ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 23/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.

Pelo menos 65 pessoas morreram no atentado de segunda-feira, reivindicado pelos talibãs, contra uma base de Inteligência militar no centro do Afeganistão. Uma fonte de segurança, que pediu para não ser identificada, disse que há "ao menos 70 mortos" e alguns veículos de comunicação afegãos afirmam que há mais de 100 mortos. Um veículo de transporte de tropas do Exército afegão "cheio de explosivos", explodiu na entrada do centro de formação dos serviços de Inteligência.

A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou nesta terça-feira que o veto do presidente DONALD TRUMP a militares transgêneros entre em vigor. Os juízes da Suprema Corte não analisaram o mérito do caso, mas permitiram que o veto entrasse em vigor enquanto cortes inferiores trabalhem nele. O ato proíbe que todas as pessoas transgênero trabalhem no exército. TRUMP também aconselhou que não se permitisse o alistamento de pessoas que pudessem no futuro querer submeter-se a uma operação de mudança de sexo.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, disse nesta terça-feira que ordenou uma revisão das relações diplomáticas com os Estados Unidos. Ele ainda afirmou que anunciaria novas medidas "nas próximas horas". A declaração de MADURO, feita durante transmissão em cadeia nacional, foi uma resposta ao vice-presidente dos Estados Unidos, MIKE PENCE que reafirmou o apoio aos opositores do regime PENCE disse ainda que MADURO é um "ditador sem qualquer direito legítimo ao poder".

O gabinete do deputado estadual e senador eleito FLÁVIO BOLSONARO empregou até novembro do ano passado a mãe e a mulher do ex-capitão do Bope ADRIANO MAGALHÃES DA NÓBREGA, considerado pelo Ministério Público do Rio como o homem-forte do Escritório do Crime, organização suspeita do assassinato de MARIELLE FRANCO. ADRIANO foi alvo de um mandado de prisão ontem e está foragido, acusado há mais de uma década por envolvimento em homicídios. O ex-PM também é amigo de FABRÍCIO QUEIROZ, ex-assessor de FLÁVIO, investigado sob suspeita de recolher parte dos salários de funcionários do político.

O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta terça-feira, em encontro com executivos no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que por ora o Brasil não vai deixar o Acordo de Paris sobre o clima. O tratado mundial prevê a redução da emissão de gases que aumentam a temperatura do planeta. O acordo foi fechado numa conferência das Nações Unidas em 2015. BOLSONARO disse em Davos que vai abrir a economia e situar país entre os 50 melhores para negócios. Ele disse ainda que vai trabalhar pelas reformas 'que o país precisa' e pela redução da carga tributária.

Após três anos seguidos de demissões, a economia brasileira voltou a gerar empregos com carteira assinada em 2018, quando foram abertas 529 mil 554 vagas formais. Essa é a diferença entre as contratações, que totalizaram 15 milhões 384 mil 283 em 2018, e as demissões. Os números foram divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia. De acordo com dados oficiais, esse também foi o melhor resultado, para um ano fechado, desde 2013, quando foram abertas um milhão 138 mil 562 empregos com carteira assinada. Deste modo, é o maior número de vagas abertas em cinco anos no país.

Maior compradora do frango brasileiro no exterior, a Arábia Saudita barrou a importação de cinco frigoríficos no país. Segundo informação da Associação Catarinense de Avicultura, são indústrias que exportam frango griller, uma ave de pequeno porte, com menos de um quilo. Duas plantas fabris de Santa Catarina estão entre as que foram barradas. A Acav confirmou que uma delas fica em Itaiópolis, e pertence à JBS. Ainda não há confirmação sobre a segunda indústria.

As exportações catarinenses somaram oito bilhões 950 milhões em 2018. O valor é cinco vírgula dois por cento superior ao registrado no ano anterior. Considerando a participação na pauta de exportações de 2018 em termos de produtos, os destaques ficaram soja com alta de 31 e meio por cento e carnes de aves com crescimento de cinco e meio por cento. As vendas externas da carne suína tiveram retração de quatro vírgula dois por cento. Comrelação aos principais parceiros comerciais, China é o principal destino dos produtos catarinenses, com 16 por cento do total exportado.

Depois de vetar o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa que permitia travestis e transexuais receberem tratamento pelos nomes sociais nos serviços públicos de Santa Catarina, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA mudou de ideia e anunciou um decreto para regulamentar a prática. A decisão foi divulgada durante a tarde desta terça-feira em vídeo publicado nas redes sociais de MOISÉS. Durante a gravação, ele disse várias vezes que é favorável à regulamentação, mas que isso deveria ser feito dentro dos padrões técnicos. A assinatura do decreto será na semana que vem. O autor da lei vetada pelo governador, CESAR VALDUGA e integrantes de grupos LGBTs foram convidados para o ato oficial.

