ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 23-05-2019 Quinta-feira

-MEC MANTÉM BLOQUEIO MESMO APÓS GOVERNO REVISAR ORÇAMENTO

-REFORMA ADMINISTRATIVA DO ESTADO É APROVADA POR UNANIMIDADE

-COMPRAS COMPARTILHADAS POR MEIO DO CONDER GERAM ECONOMIA AOS MUNICÍPIOS

-ENFERMEIRA CITA IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO MULTIPROFISSIONAL DE CRIANÇAS

-PREFEITO DESTACA PREPARATIVOS PARA LANÇAMENTO DA FAIC E SEMANA DO MUNICÍPIO

-RAPAZ É ATINGIDO POR VÁRIOS GOLPES DE FACA

-NETO ACUSADO DE MATAR O PRÓPRIO AVÔ VAI A JÚRI POPULAR

-HOMEM É CONDENADO A 18 ANOS DE PRISÃO POR HOMICÍDIO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 15centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 45 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


Eleitores europeus começam a escolher nesta quinta-feira os novos membros do Parlamento da União Europeia. A eleição deve durar quatro dias e vai influenciar não só a formulação de políticas em Bruxelas nos próximos cinco anos, mas também o próprio futuro do projeto da União Europeia. Tradicionalmente, grupos pró-União Europeia dominam o Parlamento, mas há a expectativa de que populistas de direita e políticos que se opõem à União ganhem espaço.


Tempestades e dezenas de tornados atingem o centro e o sul dos Estados Unidos desde o fim de semana passado. Três pessoas morreram até esta quarta-feira e as autoridades norte-americanas de meteorologia alertam para mais riscos de inundação. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos detectou mais de 30 tornados no Texas, Oklahoma, Missouri e Iowa. Entretanto, veículos de imprensa norte-americanos relataram mais de 130 fenômenos do tipo em uma semana.


O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira que construirá seis acampamentos temporários nas áreas de fronteira com o México, nos estados do Texas e Arizona, para abrigar sete mil e 500 imigrantes. O Pentágono vai construir os campos em apoio e a pedido do Departamento de Segurança Interna, encarregado da segurança das fronteiras e da imigração no país. Além de construí-los, o Pentágono também cederá as barracas para os acampamentos.



O Senado aprovou nesta quarta-feira uma medida provisória que autoriza a participação de até 100 por cento de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. O texto também prevê gratuidade para bagagem de até 23 quilos em aviões com capacidade acima de 31 lugares, nos voos domésticos. Esse trecho não estava no texto original da MP, mas foi sugerido pelo relator da proposta, senador ROBERTO ROCHA do PSDB do Maranhão. A proposta segue para a sanção do presidente da República, JAIR BOLSONARO que tem a prerrogativa de vetar trechos da proposta.


O Ministério da Educação informou nesta quarta-feira que vai manter o contingenciamento de cinco bilhões e 800 milhões no orçamento da pasta para 2019, apesar do desbloqueio de um bilhão 580 milhões anunciado à tarde pelo Ministério da Economia. A liberação do valor, de acordo com o MEC, vai apenas cancelar uma segunda ordem emitida pelo Ministério da Economia em portaria de dois de maio, que ainda não tinha sido implementada. Naquele momento, dias após o anúncio dos bloqueios no ensino superior, a Ministério da Economia pediu um esforço adicional de três bilhões a 13 órgãos federais, e mais da metade recaía sobre a Educação. Agora, o ministério revisou a previsão orçamentária, mas o primeiro bloqueio permanece válido.


O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira, por votação simbólica, texto-base do projeto referente à medida provisória da reforma administrativa, que estruturou o governo do presidente JAIR BOLSONARO e reduziu o número de ministérios de 29 para 22. A conclusão da votação depende da análise de duas propostas de alteração do texto que ficou para esta quinta-feira. Após a votação do texto-base, deputados apreciaram os destaques. Um desses destaques previa a manutenção do Coaf - Conselho de Controle de Atividades Financeiras - no Ministério da Justiça. A proposta foi rejeitada por 228 votos a 210 e os deputados retiraram o Coaf da pasta de SÉRGIO MORO.


Em Santa Catarina, um milhão 890 mil domicílios tinham pelo menos um carro na garagem em 2018. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, divulgada na manhã desta quarta-feira, a soma representa 74 e meio por cento do total de residências no Estado. É a maior proporção do Brasil de moradias com pelo menos um automóvel. A tendência é de crescimento. Os dados se referem a 2018, mas em comparação com o ano anterior, houve aumento de zero vírgula seis por cento de domicílios com carros, o que significa que mais 79 mil residências passaram a ter essa condição.


