ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 23 05 2020

-BOLSONARO CONFIRMA ESTENDER AUXÍLIO EMERGENCIAL, MAS COM VALOR ABAIXO DE 600

-GOVERNO ANUNCIA COMPRA DE 500 RESPIRADORES DE EMPRESA DE SC

-DETENTOS RETORNAM AOS SERVIÇOS DE LIMPEZA DE PRAÇAS E RUAS

-MUNICÍPIO LANÇA VIDEO SOBRE ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

-SECRETARIA DE SAÚDE VAI OFERECER VACINA CONTRA GRIPE NOS POSTOS DE BAIRRO

-PM PRENDE TRÊS HOMENS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS NA CIDADE

-PRF APREENDE 40 QUILOS DE MACONHA EM VOYAGE NA BR 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 13 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

A França estabeleceu 28 de junho para a realização do segundo turno de suas eleições municipais, que foram suspensas em março devido ao coronavírus. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro EDOUARD PHILIPPE nesta sexta-feira. Ele afirmou, em discurso, que depois de pesar os prós e contras, acredita que a vida democrática também deve recuperar todos os seus direitos. O primeiro-ministro acrescentou que essa decisão é "reversível", dependendo da evolução da epidemia de Covid-19 na França. A França, um dos países mais atingidos pelo vírus, com mais de 28 mil mortos, registrou nas últimas semanas uma queda no número de mortes e de pacientes em terapia intensiva.

Ao menos 95 pessoas morreram em Bangladesh e no leste da Índia após a passagem de um ciclone, o mais devastador dos últimos 20 anos, que arrancou árvores e dezenas de milhares de casas, além de obrigar milhões de pessoas a buscarem abrigo em meio à pandemia. A Índia registrou 72 mortes no estado de Bengala Ocidental, e Bangladesh registrou 23 mortes em seu território. De acordo com o escritório das Nações Unidas em Bangladesh, a tempestade afetou 10 milhões de pessoas e deixou meio milhão de habitantes desabrigados.

A América do Sul é "um novo epicentro" da pandemia do novo coronavírus, principalmente o Brasil, país mais afetado, estimou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde. O continente já soma 554 mil 321 casos de Covid-19 e 28.168 mortes causadas pela doença, segundo dados atualizados diariamente pela plataforma Worldometer. De acordo com informações compiladas pela Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos superaram a marca de 95 mil mortos pela Covid-19 no país, consolidando-se como a região mais afetada pela pandemia de coronavírus no mundo.

O ministro CELSO DE MELLO, decano do Supremo Tribunal Federal, afirmou que o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril revela “manifestações incompatíveis com a seriedade das instituições e a respeitabilidade dos signos da República” e a “ausência” de decoro” de alguns de seus participantes. A afirmação está na decisão que derrubou o sigilo da gravação da reunião ministerial. Em nota, a defesa de do ex-ministro da Justiça SERGIO MORO disse que o vídeo é mais uma prova que o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir politicamente na Polícia Federal. Já o presidente publicou em sua página no Facebook um trecho de 21 minutos na reunião ministerial e afirmou que “mais uma farsa desmontada” e que “nenhum indício de interferência na Polícia Federal".

O ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, defendeu na reunião ministerial com o presidente JAIR BOLSONARO, em 22 de abril, que o governo pensasse em colocar "vagabundos" e ministros do Supremo Tribunal Federal na cadeia e disse que o governo dialoga demais. Ele afirmou que “por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”. WEINTRAUB também diz que "apanha" e "leva bordoadas" por defender o governo e diz que é o ministro que mais tem processos contra ele no Comitê de Ética da Presidência da República. Durante a reunião ministerial, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, defendeu a venda do Banco do Brasil. Já a Ministra dos Direitos Humanos, DAMARES ALVES, criticou regras locais que preveem detenção de quem infringir medidas de prevenção ao coronavírus e pediu a prisão de prefeitos e governadores.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que o governo vai estender o auxílio emergencial para informais, mas que o valor pago será abaixo de 600 reais. Em entrevista à rádio Jovem Pan, o presidente disse que haverá uma quarta parcela da ajuda e que talvez ocorra até mesmo um quinto pagamento. Em reunião nesta semana com empresários, o ministro da Economia, PAULO GUEDES havia admitido a possibilidade de prorrogar o auxílio. Segundo o presidente BOLSONARO, a extensão de benefício pode ocorrer por um ou dois meses com valor entre 200 e 300 reais da parcela. O auxílio foi criado para durar apenas três meses, com valores concedidos em abril, maio e junho. Com a prorrogação por dois meses, o repasse permaneceria até agosto.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura disse que a manutenção nos pilares nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, em Florianópolis, começa na primeira quinzena de junho. A obra, feita por meio de contrato emergencial, será paralela à manutenção iniciada no ano passado nas estruturas que ligam a Ilha de Santa Catarina ao Continente. Um laudo concluído em fevereiro identificou que os pilares das pontes estão mais danificados do que se imaginava. Seis pilares são os mais problemáticos: O concreto se soltou, os ferros estão expostos e é preciso o reforço urgente na estrutura. O documento entregue ao governo dizia que, na atual condição, as estruturas estão seguras entre seis e oito meses, ou seja, até outubro. E afirmava que, caso a execução dos serviços ultrapasse esse prazo, seria preciso considerar a possibilidade de fechamento das duas pontes.

O Governo do Estado firmou compromisso nesta sexta-feira, com a empresa catarinense WEG para a compra de 500 respiradores. Os aparelhos serão produzidos em Santa Catarina. A novidade foi anunciada pelo governador CARLOS MOISÉS em coletiva de imprensa. Os 100 primeiros respiradores deverão ser entregues já na próxima semana para serem distribuídos na rede hospitalar. Os 400 restantes deverão chegar ao longo do mês de junho. O governador CARLOS MOISÉS destacou a dificuldade global em se conseguir respiradores. De acordo com o chefe do Executivo, a empresa catarinense deverá firmar contratos também com outras unidades da federação para a produção de respiradores.

Os municípios catarinenses agora terão acesso à base de inteligência de dados utilizada pelo governo estadual, para balizar as ações regionalizadas de combate à Covid-19. O governador CARLOS MOISÉS apresentou a nova ferramenta tecnológica à Federação Catarinense de Municípios, em webconferência realizada nesta sexta-feira. O governador destacou que a fonte de dados permitiu a tomada de decisões no momento certo, condição fundamental para minimizar os impactos da pandemia em Santa Catarina. Ele explicou que a ferramenta vai permitir o compartilhamento com os municípios de informações fidedignas e alinhadas ao conceito central do Estado, mas que permitirão ações regionalizadas. Na próxima semana, os indicadores e a forma de utilização da ferramenta serão debatidos com os municípios para que as operações tenham início a partir de junho.

A Vigilância Sanitária de Descanso constatou um terreno usado como depósito irregular de lixo nesta sexta-feira.fiscal da vigilância sanitária, ELAINE MELZ, explicou que após denúncia recebida pelo setor, a equipe foi até o local e confirmou uma grande quantidade de lixo, inclusive materiais que poderiam acumular água e servir de criadouros de mosquitos. Conforme a fiscal, o terreno sem construção, de fácil acesso no sentido a São Miguel do Oeste, estava servindo como depósito de lixo. Pessoas e funcionários próximos ao local confirmaram que percebem a circulação de veículos que param no terreno e despejam lixo. ELAINE disse que o proprietário do lote foi intimado a prestar esclarecimentos. Entre os materiais encontrados no loca estava medicamentos que foram recolhidos e serão descartados corretamente pela secretaria de Saúde.

