela região no ano passado e que durante os meses sem chuvas suficientes conseguiu se manter com água reservada. Segundo ZIMMER, o sistema instalado em sua propriedade urbana pode fornecer água por seis meses sem registro de chuva. Com esse sistema, o morador deve apresentar como foi o investimento em nível regional.

Ao todo são mais de 125 mil litros de água depositados em várias cisternas em uma área de 700 metros quadrados. O morador VALMIR ZIMMER, explicou também que o sistema instalado em sua residência tem a capacidade de separar um litro de água por metro quadrado das primeiras chuvas registradas que caem no telhado. A ideia é deixar o telhado limpo para que folhas não entrem nos tanques.

A secretaria da Saúde de São José do Cedro realizou na noite de ontem, o primeiro encontro do Curso de Preparação para Gestantes "Nascer Saudável". O convidado da noite, médico obstetra, conversou sobre temas como a importância da consulta de pré-natal e exames complementares, desenvolvimento da gravidez, tipos de parto e sinais de alerta. Na oportunidade as gestantes tiveram espaço para interagirem e esclarecerem suas dúvidas. Os encontros acontecem a cada 15 dias todas as quartas-feiras, sendo o próximo para o dia seis de abril.

O município de Princesa passou a ser classificado como médio risco de infestação da Dengue devido ao LIRAa. Até então o município permanecia com baixo índice de infestação. A informação é da agente de Endemias ANGELITA KRAEMER. Este dado foi divulgado ontem. Ela comentou que, durante a ação foram realizadas, 11 coletas na área urbana sendo destas nove positivadas para o mosquito da dengue. As amostras positivas estavam em um bebedouro de animal de estimação, em pneus, cisternas, em obra de construção civil e por último em um cano de antena parabólica. A agente lamentou a atualização do índice para médio risco de infestação, e mais uma vez convocou a população para auxiliar nas ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Nos próximos dias deverá acontecer um fumacê na área urbana de Princesa. ANGELITA disse que não é possível informar com antecedência o dia e o horário do fumacê, pois a Regional da Saúde está com grande demanda. Princesa está com seis casos positivos da doença e outros 10 suspeitos.

Na tarde de ontem na Câmara de São José do Cedro, os vereadores mirins eleitos tomaram posse para o ano de 2022. O programa Parlamento Jovem tem como objetivo de promover a interação entre o legislativo e a Escola. Houve também a eleição da Mesa Diretora, para o cargo de presidente foi empossado VINÍCIUS BASEGGIO, com oito votos, vice HENRIQUE WOLFART, com sete votos. A primeira secretária SARAH BICEGO, com quatro votos e para segunda secretária foi nomeada TAIS VATTE que obteve seis votos. Os vereadores mirins são: HENRIQUE e LUANA WOLFART, do colégio Cedrense; SARAH BICEGO e VINICIUS BASEGGIO, do Cemeg. Da escola São José os representantes são TAIS VATTE e GABRIEL PRESTES, escola de Padre Réus FLÁVIO DOS SANTOS e do colégio Osni Medeiros Regis, EMANUELLY SBARDELOTTO. Da Serafim Bertaso foi eleita EMILI SALVATI. A primeira sessão ordinária será realizada no dia 13 de abril, às 14 horas aberta ao público.

A prefeitura de Guaraciaba repassou cerca de 29 mil reais para a Apae do município. A assinatura ocorreu por meio de termo de fomento na tarde de ontem no gabinete do prefeito. Também esteve presente a presidente da Apae e a secretária de Assistência Social. Em entrevista para a Rádio Cedro a presidente da escola especial ELIZABETH GRANDO, disse que os recursos serão utilizados para a manutenção da Apae, como dos veículos da unidade. Também são realizados pagamentos como materiais de expediente, pedagógico, esportivo, conservação de bens e manutenção de veículos. Ela disse que os valores não são suficientes para atender todas as demandas da escola especial, mas fundamental para auxiliar a direção com parte dos gastos. ELIZABETH informou ainda que a escola possui outros projetos como de reforma e ampliação do prédio, no valor de 275 mil. Também está sendo trabalhado na sala de informática num montante de 100 mil, além de outro projeto encaminhado para o FIA visando promover atividades de equoterapia.

