ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco Segunda-feira 23 04 2018

-15 DE 20 PRESIDENCIÁVEIS RESPONDEM A PROCESSOS NA JUSTIÇA

-OBRAS DE PRESIDIOS FEMININOS ESTÃO ATRASADAS NO ESTADO

-TURMA DO PROGRAMA NOVOS CAMINHOS ATENDER MAIS 40 ADOLESCENTES

-AUDIENCIA PÚBLICA VAI DISCUTIR FEDERALIZAÇÃO DA SC 163

-SINTE PREPARA PROFESSORA PARA ASSEMBLEIA ESTADUAL NO MÊS QUE VEM

-MOTOCICLISTA MORRE EM SAÍDA DE PISTA NA SC 305

-EMPRESÁRIO DA REGIÃO MORRE EM ACIDENTE DURANTE PROVA DE MOTOCROSS

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.

A Bolsa de Valores abriu a segunda-feira em queda. O dólar começou a semana em alta, cotado em três reais e 43 centavos. O euro vale quatro reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a 17 vírgula cinco centavos para venda e 15 vírgula cinco centavos para a compra.

Um órgão de Direitos Humanos da Nicarágua informou, neste domingo, que pelo menos 20 pessoas morreram durante os violentos protestos contra a reforma da Previdência do país na última semana. Segundo o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos, o número de vítimas ainda é incerto, mas já teriam sido confirmadas pelo menos 20 mortes. Em uma delas, um jornalista morreu após levar um tiro na cabeça enquanto transmitia um protesto ao vivo pelo Facebook.

O presidente da Nicarágua, DANIEL ORTEGA, anunciou neste domingo a revogação da reforma previdenciária depois de cinco dias de protestos e mortes pelo país. Em um encontro com empresários, ORTEGA disse que o Instituto Nicaraguense de Seguro Social decidiu revogar a reforma. Entre as mudanças estavam o aumento das contribuições dos trabalhadores e patronais para dar estabilidade financeira ao sistema de pensões.

O candidato direitista MARIO ABDO BENÍTEZ venceu a eleição presidencial no Paraguai neste domingo. Ele recebeu 46 por cento dos votos e o adversário, EFRAIN ALEGRE teve 42 por cento da preferência dos eleitores. BENITÉZ sucederá em agosto o presidente HORACIO CARTES, um empresário da indústria do tabaco que, nestas eleições, candidatou-se ao Senado.

A procuradora geral da República, RAQUEL DODGE, pediu ao Supremo Tribunal Federal a prorrogação pelo prazo de 60 dias para a conclusão da investigação que tem como alvo o senador ROMERO JUCÁ. O peemedebista é investigado pela suposta prática dos crimes de falsidade ideológica, desvio de contribuições previdenciárias e crimes contra a ordem tributária. O inquérito apura se o senador é sócio oculto da TV Caburaí, afiliada à Rede Bandeirantes em Roraima, e eventuais repasses de recursos em benefício de JUCÁ.

Pelo menos 15 dos 20 políticos que pretendem se candidatar à Presidência da República são alvos de processos na Justiça. Segundo levantamento do Jornal Folha de São Paulo, as ações judiciais vão desde crimes relacionados à Operação Lava Jato até a crimes de trânsito. Outro levantamento, feito pelo Estadão, mostra que, mesmo com o desgaste de políticos, os partidos projetam um recorde de candidatos à reeleição na Câmara. Pelo menos 87 por cento dos atuais 513 parlamentares querem tentar mais um mandato.

O presidente MICHEL TEMER reuniu-se neste domingo, no Palácio do Jaburu, em Brasília, com o ministro-chefe da Casa Civil, ELISEU PADILHA, o ministro de Minas e Energia, MOREIRA FRANCO, e o presidente da Câmara, deputado RODRIGO MAIA. A assessoria de imprensa da Presidência da República disse que um dos assuntos tratados foi a pauta da semana no Congresso Nacional. Tramitam no Congresso medidas econômicas consideradas pelo governo como prioritárias, entre elas, a proposta de privatização da Eletrobras.

