ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 23 06 2017

-EDUARDO CUNHA ESTÁ ESCREVENDO TERMOS DE DELAÇÃO PREMIADA

-SAFRA DE SOJA DE SC CRESCE MAIS DE 13 POR CENTO E BATE RECORDE

-VEREADORES CRITICAM FALTA DE MÓVEIS E EQUIPAMENTOS EM POSTO DE SAÚDE

-FAISMO ARRECADOU APENAS 25 POR CENTO DO ORÇAMENTO PREVISTO PARA A FEIRA

-RECURSOS ATRASAM LICITAÇÃO PARA CONCLUSÃO DA ESCOLA SÃO MIGUEL

-ACIDENTE EM ESTRADA DO INTERIOR DEIXA CINCO PESSOAS FERIDAS

-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE TENTAR MATAR COMPANHEIRA A FACADAS

Tempo bom no Extremo-Oeste. A previsão para as próximas horas é de tempo estável, sem chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores começou a sexta-feira em alta. O dólar iniciou o dia em alta, a três reais e 34 centavos. O peso é cotado a 20 centavos. O Euro vale três reais e 73 centavos.

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos anunciou, ontem, a suspensão das importações da carne bovina fresca do Brasil. Segundo SONNY PERDUE, o governo americano decidiu suspender as compras porque o produto brasileiro obteve resultados negativos em testes de qualidade. 11 por cento das importações feitas pelos Estados Unidos de março até agora apresentaram problemas sanitários e de saúde animal. O índice mundial de aceitação é de até um por cento.

Fiscais americanos já rejeitaram a entrada, no país, de 106 lotes de carne bovina do Brasil. São oitocentas e 60 toneladas que não chegaram ao destino por causa dos resultados dos testes de sanidade. O comunicado do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos afirma que o produto que está em transporte e que ainda não chegou também será barrado e que a suspensão vai valer até que o governo brasileiro adote medidas corretivas satisfatórias.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, o problema identificado pelos americanos é resultado de uma reação causada pela vacina contra a febre aftosa. ANTONIO CARMADELLI afirma que os componentes do medicamente provocaram abscessos na carne. Aqueles que eram visíveis foram retirados pelos fiscais sanitários brasileiros. Só que boa parte deles é interna, que foi o que os Estados Unidos identificaram.

Há mais de um mês o ex-deputado EDUARDO CUNHA prepara os anexos de uma proposta de delação premiada que está em negociação com o Ministério Público Federal. Um advogado contratado pelo político contatou um assessor de confiança do procurador-geral da República, RODRIGO JANOT, para adiantar alguns dos episódios a serem relatados. Desde então o ex-deputado está escrevendo, tudo à mão, os fatos que pretende contar aos procuradores da Lava Jato. Pessoas próximas a CUNHA afirmam que ele decidiu pela delação quando ficou sabendo que o doleiro LÚCIO FUNARO também resolveu revelar o que sabe.

Sete dos 11 ministros do STF que já votaram na análise da validade dos termos da delação premiada da JBS se manifestaram favoravelmente ao acordo feito pela Procuradoria da República com os irmãos JOESLEY e WESLEY BATISTA. Eles também votaram pela manutenção do ministro EDSON FACHIN como relator do caso. O julgamento foi suspenso ontem. Ele será retomado na quarta-feira que vem, quando serão computados os votos que ainda têm de ser dados.

O ministro MARCO AURÉLIO MELLO, do STF, autorizou a abertura da uma nova investigação contra o senador afastado AÉCIO NEVES, do PSDB. O inquérito foi solicitado pelo procurador-geral da República, RODRIGO JANOT, com base na delação da JBS. AÉCIO será investigado por lavagem de dinheiro. A Procuradoria quer saber se ele tentou ocultar a origem de dois milhões de reais que teria recebido, como propina, do empresário JOESLEY BATISTA.

A colheita da safra de soja está concluída em Santa Catarina. E como era esperado, a produção da cultura bateu recorde. O estado produziu dois milhões e quatrocentas mil toneladas. São quase 13 e meio por cento a mais que na safra anterior. As explicações para o resultado expressivo são o aumento da área cultivada, que chegou a 600 mil hectares, e o crescimento da produtividade por hectare, de três vírgula seis toneladas, devido à condição climática adequada e ao investimentos em tecnologia.