A Casa Familiar Rural de São José do Cedro atua como metodologia de trabalho na pedagogia da alternância. No tempo escolar o aluno permanece na instituição de ensino em período integral, com aulas teóricas e práticas. No tempo comunidade, o jovem desenvolve o plano de estudo, aplica os conhecimentos adquiridos na propriedade da família e é estimulado a compartilhar o aprendizado com sua comunidade. Em São José do Cedro, a Casa Familiar tem realizado diversas atividades como forma de incentivar os alunos a conhecerem a realidades dos egressos e também campos de atuação para o futuro trabalho. Na semana passada ocorreu uma visita à propriedade sobre o tema “Sucessão familiar”. O termo significa pensar na expansão, na continuidade e na sobrevivência da propriedade rural. Esse é um processo importante para o ciclo da propriedade. No entanto, é notável que, com o receio de gerar conflitos entre os membros, as famílias geralmente não se preparam para esse acontecimento. A forma mais eficaz de lidar com o assunto é tratar com uma comunicação aberta e honesta.

Esta visita aconteceu na propriedade do aluno formado pela Casa Familiar Rural de São José do Cedro, CLEITON DA SILVA. Atualmente ele, junto com sua irmã e cunhado realizam a sucessão da propriedade. Eles repassaram detalhes sobre esta experiência, sobre aceitação dos pais e também as atividades agrícolas realizadas, divisão de tarefas, planejamento, entre outros. As turmas fizeram, na semana passada, um mutirão para recolha de materiais que possam acumular água. Já na manhã de sexta, os alunos do primeiro ano do técnico em agropecuária participaram de aula prática voltada ao estudo de compactação de solo. Durante a aula, foi feita uma experiência em que eles acompanharam o desenvolvimento de plantas em vários estágios de compactação de solo e aprenderam como identificar a campo o nível de compactação do solo com uso do equipamento penetrômetro.

As escolas pertencentes à regional de Educação de Dionísio Cerqueira continuam recebendo melhorias estruturais e pinturas com investimentos do governo do Estado. Segundo o coordenador FLÁVIO MAZIERO, muitas unidades escolares estava há mais de dez anos sem receber investimentos similares. As obras em certos colégios tiveram início ainda no ano passado. No final de 2021, o governo estadual liberou para o regional limite de até dez milhões de reais para investimentos, valor este solicitado pela própria coordenadoria. Ele comentou que todas as escolas estão sendo mantidos alguns serviços, seja pintura ou reformas. A regional também está padronizando as cores de todas as escolas da rede estadual de ensino. O coordenador enfatizou sobre esta atenção que a secretaria de Estado da Educação está tendo com as regionais, principalmente, com de Dionísio Cerqueira. Para ele, estas melhorias acabam contribuindo no melhoramento do aprendizado dos alunos, tendo em vista que as obras feitas nos colégios provocam um ambiente mais adequado.

A parte pedagógica das escolas da regional de Educação também recebeu investimentos por parte do governo estadual. O coordenador FLÁVIO MAZIERO, comentou que hoje ocorreu a entrega de notebooks para os professores efetivos e diretores dos colégios da regional. Num segundo momento, os professores ACTs ou temporários também serão contemplados com os equipamentos de informática. O coordenador explicou que cada profissional poderá levar para casa o notebook para planejar as atividades do dia seguinte e da semana. Sendo que, na sala de aula, o professor poderá lançar o conteúdo na lousa digital. A entrega aconteceu hoje às nove horas da manhã no colégio Theodureto em Dionísio Cerqueira com a presença do secretário de Estado da Educação. MAZIERO afirmou ainda que, para receber os notebooks, os professores e diretores da regional devem comparecer na solenidade. Caso contrário, os equipamentos voltam para a pasta estadual.

Desde o início da manhã desta quinta-feira a equipe da Defesa Civil de Palma Sola está trabalhando no atendimento às residências que tiveram algum tipo de estrago devido ao grande volume de chuva que atinge o município desde a madrugada. De acordo com o coordenador DOUGLAS RIBEIRO, em poucas horas o volume de chuva chega a mais de 100 milímetros em Palma Sola. Segundo ele, a equipe está atendendo problemas de drenagem de água, estragos em estradas e também alagamentos em residências. Alguns prédios públicos também foram prejudicados com a entrada de água. O grande volume de chuva impossibilitou o escoamento normal causando os transtornos. A Defesa Civil está acompanhando as situações in loco e no decorrer do dia divulgará novas informações. Também as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Infraestrutura e Transportes trabalham para resolver o quanto antes os problemas causados pela chuva.