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou em primeiro e segundo turnos na tarde desta quarta-feira o Projeto de Lei Complementar de reforma administrativa no governo do estado. Os deputados também aprovaram o texto final do projeto, que deve ser encaminhado ao Poder Executivo nesta quinta. O texto aprovado foi o da emenda substitutiva global, elaborado pelas três comissões que analisaram o projeto. Esse documento substitui a redação original, entregue pelo governo do estado em março, e inclui emendas e alterações feitas pelos deputados. Em ambos os turnos, o projeto foi aprovado por unanimidade entre os deputados que estavam presentes.


Seis brasileiros foram encontrados mortos nesta quarta-feira em um apartamento na área central de Santiago, capital do Chile. Segundo informações da Polícia Civil de Santa Catarina, as vítimas são um casal de moradores de Biguaçu, na Grande Florianópolis, e os dois filhos adolescentes, além de outro casal que morava em São Paulo. Os bombeiros chilenos suspeitam que um vazamento de gás tenha causado as mortes. De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, os brasileiros estavam em Santiago para comemorar o aniversário de uma adolescente. Morreram o casal FABIANO DE SOUZA, 41 anos, e DÉBORA MUNIZ NASCIMENTO DE SOUZA, 38 anos, além da filha CAROLINE NASCIMENTO DE SOUZA, que completaria 15 anos nesta semana, e do filho FELIPE NASCIMENTO DE SOUZA, 13. Também foram encontrados mortos JONATHAS NASCIMENTO KRUGER, 30 anos, catarinense e irmão de irmão de DÉBORA.


-COMPRAS COMPARTILHADAS POR MEIO DO CONDER GERAM ECONOMIA AOS MUNICÍPIOS

-ENFERMEIRA CITA IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO MULTIPROFISSIONAL DE CRIANÇAS

-PREFEITO DESTACA PREPARATIVOS PARA LANÇAMENTO DA FAIC E SEMANA DO MUNICÍPIO


Programa Cooperjovem contempla mais duas escolas e amplia sua atuação em Tunápolis e Itapiranga. Nove educandários já faziam parte do projeto. O Sicoob Creditapiranga iniciou mais uma etapa do programa Cooperjovem. Objetivo é disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo. Conforme o coordenador do programa, GILVANE KERN, o trabalho ocorre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina. A partir de 2019, a Escola de Educação Básica São Vicente, de Itapiranga e a Escola de Ensino Fundamental Linha Pitangueira de Tunápolispassam a integrar o quadro de educandários a oferecer o programa. GILVANE KERN destaca que a formação básica das novas escolas começou este mês, na cidade de Chapecó, sob orientação do Sescoop.


Em 2019, um grupo representativo de professores participará de 48 horas de formação básica. Ao término, terão elaborado o projeto educacional cooperativo, que vai, por sua vez, estabelecer as ações e atividades do programa em cada escola, baseado em uma situação apontada pela comunidade escolar. O coordenador lembra que o Sicoob Creditapiranga possui mais de dois mil e 500 alunos e 200 professores participantes no Programa Cooperjovem, em um total de 11 escolas. GILVANE KERN lembra que já faziam parte o Centro Educacional Helga Follmann, de Tunápolis; Centro Educacional São João do Oeste e Escola Básica Cristo Rei, ambas de São João do Oeste; e seis escolas de Itapiranga. Em 2018, a cooperativa recebeu o Prêmio Somoscoop Melhores do Ano, categoria Cooperjovem, que celebrou a atuação no acompanhamento da cooperativa às ações realizadas pelos seus parceiros escolares.


SAJUG oferece assessoria jurídica gratuita para pessoas carentes da região. Atendimento é feito por acadêmicos e professores do curso de direito da Uceff de Itapiranga. É grande a demanda de serviço no Núcleo de Práticas Jurídicas. Seleção do público objetiva contemplar a classe mais carente. Conforme o coordenador do curso de direito do Centro Universitário Uceff, DIEGO ALBRICHT, o SAJUG procura suprir uma deficiência da Defensoria Pública em Itapiranga e município vizinhos. A equipe realiza levantamento sócio econômico para verificar o enquadramento e constatar a necessidade de uso do serviço jurídico gratuito. Destaca que o atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, sempre no período da tarde, em sala próximo a sede da Uceff.


