ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 24/03/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O primeiro-ministro japonês, ABE SHINZO, confirmou nesta terça-feira que pediu ao Comitê Olímpico Internacional o adiamento de um ano dos Jogos Olímpicos, que estavam programados para o dia 24 de julho. ABE fez o anúncio a jornalistas depois de uma conversa telefônica com o presidente do COI, Thomas Bach. Segundo ele, o COI aceitou o pedido. As Olímpiadas, portanto, deverão ser realizadas em 2021. Mesmo assim, o nome oficial do evento será Tóquio 2020, de acordo com o governador de Tóquio, Yuriko Koike. De acordo com a agência Reuters, ele afirmou que o COI "apoiou cem por cento" a proposta.

As autoridades sanitárias da China anunciaram nesta terça-feira que foram registrados nas últimas 24 horas 78 novos casos da Covid-19, a maioria deles importada do exterior, o que gera o temor de uma nova onda de infecções. De acordo com o balanço oficial do Ministério da Saúde, foram contabilizadas sete mortes, todas em Wuhan, o foco da epidemia, onde um novo caso foi detectado após cinco dias sem diagnósticos positivos. A epidemia parece estar sob controle no país, já que a grande maioria dos novos casos é de pessoas que retornam do exterior. Das 78 novas infecções relatadas nesta terça, 74 são casos importados, ou seja, quase o dobro do dia anterior.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, autorizou nesta segunda-feira que produtos necessários para o combate ao coronavírus poderão ter seus preços controlados para evitar abusos. Em uma entrevista coletiva na Casa Branca, TRUMP afirmou que o Departamento de Justiça está acompanhando as denúncias contra pessoas que tentam se aproveitar da vulnerabilidade da população para lucrar. O mandatário citou o exemplo de um site que tentou vender vacinas falsas contra a Covid-19. O procurador-geral dos Estados Unidos, WILLIAM BARR, disse que todos os 93 escritórios de procuradores do país estão instruídos a lidar com casos de aumentos nos preços. Segundo ele, a Justiça já começou a fiscalização em lojas de suplementos médicos mais importantes para as ações de contenção da epidemia.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, na manhã de hoje, mil 965 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. Sergipe registrou mais cinco casos e chega a 15 infectados no total, 12 deles na capital, Aracaju. O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta segunda-feira, informando que o Brasil registra mil 891 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 34 mortes, 30 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. O número de casos de coronavírus no Brasil está dobrando a cada dois ou três dias e o Ministério da Saúde avalia que os próximos dias serão decisivos para frear a curva de aceleração da Covid-19 no Brasil.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou na tarde desta segunda-feira que o governo vai implementar um plano de 85 bilhões e 800 milhões para fortalecer os estados e os municípios, medida que visa o enfrentamento da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Ele fez o anúncio por meio de uma rede social, durante uma reunião com governadores das regiões Norte e Nordeste. De acordo com ele, para implementar as ações serão editadas duas medidas provisórias para transferir recursos para fundos de saúde estaduais e municipais. Entre as medidas anunciadas pelo governo estão a transferência de oito bilhões para gastos em saúde e a recomposição de fundos de participação de estados e municípios, no valor de 16 bilhões, o que é uma espécie de seguro para queda de arrecadação. O governo também anuncio a suspensão das dívidas dos estados com a União e renegociação de dívidas de estados e municípios com bancos.

O Diário Oficial da União publicou na noite desta segunda-feira, em edição extra, a revogação de dispositivo de uma medida provisória que previa a suspensão dos contratos de trabalho por 4 meses. A MP foi editada no domingo pelo presidente JAIR BOLSONARO, mas o trecho sobre os contratos foi alvo de críticas por parte de políticos, partidos e entidades. BOLSONARO, então, anunciou nesta segunda a revogação do trecho. A MP estabelece, como formas de combater os efeitos do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho e a economia, a possibilidade de se estabelecer o regime de teletrabalho, regime especial de compensação de horas no futuro em caso de eventual interrupção da jornada de trabalho durante calamidade pública e suspensão de férias para trabalhadores da área de saúde e de serviços considerados essenciais, além da antecipação de férias individuais, com aviso ao trabalhador até 48 horas antes e concessão de férias coletivas.

