-APÓS ENTREGAR DEFESA, BOLSONARO AGUARDA DEFINIÇÃO DE MORAES
-SANTA CATARINA É LÍDER EM CRESCIMENTO DE ENTREGAS POR E-COMMERCE NO PAÍS
-PREFEITO DE PARAÍSO ANUNCIA DESBLOQUEIO DE CONTAS E RETOMADA DE INVESTIMENTOS
-PARLAMENTO JOVEM APROVA PEDIDO PARA CAMPANHA DE EDUCAÇÃO SEXUAL
-VEREADORES ENTREGAM MOÇÃO DE APLAUSOS A ENTIDADES DO MUNICÍPIO
-INCÊNDIO ATINGE SILO SECADOR DE GRÃOS EM COOPERATIVA DA REGIÃO
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMENS SUSPEITOS DE FURTO DE GÁS NO CENTRO DA CIDADE
A previsão para as próximas horas é sol com aumento de nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus. A máxima deve chegar a 22 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a sexta-feira cotado em cinco reais e 55 centavos. O euro está valendo seis reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.
Negociadores russos estão na Turquia para as primeiras negociações de paz com a Ucrânia em quase dois meses. A agência estatal TASS informou que as negociações ocorreriam ainda nesta quarta-feira em Istambul. As partes em conflito realizaram duas rodadas anteriores de negociações em Istambul, em 16 de maio e 2 de junho, que levaram à troca de milhares de prisioneiros de guerra e dos restos mortais de soldados. Mas não houve avanços em direção a um cessar-fogo ou a um acordo para encerrar quase três anos e meio de guerra. Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, ameaçou impor novas sanções severas à Rússia e aos países que comprassem suas exportações, a menos que um acordo de paz fosse alcançado em 50 dias.
O presidente da Turquia, RECEP TAYYIP ERDOGAN, pediu na terça-feira à comunidade internacional que "se unisse" contra a "brutalidade" israelense em na Faixa de Gaza. Ele disse que ninguém com um pingo de dignidade humana pode aceitar a crueldade com que dezenas de inocentes morrem todos os dias por falta de um pedaço de pão ou de um gole de água. Desde que a guerra em Gaza começou, ERDOGAN tem sido um dos críticos mais severos e veementes de Israel. No mês passado, o presidente turco chamou o primeiro-ministro israelense BENJAMIN NETANYAHU de “maior ameaça” à segurança no Oriente Médio.
Os Estados Unidos se retiraram da UNESCO, organização cultural das Nações Unidas, nesta terça-feira, alegando que a continuidade na organização não era do interesse nacional dos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Estado do país, “a UNESCO trabalha para promover causas sociais e culturais conflitantes e mantém um foco desmedido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda globalista e ideológica para o desenvolvimento internacional, em desacordo com a política externa de 'América em Primeiro Lugar'”. A diretora-geral da Unesco, AUDREY AZOULAY, declarou, por meio de um comunicado nesta terça-feira, lamentar a decisão do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, de retirar o país da organização pela segunda vez.
Os Ministérios da Fazenda e do Planejamento anunciaram nesta terça-feira a liberação de 20 bilhões e 600 milhões de reais no orçamento de 2025. Para avaliar a necessidade de bloqueio ou liberação de recursos no Orçamento, o governo fez uma nova estimativa das receitas e despesas para este ano e considerou ajustes no aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras, confirmado parcialmente pelo Supremo Tribunal Federal, além de uma série de medidas, várias delas implementadas por meio de medida provisória. Entre as MPs que permitiram o descongelamento do orçamento estão o aumento da alíquota sobre bets; a taxação de "fintechs" que são empresas de tecnologia em serviços financeiros; a limitação de compensações tributárias; o pé-de-meia dentro do piso de educação e a receita adicional de 17 bilhões com exploração de recursos naturais, como o pré-sal.
As vendas de carne bovina do Brasil para os Estados Unidos caíram 61 por cento em junho em relação a abril, mês em que as exportações para os americanos bateram recorde. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Carne, o Brasil enviou 47 mil 836 toneladas de carne bovina in natura para os Estados Unidos, maior quantidade vendida para um mês, em 2025. Mas, em maio, o volume caiu para 27 mil 413 toneladas, um mês depois de DONALD TRUMP anunciar uma sobretaxa de 10 por cento para os produtos brasileiros. A queda nas exportações de carne do Brasil se acentuou em junho, com 18 mil 232 toneladas. Em julho, porém, o presidente dos Estados Unidos anunciou que a taxa subirá para 50 por cento em primeiro de agosto.