DIEGO ALBRICHT diz que as principais demandas que chegam ao Núcleo são semelhantes ao longo de quase uma década de atuação. É comum o atendimento de casos de conflitos familiares, solicitação de remédios que não estão disponíveis na rede pública e casos de direito do consumidor. A prioridade está na busca de entendimento entre as partes evitando processos judiciais. Segundo o coordenador, a preocupação é permanente para formação completa dos acadêmicos com aspectos teóricos e práticos. DIEGO ALBRECHT chama atenção também para a dimensão de responsabilidade social com serviço e assistência jurídica que permite acesso ao judiciário de forma gratuita. Observa ainda a importância do Seminário Jurídico e do projeto SAJUG itinerante em parceria com a secretaria de assistência social de Itapiranga. A mobilização ocorreu para o combate a exploração sexual de crianças e adolescente.


Grupos de idosos da cidade e interior de Descanso promovem intercambio hoje. Segundo a secretária de educação e coordenadora dos grupos de idosos, MARISE GIUMBELLI, nesta quinta-feira, dois grupos de idosos, de linha Pratinha e linha Cachoeirinha visitam o grupo da cidade. Ela explica que durante o dia os grupo confraternizam entre si, com jogos diversos, almoço fornecido pela prefeitura e matiné. MARISE ressalta que a prefeitura também disponibiliza o transporte dos idosos da sua comunidade até o local do encontro, além da alimentação no intercâmbios e nos encontros mensais de cada grupo.A coordenadora dos grupos comenta que é definido um calendário de eventos junto com os idosos. No ano passado os intercâmbios ocorreram no interior, e este ano, os encontros serão na cidade.No total, Descanso possui 11 grupos da terceira idade, totalizando cerca de 800 idosos.


A preocupação com o atendimento ao público da terceira idade aumenta na medida em que o número de idosos supera o número de jovens. MARISE GIUMBELLI destaca que é uma realidade que se repete em todos os municípios da região. A coordenadora dos grupos cita que além dos 800 idosos atendidos nos 11 grupos, há uma parcela significativa de pessoas da terceira idade que não participam destes grupos. MARISE enfatiza que além dos grupos atendidos pela secretaria de cultura, responsável também pela coordenação, o setor de assistência social atende ainda uma parcela prioritária da terceira idade. A coordenadora considera que por tudo o que já fizeram e pelo que representam na história do município, o público da terceira idade merece a atenção do poder público.


Compras compartilhadas por meio do Conder geram economia aos municípios da Ameosc. A secretária executiva do Conder, JUSSARA REGINATO, destaca que o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional é relativamente novo, com cerca de um ano de atuação na região. O objetivo do consórcio é prestar serviços diversos aos municípios, com foco na economia de recursos por meio de licitações coletivas. JUSSARA cita que a compra compartilhada permite redução na compra, por exemplo, de pneus e medicamentos, sem prejudicar a qualidade dos produtos. Ela comenta que as licitações são encaminhadas diariamente, e recentemente foi finalizada a licitação de medicamentos para o primeiro semestre. As duas compras deste ano representam uma economia de 55% em medicamentos básicos.


Outra demanda que o Conder trabalha é a municipalização do licenciamento ambiental. O tema estará em pauta na reunião de hoje da diretoria, assessoria jurídica e administração do consórcio. Na sequencia será realizada assembleia para discutir a prestação do serviço de licenciamento ambiental pelos municípios, o que hoje é de responsabilidade do estado. A secretária executiva do Conder diz que o trabalho é burocrático porque o consórcio precisa se inteirar de toda legislação, por ser um serviço novo e até então prestado pelo estado. JUSSARA REGINATO diz que nos próximos dias haverá novidades quanto a criação do conselho e estruturação do programa.


A usina de asfalto, pleiteada pelo Conder, parece estar próxima da licitação. Segundo a secretária executiva JUSSARA REGINATO, na semana passada o presidente do consórcio, prefeito de Belmonte GENESIO BRESSIANI, o presidente da Ameosc prefeito de SMOeste e os técnicos responsáveis pelos projetos nos municípios participaram de audiência em Brasília, no ministério de integração nacional. Ela explica queobjetivo foi rever e atualizar dados do projeto da usina de asfalto e as pendências referente a documentação. Agora, o projeto está sendo analisado pela assessoria jurídica do ministério para o parecer final e autorização para licitação. Por meio da usina, será disponibilizado o asfalto para as obras nos municípios de abrangência da Ameosc.


