ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 24/01/2020

GLOBO EM FOCO – 24/01/20

-MOURÃO ASSINA DECRETO PERMITINDO MILITARES DA RESERVA NO INSS

-SANTA CATARINA JÁ TEM 11 CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE NESTE ANO

-APAE MANTÉM ATENDIMENTO AOS ALUNOS NO PERÍODO DE RECESSO

-PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS GERA ALERTA PARA POPULAÇÃO

-EFACITUS PROJETA GRANDES ATRAÇÕES EM SHOWS NA FEIRA

-REGIONAL DA EDUCAÇÃO DEFINE PRIORIDADES PARA INVESTIMENTOS

-TRÊS EVENTOS MARCAM COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DE ITAPIRANGA

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO EM ITAPIRANGA

-CASAL DE MARAVILHA MORRE EM ACIDENTE NA BR-282

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e calor. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O ex-vice presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, lidera a disputa entre os candidatos democratas à vaga do partido para disputar a Presidência. Uma pesquisa divulgada ontem mostra que 24 por cento dos democratas registrados apoiam BIDEN. 20 por cento apoiam o senador BERNIE SANDERS e 12 por cento dizem que irão votar na senadora ELIZABETH WARREN. Outros 10 por cento apoiam o ex-prefeito de Nova York, MICHAEL BLOOMBERG. BIDEN, que cumpriu dois mandatos como vice do ex-presidente BARACK OBAMA, registrou o maior apoio desde sua entrada na disputa no ano passado.

O número de mortes devido ao coronavírus na China aumentou para 25, com 835 casos confirmados e mil e 072 suspeitas. As informações são da agência estatal CGTN e foram divulgadas na noite de ontem. O país já isolou cerca de 20 milhões de pessoas na região de Wuhan, onde surgiu o novo vírus que começou a se espalhar pelo mundo, gerando mobilização das autoridades sanitárias internacionais. Desde a manhã de ontem nenhum trem ou avião deixou Wuhan, metrópole de 11 milhões de habitantes situada no centro da China. Os pedágios nas saídas da cidade também estão fechados.

Os ponteiros do Relógio do Apocalipse foram ajustados nesta quinta-feira e agora marcam 100 segundos para meia-noite ou o fim do mundo. É o mais perto que o planeta chegou da destruição desde que o Boletim de Cientistas Atômicos passou a fazer a medição simbólica, em 1947. Antes da medição deste ano, o Relógio do Apocalipse marcava dois minutos para o fim do mundo. Os cientistas disseram que, desta vez, além do risco de uma guerra nuclear, o planeta passa por riscos relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas. O documento divulgado junto à mudança nos ponteiros cita, ainda, a Amazônia.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, anunciou nesta quinta-feira que a subprocuradora-geral LINDORA MARIA ARAÚJO será a nova coordenadora do grupo de trabalho da Lava Jato na Procuradoria-Geral da República. Ela vai ocupar o lugar de JOSÉ ADONIS CALLOU DE ARAÚJO SÁ, que pediu para deixar a coordenação. O coordenador da Lava Jato na Procuradoria tem como função coordenar a coleta de depoimentos e de provas, além de coordenar audiências, requisitar informações e participar de negociações sobre acordos de delação premiada. Além da entrada de LINDORA, ARAS também anunciou que o Grupo de Trabalho será mantido com os seis procuradores que já atuavam e mais dois nomes novos.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES afirmou nesta quinta-feira que o governo avalia uma cobrança de tributos sobre cigarros, álcool e produtos com açúcar em uma eventual proposta de reforma tributária a ser apresentada pela equipe econômica. Em Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial, o ministro disse que o sistema tributário de vários países prevê a cobrança do "imposto do pecado" para diminuir o consumo de cigarros, álcool e produtos com açúcar.

O vice-presidente HAMILTON MOURÃO, no exercício da Presidência devido à viagem do presidente JAIR BOLSONARO à Índia, assinou nesta quinta-feira um decreto com regras sobre a contratação de militares da reserva para atuar em órgãos federais. Essa é uma das medidas anunciadas pelo governo para reforçar o atendimento nas agências do INSS e reduzir a demora na concessão de benefícios pelo órgão. O decreto prevê que os militares serão escolhidos em um chamamento público, de modo voluntário, ou seja, sem convocação obrigatória. Quem for chamado vai ganhar 30 por cento adicional sobre o que já recebe como inativo.

