ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - Terça-Feira - 23-04-19

CCJ DA CÂMARA VOTA HOJE A TARDE PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-DOAÇÃO DE ÓRGÃOS AUMENTA 20 POR CENTO NO PRIMEIRO TRIMESTRE

-VEREADORES DENUNCIAM ATRASO NO REPASSE DE VERBAS PARA ÁREA SOCIAL

-MOÇÃO DE APELO PEDE MANUTENÇÃO DA RECEITA FEDERAL NO MUNICÍPIO

-CARTÓRIO TERÁ PLANTÃO SÁBADO PARA CIDADES EM REVISÃO DO ELEITORADO

-MULHER É ESFAQUEADA POR EX-MARIDO NA FRONTEIRA

-IDOSO MORRE EM ACIDENTE ENVOLVENDO MOTO E CAMINHÃO NA SC 305

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O número de mortos na série de ataques no domingo de Páscoa no Sri Lanka contra igrejas e hotéis de luxo, subiu para 310, enquanto os feridos permanecem em mais de 500. Enquanto isso, o país, em um dia de luto nacional, está se preparando para prestar homenagem hoje em um funeral oficial em uma igreja do país. Entre os mortos nos atentados, ainda sem autoria esclarecida, estão pelo menos 31 estrangeiros.

Um ônibus de passageiros caiu em um precipício em uma estrada ao norte de La Paz, capital da Bolívia, após uma tripla colisão. O acidente matou 25 pessoas. As informações são do chefe da polícia boliviana, YURI CALDERÓN, e da TV estatal do país. O acidente aconteceu porque o ônibus tentou ultrapassar um caminhão e se chocou com uma caminhoneta, segundo CALDERÓN. Foi uma queda de 200 metros. O número de feridos ainda não foi contabilizado.

O deslizamento de terra que soterrou oito casas em uma área rural no sudoeste da Colômbia no domingo deixou 28 pessoas mortas, após o resgate de mais 11 corpos nesta segunda-feira. Os socorristas suspenderam os trabalhos de resgate na noite desta segunda, após encontrarem os 11 corpos no segundo dia de buscas na zona rural da localidade de Rosas, departamento de Cauca. Segundo os bombeiros, as chances de se encontrar pessoas com vida diminuem a cada hora.

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça julgará nesta terça-feira o recurso da defesa do ex-presidente LULA que tenta reverter a condenação no caso do triplex em Guarujá. LULA foi condenado em 12 de julho de 2017 a nove anos e seis meses de prisão no caso do triplex. No entendimento da justiça, ele recebeu o apartamento da OAS em troca de contratos fechados pela empreiteira com a Petrobras. A defesa de Lula quer que o ex-presidente seja absolvido. Argumenta que ele é inocente e não recebeu apartamento como propina. Os advogados afirmam ainda que não há provas no processo e que a Justiça Federal não tinha competência para analisar o caso.

O Ministério da Infraestrutura divulgou uma nota nesta segunda-feira na qual anunciou compromisso com os caminhoneiros de repassar o custo do diesel para a tabela de fretes. A nota foi divulgada após o ministro TARCÍSIO GOMES DE FREITAS se reunir com integrantes da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos e de outras entidades, além de caminhoneiros autônomos. O governo também se comprometeu em estudar a eliminação de multas desnecessárias aos caminhoneiros e a fiscalização efetiva da referência de custo do piso mínimo do frete. A tabela de fretes foi criada no ano passado pelo governo MICHEL TEMER, após a greve dos caminhoneiros.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira o relatório do deputado MARCELO FREITAS do PSL sobre a reforma da Previdência. A reunião está marcada para as duas e meia da tarde. A proposta altera as regras de aposentadoria e é uma das principais apostas do governo JAIR BOLSONARO para equilibrar as contas públicas e recuperar a economia. O governo admitiu retirar do projeto quatro pontos para conseguir a votação hoje, entre eles, a obrigatoriedade de recolhimento de FGTS de aposentados e do pagamento da multa de 40 por cento da rescisão contratual e o que deixa somente com o Poder Executivo federal a possibilidade de propor nova alteração nas regras da Previdência.

