ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 23/11/18

O tempo é de céu encoberto na região Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de pancadas de chuvas. A temperatura pode chegar aos 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou o dia em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro e 70 para a venda. Já o peso argentino está cotado a 11 e 50 para venda e 10 e 50 para a compra.

As autoridades sul-coreanas começaram nesta quinta-feira a desmantelar o maior matadouro de cães do país. O complexo Taepyeong-dong, localizado na cidade de Seongnam, no sul de Seul, agrupava pelo menos seis matadouros, que abrigavam centenas de cães e era um dos principais fornecedores de carne canina de restaurantes especializados em todo o país. O lugar será desmantelado em dois dias e se transformará em um parque público, segundo as autoridades municipais. A carne de cachorro faz parte da tradição culinária do país, onde cerca de um milhão de bichos dessa espécie são abatidos anualmente, segundo estimativas.

A Assembleia francesa vai votar na próxima semana um projeto de lei que causa forte polêmica no país. Apelidado de “lei contra a palmada”, o texto prevê proibir que “violências educativas ordinárias” sejam utilizadas contra as crianças. Apesar do viés pedagógico do projeto de lei que não prevê nenhuma punição aos pais que recorrerem a violências consideradas “leves” para corrigirem os filhos, a questão provoca um intenso debate na França. Na Assembleia francesa, deputados da direita e extrema direita denunciam a intenção de ingerência do Estado na vida das famílias. Essa não é a primeira vez que “a lei da palmada” é proposta no país.

O Facebook confirmou a contratação de uma companhia de relações públicas, vinculada ao partido Republicano nos Estados Unidos, no ano passado para investigar críticos públicos da rede social. O caso foi reportado pelo jornal “The New York Times” na semana passada, e foi confirmado pelo diretor de comunicações e políticas públicas ELLIOT SCHRAGE, que está deixando a rede social. Em comunicado, SCHRAGE eximiu o presidente da empresa, MARK ZUCKERBERG, e o vice de operações SHERYL SANDBERG, de culpa e negou que ambos estivessem a par dos negócios feitos com a companhia. Em nota ele disse que teria sido uma irresponsabilidade não entender os antecedentes e potenciais conflitos de interesse dos nossos críticos.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO do PSL anunciou, nesta quinta-feira a indicação do professor RICARDO VÉLEZ RODRÍGUEZ para a chefia do Ministério da Educação. BOLSONARO divulgou a informação por meio de sua conta oficial no Twitter. RODRÍGUEZ é professor emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. A indicação de VÉLEZ RODRIGUEZ ocorre após a bancada evangélica reagir negativamente às especulações em torno do nome de MOZART NEVES RAMOS, diretor do Instituto AYRTON SENNA, para o comando da pasta.

Uma suspeita de bomba no Aeroporto Internacional de Salvador provocou o atraso no desembarque de três voos, na noite desta quinta-feira. As informações foram divulgadas pela concessionária Vinci Airports, que administra o terminal aéreo. A empresa não detalhou em quanto tempo os desembarques foram atrasados, mas, em nota, informou que o alerta surgiu depois que um objeto suspeito foi encontrado durante uma inspeção de rotina em uma bagagem.

O futuro ministro da Economia PAULO GUEDES indicou o nome do economista RUBEM NOVAES para a presidência do Banco do Brasil. Já para a presidência da Caixa Econômica Federal, o nome indicado por GUEDES é do também economista PEDRO GUIMARÃES. Os dois economistas estiveram na sede do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, nesta quinta-feira. Ambos nomes já foram submetidos ao presidente eleito JAIR BOLSONARO. Para a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Ipea, GUEDES indicou CARLOS VON DOELLINGER, pesquisador do instituto.

A décima segunda Procuradoria Regional do Trabalho em Santa Catarina entrou com uma ação civil pública contra a Havan e o empresário LUCIANO HANG, em que pede o pagamento de até 100 milhões de indenização por danos morais, por influenciar o voto dos funcionários durante o período eleitoral. O Ministério Público do Trabalho pede à Justiça que determine o pagamento de 75 milhões em danos morais coletivos, e mais cinco mil em danos morais individuais para cada um dos 15 mil trabalhadores da rede de lojas.

