ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 23 06 2020

-SENADO DEVE VOTAR HOJE PEC QUE ADIA ELEIÇÕES MUNICIPAIS

-JUSTIÇA VÊ POSSÍVEL ENVOLVIMENTO DE MOISÉS NA COMPRA DE RESPIRADORES

-COMITE DE CRISE ENCAMINHA RETORNO DE MAIS DUAS ATIVIDADES NO MUNICÍPIO

-ENTIDADES PEDEM VETO À EMENDA QUE RETIRA CONTORNO VIÁRIO DO PLANO DIRETOR

-PRESIDENTE DA CÂMARA DEFENDE MUDANÇA E FALA EM “SALVAR A WILLY BARTH”

-POLÍCIA MLITAR FAZ NOVA APREENSÃO DE VINHO ARGENTINA NA FRONTEIRA

-PM APREENDE MACONHA, COCAÍNA E 800 COMPRIMIDOS DE ECSTASY NO SÃO LUIZ

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 85 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A semana passada foi a mais sangrenta para as forças de segurança do Afeganistão em 19 anos de conflito no país, com 291 mortes nas mãos do Talibã. A informação é do governo de Cabul. Nesses sete dias "o Talibã lançou 422 ataques em 32 províncias, nos quais mataram 291 membros das forças de segurança e feriram 550. O Talibã rejeitou os números do governo. Segundo o porta voz do Talibã, " inimigo quer estragar o processo de paz e as negociações inter-afegãs publicando esses informes falsos". As negociações de paz entre o governo e os insurgentes devem ser iniciadas após um breve cessar-fogo no mês passado.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, afirmou nesta segunda-feira que aceitaria se reunir para conversar com o presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, desde que houvesse "respeito" durante o diálogo. MADURO se encontrou com JOE BIDEN, então vice-presidente dos Estados Unidos, em 2015, no Brasil, durante a posse da ex-presidente DILMA ROUSSEFF. Na ocasião, ele pediu "respeito à Venezuela". Durante entrevista no domingo ao site Axios, TRUMP declarou que poderia se reunir com o presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou nesta segunda-feira ordem executiva que suspende a emissão de vistos de trabalho para estrangeiros. O republicano argumenta que a medida servirá para amenizar os riscos ao emprego de norte-americanos após os efeitos da pandemia do novo coronavírus. A suspensão começa a valer nesta quarta-feira e deverá durar até 31 de dezembro de 2020, mas a Casa Branca sinaliza que pode estender o prazo, se necessário. De acordo com estimativa do Migration Policy Institute, uma organização independente norte-americana, feita com base em dados oficiais, mais de 160 mil trabalhadores podem ser afetados pela medida.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES retirou, nesta segunda-feira, o sigilo da decisão que determinou buscas e apreensões da Polícia Federal no âmbito do inquérito que apura a realização de manifestações antidemocráticas. As buscas foram realizadas na semana passada. Na decisão, MORAES afirma que decidiu liberar a decisão diante de “inúmeras publicações jornalísticas de trechos incompletos do inquérito, inclusive da manifestação da Procuradoria-Geral da República e da decisão judicial”.No despacho, que foi assinado no dia 27 de maio, o ministro determinou a quebra sigilo bancário de parlamentares do PSL, empresas de informática e administradores de canais do Youtube de direita. Segundo MORAES, há indícios da atuação de uma rede virtual de comunicação para desestabilizar o regime democrático.

O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta segunda-feira que o governo não suportará pagar mais duas parcelas do auxílio emergencial no valor de 600 reais, além das três já programadas. Ele afirmou que "o PAULO GUEDES decidiu pagar a quarta e a quinta, mas falta acertar o valor”. Segundo ele, um valor do auxílio mais baixo será negociado no Congresso, já que o que está em vigor custa 50 bilhões de reais por mês ao governo. BOLSONARO ressaltou que o governo quer atender o povo, mas com muita responsabilidade. O presidente comentou que a maneira mais rápida de diminuir a dependência do auxílio para a população é reabrir o comércio nas cidades.

