ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - quinta-feira - 22 11 2018

-BRASIL GERA 57 MIL EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA EM OUTUBRO

-SETOR TURÍSTICO ESPERA MOVIMENTAR 10 BILHÕES NO VERÃO EM SC

-ENTIDADES E PROFISSIONAIS PROMOVEM DIA DE COMBATE AO CANCER NA PRAÇA

-DEFICIT DO EFETIVO É DE MAIS DE 800 BOMBEIROS EM SANTA CATARINA

-CONGRESSO DE MUNICÍPIOS DA AMEOSC TERÁ NOVE PALESTRAS A PARTIR DE HOJE

-POLÍCIA CIVIL LOCALIZA MOTO DE HOMEM SUSPEITO DE FEMINÍCIDIO

-ACUSADO DE MATAR COMPANHEIRA GRÁVIDA É CONDENADO A 29 ANOS DE CADEIA

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

A pobreza rural aumentou pela primeira vez em uma década na América Latina e no Caribe, revertendo avanços anteriores. O alerta foi emitido nesta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Segundo o novo relatório da FAO, dois milhões de pessoas se somaram ao contingente de pobres rurais da região entre 2014 e 2016 e elevaram o total para quase metade da população rural, muitas delas dedicadas à agricultura de subsistência e operários sem terras próprias.

As autoridades de Saúde do México liberaram nesta quarta-feira o comércio de 38 produtos com derivados da maconha, como suplementos alimentares, bebidas e cosméticos, que poderão ser vendidos em farmácias. A governamental Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários anunciou que sete laboratórios, quatro deles mexicanos, dois americanos e um espanhol, cumpriram os regulamentos para comercializar os produtos. A venda começou no dia de hoje.

JOHN BOLTON, assessor de Segurança Nacional do presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quarta-feira que se encontrará com o presidente eleito JAIR BOLSONARO neste mês, no Rio de Janeiro. BOLTON escreveu no Twitter que está ansioso para o encontro no dia 29 de novembro. Ele citou que compartilha muitos interesses bilaterais e vai trabalhar de perto com BOLSONARO para expandir a liberdade e a prosperidade no Hemisfério Ocidental.

O Brasil gerou 57 mil 733 empregos com carteira assinada em outubro deste ano. As informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foram divulgadas pelo presidente MICHEL TEMER no Twitter e depois detalhadas pelo Ministério do Trabalho. Ao todo, em outubro, foram contratados um milhão 279 mil 502 trabalhadores e demitidos, um milhão 221 mil 769. O número de vagas, porém, é inferior ao registrado em outubro do ano passado, quando foram criados 76 mil 599 empregos com carteira assinada. Neste ano, foram criados 790 mil 579 empregos em todo o país.

A juíza federal GABRIELA HARDT, substituta na Vara da Justiça Federal de Curitiba, definiu na noite desta quarta-feira os prazos para as alegações finais no processo do sítio de Atibaia. O ex-presidente LULA e outros 12 são réus na ação da Operação Lava Jato. Conforme a decisão, o Ministério Público Federal terá nove dias, contados a partir de 30 de novembro, para se manifestar. A Petrobras terá dois dias de prazo, entre 11 e 12 de dezembro. A sentença sobre o caso deve sair no ano que vem.

A discussão do pacto federativo será uma questão central para o próximo governo. A afirmação é do futuro ministro da Economia, PAULO GUEDES. Ao sair de reunião no Congresso Nacional nesta quarta-feira, GUEDES declarou que a partilha de recursos da cessão onerosa – valor que a Petrobras terá de pagar à União para continuar a explorar a camada pré-sal – será maior quanto mais rápida for a aprovação de reformas estruturais, como a da Previdência Social. Na semana passada, o presidente do Senado, EUNICIO OLIVEIRA informou ter chegado a um acordo com o novo governo para dividir os recursos da cessão onerosa com as federações e, em troca, os governadores se comprometeriam a mobilizar as bancadas estaduais para a aprovação da reforma da Previdência.