O período de quarentena pelo coronavírus em Santa Catarina fez estatísticas de violência despencarem nos últimos dias. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de SC, o número de roubos e furtos caiu até 65 por cento em uma semana em todo o Estado. Durante a primeira quinzena de março, os casos de roubos e furtos em Santa Catarina seguiam uma média acima de 300 por dia. Desde o dia 18, quando as medidas restritivas impostas pelo Governo de SC entraram em vigor, o número ficou abaixo de 200 todos os dias. O último domingo registrou apenas 100 ocorrências em toda Santa Catarina. O número de boletins de ocorrência gerados na Delegacia Virtual da Polícia Civil de SC caiu de 862 para 155 em uma semana. Já os casos de violência doméstica também tiveram o menor volume do mês a partir do dia 18.

O governo de Santa Catarina divulgou novo balanço de casos confirmados do novo coronavírus no final da tarde segunda-feira, em coletiva de imprensa. São 86 pacientes diagnosticados com a doença. Se comparado com o número divulgado no domingo são 18 novos casos em 24 horas. As cidades de Içara, Gaspar e Porto Belo, que anteriormente não apareciam, passaram a integrar a lista de municípios em que há pacientes contaminados. Os casos suspeitos não foram atualizados por problemas no sistema. Portanto, oficialmente, seguem em 410. Florianópolis, com 15 registros, é a cidade com mais número de casos, seguida de Criciúma e Braço do Norte que tem nove cada uma.

O governador CARLOS MOISES confirmou nesta segunda-feira que vai prolongar por mais sete dias a situação de emergência em todo o território catarinense. O novo decreto de restrição de circulação em Santa Catarina, que entra em vigor nesta quarta-feira pelo próximos sete dias, faz recomendações "a título acautelatório" para o principal grupo de risco de contaminação do novo coronavírus. Segundo o documento assinado pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, pessoas acima de 60 anos devem restringir seus deslocamentos às atividades estritamente necessárias por tempo indeterminado. O novo decreto publicado pelo governo catarinense traz um detalhamento do que pode ou não funcionar no Estado durante o período de restrições. O documento publicado na semana passado trazia uma lista de segmentos privados considerados essenciais, que foi ampliada para esclarecer dúvidas iniciais.

Ninguém imaginava que em 2020 passaríamos por essa situação. As palavras são do Bispo DOM EDGAR ERTL, de Francisco Beltrão, se referindo ao coronavírus. Para ele, é de se pensar sobre o que está acontecendo com o mundo. Acrescenta que há muitos profetas da desgraça, como se a situação criada com a doença fosse uma revelação do apocalipse. O religioso salienta que muita gente se aproveita da situação e atribui tudo o que está ocorrendo como se fosse castigo, mas trata-se de saúde pública.

Quaresma tem a mesma origem de quarentena. Nesse comentário, DOM EDGAR explica que se trata de um período de recolhimento e até de confinamento em casa, como decreta o governo. O bispo acrescenta que muita gente não valorizava sua casa e agora precisa ficar retido nela. É preciso haver reflexão e não se tirar conclusão precipitada. ERTL orienta a população a ter muito cuidado com fake news, o que ele classifica como uma desgraça e mais uma pandemia, que provoca muita ansiedade e até depressão.

O ser humano é muito limitado, frágil e vulnerável. É preciso pensar se não está ultrapassando sua liberdade. O bispo acrescenta que toda ciência tem um limite e quando isso acontece, entra a fé em DEUS das pessoas. Ele finaliza dizendo que nesses tempos de coronavírus deve ser tirada uma grande lição, exercendo humildade e oração.

