ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 23/01/2020

GLOBO EM FOCO – 23/01/20

-PACOTE ANTICRIME ENTRA EM VIGOR HOJE EM TODO O PAÍS

-GOVERNO ESTADUAL FORMA GRUPO PARA DISCUTIR REDUÇÃO DO PREÇO DO GÁS

-SUINOCULTURA AINDA ENFRENTA DIFICULDADES APÓS RECORDE NA EXPORTAÇÃO

-RESTRIÇÕES DO ANO ELEITORAL EXIGEM ATENÇÃO NA EXECUÇÃO DE OBRAS

-INFORMAÇÕES SOBRE CLIENTES EVITAN PERDAS EM VENDAS

-TUNÁPOLIS CONTRATA BRITADOR MÓVEL PARA MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

-HOMEM MORRE ATROPELADO NO CENTRO DE RIQUEZA

-MOTORISTA ENVOLVIDO EM ACIDENTE COM DUAS MORTES É CONDENADO A PRISÃO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancadas isoladas de chuvas. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou o dia em baixa. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Ao menos oito pessoas morreram devido à passagem da tempestade Glória pelo leste da Espanha. A tempestade provocou ventos de até 144 quilômetros por hora e ondas de até 13 metros e meio de altura. Três pessoas estavam desaparecidas quatro dias depois que o fenômeno da natureza começou a atingir a região com chuvas torrenciais e fortes nevascas. A tempestade começou a diminuir nesta quarta-feira após deixar mais de 200 mil pessoas sem energia elétrica, destruir plantações de arroz no delta do rio Ebro e acionar alertas climáticos para três dezenas de províncias.

Uma maioria bipartidária de norte-americanos quer ver novas testemunhas prestarem depoimento no julgamento de impeachment do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, cerca de 44 por cento dos adultos nos Estados Unidos afirmam que TRUMP deve ser retirado do cargo. Outros 15 por cento avaliam que ele deve receber uma reprimenda formal por meio de uma censura parlamentar. Já 31 por cento dos americanos afirmam que as acusações devem ser descartadas.

A Justiça do Paraguai decretou nesta quarta-feira a prisão preventiva dos 31 agentes e do diretor do presídio de Pedro Juan Caballero. Eles são suspeitos de facilitarem a fuga de 76 integrantes de uma facção criminosa brasileira no último domingo em troca de 330 mil reais. Os agentes estavam detidos em um prédio da polícia paraguaia desde segunda-feira, aguardando a decisão da prisão preventiva. Eles também foram transferidos para o presídio de Pedro Juan Caballero, o mesmo presídio em que trabalhavam. As buscas e investigações para encontrar os foragidos seguem dos dois lados da fronteira. Até a noite de ontem, oito haviam sido recapturados e 68 permaneciam foragidos.

A atriz Regina Duarte chegou a Brasília no início da tarde de ontem e foi para o Palácio do Planalto, onde foi recebida pelo presidente JAIR BOLSONARO em um almoço. Convidada pelo presidente para assumir a Secretaria Especial da Cultura, ela ainda não confirmou se entrará para o governo. Ao desembarcar no aeroporto de Brasília, a atriz foi indagada sobre o convite do presidente. Como no início da semana, REGINA DUARTE disse que ainda está "noivando". Questionada sobre o que falta para se casar com o governo, a atriz disse que essa pergunta é complicada.

O Brasil caiu uma posição no ranking mundial de percepção da corrupção em 2019 e repetiu sua pior nota no estudo elaborado pela organização Transparência Internacional, divulgado na madrugada de hoje. O país teve o quinto recuo seguido e passou a ocupar a centésima sexta posição no Índice de Percepção da Corrupção. O resultado representa o pior índice desde 2012. Quanto melhor a posição no ranking, menos o país é considerado corrupto. A nota brasileira foi a mesma do ranking de 2018, 35 pontos, sendo a pior pontuação da série histórica, que começou há sete anos. Entre os países da América do Sul, o Brasil está atrás de Uruguai, Chile e Argentina, e à frente de Bolívia, Paraguai e Venezuela.

