ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 23 10 2018

-MINISTROS DO STF REAGEM AS DECLARAÇÕES DE EDUARDO BOLSONARO

-SC TEM SALDO POSITIVO DE MAIS DE SETE MIL VAGAS DE EMPREGO EM SETEMBRO

-REDE DE COMBATE AO CANCER AMPLIA HORÁRIO PARA EXAMES PREENTIVOS

-PATRULHA MARIA DA PENHA DA PM COMPLETA UM MÊS DE ATIVIDADES

-MUNICÍPIO VAI DESATIVAR SETE LOMBADAS ELETRÔNICAS NO CENTRO DA CIDADE

-QUASE 60 VEÍCULOS SÃO FLAGRADOS POR EXCESSO DE VELOCIDADE NA BR 282

-SAÍDA DE PISTA NA SC 161 DEIXA MAIS DUAS PESSOAS FERIDAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas é encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O presidente de Camarões, PAUL BIYA, conseguiu se reeleger com grande vantagem, ampliando um período de 36 anos no poder em meio a alegações de fraude feitas pela oposição. Ao 85 anos, BIYA é o líder mais antigo da África subsaariana. A vitória lhe dá mais sete anos no poder. Ele obteve 71 por cento dos votos. Na semana passada o Tribunal Constitucional rejeitou todas as 18 petições de denúncia de fraude.

O presidente da Turquia, RECEP ERDOGAN, afirmou nesta terça-feira que há fortes sinais de que o assassinato do jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI foi planejado e de que ele foi morto de uma forma selvagem. JAMAL, colunista do jornal "Washington Post" e crítico do poderoso príncipe herdeiro saudita, desapareceu em dois de outubro, depois de entrar no consulado saudita em Istambul para obter documentos para se casar. O presidente turco afirmou que 18 pessoas foram detidas pelas autoridades sauditas e ele pediu que os suspeitos sejam julgados em Istambul.

O ex-vice-presidente equatoriano JORGE GLAS, que cumpre pena de seis anos de prisão por receber suborno da construtora Odebrecht, iniciou nesta segunda-feira uma greve de fome. O advogado dele, EDUARDO FRANCO, está em condições deploráveis e desumanas. O ex-vice-presidente, que está preso há um ano, foi condenado por receber 13 milhões e 500 mil dólares em subornos da Odebrecht.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI, CELSO DE MELLO e ALEXANDRE DE MORAES reagiram com firmeza às declarações do deputado federal reeleito EDUARDO BOLSONARO a respeito da Corte. Para o presidente do Superior Tribunal de Justiça, JOÃO OTÁVIO DE NORONHA, a fala foi superdimensionada e não representa risco. DIAS TOFFOLI, afirmou por meio de nota nesta segunda-feira que "atacar o Poder Judiciário é atacar a democracia". O ministro CELSO DE MELLO, decano do STF, disse que declaração do deputado eleito é inconsequente e golpista. Ontem, JAIR BOLSONARO pediu desculpas pela manifestação do filho.

O candidato do PSL, JAIR BOLSONARO recebeu o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, IVES GANDRA MARTINS FILHO e líderes de igrejas evangélicas. A tarde, o candidato do PSL conversou com representantes de diversas áreas da indústria. Eles fizeram uma série de pedidos para o setor produtivo, entre eles, a redução dos impostos e dos juros. Em entrevista coletiva, BOLSONARO falou, entre outros temas, sobre saneamento básico. O candidato do PSL também falou sobre privatização e disse que a equipe prepara um plano de privatização, sem citar quais empresas seriam vendidas.

Uma visita a uma cooperativa de catadores de papel em São Paulo foi o primeiro compromisso do candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, nesta segunda-feira. No encontro, o candidato petista recebeu o apoio do Movimento Nacional de Catadores.HADDAD assinou um compromisso com 13 propostas feitas pela categoria, como incentivar as prefeituras a implantarem a coleta seletiva de lixo e a cederem espaços públicos para as associações e cooperativas de catadores. O candidato do PT disse que a agenda ambiental é importante para o Brasil e que os catadores são professores dessa agenda.

Depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, começou uma força-tarefa para vistoria desses espaços em vários Estados. Em Santa Catarina, o Ministério Público de Santa Catarina, com apoio de órgãos e instituições de proteção ao patrimônio público, iniciou nesta segunda-feira as atividades. No Estado, os Promotores de Justiça que conduzirão as ações começarão vistoriando os museus de Jaraguá do Sul. Ao todo, serão inspecionados 14 museus em diferentes regiões de SC até o dia sete de novembro. Durante a vistoria serão avaliados principalmente itens de segurança, infraestrutura e acesso para visitação.

Após três meses de mutirão da Defensoria Pública, dois mil e 700 processos de execução de pena foram analisados. Desde 16 de julho, 25 defensores públicos do estado realizam uma força-tarefa para rever seis mil processos de presos do regime semiaberto com a finalidade de minimizar a superlotação carcerária catarinense. A partir da iniciativa, são feitos pedidos de liberdade ou de prisão domiciliar, com o uso de monitoramento eletrônico para detentos do semiaberto, entre outros encaminhamentos. A previsão é de que o mutirão seja finalizado até 14 de dezembro.Atualmente, Santa Catarina tem quatro mil e 900 presos no semiaberto, dos quais três mil e 300 estão de forma irregular.

Em Santa Catarina, o saldo de empregos em setembro foi de sete mil 217, o maior desde fevereiro deste ano. Os dados são do cadastro geral de empregados e desempregados do governo federal. O Estado teve crescimento pelo segundo mês consecutivo, recuperando as consecutivas perdas de maio, junho e julho, que totalizaram um saldo de menor oito mil 745.No ano, o mercado de trabalho catarinense gerou 44 mil 933 empregos. Os setores que puxaram os números foram o de serviços, o comércio e a indústria. Quanto a variação, o único setor que demitiu mais que admitiu foi o da construção civil.

O encerramento do quarto Concurso de Redação Habiteto em parceria com a Secretaria de Educação está marcado para a próxima sexta-feira. O evento vai acontecer no Clube Comercial, as oito e 15 da manhã. O concurso envolve alunos do sexto ao nono ano das escola municipais. O assunto das redações foi definido a partir da Campanha da Fraternidade tem como tema “Melhorando o Nosso Mundo”. Nesta sexta serão premiadas a melhores redações. A programação também prevê apresentações culturais e um coquetel a todos os participantes.

O Centro de Educação Infantil Pequeno Polegar encerrou na sexta-feira as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência com alunos das oito turmas de pré-escola. O Proerd Kids foi realizado com os 136 alunos que frequentam o Pequeno Polegar. O trabalho teve orientação de um policial militar instrutor e acompanhamento dos professores e equipe pedagógica da escola. De acordo com o diretor do Pequeno Polegar, MAURICIO AGUSTINI, a ideia de trazer o Proerd para a escola teve o objetivo de aproximar as crianças da Polícia Militar.

O Proerd Kids envolve alunos das séries iniciais em três encontros pré-agendados com a escola. A informação é do coordenador da iniciativa, sargento ALTAIR VILANI. Ele explicou que o Proerd trabalha cerca de dez temas com os alunos, entre eles, regras e comportamentos no trânsito, uso de cinto de segurança e capacete, uso da faixa de pedestres e respeito as famílias, professores e responsáveis. A formatura da turma do Proerd Kids no centro de educação Pequeno Polegar aconteceu na sexta-feira.

A secretaria de saúde está promovendo uma série de ações voltadas a prevenção do câncer entre as mulheres do município. O Outubro Rosa é um mês de conscientização, especialmente quanto a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Na manhã do último sábado, aconteceu o Dia D de prevenção, na sede da Secretaria de Saúde, com a coleta de preventivos, exames de tireoide, Glicemia, Pressão Arterial, teste rápido da sífilis, Acuidade VisualDaltonismo, manutenção de óculos, dicas e maquiagem nas participantes e orientações da equipe da Dengue. Todos os atendimentos foram gratuitos.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer vai realizar nesta semana a coleta de material para o exame preventivo de câncer de colo. De acordo com a presidente da Rede, SALETE RAICHERT, o horário será estendido para facilitar o atendimento das mulheres que trabalham durante o dia. A preventivo pode ser feito em dois momentos: entre uma e meia e quatro e meia da tarde entre seis e oito da noite. SALETE disse que o exame preventivo é fundamental para o diagnóstico da doença. Ela comentou que identificação precoce pode evitar as consequências mais graves do câncer.

