ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 24 03 2020

-NÚMERO DE CASOS DE COVID-19 DOBRA A CADA DOIS OU TRÊS DIAS NO PAÍS

-NOVO DECRETO RESTRINGE A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS EM SC

-EMPRESÁRIO DENUNCIA AUMENTO ABUSIVO DO PREÇO DO LEITE PELA INDÚSTRIA

-DOSES DA VACINA CONTRA A GRIPE DURAM UM DIA E IMUNIZAÇÃO SERÁ RETOMADA NA QUINTA

-MUNICÍPIO REGISTRA TERCEIRO CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS. DOIS JÁ FORAM DESCARTADOS

-POLÍCIA RODOVIÁRIA REGISTRA SAÍDA DE PISTA E CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA SC 163

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE ASSALTO EM SUPERMERCADO DA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O primeiro-ministro japonês, ABE SHINZO, confirmou nesta terça-feira que pediu ao Comitê Olímpico Internacional o adiamento de um ano dos Jogos Olímpicos, que estavam programados para o dia 24 de julho. ABE fez o anúncio a jornalistas depois de uma conversa telefônica com o presidente do COI, Thomas Bach. Segundo ele, o COI aceitou o pedido. As Olímpiadas, portanto, deverão ser realizadas em 2021. Mesmo assim, o nome oficial do evento será Tóquio 2020, de acordo com o governador de Tóquio, Yuriko Koike. De acordo com a agência Reuters, ele afirmou que o COI "apoiou cem por cento" a proposta.

As autoridades sanitárias da China anunciaram nesta terça-feira que foram registrados nas últimas 24 horas 78 novos casos da Covid-19, a maioria deles importada do exterior, o que gera o temor de uma nova onda de infecções. De acordo com o balanço oficial do Ministério da Saúde, foram contabilizadas sete mortes, todas em Wuhan, o foco da epidemia, onde um novo caso foi detectado após cinco dias sem diagnósticos positivos. A epidemia parece estar sob controle no país, já que a grande maioria dos novos casos é de pessoas que retornam do exterior. Das 78 novas infecções relatadas nesta terça, 74 são casos importados, ou seja, quase o dobro do dia anterior.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, autorizou nesta segunda-feira que produtos necessários para o combate ao coronavírus poderão ter seus preços controlados para evitar abusos. Em uma entrevista coletiva na Casa Branca, TRUMP afirmou que o Departamento de Justiça está acompanhando as denúncias contra pessoas que tentam se aproveitar da vulnerabilidade da população para lucrar. O mandatário citou o exemplo de um site que tentou vender vacinas falsas contra a Covid-19. O procurador-geral dos Estados Unidos, WILLIAM BARR, disse que todos os 93 escritórios de procuradores do país estão instruídos a lidar com casos de aumentos nos preços. Segundo ele, a Justiça já começou a fiscalização em lojas de suplementos médicos mais importantes para as ações de contenção da epidemia.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, na manhã de hoje, mil 965 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. Sergipe registrou mais cinco casos e chega a 15 infectados no total, 12 deles na capital, Aracaju. O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta segunda-feira, informando que o Brasil registra mil 891 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 34 mortes, 30 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. O número de casos de coronavírus no Brasil está dobrando a cada dois ou três dias e o Ministério da Saúde avalia que os próximos dias serão decisivos para frear a curva de aceleração da Covid-19 no Brasil.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou na tarde desta segunda-feira que o governo vai implementar um plano de 85 bilhões e 800 milhões para fortalecer os estados e os municípios, medida que visa o enfrentamento da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Ele fez o anúncio por meio de uma rede social, durante uma reunião com governadores das regiões Norte e Nordeste. De acordo com ele, para implementar as ações serão editadas duas medidas provisórias para transferir recursos para fundos de saúde estaduais e municipais. Entre as medidas anunciadas pelo governo estão a transferência de oito bilhões para gastos em saúde e a recomposição de fundos de participação de estados e municípios, no valor de 16 bilhões, o que é uma espécie de seguro para queda de arrecadação. O governo também anuncio a suspensão das dívidas dos estados com a União e renegociação de dívidas de estados e municípios com bancos.