Desde terça-feira, a maioria dos médicos cubanos não atende mais em postos de saúde catarinenses. A informação foi repassada pela coordenação estadual do programa Mais Médicos, que disse que a orientação teria vindo de Cuba para todos profissionais do país. Em Joinville, por exemplo, os 11 profissionais cubanos não estão mais atendendo na cidade. Os profissionais de Havana tinham quatro mil e 300 mil consultas eletivas marcadas até o final do ano. O coordenador do Mais Médicos no Estado, PAULO ORSINI, acredita que nenhum cubano esteja atendendo hoje no estado.

A temporada de verão deve aquecer, de novo, a economia catarinense, especialmente no litoral. O ministro do Turismo, VINICIUS LUMMERTZ, estima que o setor vai movimentar no período de dezembro a fevereiro no Estado mais de 10 bilhões de reais, valor semelhante ao estimado para a temporada passada por um estudo da FGV encomendado pelo ministério. LUMMERTZ disse que o PIB do turismo é de resultado econômico e social amplo, que fica mais tempo na economia, por vários meses.

As estratégias nas áreas de segurança e infraestrutura a serem adotadas durante o verão em Santa Catarina foram apresentadas na manhã desta quarta-feira pelo governo do Estado, durante o pré-lançamento da Operação Veraneio. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança, a ação aposta na integração de órgãos do governo para otimizar o trabalho. Serão 81 dias de atuação em 31 municípios, com 561 quilômetros de litoral serão fiscalizados e 163 balneários protegidos. O Estado contará com 405 postos de guarda-vidas e ainda com a atuação de ao menos nove mil profissionais de segurança pública, incluindo mil guarda-vidas civis contratados para temporada.

A câmara de vereadores definiu a data da sessão solene em homenagem ao aniversários de instalação do décimo regimento de cavalaria mecanizado de São Miguel do Oeste. O evento para brindar os 30 anos da presença do exército no município está programada para o dia 28 de novembro, oito horas da noite. A sessão solene para o décimo quarto RCMEC é uma proposição do vereador ELIAS ARAUJO do PSD. A reunião especial da câmara será transmitida ao vivo pela rádio Peperi.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste realiza nesta quinta-feira mais uma edição do Café com Empresários. A atividade, marcada para as seis e meia da tarde, também serve para marcar os 49 anos de fundação da Acismo. O Café com os empresário de hoje terá a apresentação do case da Vinícola Suzin e vinhos de altitude da Serra Catarinense. O encontro começa com a recepção dos empresário e degustação de pães, queijos e vinhos. A história da vinícola será apresentada pelo diretor da empresa da serra catarinense, EVERSON SUZIN. O Café com os Empresários será no Clube Comercial.

A secretária de Saúde de São Miguel do Oeste promoveu uma atividade alusiva ao Dia Mundial do Diabetes nesta terça-feira. As ações foram desenvolvidas no calçadão da Almirante Tamandaré. As pessoas que passaram pelo espaço organizado pela Saúde verificaram a pressão arterial, a glicemia e receberam orientações sobre alimentação, hábitos de vida saudável e atividades físicas que contribuem para a prevenção e controle do diabetes. Além de informações sobre o uso de medicamentos e armazenamento e uso de insulina. De acordo com a nutricionista SOFIE BORHZ, cerca de 100 pessoas foram atendidas pela equipe durante todo o dia.

Domingo, dia 25, é dia de combater o câncer. Em São Miguel do Oeste, profissionais da saúde, empresas e hospitais parceiros organizaram uma série de atividades para a praça Walnir Bottaro Daniel. Médicos e enfermeiros estarão na área coberta para repassar dicas de como prevenir o câncer. De acordo com o médico cirurgião oncologista, VINICIUS NEGRI DALL’INHA, entre 80 a 90 por cento dos casos de câncer estão relacionados aos hábitos de vida e ao meio ambiente onde a pessoa vive. Ele explicou que o objetivo das ações de domingo é levar informação para prevenir novos casos.

O dia nacional de combate ao câncer em São Miguel do Oeste contará com atendimento à população entre 10 da manhã e cinco da tarde. Nesse período, profissionais as da saúde vão orientar as pessoas sobre os riscos de obesidade e câncer, alimentos saudáveis e os mais relacionados ao desenvolvimento de determinados tipos de câncer, palestras sobre prevenção da doença e vídeos com orientações gerais. Durante todo o dia, equipes formadas por profissionais da saúde vão conversar e tirar dúvidas da população. Além disso, a programação prevê a aplicação de testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis.