A ação questiona a publicação de vídeos nas redes sociais, e a realização de uma enquete eleitoral entre os funcionários, que sabiam qual era a preferência de voto do empregador.A indenização por danos morais individuais é pleiteada pela Procuradoria por entender que a rede de lojas utilizou seus trabalhadores como cabos eleitorais. HANG afirmou, nesta quinta-feira que a ação é mais um absurdo brasileiro, e disse que há órgãos que ajudam a destruir empresas e intimidar quem tem voz.

Uma portaria publicada no Diário Oficial nesta semana convoca ao retorno imediato ao trabalho os cerca de 270 policiais civis que tiveram a aposentadoria especial suspensa em Santa Catarina. O ato é conjunto das secretarias de Segurança Pública e Administração e os servidores deverão se apresentar no local de trabalho à época da aposentadoria. Os benefícios foram tornados sem efeito este mês pelo Iprev. A Polícia Civil informou que os casos estão sendo analisados pontualmente pela Delegacia Geral, que está dando orientação e suporte. A maioria dos servidores está sendo distribuída para atuar em funções administrativas. Entre os policiais que deverão voltar ao trabalho estão delegados, agentes, escrivães e psicólogos.

O governador do Estado EDUARDO PINHO MOREIRA esteve na manhã desta sexta-feira em Chapecó onde participou do ato de inauguração do Presídio Feminino. O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, LEANDRO ANTÔNIO SOARES LIMA também participou da programação. A nova estrutura tem 286 vagas e custou 16 milhões de reais, sendo metade do Ministério da Justiça e o restante do Governo de Santa Catarina. A nova estrutura vai contar com 74 agentes penitenciárias femininas, 17 agentes masculinos, 13 assistentes administrativos além de 10 profissionais da área da saúde e assistência social. O espaço contará ainda com áreas como berçário, lactário, brinquedoteca, creche e atendimento médico e odontológico.

O lançamento do Itaipu Rural Show. Cooperativa Regional Itaipu reuniu, agora de manhã, a direção, coordenação do evento, patrocinadores e autoridades, dentro do complexo, onde será realizado o evento dias 30 e 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. O presidente da cooperativa ARNO PANDOLFO dirigiu os trabalhos e aproveitou para pedir empenho aos deputados, em favor do agronegócio. Estiveram presentes deputado estadual FABIANO DA LUZ e o federal CELSO MALDANER.

Palestra sobre Empoderamento Feminino marcará Dia Internacional da Não Violência Contra a mulher. ADRIANE DE JESUS – secretária de assistência social de São Lourenço do Oeste, comenta que durante o mês de novembro, a Secretaria Social, realiza encontros nos distritos do interior tendo por objetivo sensibilizar grupos de pessoas sobre a violência contra as mulheres. Explica que a ideia foi fazer com que as pessoas percebam situações de violência em seu círculo de convivência, bem como auxiliar em seu processo evolutivo.

É importante ressaltar que a violência contra as mulheres se apresenta de muitas formas. ADRIANE, explica que se caracteriza violência: ação ou omissão, com discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause danos, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral e psicológico. Observa que muitas vezes, a mulher pensa que violência é apenas a física, e por falta de conhecimento acaba aceitando muitas atitudes que lhe causam dor e sofrimento.

Além dos encontros, o Dia Internacional da Não Violência Contra a mulher será lembrado pela Secretaria Social e Creas com palestra. Conforme a secretária ADRIANE DE JESUS, a palestrante será DAYANE CRISTINA LIMA, mais conhecida como “Creide”. Ela reúne milhões de seguidores em suas redes sociais. O tema será “Empoderamento Feminino” e, de uma forma divertida, falará de vida, superação e conquistas. A palestra acontece amanhã às 13 horas e 30 minutos no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira. A entrada é gratuita.