O Diário Oficial da União publicou na noite desta segunda-feira, em edição extra, a revogação de dispositivo de uma medida provisória que previa a suspensão dos contratos de trabalho por 4 meses. A MP foi editada no domingo pelo presidente JAIR BOLSONARO, mas o trecho sobre os contratos foi alvo de críticas por parte de políticos, partidos e entidades. BOLSONARO, então, anunciou nesta segunda a revogação do trecho. A MP estabelece, como formas de combater os efeitos do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho e a economia, a possibilidade de se estabelecer o regime de teletrabalho, regime especial de compensação de horas no futuro em caso de eventual interrupção da jornada de trabalho durante calamidade pública e suspensão de férias para trabalhadores da área de saúde e de serviços considerados essenciais, além da antecipação de férias individuais, com aviso ao trabalhador até 48 horas antes e concessão de férias coletivas.

O período de quarentena pelo coronavírus em Santa Catarina fez estatísticas de violência despencarem nos últimos dias. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de SC, o número de roubos e furtos caiu até 65 por cento em uma semana em todo o Estado. Durante a primeira quinzena de março, os casos de roubos e furtos em Santa Catarina seguiam uma média acima de 300 por dia. Desde o dia 18, quando as medidas restritivas impostas pelo Governo de SC entraram em vigor, o número ficou abaixo de 200 todos os dias. O último domingo registrou apenas 100 ocorrências em toda Santa Catarina. O número de boletins de ocorrência gerados na Delegacia Virtual da Polícia Civil de SC caiu de 862 para 155 em uma semana. Já os casos de violência doméstica também tiveram o menor volume do mês a partir do dia 18.

O governo de Santa Catarina divulgou novo balanço de casos confirmados do novo coronavírus no final da tarde segunda-feira, em coletiva de imprensa. São 86 pacientes diagnosticados com a doença. Se comparado com o número divulgado no domingo são 18 novos casos em 24 horas. As cidades de Içara, Gaspar e Porto Belo, que anteriormente não apareciam, passaram a integrar a lista de municípios em que há pacientes contaminados. Os casos suspeitos não foram atualizados por problemas no sistema. Portanto, oficialmente, seguem em 410. Florianópolis, com 15 registros, é a cidade com mais número de casos, seguida de Criciúma e Braço do Norte que tem nove cada uma.

O governador CARLOS MOISES confirmou nesta segunda-feira que vai prolongar por mais sete dias a situação de emergência em todo o território catarinense.

O novo decreto de restrição de circulação em Santa Catarina, que entra em vigor nesta quarta-feira pelo próximos sete dias, faz recomendações "a título acautelatório" para o principal grupo de risco de contaminação do novo coronavírus. Segundo o documento assinado pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, pessoas acima de 60 anos devem restringir seus deslocamentos às atividades estritamente necessárias por tempo indeterminado. O novo decreto publicado pelo governo catarinense traz um detalhamento do que pode ou não funcionar no Estado durante o período de restrições. O documento publicado na semana passado trazia uma lista de segmentos privados considerados essenciais, que foi ampliada para esclarecer dúvidas iniciais.

O prefeito de Campo Ere, ODILSON VICENTE DE LIMA, o NEGO LIMA, foi condenado por improbidade administrativa ocorrida em 2011. A decisão é da vara única da comarca de Campo Ere. Segundo o Tribunal de Justiça, ele terá que pagar 107 mil reais a título de perda do proveito oriundo do ato ilegal e de ressarcimento do dano ao erário, além de 323 mil reais de multa civil. Ao todo, o prefeito terá que devolver 430 mil reais aos cofres municipais. NEGO LIMA também teve os direitos políticos suspensos por 10 anos e foi proibido de contratar com o Poder Público pelo mesmo prazo. Como a decisão é de primeiro grau, o prefeito pode recorrer e levar o processo para o Tribunal de Justiça. O recurso teria efeito de suspender os efeitos da condenação até a decisão final. O funcionário público que presidiu a Comissão de Licitação na época dos fatos que geraram a ação civil pública por ato de improbidade também foi condenado. Além de perder o cargo e ser proibido de contratar com Poder Público por 10 anos, o servidor teve a suspensão dos direitos políticos por oito anos e terá que ressarcir os cofres municipais no valor de 215 mil reais.