O pacote anticrime aprovado pelo Congresso e sancionado em dezembro pelo presidente JAIR BOLSONARO, passa a valer a partir de hoje. A nova legislação altera dispositivos do Código Penal, do Código de Processo Penal e da Lei de Execuções Penais. Entre as principais mudanças estão as novas regras para acordos de delação premiada, o novo critério para definir a legítima defesa e a previsão de prisão imediata após condenação pelo tribunal do júri. Quatro dispositivos que fazem parte do pacote não terão aplicação imediata. Entre eles estão a criação do juiz de garantias, novas regras para o arquivamento de inquéritos, a ilegalidade de prisões caso os detidos não passem pela audiência de custódia em até 24 horas e a proibição de que juízes decidam processos nos quais acessaram provas consideradas inadmissíveis.

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina abriu na manhã de hoje o segundo período de matrículas na rede estadual de ensino para as 145 mil vagas disponíveis. Pais e responsáveis precisam fazer a pré-matrícula online e depois concluir a inscrição pessoalmente nas unidades de ensino. O primeiro período foi em novembro e teve 73 por cento de matrículas e rematrículas de alunos. Ao todo, o estado dispõe de 538 mil 542 vagas. As inscrições são por ordem de acesso e devem ser feitas até o dia 29 de janeiro.

A Justiça Federal condenou 12 pessoas investigadas durante a Operação Comboio, deflagrada contra uma quadrilha de contrabando de cigarros no Sul do país. As penas chegam a até 22 anos de prisão e são referentes aos crimes de organização criminosa, contrabando e receptação. A sentença é do juiz GUEVERSON ROGÉRIO FARIAS, da primeira Vara Federal de Chapecó. A denúncia do caso foi feita pelo Ministério Público Federal. Cabe recurso da decisão.

O governo de Santa Catarina criou nesta quarta-feira um grupo de trabalho para discutir alternativas visando a redução do custo do gás natural no Estado. O governador CARLOS MOISÉS recebeu lideranças empresariais, políticos e secretários para falar sobre o assunto. Participaram do encontro os presidentes da Fiesc, da Frente Parlamentar do Gás e da SCGás. Os secretários de Estado PAULO ELI e DOUGLAS BORBA e empresários do setor cerâmico, maior consumidor do estado também estiveram presentes. Conforme o governador, o gás é um insumo fundamental para a indústria catarinense e por isso o barateamento da tarifa, em parceria com as medidas que estão sendo planejadas pelo governo federal é essencial para Santa Catarina continuar sendo um Estado competitivo.

Legislativo de Itapiranga terá sessão extraordinária. Dois projetos de suplementação orçamentária foram protocoladas pelo Poder Executivo. O presidente da Câmara de Vereadores, ALEXANDRE SIQUEIRA, convocou os parlamentares para sessão extraordinária, marcada para segunda-feira, dia 27 de janeiro, às 19 horas. Na sessão extraordinária, será submetido à discussão e votação o projeto de Lei para abertura de crédito no orçamento da prefeitura de Itapiranga no valor quatro milhões e 500 mil reais para o financiamento feito pelo município para a revitalização da Avenida Uruguai. O recurso, do Programa Avançar Cidades Mobilidade Urbana, será liberado pela Caixa Econômica Federal. SIQUEIRA lembra que o projeto já foi aprovado pelo Legislativo no mês de outubro de 2018 e ainda enfrenta processos burocráticos.

Prefeitura terá contrapartida superior 700 mil de reais para a revitalização da Avenida Uruguai. A licitação realizada no ano passado deu deserta. Nenhuma empresa demonstrou interesse devido a defasagem no valor. O projeto enviado ao legislativo visa a adequação do orçamento para a abertura do edital de Concorrência Pública. A contrapartida da prefeitura será de 773 mil reais, visando a execução parcial das obras de revitalização da Avenida Uruguai. Na sessão extraordinária m estará em pauta a abertura de crédito suplementar no valor de um milhão 194 mil reais para a execução de três obras de pavimentação. O município vai investir em asfalto no acesso ao bairro Portal do Sol, pavimentação das ruas Rudi Haas e Pedro Adolfo Friedrich, no loteamento Friedrich em linha Chácara.