Campo Erê: de dez suspeitas de coronavírus, três continuam sendo investigadas. O município já teve, ao todo, 10 casos suspeitos de Covid-19. Sete, destes, foram descartados pelo estudo epidemiológico, porém, as pessoas seguiram com o protocolo de isolamento social. Segundo a enfermeira coordenadora da vigilância em saúde, SAMARA RONCHI, na sexta-feira, internou no hospital Santo Antônio um paciente com suspeita do novo coronavírus e a regional de saúde autorizou a coleta do exame. Também, uma nova suspeita de uma mulher chegou até a saúde pública. Ela teve contato a cerca de uma semana com uma pessoa que está com suspeita do Covid-19.

Exames foram colhidos e assim que tiver o resultado serão divulgado. No final da tarde de ontem, quando a reportagem retornava da Unidade de Saúde verificou que mais um caso suspeito de coronavírus foi constatado. SAMARA, pede que a populaçãotome todas as precauções possíveis de higienização, para evitar a propagação do vírus. As roupas devem ser trocadas e lavadas toda vez que sair de casa, assim como os calçados e objetos que vem da rua. O mesmo deve ser feito com as compras do supermercado e da farmácia. Reforça ainda que as pessoas fiquem em casa, saiam apenas para emergências, principalmente os idosos e portadores de doenças crônicas.

Vacinas da campanha contra a gripe estão chegando ao fim. A enfermeira responsável pela vigilância em saúde em Campo Erê, SAMARA RONCHI, informa que o município recebeu 500 doses na sexta-feira, destinadas aos profissionais da saúde e idosos. Desde a chegada, até hoje, foram imunizados a maior parte dos profissionais de saúde de Campo Erê. Somente ontem, 400 doses foram distribuídas no atendimento do Bairro São Francisco e na unidade sede do município.

Cuidados com o coronavírus na campanha de vacina, é evitar aglomeração de pessoas. A responsável conta que um profissional da saúde foi enviado para cada unidade, orientando as pessoas que esperem na área externa dos postos, até que se aproxime seu atendimento, e sobre a distância que devem ficar umas das outras. SAMARA recomenda que antes de irem a unidade, as pessoas liguem e se informem sobre a disponibilidade das doses, pois como sobrarampoucas, hoje deve acabar.

Novas doses da vacina da gripe deverão chegar ainda essa semana. Até o dia 16 de abril, população priorizada continua sendo os idosos e profissionais da saúde. Após esse prazo, o público alvo passa a ser os profissionais da segurança pública como policiais e bombeiros, doentes crônicos e também professores. No dia nove de maio, as gestantes, crianças, pessoas com mais de 55 anos e puérperas passam a ser a população priorizada.

Tribunal de Justiça anuncia: prefeito de Campo Erê é condenado a perda do cargo e pagamento de multa. A sentença é do fórum da comarca. ODILSON LIMA, foi acusado por improbidade administrativa em 2011, na outra gestão. Segundo o TJ, ele terá que pagar um total de mais de 430 mil reais, que devem ser repassados à Prefeitura. Faz parte da decisão, a suspensão dos direitos políticos por 10 anos. Funcionário público que presidiu uma Comissão de Licitação, também foi penalizado.

Prefeito comenta processo que responde na justiça comum. Ele vai recorrer e está confiante de que vai reformar a decisão. Usando o princípio do contraditório, prática usual pela imprensa livre e comprometida com a verdade, o prefeito tranquiliza a população de Campo Erê, assegurando que sempre fez tudo dentro da legalidade. ODILSON LIMA diz que está convicto de que não há irregularidades no referido processo, sob os cuidados do advogado FABIO CASAGRANDE. Lamenta o que chama de falta de respeito da oposição no município, que não nos deixa trabalhar.