Segundo a acusação do Ministério Público, o prefeito e o servidor foram condenados por contratar informalmente uma empresa para prestar um serviço no valor de oito mil reais, o que, em razão do valor, poderia ser feito com dispensa de licitação. De acordo com informações da denúncia, esse serviço foi prestado, porém, todos os envolvidos decidiram simular uma licitação para contratação de uma demanda orçada em 72 mil reais. No edital foi descrito um serviço muito mais complexo para justificar a diferença de preço. No entanto, o segundo objeto nunca foi entregue. O pagamento integral foi feito, sendo que o empresário ficou com R$ 8 mil para custear o trabalho efetuado na contratação real e o restante foi devolvido ao prefeito. A empresa contratada através da licitação fraudada, com sede em Faxinal do Guedes, também foi condenada ao pagamento de 107 mil para ressarcir o dano ao erário e foi proibida de contratar com Poder Público por 10 anos.

O prefeito de Campo Erê, ODILSON LIMA, anunciou, na noite de ontem, que vai recorrer da decisão da justiça local que o condenou por um ato de improbidade administrativa ocorrido em 2011. NEGO LIMA disse que tem vai ingressar com recurso e levar o processo para o Tribunal de Justiça. O prefeito também afirmou que tem tranquilidade, serenidade e legitimidade para buscar o amparo na segunda instanciaa fim de reformar essa “equivocada decisão” do judiciário. NEGO LIMA disse que nunca fez nada que não fosse amparada pela lei e pelo direito. Ele criticou a oposição que “não o deixa trabalhar com tranquilidade” e que aproveita as redes sociais para difamar o nome dele em um ano de eleições. O prefeito destacou que vai continuar trabalhando forte e lutando pela gente de Campo Erê.

O primeiro dia de vacinação contra a gripe em São Miguel do Oeste foi bastante movimentado. No total, mil 905 pessoas foram imunizadas na estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde na Praça Walnir Bottaro Daniel. Foram mil 294 idosos e 611 profissionais que atuam na área da saúde. Nesta primeira remessa, o município recebeu duas mil doses da vacina, portanto, cerca de 95 imunizações sobraram para o dia hoje. O posto de vacinação foi reaberto as sete horas da manhã de hoje e as doses terminaram em menos de meia hora. Na quinta-feira, deve chegar uma nova remessa, que possibilitará a continuidade do trabalho. Conforme dados oficiais, o município conta, hoje, com 974 profissionais da área da saúde e quatro mil 391 pessoas com 60 anos ou mais, público-alvo desta primeira fase da campanha.

As pessoas que deixaram para se vacinar contra a gripe nesta terça-feira devem ficar em casa e esperar até quinta-feira para se proteger contra a doença. A orientação é da secretaria de Saúde. Não adianta sair de casa e ir até o posto montado na praça Walnir Botaro Daniel porque as doses do medicamento terminaram no início da manhã. A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira uma nova remessa com 156 mil doses da vacina contra a influenza. Essas doses serão colocadas pelo Estado à disposição das regionais de saúde a partir de amanhã e, em seguida, serão repassadas aos municípios. A previsão é de que a imunização seja retomada na quinta-feira em São Miguel do Oeste. A vacinação vai até o dia 22 de maio, de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã as cinco da tarde, sem intervalo ao meio dia, e aos sábados, das oito da manhã ao meio-dia.

O vereador mais idoso do Brasil disse ontem na Peperi que a pandemia do coronavírus é maior do que a doença do tifo, que matou milhares de pessoas. ODEMAR MARQUES, de 87 anos, comentou que nunca viu nada parecido e que o problema do coronavírus é muito mais grave do que a febre Tifo que atingiu São Miguel do Oeste há cerca de 70 anos. Na entrevista, o vereador comentou que está se cuidando na medida do possível. Ele também reconheceu o trabalho das autoridades para enfrentar esse momento difícil e pediu que as pessoas fiquem em casa até que as coisas melhorem e o risco de transmissão do vírus diminua.

