ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 24/02/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O número de casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, subiu para 77 mil 262 na China na manhã deste domingo, 214 a mais que o registrado no último levantamento. Foram registradas duas mil 595 mortes, aumento de 150 óbitos. No mundo, são dois mil 101 pacientes que estão com o novo coronavírus, 389 a mais que no último levantamento, e 24 pessoas já morreram. Por conta do avanço da doença, a China adiou o encontro anual do Parlamento do país previsto originalmente para começar no dia cinco de março.

A Itália anunciou a quarta morte causada pelo novo coronavírus. O país adotou uma espécie de "toque de recolher" para evitar a propagação da doença. A cidade de Veneza, próxima às regiões afetadas, cancelou os dois últimos dias do tradicional Carnaval por causa da epidemia. A Áustria impediu um trem italiano de entrar no país, enquanto testava os pacientes a bordo. Também foram suspensos jogos de futebol e espetáculos na Itália.Escolas foram fechadas em diversas regiões do país. O comissário para assuntos econômicos da União Europeia, o ex-premiê italiano Paolo Gentiloni, disse neste domingo que o bloco ainda não vê "motivos para pânico" com o surto do novo coronavírus na Itália.

Os líderes financeiros das 20 principais economias do mundo estimam um crescimento modesto neste ano e no próximo em razão da política monetária frouxa e à diminuição das tensões comerciais. Eles também prometeram monitorar os efeitos do surto de coronavírus. Os ministros das Finanças e os chefes de bancos centrais do G20 assistiram a uma apresentação sóbria do Fundo Monetário Internacional, que previu que o coronavírus reduzirá zero vírgula um ponto percentual do crescimento global. Os líderes afirmaram que o crescimento global deverá crescer modestamente em 2020 e 2021.

Um dos principais feriados prolongados do ano deve representar uma injeção de recursos na economia. Com pelo menos 36 milhões de brasileiros aproveitando a festa, o carnaval deve movimentar oito bilhões neste ano. Responsável pela estimativa de faturamento, a Confederação Nacional do Comércio calcula que, em termos de receita, esse será o melhor carnaval desde 2015. A entidade estima a contratação de 25 mil e 400 mil trabalhadores temporários em todo o país, alta de dois vírgula oito por cento em relação ao carnaval do ano passado. Embora boa parte do comércio feche no feriado, os efeitos serão compensados pelo turismo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. A ocupação média ultrapassará 60 por cento em todo o país.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste sábado que decidiu "implodir" o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e anunciou a demissão de toda a diretoria do órgão. O Inmetro é a autarquia federal responsável por executar políticas nacionais de metrologia, fiscalizar o cumprimento de normas técnicas, métodos e instrumentos de medição e unidades de medida. BOLSONARO criticou a portaria do Inmetro que prevê a troca dos tacógrafos atuais por um modelo digital e aferição anual. Hoje é de dois em dois anos. Para o presidente, a decisão vai prejudicar os taxistas. O tacógrafo é um instrumento que indica e registra dados sobre a condução dos veículos, como distância percorrida, velocidade desenvolvida e tempos de parada e direção.

O Brasil quer facilitar a exportação de produtos e de tecnologias de defesa. Para tanto, foi assinado, um protocolo de intenções entre Ministério da Defesa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social., cerimônia que contou, inclusive, com a presença do presidente da República, JAIR BOLSONARO, e do Ministro da Economia, PAULO GUEDES. A presença dessas e de outras autoridades demonstra a relevância dada pelo governo ao tema. De acordo com o secretário de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa, MARCUS DEGAUT, para cada Real investido neste setor há um retorno de quase dez à economia. Nenhum outro setor, industrial ou não, sequer se aproxima da metade disso.

Chegaram por volta das seis e 40 da tarde deste domingo, na Base Aérea de Florianópolis, os quatro moradores de Santa Catarina que estavam há 14 dias na Base Aérea de Anápolis. Eles fazem parte de um grupo de 58 pessoas repatriadas da China, na região de Wuhan, epicentro dos casos de coronavírus. O grupo ficaria 18 dias, mas foi liberado após a terceira coleta de exames dar negativo. Os catarinenses são a chinesa HUI ZHANG e a filha que moram em Palhoça desde 2017 e tinham ido visitar familiares na China no final de outubro, um diplomata da Embaixada de Pequim que veio encontrar a família que está em Florianópolis e uma modelo que em Balneário Piçarras.

O resultado do leilão da concessão do trecho Sul da BR-101, realizado na sexta-feira, foi considerado positivo pela Fiesc. O presidente da federação das indústrias, MARIO CEZAR DE AGUIAR, avalia que a concessão vai assegurar investimentos expressivos na infraestrutura de Santa Catarina. A proposta vencedora foi a do Grupo CCR, com tarifa de pedágio de um reais e 97 centavos por praça. Ela fará a gestão dos 200 quilômetros por 30 anos. A CCR que terá que investir sete bilhões e 400 milhões de reais e entre as ações estão previstos 70 quilômetros de vias marginais, 93 quilômetros de faixas adicionais e 31 melhorias de acessos.

