ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 23/08/2019

GLOBO EM FOCO – 230819

-SENADOR ADIA ENTREGA DO RELATÓRIO DA PEC DA PREVIDENCIA PARA SEMANA QUE VEM

-GOVERNO DEFINE REGRA DE TRANSIÇÃO PARA TRIBUTAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM SC

-TUNÁPOLIS TERÁ PROGRAMA PIONEIRO DE PREVENÇÃO A PROBLEMAS CARDÍACOS

-UCEFF PROMOVE CURSO DE TURISMO E HOSPITALIDADE

-REVITALIZAÇÃO DE AVENIDA URUGUAI DEPENDE DA APROVAÇÃO DOS VEREADORES

-VEREADOR AFIRMA QUE PROJETO NÃO SERÁ APROVADO NO LEGISLATIVO

-POLÍCIA INDICIA QUATRO PESSOAS POR FORNECER BEBIDAS ALCOÓLICAS A ADOLESCENTES

-MULHER É ENCONTRADA MORTA POR VIZINHOS NO INTERIOR

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus. Neste momento graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

A Itália começou nesta quinta-feira uma segunda rodada de consultas para buscar uma solução para a crise deflagrada pela implosão do governo populista formado pelos partidos Liga e Movimento Cinco Estrelas em junho de 2018. Na, o ex-primeiro-ministro italiano, GIUSEPPE CONTE, renunciou ao cargo. Após as consultas, MATTARELLA decidirá se convoca eleições antecipadas, como quer MATTEO SALVINI, o líder da Liga, ou se os parlamentares farão uma nova coalizão que sustente um novo governo.

Depois de imagens dos incêndios florestais na Amazônia acenderem um alerta sobre as queimadas, alguns países sul-americanos ofereceram nesta quinta-feira ajuda ao Brasil e à Bolívia no combate as chamas. O primeiro a se manifestar foi o presidente da Colômbia, IVÁN DUQUE que propôs um trabalho conjunto para proteger o pulmão do mundo. O gesto de DUQUE foi seguido pelo do presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, que afirmou ter conversado com JAIR BOLSONARO, para expressar solidariedade diante desta catástrofe. Ele também fez a mesma proposta ao presidente boliviano, EVO MORALES.

O presidente da França, EMMANUEL MACRON, disse nesta quinta-feira em post no Twitter que a cúpula do G7 precisa discutir os incêndios na Amazônia. O encontro está previsto para este fim de semana, em Biarritz, no sudoeste francês MACRON postou uma foto de um incêndio florestal e chamou as queimadas na Amazônia de "crise internacional" e "emergência". BOLSONARO rebateu e disse que MACRON busca 'instrumentalizar uma questão interna' e critica 'tom sensacionalista' sobre a Amazônia. A foto usada por MACRON é antiga.

A procuradora-geral da República, RAQUEL DODGE, pediu nesta quinta-feira ao presidente JAIR BOLSONARO para vetar integral ou parcialmente o projeto que trata do abuso de autoridade. A proposta foi aprovada pela Câmara na semana passada, e BOLSONARO tem até cinco de setembro para sancionar, vetar parcialmente ou vetar a íntegra do texto. Segundo a Procuradoria Geral da República, RAQUEL DODGE disse a BOLSONARO que a lei não pode enfraquecer as instituições do sistema de Justiça, sem as quais o crime e os ilícitos "prosperam" e os conflitos sociais seguem "sem solução".

O senador TASSO JEREISSATI, relator da proposta de reforma da Previdência, afirmou nesta quinta-feira que adiou para a próxima semana a entrega do parecer sobre o tema. Com isso, acrescentou TASSO, o calendário previsto pelos líderes pode atrasar até cinco dias. Inicialmente, os líderes partidários do Senado previam concluir a votação da proposta em dois de outubro. Depois, o presidente da Casa, DAVI ALCOLUMBRE, informou que a data passou para 10 de outubro. Se o Senado mantiver o texto aprovado pela Câmara, a reforma seguirá para promulgação. Se os senadores modificarem a proposta, a PEC voltará à Câmara para nova análise dos deputados.

O presidente JAIR BOLSONARO comandou na noite desta quinta-feira uma reunião de emergência no Palácio do Planalto com alguns ministros para discutir as queimadas na Amazônia. A reunião não constava da agenda do presidente e foi convocada em razão da repercussão mundial sobre o tema. BOLSONARO assinou um despacho nesta quinta-feira determinando a todos os ministros que adotem medidas necessárias para o "levantamento e o combate a focos de incêndio na região da Amazônia Legal". O objetivo, segundo o despacho, é a "preservação e a defesa da Floresta Amazônica, patrimônio nacional".

