ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 24/02/2020

GLOBO EM FOCO – 24/02/20

-BOLSONARO DIZ QUE RESOLVEU IMPLODIR O INMETRO E DEMITE DIRETORIA

-FIESC DIZ QUE LEILÃO DA BR 101 VAI MELHORAR CONDIÇÕES DA RODOVIA

-CELEBRAÇÕES NESTA SEMANA MARCAM O INÍCIO DA QUARESMA

-BAIXA DO RIO URUGUAI DIFICULTA A NAVEGAÇÃO EM ITAPIRANGA

-PARANÁ AUMENTA CONCORRÊNCIA COM SANTA CATARINA NA EXPORTAÇÃO DE CARNE

-REGIONAL DA EDUCAÇÃO DEFINE INVESTIMENTOS EM MANUTENÇÃO DE ESCOLAS

-BRASILEIRO SUSPEITO DE DEGOLAR MULHER NA FRENTE DAS FILHAS É PRESO

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE DE TRABALHO EM ITAPIRANGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O número de casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, subiu para 77 mil 262 na China na manhã deste domingo, 214 a mais que o registrado no último levantamento. Foram registradas duas mil 595 mortes, aumento de 150 óbitos. No mundo, são dois mil 101 pacientes que estão com o novo coronavírus, 389 a mais que no último levantamento, e 24 pessoas já morreram. Por conta do avanço da doença, a China adiou o encontro anual do Parlamento do país previsto originalmente para começar no dia cinco de março.

A Itália anunciou a quarta morte causada pelo novo coronavírus. O país adotou uma espécie de "toque de recolher" para evitar a propagação da doença. A cidade de Veneza, próxima às regiões afetadas, cancelou os dois últimos dias do tradicional Carnaval por causa da epidemia. A Áustria impediu um trem italiano de entrar no país, enquanto testava os pacientes a bordo. Também foram suspensos jogos de futebol e espetáculos na Itália. Escolas foram fechadas em diversas regiões do país. O comissário para assuntos econômicos da União Europeia, o ex-premiê italiano Paolo Gentiloni, disse neste domingo que o bloco ainda não vê "motivos para pânico" com o surto do novo coronavírus na Itália.

Os líderes financeiros das 20 principais economias do mundo estimam um crescimento modesto neste ano e no próximo em razão da política monetária frouxa e à diminuição das tensões comerciais. Eles também prometeram monitorar os efeitos do surto de coronavírus. Os ministros das Finanças e os chefes de bancos centrais do G20 assistiram a uma apresentação sóbria do Fundo Monetário Internacional, que previu que o coronavírus reduzirá zero vírgula um ponto percentual do crescimento global. Os líderes afirmaram que o crescimento global deverá crescer modestamente em 2020 e 2021.

Um dos principais feriados prolongados do ano deve representar uma injeção de recursos na economia. Com pelo menos 36 milhões de brasileiros aproveitando a festa, o carnaval deve movimentar oito bilhões neste ano. Responsável pela estimativa de faturamento, a Confederação Nacional do Comércio calcula que, em termos de receita, esse será o melhor carnaval desde 2015. A entidade estima a contratação de 25 mil e 400 mil trabalhadores temporários em todo o país, alta de dois vírgula oito por cento em relação ao carnaval do ano passado. Embora boa parte do comércio feche no feriado, os efeitos serão compensados pelo turismo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. A ocupação média ultrapassará 60 por cento em todo o país.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste sábado que decidiu "implodir" o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e anunciou a demissão de toda a diretoria do órgão. O Inmetro é a autarquia federal responsável por executar políticas nacionais de metrologia, fiscalizar o cumprimento de normas técnicas, métodos e instrumentos de medição e unidades de medida. BOLSONARO criticou a portaria do Inmetro que prevê a troca dos tacógrafos atuais por um modelo digital e aferição anual. Hoje é de dois em dois anos. Para o presidente, a decisão vai prejudicar os taxistas. O tacógrafo é um instrumento que indica e registra dados sobre a condução dos veículos, como distância percorrida, velocidade desenvolvida e tempos de parada e direção.

