ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 23/10/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O presidente de Camarões, PAUL BIYA, conseguiu se reeleger com grande vantagem, ampliando um período de 36 anos no poder em meio a alegações de fraude feitas pela oposição. Ao 85 anos, BIYA é o líder mais antigo da África subsaariana. A vitória lhe dá mais sete anos no poder. Ele obteve 71 por cento dos votos. Na semana passada o Tribunal Constitucional rejeitou todas as 18 petições de denúncia de fraude.

O presidente da Turquia, RECEP ERDOGAN, afirmou nesta terça-feira que há fortes sinais de que o assassinato do jornalista saudita JAMAL KHASHOGGI foi planejado e de que ele foi morto de uma forma selvagem. JAMAL, colunista do jornal "Washington Post" e crítico do poderoso príncipe herdeiro saudita, desapareceu em dois de outubro, depois de entrar no consulado saudita em Istambul para obter documentos para se casar. O presidente turco afirmou que 18 pessoas foram detidas pelas autoridades sauditas e ele pediu que os suspeitos sejam julgados em Istambul.

O ex-vice-presidente equatoriano JORGE GLAS, que cumpre pena de seis anos de prisão por receber suborno da construtora Odebrecht, iniciou nesta segunda-feira uma greve de fome. O advogado dele, EDUARDO FRANCO, está em condições deploráveis e desumanas. O ex-vice-presidente, que está preso há um ano, foi condenado por receber 13 milhões e 500 mil dólares em subornos da Odebrecht.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI, CELSO DE MELLO e ALEXANDRE DE MORAES reagiram com firmeza às declarações do deputado federal reeleito EDUARDO BOLSONARO a respeito da Corte. Para o presidente do Superior Tribunal de Justiça, JOÃO OTÁVIO DE NORONHA, a fala foi superdimensionada e não representa risco. DIAS TOFFOLI, afirmou por meio de nota nesta segunda-feira que "atacar o Poder Judiciário é atacar a democracia". O ministro CELSO DE MELLO, decano do STF, disse que declaração do deputado eleito é inconsequente e golpista. Ontem, JAIR BOLSONARO pediu desculpas pela manifestação do filho.

O candidato do PSL, JAIR BOLSONARO recebeu o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, IVES GANDRA MARTINS FILHO e líderes de igrejas evangélicas. A tarde, o candidato do PSL conversou com representantes de diversas áreas da indústria. Eles fizeram uma série de pedidos para o setor produtivo, entre eles, a redução dos impostos e dos juros. Em entrevista coletiva, BOLSONARO falou, entre outros temas, sobre saneamento básico. O candidato do PSL também falou sobre privatização e disse que a equipe prepara um plano de privatização, sem citar quais empresas seriam vendidas.

Uma visita a uma cooperativa de catadores de papel em São Paulo foi o primeiro compromisso do candidato do PT à Presidência, FERNANDO HADDAD, nesta segunda-feira. No encontro, o candidato petista recebeu o apoio do Movimento Nacional de Catadores.HADDAD assinou um compromisso com 13 propostas feitas pela categoria, como incentivar as prefeituras a implantarem a coleta seletiva de lixo e a cederem espaços públicos para as associações e cooperativas de catadores. O candidato do PT disse que a agenda ambiental é importante para o Brasil e que os catadores são professores dessa agenda.

Depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, começou uma força-tarefa para vistoria desses espaços em vários Estados. Em Santa Catarina, o Ministério Público de Santa Catarina, com apoio de órgãos e instituições de proteção ao patrimônio público, iniciou nesta segunda-feira as atividades. No Estado, os Promotores de Justiça que conduzirão as ações começarão vistoriando os museus de Jaraguá do Sul. Ao todo, serão inspecionados 14 museus em diferentes regiões de SC até o dia sete de novembro. Durante a vistoria serão avaliados principalmente itens de segurança, infraestrutura e acesso para visitação.