Apae de Anchieta comemora 35 anos com ação de graças. A escola especial Martinho Burger desenvolve uma programação especial na próxima segunda-feira, a partir das 13 horas e 30 minutos, envolvendo famílias, ex-presidentes, diretoria e voluntários. A diretora, IONE PRESSOTTO explica que haverá uma homenagem e uma celebração para agradecer o trabalho prestado ao longo destes anos atendendo pessoas com deficiências físicas e mental.

São muitos avanços em termos de atendimento, oferta de serviços de saúde, estrutura e compra de equipamentos. Além disso, ao longo das três décadas houve capacitação e especialização dos professores. Mas, existem algumas dificuldades. IONE cita também a questão de contratação de professores que até ano passado era feita com intermédio do Estado. A diretora afirma que os recursos do Fundo Social repassados tem auxiliado no pagamento de despesas, no entanto, a ajuda dos voluntários com doações em ações beneficentes e pedágios é que garante o funcionamento.

Alunos reproduzem monumentos históricos da cidade no Programa Educação de Tempo Integral. A informação é do secretário de educação de São Lourenço do Oeste ALEX TARDETTI. Segundo ele, aconteceu no centro de evento a primeira Mostra de Trabalhos e Apresentações do Programa Educação de Tempo Integral. Ação mostrou para a comunidade os jogos educativos que foram feitos e utilizados pelos alunos do programa ao longo do ano, além de prestigiar as apresentações teatrais encenadas pelas próprias crianças.

Uma das oficinas interdisciplinares trabalhou o Hino Municipal da cidade. De uma maneira lúdica, as crianças fizeram o resgate histórico dos prédios, praças e monumentos históricos de São Lourenço do Oeste. Conforme TARDETTI, primeiro, as crianças passaram por locais como Mirante, Instituto Bom de Bola, Marco do Cinquentenário, prefeitura, praças da Liberdade e da Bandeira e Igreja Matriz. Depois, na oficina de robótica, os alunos confeccionaram, com peças de lego, os prédios e locais visitados.

Trabalho de toda a equipe foi fundamental para o sucesso do programa. O secretário frisa que em 2019 contará com 100 novos alunos, já que o Programa Educação de Tempo Integral acontece de forma gradativa. Reconhece e envolvimento das famílias que aceitaram o convite e tornaram-se nossos parceiros na construção dessa nova modalidade de ensino, que chegou para ficar e que muito contribuirá para o desenvolvimento humano, social, cultural e econômico de São Lourenço do Oeste.

Curso de criadores de abelhas reúne mais de 15 municípios em Saltinho. ALAÉRCIO PELENTIR - O TATO, Secretário de Agricultura de Saltinho ressalta que a capacitação vai envolver cerca de 15 municípios da região. Só em Saltinho são aproximadamente 30 criadores de abelhas. Segundo o secretário, o encontro será amanhã a partir das 9 horas no CTG, com encerramento previsto para às 15 horas e 30 minutos. De acordo com TATO, a cada ano a capacitação é feita em um dos municípios participantes.

Celesc atua para conscientizar população sobre o cuidado com atividades rotineiras que podem resultar em acidentes. Segundo SANDRO VALMÓRBIDA – gerente comercial da Celesc regional de São Miguel do Oeste que atende toda região, essa é uma campanha de grande importância. Em meio às funções do dia a dia, muitas pessoas não percebem o quanto se arriscam em atividades rotineiras, que envolvem a possibilidade de choque elétrico e que podem, em diversos casos, ser fatais. O gerente questiona? Quem nunca viu brincadeira de empinar pipa ou não conhece alguém que já trocou um chuveiro, instalou antena de TV ou mesmo trocou uma lâmpada por conta própria? Essas atividades são de risco, mas muitas pessoas a fazem sem nenhum equipamento de segurança.

Para alertar a população sobre esse perigo quase invisível, a Celesc, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Elétrica promove a todos os anos a Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica. Objetivo dessa semana, segundo SANDRO, é reforçar ações de educação e conscientização. Com o título "É aí que Mora o Perigo", a campanha destaca cinco principais situações em que ocorrem acidentes elétricos: construção e manutenção predial; ligação clandestina de energia; brincadeira com pipa; instalação de antena de TV; além de poda de vegetação.