Itapiranga obtém primeira licença ambiental via Conder. 14 dias após o encaminhamento o Consórcio de Desenvolvimento Regional liberou a primeira licença ambiental para o município de Itapiranga. Os processos que duravam meses, ou até anos no IMA, o Instituto do Meio Ambiente, agora são analisados na região da AMEOSC, agilizando os processos de tramitação. O prefeito em exercício, FERNANDO GIRARDI, disse que o empenho dos municípios da região em aderir ao consórcio tem resultado positivo com investimentos e geração de renda.

Mesmo com recorde em exportação de carne suína, a suinocultura ainda enfrenta dificuldades. A informação é do presidente da ACCS, LOSIVANIO DI LORENZI. Conforme ele, a suinocultura encerrou o ano de 2019 com resultados positivos devido a um maior volume de exportação e com a recuperação gradativa do mercado interno. Em 2019 a exportação de carne suína passou de 700 mil toneladas o que sempre foi o grande desafio de SC. Para 2020 a expectativa é bater novamente o recorde do Brasil e ultrapassar o volume de exportação de 800 mil toneladas. De acordo com LOSIVANIO as exportações favorecem as indústrias e consequentemente os produtores. Ele destaca ainda a valorização do diferencial sanitário de SC. Em 2019, quase 60% das exportações brasileiras foram do Estado.

A China é o maior comprador da carne suína catarinense com 40% sobre o total exportado, seguido pelo HONGKONG, Chile e Argentina. A suinocultura em SC enfrenta problemas ambientais e sanitários. O presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos LOSIVANIO DI LORENZI, cita que a suinocultura possui a questão na demora da liberação das licenças ambientais para os agricultores. Conforme ele a mudança do nome de FATMA para IMA, não resolveu o problema, mas deve haver mudança na forma de gestão, contratar mais pessoas para trabalhar para haver mais agilidade tanto no meio urbano como no rural. DI LORENZIdestaca também que oBrasil precisa ter um controle mais rígido nas entradas de produtos no país pela vigilância sanitária nos aeroportos e nos portos. Outraquestão, ainda é o aumento dos tributospor parte do governo que recai na conta do produtor.

O presidente da ACCS, afirma que o produtor realiza sua função com muita maestria, porém os políticos precisam ter um olhar diferente, principalmente para as rodovias para a escoação da produção e também trazer produtos para o Estado, como o milho com preço mais acessível. Ele lembra da antiga pauta de dois anos, a abertura da rota do milho. Os problemas são os mesmos ao longo dos anos. Os preços praticados atualmente são justos, afirma LOSIVANIO, embora, pela integração poderia ter melhorado mais, pela lucratividade que as cooperativas e industrias tiveram ano passado. Para o produtor independente houve um ganho maior, porém não conseguiram ainda obter lucro pois quando houve crise, durante os últimos quatro anos, tiveram perdas maiores com renegociação das dívidas e irá demorar até voltarem ao lucro. O valor do suíno aumentou, mas os insumos elevaram o custo de produção. Mesmo assim há uma viabilidade econômica para o produtor de suínos.

Restrições do ano eleitoral exigem atenção na execução de obras, liberação de recursos e encaminhamento de projetos. O assessor de gabinete e responsável pelo setor de projetos da prefeitura de São João do Oeste, VILSON WEBER, explica que quanto a execução de obras o cuidado deve ser em relação a recursos liberados pelo estado ou pela união. Conforme o assessor, toda obra executada com recursos estaduais ou federais, deve estar em andamento e ter a medição até dia quatro de julho. Dessa forma, a obra poderá continuar sendo realizada durante o período eleitoral. WEBER reforça que obras ainda não iniciadas e que não tenham a medição até quatro de julho, não terão autorização para serem executadas neste período. Quanto a obras com recursos próprios, o assessor lembra que não há nenhuma restrição.