Após três meses de mutirão da Defensoria Pública, dois mil e 700 processos de execução de pena foram analisados. Desde 16 de julho, 25 defensores públicos do estado realizam uma força-tarefa para rever seis mil processos de presos do regime semiaberto com a finalidade de minimizar a superlotação carcerária catarinense. A partir da iniciativa, são feitos pedidos de liberdade ou de prisão domiciliar, com o uso de monitoramento eletrônico para detentos do semiaberto, entre outros encaminhamentos. A previsão é de que o mutirão seja finalizado até 14 de dezembro.Atualmente, Santa Catarina tem quatro mil e 900 presos no semiaberto, dos quais três mil e 300 estão de forma irregular.

Em Santa Catarina, o saldo de empregos em setembro foi de sete mil 217, o maior desde fevereiro deste ano. Os dados são do cadastro geral de empregados e desempregados do governo federal. O Estado teve crescimento pelo segundo mês consecutivo, recuperando as consecutivas perdas de maio, junho e julho, que totalizaram um saldo de menor oito mil 745.No ano, o mercado de trabalho catarinense gerou 44 mil 933 empregos. Os setores que puxaram os números foram o de serviços, o comércio e a indústria. Quanto a variação, o único setor que demitiu mais que admitiu foi o da construção civil.

Caps tem programação especial para mulheres. Segundo a professora ANA CAROLINA WERNER do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê, está semana está cheia de atrações voltadas apenas para as mulheres, em alusão ao Outubro Rosa, que visa a prevenção e conscientização a saúde da mulher. Ontem aconteceu a Tarde da Beleza. Numa parceria com profissionais da beleza do município, as mulheres tiveram uma tarde especial. Elas receberam dicas de como arrumar o cabelo, cuidados com a pele, unha e maquiagem.

Mostrar o potencial de cada mulher é objetivo da Programação do Outubro Rosa. Afirmação é da professora ANA CAROLINA WERNER do Caps. Ela diz que o envolvimento das pacientes foi muito bom e elas se sentiram valorizadas e bonitas. ANA, diz que a programação segue até quinta-feira. Hoje pela manhã teve palestra motivacional com a coach GISELI SUTILLI.

Sorteio da ação entre amigos da APAE ocorre essa semana. A informação é de LUCIANA ARTUSO diretora da Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais- APAE de Campo Erê. Ressalta que a venda está boa e segue até quinta feira, na sexta o sorteio acontece às nove e meia da manhã na escola. A diretora afirma que quem quiser ainda contribuir pode procurar na APAE, o valor é de dois reais e concorre a diversos prêmios.

Recursos serão investidos em prol da escola. Quem afirma é LUCIANA ARTUSO. Salienta que nesse ano foram iniciados vários projetos, entre eles, a estufa adaptada para ser trabalhada com os alunos, e parte desse dinheiro será usado nisso. Afirma também que após a contabilização do dinheiro adquirido com a rifa, será feito uma reunião com a associação e definido onde será investido.

Empresários ainda tentam vencer a crise instalada em todo país.

Mesmo com sinais de avanço, o presidente da Acislo – Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, MÁRCIO NIERÓTIKA, relata que a classe ainda busca alternativas para superar as dificuldades com atual economia, pois os reflexos ainda estão presentes nas empresas.

Acislo espera que agora com as eleições 2018, os eleitos possam dar um salto importante na economia do Brasil. O presidente entende que só assim o empresariado possa voltar a gerar mais renda e emprego a população. NIEÓTIKA, acrescenta que apesar da situação, os empresários têm inovado, seja em produtos ou atendimento, para oferecer mais condições aos consumidores, e isso tem segurado muitos comércios.