O Brasil quer facilitar a exportação de produtos e de tecnologias de defesa. Para tanto, foi assinado, um protocolo de intenções entre Ministério da Defesa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social., cerimônia que contou, inclusive, com a presença do presidente da República, JAIR BOLSONARO, e do Ministro da Economia, PAULO GUEDES. A presença dessas e de outras autoridades demonstra a relevância dada pelo governo ao tema. De acordo com o secretário de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa, MARCUS DEGAUT, para cada Real investido neste setor há um retorno de quase dez à economia. Nenhum outro setor, industrial ou não, sequer se aproxima da metade disso.

Chegaram por volta das seis e 40 da tarde deste domingo, na Base Aérea de Florianópolis, os quatro moradores de Santa Catarina que estavam há 14 dias na Base Aérea de Anápolis. Eles fazem parte de um grupo de 58 pessoas repatriadas da China, na região de Wuhan, epicentro dos casos de coronavírus. O grupo ficaria 18 dias, mas foi liberado após a terceira coleta de exames dar negativo. Os catarinenses são a chinesa HUI ZHANG e a filha que moram em Palhoça desde 2017 e tinham ido visitar familiares na China no final de outubro, um diplomata da Embaixada de Pequim que veio encontrar a família que está em Florianópolis e uma modelo que em Balneário Piçarras.

O resultado do leilão da concessão do trecho Sul da BR-101, realizado na sexta-feira, foi considerado positivo pela Fiesc. O presidente da federação das indústrias, MARIO CEZAR DE AGUIAR, avalia que a concessão vai assegurar investimentos expressivos na infraestrutura de Santa Catarina. A proposta vencedora foi a do Grupo CCR, com tarifa de pedágio de um reais e 97 centavos por praça. Ela fará a gestão dos 200 quilômetros por 30 anos. A CCR que terá que investir sete bilhões e 400 milhões de reais e entre as ações estão previstos 70 quilômetros de vias marginais, 93 quilômetros de faixas adicionais e 31 melhorias de acessos.

O homem preso preventivamente suspeito de matar a diretora de escola ELENIR DE SIQUEIRA FONTÃO, de 49 anos, foi encontrado morto na prisão na manhã deste domingo em Florianópolis. A causa da morte não foi divulgada pelo Departamento de Administração Prisional que informou em nota que "todas as providências legais e periciais foram tomadas". A diretora, que trabalhava na Escola Estadual Januária Teixeira da Rocha, no bairro Campeche, em Florianópolis, foi assassinada a facadas dentro da unidade na tarde de quarta. O suspeito, ex-namorado da vítima, foi detido pela polícia logo após o crime. O suspeito de 39 anos foi preso em flagrante no dia da morte e na quinta-feira a prisão havia sido convertida em preventiva. Ontem, foi encontrado morto dentro da cadeia.

Baixa do Rio Uruguai dificulta a navegação em Itapiranga. A falta de chuva no sul do país está ocasionando um fenômeno que há muito tempo não era visto. O Rio Uruguai em Itapiranga está com as pedras a expostas e criando prainhas de areia e terra. Na manhã desta segunda-feira, no porto da balsa de Itapiranga, os operadores da balsa informaram a reportagem da Rede Peperi que a balsa e o rebocador estão raspando no fundo em alguns locais, sendo preciso até colocar peso na frente do rebocador para poder levantar a parte traseira para não enroscar a hélice do motor que reboca a balsa. Pelas informações obtidas o Rio está próximo de três metros do que seria ideal para a navegação. Mesmo assim a balsa que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul está funcionando normalmente. Até mesmo barquinhos de pescadores estão encontrando dificuldades de navegação.

