ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo Em Foco Atalaia 23/04/18

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a33graus. A mínima das últimas horas foi de 18graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, .é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores abriu a segunda-feira em queda. O dólar começou a semana em alta, cotado em três reais e 43 centavos. O euro vale quatro reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a 17 vírgula cinco centavos para venda e 15 vírgula cinco centavos para a compra.

Um órgão de Direitos Humanos da Nicarágua informou, neste domingo, que pelo menos 20 pessoas morreram durante os violentos protestos contra a reforma da Previdência do país na última semana. Segundo o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos, o número de vítimas ainda é incerto, mas já teriam sido confirmadas pelo menos 20 mortes. Em uma delas, um jornalista morreu após levar um tiro na cabeça enquanto transmitia um protesto ao vivo pelo Facebook.

O presidente da Nicarágua, DANIEL ORTEGA, anunciou neste domingo a revogação da reforma previdenciária depois de cinco dias de protestos e mortes pelo país. Em um encontro com empresários, ORTEGA disse que o Instituto Nicaraguense de Seguro Social decidiu revogar a reforma. Entre as mudanças estavam o aumento das contribuições dos trabalhadores e patronais para dar estabilidade financeira ao sistema de pensões.

O candidato direitista MARIO ABDO BENÍTEZ venceu a eleição presidencial no Paraguai neste domingo. Ele recebeu 46 por cento dos votos e o adversário, EFRAIN ALEGRE teve 42 por cento da preferência dos eleitores. BENITÉZ sucederá em agosto o presidente HORACIO CARTES, um empresário da indústria do tabaco que, nestas eleições, candidatou-se ao Senado.

A procuradora geral da República, RAQUEL DODGE, pediu ao Supremo Tribunal Federal a prorrogação pelo prazo de 60 dias para a conclusão da investigação que tem como alvo o senador ROMERO JUCÁ. O peemedebista é investigado pela suposta prática dos crimes de falsidade ideológica, desvio de contribuições previdenciárias e crimes contra a ordem tributária. O inquérito apura se o senador é sócio oculto da TV Caburaí, afiliada à Rede Bandeirantes em Roraima, e eventuais repasses de recursos em benefício de JUCÁ.

Pelo menos 15 dos 20 políticos que pretendem se candidatar à Presidência da República são alvos de processos na Justiça. Segundo levantamento do Jornal Folha de São Paulo, as ações judiciais vão desde crimes relacionados à Operação Lava Jato até a crimes de trânsito. Outro levantamento, feito pelo Estadão, mostra que, mesmo com o desgaste de políticos, os partidos projetam um recorde de candidatos à reeleição na Câmara. Pelo menos 87 por cento dos atuais 513 parlamentares querem tentar mais um mandato.

O presidente MICHEL TEMER reuniu-se neste domingo, no Palácio do Jaburu, em Brasília, com o ministro-chefe da Casa Civil, ELISEU PADILHA, o ministro de Minas e Energia, MOREIRA FRANCO, e o presidente da Câmara, deputado RODRIGO MAIA. A assessoria de imprensa da Presidência da República disse que um dos assuntos tratados foi a pauta da semana no Congresso Nacional. Tramitam no Congresso medidas econômicas consideradas pelo governo como prioritárias, entre elas, a proposta de privatização da Eletrobras.

A greve dos servidores da prefeitura de Florianópolis chega ao décimo terceiro dia nesta segunda-feira. Com isso, a semana começa com atendimento em creches e postos de saúde comprometidos na capital. Os trabalhadores protestam contra o Projeto de Lei que autoriza a administração municipal a contratar organizações sociais para os setores da Saúde e da Educação. O projeto foi aprovado no último sábado durante uma sessão extraordinária na câmara por 16 votos a favor, seis contra e uma abstenção.

Começa nesta segunda-feira mais uma campanha de vacinação contra a gripe. A dose, que protege contra o vírus influenza A e B, está disponível para a população-alvo em todos os postos de vacinação do Estado. Fazem parte deste grupo crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, professores, gestantes, profissionais da saúde e doentes crônicos, entre outros. A campanha vai até primeiro de junho. O dia D, sábado em que todos os postos ficam abertos, será em 12 de maio.

Em Santa Catarina, 14 unidades prisionais recebem mulheres, mas só uma foi construída para esse fim. As outras são prisões masculinas adaptadas. O estado está construindo outras três, mas mudanças nos projetos atrasam a entrega das obras. As cidades com obras são em Criciúma, Itajaí e em Chapecó. No Oeste, o último prazo que consta no Portal da Transparência era novembro do ano passado. Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania disse que as obras atrasaram devido às chuvas e mudanças nos projetos, mas que já estão na fase final, faltando apenas instalar a parte elétrica e hidráulica.

Secretaria Social entrega mais de 100 mil reais em materiais para Clubes de Mães. A informação é da secretária responsável pela pasta em São Lourenço do Oeste ADRIANE DE JESUS. Conforme ela, os kits de materiais foram entregues aos 42 clubes de mães do município. Ação foi feita, através do programa Transformando. Segundo a secretária, foram investidos cerca de 120 mil reais. Ressalta que o programa tem por objetivo fortalecer os clubes de mães e promover a integração entre as participantes. Além disso, elas ainda conseguem renda extra na venda dos produtos feitos com os materiais.

