ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 23/02/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas de nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.

Com uma semana de atraso, a Nigéria realiza neste sábado a eleição para a escolha do novo presidente do país. A expectativa é pela participação de cerca de 73 milhões de pessoas credenciadas com seus títulos de eleitor para escolher o chefe de Estado para os próximos quatro anos entre um número recorde de 73 candidatos. O atual presidente, MUHAMMADU BUHARI, de 76 anos, tem como principal adversário o ex-vice-presidente e empresário ATIKU ABUBAKAR, de 72 anos.

Legisladores democratas dos Estados Unidos apresentaram nesta sexta-feira uma resolução para frear a emergência nacional declarada pelo presidente DONALD TRUMP para construir o muro na fronteira com o México. A presidente da Câmara de Representantes e líder da maioria democrata, NANCY PELOSI, afirmou que a Casa votará na próxima terça-feira chamada resolução de desaprovação. O dispositivo pode impedir que o presidente ignore o Congresso para ter acesso a fundos federais para construir seu muro.

A Venezuela anunciou na noite desta sexta-feira o fechamento da fronteira com a Colômbia pelo estado Táchira. O anuncio foi feito via twitter pelo vice-presidente DELCY RODRÍGUEZ. Ele disse que foram fechadas quatro pontes na fronteira. RODRIGUEZ informou ainda que o governo "dá garantias completas ao povo venezuelano e colombiano para ter passagens de fronteira seguras” e que é preciso controlar os grosseiros atos de violência contra o povo o território da Venezuela.

A seguir:

-GOVERNO DO BRASIL DESCARTA 'AÇÃO AGRESSIVA'

CONTRA VENEZUELA

O porta-voz da Presidência, OTÁVIO RÊGO BARROS, informou nesta sexta-feira que o administrador de empresas ALEXANDRE HENRIQUE GRAZIANI foi indicado pelo governo JAIR BOLSONARO para o cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação. Atualmente, GRAZIANI é diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da EBC. Fundada em 2007 no governo do então presidente LULA, a EBC é responsável pela gestão dos veículos federais de comunicação, que incluem TVs, rádios e agências de notícias. Estão sob o guarda-chuva da empresa, por exemplo, a TV Brasil, a Agência Brasil e a Rádio Nacional.

A defesa do ex-presidente LULA reiterou ao Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira o pedido para retirar da Justiça Federal do Paraná a ação penal sobre o sítio de Atibaia. LULA foi condenado no caso, que faz parte da Operação Lava Lato, a 12 anos e 11 meses de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro. A primeira instância da Justiça considerou que ele recebeu propina por meio da reforma do imóvel. O pedido para tirar o caso da Justiça Federal do Paraná já havia sido feito pela defesa em maio do ano passado e refeito quando ele foi condenado. Agora, a defesa pede “urgência e prioridade” para a questão.

Integrantes do governo brasileiro afirmaram nesta sexta-feira que o Brasil não tomará nenhuma iniciativa "agressiva" contra a Venezuela. A fronteira entre o os dois países em Pacaraima foi fechada por determinação do presidente NICOLÁS MADURO. Isso porque o Brasil, assim como vários outros países, não reconhece a legitimidade de MADURO como presidente do país e considera o líder oposicionista JUAN GUAIDÓ como presidente interino. O Brasil vai enviar hoje à Venezuela a ajuda humanitária com medicamentos e alimentos. De acordo com o governo federal, caminhões venezuelanos, conduzidos por venezuelanos, transportarão os itens.

A seguir:

-SC TEM MENOR TAXA MÉDIA DE DESOCUPAÇÃO DO BRASIL

EM 2018

A balneabilidade no litoral catarinense teve piora nesta semana: 62 por cento dos locais analisados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina estão próprios para banho. Na capital, 72 por cento dos pontos são recomendados aos banhistas. No restante do litoral, 80 dos 144 locais analisados podem ser frequentados. Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, toda a Praia Central está imprópria para banho. A mesma situação ocorreu no final de janeiro. Todos os pontos da Praia Brava de Itajaí também estão impróprios.

