ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 23/03/2020

GLOBO EM FOCO – 23/03/20

-BOLSONARO EDITA MP QUE PERMITE SUSPENSÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR 4 MESES

-INDÚSTRIAS NÃO ESSENCIAIS PODEM ATUAR COM ATÉ 50% DO PESSOAL EM SC

-SÃO MIGUEL DO OESTE TEM 45 CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS

-TUNÁPOLIS ESTABELECE MEDIDAS DE MONITORAMENTO DA COVID 19

-SÃO JOÃO DO OESTE INTENSIFICA MOBILIZAÇÃO EM GRUPOS DE RISCO

-ITAPIRANGA REÚNE PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA ORIENTAÇÕES

-APÓS MORTES DE PEIXES, MORADOR DENÚNCIA POLUIÇÃO EM RIACHO

-HOMEM É MORTO AO INVESTIR CONTRA POLICIAL EM MONDAÍ

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Mais de um bilhão de pessoas, em mais de 50 países ou territórios receberam recomendações das autoridades para que permaneçam confinadas em suas casas para combater a propagação da Covid-19, segundo uma base de dados da Agência France Press. Ao menos 34 países e territórios adotaram medidas de confinamento obrigatório para sua população, o que inclui mais de 659 milhões de pessoas. Este é o caso da França, Itália e Argentina, assim como o estado da Califórnia nos Estados Unidos, Iraque ou Ruanda. A Grécia é o caso mais recente de país a entrar para a lista, a partir desta segunda-feira. Colômbia e Nova Zelândia adotarão a medida na terça-feira e quarta-feira, respectivamente.

As autoridades espanholas reconheceram neste domingo que quase três mil e 500 dos infectados pelo novo coronavírus são profissionais da saúde. O número é cerca de 12 por cento do total de casos de Covid-19 no país ibérico. O representante do Ministério da Saúde a Espanha, FERNANDO SIMÓN, disse em entrevista coletiva que dos mais de 28 mil e 500 positivos para coronavírus no país, três mil 475 são profissionais do setor da saúde. A rápida disseminação do vírus desafia o sistema de saúde espanhol, que enfrenta uma falta de capacidade de atendimento nas áreas mais afetadas, agravada pelas baixas entre os profissionais da saúde. A Espanha teve um aumento de 30 por cento no número de mortes por Covid-19 e o número de óbito é de quase mil e 800.

O governo do Chile anunciou um toque de recolher das dez da noite às cinco da manhã em todo território nacional, a partir deste domingo. A medida do presidente SEBASTIÁN PIÑERA visa conter o coronavírus no país, que já registra 632 casos confirmados até a manhã deste domingo. Uma senhora de 83 anos foi a primeira vítima da Covid-19 no país no sábado. O país tinha um plebiscito marcado para nova Constituição em abril, mas foi remarcado para outubro. No plano econômico, o presidente anunciou pacote de emergência de 11 bilhões e 700 milhões de dólares em combate a efeitos do coronavírus na economia.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram na manhã de hoje que foram confirmados mil 620 casos do novo coronavírus no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 25 mortes no Brasil, três no Rio de Janeiro e 22 em São Paulo. No sábado, o governador paulista JOÃO DORIA determinou quarentena, pelo período de 15 dias, a partir da próxima terça-feira até o dia sete de abril, para os 645 municípios do estado de São Paulo. A medida obriga o fechamento do comércio e mantém apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança. A publicação do decreto será feita no Diário Oficial do estado.

O secretário de Vigilância em Saúde, WANDERSON OLIVEIRA, deu mais detalhes neste domingo sobre os novos testes rápidos para coronavírus que chegarão nas próximas semanas ao Brasil. OLIVEIRA reafirmou o que disse no sábado: que os profissionais de saúde terão prioridade nesses testes, que dão os resultado em minutos. O objetivo é verificar quais desses profissionais que tenham apresentado algum sintoma foram contaminados pelo coronavírus e quais podem retornar ao trabalho. No sábado, o Ministério da Saúde anunciou que comprará 10 milhões de testes rápidos para realizar exames do novo coronavírus em pacientes com sintomas leves. Segundo OLIVEIRA, um carregamento de cinco milhões será distribuído aos Estados ainda em março.

