ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 23-12-2023 Sábado

-CONGRESSO APROVA ORÇAMENTO DE 2024 COM MAIS RECURSOS PARA FUNDO ELEITORAL

-SANTA CATARINA TEM SAÍDA TEMPORÁRIA DE DOIS MIL 239 PRESOS NO NATAL

-CÂMARA DE IPORÃ DO OESTE DEVOLVE MAIS DE 260 MIL REAIS AO EXECUTIVO

-COLETA DE LIXO TERÁ ALTERAÇÕES NOS FERIADOS DE NATAL E ANO NOVO

-MISSA NATALINA SERÁ TRANSMITIDA PELA RÁDIO OESTE NESTE DOMINGO

-SHOW DE PATINAÇÃO ENCERRA PROGRAMAÇÃO DE NATAL EM SÃO JOÃO DO OESTE

-OPERAÇÃO NATAL INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO EM RODOVIAS FEDERAIS

-HOMEM FICA FERIDO AO SER ATINGIDO POR GOLPES DE FACA NA PRAÇA


O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e possibilidade de pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima hoje pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 25 graus. Umidade relativa do ar 85 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 87 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


A Polícia da República Tcheca divulgou nesta sexta-feira, um vídeo com trechos da operação após o ataque a tiros no centro de Praga. O caso aconteceu na quinta-feira e terminou com 13 mortos, além do assassino, que foi "eliminado", segundo as autoridades. O vídeo, feito a partir de imagens de câmeras corporais de policiais, mostra uma multidão deixando um prédio da Universidade de Charles, em frente à Jan Palache Square, na cidade velha de Praga. Além das vítimas fatais, 25 pessoas ficaram feridas, das quais 10 em estado grave. A polícia chegou a divulgar que eram 14 vítimas, mais o assassino, mas o número foi corrigido nesta sexta. Segundo as autoridades, serão adotadas medidas preventivas em outros possíveis alvos, como escolas, e estão sendo monitoradas mensagens em apoio ao assassino nas redes sociais.

A agência para refugiados palestinos da ONU informou, nesta sexta-feira, que 90 por cento da população da Faixa de Gaza foi forçada a deixar suas casas, desde o início do conflito entre as forças israelenses e os terroristas do Hamas. De acordo com a última estimativa, a região do território palestino contava com pouco mais de dois milhões de habitantes. Desses, 500 mil também se encontram em situação de crise alimentar, ou seja, sem opções seguras de alimentação e com a saúde fragilizada. Após cerca de 10 semanas de ataques contínuos ao norte da Faixa de Gaza, Israel disse que ainda há meses de combates pela frente no sul de Gaza, região para onde os militares pediram que o povo se refugiasse.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta sexta-feira uma resolução diplomática para o conflito na Faixa de Gaza. A resolução, aprovada após intensas negociações por 13 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções, dos Estados Unidos e Rússia, "exige a todas as partes que autorizem e facilitem a entrega imediata, segura e sem obstáculos de assistência humanitária em larga escala" para Gaza. Também pede "a criação de condições para uma cessação duradoura das hostilidades", segundo a agência France Press. Os membros do Conselho de Segurança adiaram por vários dias a resolução para evitar um novo veto, especialmente dos Estados Unidos, que têm poder de veto.

As concessões de benefícios do INSS neste ano chegaram a quatro milhões e 800 mil até outubro, segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social. O aumento é 11 por cento maior em relação ao mesmo período de 2022, e o número já supera o total do ano inteiro de 2021. Os benefícios incluem todos os recursos pagos pelo INSS, como previdenciários, acidentários e assistenciais. Para o secretário de Previdência Social, ADROALDO PORTAL, o aumento das concessões está ligado ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, que teve sua lei sancionada em novembro. O tempo médio de concessão dos benefícios do INSS caiu para 57 dias, em setembro e outubro, o menor nível em três anos, e para 55 dias, em novembro.