Celebrações nesta semana marcam o início da quaresma. De acordo com o padre Santíssima Trindade de Tunápolis, INÁCIO COLLING, a quaresma representa o período de 40 dias de preparação para a Páscoa. O padre explica que esse período inicia na quarta-feira de cinzas, porque neste dia, nas comunidades católicas, é feita a benção das cinzas. Conforme o padre, o gesto significa que todos viemos da terra, e para a terra voltaremos, representando a nossa vida passageira. Padre INÁCIO ressalta que atualmente esta benção pode ser feita pelos ministros, o que antigamente era somente permitido aos padres. Junto com a quaresma, o padre cita que inicia também a campanha da fraternidade. O lema deste ano é “fraternidade, vida, dom e compromisso”, trazendo a discussão para o cuidado com os outros. O objetivo da campanha, segundo o pároco, é trazer temas atuais para melhorar como cidadãos nestes temas que são abordados.

São João do Oeste realiza duas audiências públicas nesta semana. Nesta segunda-feira será feita a prestação de contas do terceiro quadrimestre do exercício financeiro de 2019. Conforme o secretário de Administração e Finanças, CLAUDIR RAUBER, a audiência na tarde de hoje será realizada no auditório da prefeitura, a partir das 14 horas. Na oportunidade será feita também a prestação de contas dos recursos destinados ao Fundo Municipal da Saúde, referente ao terceiro quadrimestre do exercício financeiro de 2019. RAUBER chama atenção para importância da participação da população nesta audiência, pois é nesta oportunidade que é feita uma prestação de contas sobre investimentos que são feitos com o recurso público. Ele lembra que há possibilidade também para esclarecimento de dúvidas por parte dos munícipes.

Já na quarta-feira, dia 26, a audiência será para discutir as alterações no Plano Diretor do município. O secretário de Administração e Finanças de São João do Oeste enfatiza que uma comissão foi formada para estudar as alterações do plano, levando em conta a realidade e o crescimento do município. CLAUDIR RAUBER cita entre as sugestões levantadas que o Plano Diretor passe a contemplar questões relacionadas a condomínios fechados e a construções de edifícios com mais de quatro pavimentos, já que o plano prevê hoje apenas quatro andares. O secretário comenta que outra alteração diz respeito ao padrão dos passeios públicos, na largura mínima de dois metros, especificando também a cor e o padrão das lajotas. RAUBER ressalta que esta revisão do plano é necessária para acompanhar o crescimento que São João do Oeste, prevendo também o planejamento futuro.

Descanso irá sediar seminário regional do FUNDEB nesta semana. A programação será realizada na quarta-feira dia 26, a partir das 14 horas, no clube SAD, com palestra do deputado PEDRO UCZAI. Segundo a secretaria de Educação, MARISE GIUMBELLI, devem participar do seminário profissionais da educação dos 19 municípios da Ameosc. Ela cita que a principal pauta em discussão será o fim em dezembro deste ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007. A secretária afirma que o assunto preocupa profissionais e gestores porque o fim do FUNDEB vai impossibilitar muitos municípios de fazer investimentos na educação, já que o fundo garante um retorno financeiro às prefeituras. Ela lembra que Descanso e vários outros municípios da região não recebem nenhum retorno do fundo, que é pago conforme o número de alunos, em função da arrecadação destes municípios ser considerada muito alta.

A defesa dos educadores, conforme a secretaria de Educação de Descanso, é que o FUNDEB se torne uma política permanente, sem data de fim. MARISE GIUMBELLI destaca que a reivindicação também é que o repasse do fundo seja feito a todos os municípios, conforme a quantia de alunos que cada um possui, e que ocorra o aumento deste repasse para quem já recebe. Hoje, de todo valor que é arrecadado com o FUNDEB apenas 10% é dividido pelo governo federal com os municípios. MARISE diz que o governo ainda não apresentou uma nova proposta, mas a reivindicação é que o repasse aumente para 40%. Deste retorno que os municípios recebem, 60% deve ser usado no pagamento de salário dos profissionais, e 40% em outras atividades de manutenção. A secretária afirma que a expectativa é que o governo federal leve em consideração as discussões que já existem em relação à definição de um novo FUNDEB.