O presidente JAIR BOLSONARO editou uma medida provisória, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de domingo, que permite que contratos de trabalho e salários sejam suspensos por até quatro meses durante o período de calamidade pública. A medida é parte do conjunto de ações do governo federal para combater os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. O governo federal defende a proposta como forma de evitar demissões em massa. Com a MP, o empregador não precisará pagar salário no período de suspensão contratual, mas "poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal" com valor negociado entre as partes. A suspensão dos contratos não dependerá de acordo ou convenção coletiva.

O governo de Santa Catarina fez um ajuste no decreto, publicado na semana passada com restrições de circulação por conta do novo coronavírus. As mudanças foram oficializadas em edição extra do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. Foram incluídos como serviços privados essenciais as padarias, mercearias, açougues e peixarias. Antes havia dúvidas quanto a estes tipos de serviços. Isso permite que estes estabelecimentos possam ficar abertos, assim como os supermercados, postos de combustíveis e farmácias. Outra mudanças diz respeito à indústrias. A partir das mudanças, o número de funcionários ficará limitado a 50 por cento do total de trabalhadores por turno. A exceção estará nas agroindústrias, indústrias de alimentos e indústrias de insumos para a saúde.

Subiu de 57 para 68 o número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina, conforme boletim divulgado no início da noite deste domingo pelo Governo do Estado. Florianópolis manteve dez casos. Depois vêm Itajaí, Braço do Norte e Criciúma, com sete casos cada. Tubarão, Balneário Camboriú e Blumenau têm seis. Joinville tem quatro. São José tem três. Rancho Queimado, Imbituba e Chapecó têm dois. Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Navegantes, Pomerode, Lages e Gravatal têm apenas um caso cada. Há também 410 casos suspeitos.

Mais de mil e 800 estabelecimentos foram fechados ou interditados pelos órgãos de segurança de Santa Catarina, em cumprimento aos decretos de emergência do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, que determinaram o fechamento de lojas comerciais e serviços não essenciais para contar o novo coronavírus. De acordo com o pronunciamento do governador na noite deste domingo, quando atualizou os números da doença no Estado, a Polícia Civil já fechou mil 735 estabelecimentos e três pessoas foram conduzidas para a delegacia. A Polícia Militar interditou 98 estabelecimentos, emitiu 672 notificações, atendeu 838 ocorrências e fez sete mil 256 intervenções, como por exemplo orientar pessoas que estavam jogando futebol no bairro Efapi, em Chapecó.

São Miguel do Oeste tem 45 casos de dengue confirmados. A informação foi repassada pelo setor da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta segunda-feira. O aumento expressivo no número de casos de dengue preocupa a saúde do município, que tem trabalhado incansavelmente na conscientização das pessoas e recolha de materiais em toda a cidade. Conforme o secretário LEONIR CARON, em poucos dias o número de casos aumentou mais de 100 por cento, passando de 21 para 45 casos confirmados. Segundo o enfermeiro MARCOS BORTOLANZA, deste total, 42 são de transmissão em São Miguel do Oeste e três importados. Os pacientes residem nos bairros Estrela, São Luiz, São Jorge, Salete e São Sebastião. O coordenador da Dengue, CÉLIO SILVA, informou ainda que 124 casos foram notificados, 61 descartados e 19 estão em investigação.

Empresas de mobilizam para confecção de materiais para equipes de saúde. As iniciativas ganharam destaque nas redes sociais no momento difícil para muitos empregadores. A JJ instalações Comerciais e a Rotoplast de Maravilha estão produzindo em suas impressoras 3D máscaras de proteção EPI que serão doadas aos hospitais da região e ao Samu para a prevenção da COVID-19. Os engenheiros se dedicaram e estão correndo contra o tempo para fazer o maior número de máscaras possíveis para ajudar na proteção de profissionais da saúde. Em SMOeste a empresa JMP também começou a fabricar protetores com modelo parecido para os profissionais de saúde dos hospitais do Extremo Oeste. Conforme o projetista, JAIR PEREIRA DA SILVA, inicialmente será produzido um lote de 200 protetores sem custo para as unidades de saúde. Ele trabalha sozinho e pede ajuda de pessoas que queiram auxiliar voluntariamente com materiais, impressoras e na produção.