O Senado deve votar nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno será em quatro de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. O relator da PEC, WEVERTON ROCHA, defende que o primeiro turno seja adiado para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. Por se tratar de uma emenda constitucional, o texto será submetido a dois turnos de votação, o que deve acontecer nesta terça, e precisa dos votos favoráveis de pelo menos 49 senadores nas duas votações. Se aprovado, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados.

O Ministério Público de Santa Catarina recebeu, nesta segunda-feira, denúncias decorrentes das images do público que visitou o parque temático Beto Carrero World, em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, durante o domingo. As imagens geraram críticas por conta do distanciamento social e também porque algumas pessoas aparecem sem máscara ou fazendo mal uso da proteção facial contra o novo coronavírus. O órgão informou que segue fiscalizando o parque e que "as imagens que foram veiculadas não revelam irregularidades sobre aglomerações", além de dizer que o descumprimento do uso obrigatório das máscaras "foram casos isolados". O parque afirmou que os shows ocorrem em áreas abertas e que estão operando com 30 por cento da capacidade, seguindo medidas de segurança.

A Justiça de Santa Catarina decidiu nesta segunda-feira encaminhar o processo da Operação Oxigênio, que investiga a compra de 200 respiradores com pagamento antecipado de 33 milhões pelo Governo do Estado, para o Superior Tribunal de Justiça. A decisão foi tomada por considerar uma possível participação do governador CARLOS MOISÉS. O juiz ELLESTON LISSANDRO CANALI menciona na sentença que o governador “tinha ciência e possível participação nos fatos delituosos que estão sendo apurados”. De acordo com a Justiça, o governador é mencionado em conversas de celular, conforme apontou laudo pericial feito no celular de um dos investigados pelo IGP. Esta é a primeira vez em que o nome do governador aparece na investigação e foi mencionado por três vezes no processo.

Em coletiva de imprensa no fim da tarde de ontem, o governador CARLOS MOISÉS negou envolvimento em supostas irregularidades na compra dos respiradores da empresa Veigamed. O governador disse que é comum as pessoas citarem seu nome, mas que não conhece os empresários investigados e as pessoas que falam dele na conversa periciada. Ele afirmou que são ilações e que não vai permitir que maculem a história dele. MOISÉS também mencionou que teria partido do próprio governo o pedido para sindicâncias internas no início de maio. Ele afirmou ainda que o Governo procura ser técnico, transparente e que ele não faz diretamente nenhuma negociação.

O programa “Fala Gica, Fala Juca” vai sofrer uma alteração a partir da próxima segunda-feira. Em razão de outros compromissos e projetos, o ex-prefeito GILMAR BALDISSERA, o GICA, deixará de participar do programa. O espaço será ocupado apenas pelo ex-prefeito JOSÉ CARLOS FIORINI, o JUCA. Com isso, o programa vai passar a ter o nome de “Fala Juca”. O programa, em novo formato a partir de segunda-feira da semana que vem, continua sendo veiculado no mesmo horário, logo depois do Globo em Foco.

Começa amanhã o prazo de inscrições para o processo seletivo simplificado para a contratação temporária de Coordenador Pedagógico e professor de Educação Especial. As inscrições podem ser feitas até o dia três de julho na Secretaria municiapal de Educação. A documentação necessária para confirmação a participação no processo seletivo está disponível no site da prefeitura: www.saomiguel.sc.gov.br. O candidato poderá se inscrever para um cargo apenas. Neste processo, serão analisadas a qualificação profissional e o tempo de serviço. De acordo com a secretária JAQUELINE GABOARDI, como o município não tem candidatos classificados a serem chamados pelo processo anterior, há a necessidade de um novo processo para atender a demanda. O resultado provisório será publicado no dia nove de julho e o resultado final e a homologação serão divulgados no dia 17 no site da Prefeitura.