Um médico de 33 anos suspeito de abusar sexualmente de pelo menos nove pacientes foi preso nesta sexta-feira em Rio das Antas, no Oeste catarinense. Segundo a Polícia Civil, ele cometia os crimes em postos de saúde da região de Videira. A investigação durou cerca de um mês e meio após a polícia receber as denúncias. De acordo com a polícia, ele trancava a porta do consultório e impedia que as pacientes entrassem com acompanhante. Independente do problema relatado, ele pedia que as vítimas tirassem a roupa e passava a tocar o corpo delas, especialmente nas partes íntimas.

Santa Catarina teve a menor taxa média de desocupação em 2018 do Brasil, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. No ano passado, seis vírgula quatro por cento dos catarinenses ficaram sem trabalhar. O estado também teve a maior porcentagem de trabalhadores no setor privado com carteira assinada do país: 86 vírgula oito por cento. Florianópolis também foi destaque positivo, como a capital com menor taxa média anual de desocupação. O índice ficou em seis e meio por cento.

- A SEGUIR:

-SEMINÁRIO DA ALESC AVALIA SITUAÇÃO DAS

BARRAGENS DO ESTADO.

-PARA DEPUTADO FEDERAL, PROPOSTA DE REFORMA DA

PREVIDÊNCIA É UM ATO BARBADO E DESUMANO.

Esvaziamento dos jovens das igrejas preocupa bispos do país. DOM EDGAR ERTL bispo diocesano de PalmasFrancisco Beltrão observa que ouve um declínio muito grande com relação a participação do jovem na igreja. A diocese trabalha para restabelecer essa participação dos jovens nas pastorais e movimentos da igreja. Um dos fatores comenta o bispo é a falta de estrutura e estabilidade familiar. Outro ponto é diminuição no número de filhos, as famílias estão optando por ter apenas um ou dois enquanto antigamente o número era bem maior. SONORA

Preço do fumo desvaloriza e produtores são orientados a não aumentar área cultivada. De acordo com o gerente técnico da Associação dos Fumicultores, PAULO OGLIARI, nos três estados do sul a comercialização ainda é pequena, apenas oito por cento do fumo já foi vendido, processo que está mais adiantado na região oeste de Santa Catarina. Explica que está sendo feito um levantamento parcial da expectativa de preços com produtores que já concluíram as vendas.

Venda está apenas no início, é difícil fazer uma projeção completa, o que será possível apenas após a comercialização de toda safra. OGLIARI comenta que esse levantamento é feito nos quinhentos municípios produtores de fumo nos três estados do sul, nas variedades Burley, Virgínia e comum, este último cultivado principalmente na região oeste catarinense.

Devido ao descontentamento dos produtores devido ao preço, muitas empresas ainda estão utilizando a tabela de valores da safra anterior, e é necessária a revisão. PAULO OGLIARI comenta que a expectativa é de melhora nos preços, porque a negociação ainda não foi concluída. Ele diz que haverá por parte das empresas um pagamento complementar aos produtores, caso o aumento no preço se confirme.

Levantamento que será feito com os produtores irá apontar também a área cultivada, mas a projeção inicial é que de a área de fumo é praticamente a mesma da safra anterior. OGLIARI orienta os produtores a não aumentarem a área plantada, porque haverá muita oferta para pouco mercado, consequentemente reduzindo mais ainda os preços.

Gerente cita três fatores que tem contribuído para a redução nos preços pagos ao fumo e pela diminuição da produção. PAULO OGLIARI diz que a orientação para que o produtor não aumente a área cultivada se deve pelo fato do consumo de cigarros estar reduzindo em todo mundo. Outro fator é que países africanos produzem tabaco a preço menor devido a mão de obra ser bem mais barata. O gerente aponta ainda um terceiro fator, que é o contrabando de cigarro que entra no país e por não terem impostos são vendidos a um valor bem mais baixo. Lembra que uma pesquisa feita pelo Ibope aponta que o contrabando representa mais 50 por cento do cigarro consumido no país.