Enfermeira cita importância do acompanhamento multiprofissional no desenvolvimento da criança. A enfermeira da secretaria de saúde de Tunápolis ROSELI BONAVIGO explica que a preocupação com a criança inicia ainda na gestação, com o pré-natal da gestante, até seu crescimento e a fase escolar. Além do acompanhamento da gestante, a enfermeira cita que o bebe logo após o nascimento também passa por uma rotina de consultas de prevenção com o objetivo de verificar se o seu desenvolvimento é o adequado para a idade. ROSELI comenta que, conforme determinação do ministério da saúde, o trabalho é prestado por equipe multiprofissional. Dessa forma, conforme o seu crescimento a criança passa por acompanhamento e avaliação de médico, enfermeira, dentista e nutricionista para introduzir alimentação complementar, sendo que até os seis meses o leite materno deve ser o alimento exclusivo. Conforme a necessidade a criança é encaminhada para outros especialistas.


No primeiro ano de vida a enfermeira lembra que a criança deve passar por consultas que inicialmente são semanais e mais frequentes, e após essa idade, ao menos uma consulta de acompanhamento deve ser feita por ano. ROSELI BONAVIGO enfatiza que esse acompanhamento frequente permite tanto diagnosticar algum problema no desenvolvimento como a prevenção de doenças. A enfermeira diz que as consultas são feitas mediante agendamento na unidade de saúde. Caso os profissionais identifiquem que alguma criança não está seguindo a rotina de acompanhamento, os pais ou responsáveis são comunicados pelos agentes de saúde. ROSELI enfatiza que nesse processo é feito também a verificação da caderneta de saúde. A enfermeira lembra que é preciso maior atenção dos familiares quando a criança for atingindo maior idade, já que logo depois do nascimento até o segundo ano de vida o acompanhamento é seguido a risca.


Prefeito cita obras de preparação do parque da feira FAIC. De acordo com o prefeito, LÚCIO MALLMANN, o mau tempo prejudica os serviços, em função da dificuldade de acessar as cascalheiras, de trazer a matéria-prima das obras de modernização no interior e do risco no trabalho com as máquinas. Ele comenta que assim que o tempo melhora, a exemplo do final de semana, a secretaria de transportes e obras aproveita para recuperar o atrasado. Nesta quarta-feira, apesar da chuva, o prefeito comenta que foi trazido cascalho de linha Entre Rios para os pátios do ginásio e do EMEI Criança Feliz. MALLMANN afirma que o objetivo é que tudo esteja concluído já para a programação de aniversário. O mesmo espaço será utilizado na feira FAIC, em setembro, que terá o lançamento oficial na sexta-feira, as 19 horas e 30 minutos, no centro de múltiplo uso, com transmissão da Rádio Oeste.


A programação alusiva ao trigésimo aniversário do município, comemorado no dia primeiro de junho, inicia já na próxima semana com a sexta semana das etnias, a segunda semana cultural e as feiras do livro e do artesanato. A exemplo do ano passado, os eventos iniciam nas comunidades. O prefeito, LÚCIO MALLMANN, enfatiza que são três décadas de município, e toda população está convidada a participar eprestigiar os talentos locais. Ele lembra que são eventos pensados para agradar todos os públicos. A programação inicia no dia 27 de maio, com a abertura da semana das etnias na comunidade de São Lourenço, a partir das 19 horas e 30 minutos. Haverá apresentações culturais dos alunos que integram as oficinas do INDACI, como patinação, CTG, banda municipal, orquestra de gaitas, corais de Macucozinho, São Lourenço e Quilombo, e o grupo italiano Um Toquetim Della Itália. Após as apresentações haverá matiné.


No dia 28 de maio a comunidade a sediar as apresentações será São Vendelino, com a presença do CTG, companhia de danças da Jussara, grupo de patinação, grupo de violões, orquestra de gaita, banda municipal, coral de Aparecida, coral infanto juvenil e o grupo italiano Amici Della Cantoria. As apresentações iniciam também às 19 horas e 30 minutos, encerrando com matiné. Na cidade, no dia 29, no ginásio Artur Friedrich, ocorre à abertura da feira do livro e do artesanato, a partir das oito horas e 30 minutos, com apresentações culturais e teatro infantil. A mesma programação será realizada a tarde e a noite. No dia 29 também será disponibilizado o palco livre para apresentações de talentos locais e regionais. Haverá também uma exposição alusiva aos 30 anos do município.


No dia 30 de maio, no ginásio Artur Friedrich, às 14 horas, será realizado o festival da canção estudantil, fase municipal. Se apresentam durante a tarde as categorias da educação infantil, primeiro ao terceiro ano, e a noite, as categorias do quarto ao nono ano e ensino médio. Antes de cada categoria se apresentar haverá a participação especial da APAE. No dia 31 de maio, no ginásio poliesportivo, ocorre o baile do município animado pela banda Os Reis da Alegria, a partir das 21 horas. O baile segue com a banda Indústria Musical, patrocinada pelas Lokas Becker, encerrando com show sertanejo de EDUARDO GUSTAVO. Não haverá cobrança de ingresso. No dia primeiro de junho, dia do aniversário, a programação inicia às 14 horas com encontrão da terceira idade, apresentações culturais, corte do bolo de 30 metros, e matiné com Os Guri.