O prefeito de Xanxerê, no Oeste catarinense, AVELINO MENEGOLLA e outras quatro pessoas foram condenadas a dois anos e quatro meses de prisão, convertidos em prestação de serviços à comunidade, pelo Tribunal Regional Federal. Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal, o grupo desviou recurso do Programa Sentinela, instituído pelo Ministério da Previdência e Assistência Social, com ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No caso do prefeito, houve pena de multa no valor de dez salários mínimos. Nos demais, dois salários mínimos. Em nota, o prefeito AVELINO MENEGOLLA disse que "confia na Justiça e que irá provar mais uma vez a sua inocência”.

O governo do estado definiu uma nova regra de transição para a tributação de agrotóxicos no estado. A questão foi discutida ontem entre o governador e entidades ligadas ao agronegócio. Os produtos seguem isentos de ICMS até 31 de dezembro e, a partir de janeiro de 2020, o imposto passará a ser por grau de toxicidade. O objetivo é promover o uso consciente dos produtos na agricultura em função do seu potencial tóxico para o meio ambiente e a saúde pública. O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA disse que foi construída uma alternativa que atende o setor produtivo e à sociedade, que apoia a produção de alimentos mais saudáveis.

A proposta de incidência de ICMS sobre defensivos agrícolas é que os agrotóxicos sejam classificados em seis categorias, com variação na carga tributária de acordo com o grau de toxicidade. Os produtos alta e extremamente tóxicos não teriam redução na base de cálculo e permanecerão na faixa vermelha, com 17 por cento de ICMS. Já os que são moderadamente tóxicos, inseridos na faixa amarela, terão 12 por cento. Os produtos da faixa azul, que são pouco tóxicos, terão carga tributária de sete por cento eos improváveis de causar dano agudo, serão tributados em quatro virgula oito por cento. Entre os isentos de ICMS estarão os produtos biológicos e os bioinsumos, incluídos na faixa verde.

Seminário estadual sobre cenário atual do leite será realizado na tarde de hoje em Iporã do Oeste. A programação será realizada no CTG Herança Pampiana, a partir das 14 horas. O seminário foi uma iniciativa das lideranças locais e teve a adesão de todos os sindicatos da micro região Três Fronteiras, que abrange 14 municípios da região Extremo Oeste. O evento terá a presença de autoridades regionais, também do estado e do país, Epagri, empresários locais e representantes da Fetaesc. O objetivo é elaborar uma pauta ao final do seminário para instituir uma política agrícola para o setor do leite. A principal reivindicação dos produtores é reduzir a importação de leite, e garantir preço justo ao produto. Sindicatos de toda região se organizaram para trazer agricultores para o seminário. O objetivo é reunir cerca de mil pessoas.

Tunápolis sedia hoje o Seminário Regional de Turismo. Evento é promovido pelo Conselho Municipal de Turismo e Ameosc. Conforme o secretário executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, o Seminário promove o encontro de negócios e exposição de produtos turísticos. A programação desta sexta-feira, no Eventos Park, em Tunápolis, iniciou pela manhã com palestras sobre turismo rural e o desenvolvimento econômico e social e turismo regional. Segundo FONTANA, ocorre debate sobre estratégias e oportunidades. Durante a tarde de hoje haverá o Encontro Regional de Negócios Turísticos. O secretário lembra que durante todo dia, estão expostos produtos turísticos da região.

Feira Regional do Conhecimento encerra hoje. Evento ocorre na Escola de Pitangueira, interior de Tunápolis. Um dos coordenadores do evento, professor LEANDRO MAYER, destaca que estão presentes projetos de 20 educandários. São 14 escolas estaduais do ensino regular, além do CEJA, Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste e as quatro APAEs dos municípios de abrangência. O professor lembra que no ano passado não ocorreu a feira estadual e com isso a região teve apenas uma amostra de trabalhos. De acordo com LEANDRO MAYER, neste ano volta ser feita a avaliação dos trabalhos e a seleção dos melhores projetos para a Feira Estadual. Ele considera que a Regional de Educação de Itapiranga possui tradição de conquistas sobre tecnologias apresentadas e práticas inovadoras para aplicação na agricultura e outras atividades.