A programação do Outubro Rosa de São Miguel do Oeste também prevê uma palestra no próximo sábado sobre câncer e cuidados com a saúde da mulher. Os temas serão abordados pela ginecologista e obstetra, CHRISTIANNI COSTA. Durante o evento serão entregues os resultados dos exames às pacientes que participaram do Dia D. A atividade está marcada para sábado, as oito e meia da manhã no Sesc. De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, enfermeira SIRLEI CERETTA, a participação das mulheres nas atividades desenvolvidas pelo Outubro Rosa é muito boa. Ela também reforçou a necessidade da prevenção para evitar novos casos de câncer no município.

O programa Rede de Catarina de Proteção à Mulher está completando um mês de atividades em São Miguel do Oeste. Uma das principais ações é a patrulha Maria da Penha. A guarnição, formada por um homem e duas PMs mulheres, atua no acompanhamento de vítimas de violência doméstica. De acordo com a cabo da PM, JULIANA MACHADO, a patrulha faz visitas e monitora a situação de mulheres que já sofreram algum tipo de violência e estão sob medidas protetivas. O objetivo é garantir a efetiva proteção das mulheres que buscaram a ajuda do estado. JULIANA disse que o balanço dos primeiros 30 dias do programa é muito positivo no município.

Cerca de 20 mulheres vítimas de violência doméstica e que estão sob medidas protetivas emitidas pela justiça foram visitadas pela patrulha Maria da Penha nos últimos 30 dias. A informação é da cabo da PM, JULIANA MACHADO. Ela explicou que a equipe encontrou um quadro bastante diversificado. Em alguns casos, a mulher retornou a conviver com o agressor e não houve nenhuma nova agressão. Algumas vítimas relataram que o ex-companheiro continua fazendo ameaças, especialmente via mensagem de wattsapp. JULIANA explicou que a patrulha orienta as mulheres sobre as medidas que devem ser tomadas.

A violência contra a mulher ainda é uma questão que preocupa a sociedade e que exige o envolvimento de diversas entidades e instituições no combate ao problema. Além da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, existem outras ações para apoiar as mulheres vítimas de violência no município. A cabo da PM, JULIANA MACHADO esteve no RPN primeira edição de ontem e disse que todas essas ações podem ajudar a aumentar a segurança das mulheres. No caso da Patrulha Maria da Penha, uma das consequências é o aumento da efetividade das medidas protetivas para as vítimas.

O Departamento Municipal de Trânsito de São Miguel do Oeste começou a implantação de faixas elevadas nas ruas de mão única. Trata-se de uma espécie de lombada físicas nos principais cruzamentos das ruas Marcilio Dias e XV de Novembro. De acordo com a secretaria de desenvolvimento urbano, MARLI DA ROSA, o objetivo da colocação das faixas elevadas é diminuir a velocidade nos cruzamentos e reduzir o risco de acidentes. Ele explicou que as ações também servem para melhorar o fluxo de veículos e trazer segurança aos condutores e pedestres. O próximo passo será a retirada das rotatórias e pintura das faixas.

Ao todo foram instaladas três faixas elevadas na XV de novembro e mais duas na Marcilio Dias. Além disso, a prefeitura também vai retirar pelo menos cinco rotulas que estão nas esquinas que estão recebendo as faixas elevadas. A secretaria MARLI DA ROSA explicou que a remoção das estruturas ainda deve começar ainda nesta semana. Ela disse que assim que as condições do tempo forem favoráveis, a prefeitura vai retirar as rótulas e fazer a correção do asfalto em seguida. Segundo MARLI, as medidas vão aumentar a fluidez no trânsito nas vias de mão de única.

A prefeitura já comunicou a empresa Kopp que pretende desativar pelo menos sete lombadas eletrônicas no centro da cidade. A informação é da secretária de Desenvolvimento Urbano, MARLI DA ROSA. Ela explicou que os equipamentos serão substituídos por lombadas físicas já que o objetivo é melhorar o transito e não punir os motoristas.