Após entregar ao STF explicações sobre a declaração dada à imprensa na segunda-feira, o ex-presidente JAIR BOLSONARO aguarda uma definição de seu futuro pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES. Na terça-feira, os advogados de BOLSONARO disseram que ele “jamais considerou” que estava impedido de conceder entrevistas, já que as medidas cautelares impostas inicialmente não proibiam expressamente declarações aos meios de comunicação. A defesa pediu que MORAES esclareça o alcance das medidas cautelares. Os advogados disseram ainda que o ex-presidente observa “rigorosamente” as regras impostas e que não fará mais manifestações públicas até que a Corte torne mais objetivos os termos exatos das proibições. Na manifestação, a defesa argumentou que a concessão de entrevistas não poderia ser interpretada como violação de medidas cautelares.
Os portos de Santa Catarina registraram um avanço significativo na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2025. Só o Porto de Itajaí, por exemplo, registrou um crescimento histórico, passando de 104 mil toneladas em 2024 para um milhão 859 mil em 2025, o que representa um aumento de mil 686 por cento. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o avanço é resultado da volta da gestão federal, no início do ano, e de um pacote de 844 milhões em investimentos, que promete modernizar o terminal e torná-lo mais eficiente. O porto teve as atividades interrompidas em 2022, durante uma tentativa de privatização. No Norte do Estado, o Porto de São Francisco do Sul também se destaca com oito milhões e 800 mil toneladas movimentadas entre janeiro e junho, quase 100 mil a mais que no mesmo período do ano passado.
Santa Catarina teve uma taxa de crescimento de 275 por cento no envio de pacotes nacionais por e-commerce no segundo trimestre de 2025, envolvendo pequenos, médios e grandes negócios, em relação ao mesmo período do ano anterior. O número posiciona o Estado com o maior índice de crescimento no país. Os números fazem parte da segunda edição do “Mapa da Logística”, realizado pela Loggi, que apresentou dados e tendências de entregas de pacotes no segundo trimestre de 2025 no Brasil. Além disso, Santa Catarina se destacou como vice-líder em quantidade de envio de pacotes por pequenas e médias empresas, com 16 por cento das remessas, mais que o dobro da participação das grandes marcas que ficou em seis e meio por cento.
O governador JORGINHO MELLO e o secretário de Estado do Meio Ambiente e de Economia Verde, EMERSON STEIN, assinaram nesta terça-feira, a minuta do decreto que institui o sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo no estado. A solenidade foi acompanhada pelo presidente da Fiesc, MARIO CEZAR DE AGUIAR. A federação atuou em conjunto com a pasta de Meio Ambiente estadual na construção da iniciativa. A publicação do decreto no Diário Oficial será realizada nos próximos dias. A partir de agora, na prática, com esse sistema, as empresas poderão adquirir créditos correspondentes ao volume de resíduos que gera no mercado, junto às cooperativas de reciclagem que, por sua vez, reciclam, na sequência, um volume de resíduos correspondente a esses créditos adquiridos previamente pelas empresas.
Terminam amanhã as inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Guaraciaba. Para realizar a inscrição, é necessário apresentar documentos pessoais da criança e do responsável.
Segundo a Secretária de Assistência Social, MILENA BALBINOT, as inscrições devem ser realizadas diretamente no CRAS, durante o horário normal de expediente. Ela destacou que o programa é destinado a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, oferecendo uma oportunidade importante de convivência, aprendizado e fortalecimento de vínculos. As atividades do Serviço de Convivência acontecem sempre no contra turno escolar, com turmas atendidas tanto no centro da cidade, como na Linha Ouro Verde, de forma descentralizada.
O lançamento oficial da Feira Movimenta Guaraciaba está marcado para amanhã, dia 24 de julho. A informação é da secretária de Indústria e Comércio, CINTHIA BORSATTO. O evento de lançamento está marcado para as sete e meia da noite no CTG Fronteira do Oeste. O lançamento contará com jantar por adesão e música ao vivo. As fichas já estão à venda na patronagem do CTG e nas cooperativas e entidades parceiras. CINTHIA disse que a expectativa é grande já que a feira será uma vitrine para os produtos da cidade e um momento de integração e lazer para toda a comunidade. Esta será a primeira edição da feira voltada exclusivamente para as empresas e produtores rurais da cidade.
O Instituto Santé, entidade que faz a gestão do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, disponibilizou uma ferramenta para a comunidade que permite acompanhar, em tempo real, quantas pessoas estão em atendimento nos Prontos Socorros dos hospitais. Trata-se de um portal digital que pode ser usada diretamente pelo celular ou computador. O usuário seleciona a unidade hospitalar de interesse e, em seguida, é direcionado ao Portal PS Agora Santé, onde visualiza imediatamente o número de pacientes em atendimento. Atualmente, as unidades integradas ao serviço são o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste; Hospital Santo Antonio, em Guaramirim e Hospital São Luiz, em Campo Alegre.