O homem preso preventivamente suspeito de matar a diretora de escola ELENIR DE SIQUEIRA FONTÃO, de 49 anos, foi encontrado morto na prisão na manhã deste domingo em Florianópolis. A causa da morte não foi divulgada pelo Departamento de Administração Prisional que informou em nota que "todas as providências legais e periciais foram tomadas". A diretora, que trabalhava na Escola Estadual Januária Teixeira da Rocha, no bairro Campeche, em Florianópolis, foi assassinada a facadas dentro da unidade na tarde de quarta. O suspeito, ex-namorado da vítima, foi detido pela polícia logo após o crime. O suspeito de 39 anos foi preso em flagrante no dia da morte e na quinta-feira a prisão havia sido convertida em preventiva. Ontem, foi encontrado morto dentro da cadeia.

Comunidade pede doações para família que perdeu casa em incêndio em Campo Erê. Quem informa é JOÃO OSMAR TATIN, morador da linha bicudo, onde ocorreu o fato na noite de ontem. Segundo ele, o fogo consumiu tudo que havia na casa. O local ficava encostado em uma bodega, que foi menos atingida. Qualquer ajuda é bem-vinda, tanto roupas quanto utensílios podem ser doados. Quem tiver interesse em ajudar deve ligar para o número 9 9958-0481, que alguém da comunidade faz o transporte.

Ainda Não há informações de como o fogo começou. OSMAR informa que a polícia virá fazer as investigações para descobrir como iniciou o incêndio. JOÃO diz que o morador da residência estava dormindo quando o fogo começou. Da construção restaram somente algumas paredes em pé.

Situação da água está controlada em São Lourenço do Oeste. Segundo AGOSTINHO MENEGATTI - secretário de agricultura no município, já tiveram um problema sério com a falta de água nos reservatórios do interior. Porém hoje a situação está controlada devido aos serviços de limpeza dos reservatórios nos três distritos do município. Trabalho esse que continuou após o problema ser resolvido para evitar novas faltas.

Produção leiteira foi a mais afetada com falta de água. MENEGATTI fala que São Lourenço, é um grande produtor de leite, e as pastagens sofrem muito com a estiagem, sendo recomendada a irrigação. Mesmo tendo contornado o problema, AGOSTINHO informa que a Secretaria junto a Epagri, tem feito um trabalho de orientação com os agricultores.

Agricultores estão preparados para um novo período de seca. Segundo o secretário, essa falta de água tem acontecido todos os anos em seu município, fazendo com que o foco fique nos trabalhos de prevenção. Por isso, o governo municipal junto a secretaria de agricultura estão fazendo poços artesianos. Ele informa que serão feitos em todos os distritos de São Lourenço, para que em períodos de falta, esses poços supram a demanda de água.

Últimas chuvas normalizaram a água na maioria dos reservatórios de Anchieta. Quem informa é o secretário de agricultura no município, RAFAEL FERREIRA. Ele diz que alguns locais ainda estão com os níveis baixos, mas comparado com alguns meses atrás, a situação está praticamente estabilizada. Desde meados de julho do ano passado até agora em janeiro, a secretaria vinha fornecendo água aos agricultores que não tinham.

Trigo foi a cultura mais atingida pela estiagem em Anchieta. O período mais complicado no município foi o inverno do ano passado, tempo em que a cultura está em seu pico de florescimento. Outra planta muito afetada pela seca foi a aveia. Os produtores que cultivam para alimentar o gado tiveram que substituir pela silagem. Mesmo com a pouca chuva, as culturas anuais tiveram uma produção excelente salienta o secretário.

Produção do trigo foi reduzida em cerca de 20 sacas por hectare. O secretário frisa que o prejuízo causado pela estiagem foi muito grande, mesmo Anchieta não cultivando muita área com a planta, quem apostou na cultura teve perdas expressivas. FERREIRA diz que para abastecer com água potável as famílias do interior durante esse período, foi utilizado um poço da casam que tem vazão de seis metros cúbicos por hora. Para consumo dos animais foram utilizados reservatórios mapeados pela prefeitura.

Com foco na qualidade, cooperativa realiza evento de formação para pecuarista que atuam com leite. O técnico em agronegócio da Caslo, NEURI BOTTIN, relata que a ideia foi ouvir o empresário rural, trazer informações e contribuir com o desenvolvimento da atividade leiteira. O evento, que reuniu em torno de 25 empresários rurais que atuam na produção de leite, discutiu, entre outros assuntos, pré e pós-parto, período de transição e criação de bezerras.

Proposta foi aproximar o zootecnista da realidade local. De acordo com o técnico NEURI BOTTIN, foi feito o processo inverso. A Caslo convidou os produtores e, no início do evento, eles que definiram o assunto de interesse. Explica que dessa forma a discussão foi mais produtiva e conseguiu atender as demandas de cada empresário.