Estimativa é que este final de ano seja bom, com índices maiores de venda. A observação é do presidente da Acislo de São Lourenço do Oeste MÁRCIO NIERÓTIKA. Segundo ele, mais uma vez recai sobre os empresários essa situação que o país se encontra, mas assegura que não existe outra alternativa a não ser trabalhar para que isso se modifique. No entendimento do presidente, o poder de inovação da classe é que os mantém no ramo, mas a esperança é de mudanças, com o novo presidente escolhido no próximo domingo. Observa que a política, assim como a greve dos caminhoneiros influenciou na economia, e o que resta é trabalhar para reverter esse quadro.

Quartel dos bombeiros ainda precisa de equipamentos e adequar estrutura. Conforme o comandante VANTUIR SCHOENINGER que assumiu recentemente, aos poucos as coisas vão acontecendo, e o quartel vai se estruturando com equipamentos e viaturas para oferecer atendimento de qualidade. O GBM ainda tem dificuldade com a carência de alguns equipamentos que são necessários. Acredita que com muito trabalho nos próximos dois anos, o quartel consiga complementar o que falta para desempenhas as atividades de resgate. Comenta que a estrutura do quartel também precisa de adequações. Apesar da empenho dos campoerenses na construção, ficou algumas coisas para trás.

Déficit no efetivo preocupa comandante dos bombeiros. VANTUIR SCHOENINGER, relata que por causa disso, não foi possível realizar as atividades nas escolas neste mês das crianças. Destaca que o quartel está trabalhando com o efetivo mínimo, apesar do convênio com os municípios que cedem agentes de defesa civil. No próximo mês, VANTUIR, conta que um novo militar deve compor o efetivo em Campo Erê, já que em Novembro se formam os novos soldados aprovados no concurso público.

Quartel atende três municípios. O GBM atua em Campo Erê, Saltinho e São Bernardino, em todas as ocorrências, de incêndio, acidente de trânsito e atendimentos pré-hospitalares. Basta ligar no 193, número de emergência do Corpo de Bombeiros Militar. SCHONEINGER, destaca que o quartel atende também sempre que acontece alguma emergência, até a divisa de Palma Sola e parte do estado do Paranã que faz divisa com Campo Erê. Objetivo, cita o comandante é ajudar as pessoas independentemente das fronteiras.

Campo Erê conta com oito bombeiros militares. VANTUIR SCHOENINGER – comandante do quartel em Campo Erê, cita que o número mínimo de soldados para um quartel de bombeiros é nove. Se no mês que vem o estado ceder mais um para o município, o quadro de efetivo estará adequado para um grupamento de bombeiro militar. No entanto, para continuar com atendimento de qualidade é indispensável a parceria com os municípios.

Polícia encontra munição calibre 12 na casa de vítima de homicídio. Segundo o sargento MELO da Polícia Militar de Marmeleiro, na tarde de ontem os policiais civis e militares fizeram uma busca na residência de DIOLINDO ROCHA, que foi morto com vários tiros de espingarda calibre 12, na noite de sábado, no interior do município Linha Barra Bonita. Eles foram até a casa e após buscas foi localizado 22 munições de calibre .12 intactas. As munições foram entregues na delegacia de Marmeleiro para posterior perícia.

Município estava a dois anos sem registrar nenhum homicídio. Segundo o sargento ARLINDO MELO SANTOS, a polícia recebe com bastante pesar essa ocorrência, pois Marmeleiro estava há dois anos sem nenhum crime desse tipo. Ele acredita que a morte da vítima, devido a sua ficha criminal, foi encomendada. As investigações seguem, diz o sargento a fim de identificar autoria do crime.

Homem do Lar de Idosos está desaparecido. Por volta das 13 horas de ontem, um homem identificado como ARISTEU RODRIGUES DA SILVA, de 58 anos, que residia no Lar de Idosos São Brás, na rua Rio de Janeiro, Centro, de São Lourenço do Oeste, saiu sem que seus cuidadores percebessem. Por volta das 21 horas o Corpo de Bombeiros, policias civil e militar foram notificadas oficialmente do fato, e iniciaram os procedimentos de busca, contando com auxílio de binômios (bombeiro e cão), porém até o momento ele não foi localizado.