Sobre liberação de recursos para entidades, o assessor de gabinete e responsável pelo setor de projetos da prefeitura de São João do Oeste esclarece que convênios em andamento e previstos no orçamento terão continuidade normal. VILSON WEBER cita como exemplo convênios com APAE e hospital que já vem sendo mantidos há anos e estão previstos no orçamento de 2020. O que não está autorizado são novas despesas com repasses a entidades. WEBER lembra que dificilmente durante o período eleitoral haverá indicação de emendas para execução de obras, o que acontece meses antes. O assessor acrescenta que em relação aos serviços públicos, não há nenhuma restrição para a população, mas o que não pode ocorrer, é a criação de novos programas. As administrações municipais também terão que atender exigências quanto à restrição na divulgação das suas ações.

Horto medicinal de São João do Oeste possui mais de 100 variedades de chás disponíveis a população. O horto foi inaugurado em dezembro com parcerias das secretarias de agricultura e da saúde, hospital, Epagri e a Pastoral da Saúde. Conforme TEREZA ARNHOLD, uma das coordenadoras da pastoral, atualmente a variedade de chás é muito ampla, e alguns são mais usados e mais conhecidos do que outros. Ela cita inclusive que alguns tipos vêm desde a época de Jesus Cristo, e ao longo do tempo vem mantendo a sua função na prevenção, cura ou tratamento de doenças. Entre as variedades mais comuns, TEREZA cita melissa, salvia, alecrim, hortelã, quebra-pedra, alcachofra, malva, tanchagem, bardana, sete sangria e espinheira santa. A coordenadora da pastoral destaca que a melissa é usada contra ansiedade, insônia e problemas estomacais. A salvia é usada para o alívio de aftas, indigestão, calorão, diabete, é também estimulante da memória.

Para pressão alta, acido úrico e insônia, a indicação é o chá sete sangrias. Já o hortelã, é usado contra asma, problemas respiratórios, alivia dores, problemas estomacais e uma variedade pode até ser usada como vermífugo. TEREZA ARNHOLD cita também a alcachofra, usado como diurético e desintoxicaste. A malva é usada para problemas com afta na boca, bronquite, gastrite e dor na garganta. A tanchagem é um antiinflamatório e antibiótico para problemas de infecção. A bardana estimula o funcionamento da vesícula, facilita a digestão, é usada contra gastrite, é um antiinflamatório e também diurético. Uma das coordenadoras da Pastoral da Saúde de São João do Oeste enfatiza que as pessoas devem dar mais valor aos chás, e por serem naturais, também entender o tempo que levam pra fazer efeito, mas respeitar a dosagem e o tempo de uso.

Atualmente são mais de 40 tipos de chás no relógio biológico, mas no total são mais de 100 variedades de plantas. A manutenção do horto, como plantio, poda e colheita, é coordenada pelas voluntárias da pastoral da saúde. O plantio também contempla hortaliças destinadas para o hospital, além de plantas que podem ser consumidas, como ora-pronó-bis e batata yacon. TEREZA ARNHOLD destaca que outros tipos de plantas medicinais, e que podem ser incrementados na alimentação, estão sendo estudados e pesquisados para serem cultivados no horto. A Pastoral da Saúde de São João do Oeste conta com 13 voluntários, com representantes da maioria das comunidades do município, que realizam reuniões a cada dois ou três meses . Para este ano, a coordenadora enfatiza que o objetivo é disponibilizar capacitações para os voluntários e interessados em aprender mais sobre as plantas medicinais.