Acislo prepara mais uma edição do Torra Tudo. A informação é do gerente executivo da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste GILBERTO WOLFATH. Conforme ele, o evento está programado para os dias 9 e 10 de fevereiro, no Centro de Eventos do município. Está segundo, o gerente é a quinta edição do Torra Tudo. Frisa que o formato é o mesmo, porém algumas novidades foram implementadas. Entre elas, destaque para o local, praça de alimentação, parque inflável e mateada.

Torra Tudo cresce a cada edição. De acordo com o gerente, o evento já se tornou uma espécie de feira dos setores de confecções e calçados. Afirma que Acislo trabalha para a cada edição ampliar e melhorar o evento. Por isso, a ideia deste ano foi levar o Torra Tudo para o Centro de Eventos. O número de espaços permanece o mesmo das edições passadas: 17. Objetivo, é que com o tempo o número de espaços e os setores envolvidos aumentem.

Torra Tudo no centro de evento será um local mais aconchegante para o público. Com a troca do local, WOHLFARTH acredita que o público ficará mais à vontade para circular entre os expositores e fazer as melhores escolhas. Observa que além de fazer boas compras, será um momento para levar a família, saborear um bom lanche e a criançada se divertir. BETO, frisa que o evento, organizado pela Acislo, conta com o apoio da prefeitura e tem a finalidade de promover o comércio local e privilegiar a população com descontos.

Espaços para o Torra Tudo estão maiores. BETO, comenta que ação vai permitir uma melhor apresentação dos produtos. O gerente ressalta que se tiver alguma empresa interessada pode procurar Acislo, pois ainda há alguns espaços disponíveis. Lembra que a venda dos espaços é feita apenas para empresas associadas a Acislo. Como objetivo é vender, a estrutura é mais simples, mas o layout é o mesmo da Feira e Amostra Lourenciana, a Feal.

Torra Tudo é uma oportunidade ímpar tanto para o empresário quanto para a sociedade. A observação é do gerente executivo da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste GILBERTO WOLFARTH. No caso do empresário, é o momento de liquidar o estoque e movimentar o caixa. Para o consumidor, é o momento de fazer compras com economia. Assegura que todos os produtos são de qualidade.

Sicredi fecha ano com saldo positivo. Aconteceu na noite de ontem no CTG Estância do Oeste de Campo Erê, a assembleia da cooperativa e reuniu sócios do núcleo do município e região, além do presidente, vice-presidente e demais membros do Sicredi Iguaçu. Na oportunidade foi feito prestação de contas; destinação dos resultados; eleição dos cargos estatutários; remuneração dos representantes e autorização para o conselho de administração adquirir ou alienar bens imóveis.

2018 se encerra com um saldo muito bom. Segundo o presidente LOTÁRIO DIERINGS, o patrimônio da cooperativa chega a 175 milhões. Hoje o Sicredi conta com 24 mil colaboradores, abriu 60 novas agências no ano passado, e ao todo são mais de 1600 em todo país. A meta para 2019 é desenvolver ainda mais a cooperativa buscando novos sócios. São mais de 130 produtos e serviços oferecidos em todas as agências Sicredi do país.

Objetivo do Sicredi é crescer junto com associados. O comentário é do diretor executivo do Sicredi ELEUTÉRIO BENIN, conta que a cooperativa começou em 1991 com cerca de 20 associados e todos do ramo da agricultura, por isso o foco maior é o meio rural, porém não deixa de atender a todos com muita dedicação e apreço.

AM NOROESTE tem novo presidente. ADEMIR DALACORTE estará à frente da associação neste ano. Ele é prefeito do município de Galvão e diz que pretende dar andamento aos trabalhos desenvolvidos no primeiro ano com Rafael Caleffi e no ano passado por Ademir Madella e assim representar a associação. Entre as metas para 2019, está a mudança de estrutura física da associação.

Realizada primeira reunião do ano da AM NOROESTE. A assembleia da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina – AMNOROESTE discutiu entre outros assuntos a inclusão de mais dois municípios, de Irati e Quilombo. De acordo com ADEMIR DALLACORTE, presidente da associação, estará convidando o prefeito de Campo Erê, Formosa do Sul, Jardinópolis e Santiago para que se integrar na AM NOROESTE fortalecendo os trabalhos.

Exageros de fim de ano colocam a saúde em risco. A nutricionista de Campo Erê MARINA BERNARDI ressalta que quando a pessoa come demais o cérebro acostuma com os exageros e acaba pegando vicio em comer bastante sempre. Explica que existem alguns tipos de alimentos que causam dependência, como é o caso dos doces; frituras e gorduras. O açúcar quando consumido traz uma sensação de bem estar que dura em média três minutos. Após esse período a tendência é que a pessoa sinta vontade de comer novamente.

