ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 23/04/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O número de mortos na série de ataques no domingo de Páscoa no Sri Lanka contra igrejas e hotéis de luxo, subiu para 310, enquanto os feridos permanecem em mais de 500. Enquanto isso, o país, em um dia de luto nacional, está se preparando para prestar homenagem hoje em um funeral oficial em uma igreja do país. Entre os mortos nos atentados, ainda sem autoria esclarecida, estão pelo menos 31 estrangeiros.

Um ônibus de passageiros caiu em um precipício em uma estrada ao norte de La Paz, capital da Bolívia, após uma tripla colisão. O acidente matou 25 pessoas. As informações são do chefe da polícia boliviana, YURI CALDERÓN, e da TV estatal do país. O acidente aconteceu porque o ônibus tentou ultrapassar um caminhão e se chocou com uma caminhoneta, segundo CALDERÓN. Foi uma queda de 200 metros. O número de feridos ainda não foi contabilizado.

O deslizamento de terra que soterrou oito casas em uma área rural no sudoeste da Colômbia no domingo deixou 28 pessoas mortas, após o resgate de mais 11 corpos nesta segunda-feira. Os socorristas suspenderam os trabalhos de resgate na noite desta segunda, após encontrarem os 11 corpos no segundo dia de buscas na zona rural da localidade de Rosas, departamento de Cauca. Segundo os bombeiros, as chances de se encontrar pessoas com vida diminuem a cada hora.

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça julgará nesta terça-feira o recurso da defesa do ex-presidente LULA que tenta reverter a condenação no caso do triplex em Guarujá. LULA foi condenado em 12 de julho de 2017 a nove anos e seis meses de prisão no caso do triplex. No entendimento da justiça, ele recebeu o apartamento da OAS em troca de contratos fechados pela empreiteira com a Petrobras. A defesa de Lula quer que o ex-presidente seja absolvido. Argumenta que ele é inocente e não recebeu apartamento como propina. Os advogados afirmam ainda que não há provas no processo e que a Justiça Federal não tinha competência para analisar o caso.

O Ministério da Infraestrutura divulgou uma nota nesta segunda-feira na qual anunciou compromisso com os caminhoneiros de repassar o custo do diesel para a tabela de fretes. A nota foi divulgada após o ministro TARCÍSIO GOMES DE FREITAS se reunir com integrantes da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos e de outras entidades, além de caminhoneiros autônomos. O governo também se comprometeu em estudar a eliminação de multas desnecessárias aos caminhoneiros e a fiscalização efetiva da referência de custo do piso mínimo do frete. A tabela de fretes foi criada no ano passado pelo governo MICHEL TEMER, após a greve dos caminhoneiros.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira o relatório do deputado MARCELO FREITAS do PSL sobre a reforma da Previdência. A reunião está marcada para as duas e meia da tarde. A proposta altera as regras de aposentadoria e é uma das principais apostas do governo JAIR BOLSONARO para equilibrar as contas públicas e recuperar a economia. O governo admitiu retirar do projeto quatro pontos para conseguir a votação hoje, entre eles, a obrigatoriedade de recolhimento de FGTS de aposentados e do pagamento da multa de 40 por cento da rescisão contratual e o que deixa somente com o Poder Executivo federal a possibilidade de propor nova alteração nas regras da Previdência.

Nos três primeiros meses de 2019, a SC Transplantes registrou 72 doações de múltiplos órgãos, um crescimento de quase 20 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 21 doações em janeiro, 24 em fevereiro e outras 27 em março. No ano passado, o primeiro trimestre contabilizou 59 doações. Além do crescimento significativo, a SC Transplantes, estrutura vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, registrou dois recordes em 2019: teve o melhor desempenho em um mês de fevereiro e o maior número de doações em um único dia.

A lei que determinava que o Departamento Estadual do Trânsito instaurasse o processo administrativo da suspensão do direito de dirigir no prazo de até 31 de dezembro do ano em que ocorressem as notificações das infrações não vale mais. Isso ocorreu porque a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina de julgá-la inconstitucional foi publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira. A lei derrubada pelo TJ foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e sancionada em dezembro de 2017. Com isso, vale o Código de Trânsito Brasileiro que prevê prazo de até cinco anos para o Detran fazer a abertura do processo de suspensão das carteiras de motoristas com 20 pontos na carteira.

Desde ontem, os moradores da região oeste contam apenas com dois voos diretos para Florianópolis, um que chega no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso às três e meia da tarde e outro que sai às quatro e 10 pela Azul. O último voo da Avianca saiu de Chapecó no início da tarde desta segunda. Inicialmente a suspensão dos quatro voos diários é por uma semana e não há informações se as operações serão retomadas devido à crise financeira da empresa. Cerca de 30 funcionários da empresa correm o risco de demissão, somente em Chapecó. A mudança nos voos gerou transtorno para os moradores da região, pois o aeroporto movimenta mais de 40 mil embarques e desembarques por mês.