Uma operação da Polícia Militar em Santa Catarina apreendeu 22 mil maços de cigarro contrabandeado e prendeu 24 pessoas. A ação foi iniciada na tarde de ontem e seguiu até a madrugada desta sexta-feira. Ao todo, foram fiscalizados 693 estabelecimentos em todas as regiões do Estado. Além dos cigarros, a polícia também apreendeu 40 veículos, três armas de fogo e mil 588 objetos ilegais envolvendo jogos de azar, falsificações e pirataria. Conforme a Polícia Militar, a operação foi focada em bares e pequenos mercados.

O governo estadual já concluiu a resposta aos questionamentos que integram o pedido de impeachment do governador CARLOS MOISÉS, da vice-governadora DANIELA REINEHR e do secretário de Administração, JORGE TASCA. A defesa será entregue na próxima segunda-feira pessoalmente pelo secretário da Casa Civil, DOUGLAS BORBA ao presidente da Assembleia Legislativa, JÚLIO GARCIA. O documento será entregue uma semana antes do prazo regimental. No encontro, o secretário vai pedir ao presidente do parlamento estadual que proceda o arquivamento do pedido de impeachment após a análise da contra-argumentação apresentada.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado divulgou ontem que Santa Catarina tem 11 casos de dengue em 2020. De acordo com a Dive, todos os pacientes foram infectados fora do território catarinense. Atualmente, o estado tem dois mil 052 focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti em 11 municípios. Este é o primeiro boletim sobre as doenças passadas pelo inseto. Os números são relativos ao período de 29 de dezembro de 2019 a 18 de janeiro de 2020. Os pacientes que tiveram dengue são moradores de Balneário Piçarras, Florianópolis, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Pomerode, São João Batista e Saudades. Eles pegaram a doença nos estados de São Paulo, Bahia, Paraná e Mato Grosso.

Três eventos movimentam a programação de aniversário de Itapiranga. Município completa 66 anos de emancipação político administrativa no dia 14 de fevereiro. Intensa programação será desenvolvida nas comemorações de aniversário. Conforme o integrante da comissão organizadora da festa de aniversário do município, EDER WEBER ALVARENGA, duas programações ocorrem paralelamente nos dias sete, oito e nove de fevereiro. Na Estância Seu Chico, na localidade de Laranjeira terá o décimo sétimo Rodeio Crioulo Interestadual. A programação é organizada pelo CTG Portão do Oeste com subsídio da prefeitura. Já no Complexo da Oktoberfest ocorre a décima quarta edição do Motogois, o encontra nacional e internacional de motociclistas. Evento realizado pelo moto grupo Mongóis do Asfalto e com suporte financeiro do município.

Desfile e baile também fazem parte da programação de aniversário de Itapiranga. No dia 13, véspera do aniversário serão desenvolvidas várias atrações no Complexo Oktober. A programação inicia às 20 horas e 30 minutos com entrega da premiação dos Jogos Abertos de Itapiranga. Em seguida terá homenagens e o desfile para escolha das soberanas da quadragésima segunda Oktoberfest. Para finalizar terá baile. EDER ALVARENGA salienta que todas as atrações terão ingresso gratuito. Ele considera que isso motiva o público para prestigiar a programação alusiva aos 66 anos de Itapiranga.

Técnicos da ARESC visitam Itapiranga. A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina está buscando aproximação com os municípios. O prefeito em exercício FERNANDO GIRARDI recebeu ontem a visita de representantes do órgão fiscalizador que após reforma administrativa do Governo Estadual substitui o DETER. Segundo GIRARDI foram feitos esclarecimentos sobre questões de transporte coletivo intermunicipal. Os fiscais se colocaram à disposição para esclarecimento de dúvida. A Ouvidoria da agência recebe denúncias e também presta esclarecimentos.

