ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 22-12-2018 Sábado

-GOVERNO DIZ QUE REVISÃO DO SISTEMA É DECISÃO DEFINITIVA

-DEPUTADOS APROVAM LEI QUE PROÍBE RECOLHIMENTO DE CARROS COM IPVA ATRASADO

-TUNÁPOLIS CONCLUÍ A PRIMEIRA ACADEMIA AO AR LIVRE

-MUNICÍPIOS DESENVOLVEM PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO NATAL NESTE FINAL DE SEMANA

-SÃO JOÃO DO OESTE RECEBE INVESTIMENTOS NA CRIAÇÃO DE NOVOS LOTES RESIDENCIAIS

-PROGRAMA MENOS JURO SOMA MAIS DE 20 MILHÕES DE INVESTIMENTOS NA REGIÃO

-POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA INICIA OPERAÇÃO DE NATAL

-PESCADOR FOGE DURANTE APREENSÃO DE MATERIAL DE PESCA IRREGULAR

-AUMENTA O NÚMERO DE DENÚNCIAS DE ABUSO CONTRA MÉDIUM NA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.


O governo dos Estados Unidos iniciou, a partir da madrugada de hoje um fechamento parcial por falta de fundos depois que republicanos e democratas não chegaram a um acordo orçamentário no Congresso. O impasse está nas exigências do presidente DONALD TRUMP a respeito do muro da fronteira com o México. Trata-se do terceiro fechamento administrativo que TRUMP enfrenta este ano. O primeiro, em janeiro, se prolongou por três dias, e o segundo, em fevereiro, durou apenas algumas horas.


A Assembleia Nacional de Cuba iniciou nesta sexta-feira o debate do projeto da nova Constituição, que reconhece o papel do mercado, da propriedade privada e do investimento estrangeiro em sua economia. A proposta da nova Constituição incluiu o destino comunista da sociedade, assegurando que a ilha "jamais voltará ao capitalismo como regime". HOMERO COSTA, secretário do Conselho de Estado e deputado coordenador da redação do texto, informou à Assembleia Nacional que esta modificação foi adotada após se escutar a opinião dos cidadãos nos debates populares realizados entre agosto e novembro.


O governo cubano admitiu nesta sexta-feira que não terá capacidade de cumprir todos os seus compromissos de dívida em 2019, devido a complicações econômicas internas, mas afirmou que serão estabelecidas prioridades de pagamento. O pais também deve para o Brasil. Segundo a Agência France-Presse, o governo cubano pagou apenas dois milhões de uma parcela de oito milhões de dólares de financiamentos contraídos com o BNDES e com o Programa de Exportação do governo federal do Brasil.


O futuro secretário-geral de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, CARLOS DA COSTA, disse que a revisão do Sistema S é uma "decisão definitiva" e será "profunda". Desde que a medida foi anunciada pelo futuro ministro PAULO GUEDES, empresários criticaram a proposta e ensaiaram uma reação à ideia. O futuro secretário cita que o Sistema S, financiado com contribuições cobradas sobre a folha de pagamento, tem hoje um orçamento de cerca de 24 bilhões. A ideia do governo é cortar uma boa parte destas contribuições para reduzir o custo das empresas e, com isso, estimular a geração de empregos.


O ex-motorista e ex-assessor do deputado estadual e senador eleito FLÁVIO BOLSONARO, FABRÍCIO JOSÉ CARLOS QUEIROZ, faltou pela segunda vez a um depoimento marcado na sede do Ministério Público Estadual do Rio. O depoimento estava programado para a tarde desta sexta-feira. O nome de FABRÍCIO QUEIROZ aparece em relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeira anexado à investigação que resultou na Operação Furna da Onça, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro. O ex-motorista movimentou um milhão e 200 milhões em uma conta bancária durante um ano e, como ele recebia 23 mil por mês, as transações foram consideradas atípicas.