A pesquisa anual sobre investimentos, realizada pela Fiesc, mostra que o setor industrial catarinense vai investir sete bilhões e 300 milhões de reais até o final do ano, 200 milhões a menos que o investimento de 2016. A Federação ouviu quase 200 empresários. 62 por cento afirmaram que uma das vantagens de investir em Santa Catarina é a qualificação dos trabalhadores, tanto pelo nível de formação quanto pela capacidade de desenvolver as atividades. 61 por cento disseram que oferecem capacitações aos funcionários para melhorar a condição de enfrentar a concorrência.

Um grupo de cem moradores das cidades de Antonio Carlos e Biguaçu fizeram um bloqueio na SC-407 na manhã de hoje. Os manifestantes usaram máquinas agrícolas e caminhões para impedir a passagem de veículos. Eles também colocaram fogo em pneus. O protesto é contra a situação ruim de conservação da rodovia. Os moradores pedem a revitalização da estrada.

O Retrato Falado deste final de semana vai receber OSNI LEANDRO DE SOUZA, o TIÃO. Ele integrou a equipe do Guarani que disputou a primeira divisão do futebol catarinense. TIÃO vai contar histórias do futebol na cidade e de como a família chegou ao município. O Retrato Falado começa as dez horas da manhã deste sábado na rádio Peperi.

O Peperi Debates deste sábado vai refletir sobre a contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento do município e da região. O programa pretende analisar como as cooperativas, mas principalmente o espírito cooperativo das pessoas e entidades impacta na solução de problemas e sucesso das iniciativas empresarias. O debate vai contar com a participação do presidente da Sul Credi, DIRLEI BERTOCHI, do gerente da Cooperalfa, SEZER BELEI e do presidente do Sicoob, EDEMAR FRONCHETTI. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

A Udesc trabalhou durante cerca de um ano em uma pesquisa encomendada pela Defesa Civil de Santa Catarina para identificar as razões dos problemas que a falta de chuvas causa especialmente no Oeste e no Extremo-Oeste. Foram três fases. Na primeira os pesquisadores fizeram uma leitura de dados que já existiam. A segunda foi o trabalho de campo, com a realização de entrevistas. Na etapa final todas as informações coletadas passaram por uma análise minuciosa.

O secretário adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, FABIANO DE SOUZA, conta que o estado decidiu que o levantamento feito pela Udesc era necessário após a estiagem de 2012, quando mais de 150 cidades catarinenses decretaram emergência. No entanto, em apenas duas delas houve falta de água para consumo da população, que é o que caracteriza um estado de seca. E entre essa duas cidades, em apenas uma o desabastecimento tinha relação com a ausência de precipitações. Na outra a causa do problema era diferente.

Outra razão que levou a Defesa Civil a encomendar o estudo é o fato de os decretos de emergência terem sido assinados pelas prefeituras por causa de graves problemas no meio rural. Na áreas urbanas não costuma haver desabastecimento. O secretário FÁBIANO DE SOUZA diz que a população do interior é a que mais sofre mesmo com a existência de um número significativamente alto de poços artesianos, perfurados com mais frequência que o normal nos períodos de estiagem. A ineficácia desse investimento, que já era visível à Defesa Civil, foi reafirmada pela pesquisa.

O secretário adjunto da Defesa Civil declarou, na entrevista que concedeu para a Peperi, nesta semana, que a abertura de poços não é, nem de perto, solução para as dificuldades que a população rural enfrenta quando faltam chuvas. Para piorar, o levantamento mostra que 90 por cento deles são ilegais. Segundo FABIANO DE SOUZA, são estruturas com alto risco de poluição.

Em uma das conclusões, a pesquisa da Udesc confirma a existência de abundância de águas superficiais e subterrâneas nesta parte do estado. Isso quer dizer que as dificuldades que o meio rural vive em épocas de estiagem não são provocadas só porque faltam chuvas. O secretário adjunto da Defesa Civil diz que a razão dos momentos críticos é a inexistência de uma infraestrutura hídrica de distribuição canalizada, como é a realidade nos espaços urbanos. Para FABIANO DE SOUZA, para mudar essa realidade serão necessários investimentos, que ele entende que devem ser considerados prioritários mesmo com as dificuldades econômicas dos poderes públicos. Também é necessário envolvimento de população, municípios, estado e governo federal.