Epagri incentiva adaptação do paiol modelo Chapecó como silo secador de grãos. Conforme o agrônomo da Epagri regional de SMOeste, ELVYS TAFAREL, o paiol, modelo Chapecó, muito utilizado na década de 80 para o armazenamento de milho em espiga, está sendo adaptado na região para a secagem de grãos. Ele comenta que em muitas propriedades estas estruturas estão em desuso. TAFFAREL ressalta que para aproveitar o paiol está sendo feita uma adaptação para o silo secador o que irá reduzir custos ao agricultor e dar uma nova utilidade as estruturas. O agrônomo explica que inicialmente é feito o dimensionamento do paiol, da largura, do comprimento e da profundidade. O paiol Chapecó é uma construção em alvenaria quadrada que tem um fundo em desnível para facilitar a saída da espiga para a trilhadeira.

Para adaptar o silo de secagem de grãos no paiol, ELVYS TAFFAREL cita que é feito um fundo ripado com tela de aço galvanizado e no piso é feito o nivelamento. Um ventilador suga o ar ambiente para a passagem dos grãos. Também são colocados tirantes em forma de cruz para evitar fissuras com a maior força que o grão faz em comparação a espiga. Há necessidade ainda de fazer uma abertura lateral para instalação do ventilador, e a parte superior do paiol permanece como está. O agrônomo da Epagri chama atenção que o ventilador deve ser construído por uma empresa especializada e com conhecimento na área. O custo do equipamento é de cerca de três mil reais, e o gasto no funcionamento depende do motor que for usado. TAFFAREL lembra que os demais materiais, a exemplo da madeira, podem ser reaproveitados na propriedade, reduzindo os custos.

A adaptação do paiol em silo secador pode ser conhecida no Centro de Treinamento da Epagri. O novo formato de silo também já pode ser encontrado em Bandeirante, São José do Cedro, Guaraciaba, Santa Helena, Itapiranga e São Carlos. Nestes primeiros dias de secagem no silo do Cetresmo, ELVYS TAFFAREL cita que os resultados tem sido positivos. O tempo total de secagem é em média de 15 dias. O agrônomo lembra que o processo de secagem é lento porque a passagem de vento pelo silo é grande. O grão é mantido frio, não comprometendo a sua qualidade, e a perda de umidade ocorre pelo grande fluxo de ar. Para um silo de mil sacas, o ventilador sopra cerca de mil metros cúbicos de ar por hora. O silo do Cetresmo tem capacidade para secagem de 600 sacas de milho, e a vazão do ventilador é de cerca de seis mil metros cúbicos por hora.

Regional da Educação de Itapiranga vai investir na manutenção de escolas dos cinco municípios de abrangência. Serão contemplados educandários de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina realizou licitação para manutenção dos prédios em um novo modelo após o fim das Agencias de Desenvolvimento Regional. Conforme o Supervisor Regional, VILSON VON BORSTEL, os recursos já foram empenhados para manter a infraestrutura em boas condições de atender alunos e profissionais da área. Reformas e melhorias em banheiros, telhados e pinturas estão entre os itens que vão receber investimentos. VON BORSTEL salienta que na semana passada acompanhou visitas nos educandários com representantes da empresa vencedora da licitação para constatar as situações mais urgentes para realização de obras.

Primeira demandas por obras foram identificados nas escolas Vendelino Seidel e São Lourenço, ambas de Iporã do Oeste. Educandários de Itapiranga e Tunápolis também já possuem situações que necessitam de melhorias. O Supervisor Regional de Educação, VILSON VON BORSTEL informa que o valor global para este ano, já com ordem de serviço, é de 940 mil reais. Destaca ainda que o total no orçamento do governo do estado é de quase cinco milhões de reais para as demandas nos próximos três anos nos cinco municípios. Segundo VON BORTEL, o valor anunciado pela Secretaria Estadual permite investimentos para deixar os educandários em bom funcionamento.