Remédios sem uso, ou vencidos, devem ser entregues na unidade de Saúde para a destinação correta. A informação é da fiscal da vigilância sanitária de Descanso, ELAINE MELZ. De acordo com ela, o descarte irregular desses resíduos pode provocar a contaminação do meio ambiente. Nas proximidades do terreno usado como lixão há um açude e a vigilância vai apurar se a água foi contaminada. O caso flagrado nesta sexta-feira também foi repassado a Polícia Militar Ambiental. ELAINE cita que em Descanso a coleta de lixo é feita três vezes por semana na cidade. Para móveis sem uso são promovidas campanhas específicas. Ela disse que não há motivos para o despejo irregular de lixo no terreno que fica no acesso à São Miguel do Oeste.

O Peperi Debates deste sábado discutiu os impactos financeiros da queda de receita nas prefeituras da região. A crise econômica da pandemia do coronavírus também afeta o poder público municipal na medida em que a arrecadação é menor e as despesa, especialmente com saúde, crescem. Para completar, ainda tem os efeitos da estiagem. O Peperi Debates analisou como as prefeituras da região estão enfrentando esse quadro e buscando alternativas para fechar as contas sem cortar o atendimento das demandas da população. O programa contou com a presença do vice-prefeito de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER e dos prefeitos de Bandeirante, CELSO BIEGERLMEIER e de Paraiso VALDECIR CASAGRANDE. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

A pandemia pegou todos de surpresa, inclusive as prefeituras. A afirmação é do vice-prefeito de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER. De acordo com ele, houve impacto financeiro nas contas do município e esse quadro levou a administração a intensificar algumas ações que foram adotadas desde o início do atual mandato. Segundo SPIER, o governo tem um cuidado especial com a gestão fiscal e financeira, ainda mais neste momento por conta da pandemia do coronavírus. O vice-prefeito citou que o planejamento para este ano teve que ser revisto, algumas obras foram suspensas e muitos setores estão operando apenas em questões necessárias. SPIER citou que a queda do repasse do FPM para a prefeitura foi de 49 por cento entre dezembro de 2019 e abril deste ano. A projeção é de que a diminuição geral de receita deve ficar em torno de 14 milhões durante este ano. A arrecadação global deve cair 33 por cento até o final de dezembro.

A prefeitura de Bandeirante teve que se readequar rapidamente diante do avanço da pandemia do coronavírus. A declaração é do prefeito CELSO BIEGELMEIER. Ele disse que a maior preocupação foi estruturar bem o setor de saúde para enfrentar possíveis casos de doença no município. O prefeito explicou que todas as secretarias tiveram que alterar o planejamento, como por exemplo, o pasta de Obras. Além da queda de receita, Bandeirante tem ainda outro problema: o pagamento de um precatório de cerca de 400 mil reais. CELSO disse que o município teve que tomar algumas medidas adicionais para economizar e fechar as contas sem impactar o atendimento das demandas da comunidade. Mesmo assim, algumas obras foram suspensas, como a construção de um passeio e ciclovia até o portal da cidade.

Todo o planejamento da prefeitura de Paraíso para 2020 foi revisto em razão da pandemia do coronavírus. O comentário é do prefeito VALDECIR CASAGRANDE. Ele disse que a queda de receita foi bastante expressiva e os projetos, obras e investimentos foram repensados. CASAGRANDE citou que a queda de receita também tem impactos no índice de gastos com a folha de pagamento dos servidores e as metas da administração tiveram que ser redefinidas. As aquisições previstas para este ano, as horas extras e diárias para servidores foram cortadas. CASAGRANDE comentou que a receita geral da prefeitura teve queda de 150 mil reais em abril e de mais de 190 mil reais no mês de maio. Somente o ICMS teve redução de 21 por cento no mês passado. Segundo o prefeito, os valores são muitos expressivos para o município e a projeção é de que a queda na arrecadação se intensifique nos próximos meses.