Reunião do Conseleite é cancelada e valor da remuneração para o mês que vem fica indefinida. O presidente do conselho, JOSÉ CARLOS ARAÚJO explica que a reunião mensal que ocorreria na última semana foi suspensa devido às recomendações do governo do estado e das federações. Ele lembra na oportunidade iriam ocorrer estudos da cadeia produtiva, consumo e outras relações com a economia, no entanto, o cenário para os próximos dias de março e começo de abril estão indefinidos. O presidente afirma que a produção de leite está sendo entregue normalmente porque nem os caminhões nem as empresas alimentícias suspenderam as atividades. Também percebe que nos mercados houve uma boa saída de leite nos primeiros dias após a recomendação do isolamento social. ARAÚJO destaca que, como o produto depende do consumo maior para haver valorização, pode ocorrer aumento. Ele afirma que tem feito contato com as indústrias e produtores para buscar novamente um consenso e valor médio para ser pago pelo litro.

Apesar de todas as dúvidas existe expectativa para reação na cadeia leiteira. Uma das expectativas está na boa safra do milho e qualidade da silagem que estão sendo verificadas neste mês. O presidente do Conseleite, JOSÉ ARAÚJO afirma que boa parte das famílias apostam na pastagem, mas o período sem chuvas gerou alguns reflexos na vegetação. Ele recomenda que haja produção de silagem junto com a pastagem para evitar períodos de escassez, tento em vista que o pasto depende do clima. Ele estima que 70 por cento dos animais que produzem leite para venda precisam de silagem com qualidade, que depende ainda do milho ser colhido no período correto, sem passar do ponto. ARAÚJO observa que muitos produtores atualmente estão optando em manter os animais confinados porque produzem mais e também pela área que sobra para investir em outras fontes de renda. Ele afirma que a previsão dos próximos meses é boa, mas, as medidas econômicas do governo também devem interferir no setor após passada à pandemia do Coronavírus.

Falta de água exige contribuição para garantir abastecimento em São João do Oeste. O prefeito FERNANDO BISIGO lembra o Decreto de Emergência que visa minimizar as perdas na qualidade das pastagens e queda na produção de milho safrinha. Destaca ainda o aumento de despesas com o transporte de água para abastecimento de propriedades agrícolas. Com o Decreto de Emergência o município passou auxiliar no transporte de água. BISIGO informa que os pedidos foram centralizado na secretaria da agricultura para distribuir as solicitações as empresas que transportam água. Também é possível fazer solicitação pelo WhatsApp no número 9 9127 8494 visando agilizar pedidos e atender a demanda. O prefeito salienta que os reservatórios de água do município estão abaixo de 30 da capacidade. Três máquinas da secretaria de Transportes e Obras estão disponíveis para abertura de fontes de água.

Prefeito de São João do Oeste reforça ações de combate a Covid 19. FERNANDO BISIGO cita que a pandemia do Coronavírus exige medidas preventivas. O decreto municipal estabelece expediente interno na prefeitura visando evitar circulação e aglomeração de pessoas. O prefeito reforça que o momento é de ficar em casa para evitar problemas. Chama atenção para a suspensão de aulas por 30 dias e todas as atividades esportivas. Seguem na ativa os profissionais da defesa civil, vigilância sanitária e da área da saúde. Para BISIGO, a população precisa ficar em casa e fazer sua parte no combate a Covid 19. Recorda que o atendimento na área da saúde ocorre somente em situação de urgência e emergência e faz um apelo especial aos idosos que fazerem parte de grupo de risco e necessitam de cuidados especiais evitando a exposição em locais públicos.

Prefeito de Tunápolis anuncia prorrogação do prazo para o pagamento de impostos. RENATO PAULATA diz que a medida ocorre e virtude da situação emergencial. Taxas e impostos municipais tiveram a prorrogação do vencimento sem multa e juro. O benefício somente foi concedido para vencimentos a partir de 18 de março que terão prazo até 20 de abril. O prefeito informa que o monitoramento da situação é constante e novas medidas podem ser adotadas para prevenção ao Coronavírus. PAULATA cita que as perdas são inevitáveis para os setores produtivos, comércio e indústria e a mesma consequência para o poder público. RENATO PAULATA salienta que a situação é atípica na vida das pessoas e medidas restritivas são necessárias. Observa que as ações ocorrem com base nas orientações do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

Comitê de Gestão da Crise do Covid 19 estabelece novos procedimentos em Tunápolis. Serviço de plantão em todos os setores da prefeitura. Secretários estão disponíveis com medidas que visam contribuir com a população. O secretário da Saúde AQUILES BAMBERG é o gestor do Comité de Crise que ainda é formado pela vigilância sanitária, médicos, psicólogo e enfermeira. O secretário lamenta que ainda tem pessoas que acham que é um exagero as medidas adotadas, mas elas precisam entender a necessidade de prevenção. BAMBERG alerta que caso ocorra registro da doença o município e a região não possuem condições de atendimento em situações graves do Covid 19.