Campanha da Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica acontece desde 2006. SANDRO MALMÓRBIDA – gerente comercial da Celesc regional de São Miguel do Oeste, relata que um levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Elétrica mostra que houve queda anual de 16 por cento no número de acidentes com a rede elétrica e uma redução de 14 por cento nas mortes em função dessas ocorrências.

Mesmo com a diminuição de casos e da eficácia das campanhas, ainda há registros de 838 acidentes por ano no Brasil. O gerente frisa que essa redução nos acidente é pelo esforço de todas as distribuidoras de energia na orientação correta da população. Durante todo o ano, a Celesc realiza ações de conscientização com estudantes do ensino fundamental de escolas públicas por meio de palestras, além de trabalhar o tema em eventos e iniciativas de comunicação da Empresa. Durante a Semana de Segurança, as iniciativas são ampliadas com ações específicas em cada uma das 16 regionais da Empresa.

Registros de acidentes em Santa Catarina em 2017 são 13. Destes, SANDRO, comenta que dez foram fatais, dois graves e um leve. Em 2018 até agora foram oito acidentes, sendo cinco fatais, dois graves e um leve. O principal setor com mortes ocasionadas pelo contato com a rede de energia foi o da construção e manutenção predial, totalizando 29 por cento dos casos. Os famosos "gatos" foram a segunda maior causa de mortes em acidentes com a rede, com 11 por cento do total de casos.

Motorista é detido por dirigir embriagado. Por volta das 23 horas e 30 minutos de ontem, na rodovia SC-157 em São Lourenço do Oeste, a guarnição da Polícia Militar Rodoviária, prendeu em flagrante delito, pelo crime de embriaguez ao volante, um homem de 53 anos. Ele conduzia um Celta, qbuando foi abordado pela polícia. O motorista foi levado para a Delegacia de São Lourenço do Oeste.

Argentino expulso do exército acusado por crimes durante a ditadura é preso em Maravilha. Na tarde de ontem, Policiais Militares de Maravilha conduziram até a Delegacia um homem que se encontrava na rodoviária da cidade fardado com roupas militares e alegando ser do Exército Argentino. Na Delegacia, CLAUDIO VALLEJOS se identificou como sendo capitão do Exército Argentino. Imediatamente os Policiais Civis fizeram contato com Policiais da Argentina, os quais confirmaram que ele é ex-militar, mas que havia sido expulso por envolvimento em vários crimes.

Em consulta aos sistemas internos de inteligência, verificou-se que ele possuía ampla ficha criminal, tendo cumprido pena em diversas prisões estaduais e sido extraditado no ano de 2013 para a Argentina. Além dessas informações, em contato com Policiais Federais da imigração brasileira, foi confirmado que VALLEJOS havia sido expulso do Brasil. Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem passou a desacatar os Policiais Civis, os ameaçando de morte, momento em que foi dada voz de prisão, sendo necessário o uso da força para conter o conduzido.

Ex-militar é acusado por crimes de tortura, homicídio, sequestro e desaparecimento forçado de pessoas durante a ditadura militar na Argentina entre 1976 e 1983. Em razão da constatação do crime federal de reingresso de estrangeiro expulso do País, os Policias Civis e Militares de Maravilha o conduziram para o Auto de Prisão em Flagrante pela Polícia Federal de Chapecó pelos crimes de desacato, resistência e também de reingresso de estrangeiro expulso.

Argentino preso diz que Polícia Civil atuou de forma arbitrária. Em entrevista para a reportagem da Peperi, o argentino CLAUDIO VALLEJOS, preso ontem, em Maravilha, disse que a Polícia Civil atuou de forma arbitrária e que ele nunca foi do exército, como foi divulgado. O vídeo da entrevista pode ser acessado no site da Peperi. www.peperi.com.br.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.