A greve dos servidores da prefeitura de Florianópolis chega ao décimo terceiro dia nesta segunda-feira. Com isso, a semana começa com atendimento em creches e postos de saúde comprometidos na capital. Os trabalhadores protestam contra o Projeto de Lei que autoriza a administração municipal a contratar organizações sociais para os setores da Saúde e da Educação. O projeto foi aprovado no último sábado durante uma sessão extraordinária na câmara por 16 votos a favor, seis contra e uma abstenção.

Começa nesta segunda-feira mais uma campanha de vacinação contra a gripe. A dose, que protege contra o vírus influenza A e B, está disponível para a população-alvo em todos os postos de vacinação do Estado. Fazem parte deste grupo crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, professores, gestantes, profissionais da saúde e doentes crônicos, entre outros. A campanha vai até primeiro de junho. O dia D, sábado em que todos os postos ficam abertos, será em 12 de maio.

Em Santa Catarina, 14 unidades prisionais recebem mulheres, mas só uma foi construída para esse fim. As outras são prisões masculinas adaptadas. O estado está construindo outras três, mas mudanças nos projetos atrasam a entrega das obras. As cidades com obras são em Criciúma, Itajaí e em Chapecó. No Oeste, o último prazo que consta no Portal da Transparência era novembro do ano passado. Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania disse que as obras atrasaram devido às chuvas e mudanças nos projetos, mas que já estão na fase final, faltando apenas instalar a parte elétrica e hidráulica.

A secretaria de Agricultura de Romelândia vai promover um seminário para os produtores rurais do município nesta quarta-feira. O evento está previsto para a uma e meia da tarde no salão paroquial. Uma equipe da Secretaria Estadual da Fazenda vai trazer informações sobre nota fiscal do produtor, aposentadoria e Funrural. Após o encontro, os agricultores vão receber um lanche da secretaria de Agricultura. Não haverá custo para os participantes.

O Peperi Debates deste sábado abordou um tema que desafia as autoridades da segurança pública: o crime de embriagues ao volante. Na última semana, entrou em vigor a alteração da lei que praticamente dobra a pena de prisão para motorista bêbados que cometerem acidentes com morte ou lesão grave. Nos últimos anos, houve um endurecimento das leis para coibir a embriagues ao volante, mas os casos continuam acontecendo. O Peperi Debates analisou porque é tão difícil enfrentar esse problema. O programa recebeu o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, major LAERTE BIEGER, o tenente da Polícia Militar ALCENIR MINUSCOLI, o instrutor de trânsito, VALDECIR MENEGAIS e o delegado de polícia CONRADO CINTRÃO O áudio e as fotos do debate estão no portal da Peperi na internet.

A legislação está cada vez mais severa com motoristas embrigados, mas apesar disso o comportamento no trânsito ainda mudou como era esperado. A declaração é do comandante da Polícia Rodoviária Estadual, major LAERTE BIEGER. Ele disse que as pessoas costumam respeitar a leis nos primeiros meses de vigência, mas depois de um tempo as pessoas voltam a cometer as mesmas infrações. BIEGER citou que a população ainda apresenta grande resistência em mudar hábitos. Ele defende também é preciso mais fiscalização e um esforço para novas ações no campo da educação para mudar essa realidade.

Cerca de 95 por cento das ocorrências atendidas pela Polícia Civil durante os plantões de final de semana são basicamente sobre violência contra mulher e embriagues ao volante. O comentário é do delegado de polícia CONRADO CINTRÃO. Ele disse que realizou 25 flagrantes de motoristas embriagados desde dezembro. Ele afirmou que percebeu uma reduções nos últimos meses, mas o índice ainda é altíssimo. CINTRÃO citou que é preciso acabar com o mito de que não haverá prisão se o motorista não fizer o teste do bafômetro. Ele explicou que basta o relato do Policial Militar que atendeu a ocorrência para fundamentar a prisão de motorista embriagado.

A Polícia Militar realizou a prisão de 39 pessoas por embriagues ao volante em 2017. A informação é do tenente da Polícia Militar ALCENIR MINUSCOLI. Ele disse que foram 97 acidentes com lesão corporal no ano passado e que dez por cento os envolvidos haviam ingerido bebida alcoólica. NA visão do tenente, o consumo de álcool é uma pratica socialmente aceita e as pessoas tem a falsa ideia de que podem dirigir. Além disso, os motoristas acreditam que não serão parados pela polícia. MINUSCOLI disse que o problema da direção sob influência de álcool é sério e acontece principalmente entre sábado a noite e domingo de madrugada.