O presidente MICHEL TEMER afirmou nesta sexta-feira que deixará o governo com a consciência "absolutamente tranquila" por ter produzido "muito" pelo Brasil. Na quinta, TEMER disse que leva uma "mágoa" do governo por ter sofrido "ataques da natureza moral". Nos dois anos e sete meses à frente do governo, ele foi denunciado três vezes pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal por crimes como organização criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro e obstrução de Justiça.



Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram um projeto de lei que proíbe o recolhimento de veículos que estejam com o pagamento do IPVA atrasado. A medida estava no pacote de matérias analisadas na última sessão do Legislativo catarinense neste ano. De acordo com o texto, de autoria do deputado KENNEDY NUNES, o recolhimento dos carros somente será permitido caso o veículo tenha algum tipo de problema que não seja relacionado ao IPVA. Com a aprovação na Alesc, a medida será submetida à análise do governador, que decidirá se sanciona ou não a lei.


O governador EDUARDO PINHO MOREIRA cobrou "parceria" da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para a devolução de recursos que sobraram no caixa. Já tradicional no Estado, esse envio das sobras ainda não ocorreu neste ano. Citando Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Justiça, que já repassaram valores, o emedebista disse que houve uma promessa de recursos do então presidente da Alesc, ALDO SCHNEIDER, que não foi cumprida após o falecimento dele, em agosto. Ainda faltariam ser devolvidos, nas estimativas do governo, cerca de 40 milhões.


Segundo o presidente da Alesc, SILVIO DREVECK, as contas da Casa ainda não foram fechadas, havendo pagamentos de encargos sociais e fornecedores, entre outras questões em aberto. Ele disse que como a legislatura só termina em primeiro de fevereiro, quando tomam posses os novos deputados estaduais, é preciso previsão orçamentária para honrar todos os compromissos. Por isso, ele destacou que sequer já existe uma projeção de quanto efetivamente sobrará, e informou que a devolução pode ocorrer ainda nestes últimos dias do ano ou só mesmo em 2019. Ele citou que no primeiro semestre de 2018, a Alesc já devolveu mais 15 milhões para o governo.


-TUNÁPOLIS CONCLUÍ A PRIMEIRA ACADEMIA AO AR LIVRE

-MUNICÍPIOS DESENVOLVEM PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO NATAL NESTE FINAL DE SEMANA

-SÃO JOÃO DO OESTE RECEBE INVESTIMENTOS NA CRIAÇÃO DE NOVOS LOTES RESIDENCIAIS

-PROGRAMA MENOS JURO SOMA MAIS DE 20 MILHÕES DE INVESTIMENTOS NA REGIÃO


Aproximação das festas de final de ano gera expectativa nas vendas de carne suína. O presidente do Instituto Nacional da Carne Suína, WOLMIR DE SOUZA afirma que esse período é considerado o melhor para os produtores e para as agroindústrias que trabalham com a venda de carne de porco. Além do consumo interno que cresce devido aos festejos de natal e virada do ano, há também reflexos positivos nas exportações. Ele explica que a Rússia costuma aumentar as compras no segundo semestre devido ao clima registrado na Europa e a Ásia. O presidente afirma que, ainda assim, a situação não é considerada boa para o setor de suinocultura devido ao crescimento nos custos de produção, principalmente com insumos como milho e soja. Ele justifica que o preço pago pelos grãos e cereais é justo para os agricultores, no entanto, encarece atividades que dependem destas Commodities como produção do leite, de porcos e de aves, sem haver equilíbrio.


Consumo na carne suína no Brasil ainda está concentrado em produtos industrializados. Segundo o presidente do Instituto da Carne Suína, WOLMIR DE SOUZA a população não tem o hábito de consumir carne de porco com a mesma frequência que o gado. Ele percebe que a maior concentração de venda está no salame, torresmo, salsicha, lingüiça e outros. Ele afirma que os derivados são vendidos o ano todo, mas a carne propriamente deve ter aumento de 20 por cento entre dezembro e janeiro. A média de consumo anual é de 15 a 18 quilos de habitantes por ano, com destaque para o Sul. Já o Nordeste tem um percentual ainda menor. WOLMIR lembra que o preço é mais acessível do que a carne de gado. Ele percebe que as grandes marcas como Aurora, Seara e Sadia, que tem publicidade, saem em vantagem em detrimento do produto em si.