A lei que instituiu o Serviço de Acolhimento Familiar, conhecido como Família Acolhedora, completou três anos de vigência em São Miguel do Oeste no dia 12 de junho. Desde então, crianças e adolescentes acolhidos judicialmente, têm a oportunidade de serem inseridos em um ambiente familiar provisório até que possam retornar para sua família de origem ou ser encaminhados para adoção. Desde a implantação do serviço no município, cinco crianças e um adolescente já foram inclusos. Atualmente, três famílias acolhedoras estão aptas. Quem tiver interesse em participar, pode buscar informações com a assistente social CARLINE MOCELIN ou com a psicóloga SIMONE BACK, na Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo telefone 3631-2016.

A Administração Municipal encerrou na última semana mais uma Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no Meio Rural. A equipe recolheu 23 caçambas de materiais. Cerca de 50 toneladas foram retiradas das propriedades rurais. A ação é desenvolvida periodicamente pela Secretaria de Agricultura, com o apoio das Secretarias de Obras e de Saúde, Epagri e Acomar. De acordo com o secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, o trabalho teve início no dia oito de junho e percorreu cinco roteiros, contemplando 32 comunidades do interior de São Miguel do Oeste. Ele explicou que o roteiro demorou um pouco mais para ser finalizado em razão das chuvas, da pandemia do coronavírus e de um feriado no meio do cronograma. Mesmo assim, ORSO citou que os objetivos foram alcançados.

Até o final deste ano deve ocorrer mais uma edição da coleta de materiais e resíduos sólidos no meio rural. A informação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele explicou que a iniciativa vai manter o mesmo formato das outras etapas, com a participação dos agentes comunitários de saúde orientando os agricultores e os caminhões da prefeitura recolhendo os materiais nos pontos de coleta pré-determinados. Os resíduos serão levados para a Acomar, entidade parceira do município. ORSO ressalta que a campanha recolhe plásticos, papéis, metais, vidros, eletrodomésticos, ferramentas, equipamentos e sacos de adubo e ração. A equipe não faz a coleta de embalagens de agrotóxicos, lixo orgânico, fraldas, papel higiênico e similares, lâmpadas, pneus, roupas e calçados.

O Estacionamento Digital completou na última semana dois anos de implantação em São Miguel do Oeste. A informação é do gestor da empresa Serbet que administra o estacionamento rotativo no município, JUNIOR OLIVEIRA. De acordo com ele, a data foi comemorada na última quinta-feira, dia 18. Conforme ele, nesse período houve várias adequações atendendo aos pedidos feitos pela Administração. Segundo OLIVEIRA, no início o horário de funcionamento era das oito e meia da manhã às cinco e meia da tarde, porém, foi preciso ajustes, deixando o horário do almoço livre para estacionamento. Ele lembrou que atualmente, o estacionamento funciona das oito ao meio-dia e da uma às seis horas da tarde.

Um dos principais desafios encontrados nesses dois anos de estacionamento rotativo em São Miguel do Oeste foi relativo à resistência das pessoas. O comentário é do gestor da empresa Serbet, JUNIOR OLIVEIRA. Ele disse que no início houve uma resistência significativa por parte dos motoristas e também de alguns empresários. Ele destacou, porém, que também houve muitas mensagens positivas apoiando a forma de trabalho da empresa no município. OLIVEIRA explicou que o estacionamento rotativo veio para organizar o estacionamento de veículos nas ruas centrais de São Miguel do Oeste. O gestor lembrou ainda que no momento, 21 pessoas trabalham diariamente no Estacionamento Digital no município.

O comitê de crise do coronavírus se reuniu na manhã desta segunda-feira para analisar retorno de mais duas atividades em São Miguel do Oeste. Ficou acertado que os treinamentos de esportes de rendimento e as aulas das oficinais culturais podem ser retomados a partir do dia cinco de julho. As duas atividades poderão retornar desde que sigam uma série de recomendações. Os regramentos específicos, tanto do esporte quanto da cultura, serão dispostos em uma Portaria, que será publicada no decorrer desta semana, pelo Comitê de Crise e Secretaria de Saúde. No esporte, poderão ser realizados os treinos nas escolinhas de basquete, vôlei, futsal, judô, tênis de mesa e tênis de campo. Os jogos continuam proibidos.