A Pandemia do Coronavírus vivida pelo mundo está trazendo e vai trazer inúmeros impactos negativos para todos os setores. Os municípios brasileiros, principalmente os pequenos vão sofrer fortemente com esse momento. Conforme o presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO a situação é bastante preocupante. Ele participou do RPN primeira edição e disse que a preocupação da Ameosc no momento é com a saúde das pessoas e também com a preservação da vida.

A situação vivida atualmente é totalmente adversa e jamais pensada pelas autoridades. O comentário é do presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO. Ele reforçou que a recomendação da entidade é que todos fiquem em casa e saiam apenas em casos extremos. Ele afirmou que o momento atual vai trazer muitas consequências principalmente no setor econômico dos municípios. PLINIO disse que apesar dessa preocupação, ele acredita que essa questão deve ser analisada apenas após a passagem da pandemia do Coronavírus.

Os municípios já estão sentido economicamente o impacto que o Covid-19 está causando. A declaração é do presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO. Segundo ele, já neste mês de março as prefeituras catarinenses deverão receber 35 milhões de reais a menos do Fundo de Participação dos Municípios. Conforme ele, a diminuição já havia ocorrido no mês de janeiro e agora foi confirmada novamente para esse mês de março. PLÍNIO revelou que o FPM é uma das principais receitas dos municípios de porte pequeno e isso vai impactar profundamente no modo de gestão das pequenas cidades.

As prefeituras possuem diversos compromissos com setores fundamentais e por isso os prefeitos vão precisar redefinir os orçamentos dos municípios para esse ano. A projeção é do presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO. Ele lembrou que 2020 é o último ano de mandato dos prefeitos e por isso muitos dos investimentos previstos precisarão ser revistos pelos gestores municipais.

A Ameosc criou, nesta segunda-feira, o Comitê de Crise COVID-19. O objetivo desse gripo especial é deliberar e sugerir um plano de ação para o enfrentamento da pandemia da doença. O Comitê irá constituir um espaço de deliberação e planejamento, com representatividade de vários setores visando a socialização de informações institucionais e ações eficientes no sentido de combater a disseminação do vírus. O grupo é formado por representantes do Exército, Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Defesa Civil, Secretarias Municipais de Saúde, Gerência Regional de Saúde, Hospital Regional, Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMEOSC e Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. A Coordenação do Comitê ficará a cargo do prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Os encontros do comitê serão virtuais.

A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste informou, na tarde desta segunda-feira, que realizou a coleta para exame de mais um caso suspeito de contaminação pelo novo coronavírus. Este é o terceiro caso suspeito na cidade. As amostras foram enviadas para análise do Lacen, Laboratório Central, em Florianópolis. O paciente em questão permanece internado em uma unidade hospitalar do município. A vigilância Epidemiológica não repassou outros detalhes sobre o caso, como por exemplo, idade, sexo ou os sintomas do paciente. O resultado do exame do Lacen, confirmando ou não a doença, deve ser devolvido ao município em até quatro dias.

Dos três casos suspeitos de Covid-19 em São Miguel do Oeste, dois já foram descartados e um permanece em investigação. O teste deu negativo para um homem de 31 anos que viajou a São Paulo e procurou o Hospital Regional com sintomas da doença na segunda-feira da semana passada. Hoje pela manhã, a assessoria de comunicação da prefeitura confirmou que o exame também descartou coronavírus para uma mulher de 23 anos que foi internada na quinta-feira da última semana em um hospital da cidade. Desde a última sexta-feira, a coleta para exame só é realizada em pacientes considerados graves, com internação hospitalar. Cerca de 70 pessoas estão em isolamento domiciliar, por terem apresentado sintomas respiratórios. Por determinação de decreto federal, todas as pessoas que residem com estes pacientes, também foram colocadas em quarentena.