São João do Oeste divulga primeiro boletim sobre a situação no município. Secretaria da saúde informa que nenhuma pessoas tem suspeita de Covid 19 em São João do Oeste. O secretário, VITUS RITTER informou em entrevista a Rádio Itapiranga que nove pacientes são considerados sintomáticos e 47 assintomático, que vieram de outras cidade, sem qualquer sintomas, mas que entram no radar de monitoramento. O secretário reforça que nestes casos não tem necessidade de coleta de material para realizar exames. A equipe segue o protocolo do Ministério da Saúde com total responsabilidade nos trabalhos coordenados pela Comissão Municipal para monitoramento. RITTER reforça que o trabalho ocorre com bastante tranquilidade, sem qualquer caos. Salienta que o fundamental neste momento é cada um fazer a sua parte e ficar em casa para evitar contato com outras pessoas.

Sistema de plantão e atendimento com esclarecimento de dúvidas por telefone. São João do Oeste adota nova sistemática de atendimento para prevenção a Covid 19. O secretário VITUS RITTER diz que cuidados são necessários para evitar contágio entre profissionais e pacientes que buscam atendimento nas unidades de saúde. RITTER cita ainda sugestão de que os hospitais podem disponibilizar leitos para o Estado, porém será necessário a estruturação com respirador. São João do Oeste disponibiliza quatro leitos para a secretaria de Estado da Saúde. Até o momento o município não possui nenhum equipamento respirador.

Vereador manifesta preocupação com abastecimento de carne. Ele destaca dificuldades de empresas que estão com portas fechadas sem faturamento e com despesas fixas de aluguel, impostos e folha de pagamento. WANDERLEI ANCHAU cita que a entrega de carne ocorre somente com pagamento a vista. As empresas não aceitam mais cheque, devido o fechamento das agencias bancárias. O vereador que também é empresário no ramo alimentício destaca as dificuldades em efetuar compra de carne para disponibilizar no balcão. ANCHAU defende a manutenção de serviços essenciais e cita a produção de alimentos que não pode parar em razão da crise econômica que pode gerar e necessidade de alimentação. WANDERLEI ANCHAU destaca que o setor agropecuário é fundamental e precisa manter suas atividades.

O prefeito JORGE WELTER considera que tudo que for possível está sendo feito para evitar a proliferação do coronavírus em Itapiranga. Cita o decreto municipal para o fechamento do comércio e prestação de serviço, suspensão das aulas, encontro de idosos e qualquer atividade com aglomeração de pessoas. Ele considera que o momento é e serenidade e colaboração de todos. Na área da saúde o município alterou o atendimento com apenas três unidades de saúde no horário das sete horas até às 17 horas, sem fechar ao meio dia. Os profissionais da saúde realizam turno único de cinco horas nas unidades Centro, Beira Rio e Santa Tereza Alto. O prefeito lembra que a unidade de saúde Fronteira foi destinada exclusivamente para sala de vacinas visando a campanha e imunização contra a Gripe com a campanha que inicia hoje, a partir das 13 horas.

Prefeito chama atenção para envolvimento de vários profissionais nas orientações a população. JORGE WELTER destaca uma transmissão feita pelo facebook no final da manhã de hoje com participação de vários profissionais da área da saúde, incluído secretário, médicos e vigilância sanitária. O prefeito chama atenção que as pessoas estão bem informadas sobre formas de prevenção e devem evitar caminhadas e também não usar academias ao ar livre. WELTER chama atenção que o atendimento na saúde é somente para casos de urgência . Itapiranga segue com paciente suspeito. A coleta foi efetuada e o material envia ao laboratório LACEN em Florianópolis. O município ainda aguardando resultado que ainda não foi disponibilizado. As pessoas que vem de cidades com transmissão comunitária são orientadas e assinam o termo de responsabilidade para a quarentena domiciliar. Tudo conforme previsto no protocolo da Ministério da Saúde.