O dia nacional de combate ao câncer na praça Walnir Botaro Daniel de São Miguel do Oeste é uma oportunidade única para as pessoas terem acesso às informações sobre a doença. A declaração é do médico cirurgião oncológico, VINICIUS NEGRI DALL’INHA. Ele disse que o evento serve para aproximar os profissionais da saúde da população e disseminar informações que podem evitar novos casos de câncer. As duas da tarde haverá uma palestra com o médico oncologista, WILLIAM CASAGRANDE SANCHES. As três da tarde a palestra será o médico cirurgião oncológico, VINICIUS NEGRI DALL’INHA.

O Procon de São Miguel do Oeste está monitorando os preços praticados pelos postos de combustíveis do município. De acordo com a diretora do órgão, ANALU MEZZOMO VALANDRO, desde 2002 vigora no Brasil o regime de liberdade de preços em todos os segmentos do mercado de combustíveis e derivados de petróleo. Ela explicou que isso significa que não pode ocorrer qualquer tipo de tabelamento nem fixação de valores máximos e mínimos. O objetivo da fiscalização é evitar uma disparidade muito grande ou um nivelamento entre os preços praticados pelos postos na cidade. O Procon está monitorando 14 postos de combustíveis na cidade, mas até o momento nenhuma situação anormal foi constatada.

Apesar do ingresso de novos bombeiros militares nesta semana, a corporação ainda tem um déficit expressivo em Santa Catarina. A avaliação é do comandante do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros do extremo-oeste, major JORGE CAMEU. De acordo com ele, a lei estabelece que o quantitativo mínimo de bombeiros no estado é de três mil e 600 militares, mas o quadro atual é de dois mil e 800, aproximadamente. O ingresso de mais 300 bombeiros que se formaram recentemente ajuda, mas não resolve o problema. Ele destacou que os novos bombeiros já foram destinados para começar o trabalho nos quarteis da região.

Além da redução do efetivo, os bombeiros aumentaram a presença no estado, o que torna o problema do déficit ainda mais grave. De acordo com o comandante do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros do extremo-oeste, major JORGE CAMEU, há cinco anos, a corporação tinha quarteis em 115 municípios e agora são 135 cidades. Ele citou que talvez o déficit seja ainda maior do que os números fixados em lei. Nesta terça-feira aconteceu a formatura dos bombeiros que fizeram o curso de formação no município. Do total de aprovados, 19 bombeiros vão ser destinados para os quarteis da região e quatro deles ficarão em São Miguel do Oeste.

Começou na manhã de hoje o primeiro Congresso de Municípios da Ameosc. A abertura oficial aconteceu no plenário da câmara de vereadores. Cerca de 300 pessoas participam do maior encontro de gestores públicos da região, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e gerentes municipais, autoridades federais e estaduais, além de servidores públicos de diversas áreas. O Congresso da AMEOSC contará com nove palestras centradas em três eixos temáticos: Meio Ambiente, Inovação e Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Turismo. O evento vai até o final da tarde desta sexta-feira.

A primeira palestra do seminário dos prefeitos do extremo-oeste foi ministrada pelo secretário de Agricultura do estado, AIRTON SPIES. Ele falou sobre as perspectivas para o agronegócio catarinense. A palestra com o ministro do Turismo, VINICIUS LUMERTZ ficou para amanhã à tarde. Hoje à tarde, serão realizadas três palestras sobre lixo zero, municípios solares e diagnóstico socioambiental. Este último tema será ministrado pelo promotor de justiça de Santa Catarina, PAULO LOCATELLI. A programação do primeiro dia termina com a apresentação de boas práticas desenvolvidas pelas prefeituras do extremo-oeste. O objetivo é divulgar ações que podem ser aproveitadas por outras cidades na solução de problemas comuns.