Feira FAIC terá concurso do vovô e da vovó. A Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Iporã do Oeste será realizada de cinco a oito de setembro. A programação está sendo realizada em parceria pela coordenação dos idosos, departamento de cultura e INDACI. De acordo com a coordenadora dos grupos de idosos de Iporã do Oeste, LUCIVANE LUDWING, o concurso será realizado no dia seis de setembro, às 14 horas. Ela destaca que o objetivo principal é valorizar e reconhecer a beleza das pessoas da terceira idade. LUCIVANE explica que podem se inscrever para o concurso casais de idosos que participam dos grupos de Iporã do Oeste. O casal será avaliado por uma comissão de jurados, pela sua simpatia, beleza e desenvoltura. As inscrições devem ser feitas na coordenação dos idosos, junto ao CRAS, e no interior durante os encontros. O casal que for o escolhido também irá representar o município em eventos locais e regionais.

Tunápolis terá programa pioneiro de prevenção a problemas cardíacos voltado a atletas do município. O programa “pratique esporte com segurança, avalie seu coração” será instituído por meio de lei após aprovação do legislativo. O secretário de saúde AQUILES BAMBERG destaca que a ideia de lançar o programa surgiu em virtude de dois jovens terem perdido a vida em Itapiranga, enquanto praticavam esporte. O assunto teve ampla repercussão na mídia, com manifestação da preocupação pelos profissionais da saúde. AQUILES BAMBERG explica que será um programa específico para os atletas do município, para que pratiquem o esporte com segurança. Ele afirma que o objetivo principal é fazer uma avaliação antes de qualquer atividade esportiva, para evitar problemas de saúde, principalmente do coração. O secretário comenta que o público alvo são crianças a partir dos oito anos, que frequentam as escolhinhas, e os demais atletas do município.

Todos os atletas serão submetidos ao exame gratuito do eletrocardiograma, seguindo cronograma de agendamento. Primeiro serão atendidos os atletas das escolinhas e equipes, e depois os demais atletas dos diferentes esportes. AQUILES BAMBERG ressalta que será feito um sorteio entre as equipes que participam do campeonato de futebol para definir a ordem de atletas a realizarem o exame. Para isso, serão disponibilizados horários específicos, podendo ser realizado o atendimento inclusive em sábados. O secretário de saúde ressalta que o laudo será avaliado por médico, e em caso de alteração, novos exames de sangue serão solicitados. Além de possíveis problemas cardíacos, a avaliação objetiva identificar e corrigir erros alimentares e na própria prática esportiva. BAMBERG comenta que uma das explicações de cardiologista, é que o músculo do coração não está fortalecido, e o risco de algum problema é maior.

SJCedro sedia hoje Seminário de Educação Especial do Extremo Oeste. O evento ocorre no clube Cedrense. Conforme a psicóloga da escola da educação especial, CRISTIANE HENDGES o tema é “prevenção e promoção do desenvolvimento infantil” e está sendo organizado em parceria com as Apaes, secretarias de educação, saúde e assistência social, Uninter e patrocinadores. As 500 inscrições colocadas à disposição foram preenchidas em apenas dois dias. O público alvo são os professores, monitores, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas e familiares de pessoas com deficiência. Ela salienta que serão duas palestras ao longo do seminário, uma delas pela manhã com a psicóloga de Xanxerê SABRINA BONGIOVANNI, especialista em terapia cognitivo comportamental e no período da tarde com o neuropediatra de Chapecó, RICARDO RIBEIRO.

Autismo será um dos temas em destaque durante o seminário regional da educação especial nesta tarde. A orientadora da Apae de SJCedro, KATIA CARON afirma que haverá presença do grupo “Mães Azuis” composto por famílias de crianças e jovens com autismo. Elas falarão por cerca de meia hora sobre a organização da entidade, luta pelos direitos e suas dificuldades. Ela destaca que serão vários temas trabalhados sobre as diferentes formas de deficiência e prevenções. O autismo terá destaque devido ao grande número de novos diagnósticos e a maior dificuldade de interação destas pessoas. Os profissionais falarão sobre os marcos de desenvolvimento infantil, atrasos, intervenções, estimulação, medicamentos e novas pesquisas. O seminário também é alusivo ao Agosto Laranja e à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Município realiza entrega de uniforme de verão aos alunos. A secretaria de Educação, São João do Oeste entregou uniformes escolares aos 475 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Conforme a da secretária de Educação SILVANE BAUMGARTEN, a distribuição ocorreu nas cinco escolas de São João do Oeste e contou com a participação do prefeito FERNANDO BISIGO. Salienta que cada estudante recebeu um conjunto de uniforme de verão composto por uma bermuda e uma camiseta. De acordo com SILVANE o uniforme escolar é fundamental para os alunos, por se tratar de uma ferramenta pedagógica que promove a igualdade e a sensação de pertencimento entre os estudantes.