O Congresso aprovou nesta sexta-feira, o projeto do Orçamento de 2024, que traz estimativa de arrecadação para o próximo ano e fixa limites para gastos públicos. A proposta é analisada em sessão do Congresso Nacional. O texto aprovado contempla um valor recorde para emendas parlamentares no próximo ano, que, segundo informações da Comissão Mista de Orçamento, somarão 53 bilhões de reais. Em 2023, o valor foi de 37 bilhões e 300 milhões. O texto aprovado pelo Congresso Nacional também inflou os valores previstos para o fundo eleitoral em 2024 para quatro bilhões 960 milhões de reais. O valor, que vai financiar as campanhas nas eleições municipais, é igual ao das eleições de 2022 para presidente, governador, senador e deputado federal. Já o PAC deverá contar com cerca de 55 bilhões em 2024, seis bilhões a menos do que o governo queria.

O presidente LULA assinou o decreto que concede indulto de Natal a presos. O ato foi publicado em edição do "Diário Oficial da União" desta sexta-feira. Foi o primeiro indulto natalino do terceiro mandato de LULA. O indulto natalino é um perdão de pena e costuma ser concedido todos os anos, em período próximo ao Natal. Previsto na Constituição, é destinado a quem cumpre requisitos especificados em um decreto presidencial. Se for beneficiado com o indulto, o preso tem a pena extinta e pode deixar a prisão. Entre os beneficiados, estão condenados por crimes praticados sem violência ou grave ameaça, mulheres condenadas a penas não superiores a oito anos e que tenham doença crônica ou sejam portadoras de deficiência, presos em idade avançada ou com doenças terminais. O texto não contempla os condenados por crimes hediondos, por violência contra a mulher, por crimes contra o meio ambiente e por crimes contra o estado democrático de direito, como é o caso dos condenados pelos atos do oito de janeiro.

Às vésperas do Natal, o número de praias próprias para banho aumentou em Santa Catarina. O relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira aponta que 68 vírgula 91 por cento dos pontos analisados pelo Instituto do Meio Ambiente tiveram resultados positivos no Estado. O valor é maior do que na semana passada, quando a balneabilidade foi de 60 virgula 92 por cento. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 164 estão próprios para banho. Os pontos estão localizados em 28 municípios, incluindo praias movimentadas na temporada, como Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Imbituba e Laguna.

O crescimento considerável da população de Santa Catarina nos últimos 12 anos - com alta de 21 vírgula oito por cento entre as edições de 2010 e 2022 do Censo - também evidenciou que a elevação está relacionada a maior participação da população preta e parda do estado, que agora é de 23 vírgula 29 por cento. A grande parte dos catarinenses se autodeclaram brancos, com 76 virgula 28 por cento dos habitantes. Ou seja, 3 de cada 4 catarinenses se autodeclaram brancos. Novo estudo divulgado nesta sexta-feira IBGE detalha que houve alta de 88 vírgula seis por cento entre pardos e 68 vírgula seis por cento dos pretos residentes em Santa Catarina.

A Justiça em Santa Catarina autorizou a saída temporária de dois mil 239 internos do sistema prisional para o período do Natal, entre 19 e 29 de dezembro. O número ainda pode aumentar se novas autorizações forem concedidas, segundo a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa do Estado. A saída temporária é um direito de reintegração social previsto pela Lei de Execução Penal. O benefício é restrito a apenados que atendem uma série de critérios. Pessoas condenadas que cumprem pena por praticar crime hediondo que tenha causado morte, por exemplo, não têm autorização para sair. O benefício é cedido apenas ao apenado que cumpre regime semi-aberto. A saída é revogada se houver qualquer descumprimento. O sistema prisional de Santa Catarina tem cerca de 25 mil detentos, entre os quais cinco mil e 800 cumprem regime semi-aberto, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o projeto de lei do governo do Estado que traz mudanças no sistema de aposentadorias da Previdência dos servidores estaduais. A proposta foi aprovada em dois turnos por 27 votos a 11. O vice-presidente da assembleia, deputado MAURICIO ESKUDLARK, disse que a proposta é o cumprimento de uma promessa de campanha do governador, JORGINHO MELLO. De acordo com ESKUDLARK, o governador prometeu rever a cobrança da contribuição previdenciária e fez um projeto para ampliar a base de servidores isentos. Ele disse que não há condições de acabar com a contribuição dos 14 por cento como defendiam os sindicatos, porque a previdência do estado é deficitária.