Nos três primeiros meses de 2019, a SC Transplantes registrou 72 doações de múltiplos órgãos, um crescimento de quase 20 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 21 doações em janeiro, 24 em fevereiro e outras 27 em março. No ano passado, o primeiro trimestre contabilizou 59 doações. Além do crescimento significativo, a SC Transplantes, estrutura vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, registrou dois recordes em 2019: teve o melhor desempenho em um mês de fevereiro e o maior número de doações em um único dia.

A lei que determinava que o Departamento Estadual do Trânsito instaurasse o processo administrativo da suspensão do direito de dirigir no prazo de até 31 de dezembro do ano em que ocorressem as notificações das infrações não vale mais. Isso ocorreu porque a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina de julgá-la inconstitucional foi publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira. A lei derrubada pelo TJ foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e sancionada em dezembro de 2017. Com isso, vale o Código de Trânsito Brasileiro que prevê prazo de até cinco anos para o Detran fazer a abertura do processo de suspensão das carteiras de motoristas com 20 pontos na carteira.

Desde ontem, os moradores da região oeste contam apenas com dois voos diretos para Florianópolis, um que chega no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso às três e meia da tarde e outro que sai às quatro e 10 pela Azul. O último voo da Avianca saiu de Chapecó no início da tarde desta segunda. Inicialmente a suspensão dos quatro voos diários é por uma semana e não há informações se as operações serão retomadas devido à crise financeira da empresa. Cerca de 30 funcionários da empresa correm o risco de demissão, somente em Chapecó. A mudança nos voos gerou transtorno para os moradores da região, pois o aeroporto movimenta mais de 40 mil embarques e desembarques por mês.


A prefeitura de Bandeirante está investindo na melhoria do abastecimento de água nas comunidades rurais. De acordo com o prefeito CELSO BIEGELMAIER, o projeto da rede de água da Linha Getúlio Vargas está finalizado. A processo está aguardando a liberação do engenheiro da prefeitura. Além disso, a prefeitura contratou a perfuração de três poços artesianos no município. O primeiro foi concluído nesta segunda-feira na comunidade de Getúlio Vargas. Hoje, a empresa começou a se instalar na linha Helio Wassun. O terceiro poço será perfurado na Várzea Alegre.

A construção da ponte de acesso a comunidade da Linha Gaspar está dentro do cronograma. A informação é do secretário de obras, ADINOR SALLES. Ele disse que a empresa redobrou a equipe de trabalho para intensificar a obra. SALLES lembrou que a ponte é muito importante para a comunidade porque liga as comunidades e também serve de acesso a Paraíso. O secretário disse que assim que a empresa finalizar a obra, a prefeitura vai fazer o trabalho nas cabeceiras. SALLES não fixou prazo para conclusão, mas disse que as obras estão ocorrendo sem nenhum tipo de problema.

Uma comitiva do oeste de Santa Catarina participou na última semana de uma missão empresarial na Bolívia. A missão foi organizada pelo empresário de São Miguel do Oeste, DARCI ZANOTELLI. Ele disse que o objetivo foi conhecer o potencial da região de Tarídia e manter contatos para futuros negócios entre os dois países. A comitiva visitou indústrias e tecnologias empregadas em áreas como vinhos, queijos, presuntos e frutos como a amora. ZANOTELLI disse que nove empresas da região também levaram experiências e produtos que podem ser adquiridos pelos bolivianos.

A missão empresarial da região para a Bolívia foi muito produtiva e promissora. Segundo o empresário DARCI ZANOTELLI, os empresários que participaram da viagem afirmaram que a missão teve nota “nove” e que foi muito importante para trocar experiências, conhecimentos e prospectar novos negócios para a região. Além da Bolívia, o empresário está trabalhando com a possibilidade de organizar mais duas missões empresariais, uma delas para a Ásia. Ele disse que a região oeste tem um grande potencial e condições para exportar produtos diferenciados.

O município de Barra Bonita está há 10 meses sem receber recursos do Governo Federal na área Social. A denúncia foi feita pela ex-secretária da pasta e atual presidente da Câmara de Vereadores, NEURA DERES do PSD. De acordo com ela, o problema está criando dificuldades para o município. Para tentar reverter essa situação, os vereadores aprovaram uma moção de apelo que será entregue nesta semana em Brasília. O documento pede que os governo reestabeleça o repasse de recursos para omunicípio. NEURA informou que um grupo composto por quatro vereadores vai participar de um congresso na capital federal e o objetivo é fazer pessoalmente a entrega desse documento.