APAE de Descanso irá manter atendimento pelos profissionais da saúde na maior parte do período de férias. A diretora da escola especial MAURICIO DALAVECKIA de Descanso, ADRIANE BALBINOT, explica que até dia 28 este atendimento será mantido normalmente, com uma pequena pausa do dia 28 ao dia oito de janeiro. Neste dia os profissionais que atendem por meio do Sistema Único de Saúde retomam as atividades para o ano. A diretora comenta que os alunos que tem condições são atendidos na escola, caso contrário a equipe técnica faz a visita domiciliar, em média a cada 15 dias. ADRIANE avalia que é importante manter este atendimento para que o desempenho dos alunos não seja afetado. Ela lembra que são atendidos não apenas os alunos, mas também demais pessoas da comunidade que necessitam de apoio profissional. Os atendimentos são feitos por fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social.


Ruas da cidade e espaços públicos de Iporã do oeste recebem nova pintura. Conforme o diretor de urbanismo, ILMO WALTER, o município contratou, por meio de licitação, empresa terceirizada para a pintura das faixas de pedestre, a sinalização das ruas asfaltadas e dos postes de energia elétrica ao longo da avenida Gustavo Fetter nas cores da bandeira do município. A empresa também está reformando o passeio público ao longo da avenida. ILMO WALTER cita que o calçadão também passará por limpeza para posterior pintura. Além disto, vários espaços públicos receberam ajardinamento. O diretor justifica que a contratação de empresa terceirizada é necessária porque o setor de urbanismo não disponibiliza de mão de obra suficiente para atender toda demanda. Ele lembra que devido as férias da maioria dos servidores do setor de urbanismo, não haverá recolha de galhos e entulhos na cidade até dia 20 de janeiro.


Programação de Natal em São João do Oeste terá várias atrações no fim de semana e feriado. Município já teve vários eventos em dezembro alusivos ao Natal. Segundo a coordenadora da programação Tempo de Natal, DAIANE FOLLMANN, a programação da Weischachzeit terá amanhã o tradicional show natalino do Clube de Patinação Rosas do Sul. O espetáculo terá início às 20 horas e 30 minutos, no Ginásio Municipal de Esportes. No dia 24 de dezembro ocorre a Missa de Natal na Igreja Matriz, às 20 horas e 30 minutos. DAIANE FOLLMANN também chama atenção para a festa de Revellion, no Parque Poliesportivo. Está sendo preparado um grande show pirotécnico da virada.


Programação do quarto Natal da Família terá continuidade hoje em Tunápolis. A secretária de educação ANGELITA BOURSCHEID explica que o Show Natalino terá início às 20 horas, com apresentação dos trabalhos realizados durante o ano pelas escolinhas de patinação de Pitangueira e da sede. Na noite de hoje também haverá a entrega dos presentes de Natal e presença do Papai Noel. ANGELITA BOURSCHEID comenta que haverá ainda a presença especial do grupo Danúbio Azul de Itapiranga, que fará três apresentações. A secretária explica que os ensaios das escolinhas de patinação são realizados semanalmente, mediante a contribuição da mensalidade dos pais para o pagamento dos instrutores. O espaço físico é disponibilizado pela prefeitura, e a associação folclórica alemã contribui com as vestimentas, acessórios e a decoração para as apresentações. Cerca de 70 crianças são atendidas atualmente.