Não basta querer dirigir, é preciso ter senso de responsabilidade para conduzir um veículo. A observação é do instrutor de Centro de Formação de Condutores, VALDECIR MENEGAIS. De acordo com ele, a carga de 45 horas aula de teoria para formação de motoristas é curta para dar conta de temas tão importantes e complexos. Ele citou que muitos alunos conhecem a legislação, passam com louvor pelas provas teóricas e práticas, mas acabem tendo outros comportamento depois que recebem a carteira de habilitação. MENEGAIS citou que as pessoas precisam entender que dirigir com atenção e respeito é uma condições indispensável para um transito mais seguro.

A delegacia de proteção a mulher, criança, adolescente e idoso conta com uma nova delegada desde a última semana. Desde então, os casos da estrutura especializada da Polícia Civil estão sob coordenação da delegada LISIANE JUNGES. Ela vai ocupar o lugar do delegado JOSÉ AIRTON STANG, que foi promovido para Chapecó. A delegada permanece como delegada substituta até que o delegado regional designe um profissional para dedicação exclusiva a Dpcami. Até que isso ocorra, LISIANE vai acumular os trabalhos na delegacia da mulher e na delegacia de comarca.

A atuação na delegacia da mulher exige um trabalho focado e sensível. O comentário é da delegada LISIANE JUNGES. Ela disse que a violência contra a mulher está muito presente no cotidiano da região. Segundo LISIANE, a Dpcami recebe ocorrências diárias de violência contra a mulher. A policial disse que as vitimas devem procurar a delegacia e denunciar os agressores. Além do trabalho da Dpcami, ela citou que a sociedade também precisa promover uma reflexão para entender porque os casos de violência de gênero ainda são tão expressivos na região.

Mais 40 adolescentes da região iniciaram na última sexta-feira as aulas da nova turma do Programa Novos Caminhos. Eles participam de Programas de Acolhimento nas comarcas de Itapiranga, Mondaí, Descanso, São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Dionísio Cerqueira e Maravilha. O programa Novos Caminhos oferta oportunidades de formação profissional e socioeducativa, pelo Sistema Fiesc. De acordo com a coordenação da iniciativa, o curso assegura dignidade e proteção aos adolescentes e aumenta a possibilidade de inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento emocional e social.

A campanha salarial do Sindicato dos Trabalhadores em Educação está centrada em quatro pontos principais. De acordo com a coordenadora regional do Sinte, SANDRA ZAWASKI, os pedidos já encaminhados ao governo do estado são os seguintes: reajuste do piso do magistério de seis vírgula 81 por cento, descompactação da tabela com cinco por cento de reajuste neste ano, reajuste do vale alimentação em cem por cento e anistia das faltas dos professores entre 2012 e 2017. Os professores tem assembleia marcada para o dia 10 de maio quando os trabalhadores vão deliberar os próximos passos caso os pedidos da pauta não sejam atendidos pelo governo.

O Sinte regional definiu cinco focos prioritários de atuação para este ano. A informação é da coordenadora do sindicato no extremo-oeste, SANDRA ZAWASKI. De acordo com ela, as prioridades foram escolhidas a partir de duas pesquisas feitas com a categoria. Dessa forma, o Sinte vai direcionar o trabalho para os professores aposentados, formação dos educadores, comunicação das atividades do sindicato e promover ações do programa Educar Transforma. SANDRA ressaltou que a saúde e o adoecimento dos professores é outro ponto que preocupa a entidade.

O Sindicato dos trabalhadores em educação vai realizar uma plenária regional para apresentar os principais trabalhos projetados para este ano. O encontro está marcado para o dia 19 do mês que vem em São Miguel do Oeste. A coordenadora regional do Sinte, SANDRA ZAWASKI citou que a plenária também vai servir para apresentar os resultados da assembleia estadual marcada para o dia 10 de maio. A professora comentou que a mobilização do magistério vai depender da resposta do governo à pauta de reivindicações da categoria.