Após mortes de peixes, morador denúncia poluição em riacho de SMOeste. As mortes de peixes no riacho que corta a Linha Fátima, interior de São Miguel do Oeste, levaram um morador a denunciar uma possível poluição no local. Segundo a poluição no rio começou ainda na manhã de sábado e no domingo novamente foram encontrados no rio peixes mortos e uma substancia química na água. De acordo com ele, não é a primeira vez que o riacho é contaminado por produtos químicos. O morador salienta que chegou a entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental, que foi até o local a fim de verificar a situação. De acordo com o Capitão, EVERTON RONCAGLIO, comandante da Polícia Ambiental em São Miguel do Oeste, não foi possível identificar o ponto poluidor, mas, diligências estão sendo tomadas para a identificação e punição dos causadores da contaminação.

24 presos da Unidade Prisional Avançada são liberados por causa do coronavírus. Ao todo, mil e 77 internos foram colocados em liberdade em todo o Estado, atendendo determinação judicial. A decisão foi tomada pelo Poder Judiciário devido ao ambiente de risco para proliferação da doença dentro das prisões. Em São Miguel do Oeste, 24 presos foram liberados ainda na sexta-feira. A informação foi confirmada pelo administrador da Unidade Prisional Avançada, André de Oliveira. De acordo com ele, entre os presos colocados em liberdade estão detentos com mais de 60 anos e do regime semiaberto. O administrador da cadeia, ANDRÉ DE OLIVEIRA, explicou que alguns presos foram liberados para ficar em regime domiciliar com tornozeleiras por 90 dias. Já os presos do semiaberto receberam 30 dias de liberação.

Segundo ANDRÉ DE OLIVEIRA, eles já têm direito a 35 dias por ano de saída temporária e esse benefício foi concedido agora, de uma única vez, em razão do coronavírus. Com o avanço do coronavírus, a Unidade Prisional Avançada passou a adotar algumas medidas para conter a disseminação do vírus na cadeia. As visitas externas foram canceladas. Os agentes passaram a usar máscaras e luvas e o trabalho de higienização dos espaços foi intensificado. Os presos que ingressaram na unidade passam por uma triagem e ficam em celas separadas por 14 dias. OLIVEIRA disse que as transferências entre as cadeias foram suspensas na última semana. O administrador comentou que existe um temor muito grande de que o vírus atinja a população carcerária. Quando as visitas externas foram suspensas, os presos protestaram e o “clima ficou pesado”, segundo o OLIVEIRA. Ele explicou a situação, falou sobre o risco e os presos entenderam.

Câmeras de segurança flagram homens invadindo obra em SMOeste. As câmeras de videomonitoramento de uma obra no centro de São Miguel do Oeste flagraram, por volta das duas horas da madrugada deste domingo, dois homens invadindo o local. De acordo com o empresário PAULO KORB, essa foi a terceira invasão em menos de 30 dias. Segundo ele, em uma das invasões, materiais da obra foram levados. Desta vez, o alarme foi acionado e os homens fugiram antes da chegada da Polícia Militar. O vídeo mostra que um dos homens está carregando um botijão de gás que provavelmente seja oriundo de furto, afirma o empresário. A Polícia Militar realizou buscas, mas não encontrou os suspeitos.

Homem é morto ao investir contra policial em Mondaí. Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte ocorrida sábado em Mondaí. A Polícia Civil, por força de lei e determinações judiciais e administrativas, investiga a morte de pessoa provocada por policial militar em serviço. Foi na tarde de sábado na cidade de Mondaí. Ainda no dia do crime, o Delegado de Polícia plantonista ouviu três testemunhas, além dos dois policiais militares que atenderam a ocorrência. Também foi realizada a perícia criminal no local, identificados e apreendidos objetos relacionados aos fatos, facão, faca, cápsulas, além da verificação de imagens de circuito interno de monitoramento de empresas das proximidades. Após diligências, o delegado de polícia decidiu não efetuar a prisão em flagrante do policial militar responsável pelos disparos.

Investigação inicial aponta ação de defesa do policial que efetuou disparo de arma de fogo em homem na tarde de sábado em Mondaí. Conforme relatório da Polícia Civil, os elementos colhidos preliminarmente deixavam claro a excludente de ilicitude, consistente na legítima defesa, bem como a apresentação espontânea do militar após os fatos. Foi instaurado Inquérito Policial para formalizar todo conjunto probatório já colhido, e outros que já foram determinados pela Polícia Civil, a fim de que seja submetido ao Ministério Público e Poder Judiciário.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.