ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 22/12/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

O governo dos Estados Unidos iniciou, a partir da madrugada de hoje um fechamento parcial por falta de fundos depois que republicanos e democratas não chegaram a um acordo orçamentário no Congresso. O impasse está nas exigências do presidente DONALD TRUMP a respeito do muro da fronteira com o México. Trata-se do terceiro fechamento administrativo que TRUMP enfrenta este ano. O primeiro, em janeiro, se prolongou por três dias, e o segundo, em fevereiro, durou apenas algumas horas.

A Assembleia Nacional de Cuba iniciou nesta sexta-feira o debate do projeto da nova Constituição, que reconhece o papel do mercado, da propriedade privada e do investimento estrangeiro em sua economia. A proposta da nova Constituição incluiuo destino comunista da sociedade, assegurando que a ilha "jamais voltará ao capitalismo como regime". HOMERO COSTA, secretário do Conselho de Estado e deputado coordenador da redação do texto, informou à Assembleia Nacional que esta modificação foi adotada após se escutar a opinião dos cidadãos nos debates populares realizados entre agosto e novembro.

O governo cubano admitiu nesta sexta-feira que não terá capacidade de cumprir todos os seus compromissos de dívida em 2019, devido a complicações econômicas internas, mas afirmou que serão estabelecidas prioridades de pagamento. O pais também deve para o Brasil. Segundo a Agência France-Presse, o governo cubano pagou apenas dois milhões de uma parcela de oito milhões de dólares de financiamentos contraídos com o BNDES e com o Programa de Exportação do governo federal do Brasil.

O futuro secretário-geral de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, CARLOS DA COSTA, disse que a revisão do Sistema S é uma "decisão definitiva" e será "profunda". Desde que a medida foi anunciada pelo futuro ministro PAULO GUEDES, empresários criticaram a proposta e ensaiaram uma reação à ideia. O futuro secretário cita que o Sistema S, financiado com contribuições cobradas sobre a folha de pagamento, tem hoje um orçamento de cerca de 24 bilhões. A ideia do governo é cortar uma boa parte destas contribuições para reduzir o custo das empresas e, com isso, estimular a geração de empregos.

O ex-motorista e ex-assessor do deputado estadual e senador eleito FLÁVIO BOLSONARO, FABRÍCIO JOSÉ CARLOS QUEIROZ, faltou pela segunda vez a um depoimento marcado na sede do Ministério Público Estadual do Rio. O depoimento estava programado para a tarde desta sexta-feira. O nome de FABRÍCIO QUEIROZ aparece em relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeira anexado à investigação que resultou na Operação Furna da Onça, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro. O ex-motorista movimentou um milhão e 200 milhões em uma conta bancária durante um ano e, como ele recebia 23 mil por mês, as transações foram consideradas atípicas.

O presidente MICHEL TEMER afirmou nesta sexta-feira que deixará o governo com a consciência "absolutamente tranquila" por ter produzido "muito" pelo Brasil. Na quinta, TEMER disse que leva uma "mágoa" do governo por ter sofrido "ataques da natureza moral". Nos dois anos e sete meses à frente do governo, ele foi denunciado três vezes pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal por crimes como organização criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro e obstrução de Justiça.

Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram um projeto de lei que proíbe o recolhimento de veículos que estejam com o pagamento do IPVA atrasado. A medida estava no pacote de matérias analisadas na última sessão do Legislativo catarinense neste ano. De acordo com o texto, de autoria do deputado KENNEDY NUNES, o recolhimento dos carros somente será permitido caso o veículo tenha algum tipo de problema que não seja relacionado ao IPVA. Com a aprovação na Alesc, a medida será submetida à análise do governador, que decidirá se sanciona ou não a lei.

O governador EDUARDO PINHO MOREIRA cobrou "parceria" da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para a devolução de recursos que sobraram no caixa. Já tradicional no Estado, esse envio das sobras ainda não ocorreu neste ano. Citando Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Justiça, que já repassaram valores, o emedebista disse que houve uma promessa de recursos do então presidente da Alesc, ALDO SCHNEIDER, que não foi cumprida após o falecimento dele, em agosto. Ainda faltariam ser devolvidos, nas estimativas do governo, cerca de 40 milhões.

Segundo o presidente da Alesc, SILVIO DREVECK, as contas da Casa ainda não foram fechadas, havendo pagamentos de encargos sociais e fornecedores, entre outras questões em aberto. Ele disse que como a legislatura só termina em primeiro de fevereiro, quando tomam posses os novos deputados estaduais, é preciso previsão orçamentária para honrar todos os compromissos. Por isso, ele destacou que sequer já existe uma projeção de quanto efetivamente sobrará, e informou que a devolução pode ocorrer ainda nestes últimos dias do ano ou só mesmo em 2019. Ele citou que no primeiro semestre de 2018, a Alesc já devolveu mais 15 milhões para o governo.