Os secretários executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina, vinculadas à Federação Catarinense de Municípios, estiveram reunidos, nesta semana, para mais uma rodada de alinhamento e debate sobre pautas relevantes para a gestão pública municipal. O encontro buscou fortalecer a atuação conjunta das associações, promovendo a troca de experiências e a articulação em torno dos desafios administrativos e jurídicos enfrentados pelas gestões locais. Durante os dois dias de atividades, estiveram em pauta temas como a Atuação do Tribunal de Contas do Estado junto às Associações de Municípios; os avanços e impactos da Reforma Tributária para os municípios; Fundo Social e formas de financiamento e o programa Estrada Boa Rural.
A reunião dos secretários executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina é também uma oportunidade para troca de experiências sobre boas práticas administrativas, soluções em consórcios públicos e desafios comuns entre as regiões. A afirmação é do presidente da Ameosc, prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS. Ele comentou que a presença das lideranças reforça a importância do diálogo federativo e do fortalecimento institucional das entidades que atuam em defesa dos interesses dos municípios catarinenses. A AMEOSC participou do encontro com sua equipe executiva, reforçando o compromisso com o fortalecimento da atuação municipalista e a construção de soluções conjuntas para o desenvolvimento regional.
O prefeito de Paraíso, GILBERTO BELEGANTE, confirmou em entrevista à Rádio Peperi nesta terça-feira, que as contas do município foram oficialmente desbloqueadas, após um período de restrições que se estendia desde novembro do ano passado. O impasse ocorreu devido à falta de prestação de contas de uma emenda parlamentar destinada à construção de uma unidade da Polícia Militar. Com o desbloqueio, a prefeitura volta a ter acesso a emendas parlamentares e recursos estaduais. Ele comentou que agora os recursos começaram a entrar novamente e o município pode, de fato, começar a planejar a parte financeira para executar as ações e colocar em prática a solução de algumas demandas locais.
Entre os recursos já assegurados para o município de Paraíso estão dois milhões de reais destinados à pavimentação da Avenida João Lindermeyer, verba encaminhada pelo governo estadual e mais 350 mil para obras de recuperação de estradas no interior. A informação é do prefeito GILBERTO BELEGANTES. O prefeito também destacou emendas recebidas de deputados estaduais de diferentes partidos, entre eles MAURO DE NADAL, LUCIANE CARMINATTI, PADRE PEDRO BALDISSERA, FABIANO DA LUZ e NEODI SARETTA, que somam valores entre 200 mil e 250 mil cada. Além disso, o município adquiriu uma área de três vírgula três hectares para a construção de casas populares. Paraíso foi contemplado com 25 moradias do programa federal e mais 14 do programa estadual SC Mais Moradia, totalizando 39 unidades.
Os servidores públicos de São Miguel do Oeste estão participando da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2025, com uma programação voltada à promoção da saúde e do bem-estar. Nesta quarta-feira, o evento iniciou por volta das sete e 45 da manhã, no Centro Cultural da Unoesc, com uma palestra sobre “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”. Participaram servidores da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde. Já na parte da tarde o evento será repetido, mas com a participação dos profissionais da Educação Infantil, Pré-escola e demais secretarias. O objetivo é levar informações como forma de conscientização e prevenção aos problemas de saúde mental no trabalho.
Existe um número significativo de servidores que enfrentam problemas na área de saúde mental. A afirmação é da técnica em segurança do trabalho, INÊS CARLA PERSCH THEOBALD. Em entrevista para a Peperi, ela destacou que a saúde mental tem sido uma preocupação crescente. De acordo com ela, os casos são encaminhados ao setor de Gestão de Pessoas, onde são avaliados e encaminhados, inclusive via junta médica ou sistema de saúde. Ela também falou sobre os acidentes de trabalho envolvendo os servidores públicos do município. INES disse que mesmo com o trabalho preventivo da CIPA, eles ainda ocorrem, especialmente nas áreas de obras e educação, com quedas de professores ou incidentes com máquinas.
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2025 na administração municipal continua nesta quinta-feira. A informação é da técnica em segurança do trabalho, INÊS CARLA PERSCH THEOBALD. Amanhã, as atividades começam as três e meia da tarde com atividades de ginástica laboral conduzidas por acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unoesc. Em seguida, às quatro e meia ocorrem as atividades do Horto Medicinal e, no mesmo horário, o encerramento com mateada e apresentação musical. INES disse que os participantes foram orientados a levar cadeira, cuia e térmica, pois a erva-mate será disponibilizada pela organização do evento.
O Parlamento Jovem realizou, nesta terça-feira, a sessão do mês de julho. Durante a reunião, a jovem parlamentar SARAH PALADINI PEREIRA apresentou uma indicação sugerindo à Secretaria Municipal de Saúde o desenvolvimento de uma campanha educacional sobre prevenção e cuidado com doenças sexualmente transmissíveis, com foco nas mulheres residentes na zona rural de São Miguel do Oeste. SARAH afirmou que a abordagem do tema no meio rural ainda encontra “barreiras significativas”, em especial entre o público feminino. Ela menciona a “escassez de dados e pesquisas específicas” e os “preconceitos sociais e culturais que dificultam o acesso à informação e ao cuidado adequado”. O pedido será encaminhado a secretaria de saúde do município.