O segundo dia do seminário dos prefeitos do extremo-oeste nesta sexta-feira será marcado pelo debate de vários temas ligados aos municípios e por homenagens aos ex-presidentes da Ameosc. Ao todo, serão homenageados 42 ex-presidentes da associação que completa 47 anos em 2018. Além disso, a programação ainda tem palestras e debates sobre desenvolvimento regional, sistema integrado de gestão, arrecadação municipal e turismo. O presidente da Ameosc, JORGE WELTER disse que em razão da diversidade de temas, o seminário será aberto para qualquer pessoa, inclusive para quem não tem relação direta com as prefeituras da região.

De acordo com o Secretário Executivo da AMEOSC, AIRTON FONTANA, essa é a primeira vez que a entidade organiza um evento desta magnitude. Ele lembrou que o evento foi inspirado no congresso de municípios da FECAM, que proporciona o debate de questões a nível estadual e nacional. FONTANA explicou que o evento será muito útil para as prefeituras do extremo-oeste.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste emitiu uma nota de esclarecimento sobre a atuação da instituição no estacionamento rotativo da cidade a partir da decisão liminar que suspende a "regularização" das infrações na zona azul via pagamento de "Tarifa Pós-Utilização" no valor de 10 reais. A partir de agora, os agentes do rotativo vão identificar o estacionamento irregular de veículo e acionar a PM para expedição do auto de infração de trânsito com base no artigo 181 do Código Brasileiro Trânsito. A nota ressalta que o emprego das guarnições para o atendimento destas situações seguirá os mesmos procedimentos institucionais adotados em relação aos demais procedimentos.

O auto de infração de trânsito em caso de veículos estacionados irregularmente na zona azul do município só será emitido se o policial militar presenciar a situação de infração. A explicação está em nota emitida nesta quarta-feira pelo comandante do décimo primeiro batalhão da Polícia Militar, coronel MARCELO DE WALLAU. De acordo com ele, o Código Brasileiro de Trânsito determina que o agente da autoridade de trânsito, neste caso especifico o policial militar, deverá presenciar a situação de infração para a expedição da multa. A infração de estacionamento em desconformidade com as regras do estacionamento rotativo gera cinco pontos na CNH e multa de 195 reais.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atenderam um acidente de trânsito no centro da cidade nesta quarta-feira. A colisão frontal aconteceu por volta das sete e meia da noite na avenida Salgado Filho por volta das sete e meia e envolveu um Corsa e um Stilo. O condutor do Corsa sofreu ferimentos em uma das pernas. Ele foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

A Polícia Militar apreendeu um pé de maconha em uma residência do bairro São Jorge nesta quarta-feira. Uma guarnição da PM foi verificar uma denúncia anônima de que um morador do bairro teria plantado um pé de maconha no quintal de uma casa. Os policiais chegaram ao local indicado e localizaram a planta. O responsável pelo produto não foi localizado e o pé de maconha foi levado para a delegacia de polícia.

Um homem acusado de matar a ex-companheira foi condenado nesta quarta-feira 29 anos de prisão. O julgamento de MARCIO ERBERT, de 28 anos de idade, aconteceu ontem. Ele foi considerado pelos crimes de homicídio qualificado, uso de meio cruel, feminicídio, aborto e posse de arma de fogo. Em outubro do ano passado, EBERT matou a companheira, MARCIELE DOS SANTOS FRIEDRICH de 16 anos. Ela morreu no hospital após ser violentamente agredida. A vítima estava grávida com gestação de quatro meses. O júri ocorreu na Câmara de Vereadores de Itapiranga.

A Polícia Civil localizou a moto do homem suspeito de matar a ex-companheira com uma facada no peito nesta semana em Itapiranga. De acordo com o delegado SANDRO ZANCANARO, que responde pela delegacia de Itapiranga, a Polícia Civil recebeu informações sobre a localização da motocicleta e encontrou o veículo na residência do pai do suspeito, em Aparecida, interior de Itapiranga. O delegado disse que diversas testemunhas já foram ouvidas, incluindo familiares do suspeito. Ele também citou que a polícia recebeu informações de que o homem teria fugido para a mata na Argentina. A arma do crime ainda não foi encontrada. O assassinato aconteceu na noite desta segunda-feira no Bairro do Parque, em Itapiranga. ANA PAULA KLAUK, 29 anos, foi morta com uma facada no peito. O suspeito, ex-companheiro da vítima, fugiu em uma motocicleta.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.