Acontece hoje sorteio da rifa de Páscoa do Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer. Quem lembra é a presidente da entidade em Campo Erê EDILENE BOLKART CERAZOLI. De acordo com ela, o sorteio será durante encontro mensal do Núcleo, que neste mês acontece hoje e não na segunda terça do mês. Daqui a pouco ás 14 horas se reúnem membros do núcleo e o profissionais da Secretaria de Saúde para as atividades rotineiras, bem como para a realização do sorteio. Devem participar hoje também representantes do Hospital do Câncer de pato Branco

Cerca de cinco mil números de rifa são vendidos pelo Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer. EDILENE, reforça que todo valor arrecadado será enviado ao Hospital do Câncer de Pato Branco que atende pacientes de toda região. Objetivo é até junho ampliar uma sala para abrigar um acelerador linear que foi adquirido por meio de deputados e demais parcerias. É um equipamento, explica a presidente, que vai dar um avanço significativo nos tratamentos de combate ao câncer de toda região.

Apae recebe dinheiro arrecadado em almoço promovido pelo Clube do Cavalo Chão Batido. Conforme a diretora da escola especial de Campo Erê LUCIANA ARTUSO, o valor arrecadado foi de quatro mil sento e sessenta e um reais. Esse valor é muito bem-vindo, cita a diretora, pois ajuda muito na manutenção dos trabalhos da Apae. Ainda não sabe onde o valor será aplicado, pois são várias as demandas da escola.

Apae promove diversos eventos para arrecadar dinheiro. LUCIANA, destaca que só com o dinheiro vindo dos governos e municípios não é possível manter todas as atividades da escola. Os recursos que vem hoje, são os mesmos de anos atrás, onde a escola atendia cerca de 90 alunos. Hoje são atendidos cerca de 110. Para continuar com todos os serviços, a escola promove vários eventos, como feira do pastel, de pizza, almoços, além de venda de artesanatos em datas comemorativas, como páscoa e natal.

Secretaria de Saúde promove capacitação para servidores. A informação é da responsável pela pasta em Campo Erê ELIZANDRA DA SILVA. De acordo com ela, aconteceu agora pouco pela manhã no Centro de Eventos do Município um encontro com todos os servidores da saúde. O evento trouxe o palestrante DOMINGOS LOCATELLI – ex-prefeito de Palma Sola. O assunto tratado foi “qualidade no atendimento ao paciente”.

Capacitação para servidores contribuí para bom andamento dos trabalhos. Na avaliação de ELIZANDRA, momentos como esse, são fundamentais para um bom desempenho em cada setor, bem como ajuda a identificar as dificuldades de cada um. As consequencias disso, são várias, principalmente a melhora no atendimento aos pacientes. A secretária frisa que convidou LOCATELLI para ministrar a palestra por ser uma pessoa com vasto conhecimento na área, e por achar necessário esse momento de reflexão com os servidores.

Momentos de reflexão e motivação são importantes para servidores. A opinião é da servidora DANIELLE DE FARIA – nutricionista da Secretaria de Saúde de Campo Erê. De acordo com ela, tudo que foi repassado no treinamento dessa manhã, os funcionários já sabem, porém, é importante e fundamental relembrar. Classifica ações como essa fundamentais para um bom andamento dos trabalhos.

Inúmeras são as vantagens de treinamento para equipe da saúde. Segundo DOMINGOS LOCATELLI – palestrante e ex-prefeito de Palma Sola, elas vão desde um funcionário motivado até o reconhecimento de um bom atendimento. Entende que as saúdes públicas, hoje tem a seu favor inúmeras tecnologias, que se bem empregadas, podem ser excelentes nos processos de gestão. Porém, todas essas ferramentas não são o suficiente, se os colaboradores não são qualificados. Isso tudo, explica LOCATELLI, começa com um bom atendimento.

Capacitação para servidores promove sintonia entre os colaboradores. A observação é do palestrante DOMINGOS LOCATELLI. Ele ressalta que que essa é uma das principais consequências da capacitação para profissionais de saúde. Isso faz com que todos trabalhem unidos e com os mesmos objetivos. Acrescenta que os treinamentos demonstram que, para que hajam melhorias e benefícios, é necessário que todos trabalhem em prol de um bem comum, e isso desperta nos colaboradores a vontade de fazer acontecer.

Programa GESUAS garante disponibilidade dos prontuários, atendimentos e acompanhamento realizados. Quem explica é MATEUS KHUN – secretário de assistência social de Saltinho. De acordo com ele, mesmo após o encerramento do contrato, os dados registrados no software continuam disponíveis para consulta, por um período de cinco anos. Isso tudo, para garantir que técnicos, coordenadores, gestores e toda a equipe da assistência social tenham acesso constante e seguro às informações.