Seminário da Alesc avalia situação das barragens do estado. O rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, já completa um mês dia 25. Conforme o ex-prefeito de Pinhalzinho e deputado estadual, FABIANO DA LUZ, em todo o estado de Santa Catarina são 177 barragens, nove delas de rejeitos de mineração, localizadas na região Sul. As demais são hidrelétricas ou reservatórios. Mais 288 barragens estão em fase de liberação ou construção. O deputado afirma que o que preocupa é que estas barragens não têm um sistema de controle de evacuação ou fiscalização.

Após a tragédia de Brumadinho, sete barragens de Santa Catarina vão passar por inspeção. FABIANO DA LUZ, eleito para deputado estadual em seu primeiro mandato afirma que por meio de informações repassadas por integrantes do movimento de atingidos por barragens, foi verificado que nenhuma das hidrelétricas da região oeste tem plano de evacuação.

Parlamentar manifesta sua preocupação com rompimento de barragens. FABIANO DA LUZ, observa que se houvesse rompimento da barragem Barra Grande, em Campos Novos, que é a primeira do rio Uruguai, causaria estragos em Machadinho, Itapiranga e São Carlos. Afirma que também não é possível relatar hoje qual seria a área atingida em cada município caso alguma barragem se rompesse, pela falta deste plano de evacuação. Ele diz que a preocupação também é sobre como os moradores seriam avisados caso ocorresse um rompimento.

Parlamentares de unem para discutir situação das barragens. DA LUZ, deputado estadual comenta que a iniciativa do seminário na segunda feira na assembleia legislativa de Santa Catarina foi dos deputados em conjunto com o movimento dos atingidos pelas barragens. Objetivo é criar uma frente parlamentar para cobrar maior fiscalização em todas as barragens do estado e exigir ações preventivas. O seminário terá início às 19 horas, e pode ser acompanhado pela população.

Para deputado federal, proposta de Reforma da Previdência é um ato barbado e desumano. PEDRO UCZAI, explica que a proposta de Reforma da Previdência, entregue pelo presidente BOLSONARO a Câmara dos Deputados, visa mudar as atuais regras da aposentadoria do povo brasileiro. O tema vem sendo discutido publicamente há mais de dois anos e é tratado como prioridade especialmente pelos partidos de direita e pelo sistema bancário e financeiro. Com o pretexto de um suposto déficit previdenciário, que foi desmentido pela CPI da Previdência no Senado Federal, o atual governo e seus aliados pretendem endurecer o direito à aposentadoria. SONORA

Governo quer aumentar a idade mínima e o tempo de contribuição. Isso vale tanto para o trabalhador e trabalhadora para se aposentar. UCZAI explica que para homens só a partir dos 65 anos e mulheres a partir dos 62 anos. Se um trabalhador homem começar a trabalhar aos 16 anos e se aposentar só aos 65 anos terá de trabalhar por 49 anos. Para as mulheres, se elas começarem a trabalhar com 16 anos e se aposentarem com no mínimo 62 terão de trabalhar 46 anos.

Idade mínima exigida para se aposentar é impossível em muitas categorias profissionais. Essa proposta é uma “desumanidade,” alerta UCZAI. O texto encaminhado é um conjunto de dispositivos que mais uma vez tenta penalizar os mais pobres, não ataca grandes empresas sonegadores que devem mais de 450 bilhões ao INSS e nem acaba com os privilégios de algumas categorias, como por exemplo, os militares das forças armadas.