Equipe multiprofissional da APAE de São João do Oeste mantém atendimento aos alunos no período de recesso. Conforme a diretora da escola especial, VANESSA SCHWENGBER, assim como é realizado todos os anos, em 2020 as visitas tradicionais do mês de janeiro iniciaram no dia 16 de janeiro, e se estendem até segunda-feira, dia 27. O trabalho está sendo feito por assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicóloga. A diretora destaca que no dia 30 os alunos vêm para a escola participar do grupo terapêutico, com atendimento da equipe multidisciplinar. Esta equipe já retomou os trabalhos no começo do mês, e realizou todas as avaliações dos alunos matriculados ou que recebem algum atendimento. VANESSA comenta que o objetivo é avaliar o quanto cada estudante evoluiu e ampliou as suas capacidades.

O objetivo principal das visitas domiciliares, segundo a diretora da APAE de São João do Oeste, é conhecer a realidade dos alunos e das suas famílias, e incentivar o contato e o envolvimento com a equipe de profissionais e a escola. VANESSA SCHWENGBER ressalta que os professores retornam as atividades no dia três de fevereiro, com alguns dias de cursos e planejamento do ano letivo. No dia cinco de fevereiro, a diretora comenta que os profissionais da APAE terão um encontro com os professores da rede municipal para tratar sobre o desenvolvimento normal de uma criança, e como agir caso isso não esteja acontecendo. Ela comenta que a APAE disponibiliza do serviço de estimulação precoce para todas as crianças que apresentam alguma dificuldade ou atraso no desenvolvimento neuro psicomotor. Para 2020, a APAE de São João do Oeste conta com 48 alunos matriculados, e outros novos alunos estão sendo avaliados.

Feira EFACITUS está com datas e shows definidos. As informações são da Comissão Organizadora da 13.ª EFACITUS de Tunápolis. Conforme o presidente da Comissão ALCIDES HOFER a feira vai ocorrer entre os dias 24 a 26 de abril, com o objetivo de apresentar o que Tunápolis possui de melhor e incentivar a mais investimentos. Os setores da prefeitura, comercio, indústria e agricultura estão se empenhados trabalhando na organização da feira. Através de licitação foi contratada a agencia de publicidade Polo de SMOeste que está produzindo as mídias para a divulgação da feira. Houve também o concurso da Logo da feira que será anunciado, juntamente com a sua autoria, no dia do lançamento da feira dia 14 de fevereiro. Nesse dia, também serão divulgados as diferentes atrações artísticas e Shows.

Shows da EFACITUS irão atrair todo o tipo de público a nível regional. HOFFER antecipa que para sexta feira, na abertura terá show de pop rock, com artista conhecido nacionalmente e com ingresso gratuito, sábado terá dois shows sertanejos, um de raiz, com dupla muito famosa commuitos anos de carreira, e um show com dupla reconhecida no estilo sertanejo universitário. Sábado a noite, para os shows haverá cobrança de ingresso. Domingo à tarde, para encerrar em alto estilo, terá show gratuito a população com banda em ritmo bailão. Haverá ainda espaço para os artistas locais. A comissão aposta no sucesso da feira, pois já há procura por estandes, mas a venda dessas somente iniciará após o lançamento da feira e, primeiramente, aberta aos expositores de Tunápolis. Os espaços que sobrarem serão disponibilizados a demais interessados.

Paróquia São João Berchmans celebra missa da saúde as quintas feiras. O projeto iniciou em São João do Oeste a pedido dos fieis por acreditarem no poder da oração para resolver problemas físicos, psíquicos e religiosos. Conforme o Padre ALBANO KOERBES, a missa ocorre todas as quintas feiras às 19 horas na Igreja Matriz em São João do Oeste. Ao final da missa, as pessoas recebem a benção da saúde individual, também com a benção da água que é levada para as casas dos fieis. Há grande participação da população inclusive de visitantes de outros municípios e estados. A intenção é de futuramente haver também a benção dos chás, na missa da saúde, intensificando o projeto do horto medicinal da paróquia em parceria com a administração municipal.