Trabalho das agentes de endemia seguem este final de ano. A informação é de MARIONE MASETTO – agente em Campo Erê. Segundo ela, as atividades do setor não vou parar, pois é uma época de bastante trabalho. No início de janeiro, algumas agentes de saúde estarão auxiliando nos trabalhos, fazendo visitas as residências e armadilhas.

Comunidade precisa estar unida no controle do Aedes Aegypti. Agente de endemia reforça o pedido de ajuda da população. Sozinhas as agentes não consegue mudar o índice de município infestado pelo mosquito. É fundamental que haja preocupação e atitude das pessoas. MARIONE comenta que o clima quente com essas chuvas rápidas de verão que tem ocorrido praticamente todo final de tarde, é propício para proliferação ainda mais rápida do mosquito.

Saúde pública tem um caso suspeito de dengue. A afirmação é da agente de endemias de Campo Erê MARIONE MASETTO. Segundo ela, foi coletado exame encaminhado laboratório e a equipe aguarda o resultado. Agente teme uma epidemia no município, por isso recomenda o uso de repelente todos os dias bem como vistoriar e eliminar todos os objetos que possam acumular água.

Campo Erê tem hoje 63 focos e um caso suspeito de dengue. MARIONE destaca que o número de focos tem aumentado muito nos últimos meses e agora com esse caso suspeito, a preocupação é ainda maior. Frisa que não existe como as agentes, sozinhas eliminar todos os focos, e reforça que esse trabalho depende de uma parceria entre setor público e população.

Empresas da região tem vagas de trabalho em aberto. O secretário de Administração, de Palma Sola, TIAGO BIANQUETO lembra que desde o dia sete deste mês administração está promovendo reuniões nos bairros e comunidades para encontrar pessoas que queiram trabalhar nas dezenas de vagas abertas em empresas locais. Lembra que a maior demanda é a empresa Palma Sola SA que têm mais de 80 vagas em aberto. A partir de janeiro a prefeitura irá disponibilizar transporte do interior para cidade para ajudar aquelas pessoas que querem trabalhar na cidade, mas que não tem como se deslocar.

Ofertas de emprego são opções de renda alternativas inclusiva aos agricultores que enfrentam crises no agronegócio, mas, que tem casa própria e propriedades rurais. BIANQUETTO revela que na Linha São Luiz foram 11 pessoas no encontro que tem interesse no trabalho. Na Linha Brasil foram 20 e no Cerro Azul foram 16 pessoas interessadas. Além disso, no bairro Palmares 45 pessoas participaram da reunião e poderão ocupar parte dos empregos. O responsável pelo Recursos Humanos e o diretor de Produção da empresa Palma Sola SA acompanharam e tiraram dúvidas dos interessados.

2018 foi o pior ano para agricultura familiar. Afirmação é do coordenador regional da Fetaesc – Federação dos Trabalhadores na Agricultora, JOEL DE MOURA. Ele diz que a agricultura se tecnificou bastante e o custo de produção subiu muito mais do que a remuneração das atividades. O coordenador também critica a falta de uma política pública específica para a agricultura familiar, como por exemplo, a garantia de preço mínimo para os produtos.

Somente em uma semana, quatro agricultores foram ao sindicato anunciar a venda da propriedade. O coordenador da Fetaesc, frisa que em relação ao crédito para as demandas da agricultura, a situação é boa na linha de custeio das lavouras e investimento, mas muito ruim na habitação rural e na linha de crédito fundiário para compra de terras.

Engenheiro da Epagri diz que 2018 foi um ano muito difícil para a agricultura familiar, especialmente em termos de preço. ELVIS TAFFAREL, extensionista regional, relata que esse quadro reforça a importância de buscar alternativas para reduzir o custo de produção e deixar mais dinheiro no campo. Comenta que a assistência técnica da Epagri vem orientando os agricultores nesse sentido e uma das ações é a produção de leite a base de pasto. Ele cita que existe uma expectativa positiva para o ano que vem, mas o agricultor vai ter que fazer a parte dele, buscando inovações e planejando todos os investimentos com muito cuidado.

Aproximação das festas de final de ano gera expectativa nas vendas de carne suína. O presidente da Associação Catarinense de Criadores de SuínosLOUSIVANIO DE LORENZI, afirma que esse período é considerado o melhor para os produtores e para as agroindústrias que trabalham com a venda de carne de porco. Além do consumo interno que cresce devido aos festejos de natal e virada do ano, há também reflexos positivos nas exportações. Ele explica que a Rússia costuma aumentar as compras no segundo semestre devido ao clima registrado na Eurásia.

Mesmo com alta nas vendas, situação não é considerada boa para o setor de suinocultura devido ao crescimento nos custos de produção, principalmente com insumos como milho e soja. O presidente justifica que o preço pago pelos grãos e cereais é justo para os agricultores, no entanto, encarece atividades que dependem destas Commodities como produção do leite, de porcos e de aves, sem haver equilíbrio.

Consumo na carne suína no Brasil ainda está concentrado em produtos industrializados. Segundo o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos a população não tem o hábito de consumir carne de porco com a mesma frequência que a de gado. Ele percebe que a maior concentração de venda está no salame, torresmo, salsicha, linguiça e outros. Afirma que os derivados são vendidos o ano todo, mas a carne propriamente deve ter aumento de 20 por cento entre dezembro e janeiro.