Para o deputado federal PEDRO UCZAI a proposta de BOLSONARO e seu ministro da economia, é uma afronta à classe trabalhadora. Entende que o governo tem pressa em destruir os direitos do povo brasileiro e agora o direito aposentadoria. Milhões de brasileiros não vão se aposentar, outros milhões ainda vão se aposentar mal e outros vão ter que trabalhar 10 ou 15 anos a mais pra poder se aposentar. UCZAI reforça que esse é um momento de mobilizar a sociedade e mostrar que a Previdência Pública é viável e dá pra equilibrar sem tirar o direito dos mais pobres, dos mais pequenos.

- A SEGUIR:

-INCÊNDIO EM SECADOR DE GRÃOS MOBILIZA

BOMBEIROS.

-ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE

ADOLESCENTE DE 12 ANOS É PRESO.

Incêndio em secador de grãos mobiliza bombeiros. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi acionado para atender ocorrência de incêndio em secador de grãos na Cooperativa Agropecuária São Lourenço, a Caslo, localizada na rodovia SC-157, km 06, em linha São Paulinho. O caso foi registrado por volta de 17 horas e 30 minutos de ontem. Segundo os bombeiros foram gastos aproximadamente sete mil litros de água. Eles contam que houve a queima de pequena quantidade de milho, sendo que o secador estava com lotação máxima de 60 toneladas. Não houve vítimas.

A Caslo emitiu uma nota ainda na noite de ontem. Diz que "a administração da unidade de recebimento de grãos da Caslo esclarece que a tecnologia do equipamento que apontou o sinistro e atenção e preparo da equipe que operava o equipamento no momento, aliado ao tempo resposta do Corpo de Bombeiros, evitou que a estrutura fosse danificada". A nota informa ainda que "sobre as causas do incêndio, administração informa que isso ocorre devido à alta concentração de umidade nos grãos de milho. Isso exige uma exposição por um tempo maior ao calor e, neste caso, há risco de fogo".

Conforme a administração da unidade, "o sinistro registrado ontem não interfere no processo de recebimento de grãos – milho e soja". As 60 toneladas de milho que estavam no secador "foram descarregadas e o equipamento passará por uma limpeza no período da noite, para que os trabalhos voltem ao normal hoje.

Condenado por estupro é preso. Policiais civis do setor de investigações criminais da delegacia de fronteira de Maravilha cumpriram um mandado de prisão por sentença definitiva em desfavor de um homem de 25 anos, natural de Palma Sola, condenado por estupro de vulnerável. O crime ocorreu na Comarca de Marmeleiro e após o processo judicial ele foi condenado a pena de oito anos de reclusão no regime fechado. Ele foi encaminhado a delegacia de Polícia Civil de Maravilha e depois encaminhado para Francisco Beltrão para o cumprimento da pena.

Acusado de abusar sexualmente de adolescente de 12 anos é preso. A Polícia Civil de Maravilha, prendeu ontem, um homem de 30 anos, investigado por abusar sexualmente de uma adolescente de 12 anos. No dia 11 de fevereiro, o investigado foi autuado em flagrante por receptação e dano qualificado, após ter sido preso pelos Policiais Civis com um aparelho celular objeto de furto. Logo após a prisão o homem destruiu o aparelho. Diante dos fatos, os Policiais do Setor de Investigação Criminal passaram a realizar diligências a fim de elucidar o motivo pelo qual o preso havia destruído o celular.

Após a minuciosa análise dos vestígios existentes no aparelho, a equipe de investigação verificou que o homem possuía diversas imagens e vídeos de cunho sexual envolvendo a vítima de apenas 12 anos de idade. Diante das informações angariadas, representou-se por mandado de prisão do investigado, o qual obteve parecer favorável do Ministério Público e Judiciário. Nesta tarde os agentes, em diligências às margens da BR 282, localizaram e prenderam o suspeito, o qual foi interrogado e encaminhado à Unidade Prisional.

Acusado de estupro será indiciado por vários crimes. Com a conclusão do inquérito o homem será indiciado pelos crimes de estupro de vulnerável e armazenar fotografias e vídeos, contendo cena de sexo explícito e pornográfica envolvendo adolescente. Ele pode ser condenado a até 19 anos de reclusão.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.