A intenção é que ocorra um alinhamento e o empresário rural tenha condições de ajustar atividade. Segundo o técnico em agronegócio da Caslo, objetivo com isso, é alcançar resultados positivos em quantidade e qualidade. Além do trabalho teórico, a Caslo organizou um roteiro para que Nogueira visite algumas propriedades. Sobre a participação, BOTTIN diz que nem todos que atuam na pecuária de leite foram envolvidos, pois a ideia é trabalhar com grupos menores.

Todo esse trabalho está baseado nos princípios do cooperativismo. Segundo BOTTIN, especialmente o quinto, sexto e sétimo – educação, informação e formação; intercooperação; e interesse pela comunidade. A Caslo, conforme o técnico, tem consciência de que é preciso fazer mais, não apenas vender produtos e serviços e comprar o leite. É preciso fazer com que as melhores tecnologias e processos também estejam a disposição dos associados.

Governo do Estado quer voltar a mexer na questão dos defensivos agrícolas. Segundo o deputado MARCOS VIEIRA, o governo está promovendo no Conselho Nacional de Política Fazendária a criação do ICMS em cima dos defensivos agrícolas. O parlamentar salienta que seus colegas estão reagindo contra a ideia. Estão pensando em criar um projeto de lei para barrar essa pretensão do governo. VIEIRA acrescenta que deve ocorrer uma grande audiência pública catarinense com presenças, inclusive, de entidades e produtores para discutir o assunto.

A luta continua pela recuperação das rodovias estaduais. Quem garante é o deputado estadual MARCOS VIEIRA. Isso porque, justifica ele, o Governo do Estado não tem dado atenção ao problema. Acrescenta que CARLOS MOISÉS nem vem a região. Ele só esteve duas vezes em Chapecó. Em mais de um ano que assumiu o posto, não visitou ainda nenhuma cidade polo mais próxima. MOISÉS não conhece a região e nem seus problemas completa o deputado.

Oeste Catarinense é a mola que propulsiona a agroindústria de Santa Catarina. VIEIRA frisa que 70 por cento de todas as exportações saem daqui. Além disso, 30 por cento do PIB, que é a soma de todas as riquezas catarinense tem origem no Oeste. O parlamentar entende que o governo estadual não pode reclamar de falta de dinheiro, porque ano passado arrecadou mais de 2 bilhões de reais acima do que estava previsto.

Casa fica parcialmente destruída em incêndio. Uma casa pegou fogo na noite de ontem no bairro Brasília, São Lourenço do Oeste, por volta de 20 horas e 10 minutos. Os bombeiros atenderam a ocorrência. O local é popularmente conhecido como São Vicente, uma área de ocupação irregular, localizada no fim da rua Nereu Ramos. A casa de madeira, com aproximadamente 30 metros quadrados ficou quase toda destruída. Foram utilizados cerca de quatro mil litros de água para combater as chamas e fazer o rescaldo. O proprietário da casa não foi identificado e os vizinhos não deram mais detalhes. O caso será investigado pelos órgãos competentes.

Centro Comunitário pega fogo. Por volta das 4 horas e 20 minutos da madrugada de ontem, os bombeiros combateram um incêndio no centro comunitário de Jupiá, que fica na rua Tupinambá, próximo à prefeitura. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu os dois andares do prédio, cerca de dois mil metros quadrados. As chamas já haviam consumido cerca de 25% do local. Os bombeiros usaram seis mil litros de água para combater o fogo e fazer o rescaldo. O local foi isolado para futura investigação.

Incêndio em residência no interior, mobiliza bombeiros de Campo Erê. Por volta das 23 horas e 15 minutos de ontem, os Bombeiros de Campo Erê se deslocaram até a linha Bicudo. Ao chegar no local, se depararam com incêndio em uma edificação de madeira. Foram gastos cerca de 3700 litros de água para combate às chamas e rescaldo, em aproximadamente 30 minutos. As chamas consumiram cerca de 55 metros quadrados. Não houveram vítimas.

126 quilos de maconha são apreendidos pela PM. A Polícia Militar de Marmeleiro abordou, no centro da cidade,um Ka, placas de Porto Alegre, com dois homens e uma mulher. Durante buscas foi localizado uma grande quantidade de maconha no banco traseiro e porta malas do veículo, totalizando 126 quilos. Os três foram presos por tráfico de drogas e associação criminosa e encaminhados junto com o entorpecente para a 19ª SDP de Francisco Beltrão. O veículo foi entregue na delegacia da Polícia Civil de Marmeleiro.

Agentes da Interpol prendem homem de São Lourenço do Oeste, com mandado de prisão internacional por tráfico de droga. A prisão ocorreu no Paraguai. NARCELIO MENEGATTI, popular GUTO, de 55 anos, tentou enganar os policiais apresentando um documento com nome de CARLOS KENEDY MAGALHÃES DA SILVA, mas a polícia paraguaia contatou seus colegas brasileiros e descobriu a verdadeira identidade do suspeito.

MENEGATTI tem mandado de prisão internacional. O documento é emitido pelo Tribunal Judicial de Santa Catarina, datado de quatro de julho de 2018 por acusações de tráfico de drogas. Ele é apontado como responsável por uma carga de 2.398 quilos de maconha e 770 doses de haxixe apreendidas no Brasil.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.