A população deve continuar adotando os cuidados e medidas preventivas contra o coronavírus. O alerta é do coordenador do Comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele destacou que as pessoas não devem relaxar neste momento. O médico disse que é fundamental que as pessoas continuem usando álcool em gel e máscara. Outro ponto que merece atenção diz respeito a eventos e festas particulares. PIACENTINI citou que os encontros, que acabam gerando aglomerações de pessoas, são fortes fatores de risco para a contaminação por covid-19. As festas, inclusive particulares, permanecem proibidas em São Miguel do Oeste.

Nos últimos 60 dias, a Polícia Militar fiscalizou seis mil 341 estabelecimentos comerciais nos 35 municípios que compõem a área de atuação da nona Região de Polícia Militar de Fronteira. O trabalho tem como foco a verificação do cumprimento das medidas de segurança para evitar a transmissão do coronavírus. Desse total, 101 foram autuados por descumprimento de variados requisitos indicados na legislação para o seu funcionamento. Nove foram interditados. A Polícia Militar também atendeu a 42 ocorrências relativas a aglomerações de pessoas ou outros tipos de descumprimento das medidas. No último final de semana, a PM flagrou 50 pessoas em um estabelecimento sem os cuidados de distanciamento e uso de máscara.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, vetou duas emendas da Câmara de Vereadores ao Projeto de Lei Complementar que trata de alterações no Plano Diretor. Uma delas trata das áreas não edificáveis ao lado de rodovias, conhecidas como faixas de domínio. A legislação geral estabelece a restrição de 15 metros, facultando aos municípios uma maior limitação. No caso de São Miguel do Oeste, o Executivo Municipal propôs a diminuição para cinco metros em alguns trechos. Os vereadores aprovaram uma emenda que estendeu esta restrição de cinco metros para todo o perímetro urbano, o que acabaria incluindo o margeamento da BR 163 e da BR 282. O Executivo vetou a emenda porque entende que isso impediria a possibilidade de expansão das rodovias ou a criação de vias marginais, com o consequente desordenamento do planejamento urbanístico do município.

O prefeito WILSON TREVISAN também vetou emenda que trata da taxa de permeabilidade, que é uma área reservada para escoamento de água diretamente no solo. Essa é uma exigência em todas as construções posteriores ao ano de 2011. Construções antes dessa data podem ter soluções alternativas. A emenda proposta pelo Legislativo autorizaria estas opções alternativas, inclusive, para construções futuras. Na visão do Executivo, a emenda é descabida, uma vez que essas medidas podem ser projetadas de forma a já respeitar a taxa de permeabilidade. O veto ainda precisa ser apreciado pela câmara de vereadores.

O prefeito WILSON TREVISAN ainda está analisando o projeto de lei que altera o plano diretor de São Miguel do Oeste. Na semana passada, ele anunciou dois vetos ao projeto aprovado pelos vereadores, mas a matéria ainda está na mesa do prefeito. Um dos pontos que ainda está em análise é a emenda que retira o contorno viário do plano diretor. O tema tem gerado uma cerca discussão e entidades como o Sinduscon, o conselho de planejamento e o Movimento S.O.S. 163 pediram que o prefeito vetasse essa emenda. O contorno viário é uma obra que está no projeto de revitalização da BR 163 e teria o objetivo de deslocar o transito pesado de veículos que atualmente existe na avenida Willy Barth. O contornou foi retirado do plano diretor via emenda de autoria dos vereadores.

A exclusão do contorno viário do plano diretor vai prejudicar o desenvolvimento de São Miguel do Oeste. A afirmação é de um dos coordenadores do Movimento S.O.S. BR 163, VICTÓRIO BOLFE. Ele disse que a exclusão do contorno eleva o custo de indenização dos lotes na região prevista para receber a obra. Isso pode criar mais uma dificuldade para o Dnit executar a anel viário. Além disso, a ideia de deslocar o desenvolvimento para a parte oeste do município fica comprometida. Ele explicou que o traçado do contorno foi definido em 2011 e a partir de então o processo de ocupação dos lotes, sejam industriais ou residenciais, passou a contemplar o contorno. Com a retirada desse traçado do plano diretor, o perímetro urbano acaba sendo ampliado para uma área que não tem nenhum interesse sem o contorno.