-RAPAZ É ATINGIDO POR VÁRIOS GOLPES DE FACA

-NETO ACUSADO DE MATAR O PRÓPRIO AVÔ VAI A JÚRI POPULAR

-HOMEM É CONDENADO A 18 ANOS DE PRISÃO POR HOMICÍDIO


Polícia Civil cumpre mandado de prisão de condenado por lesão corporal. A Polícia Civil de Cunha Porã prendeu na tarde da última terça-feira, um homem de 36 anos condenado em sentença definitiva pelos crimes de lesão corporal e ameaça cometidos em 2016. O condenado foi localizado e preso no centro de Maravilha e após os procedimentos foi encaminhado a UPA de Maravilha.


Policia Civil decreta prisão temporária de suspeito de ter matado ANGÉLICA SABRINA SEIBERT. A polícia civil de Dionísio Cerqueira decretou a prisão temporária de CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO, suspeito de ter matado a companheira ANGÉLICA SABRINA SEIBERT. O crime ocorreu no dia 17 de março deste ano. A Polícia Civil de Santa Catarina, com o apoio das Polícias Civis de São Paulo, Mato Grosso e Pará, conseguiu informações de que o investigado esteve na cidade de São Paulo, logo após o cometimento do feminicídio, depois fugiu para o estado de Mato Grosso e passou pelo Pará. A última notícia é que CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO esteja escondido na cidade de São Paulo. A Polícia Civil solicita o apoio da população que, caso tenha alguma informação sobre o paradeiro do investigado, entre em contado com a delegacia mais próxima. A denúncia pode ser anônima.


Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio. O julgamento, que durou 12 horas, ocorreu ontem na sala de júri da comarca de Campo Erê. Os réus ANTÔNIO TEIXEIRA DA ROSA, ARISTEU CONSTÂNCIO e ALICIONE GRAPSKI foram absolvidos do crime. Já o réu SÉRGIO DE LIMA foi condenado a18 anos, em regime inicial fechado, com cumprimento da pena imediato. Eles foram acusados de matar ANTÔNIO ELUIR MARKOSKI, 44 anos, além de duas tentativas de homicídio contra menores de idade e de corrupção de menor. O crime ocorreu em janeiro de 2015, no interior de Campo Erê após uma briga em um bar da comunidade. A vítima foi encontrada por policiais em um matagal. O homem apresentava ferimentos de faca no peito. Além da vítima fatal, mais dois menores sofreram tentativa de homicídio. Os réus chegaram a ser presos dias após o crime e permaneceram na prisão por três meses.


Neto acusado de matar o próprio avô vai a júri popular em São José do Cedro. O tribunal do júri iniciou a sessão às oito horas. ALEX DE MACEDO é acusado de matar o avô PEDRO DE VARGAS MACEDO, na época com 67 anos. O crime ocorreu no bairro Tropical, em Guarujá do Sul, na casa em que os dois conviviam. A vítima, que era avô do acusado, chegou a ser considerada desaparecida. As informações eram que o idoso, na época, teria sumido ao fazer uma viagem, mas as investigações levaram à identificação de manchas de sangue em um dos cômodos da casa. Sete dias depois do crime, o neto confirmou que teria matado o avô depois de uma discussão por motivo banal. Em seguida surgiram novas versões da defesa além do pedido de análises nas provas. Os detalhes do processo não foram informados, pois estão em segredo de justiça.


Rapaz é atingido por vários golpes de faca. O fato ocorreu por volta das 18 horas desta quarta-feira, na Rua Itaberaba, no Bairro Morada do Sol em SMOeste. A vítima, de 22 anos, apresentava cerca de cinco perfurações profundas na cabeça. Conforme os socorristas, o rapaz possuía cortes na região do pescoço atrás da orelha esquerda e outros três cortes na região temporal do crânio. O homem apresentava hemorragia intensa e estava em estado de choque. Ele recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado ao Hospital Regional de SMOeste. A vítima, que estava consciente e orientada, revelou aos bombeiros que dois homens o abordaram e o levaram até uma área de mata, próximo a uma ponte sob um córrego que corta a cidade. Eles exigiram 100 reais e passaram a golpeá-lo com uma faca. O jovem conseguiu fugir e pedir ajuda.Polícia Civil irá instaurar inquérito para investigar o caso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.