Com a retomada das aulas do ano letivo de 2019 a secretaria de educação e setor de cultura irão abrir novas vagas para as escolinhas de patinação. ANGELITA BOURSCHEID comenta que para o próximo ano está prevista a contratação dos instrutores pelo município por meio de processo seletivo, liberando os pais do pagamento da mensalidade. A secretária de educação cita ainda a Noite Germânica, no dia 28, com comidas típicas, apresentação do Volkstanzgruppe Heller Stern, jogos germânicos e show com o grupo Hausmusikanten, de Blumenau. O quarto Natal em Família encerra com o Show da Virada, no dia 31, a partir das 22 horas, na praça Willy Eidt, com a apresentações culturais, inauguração das obras e a queima de fogos de artifício. No setor da educação, ANGELITA lembra que as atividades com as escolas encerraram no dia 19. A secretaria de educação terá atendimento até dia 28 de dezembro, retomando os trabalhos em 20 de janeiro.


Programa Menos Juro somou mais de 20 milhões de investimentos na região extremo oeste. O engenheiro agrônomo responsável pelas políticas públicas da Epagri regional de SMOeste, ELVIS TAFAREL, explica que o programa Menos Juro do governo do estado subsidiou a totalidade ou parte dos juros dos financiamentos feitos pelos agricultores em várias áreas agrícolas. Para ser contemplado o agricultor precisa se enquadrar no Pronaf. ELVIS TAFAREL explica que na Epagri regional de SMOeste, abrangendo agricultores de Itapiranga até Palma Sola, foram financiados pelo Menos Juro mais de 20 milhões de reais, somando cerca de 500 projetos feitos pelos escritórios municipais da Epagri. Cada município teve uma cota pelo programa, proporcional ao número de famílias agricultoras. Na maioria dos municípios houve necessidade de suplementar a cota.


Com a troca de governo, a continuidade do programa em 2019 será definida pela nova equipe de administradores. O engenheiro agrônomo responsável pelas políticas públicas da Epagri regional de SMOeste comenta que tendo continuidade, o programa poderá ter ajustes. ELVIS TAFAREL cita que a principal área que recebeu projetos de financiamento pelo Menos Juro foi a bovinocultura leiteira. Ele chama atenção para os investimentos consideráveis em energias renováveis, principalmente placas fotovoltaicas para captação da luz solar. O agrônomo comenta que com os projetos de captação da luz solar para geração de energia já instalados e em funcionamento a estimativa é de uma economia média de 20 mil reais por mês com a conta de energia elétrica. Ele avalia como importante este investimento levando em conta que este ano o estado bateu recorde no consumo de energia elétrica, com o pico do consumo as três horas da tarde.


Tunápolis concluí a primeira academia ao ar livre. O investimento foi feito na Praça Central. Projeto Academia ao ar livre foi lançado no ano passado e agora concretizado. Conforme o secretário de indústria e comércio, VOLMIR LAWISCH, a instalação foi concluída ontem e os equipamentos já estão à disposição para atividades físicas e de lazer. Informa ainda que ocorreu a construção de parque infantil na praça da cidade com investimento do município, além da colocação de grama sintética no local proporcionando ambiente de lazer para as famílias e oportunidade para a prática de exercícios físicos. O secretário informa ainda a colocação de novas lixeiras e bancos em um processo de revitalização da praça transformada em um espaço agradável para os munícipes e visitantesem grande número nas festas de fim de ano.


VOLMIR LAWISCH destaca investimento de 45 mil reais em equipamentos na praça central de Tunápolis. Além dos equipamentos instalados também foi necessário serviço de máquinas e mão de obra com a equipe de urbanismo que esteve empenhada nos últimos dois meses em transformar o espaço público no centro da cidade. De acordo com LAWISCH, a meta é disponibilizar um instrutor na academia buscando parceria com professores de educação física para atuarem como motivadores principalmente para pessoas da terceira idade. O secretário de indústria e comércio defende a instalação de academia ao ar livre em outros pontos da cidade e até em centros comunitários.