O secretário adjunto da Defesa Civil destaca que a pesquisa não só identificou as razões dos graves problemas causados pela estiagem, como apontou medidas de curto, médio e longo prazos. Uma delas é a necessidade de avaliação das redes de água que já existem no interior, por meio de um diagnóstico completo. Outra frente de trabalho deve ser a ampliação das ações de gerenciamento dos recursos hídricos. De acordo com FABIANO DE SOUZA, o que também é indispensável é a análise dos locais de onde a água pode ser extraída e a qualidade do produto a ser distribuído para as comunidades rurais.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai abordar as consequências da crise que atinge a saúde pública para a clínica renal de São Miguel do Oeste. A entidade presta atendimento integral em diálise para pacientes conveniados do SUS de toda a região. O problema é que o repasse de recursos está atrasado e há cinco anos não há reajuste da tabela do sistema único de saúde. O programa deste sábado vai receber o responsável técnico da Clínica Renal, o médico nefrologista, GELSON DOS SANTOS. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas da manhã.

O deputado federal do PT, PEDRO UCZAI destinou 500 mil reais para a saúde de São Miguel do Oeste. Ele explicou que são duas emendas parlamentares. Uma delas é no valor de 300 mil reais para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A outra é de 200 mil reais para a Unidade de Pronto Atendimento em Saúde, a UPA 24 horas. Os valores serão usados para custeio e compra de equipamentos hospitalares. Como as emendas na área de saúde são impositivas, a liberação do dinheiro está garantida.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou em primeiro turno ontem à noite o projeto de lei que dispõe sobre a divulgação das listagens de pacientes que aguardam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede pública do município. A proposta é de autoria do vereador do PR, JOSÉ GIOVERNARDI. O projeto prevê que o poder executivo divulgue e atualize, no site oficial do município na internet e também nas unidades de saúde, as listas desses pacientes. O projeto deve ser apreciado em segunda votação no mês que vem.

Os vereadores CASSIO DA SILVA do PMDB e JOSÉ GIOVENARDI do PR criticaram a falta de equipamentos e móveis do posto de saúde do bairro Jardim Peperi. Durante a sessão de ontem à noite, eles apresentaram as fotos que foram feitas durante uma visita a unidade de saúde inaugurada na semana passada. Os vereadores alegam que o posto foi aberto sem os equipamentos necessários para o atendimento da população. GIOVERNARDI disse que o local não tem cadeiras e nem pia, as caixas dos medicamentos estão sem os remédios e as macas não tem colchonetes para os pacientes.

O vereador JOSÉ GIOVENARDI deve denunciar os problemas do posto Jardim Peperi ao Ministério Público. Ele anunciou, durante a sessão da câmara de vereadores de ontem à noite, que o caso será levado ao conhecimento do promotor de justiça. O vereador CÁSSIO DA SILVA disse que não tem palavras para descrever esse descaso com a população. Ele disse que isso é um amadorismo. CASSIO afirmou que a prefeitura não está cumprindo o que foi prometido na campanha, que era a saúde em primeiro lugar.

Não existe falta de equipamento ou móveis no novo posto de saúde do bairro Jardim Peperi a ponto de prejudicar o funcionamento da estrutura. A declaração é do secretário de Saúde, LEONIR CARON. Ele disse que a situação é não é exatamente como os vereadores alegam. CARON comentou que são pequenos detalhes que não inviabilizam o atendimento da população. O secretário explicou que existem algumas questões simples, como a falta de uma cadeira ou uma lixeira, mas que isso não tira o mérito da antecipação da abertura do posto de saúde no bairro. Ele citou que os vereadores que fizeram a denúncia parecem torcer pelo “quanto pior melhor” e os desafios a colocar energia na busca de recursos novos para a saúde do município.

À cinco meses da abertura oficial da Faismo 2017, a captação de recursos para bancar a feira é a principal preocupação da comissão central organizadora. De acordo com o coordenador geral, EDNEI PRIGOL, até agora estão assegurados 25 por cento da meta traçada para receita com patrocinadores. Ele disse que a busca de recursos para o evento está difícil e que a Faismo já recebeu algumas respostas negativas. PRIGOL comentou que a comissão de captação de recursos está em busca dos patrocinadores e tentando alternativas para garantir o orçamento da feira deste ano.