Secretaria Social disponibiliza profissional capacitada para trabalhar com clubes de mães. ADRIANE, destaca que esse é um dos diferenciais deste ano. A profissional, ministra cursos e ensina novas técnicas artesanais para as participantes. A secretária explica que a pessoa capacitada, vai até os clubes e também atende grupos maiores, em espaço organizado pela secretaria social. ADRIANE, frisa que entre os materiais entregues estão tecidos, cola quente, barbante, TNT colorido, toalhas, pinceis de pintura e manta acrílica.

Casa de Apoio Gama atende pacientes de toda região. Conforme a administradora da entidade em Pato Branco, MARI CATELI, o atendimento na Casa é de segunda a sexta-feira, das 8 ás 17 horas. Fora desse horário, existe um plantão, para as pessoas que precisam nos finais de semana. Nos portões da casa têm os números de telefone, quem precisar é só ligar. A Casa de Apoio Gama, hospeda, dá alimentação, atendimento psicológico, fisioterapeutico, além de orientações de incentivo.

Casa de Apoio Gama aceita doações para se manter. MARI, destaca que nenhum serviço oferecido é cobrado dos usuários da casa. Para manter as despesas, a entidade aceita doações, que podem ser em dinheiro, alimento e roupas. Para quem não conhece a Casa de Apoio Gama, pode entrar em acessar o site www.gamapatobranco.org.br . A página pode ser acessada também pelo facebook como Casa de Apoio Gama.

Casa de Apoio Gama possui 11 apartamentos. Segundo administradora da entidade MARI CATELI, cada apartamento acomoda quatro pessoas. Ao todo são quarenta e quatro pessoas atendidas por dia na Casa. MARI, frisa que muitas vezes as pessoas precisam de lugar pra ficar e não tem conhecimento da Casa de Apoio. Por isso, pede que quem já passou pelo local, ou conhece, que informe as pessoas da região que precisam de atendimento.

Gered faz entrega de Kits Escolares. ZENAIDE KUNRATH – gerente regional de educação de Maravilha, relata que as 28 escolas da regional receberam os kits, além das 19 Unidades de Atendimento Intensivo de Palmitos. Ao todo foram 47 educandários abrangidos pela Gerência de Educação de Maravilha que receberam os kits. Conforme ZENAIDE, fazem parte do Kit: apontadores, borrachas, cadernos de diversos tipos, caneta, canetinha, cola, folha A4, lápis de cor, lápis grafite, régua e transferidor.

Entrega dos Kits Escolares era para inicio do ano. ZENAIDE, destaca que como não foi possível fazer a entrega desses materiais no inicio do ano letivo, a maioria dos alunos compraram o material. Por isso, esse kit ficará na escola, e quando for de necessidade de cada estudante, a direção fará a entrega do material para cada um. Cita que alguns itens do kit, já foram entregues, mas os mais comuns como lápis, borracha e régua ficaram guardados.

Valor investido em Kits Escolares ultrapassa 100 mil reais. Quem comenta é a gerente regional da Gered de Maravilha ZENAIDE KUNRATH. De acordo com ela, é muito importante a entrega desses materiais. Frisa que são itens de boa qualidade que vão oferecer melhor qualidade na aprendizagem dos alunos. Além disso, com o kit oferecido pela Gered, todos os estudantes têm acesso ao mesmo tipo de material, atendendo a necessidade de cada aluno, conforme o grau de escolaridade.

Escolas fazem levantamento para receber Kits Escolares. ZENAIDE KUNRATH – gerente regional de educação de Maravilha, explica que antes da entrega, a direção de cada unidade escolar fez um levantamento para saber quantos kits seriam entregues para cada nível de ensino. Esse procedimento é importante, frisa a gerente, pois evita a distribuição de material que não será usado ou que ficará parado por muito tempo.

Secretaria de Agricultura conclui serviço de silagem. JOÃO ADROIR DA SILVA, O Juca, informa que mais de duzentas famílias foram atendidas desde janeiro até aqui. As duas associações auxiliaram dando suporte com retro escavadeira. Ele reconhece o empenho dos servidores do setor, que tiveram que se desdobrar para poderem cumprir a agenda. O setor trabalha firme agora na preparação das culturas de inverno.

Secretaria de Agricultura envia projeto a câmara para beneficiar criadores de gado. O diretor da pasta explica que se trata da distribuição de nitrogênio com sêmen, que tem a finalidade de melhorar os rebanhos. Até aqui são distribuídos 9 botijões para o interior. Pelo projeto, o nitrogênio chegaria a todos os criadores, sem ficar ninguém de fora.JUCA explica que a prefeitura faria licitação para aquisição do produto, buscando o menor preço. Ele se propõe a tirar dúvidas na câmara, se for necessário.