São João do Oeste recebe investimentos na criação de novos lotes residenciais. Um loteamento já está em fase final da infraestrutura, e outros dois já foram aprovados. Conforme o secretário de administração, VILSON WEBER, o loteamento Weihnachtsland, na tradução Terra Natal, localizado próximo ao Termas São João, foi o primeiro a ser implantado após a aprovação do Plano Diretor do município em 2012. Os lotes seguem todas as normas previstas no documento. O secretário explica que o desmembramento dos lotes já foi aprovado, e o loteamento está na fase final da infraestrutura. Serão 107 lotes disponibilizados para comercialização. WEBER cita outros dois loteamentos em análise pelo executivo, um deles localizado as margens da rodovia próximo a entrada da cidade e o outro próximo a Estação de Tratamento de Água, totalizando 61 lotes.


Proprietários devem seguir processo burocrático para viabilizar loteamentos. O primeiro passo é solicitar na prefeitura a viabilidade da implantação dos lotes. VILSON WEBER esclarece que o objetivo é avaliar as condições da área, se oferece risco de alagamento, desmoronamento ou se o terreno possui desnível. O loteamento deve prever área pública, área verde, área institucional para obras públicas como banheiros e creche. O secretário de administração de São João do Oeste destaca a necessidade de apresentar um pré-projeto, e após as adequações, apresentar o projeto final para aprovação. Somente após isso inicia a infraestrutura dos lotes. Cada loteamento deve contemplar ainda projetos específicos de rede de água, rede de tratamento de esgoto, rede de energia elétrica e rede pluvial. WEBER cita ainda que outros loteamentos sendo pleiteados, mas ainda sem solicitação formal. Um deles prevê a criação de mais de 200 lotes.


Novos lotes são necessários para atender a demanda da habitação no município. O prefeito FERNANDO BISIGO cita que o crescimento do município é visível no que diz respeito a novas construções, e cada vez mais é sentida a necessidade da disponibilidade de novos lotes para atender esta demanda. Muitos também são os investimentos, não apenas residenciais, mas também de espaços que servem de aluguel durante a temporada de verão em que aumenta muito a procura pelos turistas. BISIGO lembra que o poder público precisa seguir regras já definidas em lei, mas que muitas vezes dificultam a viabilidade dos lotes. O prefeito ressalta que a criação de um loteamento é um processo que se torna burocrática por envolver questões ambientais e a própria regularização mediante o ministério público. Até a conclusão, cada loteamento leva um período de cerca de dois a três anos.


-POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA INICIA OPERAÇÃO DE NATAL

-PESCADOR FOGE DURANTE APREENSÃO DE MATERIAL DE PESCA IRREGULAR

-AUMENTA O NÚMERO DE DENÚNCIAS DE ABUSO CONTRA MÉDIUM NA REGIÃO


Acidente com danos materiais é registrado na SC 163. O acidente ocorreu próximo às 20 horas de ontem, na SC 163 em São Miguel do Oeste. A colisão traseira envolveu um Celta, com placa de Descanso, conduzido por uma mulher de 30 anos e a caminhoneta S10, de Iporã do Oeste, conduzida por um homem de 50 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos.


Caminhonete capota e se choca em árvores na BR 282 em Maravilha. Uma Hilux de São Miguel do Oeste saiu de pista, capotou e se chocou em árvores às margens da BR 282 no início da tarde desta sexta-feira. O motorista teria perdido o controle da direção após supostamente o carro aquaplanar. Chovia no momento do acidente. O Corpo de Bombeiros foi acionado em conjunto com o Samu, porém, o motorista não apresentava ferimentos aparentes e não quis ser conduzido ao hospital. Ele foi avaliado no local e liberado. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e registrou um Boletim de Ocorrência.


Carro sai da pista e capota na BR 158 em Caibi. O acidente ocorreu por volta das oito horas da manhã de ontem, na BR 158, Linha Aparecida interior de Caibi. A saída de pista seguida de capotamento envolveu um veículo Onix. O automóvel era ocupado pelo motorista e um passageiro. Os dois foram encontrados pelos bombeiros de Cunha Porã em pé ao lado da rodovia. O motorista, de 28 anos, estava consciente e orientado, apresentava pequeno ferimento na região da face. A vítima recusou condução ao pronto socorro. O outro ocupante do veículo não sofreu nenhum ferimento. Segundo vítima, ele trafegava pela rodovia quando foi surpreendido pelas ondulações na pista, perdeu o controle e saiu da pista, vindo a tombar o veículo em uma barranca. A Polícia Rodoviária Federal também atendeu a ocorrência.