Administração municipal continuará trabalhando firme e forte, procurando fazer de tudo, para evitar que o Coronavírus chegue em Campo Erê. ODILSON LIMA acrescenta o seguinte: “sabemos que o vírus chegará, mas cada dia que pudermos prorrogar será motivo de comemoração”. Lamenta que a oposição, que procura a rede social para difamar, neste momento não é capaz de fazer uma trégua. O prefeito afirma à população de Campo Erê e de outros municípios, que, com tranquilidade, serenidade e legitimidade vai buscar na segunda instância o amparo legal para reformar o que classifica de equivocada decisão.

“Nunca foi feito nada que não fosse à luz do direito, da lealdade, da transparência e da honestidade”. A declaração é do prefeito, acrescentando que a população da região sabe que em cada ano de eleição aparece esse tipo de comportamento da oposição. Para ODILSON LIMA , trata-se de uma divulgação orquestrada em algumas emissoras e na rede social, por parte de pessoas que não sabem construir e não permitem que outros construam, embora já tivessem tido oportunidade de mostrar e pouco ou nada fizeram por Campo Erê. Ele faz questão de frisar que vai continuar lutando pela população.

Prefeito comenta que nos últimos dias, enquanto a oposição de Campo Erê criticava, ele fazia contato com a empresa DASS, que trouxe no mandato anterior e hoje é muito importante para a cidade. LIMA salienta que o mesmo ocorre com a empresa Fibroplast, que juntas empregam cerca de 700 funcionários. Ele garante que continuará buscando novas conquistas. O prefeito encerra declarando seu amor e dedicação a Campo Erê. Reafirma a toda a população, que não teme nenhum processo, muito menos a oposição na urna.

Paciente com suspeita de Covid-19 que fugiu de hospital está sendo monitorado em casa. Depois de o Hospital da Fundação comunicar, sobre a fuga do paciente que estava internado com suspeita de coronavírus em São Lourenço do Oeste, o governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informou no fim desta tarde que o homem se encontra em casa. Ainda segundo a nota da prefeitura, o homem foi internado domingo, porque foi o primeiro caso que preenchia os critérios do Ministério da Saúde de suspeita do Covid-19 no município.

Agora, diz a nota, o paciente "encontra-se em casa, isolado, e recebendo acompanhamento de profissionais. A Secretaria de Saúde comunica ainda, que o homem não apresentava mais os sintomas ontem, mas segue sendo monitorado pelo período de quarentena, bem como sua família".

Mulher é transferida de São Lourenço do Oeste com ajuda do SaerFron. Por volta de 18 horas de ontem, o Serviço Aeropolicial de Fronteira e o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico realizaram a transferência de uma mulher de 49 anos com suspeita de Acidente Vascular Cerebral hemorrágico. Segundo o SaerFron, o serviço foi acionado pelo Samu do município e a paciente foi transferida para o Hospital Regional Oeste de Chapecó.

Homem é preso por ameaçar mulher e filha. A Polícia Militar de Francisco Beltrão foi chamada na noite de ontem, por volta das 22 horas e 20 minutos, na Linha Santa Barbara. Ao chegar no local uma mulher disse que seu companheiro estava embriagado e fez várias ameaças a ela e a filha. Ele chegou arremessar um facão em direção da filha e saiu correndo com um espeto, dizendo que voltaria e as mataria. A equipe fez buscas e encontrou o homem em um quiosque deitado numa cama, segurando uma faca de cozinha e com uma espingarda na cabeceira da cama. Ele foi preso e junto com arma de fogo, encaminhado a 19ª SDP.

Idoso fica gravemente ferido em acidente na SC-157. Uma colisão deixou um idoso de 64 anos ferido. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu em Quilombo sendo uma saída de pista com tombamento de carreta Scania de Xaxim. A vítima ficou presa nas ferragens e apresentava quadro de hipertensão, taquicardíaco e taquipneico, além de ferimento lacerante na orelha esquerda, suspeita de fratura no braço esquerdo. Ele foi levado ao Hospital São Bernardo, em Quilombo. A Polícia Militar Rodoviária não deu detalhes sobre como o acidente ocorreu.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.