Carreira militar chama atenção da população. A constatação é do tenente LUCAS FIGUERA, que está no comando do pelotão de Campo Erê, com abrangência nos 4 municípios da comarca, mais Palma Sola. Observa que os jovens estão muito interessados em ingressar na instituição, porque se trata de uma carreira sólida. Além disso, Santa Catarina está entre os estados brasileiros que melhor paga o militar. Para incrementar ainda mais, diz o comandante, o estado é a região muito segura do Brasil para trabalhar.

Comandante interino não sabe ainda por quanto tempo vai atuar em Campo Erê. LUCAS FIGUERA, que está lotado na Companhia de Dionísio Cerqueira, não vê dificuldades no desempenho de suas funções porque tem facilidade com a informática. O certo é que um tenente será designado ao comando da Polícia Militar de Campo Erê, o que poderá acontecer em breve. FIGUERA considera controlada a criminalidade em nossa região.

Colisão na SC 305 deixa dois feridos. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste atendeu ontem por volta das 18 horas e 50 minutos de ontem, a um acidente de trânsito. Se envolveram dois veículos Gol emplacados em São Lourenço do Oeste. Foi na SC-305, Linha Lageado Antunes. Duas pessoas ficaram feridas com escoriações leves. Uma mulher de 48 anos e um homem de 19. Após atendimento as vítimas foram conduzidas para o Pronto Atendimento Municipal.

Polícia Rodoviária recupera veículo furtado carregado de cigarro. Por volta das 22 horas e 15 minutos de ontem, no Km 4,050, da rodovia SC-480, no município de São Lourenço do Oeste, a guarnição do Grupo de Polícia Militar Rodoviária São Lourenço do Oeste, durante Operação Integrada, verificou que um veículo efetuou retorno na rodovia. Foi feito acompanhamento tático, percorrendo em torno de 14 quilômetros. Em determinado momento o veículo adentrou numa estrada de chão, e logo depois o condutor abandonou o veículo se embrenhando no mato, onde não foi logrado êxito nas buscas.

Após consultas polícia constada que veículo tem registro de roubo. O veículo, placas de Toledo após consulta foi constatado que se tratava de placas frias, sendo verificado pelo chassi, ser um veículo GMCruze emplacado em CanoasRS com registro de furtoroubo. Foi constatado ainda que o carro estava carregado de cigarro oriundos do Paraguai. O veículo e o cigarro serão encaminhados para Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Motociclista morre em saída de pista na SC 305. Um acidente com moto aconteceu na tarde de sábado na rodovia em Campo Erê tirando a vida de um piloto. Os bombeiros do município foram chamados por volta das 16 horas e 30 minutos para atendimento da vítima de uma saída de pista, seguida de queda, envolvendo uma motocicleta Honda CG, emplacada no município. A guarnição foi até o local, nas proximidades da Casan, e encontrou o homem caído na margem da rodovia, com ferimentos diversos.

Guarnição tenta reanimar motociclista após acidente. CARLOS EDIVAN BALBOENA, de 56 anos, já estava sem os sinais vitais. Os bombeiros tentaram manobras de reanimação com uso do desfibrilador, porém, ele não respondeu as tentativas. O motociclista foi levado então ao hospital Santo Antônio, onde a equipe médica confirmou o óbito. O corpo do motoqueiro que residia em Campo Erê, foi velado no Pavilhão do Bairro São Francisco na noite de sábado, e no domingo transladado para Ijuí no Rio Grande, onde reside a família de BALBOENA.

Quatro pessoas da região morrem em grave acidente na BR 280. Uma violenta colisão ocorreu por volta das 10 horas de ontem, no trecho entre Dionísio Cerqueira e Flor da Serra do Sul, envolvendo um Uno e um Corsa. Um terceiro veículo teria colidido na traseira do Uno que rodopiou e acabou batendo de frente com o Corsa que seguia na direção contrária.Três vítimas fatais são de Palma Sola e ocupavam o Uno. As vítimas são dois rapazes que são irmãos, ANDERSON e JEFERSON SILVESTRE, de 23 e de 19 anos, além de uma adolescente de 16 anos, que estava no mesmo automóvel. A outra vítima é IVANEI DRESCH, 44 anos, que dirigia o Corsa, emplacado em Guarujá do Sul.

Mortes de jovens na BR 280 comovem população de toda região.

O corpo de bombeiros de Palma Sola foi até o local, mas a ocorrência já estava sendo atendida pelos bombeiros de Dionísio Cerqueira. A Polícia Rodoviária Federal e IML também foram acionadas e atenderam a ocorrência. Além das vítimas que foram a óbito, houve feridos que foram encaminhados em estado grave ao hospital municipal de Dionísio Cerqueira.

Corpos de jovens mortos em acidente foram sepultados na manhã de hoje. A missa de corpo presente das vítimas de Palma Sola, os irmãos ANDERSON e JEFERSON SILVESTRE, de 23 e de 19 anos, e da adolescente de 16 anos, LUCICLÉIA BANDEIRA, aconteceu por volta das 9 horas e 30 minutos. Já o motorista do Uno será enterrado a tarde, em Guarujá do Sul. A comoção em toda cidade e região foi grande.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.