Pároco atende a comunidade matriz durante período de férias. A Paróquia São João Berchmans de São João do Oeste conta com os trabalhos de dois Párocos, o Padre ALBANO KOERBES e Padre HUGO MENTGES. No momento o Padre HUGO está de férias e o Padre atende a Paróquia celebrando as missas na Igreja Matriz. O Padre ALBANO KOERBES trabalhou alguns anos, até o fechamento, na Escola Agrícola de Sede Capela quando se transferiu à Paróquia de SJOeste. Por questões de saúde, o Padre ALBANO permaneceu um período em São Leopoldo para tratamento. De volta as atividades em São João do Oeste, o Padre ALBANO celebra atualmente as missas na Igreja Matriz que são a Missa da Saúde as quintas feiras as 19 horas, a missa aos sábados às 19 horas e aos domingos às 8 horas. O Padre destaca que todas as missas apresentam alta frequência.

Em período normal, com os dois párocos na ativa ocorrem também missas nas comunidades do interior aos sábados as 15 e às 17 horas. De acordo com o Padre ALBANO KOERBES, os párocos se distribuem entre as comunidades para visitá-las no mínimo uma vez por mês. Agora durante o período de férias do padre HUGO, o padre ALBANO celebra as missas na comunidade do centro e as missas nas capelas do interior foram suspensas. As atividades serão normais com o retorno das férias do padre HUGO MENTGES.

Estado libera recursos para manutenção de escolas. A coordenação regional de educação de Itapiranga mantém atividades no período de recesso escolar. Prioridade é para o planejamento das atividades de 2020 e mobilização para atender necessidades com a infraestrutura dos educandários dos cinco municípios de abrangência. Segundo o coordenador da regional de educação, VILSON VON BORSTEL, em anos anteriores, por intermediação das ADRs, ocorreu investimento maior na manutenção e melhorias. Atualmente tem necessidade urgente de investimentos em pequenas obras como pintura. O Governo Estadual realizou licitação para manutenção das escolas e será possível atender a demanda mais urgente. O coordenador chama atenção que a disponibilidade de recursos não permite atender todos os pedidos. Será feito um levantamento das prioridades com situações que exigem mais urgência.

VILSON VON BORSTEL cita que já foram realizados serviços neste ano como a dedetização das escolas e manutenção do sistema de climatização. Estes serviços já foram realizados. A partir da próxima semana serão estabelecidas outras prioridades com a reunião, dia 29 com os diretores das escolas. O coordenador regional de educação diz que os cinco municípios da microrregião possuem qualidade no espaço físico, porém com necessidade de investimentos. VILSON VON BORSTEL salienta que a escola Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste precisa de novo ambiente para a prática do esporte. Segundo o coordenador, o contrato de construção civil vai atender a demanda imediata para solucionar problemas já identificados no ano passado e que agora serão atendidos.

Propagação do Coronavírus em nível mundial gera alerta para população e profissionais da saúde. O alerta é principalmente às pessoas que viajam para países da Ásia onde são cerca de 800 casos e entre 20 a 30 mortes confirmadas e atribuídas à doença. O médico, RENATO MOCELINI, esclarece que o vírus ataca o sistema respiratório causando uma pneumonia. Ele revela que os sintomas iniciais se assemelham com uma gripe, com febre, falta de ar, mal estar. São casos leves e outros graves que podem levar o óbito. O médico afirma que o maior problema atualmente é que não há tratamento específico e nem vacina para esta doença. Por isso o foco está em reduzir as transmissões . MOCELINI explica que por enquanto as recomendações são aos turistas ou contato com pessoas que voltaram da China e países com maior número de casos. No Brasil há casos suspeito em Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Operação Varejo prende suspeito de tráfico de drogas e apreende mercadorias irregulares na região. Na área do Batalhão de Fronteira foram empregados 50 policiais militares em 20 viaturas, que atuaram na fiscalização dos estabelecimentos comerciais, sendo apreendidas 216 carteiras de cigarros e três estabelecimentos foram fechados por falta de alvará. Durante a operação foi confeccionado um termo circunstanciado por posse de droga em São Miguel do Oeste, uma pessoa presa por tráfico de drogas em Guaraciaba e em abordagem veicular foram apreendidas 74 garrafas de vinho e três tambores de azeite de oliva, oriundos da argentina sem os devidos trâmites aduaneiros, em um veículo de Joinville, o qual foi abordado em Dionísio Cerqueira.