Além da substituição das lombadas eletrônicas por físicas, da instalação de faixas elevadas e da retirada de rótulas do centro, o trânsito de São Miguel do Oeste terá mais uma alteração nos próximos dias. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano, MARLI DA ROSA, o município vai trocar alguns semáforos de lugar. Uma alteração já definida é a retirada da sinaleira que fica na rua Santo Dumont, proximidades da estação rodoviária. O equipamento será deslocado para a esquina de baixo, na rua Marcílio Dias, proximidades do Fórum da cidade.

A Justiça do Trabalho de São Miguel do Oeste concedeu uma liminar contra a direção de uma empresa de Palma Sola com o objetivo de combater práticas ilícitas de assédio eleitoral na relação de emprego. De acordo com denúncia do Ministério Público do Trabalho, o proprietário da empresa, LUIZ HENRIQUE CRESTANI, teria tentado induzir o voto dos funcionários ao colocar um cartaz na empresa em que prometia folga aos empregados caso o candidato a presidente JAIR BOLSONORA fosse eleito no primeiro turno. Além disso gravou vídeos dentro de sua empresa mostrando cartazes do referido candidato. O juiz determinou que o proprietário da empresa divulgasse a decisão judicial na empresa e gravasse um vídeo com o teor da decisão.

O empresário de Palma Sola acusado pelo Ministério Público de assédio eleitoral na relação de emprego não poderá adotar condutas que tentem influenciar o voto de seus empregados e nem prometer vantagens ligadas ao contrato de trabalho. De acordo com a determinação da Justiça do Trabalho a multa é de 20 mil para cada item em caso de desobediência, além de processo criminal. O empresário LUIS CRESTANI foi surpreendido com a intimação. Ele disse que a decisão não tem fundamento e afirmou que “querem que as pessoas fiquem quietas. O empresário disse que não coagiu ninguém, mas que que vai cumprir o determinado pela justiça.

Um veículo com placas de São Miguel do Oeste foi flagrado transitando a 162 quilômetros por hora neste final de semana na BR 282. O fato foi registrado pela Policia Rodoviária Federal durante trabalho de fiscalização na região de Maravilha. A velocidade do Civic era mais que o dobro do limite permitida no trecho que é de 80 quilômetros por hora. Segundo os policias, além do Civic, um Gol de Chapecó também foi flagrada a 158 quilômetros por hora. Outros 58 veículos também estavam acima da velocidade permitida e as imagens foram captadas pelos equipamentos da PRF.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste recuperou neste final de semana uma moto que havia sido furtada no município. A moto YBR 125 estava estacionada na frente da casa da vítima no bairro São Gotardo. As guarnições iniciaram buscas e por volta das nove e meia da manhã de domingo, a motocicleta foi localizada abandonada no mesmo bairro. A moto foi recolhida e devolvida ao proprietário. O autor do furto não foi localizado.

A Polícia Civil está investigando um acidente de trânsito que pode ter sido provocado por um homem inconformado com a separação da ex-mulher. O acidente aconteceu na manhã de ontem na BR 163 em Guaraciaba. Foi uma saída de pista seguida de capotamento de um Ônix, de Guaraciaba, que era conduzido por uma mulher. O pai da condutora também estava no carro e os dois ficaram feridos. A mulher relatou que o marido dela bateu duas vezes no carro, fazendo com que ela perdesse o controle e capotasse na BR-163. A vítima também afirmou que ambos estavam em processo de separação e o homem já teria feito ameaças. O delegado CLÉVERSON MULLER disse que já foi requerida a medida protetiva urgente e agora o inquérito policial seguirá sob o comando da delegacia de Guaraciaba.

Mais um acidente foi registrado nesta segunda-feira na curva da SC 161. Foi uma saída de pista de uma carreta carregada com produtos de limpeza. O acidente aconteceu perto de Romelândia por volta das três horas da tarde. O motorista do veículo perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu em uma ribanceira. Ele sofreu ferimentos nas pernas e nos braços. A caroneira teve suspeita de traumatismo craniano. Os dois foram levados pelo helicóptero do Saer - Serviço Aeropolicial de Fronteira da Polícia Civil – para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A curva da SC 161 já teve vários acidentes, inclusive com mortes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.