Idoso é alto cerca de 1,60 metros, é magro, possui histórico médico de mal de parkson e demência leve. Ele trajava calça de moletom verde clara e blusa marrom, podendo ter tirado a mesma e ficado com uma camiseta preta e branca, usava na ocasião um chapéu preto. Qualquer informação, pode ser informada pelos fones 190 e 193.

Notas falsas continuam circulando no comércio. Há alguns dias a Polícia Militar de São Lourenço do Oeste vem registrando a circulação de notas falsas no município. Conforme a PM, o dono de um bar, de 47 anos, informou que um homem chegou até o local pedindo para trocar uma nota de 100 reais. Ele notou que a cédula era falsa e disse que chamaria a polícia. Neste momento o homem deixou o bar e saiu correndo, entrando em um Fiat Uno de cor prata. A cédula foi entregue à delegacia. Fica o alerta a todas as pessoas para que redobrem o cuidado ao receberam qualquer cédula, principalmente ao comércio. Em caso de suspeita, ligar para o 190.

Incêndio em vegetação deixa bombeiros mobilizados por uma hora.

Por volta das 22 horas de ontem, a Guarnição do ABTR-134 - Auto Bomba Tanque Resgate foi acionada para atendimento de incêndio em vegetação, um reflorestamento de eucalipto. O sinistro ocorreu na Rua Claudino Crestani, estrada de acesso ao Faxinal. No local encontrava-se cerca de mil metros quadrados em chamas. Foram gastos cerca de mil litros de água para combate e rescaldo, além da utilização de soprador e abafadores. Todo o processo foi realizado em cerca de uma hora de trabalho.

Homem é preso por tentativa de estupro de vulnerável. A Polícia Militar de Renascença recebeu uma denúncia de que uma mulher que possuí deficiência de audição e dificuldade para se comunicar havia sofrido uma tentativa de estupro. Os pais dela relataram que a tentativa ocorreu pelo namorado da sogra da jovem. Ele tentou agarrar a força quando estava no banheiro da residência da sogra que fica ao lado de sua casa, no bairro Cristo Rei. A vítima resistiu às investidas, mas mesmo assim o homem conseguiu a tocar várias vezes nas partes intimas. A jovem conseguiu fugir e pedir socorro ao marido. O autor fugiu para rumo desconhecido.De pose destas informações a polícia iniciou buscas e localizou o suspeito em Marmeleiro. Ele foi preso e encaminhado à delegacia.

Antiga escola é destruída por incêndio no interior. Por volta da meia noite e 25 o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, foi acionado para atender a um incêndio em edificação escolar de alvenaria, com aproximadamente 60m², na linha Rio Bonito, na cidade de Novo Horizonte. A edificação era utilizada como residência por um homem de 52 anos, que não teve ferimentos. As chamas destruíram totalmente a edificação e bens móveis. Foram utilizados cerca de 5.000 litros de água para combater as chamas e rescaldo. A causa do sinistro é desconhecida.

Saída de pista deixa dois feridos na SC-161. O acidente aconteceu pouco após as 15 horas de ontem, na curva da morte, local que registra uma série de ocorrências semelhantes desde a pavimentação da rodovia, que liga Anchieta e Romelândia. As informações de populares que passaram pelo local são de que o motorista de uma carreta carregada de produtos de limpeza perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu em uma ribanceira.

Havia um casal no veículo. O homem que dirigia a carreta sofreu ferimentos nas pernas e nos braços e a caroneira teve suspeita de traumatismo craniano, com corte na face. O helicóptero do Saer - Serviço Aeropolicial de Fronteira da Polícia Civil e equipe de resgate Aeromédico foram chamados para transferência das vítimas para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Os feridos foram atendidos pelos bombeiros de Anchieta e pelas ambulâncias da saúde das prefeituras de Anchieta e Romelândia. Não foram divulgados detalhes sobre as placas da carreta e identidade das vítimas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.