Software GESUAS é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, mais de um milhão de pessoas são inscritas no Cadastro Único, e se beneficiam da solução. Para dar conta dessa demanda, o sistema é hospedado na mesma estrutura que sites como Netflix, Pinterest e Spotfy. Em março, o GESUAS foi escolhido pela aceleradora de startups da área governamental BrazilLAB como a campeã do Desafio 2019. O programa reuniu mais de duzentos empreendimentos inovadores que desenvolvem soluções tecnológicos para gestão pública.

SINTRAF realiza assembleia. LIZETE BERNARDI coordenadora do sindicato, conta que foi apresentado prestação de contas e algumas alterações estatuárias. Além disso esteve presente o ex-deputado Dirceu Dresch esclarecendo os efeitos da reforma da previdência para os agricultores. Esteve no encontro tambémo contador da federação, Ariberto Dalchavion, tirando dúvidas sobre o CAEPF - Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física.

Assembleia é importante momento para associado saber onde é aplicado sua anuidade. Esse é o entendimento de LIZETE BERNARDI, diz, que é nestes momentos que o agricultor fica ao par, de tudo o que a entidade está desenvolvendo em prol de sua categoria. Ela ressalta ainda que a decisão da maioria é o que define as próximas ações do sindicato, inclusive os novos anseios do sócios. A coordenadora analisa que o encontro de ontem foi bem produtivo.

Realizada a décima segunda sessão ordinária do ano na câmara de vereadores de Campo Erê. A informação é de LEILA DANELUZ, diretora da Câmara. Relata que na reunião legislativa de ontem, houve em pauta indicações de alguns vereadores, todas elas aprovadas. A diretora explica que as indicações, depois de aprovadas em plenário, são agora enviadas ao executivo para ás suas respectivas secretarias.

Único projeto de lei em pauta é rejeitado por vereadores. De acordo com LEILA DANELUZ, o projeto pretende a transferência da habitação, que hoje está na secretaria da cidade, para a secretaria de assistência social. Este projeto não obteve a maioria absoluta de votos, sendo rejeitado. Os vereadores entenderam que a habitação deve permanecer na secretaria atual, pois dispõe da estrutura necessária.

Bombeiros ministram atividade de primeiros socorros no Naes. A informação é do soldado ELTON DA SILVA ALVES de Campo Erê. Conforme ele, na noite de ontem, o GBM realizou uma atividade com alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos do município. Participaram das instruções de primeiros socorros 51 alunos. Os assuntos discutidos foram: acidentes domésticos, contenção de hemorragias, OVACE- Obstruções de Vias Aéreas por Corpo Estranho, convulsões entre outros. Segundo ELTON, ação foi ministrada por ele e contou com apoio da BC MACOSKI.

Polícia cumpre mandado de prisão. Ontem em patrulhamento de rotina a PM de Renascença avistou um Fiat Palio em atitude suspeita. Foi feita abordagem e identificado como ocupantes três homens. Em revista veicular nada de ilícito foi encontrado, porém em consulta ao sistema foi constatado que havia um mandado de prisão em desfavor de um deles. O homem foi levado para delegacia e depois encaminhado até a Subdivisão De Polícia de Francisco Beltrão. Os demais ocupantes foram orientados e liberados no local.

PM apreende droga. Após fiscalização de trânsito, a equipe de Renascença, abordou o condutor de um Fiesta. Ele estava de posse de 20 gramas de maconha. Ele disse aos policiais que era usuário há algum tempo, e que teria adquirido a droga no Bairro Padre úlrico em Francisco Beltrão. Após feito o boletim de ocorrência, foi dado o comprometimento de comparecimento em juízo, em data já agendada. Depois o homem foi liberado.

Idoso morre em acidente na SC 305. Por volta das 15 horas e 10 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atender a um acidente de trânsito na SC 305, nas proximidades do KM 22, Linha São Brás. A colisão envolveu um caminhão, dirigido por um homem de 37, placas de Cascavel, e uma moto, placa de São Bernardino. Segundo o motorista do caminhão, ao chegar a uma curva se deparou com a motocicleta transitando em baixa velocidade e para evitar uma colisão traseira invadiu a pista contrária; sendo que outro caminhão subia sentido contrário e ao retornar na sua pista acabou colidindo no motociclista, jogando-o para fora da pista de rolamento.

Quando os socorristas chegaram no local, a vítima já estava sem vida. O homem, identificado como ADEMIR PAULO TRAMONTIN, 68 anos, foi encontrado pelos socorristas já sem os sinais vitais. O fato comoveu a comunidade, reunindo familiares, amigos e vizinhos no local. A Polícia Militar Rodoviária esteve no local. Foram acionados também Polícia Civil, IGP e IML.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.