A sessão da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste desta terça-feira, foi destinada a entrega de homenagens para entidades e personalidades do município. Uma vez por mês, o Legislativo destina uma das sessões ordinárias para a entrega de moções de aplauso apresentadas pelos vereadores. Na sessão desta terça-feira, foram cinco homenagens. A vereadora CRIS ZANATTA, do PSDB, apresentou uma moção de aplauso em reconhecimento ao papel desempenhado pelos colonos e motoristas do município. A homenagem marca a passagem do Dia do Colono e do Motorista, celebrado em 25 de julho. CRIS afirmou que os colonos e os motoristas são "os pilares da segurança alimentar e da economia local" e por isso merecem o reconhecimento.
As vereadoras MARLI DA ROSA, do PL, SILVIA KUHN, do MDB e SISSE VELOZO, do PSD, prestaram uma homenagem à JCI São Miguel do Oeste e aos vencedores da edição desta ano do Concurso Oratória nas Escolas. As vereadoras ressaltam que a iniciativa mobiliza centenas de jovens a cada edição, estimulando-os a refletir sobre temas de grande relevância social e tornando-os "protagonistas em suas comunidades e verdadeiros agentes de transformação". Durante a sessão ordinária desta terça-feira foram realizadas, também, duas homenagens ao judô, a capoeira, aos 40 anos de atuação da Unimed Extremo Oeste e ao Grupo Cavalariano Mate Quente, entidade composta por 16 famílias.
As tarifas de 50 por cento impostas pelo presidente norte-americano DONALD TRUMP ao Brasil terão consequências severas para as indústrias e para a economia de Santa Catarina. A afirmação é da presidente de comércio exterior da Fiesc, MARIA TEREZA BUSTAMANTE. Ela citou que muitas empresas do estado tem os Estados Unidos como principal destino internacional, entre elas, as industrias de madeiras e móveis. MARIA TEREZA esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que se o tarifaço se confirmar, as indústrias terão dificuldades, com impacto na economia de Santa Catarina, inclusive com consequências na geração de renda e de empregos no estado. Ela citou que a tarifa extra dos Estados Unidos não encontra nenhuma justificativa.
A administração de São Miguel do Oeste suspendeu o edital para a definição da empresa vai assumir a gestão dos serviços de agua e esgoto em São Miguel do Oeste. Três empresas interessadas em participar do certame entraram com pedidos de impugnação do edital. Por isso, o processo foi suspenso para apreciação desses pedidos. De acordo com a assessoria de comunicação do município, o processo de licitação deve ser retomado nas próximas semanas. Enquanto essa questão não é resolvida, os serviços de agua e esgoto continua sob responsabilidade da Casan.
Um incêndio em vegetação foi registrado no início da tarde desta terça-feira, na Linha Frederico Wastner, interior de São Lourenço do Oeste. As chamas começaram por volta da uma hora e atingiram uma área de aproximadamente 24 mil metros quadrados de vegetação rasteira. As guarnições do Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foram acionadas para conter o fogo e realizar o rescaldo. Foram utilizados cerca de mil e 500 litros de água. Após o controle do incêndio, a área foi deixada sob os cuidados do proprietário. Não houve feridos.
Um incêndio foi registrado na manhã desta terça-feira no secador de grãos da Cooper A1, em Itapiranga. As chamas tiveram início por volta das oito e meia e ficaram concentradas na parte interna da estrutura, que armazena cerca de 60 toneladas de milho. Para conter o fogo e evitar a propagação, os técnicos da cooperativa optaram por fechar o secador, tentando abafar as chamas. As guarnições dos Bombeiros de Itapiranga e Iporã do Oeste foram acionadas, mas encontraram dificuldades para atuar devido à altura em que o fogo estava localizado. Um guindaste foi solicitado para facilitar o acesso ao ponto crítico. O fogo foi controlado durante o dia e ninguém ficou ferido.
A Polícia Militar prendeu, nesta terça-feira, dois homens suspeitos de furto de botijões de gás no centro de São Miguel do Oeste. Os primeiros crimes foram registrados na manhã de ontem em uma distribuidora, na Rua Waldemar Rangrab. Por volta das 11 e meia da noite de ontem, os suspeitos retornaram a empresa e furtaram outros botijões de gás do local. As guarnições efetuaram um cerco e, com apoio da comunidade local, localizaram os dois suspeitos de 31 anos na Rua Guanabara, próximo ao Fórum. Eles foram detidos e levados para a delegacia de polícia.