PM apreende maconha em Itapiranga durante Operação Varejo. Os policiais apreenderam pequena quantidade de maconha durante abordagens na área de lazer Barra do Macaco, em linha Laranjeira. Foi próximo à meia noite em revista a um jovem de 24 anos, morador de Itapiranga. A PM fez o registro e liberou o homem. A Polícia Militar de Santa Catarina realizou ontem trabalho especial com Operação Varejo. A ação teve como objetivo combater o comércio ilegal de cigarros e o contrabando de entorpecentes. Também foram conferidos alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais.

Foragido da UPA de São José do Cedro é recapturado em SMOeste. A Polícia Militar recapturou na manhã desta quinta-feira, em um aviário no interior de São Miguel do Oeste, um apenado que havia se evadido da Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro. De acordo com o Departamento de Administração Prisional o detento foi agraciado com uma saída temporária em 25 de Setembro e retornaria em 02 de Outubro. No entanto, ele não retornou no prazo previsto, ficando assim considerado evadido da unidade. Após os tramites legais, o homem foi entregue à UPA de São Miguel do Oeste e em seguida foi transferido de volta para cadeia São José do Cedro onde ficará à disposição da justiça. Ele deverá regredir de regime.

Homem sofre vários ferimentos em acidente entre carro e moto em Itapiranga. Foi por volta das 20 horas e 15 minutos de ontem, na Rua Sete de Setembro, centro, Itapiranga. O Corpo de Bombeiros socorreu um jovem de 21 anos. Ele sofreu escoriações na face, nos braços e pernas, corte na mão e apresentava sangramento via nasal. A vítima foi conduzida ao Pronto Socorro do Hospital Sagrada Família de Itapiranga. O acidente envolveu uma motocicleta CG Honda e um veículo, Onix, ambos de Itapiranga. O carro era dirigido por uma mulher que não teve ferimentos e permaneceram no local. O homem que conduzia a motocicleta estava com a CNH vencida.

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BR-282. As equipes dos bombeiros e Samu de Maravilha atenderam um acidente no final da manhã desta quinta-feira, na entrada para Linha Barro Preto. A colisão envolveu uma motocicleta Honda Titan com placa de Maravilha conduzida por um rapaz de 22 anos e um Fiesta dirigido por um homem de 60 anos. O motorista do carro não teve ferimentos. Já o motociclista apresentava escoriações nos braços, nas mãos, laceração do pé direito, ferimento na coxa e na cabeça. A vítima foi atendida ainda no local da ocorrência e em seguida foi levada ao pronto socorro do Hospital São José.

Capotamento deixa motorista ferido no interior de São José do Cedro. Os bombeiros foram chamados por volta das 22h desta quinta-feira, para atender um acidente um acidente na Linha Jataí. No local ocorreu um capotamento envolvendo um Corsa com placas do município. O motorista, de 28 anos, já estava fora do carro na chegada dos socorristas. Ele apresentava escoriações generalizadas pelo corpo, um ferimento cortante na cabeça e no dedo polegar direito. O homem também se referia de dores no ombro esquerdo. Ele foi imobilizado e conduzido ao hospital.

Casal de Maravilha morre em acidente na BR-282. O acidente ocorreu em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, um caminhão e dois carros colidiram. Um casal de noivos, um homem de 27 anos e uma mulher de 23 anos, moradores de Maravilha, segundo os bombeiros, não resistiram aos ferimentos e outras quatro pessoas se feriram. Eles foram identificados como WILLIAM FRANTZ e JESSICA ZILLMER. O acidente na BR-282 foi em Rancho Queimado, por volta das 11 horas. Segundo os bombeiros, as duas vítimas que morreram estavam em um Fit com placas de Maravilha atingido por um caminhão de Chapecó, que após a colisão parou em um barranco. Outro carro, uma Tracker com quatro pessoas e placas de Passo Fundo tentou desviar e caiu numa ribanceira na margem da rodovia. O motorista do caminhão não se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.