O atraso nos repasses mensais por parte do governo federal para o setor social de Barra Bonita também afeta outros municípios da região. O comentário é da presidente da Câmara de Vereadores de Barra Bonita, NEURA DERES. Ela disse que fez um levantamento com outras secretarias que também confirmaram problemas no cronograma de repasses. NEURA explicou que o dinheiro era utilizado pela equipe do CRAS na proteção social básica das famílias carentes do município. A presidente destacou que devido à falta de repasses o município teve que diminuir e readequar o ritmo de trabalho prestado. NEURA disse ainda que o recurso é fundamental e sem ele a Administração não tem condições de manter ou ampliar os programas.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram uma série de pedidos para melhorias na infraestrutura do município na sessão desta segunda-feira. O vereador CARLOS GRASSI do PP apresentou um pedido para a realização de obras para o escoamento da água da chuva na rua Frontino Rodrigues, centro da cidade. Ele disse que emdias de chuva as bocas de lobo não conseguem escoar a água. VANITO CONRAD do PDT solicitou a execução de serviços de alargamento e tubulação nas margens da estrada da Linha Santa Catarina, sentido Linha Barra do Guamerim. Conforme o vereador, a via é estreita, o que dificulta a passagem dos veículos. ODEMAR MARQUES, também do PDT, pediu investimentos na iluminação pública na área da rua Pedro Julian, próximo à esquina com a Rua Oiapoque, na entrada e saída de alunos da Unoesc – Campus B.

A câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou uma moção de apelo para a manutenção da agência regional da Receita Federal instalada no município. O pedido, de autoria de todos os vereadores, foi discutido e aprovado na sessão de ontem a noite. O documento agora será enviado ao secretário da Receita Federal do Brasil, MARCOS CINTRA, e aos presidentes do Senado, DAVID ALCOLUMBRE, e da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA. Segundo os vereadores, existe a informação de que o governo vai promover o fechamento de mais de 100 agências da Receita Federal em todo o Brasil. Delegacias da Receita seriam transformadas em agências e as agências com até cinco servidores seriam extintas ou transformadas em postos de atendimento. O pedido é para que o governo não mexa na estrutura da Receita Federal do município.

A agencia da Receita Federal de São Miguel do Oeste atende 21 municípios e realiza mais de 80 atendimentos por dia, mesmo com uma equipe pequena. Segundo os vereadores, esse é um dado importante e que deve ser considerado pelo governo federal para manter a estrutura no município. Além disso, São Miguel do Oeste está distante das principais cidades e da capital do estado. De acordo com os vereadores, entre os critérios avaliados para o fechamento das unidades está a arrecadação das agências. Ele entendem,no entanto, que é preciso considerar que empresas importantes dos municípios atendidos pela agência recolhem os impostos e precisam do atendimento da Receita Federal aqui na região.

Todas as questões que envolvem o desenvolvimento e o fortalecimento do município e da região devem ser defendidas. A afirmação é do vereador do MDB, GILBERTO BERTE. Ele disse que a manutenção da Receita Federal é uma delas. O vereador disse que a informação de que o governo federal vai reduzir o número de estruturas do órgãos pelo país está preocupando a sociedade, especialmente a classe contábil e empresarial. BERTE reforçou que os vereadores não podem deixar que a cidade perca a Receita Federal.

Seis municípios da região estão passando pelo processo de revisão eleitoral. As cidades que estão recontando os eleitores são Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Guaraciaba, Paraíso e Santa Helena. As cidades pertencem as zonas eleitorais 82 e 45.De acordo com o chefe do cartório eleitoral da quadragésima quinta zona, ANGELO PASQUALE a procura pela revisão está abaixo do esperado. Nenhum dos municípios atingiu a marca de 60 por cento de comparecimento. O índice mais baixo é de Paraíso, onde apenas 33 por cento dos eleitores atualizaram os dados. O município com maior número de eleitores revisados é Santa Helena com 57 por cento.