Outra demanda nas escolas da região é por ampliação de espaço físico. Em visita aos educandários a equipe recebeu pedido para ampliações nas escolas Vendelino Seidel e principalmente em São Lourenço visando atender novo programa de Ensino Médio. O Supervisor Regional, VILSON VON BORTEL observa que a maior permanência dos alunos nas escolas deve resultar em novos pedidos de ampliações. Estes espaços são necessários para atender as diferentes demandas e garantir a qualidade de ensino aos estudantes. Salienta que ampliações precisam de recursos específicos e que ainda não estão no orçamento do governo estadual. A coordenadoria regional da educação de Itapiranga atua em cinco municípios com total de 20 escolas. VON BORTEL aprova esta proximidade dos professores com uma equipe de 10 pessoas que cuida da áreas de ensino, recursos humanos e administração.

Educação tem desafio de atender demandas no ensino fundamental e médio. Política do MEC estabelece programas com metas em uma nova conjuntura polícia e econômica. Para o Supervisor Regional a proposta é animadora no Ensino Médio com os cursos técnicos profissionalizantes, avanço na perspectiva do trabalho e principalmente de utilidade nas escolas do interior dos municípios. VILSON VON BORTEL diz que o ensino médio precisa dar amparo para a profissionalização . Ele reconhece a vulnerabilidade de professores capacitados na formação técnica. A coordenadoria regional fez parceria com o SENAI e tem possibilidade do SENAC também disponibilizar seus profissionais para atuarem nas escolas. Iniciativa pioneira que vai contemplar 10 escolas. O ensino fundamental também tem nova proposta que está sendo elaborada para contemplar alunos até o nono ano com novas disciplinas.

Suspensão da vacinação contra a Febre Aftosa no Paraná causa repercussão em Santa Catarina. O Estado vizinho realizou a última vacinação em maio de 2019,não aplicou a segunda dose do ano, que estava prevista para novembro e não fará mais campanhas de vacinação. Segundo o consultor e palestrante, ex-secretário da Agricultura de Santa Catarina, AIRTON SPIES, esta medida foi aprovada pelo Ministério da Agricultura para garantir área livre de Febre Aftosa sem vacinação. Ele destaca que Santa Catarina suspendeua vacina em 2000 e conseguiu o certificado em 2007, garantindo acesso privilegiado em países exigentes. A principal vantagem é para a venda da carne suína, a partir do estatuas da Organização Mundial da Saúde. Em 2021 Santa Catarina terá o certificado renovado e possivelmente Paraná já vai obter esta mesma condição. Para SPIES isso vai gerar um impacto significativo no agronegócio catarinense.

Brasil não constata Febre Aftosa, porém vários estados seguem com vacinação. Para obter o certificado é preciso estabelecer medidas regidas de controle sanitário. O consultor e palestrante, AIRTON SPIES salienta que o Paraná não tem nenhuma circulação de vírus da Febre Aftosa, como ocorre também em outros estados brasileiros. O status de área livre sem vacinação é uma conquista merecida para os paranaenses e vai exigir ainda maior empenho das autoridades e produtores de Santa Catarina para seguir como destaque nas exportações. AIRTON SPIES alerta que o resto do Brasil ainda vacina e por isso não pode misturar o rebanho com outros estados. Para o controle do seu gado, Santa Catarina identifica o rebanho com brinco. Já o Paraná não fará identificação e sim o controle pelo cadastro dos produtores rurais.