A média de consumo anual é de 15 a 18 quilos de habitantes por ano, com destaque para o Sul. DE LORENZI cita que o Nordeste tem um percentual ainda menor. Lembra que o preço é mais acessível do que a carne de gado. Ele percebe que as grandes marcas como Aurora, Seara e Sadia, que tem publicidade, saem em vantagem.

Câmara de Anchieta elege vereadora da oposição com nove votos. MARIA HELENA TRENTIN foi eleita nesta semana a presidente do legislativo para o ano que vem já que no município existe rotatividade anual. A sessão ordinária antecedeu a votação da mesa diretora com avaliação de projetos referentes a cobranças de tributos e reajustes, entre eles, o IPTU e a taxa do lixo. Também foram aprovados requerimentos, um deles, propostos por MARIA HELENA visando criar uma comissão da câmara com finalidade de fiscalização in loco de máquinas, veículos, equipamentos e obras do município.

Vereador sugere redução para 15 minutos o intervalo para discussão dos projetos. Ele LEANDRO DA ROSA pediu que o município realize um congresso com os atletas em janeiro para planejar o calendário de campeonatos para 2019. Após o debate ocorreu a eleição. A vereadora recebeu apoio de todos os colegas com nove votos e se disse emocionado com a aceitação. Para vice foi eleito NERI GASPAR. VILSON ROSSATO foi eleito primeiro secretário e IVO SCHAEFFER o segundo. Os três receberam seis votos de apoio. A votação foi aberta e não secreta. A próxima sessão ordinária será retomada dia 27 de janeiro, as 19 horas.

Parlamentar propõe isenção do ICMS aos consumidores que produzem energia. O deputado MAURO DE NADAL apresentou emenda aditiva à Medida Provisória que autoriza o Estado a conceder isenção de ICMS sobre energia elétrica para consumidores que também são geradores de energia elétrica. Conforme ele, a isenção seria na quantidade correspondente à soma da energia injetada na rede de distribuição pela mesma unidade consumidora com créditos de energia ativa originados no mesmo mês, em meses anteriores ou em outra unidade consumidora do mesmo titular. NADAL afirma que essa medida visa incentivar a produção de energia e manter a qualidade na distribuição para os consumidores de Santa Catarina.

Empresa emite nota oficial sobre situação após incêndio. O Laticínios Lorenzo SA, após o incêndio ocorrido na noite de quinta-feira, na unidade fabril localizada na SC-480, trecho entre São Lourenço do Oeste e Jupiá, emitiu ontem uma nota oficial aos produtores, fornecedores e clientes. A nota diz que assim que o fogo começou foi acionado o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, que prontamente prestou socorro em conjunto com as guarnições de Campo Erê, São Domingos, Quilombo e Xanxerê, além do caminhão pipa da prefeitura. Com a coordenação dos esforços, o incêndio foi controlado, não tendo o sinistro provocado vítimas.

Aos produtores de leite, a operação de captação de leite será mantida em sua normalidade. A ideia é manter o bom relacionamento e a parceria tão importante para ambos. Aos fornecedores, a direção do Laticínio Lorenzo, conta neste momento com a sensibilidade de cada um e reitera que ações estão sendo tomadas para reiniciar as atividades o mais breve possível. Aos clientes, a empresa garante que todos os esforços estão sendo feitos para que a situação seja normalizada. É possível que haja ruptura temporária no abastecimento e por isso pede a compreensão de todos. De acordo com os bombeiros, a indústria tem aproximadamente dois mil e 400 metros quadrados e estava tomada pelas chamas. Segundo os bombeiros, foi feito avaliação inicial e detectado possível risco de vazamento de amônia, motivo pelo qual foi feito combate principalmente para evitar a dispersão do gás tóxico.

Mulher tem ferimentos graves após acidente na SC-157. A vítima de 44 anos, ficou gravemente ferida após sofrer um acidente na SC-157, em Quilombo ontem. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, foi uma colisão envolvendo os veículos Hilux de Quilombo, conduzido por um homem de 21 anos, e um FiatPalio de Santiago do Sul, conduzido por um homem de 51 anos. A passageira do Palio é quem ficou ferida e precisou de atendimento médico. As causas do acidente e o nome dos envolvidos não foram informados.

Quatro pessoas ficam feridas em acidente na BR-280. Uma grave colisão ocorreu ontem, na rodovia BR-280, próximo a comunidade do km 10, em Marmeleiro sentido à Flor da Serra do Sul. O acidente envolveu um Gol e um Corolla, ambos emplacados em Francisco Beltrão. Com o impacto da colisão o Gol tombou. O condutor ficou gravemente ferido e o passageiro teve ferimentos leves. No Corolla, a vereadora de Francisco Beltrão, LURDES PAZZINI, e a passageira tiveram ferimentos leves. Todos foram socorridos pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Samu e conduzidos a casa hospitalar. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência e organizou o trânsito no local.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.