O vice-presidente de Finanças e Gestão da Fecomércio,FRANCISCO CRESTANI, denunciou um aumento abusivo do preço do leite praticado pela indústria. Ele esteve no Peperi Entrevista e fez uma forte crítica a postura de vários laticínios que reajustaram os valores do produtos vendidos aos supermercados. CRESTANI afirmou que o litro de leite, que estava na faixa de dois reais, foi reajustado para com valor acima de três reais. Ele disse que as indústrias estão cobrando preços entre três reais e 10 centavos até três e 80. Segundo o empresário, dessa forma, o preço ao consumidor pode chegar a cinco reais nos próximos dias. CRESTANI disse que essa situação é uma vergonha.

O setor supermercadista está se mobilizando e vai levar o problema do reajuste do valor do leite cobrado pela indústria para o Ministério Público. De acordo com o vice-presidente de Finanças e Gestão da Fecomércio,FRANCISCO CRESTANI, os empresários estão se organizando para comprar leite das industrias que reajustaram os valores em excesso. CRESTANI disse ainda que os pedidos em pasta, feitos quando o valor estava abaixo dos três reais, foram cancelados e as indústrias só vão atender os pedidos com os novos valores. A entrevista completa de FRANCISCO CRESTANI pode ser acompanhada no site da Peperi na internet. Amanhã, o Peperi Entrevista vai ouvir o outro lado desse tema que é a indústria. O programa vai receber o presidente da Cooperoeste-Terra Viva, SEBASTIÃO VILA NOVA.

O comitê que acompanha a situação do coronavírus em São Miguel do Oeste discutiu, nesta terça-feira, o momento em que deve começar a ser usado o centro de triagem de doenças respiratórias, estruturado no salão paroquial. O espaço tem três consultórios e capacidade de até 18 atendimentos por vez. Durante a reunião, o prefeito WILSON TREVISAN defendeu a abertura imediata para que pessoas com possível contaminação não se desloquem para os postos de saúde e nem para a unidade de atendimento 24 horas. O prefeito disse que com um remanejamento, os médicos das unidades básicas do município podem atender no centro de triagem. Em entrevista para a Peperi, TREVISAN destacou que o município está tomando todas as medidas necessárias para enfrentar e superar o problema do coronavírus.

O centro de triagem e atendimento de pessoas com sintomas respiratórios no salão paroquial será aberto assim que os últimos ajustes forem feitos. Essa é a decisão do comitê de gerenciamento do coronavírus. Desse modo, o espaço será ativado assim que forem definidos detalhes como horário de funcionamento, escala de trabalho para os profissionais e preparação das recomendações para a comunidade. Em poucos dias, o espaço entrará em operação. Outros temas da reunião foram a aquisição de kits de testes rápidos para coronavírus, funcionamento de serviços essenciais de acordo com o que preveem os decretos estadual e municipal, especialmente a condição de autônomos que poderiam trabalhar sem exposição a risco de contaminação, e reforço das ações de orientação para a população.

A Polícia Rodoviária Estadual registrou apenas uma acidente nas últimas 24 horas na rodovias da região. Foi por volta das 11 e meia da manhã desta segunda-feira, na SC-163, Linha Cabeceira do Taquarussú, Interior de Iporã do Oeste. De acordo com a PRE, um EcoSport emplacado em Itapiranga e conduzido por um homem trafegava no sentido Iporã do Oeste – Descanso quando, em uma curva, o motorista perdeu o controle, saiu da pista e capotou. O corpo de Bombeiros de Iporã Do Oeste chegou a ser acionado, mas o condutor dispensou atendimento, uma vez que estava bem e sem ferimentos. A polícia realizou os procedimentos cabíveis quanto ao controle do trânsito no local.

A Policia Militar prendeu um homem suspeito de assalto em um mercado no município de Maravilha. O crime aconteceu em um estabelecimento que fica na avenida central da cidade. Segundo a PM, um homem entrou no local armado com uma faca e ameaçou os funcionários. Ele fugiu com uma quantia em dinheiro. A Polícia Militar foi chamada, iniciou as buscas e prendeu o suspeito. Parte do dinheiro foi recuperado. Segundo a Polícia Militar, outra pessoa que também participou do crime ainda está sendo procurada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.