O projeto de lei aprovado nesta semana pelos deputados faz uma cobrança escalonada da contribuição previdenciária dos servidores aposentados. De acordo com o vice-presidente da Alesc, deputado MAURICIO ESKUDLARK, em 2024, ficam livres do desconto os aposentados e pensionistas que recebem dois salários mínimos. No ano seguinte, 2025, a faixa de isenção aumenta para dois salários mínimos e meio e em 2026, chega ao limite máximo de três salários mínimos. Sindicatos de servidores defendiam a retirada desta cobrança para todos que recebem até o teto do regime geral do INSS. ESKUDLARK reforçou que a medida agravaria o déficit da Previdência, que deve chegar a seis bilhões de reais em 2024. O deputado disse que a proposta aprovada é a mais justa para os servidores e viável para o governo.

Além da mudança no desconto de 14 por cento, a proposta também divide os servidores em dois grupos diferentes para cálculo de aposentadoria. Os servidores atuais permanecem no regime de repartição, em que os servidores da ativa pagam os benefícios dos atuais aposentados e pensionistas. No entanto, quem ingressar no serviço público estadual a partir de 2024, contribuiria para um fundo de capitalização que iria garantir os recursos futuros para as aposentadorias. O deputado MAURICIO ESKUDLARK explicou que nesse modelo, Estado e servidores em atividade contribuem para um fundo que é aplicado em investimentos, com a intenção de que ele garanta o pagamento dos benefícios a esse mesmo grupo quando ele se aposentar.

O deputado estadual do PT, FABIANO DA LUZ, criticou o projeto que cria um novo fundo previdenciário para quem ingressar no serviço público a partir de 2024. Segundo o parlamentar, essa divisão dos servidores em dois regimes diferentes é uma segregação de massas negativa para o funcionalismo. O parlamentar votou contra a matéria. Ele disse que a divisão da categoria em dois fundos previdenciários vai enfraquecer os dois grupos de servidores, tanto os antigos quanto os novos. FABIANO DA LUZ também se posicionou contra o projeto que prevê um escalonamento da cobrança dos 14 por cento de contribuição previdenciária para servidores aposentados do estado. O parlamentar reconheceu que o projeto do governo representa um pequeno avanço, mas não é isso que os servidores querem e precisam. Ele explicou que mesmo com a aprovação, as outras propostas que tratam do tema seguem em tramitação e podem ser votadas em 2024.

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina está próximo de comemorar cem anos. A informação é do comandante geral da corporação, coronel FABIANO DE SOUZA, que esteve nesta semana em municípios da região para acompanhar diversas solenidades. De acordo com ele, a instituição vai completar o centenário em 2026. Atualmente, o Corpo de Bombeiros está presente em 142 municípios, porém, é conveniado com 292. São dois mil 685 bombeiros militares e mais de cinco mil comunitários formados, dos quais diariamente 350 atuam nas guarnições Ele citou que os Bombeiros tem ainda uma grande frota de veículos e embarcações para auxiliar nos trabalhos.