Proteção ao crédito ganha espaço para evitar perdas em vendas a prazo. Instituições financeiras e empresas intensificam filtro sobre crédito a clientes. Objetivo é reduzir a inadimplência e dar maior atenção aos bons pagadores. Segundo o gerente de negócios do Sicoob Creditapiranga, NIRTON FOLLMANN, Serasa, Boa Vista e outras empresas que vendem informações sobre clientes proporcionam suporte para uma venda mais segura. Cita ainda que estes dados estão sendo socializados, um exemplo é a Associação Empresarial de Itapiranga que utiliza o escorre de crédito e disponibiliza para as empresas do município informações detalhadas para reduzir a inadimplência no comércio local. FOLLMANN destaca ainda que é importante as pessoas terem conhecimento da pontuação sobre o nível de crédito que possuem.

As empresas passam a ter acesso aos produtos de análise sobre inadimplência. Outra situação que o gerente chama atenção é sobre o uso que terceiros fazerem do crédito consignado dos aposentados. NIRTON FOLLMANN comenta que o crédito consignado deve ser usado somente em casos de real necessidade. É um recurso de fácil acesso pois a análise de crédito consignado é centralizada dentro da instituição financeira. Ele admite que tem registro de situações que os aposentados acabam financiando projetos de familiares e sofrem as consequências. O gerente de negócios do Sicoob Creditapiranga, lembra que a cooperativa tem foco na venda consultiva, com propósito, pois é preciso justificar o empréstimo que está sendo realizado.

Tunápolis recebeu nesta semana um britador móvel. O equipamento tem capacidade para produzir até 40 toneladas de material por hora. Brita e cascalho serão usados para compactação de estradas, acessos a propriedades e locais próximos a instalações rurais, além de pátios. Conforme o secretário de Administração, Planejamento e Finanças de Tunápolis, DONATO LAUSCHNER, o britador será operado por um servidor público do município que está recebendo capacitação. Destaca ainda que está sendo implantado um programa para contemplar serviços essenciais da Secretaria de Transportes e Obras. Objetivo é comprar um britador móvel, porém a eficiência será testada durante seis meses de aluguel ao custo de aproximadamente 22 mil reais por mês. O secretário informa que o custo para a compra do britador é superior a um milhão de reais sendo preciso ter muita responsabilidade para um investimento tão elevado.

O projeto piloto será testado durante os seis meses de aluguel do equipamento. Caso o resultado seja positivo, a prefeitura fará a compra. DONATO LAUSCHNER destaca que serão colocados a disposição mais dois rolos compactadores para incrementar os serviços no interior com qualidade de estradas e também auxílio aos agricultores em suas propriedades agrícolas. O trabalho vai iniciar com a compactação de estradas próximo a cidade. De acordo com DONATO LAUSCHNER, o britador produz vários tamanhos de brita e cascalho e isso vai reduzir custos para manutenção das estradas e garantir trânsito com segurança na escoação da produção e transporte de insumos . O secretário lembra que é constante a cobrança por qualidade de estradas e Tunápolis está dando um passo à frente para atender esta demanda.

Homem morre atropelado no centro de Riqueza. A ocorrência foi registrada na manhã desta quinta-feira, na cidade de Riqueza. Segundo a Polícia Civil, um caminhão estava estacionado ao lado da via pública, carregado com lenha. O motorista ainda teria batido os pneus, para fazer a manutenção antes de sair de viagem. Ele saiu com o caminhão, e disse não ter percebido que havia um homem, em baixo do veículo. Quem percebeu que a vítima estava em óbito, foi uma moradora próxima. A vítima foi identificada como RONALDO PUNTEL, 50 anos, e era morador de Riqueza. O motorista do caminhão será ouvido pela Polícia Civil, para que seja possível colher mais informações sobre o fato. O IGP também foi acionado.