É mais difícil retomar do que iniciar uma dieta saudável. A declaração é da nutricionista MARINA BERNARDI. Ela explica que isso ocorre, devido a dependência que o cérebro tem com o açúcar. A cada recaída da dieta é mais difícil o retorno. Porém, com força de vontade e com metas a serem alcançadas a pessoa consegue dar a volta por cima e voltar a ter hábitos saudáveis. Conta que alguns nutrientes conseguem inibir a compulsão por doces, como é o caso do picolinato de cromo, fibras e proteínas.

Produtos industrializados são ruins para saúde. MARINA BERNARDI – relata que os ultra processados são os que mais fazem mal. Um exemplo, é o biscoito recheado, pois sua produção é feita por inúmeros ingredientes. Além de corantes, tem conservantes, aditivos químicos tóxicos que atingem direto o fígado que por muitas vezes não consegue trabalhar e eliminar as toxinas, transformando-se muitas vezes em câncer.

Residência é furtado no bairro Cruzeiro. Uma casa foi furtada no bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste, ontem. Segundo a Polícia Militar, o dono da casa percebeu o furto ao chegar em casa do trabalho, por isso não sabe precisar quando a ação teria ocorrido. O dono da casa viu a janela lateral de sua casa arrombada e a cerca dos fundos amassada. Notou a falta de alguns eletrônicos, como câmeras de vigilância, videogame, notebook, e um relógio de pulso. A PM fez o Boletim de Ocorrência, porém até o momento ninguém foi localizado.

PM apreende arma de fogo na BR-280. Por volta de 23 horas e 30 minutos de ontem, durante bloqueio na rodovia policiais militares de Flor da Serra do Sul e Palma Sola abordaram um veículo Gol ocupado por dois homens e durante revista foi encontrado na cintura do passageiro um revólver calibre 32, marca Taurus com seis cartuchos intactos. O condutor, o passageiro e a arma foram encaminhados para a Subdivisão de Polícia de Francisco Beltrão para as devidas providências.

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico de drogas. A Polícia Militar de Maravilha desarticulou um ponto de tráfico de drogas na noite de ontem, por volta das 23 horas, no bairro Pioneiro. De acordo com a polícia, duas pessoas foram presas e três menores de idade apreendidos. A guarnição já estava observando há alguns dias um possível ponto de vendas de droga. Na noite de ontem, em rondas, foi avistado que um homem havia chegado à residência suspeita e saiu após alguns minutos, de moto. De imediato a guarnição acompanhou a motocicleta e fez a abordagem. Com o condutor foi encontrada uma bucha de Cocaína, totalizando 0,3 gramas.

PM foi até o local da venda com o intuito de averiguar a situação. Ao passar com a viatura policial em frente à residência, um homem que estava do lado de fora correu para dentro da casa, sendo acompanhado pelos policiais até o quarto, momento em que foi realizada a abordagem de todos que se encontravam no interior da residência. Foi localizado um torrão de Maconha, de 124,7 gramas, e um montante de 861 reais. Os envolvidos não conseguiram explicar a procedência. O Conselho Tutelar foi acionado devido a três envolvidos serem menores de idade. Todos foram conduzidos ao Hospital São José para exame pré-prisional e posteriormente entregues à Delegacia.

Homem sofre tentativa de homicídio e é socorrido em estado grave ao hospital. Na madrugada de hoje, por volta da 01 horas e 40 minutos a Polícia Militar foi acionada na Rua Siriri, bairro Padre Ulrico, onde um homem foi vítima de tentativa de homicídio e sofreu ferimentos graves por golpes de faca e facão. O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e Samu e encaminhado ao Hospital Regional com risco de morte. No local os policiais foram informados que os agressores foram três homens e uma mulher que fugiram a pé, não sendo localizados. Foi registrado o Boletim de Ocorrência Unificado e a Polícia Civil dará continuidade as investigações.

Idoso morre após grave acidente na rodovia entre Pato Branco e Vitorino. Um acidente ontem, na PR-280, próximo da Cattani Cargas, em Pato Branco, causou uma morte e deixou duas pessoas feridas. A colisão frontal envolveu uma camionete Saveiro de Vitorino dirigida por OLMIRO ZANQUETTE, 73 anos, e um Focus de TupanciretãRS, dirigido por HILTON JACOBSEN JUNIOR, 39 anos. O motorista da Saveiro chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no hospital. Sofreram ferimentos o condutor e a passageira do Focus. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e Samu e encaminhadas para Pato Branco.

O acidente foi atendido por policiais do posto de Mariópolis da sexta Companhia da Polícia Rodoviária Estadual. Pelo que foi levantado no local, o motorista da Saveiro estaria ultrapassando um caminhão quando colidiu frontalmente contra o Focus, que trafegava no sentido contrário. Com o impacto da colisão, se desprendeu a roda dianteira da camionete Saveiro, lado do motorista. Pedaços de ambos os veículos teriam atingido um caminhão de Coronel Vivida que trafegava em direção a Vitorino.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.