2023 foi um ano desafiador para os Bombeiros de Santa Catarina. É o que avalia o comandante geral, FABIANO DE SOUZA. Os meses de outubro e novembro, segundo ele, entraram para a história do estado como um dos maiores desastres vividos, onde mais de 70 por cento dos municípios decretaram calamidade pública ou situação de emergência devido às chuvas. O comandante disse que o ano também foi desafiador por outras situações, como é o caso do ataque a creche de Blumenau e o apoio que foi prestado para outras unidades da Federação. 82 bombeiros foram enviados para o Rio Grande do Sul, um para o Canadá e um para atuar nos incêndios florestais na região norte do país. SOUZA frisou que foram inúmeras operações de destaque durante o ano.

O vice-prefeito de Iporã do Oeste, VALMOR REIS, assumiu o Executivo municipal durante as férias do prefeito, ADÉLIO MARX. O ato de transmissão do cargo ocorreu na quarta-feira. O prefeito reassumirá o Executivo no dia 02 de janeiro. Na tarde de ontem, o prefeito em exercício, VALMOR REIS, recebeu no gabinete, o presidente da Câmara de Vereadores, PAULO SÉRGIO MARX, que devolveu ao Executivo, os valores recebidos pela Câmara ao longo de 2023, totalizando 267 mil 211 reais e 72 centavos. PAULO MARX salientou que a devolução feita pela Câmara reforça a importância da responsabilidade fiscal e do uso consciente dos recursos públicos. O prefeito em exercício, VALMOR REIS, disse que o recurso será direcionado para áreas prioritárias, beneficiando diretamente a comunidade.

A coleta seletiva de lixo terá alterações neste fim de ano em Iporã do Oeste, devido aos feriados de Natal e Ano Novo caírem em segundas-feiras. Com isso, a coleta será feita na véspera dos feriados, nos domingos, dias 24 e 31 de dezembro. Conforme o sócio proprietário da empresa Serni Reciclagens, SÉRGIO MALLMANN, o início da coleta será às seis horas da manhã e nessas datas serão recolhidos apenas resíduos orgânicos. Ele chamou atenção da população que nas segundas-feiras, dias 25 de dezembro e primeiro de janeiro, não haverá coleta de lixo. Por isso, a população deve ficar atenta para não colocar o lixo nas ruas nos dias em que não terá passagem do caminhão.

A Igreja Matriz Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste terá três celebrações especiais de Natal. Neste sábado, terá celebração da missa, às 19h, com cantos litúrgicos entoados pelo Coral de Iporã do Oeste. Logo após, terá recital de Natal com diversos cantos natalinos nas línguas alemã, italiana e portuguesa. Amanhã domingo, véspera de Natal, a Missa Natalina na Matriz será celebrada às 19h e terá transmissão ao vivo pela Rádio Oeste FM. Na segunda-feira, a missa de Natal será celebrada às oito e meia da manhã.

O tempo do advento é reservado para a preparação espiritual ao Natal, uma das maiores festa da cristandade, que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A observação é do pároco da paróquia católica São João Berchmans de São João do Oeste, padre HUGO JOSÉ MENTGES. Ele destacou que a matriz terá uma celebração especial neste domingo, véspera de Natal, com missa campal na praça da cidade, às oito horas da noite. Ele lembrou que a primeira missa campal foi celebrada durante a pandemia, quando não era permitida a aglomeração de pessoas em ambiente fechado. A missa de Natal na praça da matriz teve grande aceitação dos fiéis e por isso, a paróquia decidiu realizá-la permanentemente nesse local. O padre HUGO MENTGES salientou que as celebrações no interior serão realizadas pelo padre, URBANO MULLER, missionário jesuíta natural de São João do Oeste, que atua no vale do Rio Javarí, na Amazônia.

Integrando a programação do Tempo de Natal, será realizado neste sábado, em São João do Oeste, o show de patinação alusivo ao aniversário de 30 anos do clube Rosas do Sul. A programação vai acontecer no ginásio municipal Valmei Paulo Ertel. De acordo com a coordenadora da programação Tempo de Natal, ANELISE KAUFMANN, o show vai começar às 20h com uma bela apresentação e participação de ex-patinadores do clube Rosas do Sul. Ela salientou que todo o público está convidado para participar da programação, que terá cobrança de ingresso espontâneo.