Os eleitores tem prazos diferentes para fazer a revisão e atualização dos dados no cartório eleitoral. A revisão de Bandeirante vai até o dia 10 de maio. Santa Helena tem prazo até 28 de junho e Santa Helena até nove de agosto. Os eleitores de Paraíso, Barra Bonita e Guaraciaba devem fazer a revisão até o dia 28 de junho. O chefe do cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, ANGELO PASQUALE disse que os eleitores que não fizerem a revisão podem ter o título eleitoral cancelado. Ele lembrou que a revisão e biometria devem ser feitas na sede do cartório que fica no prédio da rádio Peperi. Em Bandeirante, o cartório montou um posto de atendimento na prefeitura.

O cartório eleitoral de São Miguel do Oeste vai atender em horário especial neste final de semana para os municípios que estão em revisão do eleitorado. De acordo com o chefe do cartório da quadragésima quinta zona, ANGELO PASQUALE, o local ficará aberto no sábado pela manhã, das oito ao meio-dia, para facilitar o atendimento dos eleitores. PASQUALE disse que o processo de revisão do eleitorado é muito importante para atualizar os dados e resolver um questão que incomoda a justiça eleitoral.

Um homem foi preso por tráfico de drogas no final da noite de ontem em Mondaí. A Polícia Militar abordou o condutor de um veículo Fox por volta das 11 horas da noite. De acordo com a PM, o homem apresentava dificuldades para dirigir e confessou ter feito uso de cocaína. No carro, os policiais encontraram dois gramas de maconha, 50 gramas de cocaína e certa quantia de dinheiro. O homem foi detido em flagrante e levado para a delegacia de polícia.

A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão contra um homem condenado por furto. A prisão ocorreu na residência do homem de 43 anos que fica no interior do município. Ele foi detido em razão de um trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil de Itapiranga e de Tunápolis no ano de 2016. O homem preso foi condenado a um ano e dois meses de reclusão mais 11 dias-multa, além da reparação de dano para a vítima. Ele foi levado, ainda ontem, para a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste.

Uma ação realizada pela Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de aproximadamente 750 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. A apreensão ocorreu na BR-158, em Cunha Porã. O cigarro estava em uma caminhonete Strada de cor branca, placa de Araucaria no Paraná. O motorista ainda tento fugir, mas foi impedido pela guarnição da PRF. O produto estava no compartimento de carga. O motorista, cuja identidade não foi revelada, foi preso em flagrante pela prática de contrabando.

A polícia prendeu, na tarde de segunda-feira, 22, um homem de 51 anos condenado por furto. De acordo com a Polícia Civil, ele tinha um mandado de prisão com sentença definitiva em regime semiaberto expedido pela vara criminal de São Miguel do Oeste. Ele foi localizado e preso na tarde de ontem. Após os procedimentos legais na delegacia, o preso foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste, onde permanece à disposição da Justiça Criminal. A polícia não forneceu maiores detalhes do caso.

Uma mulher de 34 anos foi esfaqueada pelo ex-marido na noite desta segunda-feira em Dionísio Cerqueira. Segundo o Corpo de Bombeiros, a agressão ocorreu dentro de um veículo na rua Arnaldo Busato, pouco antes das sete horas da noite. A vítima apresentava perfuração no antebraço esquerdo e diversos cortes nos dedos da mão. Ela conseguiu fugir do agressor saltando do veículo em movimento e pediu ajuda à populares. Os bombeiros foram ao local, prestaram os primeiros socorros e encaminharam a mulher para atendimento médico no Hospital Municipal. Não há informações sobre a motivação da agressão e o suspeito fugiu logo depois do crime.

Um idoso morreu em acidente de trânsito na tarde de ontem na SC 305. A colisão envolveu um caminhão de Cascavel e uma moto de São Bernardino. O motociclista ADEMIR PAULO TRAMOTIN, de 68 anos, morreu na hora. O condutor do caminhão disse que ao chegar a uma curva se deparou com a motocicleta transitando em baixa velocidade. Para evitar uma colisão traseira, ele invadiu a pista contrária e deu de frente contra outro caminhão. O motorista do veículo de Cascavel retornou para a sua pista e acabou colidindo no motociclista. O idoso foi jogado para fora da pista e morreu na hora.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.