Polícia Civil e Polícia Militar prendem homem por posse de arma de fogo. Na manhã desta sexta-feira, policiais civis e militares de Dionísio Cerqueira prenderam um homem que possuía ilegalmente arma de fogo e munições no interior da própria residência. A busca e apreensão domiciliar havia sido autorizada pelo Poder Judiciário da Comarca, após representação da Polícia Civil, em razão de investigação na qual o autor figura também como suspeito, razão pela qual sua prisão temporária já havia sido decretada. A Polícia Civil enfatiza a importância do sigilo acerca de fatos sob investigação, fator imprescindível para o êxito em todas as operações, evitando que procurados pela justiça permaneçam foragidos, o que representa risco real a toda a comunidade.


Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. As prisões ocorreram na madrugada desta sexta-feira na Linha Caxias, divisa com o município de Bandeirante. De acordo com os Policiais Militares, uma guarnição estava realizando rondas quando abordou um veículo com três mulheres e dois homens. Ao realizar buscas no automóvel, os policiais encontraram escondidas várias buchas com cocaína e uma quantia de 768 em dinheiro. Diante do flagrante, todos foram presos e o veículo apreendido.


Polícia Militar Rodoviária inicia Operação esteja presente neste Natal 2018. As ações de prevenção e fiscalização nas rodovias estaduais iniciaram às 18 horas de ontem e se estendem até às oito horas do dia 26 de dezembro. O objetivo do efetivo policial é proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais catarinenses durante o período. A operação será realizada em todos os postos rodoviários do estado onde serão empregados Policiais Militares Rodoviários em escala de serviço de revezamento. A malha viária abrange mais de quatro mil quilômetros. As ações de conscientização dos usuários tem a finalidade de prevenir a ocorrência de acidentes de trânsito, bem como possíveis infrações. A polícia recomenda aos motoristas para que não dirijam após ingerir bebidas alcoólicas, utilizem o cinto de segurança, respeitem os limites de velocidade, bem como as regras gerais de circulação de trânsito.


Pescador foge durante apreensão de material de pesca irregular pela Polícia Ambiental. Ação conjunta de policiais civis da equipe do SAER/FRON e da Polícia Militar Ambiental de Chapecó combateu crimes ambientais de pesca ilegal nas cidades de Águas de Chapecó e São Carlos. Os policiais atuaram durante monitoramento no Rio Uruguai, próximo à Usina Águas de Chapecó, onde há ocorrências de pesca irregular e predatória. Durante ação, os policias localizaram um barco com vários peixes recém-pescados e materiais de pesca que foram apreendidos. Um homem, que estaria pescando no local, fugiu durante a fiscalização e sua identidade está sendo apurada pela Polícia Civil de São Carlos. Procedimentos administrativos e destinação dos peixes apreendidos ficaram a cargo da Polícia Militar Ambiental. Também estão sendo apuradas denúncias na região de Itapiranga.


Aumenta o número de denúncias de abuso contra médium no Extremo Oeste. Uma mulher procurou a delegacia de Maravilha nesta semana para relatar um caso de abuso sofrido por JOÃO TEIXEIRA DE FARIA, médium conhecido como JOÃO DE DEUS, quando ela tinha 19 anos de idade. O depoimento prestado para a Polícia Civil é parecido com os mais de 500 já registrados em todo Brasil e no exterior. Conforme relatos, a vítima teria procurado o trabalho espiritual em Abadiânia e, após um ritual coletivo, teria sido selecionada para um trabalho individual. O procedimento foi encaminhado pelo sistema eletrônico para Goiás, onde se concentra a força tarefa e a investigação. A Polícia Civil de Maravilha reforça a orientação de que as vítimas procurem os órgãos competentes ou liguem para o número 180 para formalizar a denúncia, independente de quando o crime tenha ocorrido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.