Secretária aponta benefícios da entrega de uniforme escolar. Segundo SILVANE BAUMGARTEN, o Programa Municipal de Uniforme Escolar proporciona um uniforme anual por aluno regularmente matriculado intercalando com entrega de calça e jaqueta e no ano seguinte bermuda e camiseta. SILVANE BAUMGARTEN informa que o valor total investido em 2019 foi de 27 e 600 mil reais. A prefeitura também investiu na aquisição de uniformes para o ganhador do troféu disciplina, agasalhos para as equipes de competição e jalecos para as serventes e merendeiras da rede municipal, num total de quatro mil e 800 reais.

Uceff ainda possui vagas para curso de Turismo e Hospitalidade. Conforme a professora NATHALIA WERLANG, as aulas serão semanalmente nas terças-feiras, nos períodos vespertino e noturno. Este sistema foi adotado em virtude dos profissionais serem de cidades distantes e a necessidade de aproveitar a viagem para viabilizar o curso. O público alvo são profissionais e empreendedores da área do turismo. Proprietários de áreas rurais estão entre o público alvo devido ao crescimento do turismo que explora a natureza. Segundo NATHALIA, a procura maior é de pessoas de Tunápolis, Iporã do Oeste, São João do Oeste e municípios do noroeste do Rio Grande do Sul.

Curso de Turismo e Hospitalidade inicia com palestra. O objetivo é de desenvolver e fomentar o turismo na região oeste catarinense e noroeste gaúcho, por meio da capacitação de profissionais que atendem direta ou indiretamente os turistas que visitam os atrativos culturais, naturais e gastronômicos da região. A professora NATHAIA WERLANG ressalta que na abertura do curso, no dia 27 de agosto, terá palestra gratuita sobre Inovação no Turismo com secretário de Turismo de Canela ÂNGELO THURLER, que vai apresentar o case de turismo da cidade gaúcha. O evento será em parceria da UCEFF com o SEBRAE. NATHALIA destaca ainda que o curso tem carga horária de 50 horas e oferece certificação do Centro Universitário de Itapiranga.

Itapiranga vai investir cinco milhões de reais na Avenida Uruguai. A Prefeitura assinou contrato com a Caixa Econômica Federal para o financiamento. O ato ocorreu na tarde de ontem. O recurso será aplicado em pavimentação e adequação de redes de água e esgoto na Avenida Uruguai. Conforme o prefeito JORGE WELTER, o valor total do financiamento é de quatro milhões e 500 mil reais e a contrapartida do município de 469 mil reais. Os recursos são do Programa Avançar Cidades, Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional. A partir de agora o município encaminha a licitação com objetivo de iniciar as obras ainda neste ano. Segundo o prefeito o projeto contempla apenas parte da obra. O restante depende de recursos do Ministério do Turismo e do Ministério dos Transportes.

Segundo o prefeito, o cronograma apresentado pela prefeitura, estabelece que o valor será liberado conforme a execução das obras, prevista para oito meses. O financiamento terá carência de 10 meses e será devolvido em 240 parcelas mensais. O projeto ainda depende de aprovação dos vereadores para a suplementação do orçamento. JORGE WELTER, reclama da alteração feita pelo vereadores em outro projeto para pavimentação. O prefeito diz que a emenda aprovada pelos vereadores em outro projeto de três milhões e 500 mil reais inviabiliza o financiamento. Objetivo era realizar pavimentações na cidade e interior. Com o pagamento em apenas quatro parcelas, o prefeito diz que compromete as finanças do município.

Prefeito contesta obras inacabadas que geram novos investimentos. JORGE WELTYER não aceita a alegação dos vereadores de comprometimento das finanças do município com projetos de pavimentação asfáltica. Segundo o prefeito, ele herdou vários projetos inacabados que resultaram em alto investimentos. WELTER cita exemplos na área da educação, com a escola de Santo Antônio e o Complexo Educacional em Santa Fé Alta. O prefeito de Itapiranga também lembra do projeto de Saneamento Básico. Informa que a estação de Tratamento de Esgoto tem longo atraso e no momento possui 80 por cento das obras concluídas.