Caminhoneiro da região fica gravemente ferido em tombamento. Um motorista de caminhão, morador de Dionísio Cerqueira, ficou gravemente ferido ao se envolver em um acidente durante a madrugada desta quarta-feira, na Ruta Nacional 14, em Corrientes na Argentina. Segundo as informações, o homem seguia para a fronteira, quando na altura do km 387, nas proximidades da cidade de 3 Bocas, em Corrientes, por motivos que serão investigados, acabou perdendo o controle da carreta. O veículo com placas de Barracão saiu da pista e tombou às margens da rodovia. De acordo com informações dos socorristas o homem identificado como apenas com o primeiro nome, de ARGEMIRO. Ele sofreu traumatismo craniano e foi socorrido e encaminhado ao Hospital Samuel Robinson, em Corrientes. O motorista está internado na UTI.

Duas pessoas morrem após veículo cair em rio entre São José do Cedro e Palma Sola. Os bombeiros foram chamados por volta das 23h30 desta quarta-feira, para atender um acidente. Conforme repassado pela PM, no local havia uma saída de pista de um carro e caído dentro do rio Lajeado Grande, na Linha Gaúcha na ponte que liga Palma Sola a Cedro. O acidente ocorreu em uma ponte de aproximadamente cinco metros de altura, envolvendo um Uno de Palma Sola. O automóvel caiu e ficou virado com os pneus para cima e totalmente coberto de água. Foi encontrada uma adolescente de 15 anos que estava em cima do carro esperando por socorro, em estado de choque. Ela contou que saiu do veículo pelo para-brisas. Havia duas vítimas que estavam no interior do carro. Foram retirados o corpo do motorista de 62 anos e da caroneira de 46, que morreram no local.

Homem é condenado a 12 anos e outro absolvido em júri popular. O primeiro julgamento do anode SMOeste terminou por volta das 20 horas de ontem e condenou um réu a 12 anos de prisão em regime fechado, por tentativa de homicídio qualificado, receptação e porte ilegal de arma de fogo. O outro acusado foi absolvido e liberado. Ao todo foram mais de 11 horas de júri. O rapaz condenado foi encaminhado a Unidade Prisional e poderá recorrer da sentença. Eles respondiam por um crime registrado em maio do ano passado. A denúncia acusou a dupla de ter atirado várias vezes contra a residência da vítima. O homem teve três ferimentos no abdômen, porém sem gravidade. A sessão foi presidida pelo juiz MÁRCIO CRISTOFOLI.

Motorista envolvido em acidente com duas mortes é condenado a prisão. O poder judiciário de Itapiranga definiu a sentença nesta semana. Conforme a Promotora de Justiça, ANA CAROLINA CERIOTTI, a condenação é decorrente de um acidente de trânsito que matou dois jovens no ano passado, na SC-163, na localidade de Cristo Rei, interior de São João do Oeste. O motorista, DANIEL KIRCH, foi condenado a nove anos, seis meses e 26 dias de reclusão, por duplo homicídio culposo mediante embriaguez ao volante e omissão de socorro. O motorista foi preso dias após o acidente e respondeu ao processo preso. ANA CAROLINA salienta que ainda cabe recurso.

O acidente que matou dois jovens ocorreu no dia sete de julho de 2019 por volta das 17h30min, na SC 163, em São João do Oeste. Um Civic de São João do Oeste saiu da pista e se chocou contra uma árvore. Com a colisão, dois ocupantes do carro, BRUNO PAVAN, de 19 anos, de Iporã do Oeste, e sua namorada OLÍVIA ROSA AIMI, também de 19 anos, de Caibi, acabaram morrendo. Segundo a Polícia Rodoviária, o motorista do carro não estava mais no local do acidente. Bombeiros de Iporã do Oeste e Itapiranga foram acionados para atender as vítimas. Conforme relatório dos bombeiros, o rapaz estava no banco dianteiro do caroneiro, sem sinais vitais. A jovem foi encontrada fora do veículo a cerca de 20 metros de distância, sem os sinais vitais. Ainda segundo relatório dos bombeiros, a jovem era ocupante do banco traseiro do veículo e fazia uso do cinto de segurança, porém devido ao forte impacto com a árvore e danos na lateral do veículo o cinto se rompeu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.