A Assembleia Legislativa foi uma das instituições que não atendeu o pedido de patrocínio feito pela comissão central para a Faismo deste ano. A feira pediu 50 mil reais e a reivindicação foi negada. Em 2015, a Alesc liberou 30 mil reais para a Faismo. O coordenador geral, EDNEI PRIGOL comentou que a receita projetada não deve ser alcançada. Mesmo assim, ele garantiu, de forma enfática, que a Faismo vai acontecer.

Se por um lado, a captação de recursos com patrocinadores está difícil, por outro, a venda de estandes para a Faismo está animando a comissão central. O coordenador geral da feira, EDNEI PRIGOL disse que as empresas do município e da região estão confirmando a participação no evento. Ele comentou que os empresários enxergam a Faismo como uma oportunidade para fazer novos negócios e dar uma resposta ao momento de crise. PRIGOL destacou que todos os estandes devem ser comercializados, inclusive os novos espaços criados para a Mercoleite que vai acontecer ao lado da pista de rodeios do parque.

A comissão central organizadora está aguardando a definição do orçamento para saber o porte dos o porte das atrações musicais da Faismo deste ano. O coordenador geral, EDNEI PRIGOL explicou que os shows vão depender do volume de recursos disponíveis para a promoção da feira. Ele comentou que a Faismo não fará nenhuma loucura para deixar um problema financeiro para as entidades. O próximo evento da Faismo será a escolha da rainha e princesas no dia oito de julho no Clube Comercial.

A licitação que vai definir a empresa para finalizar as obras da escola São Miguel está parada mais uma vez. O motivo foram os recursos apresentado por cinco empresas que haviam sido inabilitadas na análise dos documentos. Elas não concordaram com a decisão da comissão de licitação e contestaram a exclusão do certame. Algumas empresas também questionaram a validade dos documentos apresentados pelos concorrentes que foram habilitados. Com isso, o processo está suspenso e a abertura dos envelopes com as propostas financeiras das 12 empresas habilitadas ainda não aconteceu.

As propostas financeiras para a conclusão da obra de reforma e ampliação da escola São Miguel seriam conhecidas nesta semana. A expectativa da Agência de Desenvolvimento Regional era abrir os envelopes na última terça. Com os recursos feitos à comissão de licitação, a conclusão da licitação vai demorar um pouco mais. O secretário executivo da ADR, VOLMIR GIUMBELLI disse que a previsão é de que os recursos sejam avaliados até o final do mês e que a licitação seja retomada somente em julho.

A mulher que foi presa nesta quarta-feira por subornar um servidor durante uma prova para obtenção de CNH foi solta no mesmo dia. Ela foi presa em flagrante ao oferecer mil reais para o funcionário que cuidava a aplicação de uma prova de legislação de trânsito. Ela foi levada para a delegacia de polícia e a fiança foi arbitrada em cerca de quatro mil reais e 500 reais. A mulher recolheu o valor e foi liberada. Ela deve responder a um provável processo por corrupção ativa. O dinheiro que ela ofereceu ao servidor foi apreendido e está sob poder da justiça.

Um acidente deixou cinco pessoas feridas nesta quinta-feira no interior de Itapiranga. A colisão aconteceu na Linha Santa Fé alta e envolveu um Gol e um Santana Quantum de de Itapiranga. Dois ocupantes do Gol, ambos moradores de São Miguel do Oeste e mais três do Quantum ficaram feridos e foram socorridos por equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Itapiranga e depois acabam transferidas para o Hospital Regional do Extremo-oeste. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira um homem suspeito de tentar matar a companheira a facadas em São Miguel do Oeste. O homem, de 22 anos, foi detido e levado para a cadeia pública do município. O crime aconteceu no sábado passado quando a vítima, de 19 anos, foi agredida pelo companheiro na rua Rudolfo Spier, bairro São Luiz. A mãe da vítima tentou intervir, mas também ficou ferida. O homem também atingiu a companheira com golpes de faca. De acordo com o delegado JOSÉ AIRTON STANG, o homem será indiciado pelos crimes de tentativa de feminicídio e violência doméstica. O suspeito é reincidente no crime de agressão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.