As entidades estão pedindo o veto da emenda que retira o contorno viário do plano diretor porque essa é uma questão importante para o município. De acordo com o um dos coordenadores do Movimento S.O.S. BR 163, VICTÓRIO BOLFE, o pedido foi entregue ao prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que a emenda aprovada pelos vereadores não passou pelo conselho municipal de planejamento e também não foi discutida em audiência pública. BOLFE reforçou que a construção do contorno viário, retirando o fluxo pesado de veículos da Willy Barth, está nos planos do Dnit e é uma reivindicação regional. Ele também questionou que a emenda foi feita sem um debate maior com a comunidade.

Os vereadores não são contrários ao contorno viário, mas preocupações com a manutenção dessa linha imaginária. A afirmação é do presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI. Ele disse que os vereadores não querem matar a avenida Willy Barth, já que muitos empresários fizeram investimentos em negócios como hotéis, postos de combustíveis e outras empresas. Ele disse que o contorno viários provocaria muitos prejuízos para essas famílias e os vereadores ouviram esses empresários antes de fazer a emenda. DI BERTI citou que os vereadores defendem investimentos na Willy Barth. Ele disse que o Dnit deveria revitalizar a avenida, construir pistas de concreto e tornar a via um cartão postal da cidade.

O Dnit não tem nenhuma previsão de quando vai construir o contorno viário. Segundo o presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI, não há nenhuma confirmação de quando será feito o projeto e muito menos para executar a obra. Ele disse que esse foi outro fator que levou os vereadores a aprovar a emenda excluindo o contorno viário do plano diretor. O vereador também afirmou que omunicípio não pode ficar esperando por uma obra que nem o próprio Dnit tem certeza se vai fazer. Ele explicou que os proprietários de imóveis atingidos por essa linha imaginária não conseguem fazer investimentos ou construções na faixa atingida pelo traçado. EVERALDO comentou que manter o traçado na legislação do município seria travar o desenvolvimento de São Miguel do Oeste.

O presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI, disse agora à pouco no Peperi Entrevista, que os vereadores representam os mais de 40 mil moradores e não uma ou duas instituições. Ele explicou que os vereadores fizeram 24 emendas aos projetos de alteração do plano diretor e a maioria foi discutida amplamente com entidades, associações e segmentos atingidos pelas mudanças. O presidente disse que as emendas, inclusive a que retira o contorno viário do plano diretor, são de interesse da coletividade. DI BERTI questionou a defesa feita por VITÓRIO BOLFE nesse assunto. O vereador afirmou que a manutenção do contorno viário no plano diretor vai favorecer o crescimento vertical da cidade e ele fechou a entrevista perguntando quem faz prédios no município.

A Polícia Militar apreendeu um veículo carregado com caixa de vinho da Argentina nesta segunda-feira em Dionísio Cerqueira. O carro foi localizado na rua Adolfo Konder durante patrulhamento da Operação Hórus. Os policiais abordaram um homem que estava saindo do pátio de uma casa. No local foi encontrado um veículo Gol de Barracão carregado com 37 caixas de vinhos oriundos da Argentina sem os desembaraços aduaneiros. Outros dois homens fugiram ao avistar os Policiais. O veículo e a carga foram apreendidos pela guarnição e encaminhados à Receita Federal.

A Polícia Militar apreendeu cerca de 800 comprimidos de ecstasy durante uma operação realizada em uma mata que fica na rua Celeste Alves da Silva, no Bairro São Luiz, nesta segunda-feira. Durante a ação, foram abordados cinco pessoas com idades entre 15 e 20 anos. No local, foi encontrado um pote com 10 buchas de cocaína pronta para venda. Com emprego do cão farejador da PM, foram localizadas mais 81 buchas de maconha. Em outro ponto, o cão encontrou oito buchas de Cocaína e 798 Comprimidos de ecstasy enterrados em sacos plásticos a uma profundidade de 10 centímetros. Entres os abordados estavam menores de idade e por isso foi acionado o conselho tutelar para acompanhar os procedimentos. A Droga foi apreendida e os cinco suspeitos foram levados para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.