Vários pontos do município de Anchieta tiveram alagamentos com o volume de chuva registrado nessas últimas horas no município. De acordo com o prefeito IVAN CANCI, foi registrada uma precipitação de 250 milímetros nessas últimas horas e durante a noite choveu cerca de 170 milímetros. Além do perímetro urbano, as comunidades do interior também foram atingidas por essas chuvas onde casas e empresas tiveram problemas com alagamentos. Duas pontes foram totalmente destruídas na Linha Aparecida. O prefeito mencionou que as aulas desta tarde foram suspensas em virtude do transporte escolar. Em Guaraciaba também foram registrados vários transtornos causados com grande volume de chuva em poucas horas. De acordo com os Bombeiros de Guaraciaba são cinco pontos de alagamentos. Devido à chuva e alagamentos, o transporte escolar não conseguirá chegar a todos os pontos, mas as aulas vão acontecer normalmente, porém os alunos que precisam do transporte em locais de difícil acesso estão liberados da aula na tarde de hoje.

Grande volume de chuva nas últimas horas em São José do Cedro causou obstrução de bueiros e alagamentos em partes da cidade e interior do município. Segundo o secretário de Obras JAIR POSTAY, uma residência no final da Rua Padre Aurélio acabou sem invadida com água da chuva devido a este problema. Ele comentou que a obstrução ocorreu devido aos cascalhos soltos em virtude da falta de umidade na terra. A equipe de obras já está trabalhando para solucionar os transtornos. No interior, outra parte da equipe desceu cedo pela manhã para atender os pedidos dos agricultores. Parte dos servidores estiveram no Distrito de Mariflor e Padre Réus, como também nas Linhas Sarandi, Miola e Esperança Baixa, onde houve a obstrução de estradas devido ao desmoronamento. As chuvas registradas nas últimas horas chamam a atenção também em Princesa. Várias pontes ficaram embaixo da água e algumas seguem submersas. Há vários pontos de transbordamento de rios e bueiros trancados. Segundo informações, apenas na cidade foram mais de 170 milímetros.

A secretaria de Educação de São José do Cedro informou nesta manhã que não haverá aula no período da tarde nas escolas municipais e estaduais do município. A suspensão das aulas decorre da falta de transporte público referente aos estragos nas estradas do município, com alto volume de chuvas. A defesa Civil está atuando desde o meio dia para realizar os auxílios necessários. Nesta tarde a comissão se reúne para definir o cronograma de serviços emergenciais e levantamento dos problemas. Desde o começo da manhã foram dezenas de ligações e o município está atuando para amenizar os problemas.

A Polícia Civil prendeu na tarde de ontem, durante a Operação Difron Segura, um homem de 31 anos condenado pela prática de furto. O crime ocorreu no município de Itapiranga. A prisão ocorreu com apoio da Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, que, em diligências, localizou o homem no município de Palmitinho. O preso será encaminhado à Unidade Prisional do Estado do Rio Grande do Sul, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Um homem com mandado de prisão em aberto, expedido pelo Estado do Rio Grande do Sul, foi preso pela Polícia Militar de São Miguel do Oeste, por volta das 17 horas, na Linha Filomena, na BR-282. A PM recebeu a ligação de um homem que confessou estar com mandado de prisão em aberto e estaria fugindo para Cascavel, mas o seu carro estragou e resolveu se entregar para a Polícia. Por isso, foi constatado o mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de ameaça, no âmbito da Lei Maria da Penha, por descumprimento de medida protetiva de urgência.

A Polícia Militar apreendeu na noite cerca de 200 cigarros eletrônicos e cinco gramas de maconha que estavam sendo transportados em dois ônibus de linha que seguiam para o Rio Grande do Sul. A equipe da Operação Hórus, juntamente com o Canil Setorial de Dionísio Cerqueira, realizam abordagens a ônibus de linha que passam pelo município. Em um dos ônibus foram localizados 198 cigarros eletrônicos que eram transportados nas malas de um dos passageiros, que foi identificado, sendo um jovem de 23 anos. A mercadoria apreendida foi avaliada em 20 mil reais. Em outra abordagem, em busca pessoal foi localizado cinco gramas de maconha com um passageiro, jovem de 24 anos, que aceitou comparecer em juízo, sendo confeccionado o Termo Circunstanciado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.