A Assembleia Legislativa vai promover uma audiência pública nesta semana para discutir o processo de federalização da SC 163. O evento está marcado para sexta-feira, dia 27, as nove horas da manhã na câmara de vereadores de Itapiranga. De acordo com o deputado MARCOS VIEIRA, autor da proposta para a realização da audiência, o objetivo é reunir os representantes do Dnit com as lideranças e a comunidade regional para explicar o que está travando o processo de repasse da rodovia que liga São Miguel e Itapiranga para o governo federal. O projeto de lei que trata do assunto foi aprovado há cinco anos na assembleia e a SC ainda está sob domínio do estado.

O inventário com todas as informações sobre a SC 163 ainda está em discussão entre governo federal e estadual. A informação é do deputado estadual MARCOS VIEIRA. Ele disse que os dois governos estão discutindo os detalhes e ajustes para finalizar esse inventario e concluir o processo. O parlamentar acredita que a transferência de responsabilidade da rodovia para a União deve ser finalizado em um breve espaço de tempo. VIEIRA explicou que a federalização da SC será importante para a região, inclusive para outros projetos ligados a infraestrutura regional.

Se não fosse a pressão dos deputados, o projeto de federalização da SC 163 estaria ainda mais atrasado. O comentário é do deputado MARCOS VIEIRA. Ele disse que a audiência pública da próxima sexta-feira é mais uma ação para pressionar os governos federal e estadual a acelerar o processo e atender um pedido antigo do extremo-oeste. Depois que a SC se tornar uma BR, a região poderá reforçar a pressão para a execução de outros projetos como a ponte em Itapiranga.

A Polícia Rodoviária Estadual apreendeu um carro furtado carregado com cigarros do Paraguai na SC 480. O motorista do veículo, um Cruze com placas frias de Toledo no Paraná, parou ao perceber uma barreira da PRE em São Lourenço do Oeste e fez o retorno para tentar fugir. Os policiais perseguiram o motorista que entrou em uma estrada de chão e abandou o veículo. Ele fugiu no meio de um matagal e não foi localizado. O carro é de Canoas e tem registro de furto ou roubo. O veículo e o cigarro foram encaminhados para Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

A Polícia Militar apreendeu um adolescente suspeito de furto e receptação de motocicleta no centro da cidade neste final de semana. Por volta das duas e meia da madrugada de sábado, uma guarnição da PM flagrou um rapaz arrombar alguns veículos nas proximidades da praça Walnir Botaro Daniel. Ao avistar os policiais militares ele tentou fugir, mas foi detido. Ele estava com uma chave de fenda e disse que havia comprado uma moto CG 125 cilindradas por cem reais. O suposto vendedor, que estava na praça, também foi detido. Os dois foram encaminhados para a delegacia de polícia. A moto furtada foi devolvida ao proprietário.

A Polícia Militar de Maravilha prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas neste final de semana. A guarnição recebeu a informação de que uma pessoa estaria vendendo drogas no centro da cidade. Os policiais abordaram o suspeito em um Santana, placa de Maravilha. Dentro do carro, foram encontradas 28 pedras de crack e uma certa quantia em dinheiro. O rapaz, de 22 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele foi levado para a delegacia de polícia.

Um motociclista morreu um acidente neste sábado na SC 305 em Campo Ere. Ele sofreu uma queda na rodovia e morreu na hora. CARLOS EDIVAN BALBOENA de 56 anos estava conduzindo uma moto CG 125 cilindradas quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu. Os bombeiros foram chamados e ainda tentaram alguns procedimentos de reanimação com uso do desfibrilador, porém, a vítima não reagiu. O homem foi levado ao hospital Santo Antônio, onde a equipe médica confirmou o óbito.

Um empresário de Iporã do Oeste morreu durante uma prova de motocross neste domingo no Rio Grande do Sul. VIRLEI WANDSCHER, 27 anos, é proprietário de um posto de combustíveis que fica na entrada da cidade. Ele sofreu uma queda durante a largada de uma prova disputada ontem no começo da tarde em Gramado. O empresário foi levado para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. O vídeo do momento do acidente pode ser visto no portal da Peperi na internet.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.