A coordenadora da programação Tempo de Natal de São João do Oeste observou que como o grupo recebe apoio do Setor de Cultura do município, os valores arrecadados serão destinados para a confecção de trajes e compra de outros itens necessários para as apresentações. ANELISE KAUFMANN mencionou que no evento deste sábado será fornecido completo serviço de copa cozinha. O show de patinação do clube Rosas do Sul marcará o enceramento da programação natalina deste ano em São João do Oeste, que teve grande participação do público em várias atrações realizadas nas últimas semanas.

O Município de São João do Oeste, em parceria com a ACASJO – Associação Cultural Alemã e a ACISJO – Associação Comercial e Industrial, realizou a quinta edição da Expo São João, entre os dias 08 e 11 de dezembro. Conforme o presidente da Associação Comercial e da Comissão Central Organizadora, JOEL FOLLMANN, a feira ocorreu com grande sucesso e neste momento ainda está sendo trabalhado no fechamento dos números e pagamento das contas relacionadas à organização do evento. De forma geral, ele avaliou que a quinta Expo São João foi satisfatória para os organizadores, para o público e para as empresas que participaram expondo seus produtos e serviços. FOLLMANN frisou que agora é momento de avaliar os pontos positivos e negativos para que as próximas edições sejam ainda melhores.

GLOBO REGIONAL – 23.12.23 – SÁBADO – MARCOS

Uma das questões que deve ser melhorada nas próximas edições da Expo São João é o estacionamento, visto que as ruas são estreitas nas proximidades do parque e não há terrenos com espaço ideal nas proximidades para serem utilizados como estacionamento. O presidente da Associação Comercial e Comissão Organizadora, JOEL FOLLMANN, destacou ainda que o parque da Expo teve novidades neste ano, porém, nem todas tiveram avaliação positiva e isso também deve ser revisto. Um dos pontos positivos que deve ser mantido nas próximas feiras é a parceria com a ACASJO, que trouxe a característica cultural, musical e as danças típicas da cultura alemã para a feira.

Sobre os trabalhos da Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste em 2023, o presidente apontou como grande destaque, a participação da entidade na organização da Expo São João deste ano. JOEL FOLLMANN destacou que está encerrando o mandato frente à presidência da Associação e que está realizado com o trabalho voluntário que prestou em prol da comunidade empresarial de São João do Oeste. No mandato de 2024 a 2027, a ACISJO será comandada pelo empresário, TIAGO BRACHT FOLLMANN. A posse da nova diretoria será em um cerimonial previsto para ocorrer no início de fevereiro, com data ainda a ser marcada.

A Polícia Rodoviária Federal iniciou à meia-noite desta sexta-feira, a Operação Natal 2023, que intensifica a fiscalização nas rodovias federais do Estado, com o objetivo de reduzir o número de acidentes. A operação termina às 23h59 de segunda-feira. Entre as ações previstas estão o enfrentamento à embriaguez ao volante, controle da velocidade, fiscalização de ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, dispositivos de retenção para crianças, uso do celular ao volante, além de atividades de educação para o trânsito. As fiscalizações serão desenvolvidas de forma integrada com órgãos municipais e as polícias militares.

Um homem ficou ferido ao ser atingido por golpes de faca nesta sexta-feira, em Campo Erê. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das dez e meia da noite pelos brigadistas que faziam a prevenção de um evento natalino, para atender a ocorrência na Avenida Getúlio Vargas, na praça da cidade. Ao chegar no local, a equipe que estava na praça já havia feito curativos compressivos no homem, de 35 anos, que apresentava três ferimentos superficiais. Após avaliação, ele foi levado pelos socorristas para atendimento no Hospital Santo Antônio, de Campo Erê.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.