Presidente da Câmara de Vereadores afirma que financiamento para revitalização da Avenida Uruguai não será aprovado. AFONSO NIEHUES demonstra revolta com alteração no prazo para o pagamento. O presidente do legislativo diz que foi aprovado o projeto com 96 meses para o pagamento, tendo um ano de carência. Já o projeto assinado ontem estabelece 240 meses para a devolução do dinheiro com 10 meses de carência. De acordo com AFONSO NIEHUES, o executivo já enviou projeto de suplementação para regulamentar o empréstimo. O presidente da Câmara antecipa que o projeto não será aprovado inviabilizando o contrato assinado ontem com a Caixa Econômica Federal para a liberação de quatro milhões e 500 mil reais.

Polícia indicia quatro pessoas por fornecer bebidas alcoólicas a adolescentes. A delegacia de SMOeste apurou denúncia de que numa festa de aniversário de uma adolescente teriam sido servidas bebidas alcoólicas aos convidados menores, ocasião em que alguns chegaram em casa embriagados, causando indignação dos familiares, que acionaram a Polícia Civil. Os responsáveis pela organização, além do proprietário do estabelecimento, foram indiciados pelo crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Em outro caso investigado pela polícia, a partir de notícia de que uma adolescente havia sido vítima de agressões físicas por amigos, apurou -se que todos estavam embriagados e teriam comprado vodka em um estabelecimento comercial do centro de SMOeste. O proprietário do bar foi reconhecido pelos jovens e também vai responder pelo crime.

Após duas horas de busca, PM captura fugitivo. Por volta das 11 e meia da manhã de ontem um detento do regime semiaberto da Unidade Prisional de Maravilha fugiu enquanto prestava serviços em um terreno na Linha Três Coqueiros. O homem de 22 anos fugiu correndo em direção a um matagal existente nas proximidades do Bairro Bela Vista. Imediatamente iniciou-se uma grande mobilização de Policiais Militares de Maravilha, Cunha Porã e Bom Jesus do Oeste, além do apoio do Canil do 11º Batalhão de Polícia Militar, além de policiais de folga. Após duas horas de cerco e buscas pela mata o fugitivo foi localizado e preso na residência de sua mãe, no Bairro Bela Vista, após a cachorra Luna detectar a presença do cheiro do foragido. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à unidade prisional de Maravilha, onde cumpre pena por roubo.O rapaz havia sido preso no dia 3 de agosto.

Ciclista é transferido helicóptero ao hospital regional após acidente em Palma Sola. Um homem de 56 anos ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente na Avenida José Folador, no centro de Palma Sola. Os bombeiros do município foram chamados por volta das 12h para atendimento da ocorrência envolvendo um Kadet placas de São Lourenço do Oeste e uma bicicleta. Após a batida, ADÃO GOMES OLIVEIRA, que conduzia a bicicleta, teve ferimentos graves e foi levado ao hospital do município. Devido a gravidade do quadro, o paciente foi transferido pela equipe de resgate do Saer Fron e Sara. O helicóptero foi acionado pelo SAMU para suporte a unidade. A vítima apresentava traumatismo craniano e foi transferida ao Hospital Regional do Oeste. A viagem até Chapecó durou 32 minutos.

Polícia Civil realiza fiscalização em Itapiranga. A Polícia Civil, através do Setor de Fiscalização de Jogos, Diversões Públicas e Produtos Controlados, realizou nesta semana, operação com a finalidade de fiscalizar a regularidade dos alvarás de bares, lanchonetes e conveniências do município. Os policiais conferiram o cumprimento do horário de funcionamento e das condições de segurança das pessoas no local. Foi realizada uma notificação para regularização de alvará com prazo de validade expirado. Já os demais estabelecimentos apresentaram regularidade quanto ao alvará da Polícia Civil. A fiscalização de jogos e diversões ocorre em todos os municípios da região.

Mulher é encontrada morta por vizinhos no interior de Dionísio Cerqueira. Um corpo, em avançado estado de decomposição, foi encontrado por populares, na tarde desta quinta-feira na linha São Pedro Tobias. O corpo é de uma idosa de cerca de 70 anos. O Instituto Geral de Perícias de São Miguel do Oeste recolheu o corpo. Conforme os vizinhos, a mulher morava com uma filha, portadora de deficiência, e era assídua frequentadora do Grupo de Idosos. Como não teria participado do último encontro, na quarta-feira, os demais integrantes estranharam e, nesta quinta foram visitar a mulher. O local estava trancado e precisou ser arrombado. Na casa também estava à filha, que não soube explicar a situação. Ela tem deficiência intelectual. A suspeita é de que a morte seja de causas naturais, mas, devido ao estado do cadáver apenas um laudo poderá apontar se havia sinais de violência ou não.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.