A campanha “Solidariedade Comunitária” realizada neste mês de maio pela Paróquia São Miguel Arcanjo encerrou na última semana superando todas as expectativas dos organizadores. A informação é do padre da paróquia, FRANCISCO BUEHRMANN. Conforme ele, a ação contou com a parceria de diversas entidades de São Miguel do Oeste e também da região. Segundo ele, além das entidades, o comércio, grupos sociais e a população em geral atendeu o chamado e se mobilizou nessa ação. De acordo com FRANCISCO, a campanha teve como principal objetivo arrecadar donativos para auxiliar as famílias carentes, além de ajudar as pessoas prejudicadas com a pandemia da Covid-19.

A campanha “Solidariedade Comunitária” conseguiu arrecadar mais de quatro toneladas de alimentos. A afirmação é do padre da Paróquia São Miguel Arcanjo, FRANCISCO BUEHRMANN. Ele destacou, que, além disso, foram recebidos mais de 80 kits de produtos de higiene e limpeza, mais de 150 cobertores, cerca de duas mil 270 máscaras e mais de cem frascos de álcool em gel. FRANCISCO revelou que essas doações vão beneficiar mais de 200 famílias dos municípios de São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita.

Além dos donativos doados pela população, a Paróquia São Miguel Arcanjo recebeu mais de 500 reais em dinheiro. O comentário é do padre FRANCISCO BUEHRMANN. Ele disse que ao todo, foram 576 reais com 60 centavos que foram usados na compra de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Ele ressaltou que os objetivos da ação foram alcançados devido a grande rede de solidariedade envolvendo as 74 comunidades pertencentes à paróquia de São Miguel do Oeste.

Os integrantes do Colegiado de Educação da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina realizaram na manhã desta sexta-feira uma reunião por videoconferência para tratar de diversos assuntos para a área da educação dos municípios. Entre os temas debatidos estiveram a validação das aulas não presenciais, plataforma digital e aulas não presenciais na educação infantil. A reunião ocorreu com a participação de secretários da pasta, sob coordenação da Secretária de Educação de Mondaí, SANDRA SCHUCH. Os secretários também discutiram a realização de uma capacitação para uso de uma plataforma de educação para que os professores possam ministrar aulas não presenciais. Nove municípios manifestar interesse em participar dessa capacitação que deve começar na semana que vem.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, está desenvolvendo ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o mês de maio. De acordo com a gerente de Infância e Juventude, LORENI COMEL, a Secretaria elaborou um material informativo que orienta os pais e responsáveis a estarem próximos dos seus filhos e atentos sobre sinais que possam indicar violência e os canais de denúncia. Além das famílias que são acompanhadas pelos serviços da Secretaria de Assistência Social, o material também foi enviado para as escolas municipais, estaduais e particulares, possibilitando o acesso da informação por um número expressivo de famílias residentes no município.

Além do material informativo encaminhado para as escolas, a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes produziu um vídeo, publicado nas redes sociais do município, alertando a população sobre a necessidade de estar ainda mais atenta às crianças e adolescentes neste momento de isolamento social. De acordo com a diretora de Assistência Social, MARCIONIZE FILIPINI, as iniciativas têm como objetivo sensibilizar a população sobre as violências praticadas contra o público infanto-juvenil, especialmente agora em as pessoas podem ter mais dificuldades em buscar ajuda. A Comissão atua desde o ano de 2017 no município e busca, por meio do trabalho intersetorial, aprimorar as ações de prevenção às violências contra crianças e adolescentes.

A limpeza da cidade foi intensificada nos últimos dias com o retorno do trabalho de apenados aos serviços desenvolvidos pela Secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste. O convênio do Município com o Departamento de Administração Prisional possibilita o emprego de mais de 20 detentos da Unidade Prisional Avançada nos trabalhos. A liberação dos apenados ficou suspensa por cerca de dois meses, em virtude da pandemia causada pela covid-19, mas foi retomada nos últimos dias. De acordo com o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, nesta semana foi realizado um mutirão, com serviços de varrição, cortes de grama, desobstrução de bocas de lobo, capina, roçada e pinturas de faixas e meios-fios, em diversas ruas do centro e bairros.