Possível circulação de bovinos de São Paulo e Mato Grosso do Sul causa preocupação. AIRTON SPIES considera que a sanidade animal é um património conquistado por Santa Catarina e que tem alto valor. Salienta que o Estado é responsável pela produção de 27 por cento dos suínos do Brasil, porém representa 55 das exportações. Os países compram mais de Santa Catarina pelo status sanitário. O trabalho de longo prazo garante controle da brucelose, tuberculose, gripe aviária e Febre Aftosa. AIRTON SPIES lembra que além do Paraná, o Rio Grande do Sul também está em processo de discussão para retirar a vacinação contra a Febre Aftosa e outros estados devem seguir o mesmo caminho.

Mulher sofre ferimentos em colisão entre caminhão e motocicleta em Itapiranga. Foi por volta das 10 horas de hoje na SC 163, acesso a Área Industrial. A colisão envolveu uma motocicleta Honda de Itapiranga e um caminhão caçamba de Iporã do Oeste. A mulher de 33 anos, residente em Itapiranga conduzia a motocicleta subindo a serra e colidiu no rodado traseiro do caminhão que estava entrando no acesso da Área Industrial. A mulher sofreu lesão no joelho direito e relatou dores no braço direito e abdome. Ela foi conduzida pelos bombeiros para unidade de saúde.

Homem sofre ferimentos em acidente de trabalho em Itapiranga. Foi por volta das 13 horas de sábado em uma empresa, na Rua São Bonifácio. A guarnição do corpo de bombeiros de Itapiranga atendeu homem de 27 anos que estava sentado em um banco nas dependências da empresa. Ele relatou ter sofrido uma descarga elétrica ao efetuar manutenção na rede elétrica vindo a cair de uma altura de aproximadamente dois metros. O trabalhador apresentava taquicardia e ferimento na parte interna da mão esquerda, além de escoriações na mão e cotovelo direito. O homem também relatou forte dor na cintura pélvica do lado direito. Ele foi conduzido ao Hospital Sagrada Família.

Bombeiros socorrem homem vítima de queda de cavalo. O acidente ocorreu por volta das 18 horas e 30 minutos de sábado em linha Dourado, interior de Itapiranga. A guarnição foi acionada para atender vítima de queda de cavalo. O homem estava sentado no sofá da residência. Segundo relato, o homem estava cavalgando quando o cavalo caiu sobre ele. A vítima apresentava dificuldade de respiração. O homem foi conduzido ao hospital Sagrada Família com oxigênio e posteriormente foi conduzido pelo SAMU ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Homem é agredido a facadas em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu por volta das cinco horas e 45 minutos deste domingo, um homem ferido por facadas. Foi nas proximidades da garagem da prefeitura, no Bairro Sagrado Coração de Jesus. No local a guarnição encontrou um homem de 42 anos com diversos ferimentos causados por arma branca. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima apresentava perfurações no abdômen e coxa. O homem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional. A Polícia Civil vai investigar as circunstancias e a autoria da tentativa de homicídio.

Brasileiro suspeito de degolar mulher na frente das filhas é preso. VALDIR BARBOSA, o “Cuerero”, foi ontem, em San Pedro, na Argentina,. Ele matou a ex-companheira, em frente as filhas dela. Desde o dia do crime as equipes dois países trabalharam para localizar o autor do feminicídio. Ele também era procurado pela justiça brasileira após fugir de um presídio em Montenegro/RS, onde cumpria pena por cárcere privado e estupro, crimes cometidos em 2017. O suspeito teria tido um relacionamento de pouco mais de um mês com a vítima, SONIA CERPA sendo que foi abandonado, após tê-la agredido e ameaçado. A mulher terminou o breve relacionamento com o autor e voltou a morar com seu ex-marido. Inconformado com o rompimento, na manhã de terça, "CUERERO" foi até a casa da vítima e cometeu o crime. SONIA foi morta com pelo menos 18 facadas, tudo frente a suas duas filhas pequenas de dois e sete anos. O seu corpo foi encontrado pelo companheiro, caído em frente à casa onde morava a família. O caso foi registrado em uma propriedade rural em Bernardo de Irigoyen.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.