Além do embelezamento da cidade, o objetivo da intensificação dos trabalhos de urbanismo é deixar a cidade mais limpa e ajudar a evitar a proliferação do mosquito da dengue. A afirmação é do secretário de Urbanismo JEFERSON DIAS. Ele destacou que o reforço dos apenados é importante para ampliar as frentes de trabalhos nos bairros e no centro. O secretário também solicitou à população que auxilie, descartando corretamente todo tipo de lixo, entulho e demais materiais. DIAS lembrou que o descarte irregular de materiais está sujeito à multa. De acordo com o secretário, cuidar da cidade é uma função de todos os moradores e não apenas do poder público municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde irá alterar o formato da vacinação contra a gripe a partir de segunda-feira em São Miguel do Oeste. A campanha deixará de acontecer na Praça Walnir Bottaro Daniel e será transferida para os postos de saúde dos bairros. O objetivo é descentralizar o atendimento a fim de facilitar o acesso às pessoas que ainda não conseguiram se vacinar. A coordenadora da Sala de Vacinas, LEANDRA MORTARI, explicou que os moradores que fazem parte dos grupos prioritários devem comparecer nos postos de saúde do bairro dentro do cronograma estabelecido. Ela disse que a principal preocupação é com as gestantes, puérperas e crianças de seis meses a seis anos incompletos que estão com a cobertura vacinal mais baixa. A adesão também não é boa entre adultos com idade entre 55 e 59 anos. Até o momento, foram imunizadas cerca de 11 mil e 200 pessoas em São Miguel do Oeste.

O novo cronograma da campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira e vai até sexta-feira. O roteiro inicia na segunda pela manhã no posto do bairro Santa Rita. À tarde, o atendimento será na unidade do bairro Progresso. Para terça-feira, o planejamento é vacinar os moradores no Salete pela manhã e no São Luiz à tarde. Na quarta-feira, a imunização vai acontecer pela manhã no Jardim Peperi e à tarde no São Gotardo. Quinta-feira, a equipe da sala de vacinas estará no São Jorge pela manhã e à tarde no São Sebastião. O roteiro termina sexta de manhã no Agostini e à tarde no Estrela. O horário é das oito as dez da manhã e entre uma e meia e três e meia da tarde. A vacina também estará disponível na Sala de Vacinas na Unidade Central de Saúde.


Um motorista ficou ferido em um acidente de transito no começo da noite de ontem na BR 282 em Maravilha. O condutor de um caminhão perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. O acidente aconteceu por volta das sete e meia da noite. O condutor do veículo sofreu ferimentos e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado para atendimento médico no Hospital São José de Maravilha.

Os policiais militares prenderam nesta sexta-feira três homens pelo crime de tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. As prisões ocorreram no Vila Nova Dois. Os homens foram detidos por tráfico de maconha e associação criminosa. Um deles também tinha um mandado de prisão ativo. Um quarto envolvido também foi conduzido para a delegacia de polícia, mas foi liberado após assinar o Termo Circunstanciado por posse de drogas. Ele é usuário de entorpecentes. A ação contou com a participação de policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático, Canil Setorial, Guarnição das Motos e Rádio Patrulha.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 40 quilos de maconha nesta sexta-feira na BR 163. A apreensão ocorreu durante fiscalização realizada no trevo de Guaraciaba na noite de ontem. A PRF abordou um Voyage com placas do Rio Grande do Sul. Dentro do carro havia um casal e uma criança de quatro anos. Durante a vistoria do veículo foram encontrados 40 quilos de maconha no porta malas. O casal foi detido e a criança entregue ao Conselho Tutelar. Nos últimos dias, a PRF realizou muitas apreensões e prisões por trafico. Na quinta-feira, por exemplo, foram apreendidas duas toneladas de maconha em uma carreta bi-trem abordada no posto da PRF de Maravilha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.